×
Blog

Laqueadura pode ser reversível?

18 de janeiro de 2021
Laqueadura pode ser reversível?

A laqueadura das tubas uterinas (ou ligadura de trompas) é uma cirurgia realizada com objetivo de evitar definitivamente que uma mulher fique grávida. No processo, como os nomes já explicam, é feita uma obstrução ou um corte nas trompas, o que impede a chegada dos espermatozoides ao óvulo. A taxa de sucesso é de 98%.

Pela legislação (lei nº 9.263/96), a esterilização voluntária deve ser feita em apenas dois casos: 1) quando a pessoa tem mais de 25 anos, capacidade civil plena ou dois ou mais filhos; 2) quando há risco à saúde da mulher ou do bebê, atestado por dois médicos.

A reversão do procedimento é possível, mas nem sempre bem sucedida. Essa reversão da laqueadura, também conhecida como salpingoplastia, pode ser feita por laparoscopia, um método seguro, eficaz e minimamente invasivo, trazendo baixos riscos à paciente. Dependendo do modo como a cirurgia que cessou a fertilidade feminina foi realizada inicialmente e da situação da tuba uterina, as chances de sucesso desse processo variam de 50% a 70%.

Após cerca de um ano da realização da reversão da laqueadura, a paciente já consegue identificar se há a possibilidade de gravidez natural ou não. Caso não haja gestação natural, deve-se procurar um especialista. Por isso, antes de fazer a laqueadura das trompas, é necessário estar certa da decisão e conversar com o médico responsável para esclarecer todas as dúvidas possíveis.

Caso a paciente tenha mais de 35 anos ou tenha uma menor reserva ovariana, ou alteração no sêmen do marido, não é interessante que seja feita a salpingoplastia, pois as chances de que ela tenha uma gravidez natural bem sucedida são mínimas. Neste caso o tratamento mais indicado é a fertilização in-vitro (FIV) que oferece excelente chance de gravidez mesmo em mulheres com trompas ligadas.

2 Comentários para “Laqueadura pode ser reversível?”

  1. Ola bom dia gostaria de saber sobre a fertilização em vidro tenho 39 anos fiz laqueadura e gostaria de reverte quero saber se e pelo SUS como faço

    • Oi Júlia,

      Você tem ótimas chances de nova gravidez pela FIV – sem precisar reverter a laqueadura.

      Para reversão pelo SUS, contacte hospital universitário da sua região.

      Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem