×
Blog

Engravidar aos 40: riscos e possibilidades

25 de junho de 2018
Em geral, a possibilidade de gestação após os 40 anos ​diminui​  bastante, mas técnicas de reprodução assistida podem facilitar muito a geração de um embrião.
Cada vez mais, os avanços medicinais abrem a possibilidade de gravidez para mulheres com idade acima dos 40 anos, uma boa notícia para aquelas que desejam planejar suas vidas de maneira muito mais tranquila, conciliando a maternidade com outros projetos pessoais. Por isso, é essencial o ​aconselhamento reprodutivo especialmente para avaliar a possibilidade ​ou necessidade ​de criopreservação de óvulos​ ou embriões​.
Naturalmente existe uma dificuldade para ocorrer uma gestação após os ​40, sobretudo pela baixa ou nenhuma produção de óvulos após essa idade. Além disso, as chances de mal formação do embrião ​(doenças cromossômicas como Síndrome de Down) aumentam por conta da qualidade dos gametas femininos​. A incidência de aborto também é um problema para mulheres acima dos 40 anos, pois taxa de ocorrência de perder a gestação é 25% maior do que mulheres com 35 anos de idade.
Dessa forma, a procura por clínicas de medicina reprodutiva também aumentou proporcionalmente, por dar mais segurança e melhor acompanhamento no processo fértil. Por isso importância de um acompanhamento médico​ especializado​.


Benefícios do planejamento

Uma das vantagens de esperar para ter filhos é de que o tempo para curtir a vida foi bem maior e mais propício. O amadurecimento pessoal e profissional auxilia na melhor criação dos herdeiros, como comprovam alguns estudos: em geral, as mães com mais de 35 anos têm mais sabedoria do que as mais jovens e tomam decisões melhores em relação aos cuidados e à educação dos filhos.
Além disso, com 40 anos ou mais, em média, as mulheres têm mais disposição para amamentar, e, pela maior experiência, também escolhem alimentos mais saudáveis para suas crianças, preferindo legumes, frutas e verduras a doces. e alimentos industrializados.
Esperar para ter um bebê também traz vantagens financeiras, como apontam pesquisas realizadas Reino Unido, que descobriram que as britânicas economizam muito mais a cada ano passado sem filhos dos que as que se tornaram mães mais jovens, além de terem mais segurança para voltarem ao trabalho após o fim da licença-maternidade.


Cuidados

Conseguindo-se a gravidez, os cuidados deverão ser redobrados no pré natal. Nessa fase, a mulher na faixa dos 40 tem maior incidência de problemas como hipertensão e diabetes durante a gestação. Para evitar problemas repentinos, a mulher deve fazer uma série de exames, que inclui análise cardíaca e da glicemia também.
Outro ponto a ser lembrado é a adoção de uma rotina saudável para evitar problemas. Abandonar vícios como cigarro e bebidas favorece tanto engravidar naturalmente, como o desenvolvimento uma gravidez saudável. Outro exemplo é o  uso do ácido fólico, importante em qualquer fase que a mulher tenta engravidar, porém mais ainda em mulheres acima de 35.

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro.

Deixe uma resposta

Mensagem