×
Blog

Curiosidades sobre gravidez gemelar

5 de novembro de 2020

A gestação de gêmeos não é algo muito comum entre as mulheres, mas acontece de duas formas diferentes. Na primeira, menos comum, o mesmo óvulo se divide em duas ou mais células idênticas, o que dá origem aos gêmeos univitelinos, que podem ou não compartilhar a mesma placenta. Na segunda, mais recorrente, dois óvulos são fecundados por dois espermatozóides. Essa gravidez é a de gêmeos bivitelinos, fraternos ou não idênticos, que não compartilham a mesma placenta.

Fatores como idade, genética e uso de medicamentos para fertilidade influenciam na gestação de gêmeos. Por isso, é importante dizer que esse tipo de gravidez gera um risco extra à mãe e aos filhos em relação à gestação de filho único. Para a mãe, aumenta a possibilidade de pré-eclâmpsia, hipertensão e diabetes gestacional, por exemplo. Já para os bebês, há um maior risco de parto prematuro e, consequentemente, de que nasçam abaixo do peso ideal.

Durante a gestação, a quantidade de exames a serem feitos pela mulher grávida de gêmeos é maior do que a das gestantes de um único bebê. Tanto a frequência de realização de ultrassonografias, quanto de exames de sangue, para verificar qualquer alteração sanguínea, aumentam. Nos casos de gêmeos univitelinos, os cuidados precisam ser ainda maiores, uma vez que há o risco de um dos fetos ter mais privilégios de irrigação que o outro e, por isso, se alimentar no lugar do outro. Isso é chamado de transfusão feto-fetal e pode ser evitado com os exames regulares.

Além disso, os sintomas sentidos ao longo dos primeiros meses de gestação também são mais fortes em grávidas de gêmeos, assim como possíveis complicações que possam surgir. Tudo isso acontece devido à maior produção de hormônios.

Apesar das complicações, é possível que seja realizado um parto normal de gêmeos, mas depende de uma série de fatores. Além do desejo dos pais para que isso aconteça, a mãe e os filhos têm que estar saudáveis, o bebê que nascer primeiro tem que estar virado para baixo e um obstetra experiente e de confiança é o mais indicado para fazer o parto.

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro.

Deixe uma resposta

Mensagem