×
Blog

Tratamento de câncer – Produção de óvulos e espermatozoides pode ser afetada

18 de outubro de 2018
Tratamento de câncer

Medicina Reprodutiva oferece opções para preservação da fertilidade

De acordo com dados divulgados pela Agência para a Pesquisa do Câncer, entidade ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada cinco homens e uma em cada seis mulheres possivelmente terão câncer durante suas vidas. E tem mais, a incidência de câncer no Brasil pode aumentar em 78% nos próximos 20 anos. De acordo com a pesquisa, o envelhecimento da população e mudanças de estilo de vida ligado ao desenvolvimento social são dois dos fatores que estão contribuindo para os números cada vez mais elevados.

CÂNCER E INFERTILIDADE

Muita gente não sabe, mas o tratamento contra o câncer (quimioterapia e a radioterapia) pode causar infertilidade. Isso porque ao mesmo tempo em que destroem as células malignas também podem atingir as células que dão origem aos óvulos e espermatozoides. O impacto que esse tratamento pode ter na fertilidade depende de muitos fatores. Entre eles:

  • Tipo e estágio do câncer;
  • Tipo e dose total de quimioterapia;
  • Dose e localização da radioterapia;
  • Local da cirurgia;
  • Idade;
  • e status de fertilidade antes do tratamento.

 

MEDICINA REPRODUTIVA OFERECE OPÇÕES PARA PRESERVAÇÃO

Hoje o câncer possui altos índices de cura. Mas se o paciente tem o sonho de ter um filho, preservar a fertilidade antes do início de uma possível radioterapia ou quimioterapia , é uma ótima opção. O congelamento de material biológico reprodutivo é uma realidade. Muitos não sabem, mas a preservação da fertilidade é uma técnica usual e muito eficiente. Para o homem é possível fazer o congelamento seminal. Para a mulher, o congelamento de óvulos. Em casais, uma excelente opção ainda é o congelamento dos embriões já fertilizados. Assim, após o tratamento do câncer, e estando liberado para engravidar, o casal terá uma fonte de gametas ou embriões guardados antes do tratamento da doença.

 

Tem dúvidas sobre Infertilidade? Quer saber mais sobre os métodos utilizados na reprodução humana? Marque uma consulta e venha conversar comigo!

 

 

DEIXE SUAS DÚVIDAS NOS COMENTÁRIOS

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro.

Deixe uma resposta

Mensagem