Apresentei uma palestra na quinta-feira dia 21 de junho, no II Congresso Cearense de Ginecologia e Obstetrícia, versando sobre o tratamento da subfertilidade em pacientes com Síndrome Metabólica (no final deste post um link para o conteúdo completo da palestra).

E o que vem a ser esta tal de síndrome metabólica? Qual sua relação com subfertilidade? É isto que vamos explicar.

A síndrome metabólica é um conjunto de fatores de risco cuja co-existência em uma mesma paciente aumenta muito o risco de que, futuramente, esta mulher desenvolva diabetes mellitus, ou doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC).

Seu diagnóstico é muito simples, podendo ser feito por médicos de qualquer especialidade através de exame físico e alguns exames laboratoriais básicos. Para que exista a síndrome, é necessário coexistirem ao mesmo tempo três dos cinco fatores listados abaixo:

  • Circunferência da cintura maior ou igual a 88 cm
  • Pressão arterial maior ou igual a 130 x 85 mmHg
  • Glicemia de jejum maior ou igual a 100 mg/dl
  • Triglicerídeos em níveis maiores ou iguais a 150
  • HDL-colesterol em níveis menores ou iguais a 50

Devido aos riscos futuros de doenças cardiovasculares e diabetes, o acompanhamento destas mulheres deve ser rigoroso e multidisciplinar, envolvendo clínico geral, cardiologista, endocrinologista, nutricionista, e educador físico, entre outros. O objetivo é conseguir redução de peso e controle de todos estes fatores, para melhora da saúde, estado geral, e redução de riscos futuros.

SÍNDROME METABÓLICA  x  SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO

Existe uma relação estreita desta condição clínica com reprodução humana, pois mulheres que tenham a síndrome do ovário policístico (SOP) possuem várias características semelhantes à síndrome metabólica.

Mulheres com SOP possuem quase sempre alterações metabólicas associadas com resistência à insulina, tais como aumento dos hormônios androgênicos, que levam a intolerância à glicose (aumento da glicemia), acúmulo central de gordura (aumento de circunferência da cintura), aumento de pressão arterial, e alterações nos lipídios plasmáticos (triglicerídeos e HDL). Ou seja, exatamente os fatores envolvidos na síndrome metabólica.

A presença de obesidade, caracterizada por índice de massa corporal acima de 30 kg/m2, e que é muito comum em mulheres com SOP, acentua ainda mais as características da síndrome, tanto do ponto de vista da síndrome do ovário policístico, como da síndrome metabólica.

Trabalhos científicos de grupos brasileiros, como da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (Ferriani e cols, 2011), atestam que a síndrome metabólica é muito comum em mulheres com SOP. No estudo feito naquela universidade a síndrome estava presente em 17% das pacientes magras, e até 64% das pacientes obesas com SOP. É muito freqüente !!

SÍNDROME METABÓLICA  x  INFERTILIDADE

Mulheres com SOP e síndrome metabólica têm sua fertilidade alterada basicamente por fatores ovulatórios (anovulação), como é tradicional nos casos de síndrome do ovário policístico. Entretanto, neste grupo de mulheres, existem características particulares de disfunção metabólica que requerem especial atenção do especialista que está tratando a subfertilidade associada.

Há evidências científicas inequívocas de que a obesidade em si já é um fator de subfertilidade. Estas mulheres, além de maior dificuldade para conseguirem engravidar, quando conseguem, sofrem de uma série de riscos adicionais, tais como aumento da possibilidade de aborto precoce, diabetes mellitus gestacional, doença hipertensiva na gravidez (pré-eclâmpsia), e risco de vida para o recém-nascido.

Portanto, a linha de tratamento básico passa sempre por um grande esforço no sentido de correção das alterações metabólicas, antes da tentativa de gravidez propriamente dita. A linha mestra desta etapa inicial é a perda de peso, através de re-educação alimentar e programa de atividade física. Tudo sempre supervisionado por profissionais especializados, já que nestes casos existe dificuldade adicional de perda de peso pela própria doença (SOP).

Esta perda de peso, com conseqüente diminuição dos riscos metabólicos, é tão importante que muitas vezes é o único tratamento necessário !! Explico melhor: com perda de peso e gordura corporal, principalmente abdominal (cintura), muitas mulheres regularizam seus ciclos menstruais, voltam a ovular, e até engravidam naturalmente.

Alertamos sempre que o tratamento e esforço para perda de peso devem sempre ser realizados antes da tentativa de engravidar. Existem estudos mostrando que mulheres que engravidam durante esforços muito intensos para emagrecer, como dietas radicais e medicações inibidoras de apetite (que inclusive foram proibidas pela ANVISA), podem ter risco de malformações congênitas nos seus bebês. Portanto, somente tentar engravidar após concluída a etapa de perda de peso e melhora dos aspectos metabólicos citados acima !!

Uma medicação adjuvante que pode ajudar nestes casos de SOP e síndrome metabólica é a Metformina (Glifage, Glucoformina, etc). Trata-se de um agente sensibilizador à insulina, e que, portanto, reduz a resistência insulínica e a hiperinsulinemia, ajudando a minorar algumas das disfunções metabólicas e potencializando a perda de peso.

Corrigidos estes fatores, e persistindo a dificuldade reprodutiva e/ou anovulação, estas mulheres podem ser submetidas à indução de ovulação. Na maioria das vezes, induções simples com citrato de clomifeno (Clomid, Serophene, Indux) resolvem o problema. Entretanto, e principalmente quando persiste algum grau de mais acentuado de hiperandrogenismo e disfunção metabólica, algumas destas pacientes podem ser resistentes à indução básica com o clomifeno.

Nestes casos existem as medicações mais potentes como as gonadotrofinas. Estas devem ser usadas por especialistas, com extrema cautela e rigorosa monitorização da resposta ovariana, já que este grupo de mulheres tem risco aumentado para a síndrome do hiperestímulo ovariano, e para gravidez múltipla. Outra opção seria a cauterização por videolaparoscopia (cirurgia) dos ovários policísticos – drilling ovariano.

Quando a correção da ovulação isoladamente não propicia a obtenção de gravidez, as técnicas de reprodução assistida, como a inseminação intra-uterina e a fertilização in-vitro (FIV) podem ser utilizadas, e com excelentes chances de sucesso.

Todos estes aspectos foram abordados na palestra da quinta próxima passada. Prometi aos colegas médicos que me prestigiaram no evento, que daria acesso às várias referências dos trabalhos científicos nacionais e internacionais revisados para a formulação da exposição.

Portanto, este é o LINK para o conteúdo completo da aula, em Power Point. Quem se interessar por algum trabalho específico, favor me contactar diretamente no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, que terei a maior satisfação de passar a referência bibliográfica, ou mesmo o estudo completo.

Próxima semana teremos novidades internacionais!! É que estarei participando, de 1 a 4 de julho do Congresso Europeu (ESHRE) de Reprodução Humana e Embriologia, que este ano se realiza em Istambul na Turquia. Diretamente do congresso estarei passando posts sobre as últimas descobertas científicas na especialidade, com exclusividade para vocês.

Boa semana a todos, e até nosso próximo post!

72 Comentários para “Síndrome Metabólica, Ovário Policístico e Fertilidade”

  1. Elisângela disse:

    olá amei esta postagem, essa informação é muito importante para quem tem esse problema.
    Eu tenho os ovarios micropolicisto fiquei tentando engravidar por quase 2 anos,tomei medicação para ovular chamado indux por 2 meses parei de tomar.
    Pedi muito ao Senhor Jesus que bem abencoa-se, e engravidez hoje tenho uma bebe de 11 meses a coisa mais linda.
    Não desista!! 

  2. fabioeugenio disse:

    Oi Elisângela,

    Obrigado pelas palavras carinhosas. Que bom que você gostou do post.

    Espero que tenha sido útil para mulheres com ovários policísticos.

    E parabéns pela sua bebê !!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  3. DR. eu tenho ovarios policistico mim ajude quem tem ovario policistico podem engravida minha mestruação

  4. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    Mesmo mulheres com ovários policísticos podem engravidar, naturalmente, ou com tratamento.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  5. Isabely disse:

    Dr Fábio Eugenio,
    Adoro em aqui. Gostamos saber… eu tinha micropolicisto, mas já fazer exames todos que disse está tudo bem e perfeito, já mestruação 7 dias passar, mas como eu posso gravida??? Como ajudar eu gravida? Qual remédio matar um micropolicisto?

  6. meirilaine disse:

    Dr. estou em dúvida se tomo ou não o indux, tenho SOP mas meu gin.disse pra eu não tomar pois é muito perigoso e arriscado para a saúde da mulher, mas estou tentando a sete anos e nada, estou mto anciosa.

  7. fabioeugenio disse:

    Oi Isabely,

    A mulher com ovário policístico para engravidar deve, inicialmente, fazer uma indução de ovulação.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  8. fabioeugenio disse:

    Oi Meirilane,

    Aconselho a procurar um especialista. O Indux (Clomifeno) é uma medicação usada há 60 anos, e com excelente perfil de eficácia e segurança, sendo a primeira escolha para mulheres com ovário policístico.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  9. fabiana gomes disse:

    BOA NOITE!
    TENHO ESSA DOENÇA A 15 ANOS E JÁ FAÇO USO DE METIFORMINA DE 850 A 4 ANOS E DIANE 35 JA USEI O CLOMID POR 3 CICLOS E NADA TENHOS PELOS, FIQUEI IMPERTENÇA A 4 ANOS HOJE TOMO REMÉDIOS PRA ISSO, O DEVO FAZER MEU PLANO NAO COBRE UM TRATAMENTO DESSE TIPO. O MEU CARDIOLOGISTA DISSE QUE SERIA BOM EU ENGRAVIDAR PELO FATO DE EU SER IMPERTENÇA. SOMOS CASADOS A 14 ANOS TENHO 31 ANOS QUERIA MUITO SER MAE. VOCE ACHA QUE TENHO COMO ENGRAVIDAR SO COM USO DE MEDICAMENTOS DESSES QUE VOCE CITOU ACIMA. NAO SEI COMO FUNCIONA ESSE PROCESSO DE TRATAMENTO DE FERTILIDADE NA MINHA CIDADE UMA CLINICA ME COBROU 12MIL SEM GARANTIAS. ME AJUDE POR FAVOR. MINHA CIDADE E RECIFE/PE

    TENHO EXAMES DE ULTRASSOM DAS TROMPAS DE HORMÔNIOS,MEU MARDO TAMBÉM FEZ OS DELE DEU TUDO NORMAL.

  10. Ana Smith disse:

    Dr. Fábio,
    Adoro vir no seu site e ler seus artigos. Tenho SOP e estou fazendo tratamento com Metformina e enteriolactona. Ainda não engravidei, mas estou correndo atrás desse sonho… Deus um dia vai me presentear. Obrigada pelas dicas… Abraços!!

  11. fabioeugenio disse:

    Oi Fabiana,

    Você pode tentar mais alguns ciclos de indução de ovulação, antes de partir para a fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  12. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Obrigado pelo incentivo. Espero sempre informar com qualidade e responsabilidade, e ajudá-las na realização deste sonho tão nobre.

    Boa sorte.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  13. Daniela disse:

    Dr Fabio

    Tenho SOP, estou tentando engravidar a 2 anos, faço uso de metformina, já tentei inseminação mais tive uma gravidez bioquímica. Estou iniciando meu tratamento através de FIV, gostaria de saber quais são as chances para o sucesso?Tenho 29 anos

  14. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    Suas chances são excelentes, a depender também da qualidade dos embriões formados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  15. Lara disse:

    Oi doutora eu tenho vinte tres anos tenho ovarios polimicrocisticos estou no segundo ciclo de clomid e tambem tomo utrogestan para regular menstruacao minha medica disse que posso tomar seis ciclos e que ate la estarei gravida mas estou com medo de nao conseguir meu utero endometrio estao normais e o tamanho dos ovarios tambem,mas o utrogestan esta me dando muita dor nos ovarios,o que eu faco?Me ajjude.

  16. fabioeugenio disse:

    Oi Lara,

    Sua médica está correta em indicar até 6 ciclos de indução. Mas você deve ser avaliada em relação a estas dores pélvicas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  17. Cris disse:

    Boa Noite Dr.

    Sou portadora de SOP.
    Há dois anos fiz o tratamento de indução por 3 ciclos e não tive resposta alguma. Foi como se eu não tivesse tomado nada.
    Voltei a usar anticoncepcional e agora resolvi voltar as tentaivas e realizar o drilling.
    O Sr. acredita que esta cirurgia é interessante neste momento?
    Minha médica não sugeriu as injeções e partiu diretamente para a video… Esta cirurgia tem algum risco? Não está ultrapassada?

    Obrigada

  18. fabioeugenio disse:

    Oi Cris,

    Toda cirurgia tem riscos, que em geral são mínimos em mãos de equipes bem preparadas.

    A indução com injetáveis traz o mesmo resultado do Drilling, porém com maior risco de gravidez múltipla.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  19. thaynan disse:

    Boa noite. Tenho 21anos e sou casada a três. .descobri os ovários policisticos aos 15 anos e desde então venho tentando engravidar. Ja tomei Diane 35 mas não adiantou. Gostaria de saber quais são as chances de de eu engravidar com FIV e se há outras alternativas. . Meu maior sonho é ter filhos e não tenho muita condição financeira. Meu casamento está acabando por causa do meu psicológico que está abalado por conta disso. Estou desesperada e não sei mais o que fazer. Me ajude por favor

  20. fabioeugenio disse:

    Oi Thaynan,

    O Diane é um anticoncepcional e certamente não vai lhe ajudar a engravidar!

    O primeiro passo na sua idade é a indução de ovulação. Consulte um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  21. Lorane disse:

    Boa noite Fabio, parabens pelo trabalho sua iniciativa ajuda muitas de nos com a angustia de não conseguir gerar um filho.
    Tenho 30 anos e a seis tento engravidar tem SOP e ja fiz videolaparoscopia e histerosalpingografia para ter certeza que o unico problema era a SOP ja tomei metformina e Diane 35 tomei por um tempo tambem o selene. Como meu marido tambem tem baixa motilidade apenas 8% minha GO indicou uma IIU. Gostaria de saber se terei que limpar novamente o ovário com AC antes do procedimento pois ja não tomo AC ha 6 meses e provalvelmente estou cheia de cistos. E se voce acha que tenho boas chances de sucesso com esse procedimento. Obrigada

  22. edi disse:

    olá,fiz videolaparoscopia para cauterizar os ovários micropolicisticos a mais de 1 mes minha duvida é quanto tempo demora para menstruar a primeira vez após a video???

  23. Raquel disse:

    Boa tarde!
    meu nome é Raquel, tenho 25 anos, tenho SOP. Tenho um nenem de 1 ano e meio, o parto foi cesárea, e agora estou gravida novamente. Quando engravidei do 1°, os cistos estavam ausentes, mas deste, estão a tona. Qual o risco dessa gestação e qual a chance de ser uma nova cesárea?

  24. fabioeugenio disse:

    Oi Lorane,

    O anticoncepcional prévio não ajuda a fertilidade posterior nos casos de estimulação ovariana, Pode partir diretamente para o tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  25. fabioeugenio disse:

    Oi Edi,

    Varia muito de caso a caso, em média 45 a 60 dias.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  26. fabioeugenio disse:

    Oi Raquel,

    Na sua idade os riscos gestacionais são muito baixos. A possibilidade de parto normal ou nova cesárea deve ser definido no final da gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  27. Marcela disse:

    Bom dia Dr Fabio, tento engravidar ha 1 ano e meio, sempre fui regularmente ao ginecologista e nada foi detectado. Cheguei a fazer histerossalpingografia e nada. Semana passada fui em um especialista e ele fez o transvaginal e me disse que eu tenho ovario policistico, quer que eu faça um tratamento pra estimular ovulação. Eu fiquei na duvida, porque ele so fez esse exame em mim e lendo agora aqui, eu não apresento nenhum dos 5 fatores. Sou magra, e não tenho as outras alterações. Ha, e tb meu ciclo é reguladinho. O que faço?

  28. fabioeugenio disse:

    Oi Marcela,

    Mesmo que seja apenas o ovário de aspecto policístico ao ultrassom, você pode se beneficiar de indução de ovulação.

    Abs,

    DR. Fábio Eugênio

  29. Lis disse:

    Dr. Boa tarde!

    Tenho 30 anos, há 08 meses atrás perdi um bebê que evoluiu até a 6 semana.

    De la pra cá, não uso mais anticoncepcional, e não consegui engravidar até o presente momento.

    O fato de eu ser portadora de SOP, pode ter gerado o aborto? Até hoje não soube o motivo.

    Caso eu engravide novamente, posso perder por conta da SOP?

    Desde já agradeço.

  30. fabioeugenio disse:

    Oi Lis,

    Estas perdas muito precoces são aleatórias, e geralmente decorrem de alterações genéticas embrionárias.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  31. Auda disse:

    Olá Dr, tenho SOP descobri os 15 anos, hoje tenho 29 e há 2 anos e meio tento engravidar sem sucesso, tomo metiformina de 850mg e minha menstruação ficou regulada mas nos 4 últimos meses falhou 2 vezes, o meu GO passou INDUX tive que esperar um mes pois ela nao deceu na data certa, estou querendo começar a tomar essa semana como ele mando mais fico com um pouco de medo estou um pouco acima do peso meu exames de sangue estao normais, colesterol, glicose, triglicerideos e pressão também normal, o que o senhor achar? Fico com medo de força com esse remédio.

  32. fabioeugenio disse:

    Oi Auda,

    Esta medicação é muito segura, quando usada sob orientação médica.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  33. Katia disse:

    Boa noite, Dr.
    Tenho ovários policísticos, síndrome metabólica e hipotireoidismo.
    Mas, a minha preocupação é: Tenho prolapso uterino de grau 2, posso ficar grávida? e se conseguir, posso ter parto normal ou será cesárea?

    Muito obrigada

  34. fabioeugenio disse:

    Oi Kátia,

    Tem que fazer a correção cirúrgica do prolapso, e ser liberada para engravidar por seu obstetra.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  35. Alicia disse:

    Boa. Tarde Dr. Tenho sop e estou tentando engravidar. Tomei letrozol. Minha M é totalmente desrregulada, estou sentindo colicas e bolo no estômago. Será q meu bebê??

  36. Alicia disse:

    É uma honra ter respostas de um profissional tão especial. E ainda ter tempo de responder tantas dúvidas. Obrigada pelo seu carinho.

  37. fabioeugenio disse:

    Oi Alicia,

    Faça um beta-hcg para esclarecer.

    Dr. Fábio Eugênio

  38. Monica disse:

    Boa noite Dr.
    Tenho sop ha anos, tenho 26 anos e ha 4 tento engravidar, mas nada. Estou no meu 3° e utimo ciclo c indux. Meus testes foram d farmacia e deram negativos, porem sinto alguns sintomas d gravidez, muito sono, muita fome, ganho d peso, dores d cabeça…
    Sera q posso esta gravida? E se com o termino do indux continuar o negativo e o devo fazer???

  39. Paola disse:

    Olá Dr
    Tenho SOP mas parei de tomar o anti e a menstruação vem normalmente será q consigo engravidar se remédio?
    Será q vai dar certo com o óvulo?
    Estou no meu período fértil.
    Desde já agradeço a atenção!

  40. fabioeugenio disse:

    Oi Mônica,

    Faça o beta-hcg para tirar a dúvida. Se negativo, converse com um especialista para outras opções de tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  41. fabioeugenio disse:

    Oi Paola,

    Mesmo com SOP, se você ovula normalmente, pode engravidar sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  42. marcia disse:

    Ola dr Fabio !!

    o meu nome e marcia tenho sop desde o 12 neste momento estou a tomar zumenon + progeffik este e o 3 ciclo pelo qual o médico disse que estou limpinha sem quistos eu gostaria de saber se posso engravidar sem necessidade de tomar o duffine ?

  43. Bruna disse:

    Olá Dr. Tenho 24 Anos e tenho Sop.parei com as pílulas desde março e estou indo ao ginecologista ,ja fiz vários exames,mas ele acha melhor que eu tente ovular naturalmente,sem medicação.Ja estou ansiosa e pensando em tomar Indux,algum problema em tomar sem a prescrição só meu ginecologista ?obrigada

  44. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Se estiver ovulando normalmente após parada das medicações, pode engravidar sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  45. fabioeugenio disse:

    Bruna,

    Como toda medicação, há riscos, e só deve ser tomada sob prescrição e orientação médica.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  46. Ionice disse:

    Olá Doutor,

    Há 6 meses fui diagnosticada com SOP, tento engravidar há um ano. Tenho 30 anos e não menstruo sem medicação. Meu médico me receitou a metformina. Estou tomando há 2 meses, perdí 3 kg, mesmo sendo bem magra e mesmo assim, até hoje não conseguí menstruar, o que significa que não ovulei. É normal demorar tanto tempo assim para a metformina fazer efeito?

  47. fabioeugenio disse:

    Oi Ionice,

    Se seu desejo é engravidar deve fazer indução de ovulação, e não a metformina isolada.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  48. Simone disse:

    Olá Dr.Fábio

    Fiz recentemente minha segunda Fiv, sem sucesso. A princípio fazemos fiv pois meu marido foi diagnosticado com varicoceli e eu vou fazer 43 anos…..Não sei se posso dizer q tenho SOP, em um exame (anti-mulleriano) dizia: “possivel SOP”, adiei a segunda fiv por 6 meses pois tenho cisto no ovário esquerdo e alguns exames sangue davam alterados neste período…fiz tratamento com anticoncepcional e cisto não desapareceu….fizemos a fiv e, como disse acima, não deu certo. Comentaram comigo que talvez o procedimento chamado videolaparoscopia drilling me ajude na fixação do embrião. O senhor acha que este procedimento pode me ajudar? Pensei também em congelar os embriões e esperar para implantar para eu “desintoxicar” das injeções que estimulam a ovulação. Agradeço muito seu retorno. Obrigada

  49. fabioeugenio disse:

    Oi Simone,

    O drilling é indicado para tentar normalizar a ovulação na SOP. Não interfere em implantação embrionária.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  50. Angélica disse:

    Drº Fabio, bom dia !

    Por favor, estou com uma dúvida… Meus ovários eram policisticos, tomei anticoncepcional Diclin durante um ano e agora refiz a ultrassom transvaginal e estava tudo normal, limpinho…
    Meu ginecologista indicou fazer uma pausa de um mês para depois retornar a tomar…
    Como meus ovários estão normais, provavelmente voltei a ovular normalmente?

    Minha preocupação é pratiquei o coito interrompido no período previsto para ser o meu período fértil e minha menstruação era para ter vindo dia 06/11… Mas até o momento não veio…

    Há chances de ter engravidado?

    Obrigada.
    Abraços.

  51. fabioeugenio disse:

    Oi Angélica,

    Para tirar a dúvida façam o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  52. Marry disse:

    Tenho SOP no mês de novembro 2015 minha menstruaçao veio no dia 18 em Dezembro dia 21 em janeiro/ 2016. Agora em fevereiro ela ainda não veio, não estou sentindo nada de diferente, ontem porém a tarde fiz um teste de farmácia e deu negativo, tenho 25 anos pesso 64 kg a um ano e dois meses pedir meu bb, ontem a noite senti uma pequena dor de colica o senhor acha que pode ser uma gravidez a caminho?

  53. fabioeugenio disse:

    Oi Marry,

    Faça o beta-hcg para tirar a dúvida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  54. Lidiane disse:

    Olá Dr Fábio, eu tenho 36 nos desde os 14 fui diagnosticada com síndrome dos ovários policisticos, sofro muito, nao consigo me manter magra, sera que se eu tirasse meus ovarios resolveria essa questão, pois ja tenho filho. Um abraço querido.

  55. fabioeugenio disse:

    Oi Lidiane,

    Definitivamente não – é muito agressivo. Existem vários tratamentos para compensar as alterações da SOP.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  56. Rosiane Cunha disse:

    Olá, Dr. Fábio, eu fiz a videolaproscopia, e hoje estou grávida de 36 semanas, estou muito feliz, gostaria de saber se é preciso fazer a videolaproscopia novamente caso eu queira engravidar novamente?
    Nota: não fiz uso de medicamentos, após a cirurgia, engravidei naturalmente, após a cirurgia.

  57. fabioeugenio disse:

    Oi Rosiane,

    Parabéns !! Quando quiser engravidar novamente, terá de fazer uma reavaliação, mas não obrigatoriamente outra vídeo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  58. Iara disse:

    Dr Fábio eu gostaria de ser eu tenho ovarios micropolissistico mais mestrou normalmente eu engravido sem problemas todo mês q eu mestrou eu ovulo será queria tirá essas dúvidas obrigada.

  59. fabioeugenio disse:

    Oi Lara,

    Pode haver gravidez natural sim. Mas confirme com seu ginecologista se sua ovulação está normal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  60. Iara disse:

    Obrigado Dr

  61. Iarinha disse:

    Dr tenho ovarios micropolissistico mais de uns 4 meses pra casas minhas regras estão vindo normal minha ovulação foi dia 16 é eu tive relação um dia antes e um dia depois da minha ovulação e hoje e dia 19 e estou sentindo uma leve colica será que eu ja posso fazer o exame de farmácia.

  62. Iarinha disse:

    Dr meu sonho e ser mae ja tenho 25 anos
    Quero muito minha bênção.

  63. Iarinha disse:

    Dr tenho ovarios micropolissistico mais de uns 4 meses pra casas minhas regras estão vindo normal minha ovulação foi dia 16 é eu tive relação um dia antes e um dia depois da minha ovulação e hoje e dia 19 e estou sentindo uma leve colica será que eu ja posso fazer o exame de farmácia.Dr

  64. fabioeugenio disse:

    Oi Larinha,

    É cedo ainda. Após 15 dias da ovulação pode fazer o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  65. Rose disse:

    Olá doutor, tive ciclos mestruais irregulares desde a minha primeira mestruação, aos 19 anos procurei um médico e ele me informou que eu teria a possibilidade de ter ovários policísticos, ele então me receitou um anticoncepcional e uma ultrassonografia. Iniciei a tomada da pílula que regulou minha mestruação, porém não fiz o exame. Tomo a pílula há 3 anos e recentemente procurei um médico e ele me orientou que eu parasse de tomar o anticoncepcional para fazer a ultrassonografia. No meu exame não apresentou que eu tinha SOP, esse resultado pode ter relação com o uso do anticoncepcional ? Parei de tomar por 2 semanas e então fiz o exame. Mas a mestruação não veio no dia correto e agora voltei a tomar a pílula.

  66. Carolina disse:

    Olá doutor, tive ciclos mestruais irregulares desde a minha primeira mestruação, aos 19 anos procurei um médico e ele me informou que eu teria a possibilidade de ter ovários policísticos, ele então me receitou um anticoncepcional e uma ultrassonografia. Iniciei a tomada da pílula que regulou minha mestruação, porém não fiz o exame. Tomo a pílula há 3 anos e recentemente procurei um médico e ele me orientou que eu parasse de tomar o anticoncepcional para fazer a ultrassonografia. No meu exame não apresentou que eu tinha SOP, esse resultado pode ter relação com o uso do anticoncepcional ? Parei de tomar por 2 semanas e então fiz o exame. Mas a mestruação não veio no dia correto e agora voltei a tomar a pílula.

  67. fabioeugenio disse:

    Oi Carolina/Rose,

    Você pode ter SOP mesmo sem os ovários terem aspecto policístico ao ultrassom.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  68. Simplesmente adorei as dicas citadas aqui, realmente a infertilidade é um grande problema que afeta muitas mulheres e acredito que com um bom tratamento nós podemos conseguir o tão sonhado filho ou filha. Adorei seu blog.

  69. Camila disse:

    Dr fiz a video no inicio de marco de 2017 pois tinha sop dico disse q tava tudo ok porem minha M nao desce desde d marco o q sera??so tomo a metformina duas ao dia 500 ..

  70. fabioeugenio disse:

    Oi Camila,

    Deve ser manifestação da SOP – anovulação !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  71. Dayane disse:

    Olá Dr. Cheguei até aqui pq estava pesquisando como reverter fop, tenho 29 anos, meu sonho é ter um filho e nunca consegui, sempre fui diagnosticada com útero infantil, mas agora esse ano fui diagnosticada com menopausa precoce, Mais eu nunca menstruei naturalmente, só se tomasse AC, se eu não tomasse não descia, enfim… e agora os médicos que passei dizem que é impossível eu gerar pq não ovulo, então achei o Dr. falando da (OFFA) e (BMDSC), fiquei esperançosa, será que consigo esse tratamento? Moro em Recife-Pe, onde é possível encontrar essas técnicas? O Dr. atende por aqui? Desde já, agradeço a atenção

  72. fabioeugenio disse:

    Olá Dayane,

    Em casos de falência ovariana confirmada não há como reverter.

    A melhor indicação é a FIV com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem