Muitas mulheres tem dúvidas sobre o que pode causar infertilidade. Muitas acham que são 100% responsáveis pela não chegada do baby. No entanto, isso não é verdade. Os números da Organização Mundial de Saúde (OMS) comprovam. Segundo estudo da OMS até 20% dos casais em idade reprodutiva no mundo têm problemas de infertilidade. Tem mais! Ainda de acordo com os números da OMS , há um equilíbrio entre os sexos:
Hoje vamos tirar dúvidas das mulheres em relação ao assunto. Quais as dúvidas mais frequentes? Vamos responder agora!
Isso mesmo. O motivo é porque o número de óvulos diminui com o tempo . O pico de fertilidade se dá entre 20 e 25 anos. A partir dos 35 anos, é um processo que pode levar mais tempo, e depois dos 40 fica bem mais complicado. Deixando claro que complicado não quer dizer que nunca será possível.
Errado! Saiba que se o ovário produzir óvulos e a trompa não estiver obstruída, a mulher pode engravidar sim.
Absolutamente, não! Ele impede a ovulação apenas momentaneamente. Quando deixa de ser usados, a gravidez pode ocorrer.
Sim. Quem bebe muito vê a ameaça de infertilidade crescer 60%.
Algumas sim. Por exemplo, a gonorreia e a clamídia. Essa última, em casos mais severos, pode levar à obstrução tubária e até a remoção cirúrgica das trompas.
Com certeza. O tabagismo é um dos hábitos de vida mais prejudiciais para a fertilidade.
Em geral, não. Mas se a mulher não faz exame ginecológico regular (prevenção), o DIU pode facilitar a entrada de bactérias no trato reprodutivo superior (trompas) e obstruí-las levando à infertilidade de causa tubária. Nesses casos, o único tratamento é a Fertilização in Vitro.
Sim. Também chamada por sua sigla “FIV”, a Fertilização In Vitro é um processo que envolve a retirada dos óvulos do corpo da mulher, fertilizá-los dentro do laboratório de FIV, com o sêmen do seu marido e transferir os embriões resultantes para o seu útero de dois a seis dias depois.
Quer saber mais sobre o assunto? Marque uma consulta e me conte sua história!
Quero conhecer você e te ajudar no que for preciso quando o assunto for reprodução humana.