Mitos e verdades sobre as pílulas anticoncepcionais - Medicina Reprodutiva - Dr. Fábio Eugênio - Imagem: Blog da Saúde

Esse mês a pílula anticoncepcional comemorou 50 anos de atuação no mercado. E mesmo sendo consumida por milhares de mulheres entre 15 e 49 anos que tem vida sexual ativa no Brasil, ela ainda não atingiu completamente seu principal objetivo: permitir que elas sejam mães apenas quando quiserem.

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (PNDS), quase metade das gestações, cerca de 46%, não são planejadas. Isso se dá devido à falta de conhecimento e acesso de muitas mulheres sobre esse tipo de proteção. Apesar de o Governo Federal garantir por lei a distribuição de pílulas nos postos de saúde, a maioria das usuárias as compram em farmácias, e ainda há muitas dúvidas no que diz respeito à forma de usar.

Quando a pílula foi lançada, apenas mulheres casadas e com permissão do marido podiam comprar. Hoje sabemos que já não é mais assim, porém, ainda paira sobre esse assunto muitas dúvidas, sejam de viés cultural, religioso e orgânico, entre outros. O fato é que existem muitas verdades e mentiras que envolvem o uso da pílula anticoncepcional. Vamos esclarecer algumas a partir de agora:

1. Pílula engorda ou causa celulite?

R. Em alguns casos pode engordar, pois o estrógeno aumenta o apetite, e a progesterona aumenta a retenção de líquidos, o que faz o corpo inchar. Mas é um ganho de peso pequeno, de no máximo meio a um quilo. Ganhos superiores a este, geralmente têm outros fatores associados, como o próprio descuido da mulher com sua forma física. Além disso, este ganho de peso só acontece em cerca de 15% dos casos. Pode acontecer também do anticoncepcional “engordar” por fatores psicológicos. Em todos os casos, dá para compensar com uma alimentação balanceada , e atividades físicas. A celulite envolve fatores também genéticos, alimentares e as variações de peso. Não dá para colocar a culpa apenas no anticoncepcional.

2. Preciso fazer pausas no uso prolongado da pílula para não ter problemas futuros?

R. Antigamente sim, devido às altas dosagens de hormônios nas pílulas. Mas hoje, com comprimidos com dosagens cada vez menores, essa pausa não é mais obrigatória, e nem necessária. Você pode tomar o anticoncepcional pelo tempo que precisar, sempre orientada pelo seu ginecologista (e não porque sua amiga está tomando aquele).

3. Outros medicamentos afetam a eficácia da pílula?

R. Sim. Alguns tipos de antibióticos como a ampicilina e tetraciclina podem prejudicar o efeito da pílula anticoncepcional, assim como alguns remédios para o tratamento de epilepsia, devido a redução de absorção intestinal da medicação, ou interações medicamentosas. Informe sempre ao médico o uso de anticoncepcional quando precisar de um outro medicamento.

4. Quem toma anticoncepcionais por muito tempo tem dificuldades para engravidar?

R. Não. Este é um mito antigo, há muito refutado pela ciência. Em verdade, o anticoncepcional hormonal pode até proteger  o trato reprodutivo feminino de doenças que podem levar  a subfertilidade futura, como os cistos ovarianos, doença inflamatória pélvica, e mesmo a endometriose. No mês seguinte à parada, ou em cerca de três meses  (no caso do injetável trimestral), a ovulação da mulher deve voltar ao normal, e ela volta a ficar fértil. Há casos inclusive em que o esquecimento de apenas um dia resultam em gravidez. O que pode causar confusão é que a mulher poderia já ter um fator de subfertilidade antes da tomada do anticoncepcional, sem que soubesse disso. Outro fato a considerar é a idade. Uma mulher que tome anticoncepcional dos 25 aos 35 anos poderá ter dificuldade de engravidar quando parar a pílula, mas porque já tem 35 anos, e não por causa do anticoncepcional. Porém, passados seis meses de relações sexuais sem proteção e a gravidez não vier, considere a possibilidade de infertilidade (por outros motivos) e procure um especialista.

5. Pílula anticoncepcional protege contra alguma doença sexualmente transmissível, como a AIDS?

R. Não. Seu uso correto apenas impede a gravidez. Nenhum remédio protege contra DST’s. Para esse tipo de proteção é recomendado o uso de barreiras físicas, como as camisinhas masculina e feminina.

 

255 Comentários para “50 anos da Pílula Anticoncepcional – Mitos e Verdades”

  1. Nome Vinicius disse:

    Dr..,
    gostaria de saber se ha, diminuiçao na eficacia das pilulas anticoncepcionais, no caso de a paciente estar fazendo uso de LEVOFLOXAXINO  e  CEFTRIAXONA.
    obrigado.
    Vinicius Peretti

  2. Marta disse:

    Tomo diane35 à 6 meses. Na pausa dos 7dias tive relações sexuais e bebi 2/3 copos de champanhe. O álcool interfere com o efeito contracepsional da pilula? 

  3. fabioeugenio disse:

    Olá Marta,

    Em pequenas doses o álcool não interfere no efeito da pílula.

    Atenciosamente,

  4. Taynara disse:

    eu tenho 14 anos e eu ja começei uma relação sexual so que eu queria toma uma pilula que nau me afetasse em nada nem engorda e ect.

  5. geysa disse:

    Dr tomei anticoncepcional injetavel norejina por quatro anos, resolvi que quero engravidar, ja estou a um ano sem tomar qualquer remedio e sem usar metodos de barreira, e ainda nao engravidei. Meu medico disse que a cada ano que tomei anticoncepcional sao necessarios tres meses de pausa para mim poder engravidar somando da um ano. Ja se passaram um ano, fiz todos os exames necessarios e meu esposo tambem, mesmo assim ainda nao engravidei, o que pode estar acontecendo.
     

  6. fabioeugenio disse:

    Oi Geysa,

    Sua fertilidade volta no mês seguinte à parada do anticoncepcional.
    Se já se passou um ano, então vocês devem fazer exames para descobrir qual a causa da subfertilidade.
    Procura consultar um especialista em medicina reprodutiva.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  7. lea disse:

    tomei pilula há qquatro anos e já faz quase seis meses que parei de tomar e não consigo engravidar. O que devo fazer?

  8. fabioeugenio disse:

    Oi Léa,

    Seis meses é um período normal. Se você tiver menos de 35 anos, pode esperar até 1 ano por uma gravidez natural.
    Na dúvida, conversa com seu ginecologista.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  9. ANDREA disse:

    dr faz um ano que to tentando engravidar e nao consigo. descobrir que tenho cisto no ovario esquerdo que mede 59 cm.mais quero muito engravidar sera se vou conseguir?agradeço desde ja.

  10. fabioeugenio disse:

    Oi Andrea,

    Este cisto no ovário deve ser avaliado e tratado, através de hormônios ou através de cirurgia. Em seguida você já pode tentar engravidar.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  11. Yasmim disse:

    Dr tenho 14 anos e comecei a relação sexual com o meu namorado , e gostaria de saber se em farmacia vende anticoncepcional para mim , e qual eu deveria tomar .

  12. fabioeugenio disse:

    Oi Yasmin,

    Qualquer farmácia vende anticoncepcional. Porém o correto é você tomar somente sob orientação médica.
    Conversa com teu ginecologista para saber o mais adequado.
    E mesmo usando anticoncepcional não esquece de sempre usar também o preservativo.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  13. Ila disse:

    Estou tomando Yaz por recomendação do meu dermatologista e da ginecologista.
    Como sofro no período de pausa com espinhas internas e dores de cabeça, eu prefiro emendar as cartelas. Já pesquisei sobre isso, e vejo muitas opiniões contraditórias. Alguns dizem que pode, outros que não.
    Então gostaria de saber se posso usar a pílula de modo contínuo, sem fazer as pausas…

  14. fabioeugenio disse:

    Oi Ila,

    Não há problema nenhum em usar o Yaz de maneira contínua.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  15. julia pereira disse:

    Dr. Fabio, fiz uso continuo do ciclo21 por muitos anos. Agora resolvi parar por um tempo. Falei com um ginecologista se entre o dia que parei de tomar até o dia em que a menstruação descer se eu correria risco de engravidar. Ele disse que não! Mas já faz 15 dias e não menstruei e tenho relação sexual quase todo dia. Quero saber se para engravidar tenho que esperar a menstruação descer e se realmente é impossível engravidar antes disso? Pode demorar até qto tempo para a menstruação descer? Muito obrigada.

  16. fabioeugenio disse:

    Oi Júlia,

    Pode ser alguma disfunção hormonal. Pede para seu ginecologista solicitar exames de avaliação.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  17. Juliana disse:

    Dr. Fabio , comecei a fazer uso da pílula anticoncepcional quando eu tinha apenas 12 anos por recomendação de uma ginecologista para tratar dois pequenos cistos. Uma dermatologista também me receitou para ver se minhas espinhas melhoravam. Aí tomo o diane 35 até hoje , já faz 5 anos. Mas tenho muito medo de não engravidar no futuro. O senhor acha que corro esse risco se eu continuar tomando? Ou até mesmo acha que eu deveria parar por já tomar a muito tempo? Agradecida.

  18. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    O anticoncepcional não atrapalha em nada sua fertilidade futura. Pode tomar o tempo que precisar, sempre sob acompanhamento médico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  19. michele disse:

    fiz relação com meu namorado e com meu amante SO usando anticoncepcional pode ocorer de eu pegar doenças

  20. fabioeugenio disse:

    Oi Michele,

    O único contraceptivo que evita doenças (DST) é o preservativo (camisinha).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  21. Patricia disse:

    Boa tarde Dr., tomo anticoncepcional a mais ou menos 4 anos, este mês esqueci de tomar 2 comprimidos, e minha menstruação esta atrasada em 3 dias! Tem algum perigo de estar gravida?

  22. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    Na dúvida é melhor fazer logo o exame de beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  23. Rosana disse:

    DR. TOMO O MESMO ANTICONCEPCIONAL A QUASE 7 ANOS, ISSO PODE AFETAR MINHA FERTILIDADE FUTURAMENTE? TENHO MEDO DE CONSEGUIR ENGRAVIDAR, TENHO 25 ANOS. POSSO CONTINUAR TOMANDO O REMEDIO SEM MEDO?
    DESDE JA OBRIGADA.

  24. fabioeugenio disse:

    Oi Rosana,

    O uso do anticoncepcional não prejudica a fertilidade futura da mulher.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  25. Mary disse:

    Dr. Fabio, fiz um tratamento com vc a quatro anos atras, fiz laparoscopia, e iria marcar tbm uma videolaparoscopia. Estava triste pois o meu plano n cobria. Meu marido ja estava fazendo tudo para consegui pagar este exame. Enfim so estou escrevendo para agradecer, pois so laparoscopia serviu. Alguma coisa aconteceu, eu engravidei e hoje meu bb esta com 4anos e muito saudavel. Muito obrigadaaaa……

  26. fabioeugenio disse:

    Oi Mary,

    Que excelente notícia. Muita saúde e felicidade ao seu filhinho !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  27. macia disse:

    oi Dr perdi meu ultimo comprimido da 1 cartela.. e a primeira vez que tomo anticoncepcinal e dei a pausa normal de 7 dias…nesses 7 dias tive relaçao 100 camisinha posso esta gravida

  28. fabioeugenio disse:

    Oi Macia,

    É pouco provável que haja falha apenas por 1 dia de esquecimento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  29. Lilian disse:

    Dr. Fabio
    Tomo o Elane Ciclo a 5 anos, já fiz uma tentativa de parar o contraceptivo, mas me apareceu inúmeras espinhas nas costas e no meu rosto, também fiquei com TPM muito forte, muito nervoso. Sempre tive TPM mesmo usando o anticoncepcional, sinto um pouco de cólica, mas quando parei foi demais. É normal? Gostaria muito de parar de usar, mas tenho medo devido essas causas.

  30. fabioeugenio disse:

    Oi Lilian,

    Conversa com seu ginecologista para orientação sobre a parada do anticoncepcional.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  31. Madson disse:

    Gostaria de saber se o antibiótico ceftriaxona 1 grama inibe o efeito do anticoncepcional?

  32. fabioeugenio disse:

    Oi Madson,

    Não inibe o efeito.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  33. Daniela disse:

    Olá …Tenho 34 anos e sou fumante.!Estou com uma enorme duvida!…tomei pilula anticoncepcional (por 10 anos )e parei para engravidar e depois q nasceu minha filha voltei a tomar a pílula FEMINA (tomei 9 anos -tempo total tomando pilula: 20 anos) e resolvi parar por orientação medica devido ser fumante e a combinação com pilula é muito perigosa…fazem 3 meses que parei e engordei uns 8 kg ….to muito mal com isso pois sinto q meu corpo ta pesado e inchado….seria por ter parado de tomar a pilula?Porrr favor….me responda!!!!!obrigada desde ja pela atenção!!

  34. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    É muito improvável que a parada da pílula tenha influenciado seu ganho de peso. Consulte um endocrinologista pra melhor avaliação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  35. karol disse:

    Olá! Sou casada a um ano e 3 meses e tomei a pílula FEMINA por um ano, e parei a três meses e ainda ñ engravidei, será que fiquei com algum problema?!

    Fiz os dois exames o transvaginal e a colposcopia e deu tudo normal!

  36. Brenna disse:

    Dr. Fabio,

    Gostaria de saber de os anticonsepcionais Previane e Tess podem trazer riscos em relaçao a minha saude. Ja tomei o Tess por mais de 6 anos e hoje em dia tomo o previane. Tenho essa preocupação pois eles possuem composicao parecida ao Diane 35 que esta proibido por ja ter causado varias mortes em muitos países.
    Também gostaria de saber se as varizes são fatores de risco para quem toma anticonsepcional.

    Obrigada.

  37. fabioeugenio disse:

    Oi Karol,

    Três meses é pouco tempo! E a pílula não causa problemas na fertilidade após parada.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  38. fabioeugenio disse:

    Oi Brenna,

    São anticoncepcionais seguros. Fazendo acompanhamento com seu ginecologista os riscos são minimizados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  39. Matilde disse:

    Olá Dr.

    eu tomo anticoncepcional a mais ou menos 15 anos, ja troquei varias vezes de remedio, e agora estou querendo engravidar, tenho 28 anos gostaria de saber se corro risco de ter dificuldades para engravidar?

    Abs, obrigada!!

  40. fabioeugenio disse:

    Oi Matilde,

    O uso anterior de anticoncepcional não altera a fertilidade presente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  41. Bom dia eu tomo anticoncpcional a 14 anos e nesses ultimos 3 meses nao tomei ditreito de cada cartela tomei 6 comprimidos este mes ja desceu pra mim no dia 4 ficou so 2 dias eu nao estou tomando anticoncpcional este mes porque minha barriga esta crescendo estou enjoada todos os dias estou sentindo um pouco de dor no pe da barriga igual colica fiz o teste de gravidez na quarta feira passada mais deu negativo minha barriga esta dura e cinto um leve desconforto posso estar gravida tive relaçoes normal com meu marido obrigado urgente

  42. fabioeugenio disse:

    Oi Cristiane,

    Na dúvida faça o exame mais preciso que é o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  43. naylton oliveira da silva disse:

    ola doutor minha mulher toma o tamisa 30 a mais de 5 anos ela mim pediu pra escrever pro senhor o uso extensivo dos comprido causa indispuso sexual ela mim falou que não tem vontade nenhuma de fazer sexo isso pode ser por causa dos comprimidos

  44. fabioeugenio disse:

    Oi Naylton,

    É improvável que seja do anticoncepcional, mas é preciso avaliação e exames para definir.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  45. Marilda disse:

    Olá doutor gostaria de saber,quais os problemas que são diagnosticados através de um ultrassom pélvico? Obrigada!

  46. Marilda disse:

    Doutor descobri que tenho um cisto no ovário esquerdo,minha ginecologista me recomendou que eu tomasse yaz,gostaria de saber sua opinião se o yaz realmente ajuda,e se o cisto interfere na fertilidade,e por quanto tempo devo tomar o medicamento até o cisto desaparecer? Desde já agradeço!!

  47. fabioeugenio disse:

    Oi Marilda,

    O ultrassom pélvico é ótimo para identificar alterações do útero e ovários. Qualquer anticoncepcional (inclusive o Yaz) pode ser utilizado para tratar cisto funcional de ovátio.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  48. MARINA disse:

    Olá, Dr.
    Tomo Allestra20 a mais de um ano, este mês, após a pausa de 7 dias, na tomada da primeira pilula tive diarreia, e no mesmo dia, na relação sexual sem camisinha houve ejaculação. Há muitas probabilidades de eu estar gravida?

  49. Anna Paula disse:

    Oi DR. tenho 22 anos, e tomo anticoncepcionais desde dos 17. Esse ano irei casar e tenho medo de não poder engravidar futuramente. Por conta das pilulas anticonceptivas. (Lembrando que nos meus 19 anos passei um ano tomando o injetavel. Mas de lá pra cá apenas o CICLO21. Ele é muito forte?

  50. fabioeugenio disse:

    Oi Marina,

    O risco é muito pequeno.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  51. fabioeugenio disse:

    Oi Anna Paula,

    Nenhum anticoncepcional atrapalha para a mulher engravidar futuramente!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  52. Priscila disse:

    Dr. Fábio,

    Tenho 29 anos e à 11 anos tomo anticoncepcional, sempre o mesmo. Resolvi tentar engravidar além da vontade der ser mãe pensando também no fato de muitas pessoa falarem que a primeira gravidez sendo depois dos 30 pode trazer complicações. Bem, primeiro gostaria de saber se procede essa informação de que engravidar pela primeira vez depois dos 30 pode trazer algum tipo de problema? E segundo como já informei tomei a pílula durante muito tempo estou a 3 meses sem tomar, mas ainda não engravidei, posso ter algum problema por ter tomado durante muito tempo?

    Obrigada.

  53. jeeh disse:

    Oi doutor tomei o anticoncpcional diclin á 2 anos e 5 meses no dia 8 de março dei a pausa dele e nesse periodo q parei tive muitas espinhas inclusive nas costa e no dia 19 de maio decidi voltar a tomar pois nao queria engravidare voltei a tomar o diclin porem de la pra ca ate o fim de julho notei q engorde 3 quilos com ele e isso me deixa mal humorada e irritada acabando a terceira cartela de diclin aguardei os 7 dias e voltei a tomar mas torquei de anticoncpcional tomei o diclin porem sinto leves dor de cabeças e umas bontadas na bariga tipo azia sei la… faltam uma semana pra acabar porem eu estou querendo para de tomar pois meu peso tah o mesmo… Eu estou inconformada…Doutor no dia10 de maio fui doar sangue e noa pude doar poi estava abaxo do peso, meu peso era 49 e meio e hoje estou com 53 kg e notei esse aumento do peso depois do dia19 de maio oque faço quero voltar ao meu peso normal e meu com dietas e nao consigo…. oque faço?

  54. jeeh disse:

    Desculpe escrevi errado… acabando as 3 catelas de diclin esperei os 7 dias e no primeiro dia de mestruaçao comecei a usar o yasmim ALTHAIA generico…

  55. marta disse:

    eu tomo Diane 35 para controlar o síndrome de ovário policístico eu estou engordando muito e com muita retenção de liquido qual anticoncepcional posso usar para não engorda , sei que tem quem usa o Yas e o yasmim, mas fico com medo deles não controlar o meu problema. a minha medica falou que posso tomar, mas andei pesquisando e muitas pessoas fala que eles são fracos. eles funciona sim ou não?

  56. fabioeugenio disse:

    Oi Priscila,

    O anticoncepcional não atrapalha a fertilidade futura da mulher. Na sua idade, pode esperar até 1 ano por gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  57. fabioeugenio disse:

    Oi Jesuene,

    O caminho e consultar um ginecologista para avaliação, e definição do melhor anticoncepcional.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  58. fabioeugenio disse:

    Oi Marta,

    Funcionam bem sim, mas cada organismo reage diferente. O acompanhamento com seu ginecologista pode definir o melhor para seu caso.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  59. Luíla disse:

    Oi Dr…. eu tenho 17 anos e tomo pilula (ciclo 21) a 1 ano… O mês retrasado fiquei sem tomar pq n tive relação sexual. Voltei a tomar. Uns 3 dias depois que acabou tive relação sem camisinha. e tomei o a pilula do dia seguinte 2 dias depois. Estou com medo, pois, minha menstruação atrasou e agora veio marrom e ficou por 7 dias… Há possibilidades de eu estar grávida?

  60. fabioeugenio disse:

    Oi Luila,

    É pouco provável que seja gravidez. Mas na dúvida, faça o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  61. Ana disse:

    Olá doutor.
    Gostaria de saber dos reais riscos de saúde que uma mulher corre tomando pílula anticoncepcional. Se antes do início da pílula a mulher deveria fazer algum tipo de exame. Se há riscos e qual a porcentagem de ter trombose cerebral. Enfeim…queria saber realmente sobre todos os riscos. Já tomo a bastante tempo e nunca um ginecologista falou sobre algum risco. Li algumas reportagens sobre esse tema e fiquei com medo do que li…Gostaria de saber sobre a eficácia do método de Bellins.

  62. Patrìcia disse:

    Olá,tudo bem Dr.?Tomo a pílula SELENE há 4 anos sempre às 20:00hs e corretamente.Ontem foi o meu 13º dia de tomar,tomei às 20:00hs como de costume e ás 22:15hs fui ao banheiro e evacuei, as fezes não sairam de forma normal,mas também não sairam totalmente líquidas,creio eu que não foi diarréia intensa pois só fui no banheiro 1 vez nessa hora,por isso não tomei outra pílula,li na bula que se tiver diarréia intensa corta o efeito da pílula.A minha preocupação é: mesmo eu tendo essa evacuação, a pílula pode ter perdido o efeito?A minha menstruação vai descer?Estou apavorada.Desde já eu agradeço pela atenção.DEUS te abençõe.

  63. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Em mulheres sem doenças de base ou história familiar de trombofilias, não precisa qualquer exame prévio.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  64. fabioeugenio disse:

    OI Patrícia,

    Inprovável que este episódio tenha alterado em algo a eficácia do anticoncepcional.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  65. maira disse:

    olá doutora a um mês descobri um pequeno cisto no ovario esquerdo não vou precisar fazer cerurgia pois minha ginicologista recomendou me não tomar nada pois esse cisto sairia sozinho mais minha vontade de engravidar e tão grande que estou tomando diane 35 será que resolve ??? e logo logo vou poder voltar a engravidar?

  66. fabioeugenio disse:

    Oi Maira,

    O anticoncepcional faz o cisto desaparecer se for um cisto funcional. E depois você poderá engravidar sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  67. Kyara disse:

    Olá doutor, tomo o diane 35 uns 3 meses, mas tomo remédios e vacina contra alergia também, isso interfere? corro risco de engravidar ou não? já que dizem que não temos período fértil quando estamos tomando pílula né, tenho 38 anos.

  68. fabioeugenio disse:

    Oi Kyara,

    Realmente não existe período fértil em mulheres usando anticoncepcional.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  69. Olá doutor! Eu tomo o ciclo 21 faz trez anos e fique sabendo que esse contraceptivo é uns dos mas fracos ; eu acabri esquendo de toma-lo por dois dias ser que corro o risco de engravida?

  70. Rafaela disse:

    Olá Doutor.
    Iniciei minha primeira cartela de Anticoncepcional no terceiro dia da menstruação, tomei corretamente todos os dias, no mesmo horário, mas no 12º dia eu e o meu namorado transamos sem camisinha. Continuei com a cartela normalmente até o fim, ocorre algum perigo ??

  71. fabioeugenio disse:

    Oi Sol,

    Este anticoncepcional na realidade é um dos mais “fortes” (mais hormônios). Mas o esquecimento pode reduzir a eficácia sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  72. fabioeugenio disse:

    Oi Rafaela,

    O anticoncepcional já estava com efeito pleno, e é muito raro haver falha.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  73. claudia eliza disse:

    olá Dr.

    Eu tomo Cerazette a 1 ano, e nunca fiz a pausa. essa semana resolvi dar uma pausa pois ando meio inchada. Tem algum problema em dar essa pausa de 7dias, porque esse é de uso continuo..

    muito obrigada,,, aguardo a resposta ;;;;;

  74. Giza Marina disse:

    Oi Dr. Eu estou fazendo uso do anticoncepcional iumi. Segunda cartela. Quando estava no 19°comprimido esqueci de tomar no horario das 9h30 da manha. Fui lembrar ja era mei noite. Tomei mei noite e amanha vou tomar o do dia no horário habitual. Corro o risco de engravidar caso nao utilizo a proteção como a camisinha?

  75. Marcia disse:

    Ola Dr. Sou casada, tomo anticoncepcional a 2 anos, parei tem 2 meses e ainda nao conseguir engravidar quanto tempo eu tenho que esperar,pra mim cinseguir engravidar, sera que demora muito?

  76. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    Pode haver sangramento, e perda da eficácia contraceptiva.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  77. fabioeugenio disse:

    Oi Giza,

    Apenas algumas horas de esquecimento não altera a eficácia!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  78. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    O período médio é de 4 a 6 meses, mas pode aguardar até 1 ano, caso tenha até 35 anos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  79. Denise disse:

    Olá Dr!
    Tenho 32 anos e há 12 anos, pelo menos, tomo o anticoncepcional Diclin e pauso sempre os 7 dias recomendados entre uma cartela e outra para menstruar. Há necessidade de parar de tomar o comprimido por um período prolongado, alguns meses consecutivos, para “desintoxicar” meu organismo?
    Passei a tomar anticoncepcional porque fui diagnosticada com síndrome de ovário policístico, mas nunca tive cisto. Tinha cólicas infernais, se não me engano um período antes de menstruar. Com o uso prolongado da pílula fui “curada” ou preciso continuar a tomar pílula?
    Obrigada pela atenção.

  80. fabioeugenio disse:

    Oi Denise,

    Se você está bem adaptada não precisa parar o anticoncepcional. Apenas fazer exame ginecológico anual.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  81. Beth disse:

    Olá Dr.! Tenho 34 anos e tomo Cerazetti há 2 anos mas esse mês qd terminou a cartela fiquei dois dias sem tomar e tive relação sem proteção depois voltei a tomar normalmente, hoje fazem 10 dias que tive relação e meus seios estão doloridos e inchados. Posso estar grávida?

  82. fabioeugenio disse:

    Oi Beth,

    É improvável, mas pode acontecer. Após 14 dias da relação, você pode fazer o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  83. MÔNICA disse:

    ola boa noite. doutor nunca tinha tomado anticoncepcional sempre tive relação sem preservativo com meu marido e depois se passaram dois anos, e nunca engravidei quando resolvir tomar , tomei por dois meses e parei ai engravidei, hoje minha filha tem nove anos e durante esses nove anos eu nunca mais tomei, sera que se eu tomar posso engravidar novamente, pois sei que o anticoncepcional me ajudou o q vc acha?

  84. fabioeugenio disse:

    Oi Mônica,

    O anticoncepcional, tomado antes, não ajuda a engravidar!! Se estiver com dificuldade, consulte um especialista para avaliação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  85. Estrela disse:

    Boa noite, gostaria de saber se no caso de eu ter perdido um comprimido da minha cartela de anticoncepcional eu devo tomar o do dia seguinte normalmente ou adiantar os comprimidos. Obrigado

  86. fabioeugenio disse:

    Estrela,

    Tome assim que lembrar, e continue a caixa normalmente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  87. anônimo disse:

    Doutor, tomo o Elô há 4 meses, após a pausa de sete dias iniciei o Selene e no 3 dia já tive relações sexuais sem camisinha, apenas coito interrompido. Já estava protegida por tomar anticoncepcional há alguns meses?

  88. Kellen Regina disse:

    Doutor faço uso de Perlutan há 16 anos e fui detectada com miomas e adenomiose..seria pelo tempo de Perlutan?Continuo tomando ou interrompo??Obrigada.

  89. Bruna disse:

    Boa noite, doutor. Tenho ovarios policistos e sofria muito com dores e ezpinhas. Meu médico me receito o Diclin (21comprimidos) e não tive nenhum efeito colateral.As dores e as espinhas sumiram.Com receio de sofrer os efeitos da TPM emendei 4 cartelas sem pausa. Meu médico que às vezes é possível fazer isso mas não estipulou quanto tempo.Por favor, fazer isso compromete a eficácia do anticoncepcional? Posso ter efeitos colaterais ?

  90. naiara disse:

    ola DR Fabio tenho 20 anos e já retirei o ovário esquerdo pois deu um cisto e rompeu e tive que fazer uma cirurgia com urgência já faz 2 anos que tomava o Yaz,fui ao medico e ela me receitou outro anticoncepcional que se chama tamisa 30 continuo pois toda vez que dava pausa no Yaz eu ia parar na santa casa de cólica menstrual muito forte e ninguém descobre porque esta cólica tao forte …eu estou querendo voltar a tomar o yaz pois o tamisa 30 esta me fazendo mal.
    Eu teria alguma chance de engravidar tomando remédio contiuo

  91. amanda disse:

    tomo o Anticoncepcional fazem 7anos , e no mes de agosto parei de tomar pois fiz uma viagem e acabei esquecendo de levar e estava fora do pais.
    e no mes de agosto tive relação e tevee ejaculação tomei a pirula do dia seguinte , ai veio a menstruação e voltei a tomar no segundo dia de menstruação pois veio em um horario que ja estava dormindo.
    No 15 dia ( final da cartela) tive relação de novo e a camisinha estorou e acabei nao tomando a pirula do dia seguinte, veio minha menstruação no fia certo , mas veio um vermelho mais escuro , fiz um exame de beta HCG e deu <1.20 negativo , posso estar gravida mesmo assim

  92. vitoria disse:

    Oi Dr.,

    Tomo pílula Yaz faz 5 anos e esse mês esqueci de tomar 1 dia, só que como acabou ocorrendo escape bem forte, tipo menstruação eu resolvi parar de tomar a pilula, ou seja, interromper a cartela, parar 4 dias e iniciar uma nova. Mas no terceiro dia sem tomar pilula, eu estava menstruada e tive relação. Corro risco de engravidar? Obrigada.

  93. Carol disse:

    Dr. bom dia!
    O uso de anticoncepcionais inibe a produção de óvulos,certo?
    Se a mulher nasce com um número X de óvulos, há retardo na menopausa?

  94. DANIELLE disse:

    Oi dr, gostaria de tirar uma dúvida: tomo pílula há quase 7 anos e nesses dois ultimos intervalos minha menstruação ainda não desceu, será que posso estar grávida? (nunca esqueci uma pílula)

  95. Bianca disse:

    Olá Dr, vou começar a tomar o anticoncepcional yaz, após quanto tempo posso começar a ter relação sexual sem risco nenhum? Obrigada pela atenção, Boa Noite!

  96. Isis Damasceno disse:

    Dr.
    Numca tinha tomado anticoncepcional, fui no genicologista e ele mim indicou o generico do Yasmin, so que fiquei em duvida quando fui comprar pois tem dele feito e varios laboratorios (Nova quimica, Ems, Medley, althaia, sandoz e outros) qual serio o melhor? Grata

  97. tatiane disse:

    Bom dia.

    Estou amamentando…. tres dias antes de completar a quarentena, comecei a tomar o cerazette. Porem dez dias apos, tive relacao com meu marido… corro risco de ter engravidado novamente? Desde o parto nao menstruei. Li na bula q apos 7 dias estaria protegida e confiei… agora estou com muitoooo medo…. obg desde já.

  98. Cris disse:

    Olá, estou preocupada. Tomei duphaston para menstruar e depois iniciei Diane 35. Faltam 4 comp e ainda estou morrendo de dores e inchaço na parte pelvica. Além de ter notado aumento de peso

  99. Roberta disse:

    olá…
    Tomei anticoncepcional durante 14 anos, com um ano de parada engravidei, gostaria de saber, se o tempo de pausa foi pouca para engravidar? se pode causar algum dano ao feto? tenho asma e tomo seretide 50/250, posso continuar tomando?

  100. Beatriz disse:

    Dr.Manter relações com mais de um parceiro, mas fazendo o uso correto do anticoncepcional aumenta o risco de gravidez?

  101. Poliana disse:

    Dr. Eu posso emendar 2 cartelas sem dar a pausa de 7 dias do Diclin ? A menstruação ira descer?

  102. Sanderleia disse:

    Boa tarde Dr,ja tomo anticoncepcional a 8anos,e me informaram
    que o mesmo vai se depositando no utero,impedindo assim uma
    futura gravidez. Gostaria de saber se isso e realmente verdade?
    Desde ja,obrigada!

  103. fabioeugenio disse:

    Olá,

    O anticoncepcional mantem a proteção mesmo na pausa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  104. fabioeugenio disse:

    Oi Kellen,

    O Perlutan não cusa estas alterações !! Converse com seu ginecologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  105. fabioeugenio disse:

    Oi Bruna,

    Não compromete a eficácia, mas aumenta um pouco a possibilidade de efeitos colaterais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  106. fabioeugenio disse:

    Oi Naiara,

    É importante que você seja investigada para endometriose.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  107. fabioeugenio disse:

    Oi Amanda,

    Não está grávida. O exame deu negativo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  108. adriana disse:

    Estou no 3* dia da pausa de 7 dias da minha primeira cartela de anticoncepcional. Tomo o Moliere30. É a primeira cartela minha. E hoje tive relacoes sem protecao. Estou em dúvida em tomar ou não a pilula do dia seguinte . Devo tomar ou nao ? Corro risco de gravidez?

  109. fabioeugenio disse:

    Oi Vitória,

    Pouco provável, mas certeza somente fazendo um beta-hcg após 15 a 20 dias.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  110. fabioeugenio disse:

    Oi Carol,

    O anticoncepcional inibe o amadurecimento e não a produção, e os óvulos continuam sendo perdidos na mesma velocidade.

    Não altera idade da menopausa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  111. fabioeugenio disse:

    Oi Danielle,

    Pouco provável, mas na dúvida faça o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  112. fabioeugenio disse:

    Oi Bianca,

    Cerca de 1 semana após o início.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  113. arlete disse:

    dr tenho 32anos e tenho 2 filhos ja tomei pilula a 7 anos e estou parado a 10 meses o meu marido quer tanto que nos tenhamos mais um filho mais eu nao estou conseguindo engravidar sera que epor causa da pilula, ja fiz consulta com o meu ginecologista fiz todos os exames ela me encontrou com uma feridinha no colo do utero mas ela diz q nao e nada preocupante e o resto tudo bem, pf me ajude

  114. fabioeugenio disse:

    Oi Ísis,

    Todos são equivalentes, mas os mais usados são da Libbs e EMS

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  115. fabioeugenio disse:

    Oi Tatiane,

    Pouco provável que tenha ocorrido gravidez. Na dúvida faça o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  116. fabioeugenio disse:

    Oi Cris,

    É preciso exame ginecológico para definir o que está acontecendo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  117. fabioeugenio disse:

    Oi Roberta,

    Quando você para o anticoncepcional já pode engravidar no mês seguinte. Deve apenas fazer uso de ácido fólico quando for programar a gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  118. fabioeugenio disse:

    Oi Beatriz,

    Não aumenta, se o uso do anticoncepcional está correto.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  119. fabioeugenio disse:

    Oi Poliana,

    Se você emendar 2 cartelas, a menstruação não vai descer.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  120. fabioeugenio disse:

    Oi Sanderleia,

    É mito. O anticoncepcional não prejudica em nada uma futura gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  121. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Se o uso do anticoncepcional está correto, não precisa pílula do dia seguinte.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  122. fabioeugenio disse:

    Oi Arlete,

    A pílula não atrapalha gravidez futura. Após 1 ano de tentativas naturais, procure um especialista para acompanhamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  123. Silvia disse:

    Oi Dr, comecei a tomar anticoncepcional yaz a uns 15 dias atrás, já posso ter relação sexual segura? tomo corretamente.
    Obrigada!

  124. fabioeugenio disse:

    Oi Sílvia,

    Pode sim, já está protegida!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  125. Bianca disse:

    Boa tarde Dr, como tinha perguntado anteriormente citando que iria começar tomar o anticoncepcional yaz, então, já comecei a uns 17 dias.. A dúvida seria, por ser minha primeira cartela de anticoncepcional e eu tendo 15 anos, posso tomar bebida de álcool??? Por acaso o álcool corta o efeito do anticoncepcional??? Porque se sim, eu vou evitar o máximo possível, o medo de engravidar é maior kkk
    Obrigada!

  126. fabioeugenio disse:

    Oi Bianca,

    Em pequena quantidade o álcool não altera o efeito do anticoncepcional.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  127. Beatriz Taveira Ramos disse:

    Doutor ,tenho 33 anos e ha 3 meses comceo a tomar Femina. Na bula diz que não ha estrogênio e progesterona puros mas sim sinteticos.Gosteria de saber se este anticoncepcional da celulites. Muito obrigada.

  128. fabioeugenio disse:

    Oi Beatriz,

    Depende de cada organismo. O que causa mais celulite é ganho de peso excessivo, e alimentação inadequada.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  129. karine keila disse:

    Oi Dr, tomo anticoncepcional tamisa 30 a 10 anos, estou com 27 anos, este mês que passou tive relação sem proteção no ultimo dia de minha menstruação, e ejaculou dentro, no dia seguinte tomei a pilula do dia seguinte e continuei a tomar o tamisa por uns 5 dias, ai acabei parando de tomar, para esperar minha próxima menstruação descer, neste periodo tive relação com coito interrompido, agora estou em pânico, estou com a menstruação atrasada qual é o meu risco de estar gravida?

  130. Marta disse:

    Olá doutor! Tomo o anticoncepcional IUMI a cerca de um ano. Ele foi receitado para controle da menstruação, que era bem irregular. Nos últimos três meses, não ocorreu sangramento no intervalo das cartelas. Preocupada resolvi esperar o sangramento aparecer para começar uma nova cartela, mas já se passaram 10 dias e não ocorreu nenhum sangramento. Não há nenhuma possibilidade de gravidez, o que pode estar ocorrendo?

  131. Flávia disse:

    Dr. há dois meses estou usando o anticoncepcional Diclin. Tomo durante 21 dias e dou 7 de pausa. Porém a menstruação não veio pela segunda vez. É normal esse efeito do Diclin?

  132. Camilla disse:

    Olá ,toma o yaz faz 1 ano ,porque tenho a endometriose ,e tenha relação sexual ,na quinta-feira passada tive uma ,e fizemos um tempo sem camisinha ,mas ele não ejaculo dentro dentro de mim nem nada e dps colocou a camisinha ,e era meu último dia de pílula ,esperei 2 dias e nada de menstruação ,tomei a pílula do dia seguinte 2 dias dps ,e na segunda ,já comecei a toma o anticoncepcional normal ,mas não vem a uma semana ! Posso estar gravida ?

  133. elis disse:

    Tomo anticoncepcional a 20 anos e tenho 34 anos.
    deixei de tomar meu anticoncepcional um mês e tive relação com meu esposo mais fora do período fértil.
    Minha mestruacao está atrasada, , não estou sentindo nenhum sintomasde gravidez.Apenas um cólica tipo querendo descer a mestruacao.
    Será q posso estar grávida? ?

  134. isa disse:

    Dr. O levofloxacino corta efeito do elani28!? Estou nos últimos comprimidos e tive relação sem camisinha onde não houve ejaculação. Posso engravidar?

  135. rafaela disse:

    Boa tarde gosta de saber se pessoas com cisto pode tomar anticoncepcional injetáveis?

  136. fabioeugenio disse:

    Oi Karine,

    É pequeno, mas na dúvida faça o beta-hcg 14 dias após a relação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  137. fabioeugenio disse:

    Oi Marta,

    Alguns anticoncepcionais podem suspender a menstruação.Converse com seu ginecologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  138. fabioeugenio disse:

    Oi Flávia,

    Pode ocorrer ausência de sangramento na pausa, sem alterar a eficácia do anticoncepcional. Converse com sua ginecologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  139. fabioeugenio disse:

    Oi Camilla,

    Pouco provável, mas na dúvida faça o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  140. Anna disse:

    Olá doutor. Faço uso do anticoncepcional Yasmin há um ano e sempre tomei certinho. Porém, mês passado tomei a cartela desregulada, mas tomei todos os comprimidos. Minha menstruação veio na pausa certinha, como tinha que ser. Comecei a cartela nova no dia certo (sábado passado) e desde então tenho tomado rigorosamente no mesmo horário.. Porém tive relações com meu namorado nesse mesmo sábado e na segunda seguinte, com ejaculação dentro.. O que eu queria saber é, a cartela que eu tomei desregulada afeta na eficácia dessa nova? Há chances de eu estar grávida ou a nova cartela mantém eficácia plena desde o primeiro dia, se tomada corretamente?

  141. Thamara disse:

    Doutor boa tarde, tomo o anticoncepcional YAZ a mais de 2 anos, por conta de uma viajem estou sem tomar a 15 dias, namoro a 1 ano e meio, tenho 20 anos, se eu tiver relação sexual sem camisinha até o início da minha menstruação posso engravidar? É verdade que agora só posso voltar a tomar o remédio quando minha mestruacao vier?

    Grata, thamara

  142. Thamara disse:

    Doutor boa noite, eu tomo o remédio YAZ a 3 anos, tenho 20 anos, por conta de uma viajem estou 18 dias sem tomar o remédio, posso ter relação sexual sem camisinha? É verdade que tenho que esperar até minha proxima menstruação para voltar a tomar?

  143. fabioeugenio disse:

    Oi Elis,

    Na dúvida faça um beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  144. fabioeugenio disse:

    Oi Isa,

    Alguns antibióticos podem reduzir, mas não cortar, o efeito do anticoncepcional.

    Neste seu caso é muito improvável gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  145. fabioeugenio disse:

    Oi Rafaela,

    Depende de que tipo de cisto!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  146. fabioeugenio disse:

    Oi Anna,

    Se houve menstruação normal, a nova cartela mantém a eficácia.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  147. fabioeugenio disse:

    Oi Thamara,

    Como você pode ter ovulado, pode haver gravidez sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  148. fabioeugenio disse:

    Oi Thamara,

    Está sob possibilidade de gravidez. Para evitar usem a camisinha.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  149. Amanda disse:

    Olá doutor , há 4 anos que eu tomo o anticoncepcional gracial , há 4 meses parei de tomar o anticoncepcional , após o término da menstruação neste mês , iniciei uma nova cartela , após 4 dias do início da cartela , tive relação sexual sem preservativo , corro o risco de estar grávida ? Obrigado

  150. Binha teles disse:

    Dr. Parei de tomar mínima em setembro.. Dia 21 de outubro menstruei normalmente, porém no mês de novembro que deveria ter vindo dia 18 nao veio, já fiz beta e deu negativo.. Já teria q menstruar dia 16/12.. Será q já estou ovulando?? Quero engravidar!! Obrigado desde já.

  151. Aline disse:

    Olá eu tomava a pílula yaz e parei. Agora minha menstruação está atrasada 2 meses. Posso voltar a tomar o anticoncepcional ou devo esperar que minha menstruação venha?

  152. Priscila disse:

    Oi Dr tomei por 5anos yasmin e esse mes minha menstruaçao esta atrasada 9dias, mas fiz o beta de farmacia e o de sangue e deram negativo… o que pode ser?

  153. beatriz disse:

    Olá Dr. Fábio,

    Eu tomava o elaniciclo mas minhas pernas começaram a inchar então a médica receitou o cerazette e como ele é de uso contínuo ela disse que eu nao menstruaria mais. Acontece que já faz 4 meses que estou tomando e continuo menstruando. Então a médica disse que quando ocorrer sangramento eu devo tomar duas pílulas. Mas isso não significa que o remédio não está fazendo efeito? Além disso fiz um ultrassom do útero e estou com folículos, ela disse que são os óvulos. Vou casar em janeiro e estou preocupada. Eu corro o risco de engravidar?

    Att,

    Beatriz.

  154. Maria alice disse:

    Ola doutor, eu tomo anti durante 3 anos certinho, cheguei a trocar de anti 3 vezes, o ultimo foi o diane q tomei por 3 meses, parei de toma lo no inicio de.outubro, e desde entao mantive relacoes com meu namorado com preservativos, porem minha menstruacao nao desceu ate hoje 17 dezembro, as vezes sinto meu peito dolorido, e colicas, eh possivel estar gravida? Ou eh efeito pós anti?

  155. fabioeugenio disse:

    Oi Amanda,

    É pouco provável, mas você deveria ter reiniciado no 1o dia do ciclo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  156. fabioeugenio disse:

    Olá Binha,

    Consulte seu ginecologista para exames de avaliação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  157. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    Deve-se afastar a possibilidade de gravidez antes de reiniciar a pílula.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  158. fabioeugenio disse:

    Oi Priscila,

    Faça exames hormonais e ultrassom transvaginal para definir.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  159. fabioeugenio disse:

    Oi Beatriz,

    Usando o anticoncepcional corretamente, os riscos são mínimos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  160. fabioeugenio disse:

    Oi Alice,

    Pode ser disfunção hormonal. Mas faça o beta-hcg para confirmar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  161. Beatriz disse:

    Ola
    Estou tomando o Yaz a 2 meses, tenho dúvidas se na pausa ( 4 comprimidos) tem perigo que eu fique grávida!

  162. Giovana disse:

    Dr. tomava cerazette a um ano, em setembro agora dei uma pausa e 30 dias depois menstruei, foi dia 15 de outubro e no primeiro dia ja voltei a tomar o ac, uns 15 dias depois tive escape. Minha dúvida é a seguinte, no dia 04/11 tive relação com meu marido sem camisinha e ele ejaculou dentro, corro o risco de engravidar com 21 dias de ac?

  163. luana disse:

    Ola dr Fabio, fiz o uso do anticoncepcional por vários anos mês passado não tomei, esse mês voltei a tomar como manda as orientações médicas no primeiro dia da menstruação você acha que tento uma relação sexual desprotegida corro risco de engravidar? Obrigada

  164. Bianca disse:

    Olá, Doutor.
    Eu tomo o anticoncepcional há três meses, no terceiro mês eu estava tomando regularmente mas esqueci um dia, nesse mesmo dia eu tive relações sexuais duas vezes. É possível eu estar grávida? Não sinto cólica alguma.

  165. Carol disse:

    Olá! Tomo anticoncepcional a 10 meses, mas no mês passado comecei a tomar com 2 dias de atraso..Porém não tive nenhum tipo de relação sexual..
    Esse mês voltei a tomar o anticoncepcional no dia certo e no horário certo, mas tive relação sem camisinha e meu namorado gozou dentro..
    Estou um pouco nervosa; tenho me sentdo mal, mas não sei se é ansiedade ou não..
    Há risco de gravidez?

  166. fabioeugenio disse:

    Oi Beatriz,

    Em tomada regular, você está protegida mesmo na pausa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  167. fabioeugenio disse:

    Oi Giovana,

    Se a tomada da pílula está regular e correta, o risco é mínimo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  168. fabioeugenio disse:

    Oi Luana,

    Tomando corretamente a pílula, o risco é mínimo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  169. fabioeugenio disse:

    Oi Bianca,

    Pouco provável com esquecimento de apenas 1 dia. Mas faça o beta-hcg após 15 dias.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  170. fabioeugenio disse:

    Oi Carol,

    Se a tomada está correta, o risco é mínimo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  171. Laísa disse:

    Oi, Dr Fábio!
    Tomo o anticoncepcional Yaz tem 5 anos.
    Queria saber se é confiável tomar o genérico
    dele da Althaia. Será que a qualidade é igual
    ou é inferior?

    Obrigada.

  172. iza disse:

    Olá Dr. Tive bebê há 9 meses tomei Natália por 6 continuo. Depois voltei p o genérico do yasmin tomei 2 cartelas tive sangramento nas pausas, só q decidi parar dia 2/12 porque estava tendo muitas reações desceu dia 6 por 3 dias e daí ficamos no uso da camisinha e 2x teve coito interrompido. Hoje 27/12 minha menstruação não veio uns 23 dias atrasada.
    meu bebê 9 meses mama muito ainda, se duvidar a cada 2’3 horas… Também estive me exercitando demais para emagrecer. Pode ser Normal? Já tenho 3 filhos muito medo de mais um filho.

  173. Adriele disse:

    Olá doutor, eu estou no meu 23 (vigésimo terceiro ) comprimido da primeira cartela da pílula iumi, posso já ter relações sexuais sem preocupação ? Grata!

  174. Gabriela disse:

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se há alguma possibilidade de engravidar na primeira pausa do anticoncepcional. Desde já agradeço.

  175. Stefani disse:

    Ola,
    dia 23/12 eu tive relação com meu namorado sem o uso de preservativo, ele não ejaculou dentro de mim, e limpou com papel higiênico antes de iniciarmos outra relação, tomo anticoncepcional todos os dias mas em horários diferentes entre 8:30 e as 11:00 sempre meu anticoncepcional é o Repopil, e eu tenho ovário policístico, no dia seguinte da minha relação fui na farmácia comprar a pílula do dia seguinte e o farmacêutico me disse que eu não precisava tomar pq o importante era tomar o anticoncepcional todos os dias em horários próximos e pq o parceiro nao havia ejaculado em mim, e por causa do ovário policístico, mas quero saber se tem chances deu engravidar hoje eu vou tomar o ultimo anticoncepcional da cartela então essa semana tenho que menstruar mas com o nervoso que estou sentido pode atrasar e eu ficar mais nervosa.
    Oque vc acha?

  176. Bruna Raquel disse:

    Ola Dr.tomo triquilar a quase 4anos e da parei tem dois meses.queria saber se eu posso engravidar pois eu e meu marido desejamos.mas,tenho medo de engravidar e o feto sofre com mal forms s devido o tempo que passei mim previnindo.desde de ja obrigado…

  177. fabioeugenio disse:

    Oi Laísa,

    Os genéricos (não o similar) têm o mesmo efeito clínico do que o original.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  178. fabioeugenio disse:

    Oi Iza,

    Pode ser alguma disfunção hormonal, mas faça o beta-hcg para tirar a dúvida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  179. fabioeugenio disse:

    Oi Adriele,

    Pode sim pois já está protegida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  180. fabioeugenio disse:

    Oi Gabriela,

    Em uso correto, você está protegida mesmo na pausa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  181. fabioeugenio disse:

    Oi Stefani,

    Em uso regular e correto da pílula, você está protegida da gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  182. fabioeugenio disse:

    Oi Bruna,

    A tomada anterior da pílula não interfere na sua fertilidade atual.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  183. Julia disse:

    Prezado Dr.,
    Eu fazia o uso de Allestra 20 durante 4 anos, entretanto, devido problemas com acnes a minha ginecologista sugeriu o Diane 35. Comecei neste mês após a pausa da cartela antiga , na primeira menstruação, e venho fazendo o uso regular desse medicamento. Estou no 5° dia de pausa do Diane e até o momento a menstruação na veio. Gostaria de saber se é normal ou posso continuar com o uso do remédio.
    Obrigada e Feliz Ano Novo.

  184. Cristina disse:

    Dr. Tenho 35 anos estou tentando engravidar a dois meses, ja estou tomando ácido folico e glifage xr. Mas atacou minha alergia e ontem e hoje tomei loratidina 10mg. Gostaria de saber se há problema e se este medicamento pode atrapalhar minha tentativa de gravidez. Muito obrigada.

  185. Carol disse:

    Olá, tomo selene a 4 anos. No ultimo dia 24 tomei a 8ª pilula (por volta das 19h) normalmente e tive penetração por um curto período sem ejaculação por volta das 3 am. No dia 25, tomei a 9ª pilula no horário convencional , mas vomitei cerca de 2 ou 3 h depois. Depois disso voltei a tomá-lo somente no dia 26 no horário de sempre. E não tive mais relação desde o vomito. Corro o risco de estar grávida? Senti cólicas 3 dias após o episódio do vômito, e isto está me preocupando.

  186. Milena disse:

    Dr, Fabio, tomei a pílula Femina por cerca de quatro anos. Em setembro parei de tomar na intenção de engravidar.
    Quanto tempo demora para o meu organismo voltar ao normal e eu conseguir engravidar?

  187. Oi boa noite doutor gostaria tomo ciclo 2 há mais de 8 anos e as 2 últimas pausas não veio nada, e esse mês tenho que trocar pelo diu e como faço? eu já deveria ter parado com o ant ciclo 21? pois tenho problpr colesterol…aate re

  188. Bianca disse:

    Olá, Doutor.
    Eu estou tomando o anticoncepcional regularmente, mas no meio da cartela eu tive um saneamento bem leve. Coisa rápida. Um dia antes desse saneamento eu tive relação sexual com meu namorado após eu me senti muito ardida. O que pode estar acontecendo para a explicação do sangra
    mento?

  189. natalia disse:

    ola DR.

    eu tomo anticoncepcinal a 1 ano diane 35 e esse mes tive diarreia e no outro dia tive relação e anoite tomei dois comprimidos e por fim acabou os 21 comprimidos e agora to dando a pausa de 7 dias sera que posso estar gravida?

    OBS:NAO VEIO MINHA MESTRUAÇAO AINDA E JA TA NO ULTIMO DIA

  190. natalia disse:

    AI E COMO ESQUECI DE FALAR MINHA RELAÇÃO FOI COM O COITO INTERROMPIDO NAO CHEGOU A GOZAR….

    DESDE JA AGRADEÇO ESTOU MUITO NERVOSA

  191. Sara disse:

    Ola dr.
    estou tomando o anticoncepcional MICROVLAR, a 3 meses. Gostaria de saber se eu posso ter algum tipo de doença, caso eu tomo esse remedio por alguns anos.

  192. fabioeugenio disse:

    Oi Júlia,

    Espere até 7 dias. Se não menstruar, faça um beta-hcg para afastar gravidez e pode reiniciar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  193. fabioeugenio disse:

    Oi Cristina,

    Nenhum problema.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  194. fabioeugenio disse:

    Oi Carol,

    Pouco provável que tenha alterado a eficácia do anticoncepcional.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  195. fabioeugenio disse:

    Oi Milena,

    No ciclo seguinte você já pode engravidar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  196. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Faça um beta para afastar gravidez, e pode colocar o DIU.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  197. fabioeugenio disse:

    Oi Bianca,

    Pode haver pequenas perdas sanguíneas no uso da pílula.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  198. fabioeugenio disse:

    Oi Natália,

    Pouco provável haver gravidez, mas na dúvida faça um beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  199. fabioeugenio disse:

    Oi Sara,

    É um anticoncepcional muito seguro.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  200. Talita disse:

    Oi dr. Tomava o ciclo 21 a 1 ano e 9 meses a última vez que minha menstruação venho foi dia 9 de dezembro ae neste período parei de tomar o ciclo 21 tive relação sem proteção várias vezes com meu namorado será que posso esta gravida? Minha menstruação era pra descer terça feira agora que completo 28 dias e até agora não desceu. Será que posso esta gravida,? Quero fazer o teste sábado agora para sabe o resultado

  201. Bianca disse:

    Olá. Eu tomo Tamisa 20 há uns quatro meses. No meio da cartela, está havendo um sangramento leve. É sangue e não é marrom. Eu tenho estado meio enjoada esses dias mas não interrompi a cartela, ainda faltam cinco para finalizar. Minha garganta inflamou por esses dias, então tomo anti inflamatório também. O que pode ser a causa desses enjôos e sangramento? É normal?

  202. Renata disse:

    Olá Doutor,

    Quando não se dá a pausa correta entre as cartelas, ou seja, menos do período determinado. Há alguma problema? Tomo yaz a vários anos e ao invés de fazer a pausa de 4 diaz, fiz apenas de 3.

    Desde já agradeço.

  203. vanessa disse:

    olá doutor estou tomando o anticoncepcional nactali pq eu amamento ainda e e to tendo um escape faz 2 meses que comecei a tomar ele, ando percebendo que vivo com muita fome minha barriga esta muito inchada enjôo e dores de cabeça sendo que tive relacao sem camisinha mais sem ejaculaçao dentro ! E depois de uns dias esqueci de tomar um comprimido só tomei no outro dia logo que lembrei ! Sera se e por causa do anticoncepcional q sinto esses sintomas ou estou gravida novamente ? Pois tenhi um bb de 2 meses ainda.

  204. brenda disse:

    Dr., tomo Diane 35 desde 2007. Parei algumas vezes e tomava em horários diferentes. Nas últimas duas cartelas (emendei ambas), tomei religiosamente no mesmo horário, mas não lembro se no início dessa nova fase (última cartela tomando certinho), eu iniciei no 1o dia da menstruação.

    Depois de emendar essas duas cartelas, estou na pausa de 7 dias. Por não lembrar se lá no início tomei no 1o dia da menstruacao, estou protegida?

    Que diferença faz essa questão do 1o dia?

    Posso fazer um intervalo menor do que 7 dias no Diane ou isso interfere na eficácia?

    Obrigada, dr.

  205. Aline Mara disse:

    Olá Doutor tudo bem?
    Minha boa noite pra quem ta com insônia é a seguinte..
    Faço uso do anticoncepcional IUMI há quase 3 anos. Nunca esqueci de tomar nenhum comprimido, as vezes esqueço de tomar o horário certo, mas logo quando lembro eu já tomo.
    No sábado (03/01) esqueci de tomar o comprimido e só tomei no outro dia e ja tinham-se passado mais de 24 horas. E ainda nesse intervalo, tive relação sexual sem camisinha! Faltavam ainda 10 comprimidos para acabar a cartela.
    Durante a mesma semana eu tive alguns sintomas parecidos com de gravidez.. tonteira, duas vezes tive vvontade de vomitar e muita indisposição..
    Doutor, sera que corro o risco de estar grávida, ou é impossível.. esses sintomas podem ser concidencia mesmo?? Ate pq, ontem (10/01) fez apenas uma semana do acontecido.
    Se puder esclarecer essa dúvida..
    Desde ja agradeço.

  206. daniela Daniela disse:

    em 2013 comecei a. toma o ciclo 21depois de um ano tomando ele ja não. fazia mais efeito
    então novembro de 2014 troquei pro diclin porem não dei. a pausa de 3 meses apos para o ciclo então depois de dois meses e alguns dias ando sentindo dor nas costa e muita cólica mais eu ainda to tomando o diclin tenho medo de estar grávida. e prejudica o bebe com o anticoncepciona mais tbm não sei como descobrir se estou gravida espero a rsp

  207. Gabriela disse:

    Olá doutor. Iniciei minha primeira cartela de iumi no primeiro dia de menstruação. No 15 dia eu e meu namorado tivemos alguns amassos, sem camisinha, mas sem penetração. No 21 dia da cartela, tivemos relação com camisinha. Dois dias depois, tive um pequeno sangramento. O que pode ser? Posso estar grávida?

  208. Cristina disse:

    Olá Dr.
    Comecei a tomar Yasmin no primeiro dia da menstruação mas parei no terceiro comprimido por conta dos efeitos colaterais. Minha menstruação está atrasada há quatro dias, fiz um teste de farmácia ontem e deu negativo. O atraso pode ser por eu ter tomado só 3 dias da cartela? Se for por esse motivo, quanto tempo é normal atrasar?
    Obrigada

  209. fabioeugenio disse:

    Oi Talita,

    Você já pode fazer o beta-hcg para confirmar!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  210. fabioeugenio disse:

    Oi Bianca,

    Através de exames eu ginecologista pode definir a causa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  211. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Não há qualquer problema!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  212. Emily disse:

    Doutor, se uma mulher na pausa dos 7 dias do a.c. menstrua normalmente, pode ela estar grávida? E se caso ocorra gravidez por uso incorreto da pílula, ela não menstruará na pausa?

  213. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    Improvável gravidez, mas na dúvida faça o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  214. fabioeugenio disse:

    Oi Brenda,

    O intervalo menor que 7 dias não interfere na eficácia.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  215. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    Deve ser somente coincidência. Após 14 dias da relação faça um beta para esclarecer.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  216. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    Deve ser somente coincidência. Após 14 dias da relação faça um beta para esclarecer.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  217. Aline Mara disse:

    Ok. Muitooo obrigada Doutor!

  218. aline disse:

    Olà Dr. Eu tomo anticoncepcional belara ah 5 meaes e apos o intervalo da mestruaçao tive relaçao sem proteçao antis de começar a tomar o anticoncepcional… no dia seguinte começei a tomar o anticonvepcional, mais umas horas depois começei a tomar antibiotico por 2 dias… e senti dores no utero, ah perigo de eu ter engravidado?

  219. Joce disse:

    Olá! Tomo diane 35 a uns três meses só que comecei a tomar de forma incorreta(n tomei no primeiro dia da menstruação) até então tomo ele religiosamente no mesmo horário sem atrasos e esquecimentos, minha menstruação tem vindo certinha. Só que semana passada tive minha primeira relação sem camisinha com meu namorado e ele gozou dentro, me surgiu essa dúvida sobre engravidar tendo tomando o anticoncepcional de forma errada a dois meses atrás.

  220. Paula disse:

    Esqueci de tomar a pilula (no caso, a pilula Yaz) por 2 dias – antes de ontem e ontem. Ontem percebi e por precaucao resolvi tomar a pilula do dia seguinte. Agora o problema é que não sei se devo fazer uma pausa de 4 dias, continuar normalmente com a cartela ou outra opção. No caso da pílula yaz, o que seria melhor? Obrigada

  221. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    Para investigar se está grávida, faça o beta-hcg!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  222. fabioeugenio disse:

    Oi Gabriela,

    Em uso correto do anticoncepcional é muito raro gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  223. fabioeugenio disse:

    Oi Cristina,

    O atraso não foi devido à tomada dos 3 comprimidos. Faça um beta-hcg para investigar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  224. fabioeugenio disse:

    Oi Emily,

    Em geral o sangramento na pausa confirma que não houve gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  225. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    Pouco provável gravidez, já que você está tomando corretamente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  226. fabioeugenio disse:

    Oi Joyce,

    Se está tomando corretamente agora, o risco é mínimo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  227. fabioeugenio disse:

    Oi Paula,

    Continua a cartela, e use preservativo até o final deste ciclo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  228. Paula disse:

    Obrigada! Mais uma coisa, no final da cartela eu faço a pausa normal de 4 dias ou continuo direto pra outra cartela sem a pausa?

  229. Leila disse:

    Boa trade doutor!
    Minha menstruação é desrregulada, tive relaçao todas as vezes usando preservativo, porém dessa vez minha menstruação atrasou mais que o normal. Sera que tem alguma chance de engravidar mesmo usando o preservativo?

  230. Júlia disse:

    Olá! Tomei o anticoncepcional Nactali (28) por uns 6 meses e então comecei a tomar o Yaz (24), porem nao fiz nenhuma pausa e emendei a cartela, no dia seguinte que parei de tomar o Nactali comecei a tomar o Yaz. Tive relação desprotegida após 8 dias da primeira cartela do Yaz, porem pratiquei coito interrompido. Fiz a pausa de 4 dias do Yaz, a ultima pilula tomada foi na Segunda-Feira e hoje é Quarta-Feira de madrugada e minha menstruação ainda não desceu. Corro risco de estar grávida?

  231. deisi disse:

    tenho 34 anos e uso o anteconcpecional diane 35 desde adolescente pois sempre senti muitas cólicas, minha menstruação sempre foi muito, e tinha disturbio hormonal, porem quero trocar por um anteconcepcional injetavel de uso continuo pois tenho problemas com hipertensão e em fevereiro de 2014 tive um início de AVC, lendo descobri que o diane 35 aumenta o risco de trombose e outros e quero um anteconcepcional que diminua meus sintomas na TMP. me ajude por favor?

  232. fabioeugenio disse:

    Oi Paula,

    Pausa normal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  233. fabioeugenio disse:

    Oi Leila,

    Muito raro, mas na dúvida faça o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  234. fabioeugenio disse:

    Oi Júlia,

    Em uso regular é muito raro haver falha. Na dúvida faça um beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  235. fabioeugenio disse:

    Oi Deisi,

    No seu caso pode ser melhor um contraceptivo não hormonal. Converse com seu ginecologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  236. pppp disse:

    Tomo um anticoncepcional sem medicamente e nunca senti mal e nao me causou nenhum efeito e li a bula antes de usar para ver se eu podia. Posso ter algum problema para engravidar no futuro?

  237. Patricia disse:

    Dr. Nunca tomei anticoncepcional, porém comecei a ter relações sexuais e gostaria de saber se uso do anticoncepcional UNOCICLO influencia nos meus cistos é recomendável eu tomar esse medicamento uma vez que eu tenho cistos.?

    Att,

    Patricia

  238. Ana disse:

    Olá Dr. boa tarde! Tenho 18 anos, e tenho ovario micropolicistico, meu ginecologista pediu que eu começasse o tratamento com o tamisa 30. tem 3 meses que estou usando-o, porém minhas pernas estão um pouco flácidas e a pele está bastante seca, notei que meu apetite diminui um pouco… isso seria coisa da minha cabeça ou o remedio possui esse efeito?
    Desde já eu agradeço, aguardo ansiosamente pela resposta.

  239. Elane Fernandes disse:

    Boa tarde doutor!
    Sou Elane, tomo a pílula Iumi à 6 meses, mas acontece que estou preocupada, já fazem 14 dias que estou sangrando. Esqueci de tomar a pílula (Iumi) por 3 dias desde então o sangramento ocorre. Percebo que piora após a relação sexual! O fluxo é pouquíssimo, não sinto dores. O que pode ser? Consegui consulta para meu Ginecologisha somente para o próximo mês.

  240. eva disse:

    Boa tarde, tenho uma dúvida. Comecei a tomar minha primeira cartela de Iumi no quinto dia da menstruação. Logo no segundo dia do anti tive relações e tomei uma PDS. Continuei a cartela pq me falaram que não influência em nada. Continuei minha cartela e estou na pausa, fiz relações novamente. Será que realmente estava protegida?
    Obrigado.

  241. Aline Figueiredo disse:

    Boa noite, dr., tenho 25 anos e tive minha primeira menstruação com 10 anos. Acontece que nunca foi regular, tive vários médicos que disseram que iria regularizar e nunca regularizou chegando ao ponto de eu passar 5 meses sem menstruar, daí de uns 6 anos pra cá recebi o diagnóstico de ovário polícistico, então a médica apenas passou o anticoncepcional ELANI CICLO é afirmou apenas que “era bom pra esse problema”. Gostaria de saber um pouco mais sobre o ovário policístico e se realmente existem anticoncepcionais diferenciados para esse tipo de disfunção e se tem como saber o período fértil de alguma forma ou realmente é uma incógnita. Hoje tomo o anticoncepcional muito mais pra regular minha menstruação e os sintomas referentes ao OP do que pra prevenir gestação propriamente dita.

    Desde já, muito obrigada, fique na paz.

  242. Maiara disse:

    Oi Dr.
    Tomo o diclin a mais ou menos 3 anos tomava de modo continuo, e parei de tomar no dia 31 de dezembro de 2014 tenho 16 anos e gostaria de saber em quanto tempo posso engravidar. Tenho relação todo dia!
    Obrigada desde já.

  243. Mariana disse:

    Olá doutor, esse mes comecei a tomar iumi, é a primeira vez que tomo anticoncepcional e ontem perdi um comprimido (perdi mesmo, derrubei no chão) então tomei outro, o que seria o comprimido de hoje. Gostaria de saber se devo mesmo assim fazer a pausa dos 4 dias quando a cartela acabar? Obrigada.

  244. Vivian disse:

    Boa tarde. Dúvida: tive relaçao desprotegida dia 09/01/2015 (sexta-feira), tomei o anticoncepcional direitinho no dia da relação, no outro dia (sabado) e no outro dia (domingo). Na segunda, dia 12, começou a pausa dos 7 dias.. dei a pausa normalmente e iniciei, depois dos 7 dias de pausa, a cartela nova. Tomei o 1º comprimido no horario certo, porém esqueci de tomar o 2º comprimido na terça-feira (ontem), vindo a tomar assim que lembrei na quarta a tarde (hoje). Mas nao tive relaçoes depois desse dia 09/01, ou seja, esqueci de tomar o segundo comprimido depois da pausa dos 7 dias, mas ja havia passado 11 dias que tive relação desprotegida. Depois dessa relaçao nao tive mais nenhuma. Lembrando que a relaçao foi na sexta dia 09 e eu menstruei dia 15. Corro o risco de engravidar??

  245. Gislene disse:

    Olá doutor, comecei a tomar o anticoncepcional Tamisa 20 ha cerca de um ano, mas durante esse tempo precisei parar de tomar o remédio por duas vezes. Fiquei cerca de 2 meses sem o remédio nessas situações, mas quando voltei a tomar, retornei fazendo da forma que deveria se tivesse começado a tomar naquele momento. Tomando no primeiro dia da menstruação e tudo mais. Gostaria de saber se essas pausas tem alguma consequência, como a diminuição na eficacia da pilula.
    Agradeço muitíssimo se puder me responder, seu trabalho é muito importante. Obrigada desde já.

  246. fabioeugenio disse:

    Patrícia,

    O anticoncepcional hormonal não causa problemas futuros de fertilidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  247. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    É um medicamento seguro, mas você deve ir a um ginecologista para avaliação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  248. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Não deve ser do anticoncepcional, mas converse com seu ginecologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  249. fabioeugenio disse:

    Oi Elane,

    Somente com o exame ginecológico para definir !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  250. fabioeugenio disse:

    Oi Eva,

    Tudo indica que você está protegida sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  251. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    Temos vários posts no blog falando sobre a SOP. Converse com seu ginecologista sobre o anticoncepcional mais indicado para você.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  252. fabioeugenio disse:

    Oi Maiara,

    Você já pode ovular, e engravidar, já no primeiro ciclo menstrual!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  253. fabioeugenio disse:

    Oi Mariana,

    Pode fazer a pausa normal de 4 dias.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  254. fabioeugenio disse:

    Oi Vivian,

    É improvável, pois você estava com boa proteção anticoncepcional.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  255. fabioeugenio disse:

    Oi Gislene,

    Estas pausas não interferem na eficácia futura da pílula.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio