×
Blog

Como engravidar com endometriose

15 de junho de 2019

A endometriose é uma condição na qual o endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo. Essa formação de tecido ectópico normalmente ocorre na região pélvica. No entanto, as mulheres que querem engravidar, mas possuem o quadro de endometriose, podem conseguir.

O que fazer?

Primeiramente devem-se investigar os outros fatores reprodutivos. Como a ovulação e as trompas femininas, e a produção de sêmen do parceiro (espermograma). Contudo, se todos estes fatores estiverem normais, a paciente pode tentar engravidar naturalmente. Ou com algum tratamento mais simples de reprodução humana.

A endometriose pode causar dores pélvicas severas, ou forma nódulos pélvicos ou cistos de ovário (endometriomas). Situação que pode solucionada com a cirurgia de tratamento da doença – a videolaparoscopia. Este procedimento, traz grande melhora da doença e as dores associadas, e, em alguns casos, pode melhorar a fertilidade.

Ressaltamos que o tempo que a mulher demora para engravidar pode variar. Devido a fatores como idade, número de filhos, tempo de diagnóstico da endometriose e classificação da doença. Normalmente, as que conseguem engravidar com mais facilidade são as mulheres mais jovens, com diagnóstico recente de endometriose leve.

Caso não haja gravidez natural, ou com tratamento mais simples, a fertilização in-vitro (FIV) é uma excelente opção. Já que as taxas de sucesso dessa técnica são ótimas nos casos de endometriose.

Todavia, mulheres que tiveram dificuldade para engravidar devem sempre ser acompanhadas mais de perto pelos médicos. E não demorar, caso necessário, a procurar o especialista em reprodução humana.

Deixe um comentário abaixo ou agende sua consulta!

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro.

Deixe uma resposta

Mensagem