×
Blog

Oligozoospermia: o que é, causas e tratamento

25 de março de 2019

Oligozoospermia: Termo se refere à redução na quantidade dos espermatozoides presentes no líquido ejaculado.

Não significa, portanto, que haja algum tipo de problema na produção do líquido por si só. Essa diferenciação é muito importante porque espermatozoides e líquido seminal não são produzidos no mesmo local do corpo.

Os espermatozoides são produzidos no interior dos testículos. Já o líquido seminal é produzido quase todo na próstata e em pequenas bolsas que ficam acopladas a ela, chamadas vesículas seminais. Espermatozoides e fluido seminal misturam-se nas vesículas seminais e compõem o líquido ejaculado. Dessa forma, quando encontramos oligozoospermia no exame de  espermograma, estamos dizendo que há redução na quantidade de espermatozoides. Podendo a quantidade de líquido ejaculado ser perfeitamente normal.

Quando a produção de espermatozoides é normal, deve haver pelo menos 15 milhões em cada ml de sêmen. Este dado é verificado através do exame de espermograma.

Causas

A oligozoospermia pode ser causada por vários motivos, dentre eles hábitos de vida prejudiciais ao testículo. Pode ser desde roupas apertadas até alimentação e hábitos como tabagismo e alcoolismo.

Outro fator é o stress diário. Pois, ele também pode causar baixa da quantidade e qualidade do esperma ocasionando oligozoospermia transitória que é perfeitamente reversível. Dieta inadequada também pode afetar a qualidade e quantidade de espermatozoides. Alimentos naturais, folhas, saladas e carnes, ou seja dieta saudável em geral deve ser adotada pelo casal que busca a gravidez.

Avaliações hormonais como alterações de tireóide e de hipófise são outras causas. E a Varicocele (dilatação de veias testiculares)  também pode ser detectada como causa de oligozoospermia, através do exame pelo Urologista e do ultrassom com Doppler dos testículos.

Tratamento

O tratamento para oligozoospermia varia de acordo com a sua causa:  stress, alimentação, falta de exercício e até mesmo roupas muito apertadas podem retomar a fertilidade em pouco tempo, apenas com mudança de hábitos.

Casos mais severos como varicocele, por exemplo, serão avaliados pelo médico e se preciso for, uma cirurgia é feita para correção do problema. E se há disfunção hormonal, a reposição de hormônios pode ser efetivada.

Por isso, é importante lembrar que muitos casos de oligozoospermia são idiopáticos (sem causa definida). E lembramos que mesmos nos casos em que não há melhora com os tratamentos, ou nos casos idiopáticos, o tratamento de fertilização in-vitro (FIV) oferece excelente chance de sucesso ao casal.

Quer saber mais? Confira outros posts em nosso blog. É só clicar aqui.

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro.

Deixe uma resposta

Mensagem