×
Blog

Endometriose e as chances de engravidar

20 de abril de 2018

Para além do tratamento cirúrgico, acompanhamento de especialista em medicina reprodutiva é indicado para mulheres com endometriose e desejam engravidar

A endometriose é uma doença causada pela presença de fragmentos do endométrio (parte interna do útero) fora do útero. Muitas mulheres confundem as dores da doença com aquelas decorrente das cólicas características do período menstrual, quando, na verdade, representa um problema de saúde. A endometriose é uma doença sem cura completa​, mas existem tratamentos e cirurgias para controlar seus sintomas e evitar a progressão da doença.

Na grande maioria dos casos, pacientes que são submetidas a tratamentos cirúrgicos acabam apresentando altos índices de melhora dos sintomas, voltando a apresentar uma excelente qualidade de vida, ​com redução da intensidade das dores em até 80%.

Probabilidades

A infertilidade acomete de 30% a 40% das mulheres com endometriose, e a hora de planejar a gravidez é repleta de dúvidas para quem recebe esse diagnóstico. No entanto, há chances sim de engravidar, tanto de maneira natural como com auxílio da reprodução assistida – e a taxa de gravidez natural chega a 50% dos casos.

Além disso, não existem evidências científicas que relacionam endometriose com complicações para a mãe e bebê, ou seja, a gravidez não é considerada de risco.

Tipos de tratamento

Há dois tipos de tratamento: a cirurgia ou as técnicas de reprodução assistida. No caso das mulheres que não apresentam nenhum problema nas tubas uterinas, ​e o espermograma do marido é normal, ​a inseminação artificial é uma boa opção.

Entretanto, caso a paciente tenha uma endometriose ​mais severa, ​ou outros problemas reprodutivos associados, ​a indicação é a Fertilização In Vitro (FIV). Nesse caso, os embriões já fecundados são inseridos no útero, pois a doença dificulta o processo de captação do óvulo pelas tubas uterinas.

Se a mulher passou dos 35 anos, a probabilidade de engravidar diminui bastante e quase sempre é necessário FIV. Aos mais jovens, o índice de sucesso, inclusive de modo espontâneo, chega a 65%.

Tirou suas dúvidas? Acompanhe o nosso blog e nossas mídias sociais para mais informações ou entre em contato conosco através do nosso formulário. Até o próximo post!

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro.

Deixe uma resposta

Mensagem