×
Blog

Ciclos menstruais irregulares podem atrapalhar a fertilidade

21 de setembro de 2018
ciclos-menstruais-irregulares-podem-atrapalhar-a-fertilidade-medicina-reprodutiva-dr-fabio-eugenio-fortaleza

Apesar de ser um fator complicador para a gravidez, é possível saber o seu dia fértil com base em cálculos e observações

Muitas mulheres possuem dúvidas quanto à menstruação, sobretudo quando se fala sobre gravidez e quais fatores podem estar contribuindo para uma dificuldade em engravidar. A irregularidade no ciclo menstrual é um fator que contribui para a dificuldade de engravidar, sobretudo pela dificuldade em prever o dia exato da ovulação, mas não é preciso desespero. É perfeitamente possível gerar uma gravidez mesmo nestas condições. A ovulação, mesmo que muito difícil de ser calculada, pode sim ser planejada, além da possibilidade de usar outras alternativas, como testes para saber com antecedência qual o seu dia fértil.

 

Ciclo menstrual e o Período Fértil

Para se ter consciência e uma busca pelo planejamento de seu período fértil é importante entender como funciona cada etapa do processo.

Um ciclo considerado regular dura geralmente 28 dias, este ciclo é dividido em 3 fases, que variam conforme as alterações hormonais sofridas no organismo feminino. As fases folicular, ovulatória e lútea possuem suas características e mudam hormonalmente o corpo de várias formas.

O período fértil regular costuma acontecer cerca de 14 a 16 dias antes da menstruação, durando cerca de 4 dias, na fase ovulatória, podendo se estender até início da lútea.

 

Ciclo Irregular

Para que seu ciclo seja considerado irregular, ele tem que ser “bagunçado”. Se só atrasa ou adianta uma vez ou outra, não entra na classificação. E a duração do fluxo não é importante como fator a influenciar na fertilidade.

O comum é que a variação seja de 25 a 35 dias, podendo haver pequenas variações neste período de um ciclo para o outro.

 

Procure um profissional para calcular o período fértil em um ciclo irregular

Embora seja mais difícil saber exatamente quando é o período fértil nas mulheres que possuem a menstruação irregular, é sim possível saber os dias mais férteis do mês. Procure um profissional de ginecologia para alinhar juntamente ao seu médico qual o cálculo mais recomendado que aumente as chances de sucesso.
Outras alternativas

Para as mulheres que desejam engravidar, existe a opção de experimentar testes de ovulação em farmácia, similares ao de gravidez, que detectam um hormônio a partir da urina. Neste caso, o hormônio a ser identificado é o luteinizante (LH). Outra hipótese é buscar ter relações sexuais a cada 2 ou 3 dias durante todo o mês, especialmente nos dias em que consiga identificar sintomas do período fértil.

 

Observe os sintomas

Muitas mulheres talvez não saibam, mas é possível identificar alguns sinais que você está em período fértil por serem corriqueiros e comuns. A temperatura corporal se eleva levemente, a presença de acne, por exemplo, é um sinalizador, o muco vaginal característico do período mais fértil tem uma aparência de clara de ovo, além de ser é viscoso e escorregadio. Também pode ser um sinal dores pélvicas, devido à liberação do óvulo.

Quer saber mais sobre assuntos relacionados à medicina reprodutiva?

 

DEIXE SUAS DÚVIDAS NOS COMENTÁRIOS

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro.

Deixe uma resposta

Mensagem