Fumar durante a gestação traz sérios riscos para a saúde da mãe e do bebê. Ainda assim, nesse período muitas não abandonam o vício antes de engravidar.

Abortos espontâneos, nascimentos prematuros, complicações com a placenta e episódios de hemorragia (sangramento), bebês abaixo do peso, são os casos mais frequentes em mães fumantes.

Para começar, o tabagismo é um dos principais hábitos de vida que podem causar subfertilidade. Já está comprovado cientificamente que as mulheres fumantes, como também os homens, têm menor chance de conceber. O tabagismo pode reduzir inclusive a quantidade de óvulos nas mulheres (reserva ovariana) e de espermatozoides nos homens. Portanto, esse hábito nocivo já começa a prejudicar mesmo antes da gestação!!

Durante a gravidez, os problemas se devem, sobretudo, aos efeitos do monóxido de carbono e da nicotina absolvidos pelo organismo materno e passados para o feto. Em poucos minutos os batimentos cardíacos do feto aceleram, devido ao efeito da nicotina sobre o seu aparelho cardiovascular. Pesquisas recentes provam que o fumo também pode danificar os vasos sanguíneos do bebê. O cigarro também deve ser evitado no período de amamentação, pois a nicotina passa pelo leite e é absorvida pela criança.

Em gestantes, o fumo age tanto sobre a mãe quanto sobre a criança. Veja as principais implicações:

• Os abortos espontâneos aumentam conforme a quantidade diária de fumo;

O fumo destrói a vitamina C, e quando ela não está presente para eliminar o ácido lático, há um aumento da fadiga muscular;

• O fumo é também um sério fator de hipoglicemia, provocando dores de cabeça e ansiedade, e aumenta a taxa de colesterol;

• Fumar traz graves distúrbios circulares e o enfraquecimento da memória;

• Diminui o apetite e atrapalha o aproveitamento dos alimentos, levando a uma subnutrição. Isso tem efeito direto no peso e na resistência da criança;

• Causa diminuição da capacidade respiratória e problemas pulmonares para mãe e para o bebê;

• Uma das piores sequelas é que o bebê pode nascer com dependência química da nicotina;

No entanto, com todos os males do cigarro, não é recomendável parar de fumar abruptamente durante a gravidez. Ao cessar o uso do cigarro o organismo começa a passar por um processo de desintoxicação. A nicotina acumulada nos pulmões é jogada diretamente na corrente sanguínea antes de ser eliminada. Isso prejudica bastante o feto. Sintomas de Síndrome de Abstinência Aguda na mãe também podem ser prejudiciais ao feto.

Por isso ao decidir conceber um filho isso deve ser pensado. É aconselhável deixar o fumo seis meses antes de engravidar, mas o ideal seria um ano. Fumar significa privar a criança de oxigênio e, mais tarde, predispor a criança a se tornar um fumante.

Esperamos que você tenha gostado e aprendido mais com esse post. Para saber muito mais, acompanhe a nossa página Medicina Reprodutiva no Facebook e o nosso perfil @medreprodutiva no Twitter. Não deixe também de se inscrever em nosso Canal no Youtube e assistir as entrevistas concedidas pelo Dr. Fábio Eugênio em primeira mão.

114 Comentários para “Fumar durante a gestação: riscos e consequências”

  1. Anônima disse:

    Sou fumante há quase 20 anos e não conseguia parar completamente antes de engravidar, mas diminuí muito. Fumava 20 (ou mais) cigarros por dia, hoje me limito a 5. Estou nas primeiras semanas. Gostaria de saber se posso usar algo para conseguir parar de vez, como um adesivo, por exemplo. Obrigada!

  2. fabioeugenio disse:

    Olá,

    Segundo estudos científicos estes adesivos na gravidez não ajudam a parar.

    O principal é realmente a conscientização de que os prejuízos do tabagismo para seu feto são enormes, e podem até ser fatais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  3. Kamila disse:

    Estou nas primeiras semanas, ainda não sei o tempo, mas sei que estou de no máximo 1 mês, no momento em que descobri estar grávida fumei meu último cigarro e parei há 2 semanas. Coloquei na cabeça que não fumaria mais e agora geralmente me dá enjoô até quando fico perto de alguém fumando (que é praticamente a maioria das pessoas que convivo, rs). As vezes me dá vontade de fumar quando estou ansiosa, entediada ou estressada, mas controlo. Não sabia que parar abruptamente prejudica a gestação.

  4. fabioeugenio disse:

    Oi Kamila,

    Agora que você conseguiu parar, não vá ceder à tentação e voltar !! A saúde do seu filho (a) agradece.

    Boa sorte.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  5. Ricardo disse:

    Boa tarde, a minha mulher está gravida d 9 semanas , mas fuma bastante, estou preocupado k afecte o desenvolvimento do bebê no feto, como ela deverá deixar d fumar, uma vez k cessar por completo não é aconselhavel.

  6. fabioeugenio disse:

    Oi Ricardo,

    Os prejuízos para o bebê são enormes. Ela deve parar o quanto antes, sob orientação do obstetra.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  7. nayara disse:

    oi estou gravida de 36 semanas não era fumante antes mais de um més pra cá estou fumando escondida ! mais não fumo muito é que quando vejo o meu esposo fumando me da logo aquela vontade de fumar já não sei mais o que fazer séra que o meu bebe esta correndo risco?

  8. fabioeugenio disse:

    Oi Nayara,

    Com certeza o tabagismo na gravidez põe em risco o bebê, pois diminui a passagem de sangue e nutrientes pela placenta.

    A indicação é você parar imediatamente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  9. Renata disse:

    Estou gravida d 14 semanas e nao estou conseguindo parar d fumar , estou com muito medo do meu bebe esta correndo serios riscos’ me ajude por favor

  10. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Procure um clínico geral que pode lhe ajudar nesta parada, e converse com seu obstetra.

    Mas é fundamental que você pare devido aos riscos para o bebê.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  11. Franciele disse:

    Olá .. Estou com 18 semanas e não consigo parar de fumar.. Ja tentei mas minha ansiedade e nervosismo aumenta de mais… Não sei oque fZer pois esto preocupada com meu filho….

    e msm sabendo dos risco ainda sim, ta difícil!… “(

  12. luciana disse:

    Ola..gostaria de saber dos riscos do cigarro eletronico?!?!

  13. fabioeugenio disse:

    Oi Franciele,

    Procure um clínico geral para te ajudar, pois realmente os risco para o bebê são importantes.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  14. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    Na gestação é igual ao cigarro normal, pois também libera nicotina.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  15. Luciana Maria disse:

    Ola, eu decidir engravidar parei de tomar pilula, e tive relaçao sexual com meu marido no meu periodo fertil.
    Mas ainda nao consegui parar de fumar, fico sem fumar uns dias mas depois fumo um cigarro, ainda nao sei se estou gravida. Gostaria de saber se é muito grave fumar nesse processo inicial ?

  16. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    Fumar é muito prejudicial em todas as fases da gravidez, desde o início.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  17. Daniela disse:

    Eu estou de 18 semanas.. infelizmente não consigo para de fumar… esse é meu terceiro filho nas outras duas gestações eu parei assim que soube mas nessa é tanta coisa se passando pela minha cabeça que o cigarro é o único que me acalma, estou fumando pouco em media de 2 a 3 cigarros por dia… como parar e como saber se esse tempo que fumei prejudicou meu filho?

  18. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    Qualquer quantidade ou modalidade de fumo na gravidez é prejudicial ao feto. Converse com seu obstetra para lhe ajudar a parar imediatamente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  19. Solange disse:

    Eu consegui parar de fumar com cigarro eletrônico com nicotina, não sabia onde comprar online no Brasil e uma amiga indicou a http://www.ismokebr.com la tem venda recarga de liquido. Eu adorei super confiável esse site.

  20. ghyesica disse:

    Oi meu nome e ghyesica eu tenho 17 anos e to indo pro seg filho ,eu começei a fumar quando estava com 2 meses de gestaçao mas eu n consigo parar de fumar e eu to com medo da minha filha nascer com problemas ,alguem sabe me responder se o cigarro pode fazer tanto mal pra uma criança nascer com cindrome de dal ou isso n ocorre quando uma pessoa fuma e sim da familia me ajudem eu preciso saber…

  21. Luis Borges disse:

    Boa noite,minha mulher tem 42a e está com 08 semanas de gestação mas não para de fumar.Gostaria de saber se pelo fato de ser uma gravides de risco os problemas serão bem maiores?

  22. fabioeugenio disse:

    Oi Ghesyca,

    Não há relação do tabagismo com Síndrome de Down. O risco é insuficiência placentária, problemas pulmonares e até morte do feto.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  23. fabioeugenio disse:

    Oi Luís,

    Há muitos riscos para o feto, conforme descrito no blog!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  24. tayane disse:

    Ola , saber se o cigarro poder fazer com quer o bebê possa vim nascer com problemas tipo mal formação ou síndrome down ..

    Obrigada desde já!

  25. fabioeugenio disse:

    Oi Tayane,

    Não causa doenças genéticas, mas outros tipos de problema descritos no post.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  26. juliana sendas disse:

    Boa tarde, estou com 25 semanas e não consigo parar de fumar!!
    fumo em torno de 4 cigarros por dia. Pois estou com muito medo de prejudicar minha filha. Mas e dificil parar, fico muito anciosa!!
    Preciso de ajuda.
    Meu marido fuma muito, acho q isso não ta me ajudando parar.

  27. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    É fundamental parar. Procure ajuda médica.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  28. Carol disse:

    Dr Fabio preciso da sua ajuda, pois estou de 14 semanas e não consegui parar de fumar, gostaria de saber se eu parar agora,minha gestação passará a ser normal, ou ainda corro riscos por ter fumado até agora…

  29. fabioeugenio disse:

    Oi Carol,

    Pare o quanto antes, pois assim diminui muito os riscos futuros para os eu bebê!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  30. jessica disse:

    Olá, eu estou gravida de 9 semanas, e fumo desde dos 13 de idade e hj eu tenho 20. Agr q eu descobrir q vou ser Mãe diminue, mas queria parar,não consego, eu queria muito parar. Sera q tem remedio pra parar ?

  31. fabioeugenio disse:

    Oi Jéssica,

    Há remédios que podem ajudar sim. Consulte um clínico geral.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  32. Iasmine disse:

    Bom dia.
    Estou gravida de 25 semanas, e ainda não consigo parar. Meu marido fuma mt, logo me da uma vontade enorme. Sei o quanto é prejudicial para o meu bebe. Estou na segunda gestação, e na primeira fumei minha gravidez quase toda, e meu filho nasceu perfeito. Nessa gravidez fumo de 3 as 6 cigarros por dia, e ainda sim sofro pra nao fumar mais. Faço uma ecografia quase todo mes desde as primeiras semanas de gravidez, e os medicos me disseram que ele esta bem. Porem, tive descolamento da placenta e estou com medo do meu filho nascer prematuro. Teria alguma tatica, ou remedio que me ajude a parar??? ou uma limitação de cigarros por dia???
    Obrigada.

  33. fabioeugenio disse:

    Oi Iasmine,

    Infelizmente não existe um limite seguro. Consulte um clínico geral para tratamento de parada do tabagismo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  34. cássia disse:

    olá, estou com 36 semanas e ta muito dificil parar de fumar. Chego a ficar 5 dias sem mas depois já fumo novamente em torno de 5 por dia. Fumo uma semana sim e alguns dias não.
    É prejudicial do mesmo jeito? Só faltam 3 semanas…

  35. fabioeugenio disse:

    Oi Cássia,

    De qualquer maneira o tabagismo é muito prejudicial na gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  36. Mayara disse:

    Olá Dr.Fabio Eugenio!
    Dizer q tem q parar não ajuda.Nós sabemos que temos q parar mas não conseguimos.e reforçar só q tem que parar em qualquer período da gravidez não ajuda.Desculpa mas procuramos ajuda de verdade

  37. andreia Della disse:

    Olá, estou com 27 semanas de gestação e com depressao
    Não consegui parar de fumar, meu medico me receitou antidepressivos, tenho muito medo de prejudicar minha filha
    O que devo fazde?

  38. fabioeugenio disse:

    Oi Mayara,

    Esta ajuda é feita pelo seu obstetra, e também clínicos gerais que cuidam deste problema.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  39. fabioeugenio disse:

    Oi Andreia,

    Converse com seu obstetra. Alguns antidepressivos são menos nocivos do que o cigarro para o bebê.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  40. Najila disse:

    Olá estou grávida e não consigo parar d fumar me ajude fumo de mais

  41. fabioeugenio disse:

    Oi Najila,

    Existem grupos de apoio para parar o tabagismo, e você pode também consultar um clínico geral.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  42. Rafaela disse:

    Ola, eu fumei minha gravidez toda e muito, e ela nasceu perfeita gracas a Deus, mais agora na amamentacao estou mais preocupada do que na gravidez, oque devo fazer Dr??? Estou em panico mais nao consigo parar de fumar, ja procurei tdo tipo de ajuda e nda, medico, psicologos, e nda….

  43. fabioeugenio disse:

    Rafaela,

    Existem grupos de apoio para deixar o tabagismo. Se informe no seu plano de saúde.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  44. Bruna disse:

    Estou grávidade 13 semanas fumo a 5 anos antes de engravidar fumava 20 por dia agora 2 às vezes nenhum queria saber se mesmo fumando 2 valsa risco ao bebe

  45. Elza disse:

    Boa noite, fumei ate o dia que descobri que estava gravida. Nao chego nem perto do cigarro. Mesmo assim faz mal? Nao quero prejudicar meu bebe.

  46. Elza disse:

    Dr. minha pergunta foge um pouco do contesto. Omeprazol gestantes podem tomar para aliviar a azia? Estou com 5 semanas de gestação.

    Obrigada

  47. Luana disse:

    Parar de fumar abruptamente durante a gravidez não faz mal. O que faz mal é continuar fumando! Pois minha amiga parou durante a gravidez, quando descobriu, com 3 meses. Atualmente está com 6 meses e a saúde do bebe está ótima! 🙂

  48. fabioeugenio disse:

    Oi Bruna,

    Existe risco mesmo assim para o bebê e para você!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  49. fabioeugenio disse:

    Oi Elza,

    Parabéns !! Você fez o correto. Provavelmente não haverá nenhum risco adicional para o seu bebê.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  50. fabioeugenio disse:

    Oi Elza,

    Ainda não há estudos seguros deste medicamento na gravidez. Somente use com orientação médica.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  51. fabioeugenio disse:

    Oi Luana,

    O importante é parar. Quanto antes melhor. Aliás, melhor é nunca fumar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  52. Agnes disse:

    Olá estou de 8 meses e n csgui para de fuma ….. e estou muito preocupada tenho 24 anos e é meu segundo filho. .. e o mais engraçado é q ultimamente fumo muito coisa q não fazia … o q eu faço desde meus 6 meses meu médico me proibiu de fumar por causa do baixo peso só q mesmo assim é mais forte do q eu e estou desesperada .. sei q vc dr já disse Tdo mas qria saber se pode ter algum problema ao nascer ?

  53. fabioeugenio disse:

    Oi Agnes,

    O problema é exatamente comprometer a placenta, e causar baixo peso e outros riscos importantes ao seu bebê !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  54. Gislene disse:

    Bom dia Doutor, sei dos riscos de fumar. Estou na terceira gravidez. Com 5 semanas de gestação.(fumo uns 10 cigarros por dia) E gostaria de saber: se eu parar agora, essa nicotina liberada pelos pulmões e jogada na corrente sanguínea descrita no post, pode prejudicar em quê o meu bebê? É melhor parar aos poucos ou de uma vez? Desde já agradeço. Abs!

  55. fabioeugenio disse:

    Oi Gislene,

    Melhor parar logo, pois os riscos para o embrião são menores.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  56. Prinks disse:

    Oi eu quero engravidar so meu namorado fuma daque que a embalagens e marta i do normal eu quero sabe si vou ter problemas pra engravidar eu tenho 19anos i ele tem 24anos mim ajude

  57. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Paula,

    O tabagismo pode causar subfertilidade sim. Peça para ele fazer um espermograma.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  58. Dilene germano disse:

    eu tenho um filho de 5 anos e fumei toda a gravidez detalhe nasceu de 8 meses,agora estou gravida novamente e preciso muito parar de fumar estou pedindo socorro literalmente,o vicio esta tomando conta de mim.tenho 33 anos e fumo desde os 12 o que fazer…

  59. fabioeugenio disse:

    Oi Dilene,

    Você pode consultar um clínico geral, e grupos de ajuda (medicina preventiva) do seu plano de saúde.

    Tenha perseverança que você vai conseguir.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  60. JOELMA RIBEIRO disse:

    FUTURAS MAMAES COMO EU ,SEI BEM OQ VCS TEM PASSADO.ESTOU COM 6 SEMANAS DE GESTAÇAO, FUMAVA A 17 ANOS,QNDO DESCOBRI Q ESTAVA GRAVIDA PAREI.É MUITO DIFICIL FICAR SEM O CIGARRO,MAS TEMOS Q PRIORIZAR A VIDINHA Q ESTAMOS GERANDO,E SEI Q NO FINAL DE TD ENXERGAR AQUELE ROSTINHO TÃO ESPERADO POR 9 MESES COM CERTEZA VAI VALER A PENA E MUITOOOOO.

  61. clesiane disse:

    Oi eu fumo ha10 anos e estou gravida de 7meses e nao consigo parA de fuma o meu bb ta muito prejudicado com isso

  62. fabioeugenio disse:

    Oi Joelma,

    Parabéns pelo depoimento. e pelo incentivo para as futuras mamães.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  63. Karin disse:

    Olá doutor, estou de 27 semanas de gestação, e essa é a segunda. Na primeira consegui parar de fumar assim q descobri, mas essa está difícil, eu fumo pouco. Eu resolvi parar de uma vez agora. Doutor gostaria de ,saber quais os riscos q a minha bebê corre???

  64. fabioeugenio disse:

    Oi Clesiane,

    Certamente existem riscos importantes para o bebê sim !! Converse com seu obstetra

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  65. fabioeugenio disse:

    Oi Karin,

    Se você fuma pouco pode parar já. Os riscos são menores para o bebê!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  66. Paloma disse:

    ‘ Estou com 17 semanas fumo desde meus 15 anos e agora estou com 21 e é minha 1º gestação QUERO MUITO PARAR DE FUMAR mais não consigo , se eu para hoje e não fumar mais isso vai ser prejudicial ao meu filho ? me ajuda doutor Fábio 🙁

  67. Márcia disse:

    boa tarde
    Futuras mamães, difícil é essa fase mas não é impossível porque
    Deus as abençoaram com o prazer de gerar uma vida . Então ao superarmos esse obstaculo(vicio) ele sabe que a missão foi cumprida e que podemos tudo naquele que nos fortalece…..

  68. fabioeugenio disse:

    Oi Paloma,

    Converse com seu obstetra para orientar a parada. Mas é fundamental que você pare, para segurança do seu filho.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  69. Daiane disse:

    Oiiiii boa noite! O cigarro pode causar algum problema na formação no cérebro do bb

  70. fabioeugenio disse:

    Oi Daiane,

    Como o tabagismo altera o fluxo sanguíneo na placenta, pode ter consequências neurológicas sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  71. marilia disse:

    oi estou com 8 semanas e meia de gestacao e as ves fumo um cigarro tem risco do bebe nascer com mal formacao eu com muito medo

  72. fabioeugenio disse:

    Oi Marília,

    Qualquer grau de tabagismo traz riscos sim para o bebê.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  73. Susa disse:

    Bem, minha mãe fumou durante toda a minha gestação.
    Quando eu nasce, ela se tornou cristã e deixou o vício.
    Fumou com todos os meus irmãos… mas os dois homens ficaram
    Mas propensos a bebida pq meu pai bebia.
    Minha irmã, é a mais velha ela só é um pouco elétrica
    Eu sou ansiosa e tenho muitos problemas de memória.
    Sofri mto na faculdade, e no meu trabalho a partir dos 20 anos, sentí q minha memória falhava muito.
    Pensei, será q vou sofrer do mal de alzheimer tão jovém?
    Graças a Deus odeio o cigarro! Não suporto nem o cheiro. Desse mal não morrerei.
    Mas mamães cuidem de seus filhos, pq não sabem o mal q podem causar a eles no futuro.
    Triste!

  74. marilia disse:

    o cigarro faz o bebe nascer com o labio leporino

  75. fabioeugenio disse:

    Oi Marília,

    Não há esta associação específica.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  76. Gabriela disse:

    Ola, sou fumante a mais de 15 anos e agora descobri que estou grávida de 5 semanas. Gostaria de saber através de sua experiência quais são os riscos do cigarro eletrônico?
    Todas as pesequisas que realizei informam que ainda não foi autorizado pela ANVISA , entretanto creio que esta questão ainda não foi analisada,mais por uma questão comercial de política interna.

  77. Ana Grasi disse:

    ola Dr. Fábio

    sou fumante há 20 anos, e descobri que estou grávida, antes fumava muito e agora que descobri que estou grávida sei que devo parar. mas nao consegui completamente. mas a redução foi significativa.
    Li na matéria que parar abruptamente pode ser ruim para o bebê.
    e agora fiquei totalmente na duvida com tudo.
    pode me ajudar com esta duvida, pois se fumo faz mal e se paro tb pode fazer mal.

    Obrigada

  78. fabioeugenio disse:

    Oi Gabriela,

    Esta forma é prejudicial também ao feto pela nicotina. O mais seguro é parar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  79. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Você fez correto, e deve continuar diminuindo rapidamente até parar por completo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  80. patricia disse:

    Olá, fuma a bastante tempo e agora estou estou grávida de quase três meses, se eu parar agora meu bebe vai ficar saudável, ou já fiz muito mal a ele

  81. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    Sem dúvida vai causar menos prejuízo se parar. Procure orientação do seu obstetra.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  82. adila disse:

    Sou filha de fumante, tenho 30 anos hoje sinto muitas consequência por conta disso, Ja tive vários problemas respiratórios, tenho a memória fraca, dificuldade de aprender e memorizar, fora vários outros problemas que trnho por causa disso

  83. Natalia disse:

    Oi estou de sete semanas e assim que descobri não fumei mais, tenho 26 anos e sou fumante deus dos 18, sei dos riscos e não quero mais fumar. Mais sinto muita vontade e meu marido fuma do meu lado, às vezes peço um trago pra ele só pra pelo
    Menos sentir a fumaça na boca, ele não me entende e não deixa, isso tá me deixando com raiva, muito ansiosa e estressada.

  84. fabioeugenio disse:

    Oi Natália,

    Ele está correto em não deixar, mas ele também deve parar pois mesmo como fumante passiva você pode ter riscos na gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  85. Eliana disse:

    Olá , boa noite , estou de 21
    Semanas , fumo um
    Maço por dia, fiquei 3 semana fumando 2
    Cigarros por dia , mais passo muito nervoso e stress e isso me faz fumar muito , sou muito ansiosa também , eu choro demais e parece que tenho depressão , gostaria de palavras de ajuda , me sinto muito culpada em fumar , peço q Deus que cuide da saúde do meu bebe

  86. fabioeugenio disse:

    Oi Eliana,

    Como você sabe que é muito prejudicial ao bebê, consulte um clínico geral e seu obstetra para que lhe ajudem a parar o tabagismo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  87. adriana disse:

    Ola fumo a bastante tempo gostaria de saber se eu engravidar meu bebe pode ter algum problema gostaria de parar de fumar mas não consiguo espero resposta

  88. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    O tabagismo na gravidez traz vários riscos para o bebê, como está explicado no texto.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  89. daniela disse:

    Estou com 27 de gestação, parei de fumar a 3 semanas. O meu ginecologista disse-me que a minha bebé estava pequenina para as semanas de gestação. Voltei a ir lá está semana e ela só engordou 125g em duas semanas, continua pequena. Com 27 semanas só tem 700g. Ela mexe bem durante o dia, todos os dias. Mas eu estou muito preocupada por ela não crescer. O medico disse que não vê nada de mal no desenvolvimento a não ser que ela não cresce muito. Vou ter de fazer uma ecografia no hospital para ele ter uma segunda opinião. Será que o facto de ela não crescer muito foi por eu ter fumado muito tempo na gravidez? Sera que como parei mesmo de fumar ela vai desenvolver normalmente no resto das semanas de gestação que faltam? Obrigada. Estou mesmo preocupada.

  90. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    O tabagismo na gravidez pode sim causar retardo de crescimento intra-uterino. Mas o fato de você ter parado é muito importante para a saúde de sua filha.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  91. Joyce disse:

    Olá estou preocupada , fumo a mais de 20 anos, não estava em
    Meus planos engravidar , mas estou de 2 meses , fumo 1 maço por dia do cigarro mais forte que tem, consegui mudar para outro bem
    Fraquinho , mas tá muito difícil para abandonar de vez, fumo em torno de uns 8 por dia por ser bem fraquinho , sei que faz muito mal , meu marido fuma muito ao meu lado , não sei mais o que fazer já mudei para um bem mais fraco , mas não consigo largar , me sinto muito mal por isso , sou muito anciosa como não desejei essa gravidez agora estou muito para baixo.

  92. fabioeugenio disse:

    Oi Joyce,

    Logicamente a recomendação é parar. Procure ajuda de seu obstetra e de um psiquiatra.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  93. Anônima disse:

    Eu fumei durante a minha primeira semana de gestação pois não sabia que estava grávida, mas já parei. Gostaria de saber se isso interfere em algo?

  94. fabioeugenio disse:

    Olá,

    Como foi um período limitado, provavelmente não trouxe problema.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  95. Flávia disse:

    Olá, eu sou fumante e estou com 13 semanas de gravidez, venho tentando parar mas está bem difícil pra mim. Gostaria de saber se os riscos continuam fumando média de 2 cigarros por dia, mas eu não fumo os cigarros inteiros, eu sempre dou dois ou três tragos e passo pra alguém. É minha primeira gravidez e estou bem preocupada. Obrigado.

  96. fabioeugenio disse:

    Oi Flávia,

    Os riscos são estes colocados no texto, principalmente o retardo de crescimento do feto.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  97. Luíza disse:

    Descobri recentemente que estou grávida de mais ou menos 1 mês, antes de saber que estava grávida fumava muito mas assim que descobri parei imediatamente, gostaria de saber se existem grandes riscos para o feto visto que eu fumava muito no início da gravidez?

  98. fabioeugenio disse:

    Oi Luíza,

    Certamente os riscos serão mínimos,. por você ter tomado a correta decisão de parar !

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  99. Daniella disse:

    Tenho um filho de 16 anos, fumei a gravidez inteira cerca de 20 cigarros ao dia, fora os da madrugada, pois sou do tipo de tabagista crônica e meu filho não nasceu com nenhum problema, muito pelo contrário o meu filho nasceu com 5k e meio!!!

  100. fabioeugenio disse:

    Oi Daniella,

    O risco é grande para os bebês, e graças a Deus seu filho não teve complicações.

    Mas seu exemplo não deve ser seguido por nenhuma futura mamãe ou gestante !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  101. Renata disse:

    Estou grávida de gêmeos fumo uns 10 cigarros por dia já tentei para e não consigo alguém me dá uma dica como eu faço pra para de fuma tenho muito medo de perder meus bebês

  102. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Seu obstetra e um clínico geral podem te ajudar nesta tentativa !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  103. Amanda disse:

    Ola estou com 28 semanas e ainda
    Não consegui parar de fumar toda eu
    Fumava só de carteira agora diminui
    Fumo unha 5 cigaro por dia esto com medo
    De acontecer auguma coisa com meu BB
    #o que eu faço.

  104. fabioeugenio disse:

    Oi Amanda,

    Mesmo diminuindo, ainda há riscos. Converse com seu obstetra !

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  105. Suellen Modesto disse:

    Oi estou grávida de 11 semanas e fumo 6 cigarros e dois cigarros de maconha por dia , qual o mal da maconha para a criança posso chupar a bala de nicotina durante a gravidez .?

  106. VANESSA disse:

    Eu tô de 9 semanas se eu parar de fumar agora meu BB não corre riscos

  107. fabioeugenio disse:

    Oi Suellen,

    É muito prejudicial. Pode causar aborto, mal-formações no bebê, alterações cerebrais, e retardo de crescimento intra-útero.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  108. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    Quanto antes você parar, menores os riscos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  109. Excelente informações … estarei mais atenta ao habitos … estas dicas são preciosas para nós que sofremos com a azia e queimação. Obrigado por compartilhar!!!

  110. Muito bom o conteudo do seu site. Parabéns

  111. fabioeugenio disse:

    Obrigado!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  112. vida humana disse:

    […] Fumar durante a gestação: riscos e consequências […]

  113. Jehnny Silva disse:

    Oieh boa tarde Preciso de ajuda
    Estou grávida de 1 mês e 3 semanas e não consigo para de fumar o que eu faço

  114. fabioeugenio disse:

    Oi Jehny,

    Consulte seu obstetra, e um clínico geral para orientação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem