×
Blog

Aplicativos de fertilidade: ajudam ou atrapalham?

25 de janeiro de 2021
Aplicativos de fertilidade: ajudam ou atrapalham?

Atualmente, os aplicativos auxiliam as pessoas nos mais diversos setores da vida. Para as mulheres, existem os apps de fertilidade, que indicam o período do ciclo menstrual de acordo com as informações colocadas pela usuária, como intervalo e quantidade de dias da menstruação, e mostram quais os dias mais prováveis de haver chances de engravidar, em caso de sexo sem preservativo.

Porém, é preciso ter em mente que essas ferramentas não são totalmente precisas, podendo haver falhas, decorrente de alimentação equivocada de dados clínicos, como também variações biológicas naturais nos ciclos menstruais. Por isso, é necessário que a mulher tenha consultas médicas periódicas, nas quais, por meio do diálogo e avaliação clínica, possa relatar informações e receber uma orientação mais correta.

Mulheres com ciclos menstruais irregulares, por exemplo, têm mais dificuldade em utilizar esses aplicativos, pois eles não conseguem prever acertadamente o ciclo menstrual, e isso pode gerar uma série de confusões, caso a usuária confie plenamente no app.

Se a mulher tem ciclos regulares e alimenta o aplicativo com informações corretas, estes app podem ajudar ao casal na definição do período fértil e, por vezes, encurtar o tempo para conseguir engravidar!

Em resumo, pode-se dizer que os aplicativos de fertilidade, assim como tantos outros, podem, sim, ajudar uma parcela da população feminina. Porém, a ideia de confiar plenamente neles é equivocada, havendo o risco de uma situação indesejada. Para isso, as idas ao profissional médico adequado são essenciais.

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro.

Deixe uma resposta

Mensagem