×
Blog

Dicas para quem quer fazer inseminação intrauterina

8 de julho de 2019

A Inseminação intrauterina (IA) é considerada um tratamento de reprodução humana assistida de baixa complexidade. Esse procedimento é recomendada para mulheres jovens, férteis e casos leves de infertilidade masculina. No entanto, é um procedimento simples, com poucos efeitos colaterais. Entretanto, seu resultado  depende de alguns fatores, como qualidade do esperma, condições das trompas de Falópio, da saúde do útero e idade da mulher.

Antes de realizar o procedimento, é necessário ter em mente algumas dicas.

Calma

Se você parou com métodos contraceptivos há pouco tempo a fim de engravidar, tenha paciência. Pois, recomenda-se a procura de um médico especializado apenas se o casal tem relações frequentes há um ano (ou seis meses, quando a mulher tem mais de 36 anos), e a gestação ainda não aconteceu.

Para quem é indicado a inseminação intrauterina?

Esse método normalmente é indicado para casais com alguma leve alteração nos espermatozoides (como gametas lentos ou com dificuldades de movimentação). Assim, em caso de alterações pélvicas, como uma endometriose leve ou mesmo quando não há uma razão aparente para a infertilidade.

“A inseminação intrauterina também pode ser feita com espermatozoides doados em casos em que o parceiro da mulher não os possui no seu sêmen ou no caso de casais homoafetivos”, destaca o médico da Clínica de Medicina Reprodutiva.

Tratamento

O período entre o início do tratamento e a confirmação ou não da gravidez dura em torno de um mês. A mulher começa a medicação no início do ciclo menstrual por cerca de 12 dias. Assim, o procedimento é realizado após a liberação dos óvulos, que normalmente coincide com o período fértil da mulher. Após 14 dias é feito o teste de gravidez para verificar o sucesso. Embora não tenha havido fecundação, é possível continuar no próximo ciclo.

Preço

O preço da inseminação intrauterina depende da clínica escolhida pelo casal, assim como do número de sessões necessárias para atingir a gravidez. Porém, o preço médio por ciclo é de R$ 4 e R$ 6 mil.

Taxa de sucesso

A taxa de sucesso por ciclo gira em torno de 20%. Entretanto, no caso de inseminação quanto mais idade tem a mulher, menores são as chances de engravidar. Após os 35 anos, as chances de sucesso desse método ficam cada vez mais reduzidas.

Gostou do conteúdo? Acesse outros temas em nosso blog! Boa leitura!

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro.

Deixe uma resposta

Mensagem