×
Blog

Quais alimentos ajudam e atrapalham a FIV?

5 de novembro de 2020

A fertilização in vitro (FIV) é a principal técnica utilizada para situações de infertilidade. Durante a nidação, quando o embrião se fixa à parede uterina, o endométrio precisa estar saudável e com a espessura correta para que o processo dê certo. Mas não apenas isso: o próprio embrião também deve ter qualidade, e isso acontece quando há uma boa produção de óvulos e espermatozóides. E exatamente para esse momento que os pais têm que se preocupar com a alimentação.

Ingerir alimentos antioxidantes, ricos em vitamina C, ômega 3 e zinco ajuda a melhorar a fertilidade e a facilitar o processo da nidação. Por isso, separamos uma lista com o que deve e o que não deve ser consumido por pessoas que desejam realizar a FIV.

Alimentos que ajudam a FIV: frutas cítricas em geral, como laranja, limão, tangerina, abacaxi, kiwi, morango, por serem ricos em vitamina C e atuarem contra os radicais livres; peixes e outros frutos do mar, que contém ômega 3 e zinco e ajudam no aumento da fertilidade; sementes e outras oleaginosas, como castanhas, amêndoas, amendoim, grão-de-bico e feijão, por terem função antioxidante no organismo.

Alimentos que atrapalham a FIV: carboidratos refinados em excesso, como arroz branco, biscoito recheado e pão francês, por favorecerem a infertilidade devido à ausência de ovulação; gorduras, como leite integral, macarrão instantâneo e margarina, o que pode gerar um descontrole hormonal; bebidas alcoólicas, que dificultam a produção de gametas saudáveis.

Além da alimentação, é importante ressaltar que a prática de exercícios e uma vida saudável em outros aspectos também são fatores determinantes para o sucesso da fertilização in vitro. Para qualquer orientação específica sobre sua saúde e a de seu (sua) parceiro(a), procure um profissional capacitado e de confiança.

1 Comentário para “Quais alimentos ajudam e atrapalham a FIV?”

  1. Muito bom artigo, obrigado por postar. Inclusive voltarei
    mais vezes ao seu site. 🙂

Deixe uma resposta

Mensagem