A fertilização in vitro (ou FIV) é o tratamento de reprodução humana realizado com maiores taxas de sucesso para aqueles que enfrentam dificuldades para engravidar após um ano de tentativas, além de idade avançada (a partir dos 35 anos).
A técnica consiste em fertilizar os óvulos num laboratório especializado. Os embriões são transferidos útero da futura mamãe. O procedimento é indicado para quem possui baixa produção de gametas, endometriose avançada (profunda), ou obstrução das tubas uterinas.
Mesmo sendo extremamente seguro, ainda hoje existe um desconhecimento sobre o procedimento. Vamos descobrir o que é mito e o que é verdade.
Verdade. Segundo especialistas, a biópsia embrionária associada ao estudo genético permite analisar o grupamento de cromossomos e genes específicos. É possível identificar doenças que podem ser potencialmente passadas de pais para filhos.
Verdade. Caso a mulher queira adiar a maternidade, congelar os óvulos permite manter a qualidade dos mesmos. Ele é indicado para pacientes que passam por tratamentos, por exemplo, do câncer.
Mito. O procedimento não remove as tubas uterinas da paciente. Muitas mulheres que procuram a FIV possuem problemas nas trompas.
Mito. O casal pode manter relações durante o período do tratamento. Apenas no período de transferência de embriões que se recomenda a abstinência.
Essa questão é uma das mais complexas. A escolha prévia do sexo da criança é proibida pelo Conselho Federal de Medicina. No entanto, a liberação só ocorre em casos de doenças genéticas ligadas ao sexo.
Gostou do texto? Leia mais assuntos relacionados à FIV em nosso blog!
Oie, que legal que encontrei o seu site. Já adicionei o seu
site aos meus favoritos, assim consigo voltar mais vezes
para ver as novidades. Obrigada, beijos até a proxima
Gostaria de poder engravidar novamente
Oi Elaine,
É possível sim com a FIV.
Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227
Atenciosamente,
Dr. Fábio Eugênio