×
Blog

Mitos e verdades sobre a FIV

20 de agosto de 2020

A fertilização in vitro (ou FIV) é o tratamento de reprodução humana realizado com maiores taxas de sucesso para aqueles que enfrentam dificuldades para engravidar após um ano de tentativas, além de idade avançada (a partir dos 35 anos).

A técnica consiste em fertilizar os óvulos num laboratório especializado. Os embriões são transferidos útero da futura mamãe. O procedimento é indicado para quem possui baixa produção de gametas, endometriose avançada (profunda), ou obstrução das tubas uterinas.

Mesmo sendo extremamente seguro, ainda hoje existe um desconhecimento sobre o procedimento. Vamos descobrir o que é mito e o que é verdade.

Diminui os riscos de doenças

Verdade. Segundo especialistas, a biópsia embrionária associada ao estudo genético permite analisar o grupamento de cromossomos e genes específicos. É possível identificar doenças que podem ser potencialmente passadas de pais para filhos.

Óvulos podem ser congelados e usados em melhores condições

Verdade. Caso a mulher queira adiar a maternidade, congelar os óvulos permite manter a qualidade dos mesmos. Ele é indicado para pacientes que passam por tratamentos, por exemplo, do câncer.

A FIV remove as tubas uterinas

Mito. O procedimento não remove as tubas uterinas da paciente. Muitas mulheres que procuram a FIV possuem problemas nas trompas.

O tratamento inviabiliza relações sexuais

Mito. O casal pode manter relações durante o período do tratamento. Apenas no período de transferência de embriões que se recomenda a abstinência.

Posso escolher o sexo do bebê?

Essa questão é uma das mais complexas. A escolha prévia do sexo da criança é proibida pelo Conselho Federal de Medicina. No entanto, a liberação só ocorre em casos de doenças genéticas ligadas ao sexo.

Gostou do texto? Leia mais assuntos relacionados à FIV em nosso blog!

3 Comentários para “Mitos e verdades sobre a FIV”

  1. Elaine Cristina Fonseca nascimento disse:

    Gostaria de poder engravidar novamente

  2. Flavia Gomes disse:

    Oie, que legal que encontrei o seu site. Já adicionei o seu
    site aos meus favoritos, assim consigo voltar mais vezes
    para ver as novidades. Obrigada, beijos até a proxima

Deixe uma resposta

Mensagem