×
Blog

Como se preparar para a gravidez

23 de outubro de 2020
Gravidez

A gravidez é um acontecimento muito aguardado por diversos casais. Em certos casos, ela pode ser um período delicado, que requer cuidados especiais, tanto para a saúde do feto quanto para a da mãe. Ao contrário do que se espera, as precauções não devem ser apenas durante a gestação. Antes, alguns cuidados também devem ser tomados. São cuidados simples e fáceis de executar. É preciso estar atento à saúde e ao corpo da mãe antes de qualquer fecundação. E, assim, saber qual o momento ideal para que tudo saia conforme o desejado.

O primeiro passo é acompanhar os ciclos menstruais da futura mãe. Sempre necessário fazer um registro dos ciclos menstruais para saber quais os picos férteis e características pertinentes do período. Existem aplicativos como o Club App que ajudam a fazer esse registro. Com essas informações a obstetra pode estimar o tempo estimado de gravidez e se os ciclos eram regulares ou não, informações importantes para um acompanhamento seguro.

Outro passo muito importante é fazer os exames para verificação de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A realização de testes diagnósticos pode mudar os rumos da gravidez, pois algumas infecções como gonorreia, clamídia e ureaplasma poderão ocasionar um parto prematuro e perda precoce da gravidez. Também é preciso se precaver e fazer o exame do HIV. O vírus da imunodeficiência adquirida ou AIDS pode ser transmitido para o bebê. Caso o resultado do exame de HIV seja positivo, a pessoa deve ir a uma unidade especializada e relatar o desejo de engravidar. Assim, tomar as medidas necessárias. Com o tratamento adequado, é possível não transmitir para o bebê e diminuir os riscos da gravidez.

É recomendado também interromper a contracepção. Tanto o uso de preservativos femininos quanto masculinos. Caso a mulher esteja tomando pílula anticoncepcional, é recomendado interromper algum tempo de antecedência para que o seu ciclo menstrual se normalize e que prepare totalmente o corpo.

E, claro, é muito importante um acompanhamento de um ginecologista e obstetra. Na consulta, o profissional solicitará vários exames e avaliará os possíveis riscos, aumentando as chances de uma gravidez saudável e tranquila. Ele verificará o histórico médico da paciente e antecedentes familiares.

Após esses passos, se a concepção não ocorrer de forma natural é recomendado que o casal procure um especialista em reprodução humana. Nossa orientação é que após um ano de relações sexuais regulares sem uso de métodos contraceptivos com a ausência de gravidez, seja o momento ideal de procurar um especialista para realizar uma avaliação adequada. Não obstante, há situações específicas em que esse intervalo de tempo deve ser menor, a exemplo, quando a mulher possui 35 anos ou mais, nesse caso, esse tempo de tentativa por método espontâneo deve ser abreviado para seis meses.

Administrador

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro.

Deixe uma resposta

Mensagem