×
Blog

Ovulação: dicas para descobrir se você está no período fértil

4 de setembro de 2019

O período fértil pode ser resumido como o momento em que a mulher está mais propensa a engravidar. Isso porque é quando ocorre a ovulação, ou seja, o ovário libera um ou mais óvulos para serem fecundados. O corpo da mulher, no entanto, mostra alguns sinais. É importante dizer, porém, que mesmo sem apresentar nenhum dos sinais ou sintomas você pode estar ovulando normalmente! Abaixo, listamos alguns:

Temperatura corporal

O pico do hormônio LH, aquele que é o responsável pela ovulação, também causa outras mudanças no corpo da mulher. Uma das mais fáceis de identificar é uma discreta elevação na temperatura basal do organismo feminino, podendo ser observado até meio grau de diferença quando comparada ao período normal. Esta elevação de temperatura deve-se ao hormônio PROGESTERONA que passa a ser produzido no ovário a partir da ovulação.

Como a elevação é discreta, o uso do termômetro é essencial para acompanhar essa mudança. No entanto, a temperatura axilar, que é a mais usada em nosso País, não é confiável o suficiente para detectar essa diferença, sendo indicado posicionar o termômetro sob a língua, logo pela manhã, antes de se levantar da cama.

Desejo sexual

Seu desejo sexual aumentou significativamente de uns dias para cá? Isso também pode ser sinal de que você está ovulando. Como o período fértil está relacionado a uma enorme produção de hormônios, inclusive a testosterona, é natural que a libido aumente bastante durante a ovulação.

Também pode ser considerado uma reação totalmente instintiva do organismo, já que o corpo entende que toda ovulação deve ser fecundada e, por esse motivo, aumenta o estímulo sexual da mulher para procurar o parceiro.

Sensibilidade nas mamas

O sinal é considerado indireto. As glândulas mamárias têm receptores hormonais. Portanto, quando ocorre a produção de estrogênio na primeira fase do ciclo, pode ocorrer um aumento do volume mamário e, na segunda fase, após a ovulação, quando há o predomínio da progesterona, as mamas podem ficar mais doloridas.

Dores e sangramento

Algumas sentem uma leve pontada no momento da ovulação, a chamada Mittelschmerz (do alemão, “dor do meio”, já que costuma ocorrer no meio do ciclo menstrual). A dor pode ser tão específica que essas mulheres conseguem inclusive identificar de qual dos dois ovários o óvulo foi liberado, de acordo com o lado da dor.

Em outros casos, as alterações hormonais da ovulação geram um pequeno sangramento, semelhante à menstruação, mas de volume bem menor. Em geral, as mulheres identificam apenas uma pequena mancha na calcinha, podendo até passar despercebida.

Gostou da leitura? Em nosso blog temos mais assuntos relacionados! Deixe suas dúvidas nos comentários. 

Você é tentante? Marque já a sua consulta com a gente!

 

15 Comentários para “Ovulação: dicas para descobrir se você está no período fértil”

  1. Mayana Guimarães felix disse:

    Dr tenho 26 já tem mais de 3 anos q tento engravidar já fui para vários médicos nenhum me dá força. Já fiz exame de tudo graças à Deus normal hoje está fazendo um mês q fiz uma cirurgia de videolaparoscopia pq tinha o cisto hemorrágico e ele rompeu. Não sei se isso poderia está me atrapalhando, o meu médico falou q eu não estava ovulando,dr Fábio vivo muito angustiada pq faz tempo q sempre meu positivo.

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Mayana,

      Não fique angustiada!! Você tem idade excelente, e breve vai obter seu positivo!

      Precisa ser bem avaliada, para que se estabeleça o tratamento necessário e mais eficiente.

      Para mais informações me contacte no e-mail (drfabioeugenio@gmail.com), ou no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  2. Silmara da silva disse:

    Não consigo engravidar já fiz todos exames e tomei remedios

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Silmara,

      Pode ser que a FIV consiga lhe ajudar.

      Para mais informações me contacte no e-mail (drfabioeugenio@gmail.com), ou no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  3. Ivonete disse:

    Fiz uma cirurgia de recanalização tubaria mais até agora não consegui será que tenho chance com esse tratamento?

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Ivonete,

      Sim ! Quando a cirurgia falha, a FIV é uma excelente opção !

      Qualquer dúvida nos contacte no whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  4. Rosa disse:

    Olá.
    Dr tenho uma dúvida, eu tive uma relação sexual desprotegida no dia 25 de setembro do corrente ano, entretanto no domingo comecei a tomar as pirulas de microginon mas tomei as brancas e vermelhas por dois dias. Tive o meu ciclo de 9 à 12 de outubro, no dia 5 do mês corrente, tive um escape e em seguida o ciclo desceu logo no dia seguinte fazendo três dois com intensidade e um com pouca sangramento.
    A minha inquietação é a seguinte, será que posso estar grávida?

  5. Lucineide Maciel disse:

    Estou com 45 anos já vai fazer dois anos que tento engravidar menstruação e ovulação tudo normal será que ainda consigo ? Já engravidei duas vezes tenho três filhos mas queria muito outro ,
    Sim TB fiz tratamento com hormônios e introdução com induz faz um ano e agora vivo com os seios dolorido e pontada em um dos lados do ovário no período fértil

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Lucinede,

      Na sua faixa de idade a chance natural é muito baixa. Melhor opção é a FIV com óvulos doados.

      Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  6. Andresa disse:

    Olá doutor! Minha menstruação desceu dia 8 de dezembro, tenho um ciclo em média de 33 dias, variando entre 30 e 35 dias. Dia 25 de dezembro comecei a sentir dores nas mamas e elas bem maiores, essa dor permaneceu até dia 28 mais ou menos. No dia 26 eu tive relação sem proteção com meu esposo. Estava esperando a menstruação por volta de dia 8, dia 10. Mas ontem, 01 de janeiro, desceu uma espécie de corrimento com sangue, bem pouco. Suja bem pouco a calcinha, só uma borrinha, está assim desde ontem…. Como tive a relação dia 26, com sintoma de seios doloridos, e esperava a menstruação bem mais pra frente, poderia isso ser um sangramento de nidação?

  7. Alice Gomes dos Santos disse:

    Olá Dr.meu nome é Alice tenho 35 anos,há mais de 6 anos eu tento engravidar,giz rastreamento ovulatorio e a médica ficou impressionada com a quantidade da minha ovulação, meu esposo tem 28 anos e é louco pra ter filhos, será que pode ser ele? Eu já tenho três filhos,sempre tive muita facilidade pra engravidar e agora não consigo, o que posso fazer Dr?

  8. Olá Dr.meu nome é Alice tenho 35 anos,há mais de 6 anos eu tento engravidar,fiz rastreamento ovulatorio e a médica ficou impressionada com a quantidade da minha ovulação, meu esposo tem 28 anos e é louco pra ter filhos, será que pode ser ele? Eu já tenho três filhos,sempre tive muita facilidade pra engravidar e agora não consigo, o que posso fazer Dr?

  9. Van disse:

    Bom dia Doutor, minha menstruação acabou faz 6 dias, estou a um dia da minha ovulação é normal os seios ficarem um pouco sensível por conta da ovulação? Tenho 41 anos menstruo normal….e meu ciclo é certinho

Deixe uma resposta

Mensagem