Dr. Fábio Eugênio ao lado do apresentador Júlio Macedo, do programa Matina, da TV União. - Medicina Reprodutiva


Em conversa com o apresentador Júlio Macedo, no programa Matina da TV União, explicamos as características e riscos para as mulheres, da gravidez em idades superiores aos 35 anos, particularmente após os 40 anos
.

Três fatores principais foram abordados: a dificuldade maior de engravidar nesta faixa etária ; os riscos maternos da gravidez tardia ; e os riscos para o bebê da gravidez tardia. Além disso falamos sobre os avanços da medicina reprodutiva que podem ajudar o casal que resolve engravidar mais tarde. 

Em primeiro lugar, nunca devemos deixar de alertar que a mulher nasce com um conjunto finito de óvulos, e não produz nenhum mais após o nascimento. Portanto, a qualidade dos óvulos vai apenas caindo com a idade. Assim, uma máxima imutável da medicina reprodutiva é: quanto mais nova a mulher, mais fértil ela é. A mulher vai certamente encontrar maiores dificuldades de conseguir engravidar após os 35 anos, e, principalmente após os 40 anos. Para termos um ideia desta perda de óvulos, aos 40 anos, uma mulher tem apenas 5% da quantidade de óvulos que trazia à época de seu nascimento!!

O ideal, portanto, é que a mulher não postergue muito sua primeira gravidez. Idealmente até 30 anos. Se não for possível, por motivos profissionais ou familiares, ter o primeiro filho (a) nesta época, evitar deixar passar dos 35 anos para a primeira gravidez.

Quanto aos riscos maternos para gravidez na faixa etária de 40 anos devemos ressaltar que, se a mulher tem saúde boa, sem doenças clínicas (diabetes, Hipertensão, etc), a gestação tende a ser tranquila, sem intercorrências. Logicamente deve ser uma gravidez muito bem acompanhada, com um pré-natal rigoroso. Existem alguns riscos obstétricos inerentes à concepção tardia, como o aumento do risco de hipertensão gestacional, e do trabalho de parto prematuro. Mas nada que não possa ter seus riscos minimizados por uma atenção médica adequada.

Os bebês também correm riscos no caso de mulheres que engravidam em idades mais avançadas. Além do risco da prematuridade já citado, devemos alertar que existe um risco crescente com a idade da mulher de que o óvulo tenha alguma alteração genética. O mais comum são as aneuploidias (alterações no número de cromossomos). Neste caso, o embrião formado também terá seu número de cromossomos alterados. A forma clássica, mais conhecida, desta situação é a Síndrome de Down, que é a trissomia do cromossomo 21 (a criança tem 1 cromossomo a mais).

É importante alertar, mas não assustar as mulheres que estão tentando engravidar nesta faixa etária. Digo isto porque a enorme maioria das gravidezes em mulheres na faixa de 40 anos é completamente normal, com crianças perfeitas e saudáveis. O aumento de risco que há é relativo. E o que isto significa? Vou exemplificar: para mulheres que engravidam aos 20 anos, o risco de Síndrome de Down é de um para cada 2.000 bebês nascidos. Se a mulher  engravida aos 40 anos, o risco é de um para cada 100 bebês. É verdade que o risco aumentou, mas podemos ver esta estatística de outra maneira : se o risco é de 1 para 100, então este risco é de 1%, ou seja, em 99% das gravidezes em mulheres com 40 anos os bebês vão ser saudáveis geneticamente !!

Para terminar orientamos que a mulher que está planejando gravidez, independentemente de sua faixa etária, deve procurar seu ginecologista/obstetra de confiança para que seja feito um preparo adequado para a gravidez. Este preparo consiste na orientação de hábitos de vida e alimentação, adequação do peso e IMC (índice de massa corporal), exames laboratoriais para constatação de higidez clínica e ginecológica, vacinação para doenças que podem ser graves na gestação (Rubéola, Hepatite B, etc), e prescrição do Ácido Fólico. Este último é fundamental para qualquer mulher que queira engravidar pois previne a mal-formação do cérebro da criança, e sua tomada deve se iniciar antes da gestação.

Resumindo, com os cuidados adequados, hábitos de vida saudáveis, e sempre o acompanhamento do seu médico de confiança, sua gravidez tem todas as chances de ser absolutamente tranquila, levando ao nascimento de uma saudável criança.

Assista abaixo a entrevista completa e até nosso próximo post!

597 Comentários para “Dr. Fábio Eugênio explica os riscos da gravidez aos 40 anos – entrevista na TV União”

  1. Nana disse:

    Muito boa a reportagem, bem explicada.Tirou todas as minhas dúvidas.

  2. fabioeugenio disse:

    Oi Nana,

    Obrigado!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  3. Aparecida disse:

    Estou gravida aos 41 anos,meu 1º bebe estou bem nervosa,mais com´FÈ que meu bebe é perfeito fisica e piscologicamente.A materia é perfeita e tira bem qualquer duvida.Obrigada

  4. fabioeugenio disse:

    Oi Aparecida,

    Boa sorte em sua gravidez !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  5. Ana disse:

    Excelente entrevista dada pelo dr. Fábio.
    Uma pena que o entrevistador não estava à altura! Não conheço a TV União, mas me parece uma vergonha qualquer emissora colocar alguém tão despreparado para liderar uma entrevista, principalmente em se tratando de um tema tão sério.

  6. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Obrigado pelo incentivo !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  7. Cristina disse:

    Olá boa tarde
    sou portuguesa e gostei muito do artio.
    Tenho 41 anos e estou gravida de 6 semana, ainda nao sei
    se levarei esta gravidez até ao fim.
    É a minha 4 gravidez apesar de ter só 2 filhos pois o do meio
    faleceu com 1 mês. Estou com muito medo pois será uma 4 cesariana.
    Estou à espera de sabado ir ao meu medico para decidir o que fazer.
    Gostava muito que pode-se ir em frente…

  8. fabioeugenio disse:

    Oi Cristina,

    É perfeitamente possível você ter uma gravidez evolutiva e saudável. Faça rigorosamente o seu pré-natal.

    Boa sorte!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  9. Cristina disse:

    Obrigada dr.

  10. Cristina disse:

    Olá

    já fui ao meu médico e está td bem.
    vou fazer umasérie de exames para ver se o bebé está bem.
    para decidir se avancarei com a gravidez.
    espero que esteja td bem.

  11. Cristina Pereira disse:

    Oi Dr. Fábio Eugênio!
    Estou desesperada em panico tenho 40 anos e estou tentando engravida com FIV o meu marido fez vasectomia já passei por 3 médicos de reprodução assistida e todos me falaram que devido a minha idade eu tenho risco sim de ter uma gravidez complicada e meu bebe ter daw mas que não era nada de muito perigoso que eu não precisasse me preocupar fiz uma fiv á 1 mês e não deu certo então resolvi procurar um outro medico ginecologista e obstetra e voltei da consulta apavorada ele me aconselhou a não engravida porque devido a minha idade eu tenho muitas chances de ter um filho com daw e que minha gravidez é totalmente de risco estou apavorada e peço que me dê uma luz porque os outros médicos que eu passei médicos esses bem conceituados especialista em reprodução assistida nunca me falaram isso estou apavorada e não sei o que fazer me ajude não sei se devo ficar gravida.
    Desde já obrigada

  12. fabioeugenio disse:

    Oi Cristina,

    Estão lhe preocupando sem motivo. O risco de bebês com síndrome de Down na sua faixa de idade é em torno de 1 % !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  13. Fernanda Pinheiro disse:

    Ola boa tarde,

    Meu nome e Fernanda tenho 41 anos, tive duas gravidez , uma na trompa e a outra aborto . Os medicos disseram que a trompa que tinha sobrado estava bloqueada.Estou gravida de 10 semanas , milagre de Deus ,desde de que descobri que estou gravida , tenho tido sangramentos desde entao os medicos disseram que e normal pois tenho mioma e a placenta esta pressinando o mioma O que vc acha disso?.

  14. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Qualquer sangramento no início da gravidez deve ser considerado ameaça de aborto, e devem ser tomados os cuidados devidos. Mas em geral estes pequenos sangramentos não interferem na evolução da gestação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  15. simone disse:

    Gravidez totalmente de risco.aos 40 anos.aonde e como???, existem mulheres e mulheres, Algumas tem filhos aos 50 annos sem o maior problema, o negócio e se cuidar e procurar um profissional atualizado e sem preconceitos e não colocar minhocas na cabeça.

  16. antonio carlos lima de moraes disse:

    achei muito esclarecedor o programa todo, tanto o medico como o apresentador, não vi nada de mais, espero mais programas como este para informar a população.

  17. CELENI FRUCK disse:

    ola dr Fabio, gostei muito da sua reportagem pretendo engravidar ja passei pelo meu médico e estou fazendo os exames a princípio estou muito bem estou com 45 anos e sim pretendo ter mais um filho e apos te-lo ouvido tive ainda mais coragem e confiança abraços Celeni

  18. fabioeugenio disse:

    Oi Simone,

    O fundamental é exatamente isto: procurar um profissional competente para acompanhamento, e assim minimizar os riscos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  19. fabioeugenio disse:

    Oi Celeni,

    Fazendo o acompanhamento correto com seu médico, você minimiza estes riscos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  20. Beatriz disse:

    Dr estou muito preocupada, estou há 6 anos sem tomar anticoncepcional a minha mestruação vem todo dia 23, este mês veio dia 12, saiu umas crostas de sangue, e estava com desconforto nas costas, minha vó falou que tive um aborto, gostaria de saber como saberei que estou gravida pois tenho medo de estar abortando e não saber, tenho 41 anos.

  21. fabioeugenio disse:

    Oi Beatriz,

    Pode fazer um beta-hcg. Mesmo em caso de perda este hormônio ainda fica positivo no sangue alguns dias.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  22. rosemeire disse:

    Ola doutor Fabio boa noite.
    Tenho 42 anos ja tive dois filhos e a quase dois anos perdi minha filha mais velha aos 21 anos devido a um tumor na cabeça, tenho muita vontade de engravidar novamente porém meu esposo nao aceita pois tem receio que o bebe nasca com problemas tenho pesquisado a respeito e a sindrome de down e uma probabilidade, gostaria de saber se como ja tive duas gestaçoes o risco é o mesmo ou nao;

    obrigado.
    aguardo a sua resposta.
    rose

  23. fabioeugenio disse:

    Oi Rosemeire,

    Este risco está ligado à idade materna, mas ainda assim o risco absoluto é pequeno na sua idade.

    Uma opção é fazer a FIV com análise genética dos embriões.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  24. ELYN disse:

    Dr. Fábio Eugênio !!!Tenho 43 anos e meu esposo 37. E 11 anos de casada e por esse tempo tomei anticoncepcional parei tem uns 6 meses e no tempo fiz um check-up completo Sou muito SAUDÁVEL, meu FSH: 4,24 E LH: 4,20 . TSH : 2,050 E T4: 7,16 . JÁ TOMEI VÁRIAS VEZES O CLOMID e tomo ácido fólico há seis meses .FIZ TABELINHA E NADA DE FICAR GRAVIDA meu ciclo é de 29 dias mas já fiquei sem menstruar 2 meses. ME PREOCUPO COM A IDADE APESAR DE NÃO APARENTAR ,MINHA MÃE ENTROU NA MENOPAUSA AOS 45 !!! vou pra ginecologista dia 03 de Outubro!

  25. fabioeugenio disse:

    Oi Elyn,

    Na sua faixa de idade, não pode perder tempo. Se não engravidou com 6 meses, melhor partir para os tratamentos de reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  26. lene disse:

    ate a data de hoje
    estou com muito medo de tentar engravidar, mas lendo essa reportagem
    me deu um alivio .boa reportagem gostaria de saber mas .

  27. Angela trindade disse:

    Bom dia doutor, Tenho 42 anos e gostaria de engravidar,mas toda vez que vou a um genicologista ela me tira de cabeça e coloca mil coisas na minha cabeça tipo que meu filho vai nascer com sindrome de dow e outras coisas, fico mto triste e chateada,pois só agora tenho condiçoes e achei um pessoa legal para asumir tal responsabilidade, não sei o que fazer,tomo anticoncepcional a mais ou menos 3 anos,estou pensando em começar a tomar o acido folico e a parar de tomar o anticoncepcional no mes de dezembro para ver se consigo engravidar escondido dos genicologista e depois ir a um deles já quando estiver grávida,pois ai não vai ter jeito deles vão ter que me atender…faço isso por conta própria o que o Senhor me diz..mto obrigado pela sua atenção…mas me ajude por favor..

  28. geusiana disse:

    Oi Dr, Fábio. tenho 40 anos e estou gravida de 31 semanas . A ultima vez que menstruei foi no dia 20 de janeiro e o meu medico marcou minha cesariana para o dia de 17 de outubro , os meus dois primeiros partos foram normais, porem como quero fazer laqueadura ele marcou pra essa data, mas tenho medo de que não chegue ate esse dia e nasça normal . o Senhor acha que tenha alguma possibilidade que isso aconteça? Aguardo resposta. Obrigado.

  29. geusiana disse:

    Reparando Dr Fabio , estou com 32 semanas e dois dias .

  30. Magnólia disse:

    Boa noite , estou muito preocupada tenho 48 ans e fazem 4 meses que não menstruo , será que engravidei? obs minha filha caçula tem 28ans.

  31. fabioeugenio disse:

    Oi Ângela,

    Você pode tentar engravidar sim. Os riscos são mínimos, desde que faça um pré-natal bem acompanhado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  32. fabioeugenio disse:

    Oi Geusiana,

    Possibilidade existe, mas o mais provável é que chegue ao dia 17 de outubro.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  33. fabioeugenio disse:

    Oi Magnólia,

    É muito improvável, mas na dúvida faça o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  34. Ana disse:

    40 anos não é uma sentença fechada, apesar de ser difícil e possível com tratamento ou não, ser não tiver entrado na menopusa….é claro, minha vó teve dois filhos do segundo casamento, um com 45 anos que é meu pai e outra criança com 46 perto dos 47 anos..Não é magnifico isso!!.

  35. MARILENE disse:

    Dr. Fábio tenho 40 anos estou tentando engravida pela primeira vez, fiz uma ultrassom foi constatado miomas intramural e suberoso tamanhos bem pequenos mim, menstruação e normal só de três dias mas o meu ginecologista falou que se eu engravida vou perde por conta dos miomas estou aflita pois quero muito ter um filho gostaria muito de sua opinião.
    Agradeço desde já

  36. Andrea disse:

    Dr. Fábio,

    Tenho 43 anos e tenho um filho adolescente. Na gravidez dele tive trombose no 7º mês de gestação, mas ele nasceu com saúde perfeita!
    Um ano depois, engravidei novamente, mas no final do quinto mês minha bolsa rompeu, fiquei hospitalizada durante 20 dias, porém o bebê não sobreviveu.
    A cerca de um ano minha menstruação vem rareando e fico meses sem menstruar, sinto calores breves, minhas taxas hormonais estão baixíssimas e devido a meu histórico de trombose, meus médicos não prescreveram reposição hormonal e continuo usando um DIU de cobre. Acontece que hoje, estou numa relação estável e nós desejamos muito um outro filho. Quero saber se existe alguma possibilidade para mim.

  37. fabioeugenio disse:

    Oi Marilene,

    Miomas pequenos, a depender da localização no útero, não precisam ser retirados e não alteram o resultado da gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  38. fabioeugenio disse:

    Oi Andrea,

    Você pode engravidar sim, fazendo um rigoroso acompanhamento obstétrico e com terapia anticoagulante.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  39. Anita disse:

    Dr, minha dívida é a seguinte: tenho 40, um filho de 9 e dificilmente vou engravidar novamente,pois além da idade tive endometriose e tentei durante todos esses anos. Porém, como não uso nenhuma prevenção, existe uma possibilidade pequena pois fiz cirurgia há dois anos e nunca mais tive cólicas. Meu medo é engravidar com está idade e não estar tomando ácido folião. Deveria tomar apesar de chance tão pequena?

  40. fabioeugenio disse:

    Oi Anita,

    É fundamental que a mulher sob possibilidade de gravidez (mesmo pequena) tome o ácido fólico.

    E a FIV pode te ajudar a engravidar mais rápido.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  41. Jeane disse:

    Dr. Fábio Eugênio, tenho quarenta anos e nunca engravidei. Mas já tomei medicamentos como o Clomid e nada. Agora estou tendo hemorragias devido a um mioma submucoso. Ia fazer uma histeroscopia, mas o medico me encaminhou para um especialista só pra fev/15. No estado que estou não posso esperar mais pois estou menstruando praticamente direto desde junho. Fui a outro médico e ele me indicou a histerectomia e disse que se já tento engravidar a 13 anos e nunca consegui é pq não vou mais conseguir e tenho chance de ter um filho mongolóide. O que o senhor me aconselha? Por favor, aguardo sua resposta e desde já agradeço a atenção.

  42. fabioeugenio disse:

    Oi Jeane,

    Lógico que você pode engravidar com segurança fazendo o tratamento adequado.

    O primeiro passo é tirar este mioma submucoso por histeroscopia cirúrgica. Em geral o útero fica muito bem preservado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  43. sandra regina disse:

    gravida aos 40 anos,estava muito feliz,ate que fui na ginecologista na ultima quarta,e ela disse que via o utero e o saco gestacional mais naõ via o embriaõ,estou em choque,pois estava tão feliz,pois tentava engravidar a 4 anos,e não conseguia,descobri um mioma subpuroso,achei que nunca mais ia ter esse prazer de gerar um filho foi quando aconteceu resultado positivo,e depois essa noticia horrivel,apesra de ter 2 filhos uma com 20 e um com 16,engraçado que ele disse que eu estava abortando so que so sai um sangue escuro,mais pouco suja quando vou ão banheiro,o que eu faço pelo amor de DEUS me ajude a entender pois a medica foi homissa e nada me explicou direito

  44. Eloisa disse:

    Dr. Fábio Eugênio,

    Tenho 42 anos, nunca engravidei e nunca tomei anticoncepcionais, percebo que minha mestruação dimibnui o ciclo, ja fiz todos os exames de acompanhamento e todos normais e também não tenho nenhuma doença crônica. Minha ginecologista me passou um indutor de ovulação dufine já tomei 02 caixas e nada. Por favor me diz algo, estou aflita e angustiada.
    Obrigado.

  45. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    Repita o ultrassom com 7 a 10 dias, pois pode estar ainda muito precoce para visualizar o embrião.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  46. fabioeugenio disse:

    Oi Eloísa,

    Após 3 a 4 ciclos de indução (Dufine), melhor procurar um especialista para tratamento mais eficaz.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  47. sandra regina disse:

    MUITO OBRIGADO DR PELA ATENÇAÕ,DEUS O ABENÇOE

  48. Andreia disse:

    Olá Dr.
    Estou prestes a completar 40 anos. Tenho 02 filhos do 1* casamento, com 18 anos e outro com 16.
    Casei novamente e meu atual marido não tem filhos e estamos pensando em engravidar, tenho muito medo de vir uma criança com algum problema. Tenho saúde ótima.
    qual o risco
    tomei pilula por muitos anos isso pode atrapalhar?
    obrigada

  49. fabioeugenio disse:

    Oi Andreia,

    A pílula não atrapalha! E os riscos são pequenos. Se quiser afastar risco de doença cromossômica, uma opção é a FIV com PGD.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  50. Marcia disse:

    Olá Dr. tenho 41 e fiquei diabética após aos 37 anos e hipertensa, posso engravidar?
    Aguardo a sua resposta.

  51. Francisca Lima disse:

    Dr. Fabio Eugenio

    bom dia

    minha irmã tem 41 anos, e a alguns anos ela não toma anticocepcionais, mais não consegue engravidar, mais tá com uma semana que a menstruação atrasou e estamos anciosos, mais ela tem receio de ser o começo de uma menopausa. Gostaria de saber sua opinião pois o ginecologista que a acompanha aconselha que ela não engravide por conta da idade. Por favor nos deixe sua orientação e o que devemos fazer, pois ela é a unica da familia q não tem filhos, e torcemos muito por isso. agradece Francisca Lima

  52. mariAxmari disse:

    Ola,DR. Tengo 48 anos, fui meu 1 marido,vasectomizado.Casei novamento mas el e,retirou o estroma(somente o estroma), una prostata.fiz laparoscopia,retirada mioma fora do útero con 18mm,foi rudo bem cirurgis ha 10 meses.oriente me, grata.

  53. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Existem riscos, mas com acompanhamento pré-concepcional e pré-natal rigoroso você pode engravidar sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  54. fabioeugenio disse:

    Oi Francisca,

    Ela pode engravidar com segurança, com tratamento adequado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  55. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Você pode engravidar pela FIV com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  56. Adriana Teixeira disse:

    Primeiramente gostaria de agradecer pelo site e por responder as tantas duvidas,
    Tenho 40 anos, descobri com 20 semanas de gestação através da amnioncentese que meu filho era portador da T 21, sindrome de down, hoje não vejo a síndrome como antes, são crianças lindas que se estimuladas devidamente podem fazer qualquer coisa…temos que abandonar este preconceito, meu bebê não era cardiopata, mais o perdi com 30 semanas, parto normal induzido ,traço no cordão, vou procurar um especialista mais minha dúvida é quando posso engravidar novamente, não tenho nenhum problema de saude, e quais as probabilidades de ter um bebe Dowm embora hoje ja não faça diferença pra mim.

  57. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Os riscos na sua idade são em torno de 1:100, ou seja em torno de 1% (muito baixo!!).

    Pode tentar engravidar novamente após 6 meses.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  58. roberta disse:

    Tenho 40 anos,minha última mestruação foi dia 10 de novembro tive relação no dia 30 de novembro, já era pra ter mestruado novamente mas até agora nada. será que é muito grande a chance de gravidez

  59. fabioeugenio disse:

    Oi Roberta,

    As chances são pequenas, mas agurade alguns dias e faça o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  60. ana alice nunes almeida disse:

    Minha mãe teve uma filha com 42 anos parto normal e no interior,agora eu engravidei ja tenho um filho de 21 anos e uma menina de 18 ja to com um més e meio tenho 42 anos tbm.vou começar a fazer o pre -natal.

  61. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Comece já o pré-natal, para levar sua gravidez com segurança.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  62. patricia disse:

    oi tenho 43 anos e penso em gravidar mais tenho medo minhas mestruaçao e normal corro risco de vida

  63. EDIANA disse:

    Oi Dr. Fábio Eugênio,
    Tenho 43 anos uma filha de 12 anos. Meu marido tem 33 anos e não tem filhos, ele quer ter um filho, mas eu tenho receio de engravidar pela minha idade, tenho uma ótima saúde, mas tenho hipotireoidismo, é possível uma gravidez saudável e os riscos com o bebê? Aguardo uma resposta

  64. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    Se sua saúde é normal não há risco de vida em engravidar na sua idade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  65. fabioeugenio disse:

    Oi Ediana,

    Estando controlado seu hipotireoidismo, é possível gravidez saudável sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  66. simone disse:

    Boa Tarde Dro Fábio Eugênio

    Tenho 39 anos e quero engravidar de novo, tenho uma filha de 13 anos e antes dela perdi um com anencefalia, meu marido esta receioso pelas coisas que já lemos, inclusive sobre a síndroem de daw, como devo proceder? Isso é muito importante para mim. Aguardando resposta.

  67. fabioeugenio disse:

    Oi Simone,

    Os riscos relativos são baixos de síndrome de Down na sua faixa de idade (cerca de 1%).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  68. Lia disse:

    Tive minha primeira gravidez com 38 para 39 anos, Sofri aborto espontâneo com um mês de gestação, não sei por ter passado muito nervoso. Estou tentando engravidar novamente aos 39 anos quase 40 daqui algumas semanas. Já é o 4 mês tentando e nada de engravidar. Fiz todos os exames e aparentemente sou muito saudável.
    Será que devo tentar outras alternativas?

    eu e meu companheiro queremos muito ter filhos, me ajude. Ele tem 34 anos Obrigada.

  69. sandra disse:

    ola tenho 42 anos meu marido e vasectomisado a 12 anos mas nunca fez espermograma sempre fui regular na menstruaçao e minha medica disse que não tenho nenhum sinal de menopausa ainda estou atrasada a 7 dias é possível ter engravidado pois minha medica diz que sou muito fértil….

  70. Sandra Blättler disse:

    Ola Dr Fabio , bom dia ! Meu nome e Sandra , moro na Suiça em Zurich , tenho 42 anos e ja sou mãe de tres filhos lindos e perfeitos , tive minha primeira filha aos 30 , 36 o segundo e engravidei da terceira semplanejar , mas tudo sempre correu bem , todos foram partos normal sem anestesia e correu tudo bem , so da ultima que tive uma aderencia de placenta depois do parto fiz curetagen p tirar , de resto tudo normal e sempre amamentei ate um ano de vida . Minha pergunta , visto que fiz o teste em casa , depois de atrasar a menstruação que e regular , deu positivo e sinto aquelas colicas normais do começo da gravidez ( qdo o utero cresce ) Possso ter uma gravidez normal e outro parto normal ? Minha filhinha esta com um ano , e devo estar de 7 a 8 semanas pelas minhas contas ! A principio não queria mais filhos , mas não farei um aborto . Quais minhas chances ? Abraços e obrigada ! Sandra

  71. MARIA disse:

    Boa tarde Dr FAbio
    Soube hoje que estou grávida…aos 45 anos…tenho um filho de 7 anos…e dois abortos espontâneos…sou saudável…nem diabetes…nem nada….mas extremamente preocupada, tenho muito medo….adorei sua entrevista….abraços.

  72. simone miranda disse:

    tenho 43 anos , dois filhos 23 e 19 anos sou casada novamente meu marido tem 28 anos e nao tem filhos queremos muito ingravidar gostaria de saber qual as chance de bebes com down

  73. fabioeugenio disse:

    Oi Lia,

    Após 6 meses de tentativa, melhor fazer avaliação reprodutiva (exames completos).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  74. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    Pode ser uma disfunção hormonal. Faça exames para definir.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  75. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    Pode sim ter uma gravidez saudável e parto normal. Comece já o pré-natal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  76. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Parabéns, Fique tranquila e inicie imediatamente o pré-natal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  77. fabioeugenio disse:

    Oi Simone,

    O risco é em torno de 2%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  78. angela disse:

    doutor ja è a terceira fiv que estou fazendo eu não tenho trompas ja fui mãe muito jovem e fiz a retirada das trompas, e todas fiv negativa e eu gostaria de saber se è possivel colocar embrião de 24 horas e se a chance ter positivo esclarece se possivel essa duvida muitoo obrigadoo

  79. Sofia Pereira disse:

    Boa tarde,
    Gostei muito de ler este artigo.
    Tenho 41 anos e sou portuguesa. Não sofro de diabetes e tenho sempre tensão baixa.
    Tenho dois filhos saudáveis, com 15 e 12 anos de idade.
    Em Janeiro de 2014,passei por uma experiência que não desejo a nenhuma mulher:
    Fiquei grávida novamente(gravidez espontanea),de gémeos e estava super feliz,infelizmente ambas as meninas tinham trissomias(18 e 21) e tive que fazer a interrupção… Mesmo a bébé que tinha trissomia 21,tinha também os orgãos mal formados… Foi um trauma e uma tristeza enorme…
    Quero saber se posso tentar outra vez,ou com o que me aconteceu,não tente nunca mais,por causa da idade..
    Obrigada,

    Sofia

  80. Renata Lobo disse:

    Ola Dr Fabio, meu nome é Renata e tenho 35 anos. Tenho dois filhos, um menino de 16 anos e uma menininha de 9 anos que te a sindrome de down. Meu primeiro filho não é do meu atual casamento.Eu e meu esposo queremos muito ter outro filho, mas pelo que pesquisei as chances de nascer outra criança com down é alta. Vi que tem um exame cariótipo que eu e ele podemos fazer para saber anomalia nas celulas. Por favor, existe essa chance alta de nascer com down ? nem me decidi ainda se vou ter outro ou não, mas como nao estou tomando nenhum anticoncepcional,ja estou me prevenindo com o ácido fólico. Obrigada

  81. sirlei ridrigues disse:

    To gravida tenho 40 anos e trabalho tem algum risc
    o

  82. fabioeugenio disse:

    Oi Ângela,

    Não é comum implantar embrião de 24 horas (D1). Geralmente se implanta D2 , D3 ou D5.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  83. fabioeugenio disse:

    Oi Sofia,

    O que aconteceu foi uma infelicidade, mas os riscos de repetir são baixos. Consulte um especialista para opções de tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  84. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    O risco de Down na sua faixa de idade é em torno de 1:350 (muito pequeno)

    Para evitar este risco você pode fazer uma FIV com PGS.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  85. ana cristina disse:

    ola Dr Fabio

    Fiquei super animada e feliz pelos varios casos que li aqui e como o sr foi exclarecedor.
    Tenho 42 anos, aos 28 engravidei,mas fiz um aborto(meu maior erro). Sou saudavel e nao tomo pilula e faço uso da camisinha pois ate hj estava receiosa de engravidar e ter um filho daw. Meu companheiro,41 anos, nao teve filhos no seu primeiro casamento, fizeram tentativas e ele fez exames no qual “deu uma alteração”,mas o medico disse q isso nao atrapalhava, entao talvez o problema esteja com ele. o que o sr nos sugere..ESPERAR 1 ANO NAS TENTATIVAS, ou FIV…se começarmos as tentativas, tenho q começar como acido follico
    obrigada!

  86. fabioeugenio disse:

    Oi Sirlei,

    Nenhum problema!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  87. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Cristina,

    Não perca mais tempo, e já procure um especialista. E comece já o ácido fólico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  88. flavia disse:

    Estou gravida aos 43 anos e confesso que estou com muito medo.
    tenho 3 mocinhas, 5,8 e14.
    2 abortos espontâneos.
    Qual seria o meu grande risco?

  89. flavia disse:

    Dr Fábio e para completar ainda mais meu desespero, meu sangue é B-.

  90. AlDenisio holanda holandaA disse:

    Tenho 45 anos e estou gravida de 21 semanas ,meus exames estão ótimos, não sou impertença e nem diabética e segundo a médica meu nenê está perfeito. Então se você tem uma boa saúde e e bem acompanhada não tem de quer ter medo

  91. fabioeugenio disse:

    Oi Flávia,

    A grande maioria das gravidezes na sua faixa de idade são absolutamente normais. Faça um pré-natal bem acompanhado e fique tranquila.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  92. fabioeugenio disse:

    Oi Flávia,

    A grande maioria das gravidezes na sua faixa de idade são absolutamente normais. Faça um pré-natal bem acompanhado e fique tranquila.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  93. Angela Santos disse:

    Dr. boa tarde!

    Tenho 41 anos, uma filha de 10 e tive uma gravidez tubaria a 15 anos onde perdi uma das trompas. Sou casada a 13 anos e meu marido pede muito outro filho. Será que tenho chaces de engravidar e ser uma gravidez saudável.

    Aguardo resposta e já agradeço.

  94. fabioeugenio disse:

    Oi Ângela,

    Você pode engravidar e ter uma gravidez saudável sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  95. Rilvane Nogueira de Almeida disse:

    Olá doutor!!!
    Tenho 43 anos, nunca engravidei e pelos exames não há nada de anormal( hipertireodismo controlada), mas os médicos não aconselham a gravidez. Posso seguir?

  96. Carla disse:

    Olá bom dia dr Fábio
    Quero saber se posso engravidar sem medo
    Tenho 2 filhos 1 de 23 anos e outro de 16 e uso o diu
    Há 8 anos ! Em quanto tempo posso engravidar após tirá-lo o diu
    E também já fiz abortos . Obrigada

  97. Adriana disse:

    Oi dr.Fábio, tenho três filhos e TDs cesarianas o último tive uma lesão na placenta;tenho 40 anos e gostaria de saber se ficar grávida novamente se corro esse mesmo risco? Pois meu marido é mais novo que eu e quer muito ter outro filho?

  98. Cristina disse:

    Fiquei grávida aos 41 anos e com 18 semanas tive um aborto espontâneo. Fiz todos os exames e estou apta a gerar neném segundo a médica. Estou tentando a 11 mese e ainda não engravidei. Gostaria de saber se tem alguma chance de ter criança com algum tipo de problema ou devo desistir. Agora já tenho 42 anos.

  99. Ana Maria disse:

    Oi Dr.Fabio! Estou com 47 anos e estou gravida de 1 mes e estou muito preocupada de minha criança nascer com algum problema de saude.Tenho pressao alta sera que tem algum risco?Obrigada

  100. fabioeugenio disse:

    Oi Rilvane,

    Fazendo pré-natal bem acompanhado, você pode ter gravidez saudável sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  101. fabioeugenio disse:

    Oi Carla,

    No mês seguinte à retirada do DIU.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  102. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Somente com consulta obstétrica e exames pode-se definir este risco.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  103. fabioeugenio disse:

    Oi Cristina,

    Não desista. Procure um especialista para orientar o melhor tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  104. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Maria,

    Fazendo controle adequado da pressão os riscos clínicos são pequenos. Em relação ao risco genético você pode fazer exame sanguíneo para avaliar (NIPT).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  105. Nyna disse:

    Boa tarde Dr.
    Tenho vou fazer 40 anos agora em fevereiro, acabei de perder um bebê. Estava de 11 semanas dia 01/02 e na ultrassom detectou o feto como 8 semanas e 4 dias. Sem batimentos. Quando poderei tentar novamente. Não tem nenhum problema de saúde. E havia parado o anticoncepcional em setembro, e en novembro engravidei normalmente.

  106. fabioeugenio disse:

    Oi Nyna,

    Após 1 a 2 meses de intervalo você já pode tentar novamente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  107. Hélen disse:

    Boa noite,
    tenho 46 anos tive 2 abortos espontâneos um em 2013 e outro em 2014, segundo meu médico tenho trombose fetal, posso engravidar e se engravidar tem tratamento para essa doença? E quais as chances de ter filho com síndrome de Down?

  108. fabioeugenio disse:

    Oi Hélen,

    Existe tratamento com anticoagulante durante a gravidez. O risco de síndrome de Down é em torno de 5%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  109. evaneide geralda rodrigues disse:

    Oi Dr..Eu tenho 40 anos,tenho apenas um ovario e uma trompa,quero muito engravidar e estou tomando cha verde , linhaça ,cicloprymogina e acido folico,isso já á 3 meses.Quero saber se tenho chance agindo dessa maneira,e o que o senhor pensa sobre o cha de inhame?Posso toma-lo pra dar uma força extra?

  110. evaneide geralda rodrigues disse:

    Oi D.r,gostaria de saber tambem, se o cha verde pode prejudicar ação do acido folico?.Estou muito preocupada com isso,medo de estar metendo os pés pelas mãos,por favor me ajuda!

  111. fabioeugenio disse:

    Evaneide,

    O ácido fólico você deve tomar. Os demais não ajudam a engravidar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  112. KATia disse:

    Dr.
    Estou muito preocupada. Tive três abortos espontâneos, e o ultimo foi em dezembro de 2014. Meu ginecologista me pediu para aguardar até abril para iniciarmos uma série de exames para tentarmos descobrir a causa, já que naquele momento os meus hormônios estavam alterados e não resolveria examinar naquele período. Só que acabei engravidando antes desse período que ele me pediu. Descobri isso hoje. Estou desesperada. Corro algum risco por não ter feito os exames primeiros? Me ajude. Obrigada.

  113. fabioeugenio disse:

    Oi Kátia,

    Não corre risco, mas contacte imediatamente seu obstetra para iniciar o pré-natal!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  114. adriana disse:

    Boa tarde Dr tenho 37 anos sou portadora de HVC já diz tratamento e negativo mas gostaria de engravidar novamente já tenho 2 filhos um de 21anos e outro de 12 anos quais os riscos

  115. Egilse de F. C. Sales disse:

    DR TENHO 46 ANOSE ESTOU GRAVIDA DE 06 SEMANAS , JA TIVE 02COMSEZARIA NEM UM ABORTO HÁ RISCOS?

  116. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    A reprodução assistida pode reduzir o risco de transmissão de doenças virais na concepção.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  117. fabioeugenio disse:

    Oi Egilse,

    Existem riscos, mas que podem ser minimizados com pré-natal bem acompanhado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  118. Joice disse:

    Dr.Fabio, tenho 43 anos, vou fazer no dia 15 de março 44 anos. Tenho uma filha de 12 anos que até hoje mim pede uma irmã. Tenho tentado engravidar e não consigo. Meu esposo tem 48 anos. Já tive um filho antes da minha filha, em 1999. Não sabia que estava grávida, fui com tantas dores nas costas para emergência. Quando cheguei mim aplicaram injeção e mim deram comprimido para dor. Logo depois, descobri que estava grávida de um menino. Tive problemas, minha pressão começou a aumentar, o meu obstreta disse que teria que fazer o parto com 8 meses, assim foi feito. O meu filho ficou 19 dias vivo porque ele nasceu com hidrocefalia. Eu queria tanto um filho que engravidei novamente da minha filha, hoje com 12 anos, tudo saudável, gravidez perfeita, minha filha perfeita, graças a Deus. Quero engravidar aos 44anos, o quê o Dr me aconselha?

  119. adriana ferreira disse:

    boa tarde dr.fabio eugênio,
    tenho 42 anos e gostaria muito de engravidar,pois tive 3 filhos,mas a mais velha veio a falecer aos 10 anos com câncer,e a caçula nasceu com dawn e só viveu 5 dias.(tive ela aos 30 anos)hoje só tenho um de 15 anos e gostaria muito de ter uma menina.parei de tomar remedio em novembro e minha mestruação não vem desde o dia 30 de dezembro.não fiz nenhum exame ainda pois tenho medo do resultado.será que estou gravida?tenho policistos.obrigada!

  120. vania disse:

    Boa tarde,
    tenho 42 anos, ja tive 03 gravidez anembrionarias e tenho um filho de 03 anos, a ultima gravidez foi feita a curetam ha um mes, minha medica orientou a nao engravidar mais pelo fato da idade e índice de 30% chances de sindrome, estou arrasada, so sei chorar, quero muito outro filho, adorei ler tudo acima ja escrito a outras mulheres, diminuiu a dor no meu peito. Deus é mais e nos dara a sabedoria. Existe algum tratamento que eu possa ja iniciar para uma gravidez proxima?

  121. silenemariaarrudapimentel disse:

    dr fabio eugenio quero se na minha idade perigosos tenho quarenta sete ano tenho vondade de ter um filho

  122. mariella disse:

    Oi Dr. Fábio tenho 18 anos e estou grávida pela primeira vez, estou com 11 semanas e fui fazer uma endro, e os médicos me falou que meu bebê estava com um inchamento no pescoço, no dia 13/03 TN deu 5,2 voltei na minha medica onde estou fazendo meu pré natal ela mandou eu repetir, fui fazer de novo no dia 16/03 o TN deu 6,3. A Dr me explicou que realmente meu bebê tem uma síndrome, quase que eu enlouqueci, pq é minha primeira gravidez, mas eu entreguei na mãos de Deus e deixo ele fazer a vontade dele.
    Todas as mulheres que eu vi que os filhos nascem com síndrome é de 35 anos, dr. É capaz de meu filho nascer com síndrome? O senhor já viu algum caso?

  123. Elida disse:

    Meu nome é Elidrespostas 39 anos tenho dois filhos do meu primeiro casamento. Hoje estou no segundo relacionamento e quero ter um filho mas tenho sangue Ò negativo, e tenho toxoplasmose. Tenho medo da criança nascer com problemas.me ajuda um Abraço espero respostas.

  124. Simone disse:

    Dr Fabio, completo 42 anos agora no inicio de abril e descobri que estou gravida de 5 semanas, sem fazer nenhum tratamento, e sem tomar qualquer remedio para indução da ovulação. Fiz um xecape a 6 meses atras e meu ginicologista disse que minha saude éra como de uma menina de 25 anos, o Sr acha que tem algum risco nessa gravidez? Ja tenho um filho de 18 anos, nunca sofri aborto.
    Aguardo
    Obrigado

  125. fabioeugenio disse:

    Oi Joice,

    Consulte um especialista pra fazer exames e definir a melhor forma de tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  126. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    A única maneira de ter certeza é fazendo o beta-hcg!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  127. fabioeugenio disse:

    Oi Vânia,

    Você pode engravidar sim , mas antes é necessário avaliar se existe algum fator genético relativo às gestações anembrionadas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  128. fabioeugenio disse:

    Oi Silene,

    Com tratamento e acompanhamento médico adequados, os riscos são mínimos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  129. fabioeugenio disse:

    Oi Elida,

    Fazendo um pré-natal bem acompanhado, os riscos são mínimos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  130. fabioeugenio disse:

    Oi Mariella,

    É muito raro na sua faixa de idade, mas pode acontecer. Para confirmar faça a biópsia de vilo corial.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  131. fabioeugenio disse:

    Oi Simone,

    Os riscos normais de qualquer gravidez aos 42 anos, e que podem ser minimizados com um pré-natal bem feito.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  132. ellen disse:

    Boa noite, Dr!
    Fiz uma inseminação há três anos por ter o útero hostil…..e agora minha menstruação atrasou, fiz um teste de farmacia e deu positivo…É possível isso? Deixar de ter o muco hostil?

  133. fabioeugenio disse:

    Oi Ellen,

    O muco varia de ciclo a ciclo. É possível sim você estar grávida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  134. Elaine disse:

    Boa tarde Dr.

    Descobri que estou gravida atraves de um teste de farmacia, tenho hipotireoidismo controlado tomo levotiroxina 100mg estou com 40 anos e tenho dois filho de 19 e 10 anos. Quais sao os meus riscos, pois ambas gravidez foram cesarias, pois eu tinha convenio na época, hj farei pelo SUS. Vou passar em consulta somente em 15 de abril/15, qual ultrasson posso realizar para agilizar esta consulta? Minha ultima mestruaçao foi 27/01/15
    Aguardo sua orientação. Obrigada
    Elaine

  135. fabioeugenio disse:

    Oi Elaine,

    Fazendo pré-natal bem acompanhado, os riscos são mínimos. Faça um ultrassom transvaginal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  136. Patricia disse:

    Dr Fabio Eugênio,

  137. marina lopes disse:

    tenho 47 anos e aos 46 engravidei e tive aborto espontaneo na 5 semana. agora engravidei de novo aos 47 anos. estou de 4 semanas….qual é a chance de um aborto espontaneo de novo e nao conseguir levar a gravides ate o final. qual chance d nascer com sindrome de dow estou muito preocupada… é comum abortos espontaneo nesta idade

  138. disse:

    Oi Dr.Boa noite, tenho 42 fui fazer um ultrassom transvaginal e descobri que estava grávida, dias depois tive um sangramento e logo veio o resultado aborto espontâneo isso aconteceu há 4 meses
    E de para cá não tomo nada para evitar, e depois do acontecido a minha menstruação vem mais intensa e dura mais dias
    Gostaria de saber se ainda tenho a possibilidade de engravidar de novo. tenho um filho de 21 e uma menina de 15 anos
    Obrigada

  139. fabioeugenio disse:

    Oi Marina,

    O risco de aborto aumenta com a idade da mulher, sendo de 40 a 50% na sua faixa de idade. O risco genético também é maior.

    Inicie imediatamente o pre´-natal para exames.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  140. fabioeugenio disse:

    Oi Rosana,

    Existe possibilidade de gravidez espontânea sim, apesar de baixa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  141. disse:

    Oi Dr.obrigada por ter respondido a minha 1ª pergunta
    Antes do meu 1º aborto espontâneo a minha menstruação vinha pouca e durava 3 dias e depois do aborto ela vem mais intensa e dura cerca de 5 dias, será que mexeu com o meu organismo?
    Será que posso estar perto da menopausa?
    Apesar da idade gostaria muito de engravidar de novo!
    Obrigada….

  142. ana lucia disse:

    Dr, Fabio tenho 49 anos de idade, tenho mioma submucoso no útero, que da “escapes” , tive relação sem proteção, e teve ejaculação, gostaria se saber se há possibilidades de eu engravidar. somente com essa relação sem proteção, pois ainda tomo elani 28, estou preocupada pois não quero a gravidez,
    posso tomar a pilula do dia seguinte? mesmo com mioma, pois o fluxo é grande, teria perigo de uma hemorragia, como devo proceder?, posso tomar a pilula do dia seguinte ou acetolux resolve? aguardo rertorno .. grata

  143. Ana Paula da Silva disse:

    Oi Dr Fabio Eugenio.
    tenho 45 anos, desejo muito engravidar, não menstruo a mais de 10 anos. será que ainda tenho chance de realizar meu sonho e de meu marido?

  144. fabioeugenio disse:

    Oi Rosana,

    Através de exames seu ginecologista pode determinar seu estado hormonal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  145. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Lúcia,

    Se você está tomando regularmente o Elani, não precisa outro método.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  146. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Paula,

    Avalie com um especialista a possibilidade da FIV com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  147. zil disse:

    dr tenho 39 anos feito agora em março,sempre adiei a maternidade por causa de hérnia na coluna,mas estou com muita vontade de engravidar,tenho medo de criança nascer com algum problema ou dow?

  148. fabioeugenio disse:

    Oi Zil,

    Os riscos existem mas são muito baixos em sua faixa de idade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  149. Cristina disse:

    Dr Fábio, acabei de completar 42 anos, não tenho filhos e a minha saúde é excelente, estou pensando em engravidar, mas fui a ginecologista e ela me deixou assustada dizendo que o bebê pode nascer com síndrome de down ou outras doenças que são ocasionadas pela idade do óvulo. Eu gostaria que o Sr me orientasse e quais são as minhas chances de ter um bebê com alteração cromossômica. Desde já agradeço pela resposta.

  150. beatris disse:

    Ola doutor tenho 37 anos e estou tentando engravidar mas uma vez através do exame ginecológico a medica disse que meu colo do útero e transverso fiquei muito assustada pois sera que náo poderei ficar gravida gostaria que o senhor esclarecer o assunto abraço

  151. Mirian disse:

    Oi Dr. Fábio Eugênio
    Tenho um filho de 5 anos que nasceu prématuro com 32 semanas, e em março descobri que estava grávida de 6 semanas, porém tive um aborto espontâneo. Completei 40 anos agora em abril e estou insegura se devo engravidar novamente pois tenho medo de meu filho ter algum problema genético. Há e meu sangue é O negativo. Desde já agradeço. Obrigado.

  152. fabioeugenio disse:

    Oi Cristina,

    O risco absoluto é baixo, de 1,5 a 2,0 %.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  153. fabioeugenio disse:

    Oi Beatriz,

    Não atrapalha em nada para engravidar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  154. fabioeugenio disse:

    Oi Mirian,

    Os riscos absolutos de doenças genéticas são pequenos. Converse com seu obstetra.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  155. Paula disse:

    Tenho 38 anos, daqui uma mês faço 39, e e descobri que estou gravida de 4 semanas, e sou hipertensa, quais são os ricos de ter um bebe com problemas.

  156. Luiza disse:

    Dr. Fabio
    tive minha menstruação q terminou dia 16/04 e ja comecei a tomar o anticoncepcional , tive relação dia 19/04 sem proteção , tem como ficar grávida com uma unica relação sem proteção? pois tenho 48 anos.. aguardo

  157. fabioeugenio disse:

    Oi Paula,

    Os riscos são pequenos, mas comece imediatamente seu pré-natal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  158. fabioeugenio disse:

    Oi Luiza,

    Pouco provável, pela sua idade e pelo uso do anticoncepcional.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  159. Jacqueline disse:

    Dr. Fábio

    Estou com 43 anos e tenho um filho de 05 anos. Meu marido já fez vasectomia há 04 anos. Gostaria muito de ter outro filho. O que devo fazer? Qual método mais indicado? A reversão da vasectomia ou FIV?

  160. Suzana disse:

    Tive uma relação sem proteção dia 21/01, e logo em seguida tomei a pílula do dia seguinte corretamente. Menstruei em Janeiro, Fevereiro e Março. Qual a possibilidade de estar grávida ? Não tomo anticoncepcional há 10 anos, pois meu ex-marido era vasectomizado. Tenho 40 anos.

  161. Juliana Rodrigues disse:

    Olá Dr, acabei de descobrir que estou grávida de mais de três semanas. Tenho 39 anos, um ovário so, tomei durante os últimos 15 dias vytorin e semana passada tomei três dias de profenid! Estou desesperada! Existe algum exame que eu possa fazer já pra ver se está tudo bem com o meu neném?

  162. fabioeugenio disse:

    Oi Jacqueline,

    A FIV permite que você engravide mais rapidamente neste caso.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  163. fabioeugenio disse:

    Oi Suzana,

    Se houve menstruação normal, não há gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  164. beatris disse:

    Obrigada doutor abraço

  165. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    Neste momento não. Apenas com acompanhamento pré-natal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  166. Maria disse:

    Tenho 47 sete anos, e essa semana descobri que estou grávida de 3 ou 4 meses, foi uma surpresa!! Não esperava e nem tinha planos. Minha filha mais nova tem 18 anos. Gostaria de saber os riscos que eu e bebe corremos. Obrigada desde já!

  167. Silvia disse:

    Olá Dr. Fabio, tenho 37 anos, faço 38 daqui a 5 meses, tenho um filho de 13 anos e quero engravidar novamente, eu gostaria de saber quais são os riscos na minha idade, não tenho problemas de saude e meus exames estão ótimos, e quais os riscos do bebe nascer com algum problema.

  168. Cleo CP disse:

    Dr Fabio.
    Tenho 40 anos e nao consigo engravidar. A menstruaçao vem mais forte do que antes, isto é normal?

  169. Isabella ester disse:

    Oi Dr, tomo cerazete a um ano e 4 meses só que neste NES tomei a cartela toda errada , horários diferente e ate mesmo esqueci de alguns remédios , não tenho mas mestr… Posso engravidar

  170. Olá Dr. Fábio, meu nome é Alda tenho 38 anos sou casada ha 16 e à 7 tive câncer numa das mamas, sou mastectomizada, terminei todo o tratamento e me sinto bem graças Deus.
    Não tive filhos,tive que deixar o sonho de lado devido ao acontecido. Tenho muita vontade de engravidar, mais tenho muito receio por causa da grave doença, embora a minha mastologista fale que ñ tem problema nenhum. Alem disso tmb tem o fato da idade já avançada; é assim que falam pra mim… e as chances de ter um filho com daw muito me preocupa. Que conselhos o Dr. pode me dá?…

  171. rosa disse:

    Dr fabio por favor tire minhas dúvidas tenho 46anos tenho diabete e o meu sonho é engravidar tenho alguma chance pois menstruo normalmente e já tenho um filho de 19 anos por Deus me responda. Obrigado.

  172. rosa disse:

    Dr Fábio quanto custa uma fertilização invitro no Ceará tenho interesse em saber. obrigado

  173. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Existem riscos aumentados, mas são controláveis através de um pré-natal bem feito. Consulte imediatamente seu obstetra.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  174. fabioeugenio disse:

    Oi Sílvia,

    Aos 37 anos os riscos são muito pequenos. Converse com seu obstetra.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  175. Carmen lucia pinheiro barreto disse:

    Bom dia, tenho ,45 anos 8 filhos sendo dois meninos gemelar, bom estou com suspeita de gravidez só que mês menstruo normal VC poderia me ajudar

  176. fabioeugenio disse:

    Oi Cléo,

    Consulta e exame com seu ginecologista pode esclarecer acerca da menstruação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  177. fabioeugenio disse:

    Oi Isabella,

    Se você tem ovulação, pode haver gravidez sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  178. fabioeugenio disse:

    Oi Alda,

    Há otimas chances de gravidez sim. E com riscos mínimos, fazendo o tratamento adequado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  179. joelma disse:

    ola,tenho 40 anos,quero engravidar fiz todos os exames mais no transvaginal deu utéro aumentado,posso engravidar mesmo assim?tenho pressão alta e tomo metildopa 250mg 12 em 12 horas.

  180. fabioeugenio disse:

    Oi Rosa,

    Você pode engravidar, mas as chances com seus próprios óvulos é muito pequena. A fertilização tem custo médio de 12 mil reais + medicações.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  181. fabioeugenio disse:

    Oi Carmem,

    Na dúvida faça um beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  182. fabioeugenio disse:

    Oi Joelma,

    Pode haver gravidez sim. Útero aumentado não atrapalha.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  183. Andrea disse:

    Boa noite Dr.! Tenho 39 anos, e com planos p engravidar este ano, se for da vontade de Deus. Tenho hipotiroidismo e tomo puran de 100mg. Minha preocupação é q já li sobre gestantes c hipotiroidismo e o risco d má-formação e abortos. Além do controle das taxas existe algo mais a ser feito, tendo em vista q ainda não estou grávida? Ou é só o controle durante o pré natal?

  184. fabioeugenio disse:

    Oi Andréa,

    O fundamental é o controle antes e durante a gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  185. Alessandra disse:

    Olá dr Fábio,
    Tenho 40 anos. Acabei de passar por uma FIV com boa resposta ovariana e consegui 8 blastocistos, que foram biopsiados para análise genética pelo CGH. Todos alterados geneticamente. Estou arrasada e gostaria de saber se é possível ter alguma alteração no espermatozóide do meu esposo ou acha que seria mesmo a má qualidade dos meus óvulos? Existe alguma chance de sucesso no meu caso?
    Parabéns pelo lindo trabalho!
    Um abraço,
    Alessandra

  186. fabioeugenio disse:

    Oi Alessandra,

    Muito incomum nenhum embrião normal na sua idade. A média é de 50 60% alterados.

    Importante fazer cariótipo (do casal).

    E você pode ter sucesso sim tentando novamente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  187. Alessandra disse:

    Obrigada pelo retorno dr Fábio!

    O nosso cariótipo é totalmente normal. Poderia ser alguma alteração nos espermatozóides?

    Deus abençoe sempre o seu trabalho.

    Grata,

    Alessandra

  188. fabioeugenio disse:

    Oi Alessandra,

    Pouco comum. Mas para afastar ele deve fazer o FISH (análise genética) do esperma.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  189. Kênia disse:

    Olá Dr. Fábio!

    Tenho 39 anos, estou há 08 meses tentando engravidar do meu primeiro filho, porém acontece que de uns 6 meses “pra cá” minha menstruação está vindo irregular pois havia feito há 03 anos atrás uma ultravaginal e foi constatado mioma e cisto no útero, temo em não conseguir engravidar. O que devo fazer? Desde já agradeço!

  190. fabioeugenio disse:

    Oi Kênia,

    O primeiro passo é consultar um especialista para avaliação, e definição do melhor tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  191. ana paula oliveira oliveira disse:

    ola Dr.Fabio
    eu tenho 41 anos e fui mae ao 21 anos tenho uma filha de 20 anos
    nunca tomei nenhum tipo de metodo ancomcepcional
    e nunca mais consegui engravidar. gostaria muito de ser mae outra vez. mas acho que nao sera mais possivel ne.
    entao Dr Fabio me de uma resposta porque mesmo eu nunca
    ter tido tomado anconcepsional na minha vida eu nao conseguir mais nunca engravidar
    u

  192. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Paula,

    Você pode engravidar sim, com tratamento adequado. Consulte um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  193. maria alves disse:

    Tenho 44 anos e estou gravida de 17 semanas, não tenho pressão alta e nem diabete. Mesmovassum tenho medo, posso ter parto normal?
    sou portadora de artrite reumatoide

  194. Andrea disse:

    Bom dia
    Estou com 43 anos e tenho um filho de 12 anos, estou com muita vontade de ter mais um filho, mais tenho muito medo/ mais muito mês.o de nascer com algum problema, tomei clonid esse mês e estou aguardando os dias corretos, por favor, me ajude, pois ter esse bebê faria de mim a pessoa mais feliz do mundo!!!!

  195. Andrea disse:

    Fiz um comentário acima e esqueci de colocar que tomei anticoncepcional por 11anos e a um ano e meio parei e nada, aí resolvi tomar o com.os, fiz todos os exames e estou bem, fiz pelo SUS…..o médico me coloco muito medo…..me ajude Dr…

  196. selma disse:

    boa noite Dr.. sofri há alguns anos atrás uma retirada de polipos e miomas, o medico disse que retirou o tapete do endometrio,.em seguida ele fez um tratamento comigo com um metodo antconcepcional por nome de (minina) prece que estava tentando uma menopausa precose, eu abandonei o tratamento depois de 3 anos, então segui a outro gincologista o qual me recomendou o (gynera) então voltei a mentruar, mas hoje não mentruo mais, agora estou entrando na casa dos 42 anos, e meu sonho é ter filhos, queria que o sr com sua inteligencia me ajudasse e falasse comigo o que devo fazer, pra conseguir engravidar,não sou hipertensa e nem diabetica,, obrigada e Deus abençoe o Sr e toda sua familia.desde já agradeço e aguardo retornos..

  197. Marli santos disse:

    Olá Dr.Fábio Eugénio um bom dia!sou daqyi de salvador BA, tenho 41 anos ,tenho um filho de 18,21 e o caçulinha de 1ano 9 meses ,tomo anticoncepcional, e tive uma gripe muito forte que virou sinusite e tomei myito antibiotico ,tetraciclina,amoxilina pra tratamento,e outros pra dor.ja estou com menstruaçao atrsada uns 20 dias ,sinto azia,dores no pe da barriga ,dores nas cadeiras ,sono.falei pra meu esposo ele esta muito chateado diz que isto nao pode acontecer que sou maluca. Dr.eu pergunto sera que os antibioticos anularam o efeito dos anticoncepconal?e quais as conaequencias de estar gravida e ter filhos com Dow? Um abraço.

  198. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Pode ter parto normal sim, mas depende da condição obstétrica no final de sua gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  199. fabioeugenio disse:

    Oi Andréa,

    Você pode ter uma gravidez saudável sim, mas comece imediatamente o pré-natal assim que engravidar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  200. fabioeugenio disse:

    Oi Selma,

    O primeiro passo é uma consulta para avaliação do seu potencial reprodutivo atual.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  201. fabioeugenio disse:

    Oi Marli,

    Faça primeiro o beta-hcg para confirmar !! Pode ser somente disfunção hormonal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  202. Renata Santos disse:

    olá dr Fábio
    estou com 41 anos e meu atual marido não tem filhos e quer muito ter, o problema é que me sinto insegura por conta da idade e estou tendo problema com má circulação nas pernas e foi diagnosticado que meu útero também existem varizes (nunca tinha ouvido falar disto) já tenho uma filha com 20 anos…quais os riscos que corro? meu fator sanguíneo é RH negativo tenho chances de ter uma gravidez saudável??

  203. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Com tratamento e acompanhamento adequados, pode ter uma gravidez saudável sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  204. disse:

    Oi Dr. Fábio passando por aqui de novo!
    Eu havia falado para o Sr. que tive um aborto espontâneo o ano passado e esse ano engravidei de novo mais tive outro aborto espontâneo, porém no ultrassom só havia o saco gestacional não tinha embrião
    Descobri que tenho hipotireoidismo e a ginecologista disse que pode ter sido a causa do aborto
    Já tenho 2 filhos, parto normal
    Estou com 42 anos o senhor acha que ainda posso engravidar de novo mesmo com hipotireoidismo já comecei o tratamento
    Me de uma luz……obrigada!

  205. fabioeugenio disse:

    Oi Rosana,

    Pode engravidar sim, desde que o hipotireoidismo esteja tratado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  206. disse:

    Comecei a tomar o Euthyrox hoje para tratar o hipotireoidismo dia 25/06/15
    Quanto tempo depois do tratamento posso tentar engravidar de novo Dr.?

  207. Zuca disse:

    Olá, tenho 43 anos e tive 2 abortos um em 2012 e um agora em Junho. Meu médico me aconselhou não tentar mais, gostaria de ter outro filho tenho uma de16anos. Que estaria correndo risco.

  208. antonia disse:

    tenho uma filha de 9 anos,e hj tenho 45 anos penso em ter um outro filho mas tenho medo pela idade tive uma gravidez saudável tudo normal há 2 anos tomo anticoncepcional.Para engravidar eu tive que fazer tratamento não ovulava.Gostaria que comentasse sobre meu caso

  209. Silvia disse:

    Olá Dr. Completei 41 anos e tenho uma filha de 3 anos, meu marido tem 28 anos e quer outro filho, minha saúde é normal apenas tenho varizes pélvicas e dores na perna qual a chance de ter filho e gestação normal ???minha gravidez foi normal porém foi cesária, a chance de parto normal é nula?? Corro algum risco?? O feto pode ter síndrome Dow??

  210. Luciana disse:

    Oi Dr Fabio, tenho 42anos me marido 34 e já faz 6 meses que não
    Tomo anticoncepcional, mas minha menstruação não estava vindo,
    Faz 4 meses que estou mestruando e vem muito, mas este mês veio um pouquinho só, já estou tomando acido fólico, ele não tem Filho quero muito engravidar..

    Abraços

  211. Marcia disse:

    OLÁ Dr Fábio
    Tenho 44 anos tenho dois filhos um de 16 anos o outro 13 anos, agora estou suspeitando de uma gravidez estou sentindo todos os sintomas , estou muito preocupada devido a minha idade.

  212. Ana Cris disse:

    Adoro esses comenntários

    Vou fazer 41 anos em agosto,já tenho 2 filhos..23 e 22 anos,estou tentando engravidar a 1 ano e 6 meses,já fiz meus exames deram normais e meu marido já fez os exame de erpermograma .o medico disse que o resultado dele foi 13 milhoes de erpematozoide,não muito abaixo da media.O que faço?

  213. fabioeugenio disse:

    Oi Rosana,

    Quando o seu TSH normalizar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  214. fabioeugenio disse:

    Olá Zuca,

    Através de tratamento e acompanhamento adequado você pode engravidar sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  215. fabioeugenio disse:

    Oi Antônia,

    Existem possibilidades de gravidez saudável sim, com acompanhamento e tratamento adequados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  216. fabioeugenio disse:

    Oi Sílvia,

    Os riscos são os normais de uma paciente de 41 anos. Com acompanhamento adequado estes riscos podem ser trabalhados para que tenha uma gravidez segura.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  217. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    Consulte um especialista em reprodução para decidir o melhor tratamento.

    Att,

    Dr. Fábio Eugênio

  218. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    O primeiro passo é fazer o beta-hcg e consultar seu GO

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  219. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Como já passou mais de um ano, e você tem 41, melhor recorrer aos métodos de reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  220. Fernanda disse:

    Olá doutor , tenho 37 anos, tenho uma filha de 19 anos do primeiro casamento, tive um aborto retido aos 25 anos, estou no meu segundo casamento , procurei uma ginecologista que me disse que o melhor é eu procurar um fertileuta , pois é muito arriscado tentar engravidar normalmente.
    O doutor acha realmente muito arriscado? Tenho pressão alta, mas faço uso de Metildopa , para controle.
    Obrigada.

  221. MANOEL AMARAL disse:

    Olá Dr. Fábio,
    Parabéns! ficou tudo muito bem explicado nesta matéria. A minha esposa tem 41 anos e está grávida. Por displicência ela perdeu o primeiro ultrasson morfológico e começou a tomar o ácido fólico somente na 14ª semana. Ela fez o exame agora com 15 semanas: Segundo o médido o ossinho do Nariz e da Nuca aparentam perfeição. Ainda assim há risco grave de DOWN e MÁ FORMAÇÃO?
    Um abraço e parabéns novamente!

  222. luciene disse:

    Oi Dr tomou remédio pra pressão alta
    já 7 trazendo em fiv
    ainda posso engravidar ou fazer tratamento em fiv
    que risco ou sr acha eu tem minha idade e 38 ano
    dr mim da luz
    obrigada pela atenção

  223. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Nenhum problema em tentar gravidez natural por 6 meses, antes de consultar um especialista.

    Mantenha a pressão sob controle no seu cardiologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  224. fabioeugenio disse:

    Oi Manoel,

    Ainda assim há risco, apesar de baixo. Para confirmar pode fazer o exame genético no sangue materno.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  225. fabioeugenio disse:

    Oi Luciene,

    Com tratamento adequado, e bom acompanhamento pré-natal, pode engravidar com segurança sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  226. Renata disse:

    Boa tarde Dr Fábio!
    Vou fazer 42 anos agora em Setembro e desejo engravidar, já tenho uma filha de 20 anos.Tive uma gravidez super tranquila dela.Tenho hábitos saudáveis, não fumo, não bebo e me alimento bem. Menstruei a primeira vez aos 14 anos isso influencia na quantidade e qualidade dos óvulos.Quais as chances de eu engravidar e ter uma gravidez saudável?
    abs,

  227. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    A chance natural na sua idade é em torno de 5% ao mês.

    E com um pré-natal bem acompanhado você pode sim ter uma gravidez normal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  228. SIMONE disse:

    Olá Dr Fabio.
    Tenho 42 anos e uma filha de 12 anos linda e saudável. Minha gravidez tratranscorreu tranquilamente. Não sou hipertensão e nem diabética.Estouum pouco acima do peso, uns 10kg. Estou casada pela segunda vez e meu marido, que fez 35 anos, tem muita vontade de ter um filho nosso. Gostaria de saber os exames que necessito fazer antes e se as chances de Down na minha idade são de 1:100 e quais os riscos para anomalias? Aos 35 engravidei inesperadamente e fiz um aborto. Depois disso tudo seguiu normal. Não tomo anticoncepcional há 5 anos, faço tabela. Posso engravidar normalmente?

    Obrigada e parabéns pelo maravilhoso trabalho!

  229. Fátima disse:

    Olá Dr. Fábio!! Tenho 42 anos, completados em março, desde janeiro deste ano estou tentando engravidar e ainda sem sucesso. Tenho um filho de 3,5 anos, durante a cesárea do meu filho, descobrimos que eu tinha endometriose, embora tenha sido identificado áreas de adenomiose e um endometrioma no ovário esquerdo, minha ginecologista acredita que a endometriose não seja o motivo de eu não ter engravidado até o momento. A última contagem de folículos realizada em abril, apontou 6 folículos o ovário esquerdo e 8 no ovário direito. Meus últimos exames em junho: inibina B=61,6, T3=80, Androstenediona=0,72, anti mullerian=1,80, SDHEA=71,1, THS=1,65, T4=1,28, FSH=9,7, Estradiol=64,5. Fiz uma inseminação em junho, sem sucesso, mas com boa resposta a indução, 4 óvulos em bom tamanho. Gostaria de saber se minhas chances de engravidar são muito baixas. Obrigada!!!

  230. fabioeugenio disse:

    Oi Simone,

    Tudo indica que você pode engravidar sim. Porém, é fundamental uma consulta antes com seu ginecologista para avalar sua fertilidade atual.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  231. fabioeugenio disse:

    Oi Fátima,

    Na sua idade, a chance média mensal é em torno de 5 %.

    E a endometriose pode estar sim reduzindo sua fertilidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  232. Simone disse:

    Oi doutor tenho 40 anos aos39 tive trombose sindromr de mal thayse.tenho pressão alta e gostaria de saber se ainda posso engravidar .e quais são os risco.Há tenho um filho de 20 anos tive um aborto a quinze anos.

  233. valda disse:

    ola tenho 43 anos acabei de ter um aborto espontanio ,quis muito engravidar agora meu medico fala pra me desistir ,sera que eu desisto ? gostaria muito de ser mae dinovo pela terceira vez.

  234. 05/08/2015
    Oi Dr fabio Eugenio , boa tarde! Meu nome é matildes tenho 42 aos , sou muito saudável e gostaria muito de ter um filho porem procurei um ginecologista e fiz o exame ultrassonografia-endrovaginal e foi constatado alguns miomas sendo um submucoso o meu ginecologista me aconselhou a retirar os miomas mas gostaria de ter uma segunda opinião. Desde já agradeço.

  235. Elisangela disse:

    Dr.Fábio,

    Completei 42 anos e estou grávida de 09 semanas.Comecei a tomar o ácido fólico na 4 semana e no mês de setembro de 2014 tive uma gravidez ectópica. Já realizei o primeiro ultrassom e o coração do bebê está normal e a evolução também. Existe algum risco de um aborto e de alguma má formação do bebê?

  236. Ju Matos disse:

    Olá dr. Fábio Eugênio, amo crianças, já tenho dois filhos uma com 26 anos e um menino de 11 anos e creia rsrsrs quero engravidar de novo, hoje tenho 47 anos mas pra q isso seja possível preciso de uma orientação confiável para arriscar. Gostaria q me orientasse sobre se devo ou não tentar essa gravidez.

  237. Marcia disse:

    Boa noite doutor!
    Tenho 40 anos saúde perfeita e uma filha de 13 anos, engravidei mas tive um aborto com 12 semanas, meu ginecologista alertou sobre o risco d síndrome de down, estou com medo de uma nova tentativa !!! O q eu faço passei em outro geo ele disse q meus exames estão ótimos..mi ajude

  238. Elisângela disse:

    Dr.Fábio,
    Tenho 42 anos e estou grávida já entrando na 10ª semana de gestação.
    Gozo de uma saúde excelente não tenho problemas
    Gostaria de tirar algumas dúvidas com o doutor:
    Em setembro de 2014 tive uma gravidez ectópica e tive que fazer uma cesária .
    Então após 09 meses engravidei conforme já informado, comecei a tomar acido fólico somente quando descobrir que estava grávida na 4ª semana de gestação e estou tomando também vitaminas conforme receita médica.
    Existe algum risco de aborto ou do bebê ter síndrome de dow?

  239. carmen disse:

    Carmen
    Ola dr Fabio
    tenho 43 anos Tem reduçao do fator 8 “wildebrand”descoberto em 2012 sem anormalidade nao faço uso de nehuma medicaçao,nao tenho vicios,tenho um filho de 8anos ,tive dois aborto espontaneo primeiro 2013 e segundo 2014,quero ter o segundo filho,ja tomo acido folico,porem meu marido tem 47 anos faz uso da medicaçao respiridona 2cp antes de dormi sei que a medicaçao da inpotencia mas temos relaçao ele ejacula,sera que consegui engravidar nestas circustancias e caso fique gravida o bebe corre algun risco,de mal formaçao ou algum fator genetico

  240. Hortencia oliveira disse:

    Bom dia Dr. fabio ,Eu so a Hortencia de 35 anos de idade, e assim eu tenho 3 filho o ultimo com 6 anos…estava gravida no ano passado do 4 filho por causa tive uma gravidez nao saudavel andei muito duente desde do meio primeiro mes ate o ultimo dia e sofria mas de dentes.o bebe nasceu e foi direito para o bersario..depois dos 5 dias ela perdeu a vida…. e assim eu preciso engravidar so que tou com medo …nao sei o que podera me acontencer pela frente.. preciso dos seus conselhos.

  241. Erica disse:

    Dr. Fábio, tenho 45 anos e gostaria de saber se ainda consigo conceber naturalmente. Não faço uso de nenhum contraceptivo e gostaria de tentar outra gravidez.

    Att.,

  242. fabioeugenio disse:

    Oi Simone,

    Do ponto de vista reprodutivo pode engravidar sim. Porém, deve ser liberada antes por seu clínico, cardiologista e hematologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  243. fabioeugenio disse:

    Oi Valda,

    Não concordo que você deve desistir.

    Consulte um especialista para definir o melhor tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  244. fabioeugenio disse:

    Oi Matildes,

    Mioma submucoso deve sempre ser retirado antes de gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  245. fabioeugenio disse:

    Oi Elisângela,

    A partir de 9 semanas os riscos de perda já são muito pequenos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  246. fabioeugenio disse:

    Oi Ju,

    Você pode sim engravidar novamente, pela FIV com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  247. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    O risco de síndrome de Down na sua faixa de idade é em torno de 1%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  248. fabioeugenio disse:

    Oi Elisângela,

    O risco de aborto nesta fase é menor que 3%, e o risco para Down 1:70 gravidezes.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  249. Norma disse:

    Dr. tenho 40 anos e um filho de 5 anos. Desejo muito engravidar, mas tenho muito medo pois tenho sopro cardíaco e meu cardiologista fala que não me aconselha ter outro filho. Ele fala que é melhor eu fazer o fechamento primeiro da CIA. Qual é o seu ponto de vista?

  250. Andrea disse:

    Olá Doutor Fábio Eugênio, tenho 41 anos e gostaria de engravidar,graças a Deus sou saudável, não sou hipertensa e não tenho diabetes,meu marido tem 35 anos, mas ele bebe muito, uisque, vinho, cerveja e as vezes cachaça, ele bebe todos os dias 1 litro.Quais os riscos de engravidar.

  251. Rosa disse:

    Boa tarde doutor!
    Tenho 40 anos tive um aborto a dois meses atrás minha menstruação veio normal nos dois meses seguintes, será q posso fazer uma nova tentativa?

  252. fabioeugenio disse:

    Oi Carmem,

    Há possibilidade de gravidez sim. Risco genético existe, e aumenta com a idade da mulher.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  253. fabioeugenio disse:

    Oi Hortência,

    Pode engravidar novamente sim, Faça um acompanhamento pré-natal rigoroso para garantir sua saúde e do bebê.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  254. fabioeugenio disse:

    Oi Érica,

    Pode haver gravidez natural, mas é muito difícil na sua faixa de idade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  255. fabioeugenio disse:

    Oi Norma,

    Siga o conselho do seu cardiologista, para não haver risco para você em sua gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  256. CRIS disse:

    DR TENHO 40 ANOS E AOS 30 ANOS, GRAVIDA DE 7 MESES DESCOBRI QUE MEU BEBE TINHA VÁRIAS MÁ FORMAÇÃO, ENGRAVIDEI NOVAMENTE AOS 33 ANOS E QUANDO MEU FILHO ESTAVA COM 3 ANOS DESCOBRI QUE ELE É AUTISTA, QUERIA MUITO TER OUTRO FILHO MAS TENHO MEDO, QUAIS SÃO AS CHANCES DE TER UM BEBÊ COM OUTRAS SINDROMES, EU E MEU MARIDO FIZEMOS O CARIÓTIPO ASSIM QUE PERDEMOS O BEBÊ E DEU TUDO NORMAL.

  257. KELLI disse:

    Olá ! bom dia ! hoje especificamente busquei algo na internet onde pudésse me ajudar na decisão de sim ou não engravidar….. tenho 42 quase 43 anos (outubro) e sou casada pela 2a. vez onde em meu primeiro casamento, tive 02 filhos ! no entanto, meu atual marido não tem filhos, sendo seu maior sonho, pergunto….. quais seriam os exames adequados para medir a fertilidade e possibilidade de uma gravidez ? isso me ajudaria muito na decisão…. obrigada !!

  258. fabioeugenio disse:

    Oi Andrea,

    Pode haver dificuldade de engravidar se o espermograma dele estiver alterado, pelo alto consumo de bebida alcoólica.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  259. fabioeugenio disse:

    Oi Rosa,

    Já pode tentar engravidar novamente sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  260. fabioeugenio disse:

    Oi Cris,

    Façam consulta com geneticista, e o exames para doenças genéticas recessivas (CGT), e pesquisa de X-frágil.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  261. fabioeugenio disse:

    Oi Kelli,

    Exames hormonais, de trompas e de avaliação de sua reserva ovariana. Além do espermograma.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  262. por favor me ajude tenho 39 anos, tenho 2 filhas, gostaria de ter mais um bebê, esse exame cariótipo de sangue periférico com bandeamento G E EXAMES HORMONAIS DE TROMPAS E AVALIAÇÃO DE RESERVA OVARIANA, PODE ME AJUDAR ESCLARECER MINHAS DÚVIDAS, TENHO UM POUCO DE MEDO DEVIDO MINHA IDADE.
    MUITO OBRIGADO DOUTOR!!!

  263. fabioeugenio disse:

    Oi Ama Maria,

    Com tratamento e acompanhamento adequados você pode ter uma gravidez saudável.

    Consulte um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  264. Marcia disse:

    Dr. Tenho 39 anos e 03 filhos saudáveis do meu primeiro casamento. Acontece que me casei novamente e meu esposo de 46 anos não tem filhos. Apesar de amar meus filhos, ele sonha em ter um. Gostaria tanto de engravidar, porém tomo puran 150mg por hipotireoidismo. Existe risco maior

  265. Rosiane disse:

    Olá tenho 40 anos já tenho uma filha de 13 anos e estou querendo muito
    Engravidar, mas eu li uma reportagem que com essa idade é muito difícil, faz mais de 4 meses que eu estou tentando e ñ consigo…eu ñ tomava remédio. ..É verdade que as chance pra engravidar cm essa idade é de 4%??

  266. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Com acompanhamento pré-concepcional e pré-natal adequados você pode ter gravidez saudável !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  267. fabioeugenio disse:

    Oi Rosiane,

    Estima-se a chance mensal na sua idade, entre 5 e 10% ao mês. Após 6 meses, procure um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  268. Mari disse:

    Olá Dr.Fábio,
    Tenho 39 anos estou tentando engravidar, mas tenho ovários poliovario poliquístico. Meu ginecologista disse que preciso de “sorte” para ficar grávida, não tomo nenhum anticoncepcional e tenho menstruação normalmente. Gostaria de saber quais são minhas chances pr engravidar?

  269. Mari disse:

    corrigindo ovários policísticos.

  270. Cristiane disse:

    Bom dia Doutor
    Tenho 47 anos e tenho 1 filho de 21 anos, me casei recentemente, e meu marido quer muito 1 filho, sou hipertensa, mas faço o controle, quais são os riscos de engravidar nesta idade, o que o sr me aconselha?

  271. fabioeugenio disse:

    Oi Mari,

    Se você ovula normalmente, as chances são em torno de 10% ao mês.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  272. fabioeugenio disse:

    Cristiane,

    Pode engravidar sim. Consulte um especialista, para informações sobre os tipos de tratamento indicados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  273. Simone disse:

    tenho 43 anos, em 2013 engravidei 2 vezes, na primeira vez tive um aborto espontâneo e na segunda vez uma gravidez ectópica, não tenho a trompa esquerda, porém a trompa direita não tem problemas, será que consigo ainda engravidar pelo método natural, tendo em vista que já fiz uma fertilização in vitro porém sem resultado positivo, não tenho mais condições financeiras de tentar novamente.

  274. Rosâ disse:

    Olar de bom dia tenho 42 anos tive um aborto em fevereiro e agora estou
    Grávida novamente gostaria de saber se corro algum risco de aborto novamente já comecei meu pré natal não sinto nada estou trabalhando normalmente mas sinto um pouco di medo a estou com sete semanas que qui o senhor mim diz .

  275. fabioeugenio disse:

    Oi Simone,

    Chance de gravidez natural existem, mas são baixas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  276. fabioeugenio disse:

    Oi Rosa,

    Qualquer gravidez tem risco, mas fazendo pré-natal bem acompanhado os riscos são mínimos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  277. Sandra disse:

    Olá ! Tenho 41 anos e estou grávida de 16 semanas . Às 12 semanas na ecografia a médica detectou que se passava alguma coisa com a mão esquerda do bebê , não se conseguiu visualizar os dedinhos 🙁 . Fui fazer eco 4D por minha autoria e realmente o bebê parece não ter dedos na mão esquerda . Estou muito triste , porque não sei porque isto acontece ….. Há alguma doença associada a esta má formação??? Vou fazer amniocentese daqui a 2 semanas . Diga.me doutor porque isto acontece ?

  278. Ana disse:

    Bom dia estou gravida de 4 semannas , tenho 40 anos e morrendo de preocupação, no entanto muito feliz, estar saindo uma borra marrom, meu medico disse que poder ser um aborto( preoccupara) e me pediu para fazer um beta quantitativo se aumenta consideravelmente, fiz uma ultra vaginal e não conseguiu visualizar a gravidez( muito preocupada) ele disse que possa ser que esteja lá mas a ultrason não identificou ( não sei o que pensa) ele me passou um remédio via vaginal UTROGESTAN 200mg, comecei ontem, mas hoje ainda sai a borrinha marrom. Necessito de um conselho

  279. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    Pode ser de causa desconhecida, decorrente de medicações usadas na gravidez, banda amniótica, ou síndrome genética.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  280. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Seu médico está correto!! Use a medicação, e faça o beta quantitativo, pois pode estar muito cedo para o ultrassom identificar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  281. Ana disse:

    Boa tarde doutor

    Fiz o beta estava 1512 E SUBIU para 1915, estou tomando a medição cão no entanto o sangramento aumentou o que faço agora? Que Deus continue te abençoando, aguardando resposta se eu estiver abortando o q faço? Deus continue te abençoando

  282. Alzenir disse:

    Olá boa noite

    Tenho 44 anos a dose meses não vem minhas menstruação… Posso estar grávida? Ou estou entrando na menopausa?

  283. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Repouso, mantenha medicação e fique acompanhando com beta e ultrassom.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  284. fabioeugenio disse:

    Oi Alzenir,

    Deve ser disfunção hormonal. Faça exames para confirmar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  285. Juci disse:

    Olá Doutor Parabéns por suas explicações, você passa muita paz e tranquilidade para nós q queremos engravidar acima dos 40 mas por motivos q sabemos o medo e a ansiedade toma conta de nós, mas apesar disso nosso sonho é maior, obrigada por nós tranquilizar, parabéns por ser um profissional tão humano, nota 1000 p o senhor, abraços!

  286. fabioeugenio disse:

    Obrigado, Juci !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  287. Marcia disse:

    Boa tarde doutor, perdi meu BB com 3 meses
    Troquei de médico ele pediu um monte d exame
    Até espermograma d marido p saber A causa
    E disse q sou louca de engravidar aos 40 sendo q
    Já tenho um filho, meu marido atual é louco p
    Ser pai ,o médico me deixou apavorada o q eu faço meus exames
    Estão ótimos fiz tdo novamente

  288. Patricia disse:

    Oi dr. Fabio…faço 40 anos dia 3 de outubro, tebho um filho de 2 anos e 3 meses, tive dois abortos espontâneos anterior a gravidez, um em 2001 e outro em 2012. Com 5 meses de gestação desse meu filho, descobriram no hc que tenho um anticorpo anticardilodipina que aparece na gravidez, com 5 meses de gestação comecei a tomar heparina sódica dyaa vezes ao dia até o nascimento. Tive parto normal. Queria engravidar novamente efui nos hematologistas que tem opinioes diferentes, um acha que devo tomar injeção, o outro deixou nas minhas mãos pois disse que a oircentagem é pequena. A geo me assusta dizendo os riscos da minha idade. Corro risco com 40 anos e amamento ainda, mas tenho medo de esperar muito e me arrepender… Queeia não tomar a injeção, somente se o anticorpo surgir, mas estou me arriscando?

  289. Patricia disse:

    Ah dr.Fábio, ressaltando que meuvmarido tem 31 anos, meu filho é muito apegado comigo, e meu marido quer que eu espere um pouco mais, ubs dois anos, mas aí estarei com 42, por isso não sei o que fazer, e a heparina sodica tem seus riscos também..

  290. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    É perfeitamente possível você engravidar com segurança, fazendo acompanhamento médico adequado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  291. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    Há possibilidade de você engravidar com segurança. E só há indicação de heparina se os exames de trombofilia estiverem alterados.

    Esperar mais dois anos não é uma boa ideia do ponto de vista biológico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  292. Cristiana disse:

    Olá Dr Fabio!

    Tenho 45 anos e aos 27 anos tive minha filha que hoje tem 17 anos.
    Fiz um exame e meu médico constatou que tenho adenomiose, isso há aproximadamente uns 8 anos atrás desde de lá uso Gestinol 28, com isso meu útero esta no tamanho normal, o Dr me falou que medicamento deu resultado. Em 2011 fiz uma cirurgia de desvio de séptico e adenóide, a principio era simples e complicou, tive hemorragia, descobri que tenho distúrbio de coagulação (pelo que o médico me falou tenho plaquetas normais mas não fazem a sua função). Há lembro que tenho problema de hipertensão tomo diariamente Angipress 50 mg e 12mg ( NO VIDEO o Sr alertou do risco).
    Com isso fui ao meu genecologista e falei a ele que gostaria de parar com o anticoncepcional pois estou a muito tempo tomando-o direto, ele tem receio que eu pare e que ocorra hemorragia, sei lá, não aprovou . Comentei com ele da possibilidade de engravidar me falou que com o distúrbio de coagulação mais adenomiose e a minha idade avançada é muito alto o risco . Me aconselhou a tirar essa ideia da cabeça, pois teve recentemente duas pacientes que engravidaram uma com 43 anos e outra com 47 anos e ambas as crianças tem síndrome, me assustou pra caramba.
    Falei com a minha hematologista, me informou que o problema de coagulação não seria impeditivo para gravidez.
    Só que o meu médico genecologista não me deu esperanças.
    Tenho como realizar algum exame para ver se o bebê terá problemas de síndrome antes da concepção?
    Tenho como realizar exames para verificar se há possibilidade de engravidar e se esta tudo bem comigo para uma gestação?
    O que devo fazer?
    Desde já agradeço seu retorno e sua atenção. Abraço.

  293. fabioeugenio disse:

    Oi Cristiana,

    Há possibilidade sim de gravidez. Através de exames pode-se determinar o melhor tratamento.

    E existe exame para detectar síndromes cromossômicas nos embriões.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  294. […] FONTE  MEDICINA REPRODUTIVA   – CLIQUE AQUI […]

  295. susana disse:

    Dr tenho quarenta anos e em Marco deste ano tive um aborto espontaneo com cinco semanas de la pra nao estou tomando nada e nao consigo engravidar de novo e sera que vouconseguir sou Mae de quatro filhos saudaveis nunca tive problema nas outras gestaçoes tudo parto normal corro album risco de engravidar de no o

  296. Monica disse:

    Boa tarde doutor
    estou tomando o ácido fólico
    Dtn-fol da( biolab laboratório ) o q acha posso continuar ou indica outros
    Pq estou querendo engravidar meu g.o me deu uma amostra,
    Comprei outros frascos, continuo ?

  297. fabioeugenio disse:

    Oi Susana,

    Você te boas chances de conseguir sim, mas deve consultar um especialista para exames.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  298. fabioeugenio disse:

    Oi Mônica,

    Pode tomar sim , como toda mulher que está sob possibilidade de gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  299. ANGELA FERREIRA DA SILVA disse:

    DOTOR RESENTIMENTE DESCOBRIR QUE ESTOU COM MIOMA E TENHO SONHO DE TER OUTRO FILHO ESTUO COM 42 ANOS E POSSIVEL QUAIS OS MEIOS DEVO TOMAR

  300. Elza Macedo disse:

    Boa tarde Doutor.

    Descobri hoje que estou gravida e estou desesperada, pois não era planejada, no entanto eu tomei medicação para verme o Albendazol, durante 5 dias com termino dia 27 de setembro e mais tem 3 meses que parei de tomar o medicamento Amato, sendo que tomei por um período de 9 meses, qual o risco do meu bebe desenvolver alguma anomalia, pois além disso eu já tenho 40 sendo a minha primeira gravidez.

  301. Ana Clara disse:

    Bom dia dr Fábio , tenho 46 anos e a quase dois noa menstruo, é possivel engravidar?

  302. fabioeugenio disse:

    Oi Ângela,

    Nem todo mioma atrapalha para engravidar. O primeiro passo é consulta para avaliação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  303. fabioeugenio disse:

    Oi Elza,

    Apenas com exames pré-natais é possível analisar este risco. Consulte logo um bom obstetra.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  304. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Clara,

    É muito improvável, pois tudo indica que já está na menopausa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  305. Erika Minkevicius Adams disse:

    Caro Dr. Fabio,

    primeiramente parabens pelo vasto conteudo informativo de sua entrevista explicado de maneira tao simplificada e facil de entender para qualquer pessoa, independente de seu nivel de instrucao. Muito bom.
    Segundo, moro nos Estados Unidos e pertenco ao grupo de mulheres de 40 anos que tb , tera sua primagesta nessa idade. Aqui, os geneticistas ja fazem modificacao genetica e e possivel eliminar problemas familiares como Alzheimer, cancer, cardiopatias, ma formacao ossea, doencas neuro degenerativas , doencas ligadas ao sexo da crianca como por exemplo, daltonismo. Escolher o sexo da crianca nao e considerado capricho. As vezes , em idade mais avancada o casal deseja um filho , nao filha e somente um bebe, portanto e uma decisao que e respeitada. O que ‘e discutido como nao etico , ou nao desejavel e manipular geneticamente para que um bebe tenha olhos , cabelos de determinada cor. Nao se discute manipular geneticamente cor de pele pois albinismo e um relevante problema e se um dos pais tem mais melanina , e entendido como protecao a sua da crianca essa manipulacao genetica. O Brasil tem avancado na medicina. Ha otimos medicos , constantemente atualizados com tecnicas de ponta e informacoes recentes sobre o que acontece no mundo.
    Termino aqui , grata por ver que voce se inclui entre este seleto grupo. Parabens e obrigada pela entrevista.

    Erika
    Wisconsin/USA

  306. fabioeugenio disse:

    Oi Erika,

    Obrigado pelo incentivo, e por ter compartilhado informações sobre os tratamentos nos EUA.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  307. valda disse:

    sou a valda oi Dr fabio eu dinovo já ta fazendo 3 meses que tive um aborto espontâneo voltei no meu ginecologista ele me mandou pra um geneticista fiquei preocupada pois não fui ainda o que faço ?queria se mae dinovo pela 3 vez

  308. fabioeugenio disse:

    Oi Valda,

    É importante saber se está tudo bem do ponto de vista genético. Siga a orientação do seu ginecologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  309. rosangela disse:

    ola doutor tenho 42 anos mae de dois filhos de 23 e 25 anos fiz laquiadura muito nova o medico cortou minhas trompas estou no 2 casamento e meu marido nao tem filhos procurei um medico especialista aqui na frança para fazer a fiv ele pediu os exames ja fiz deu tudo bom tanto meu como do meu marido ele tem 42 anos tambem quais sao minhas chances de engravidar na fiv doutor,obrigado por esclarecer as duvidas do pessoal e pela sua atençao.

  310. rita castro disse:

    Bom dia D. Fabio, gostei muito do seu conhecimento e entendimento sobre a gravidez após os 40, tenho 43 anos, uma filha de 20, e gostaria muito de engravidar novamente. Há dois anos atras fui colocar silicone e estava hipertensa,fui até o Cardio que após os exames me disse: Você ainda não está hipertensa,mas tem uma tendência a ser pelo histórico e me prescreveu DIUPRESS. Minha pressão normalizou.O mais meus exames estão ótimos. Pergunto é possível ter uma gestação saudável sendo hipertensa? Aguardo ansiosamente seu retorno. Parabéns pelo trabalho!!!

  311. Adriana Silva disse:

    Engravidei naturalmente aos 40 anos de meu primeiro e único filho. Era saudável, não era hipertensa e nem diabética. Tive um sangramento na 7ª semana da gestação, fui medicada e fiquei em repouso. recuperada. Tudo corria bem até ás 31 semanas que foi quando tive pré-eclâmpsia e tive que fazer um parto cesareano. Meu filho nasceu saudável, mas ficou 25 dias internado apenas para ganhar peso. Não pretendo ter outro filho pois tenho receios. Mas por curiosidade gostaria de saber quais as chances de uma pré-eclâmpsia se repetir numa segunda próxima gravidez?

  312. Rosâ disse:

    Oi dr bom dia tenho 42anos grávida de 4 meses mim sinto muito bem já estou fazendo acompanhamento minha médica disse que não posso ter parto normal na minha idade e verdade gostari muito que fosse parto normal obrigado dtr

  313. Cirlei disse:

    Oi doutor tenho 42 anos em abril faço 43 tenho um filho de 15 anos e a 8 anos tive um aborto espontâneo com 3 meses de gravidez. Sou casada a 12 anos e agora quero engravidar de novo corro algum risco pra mim e pro bebê por causa da minha idade .

  314. Cirlei disse:

    Oi doutor boa tarde vou fazer 43 anos e tenho um filho de 15 anos tive um aborto espontâneo a 8 anos atrás e agora quero engravidar de novo sou casada a 12 anos,mas eu gostaria de saber se tenho possobilidade de ter um parto normal .

  315. Luciana Alves disse:

    Boa tarde Dr.Fábio!!

    Tenho 43 anos,sou diabética não dependente de insulina e hipertensa.Faço acompanhamento sempre com minha médica e está td controlado desejo engravidar pela segunda vez. Gostaria de saber os riscos prováveis por conta dessas doenças?

  316. fabioeugenio disse:

    Oi Rosângela,

    As chances são em torno de 30% por tentativa, a depender da qualidade dos embriões formados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  317. fabioeugenio disse:

    Oi Rita,

    É possível sim , com acompanhamento de obstetra e cardiologista na gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  318. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Existem riscos sim, mas com acompanhamento adequado você pode ter outro filho.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  319. fabioeugenio disse:

    Oi Rosa,

    Nenhuma idade por si representa indicação de cesareana !! Pode haver indicação por outros fatores, mas não pela idade !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  320. fabioeugenio disse:

    Oi Cirlei,

    Os riscos normais para sua idade, que podem ser minimizados com acompanhamento adequado. E pode ter parto normal sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  321. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    Riscos placentários e de hipertensão na gravidez, mas que podem ser controlados com acompanhamento adequado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  322. claudia ramos disse:

    Bom dia Dr.Fabio Eugenio,

    Tenho 41 anos, já tenho um afilha de 23 meu sangue é O negativo e não tomei a vacina quando ela nasce. Na maternidade não tinha a vicina e não fui bem orientada com relação a importância toma-la . Hoje tenho maturidade e vontade de ser mãe outra vez porém tenho receio de alem dos problemas com a idade a falta da vacina também aumentar o risco de ter um filho com algum problema . Acha que corro muito risco em arriscar?

    Desde já agradeço a atenção.

    Parabéns pelo profissionalismo!

    Claudia Ramos.

  323. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    Você pode ter uma gravidez com segurança, se bem acompanhada no pré-natal.

    Faça o exame de coombs indireto.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  324. Marcilene disse:

    Oi Dr tenho 41 anos e um filho de 11 anos, que nasceu de 32 semanas tive pré eclampsia, e agora gostaria de engravidar novamente, meu colesterol e triglicerídeos está alto, estou com medo , corro risco de vida?, eu posso ter pre eclampsia novamente?, por favor mim ajuda, já estou tomando ácido fólico, deis de já eu te agradeço.

  325. ANDREA disse:

    Boa noite Dr, gostei muito da matéria, é muito esclarecedora,. Gostaria de saber se além da mulher ter 40 anos e o marido 60, essa probabilidade de síndrome sobe para quantos porcento?
    Desde já agradeço pela atenção .
    Andrea

  326. fabioeugenio disse:

    Oi Marcilene,

    Risco existe, mas com pré-natal bem acompanhado você e o bebê estarão seguros.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  327. fabioeugenio disse:

    Oi Andrea,

    Depende quase somente da idade da mulher, sendo o risco em torno de 1:100 gravidezes aos 40 anos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  328. ANDREA disse:

    Boa tarde Dr.

    Muito obrigada pela resposta Dr., mas esqueci de mencionar que além de e eu já ter 40 anos e o meu marido 60, ele bebé e fuma muito. Muda a probabilidade neste caso?
    Agradeço novamente pela resposta.
    Obrigada
    Andrea

  329. Valeria disse:

    Tenho 41 anos há tive três filhos.me casei novamente e gostaria de ter outro bebê..a 4 meses,parei anticoncepcional e esse mês fiz uso de indux…ainda nada menstruei…será que vou conseguir ficar gravida doutor???

  330. fabioeugenio disse:

    Oi Andrea,

    Não influencia a possibilidade de doença cromossômica.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  331. fabioeugenio disse:

    Oi Valéria,

    Há boas chances sim. Após 6 meses, se não conseguir, consulte especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  332. TATIANA disse:

    Doutor,
    Fi uma ultra sonografia vaginal e apontou um pequeno cisto no ovário.
    Passei por dois ginecologistas e eles falaram que não tem o que fazer, é bem normal na minha, idade 41 anos, a tendência é desaparecer em 2 a 4 meses.
    Pergunta: Posso engravidar nesse período, pois gostaria muito.

  333. fabioeugenio disse:

    Oi Tatiana,

    Pode sim haver gravidez!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  334. Helena disse:

    Boa tarde Drº Fábio,

    Tenho 44 anos, duas filhas de 21 e 17 anos, ao nascer a minha segunda filha, parto cesariana, tive infecção hospitalar, muitas pessoas falavam que não poderia mais engravidar, de uns 8 meses pra cá minha menstruação esta irregular, nesses 8 meses tive somente umas 3 a 4 menstruações, a ultima menstruação foi no dia 23/10 terminou no dia 27/10 e eu tive relações no dia 29/10 sem proteção, desde ontem 09/11 ando sentindo dores nas mamas, tipo dor de inicio de gravidez, seria possivél eu estar gravida

  335. fabioeugenio disse:

    Oi Helena,

    Pode ser, mas somente no final de novembro o beta-hcg vai positivar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  336. celiah silva disse:

    boa noite DR.
    tenho 46 anos , nunca consegui engravidar naturalmente ,,devido aos miomas e cistos,,já retirei uns em 2011 ,, me casei de novo meu marido tem 38 anos e ja tem uma filha de 18,, mas gostaríamos de ter um filho,,
    irei tomar a injeção zoladex e em, seguida irei tentar engravidar com ovulantes ,, se caso não de certo irei para a FIV,,, sei que a idade nada fácil,, mas será que aina tenho chances,? mesmo com pré natal corro risco de vida ? tenho sangue B negativo,,
    enfim queria uma resposta do senhor DR.

  337. DENISE disse:

    Olá Dr. Fábio, tenho 43 anos e quero muito muito ter um filho, passei em médico hj que deixou desanimada , disse que eu deveria ter tido filhos na idade certa e não agora.Aos 34 anos engravidei e com 2 meses e meio o perdi.
    Gostaria muito de ser mãe. O que me aconselha a fazer?
    At.
    Denise

  338. fabioeugenio disse:

    Oi Celiah,

    As chances com seus próprios óvulos é baixa, mas existem.

    Durante a gravidez, com pré-natal bem acompanhado você ficará segura.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  339. fabioeugenio disse:

    Oi Denise,

    Você pode engravidar sim, com tratamento e acompanhamento adequados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  340. Iracema disse:

    tenho 41 anos gostaria de engravidar , ainda não desenvolvi o hipotireoidismo, mas meus anticorpos estão altíssimos antitireoglobina 262ui ml, antiperoxidase tireoideana superior a 1300 ui ml . Será que vou conseguir , corro algum risco?

  341. fabioeugenio disse:

    Oi Iracema,

    Se os níveis de hormônios tireoidianos e o TSH estão normais, você pode engravidar com segurança.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  342. ana disse:

    Oi tenho 40 anos ja tenho um filho d 16 anosdo primeiroccasamento e quero engravidar do meu segundo casamento mas tenho mioma dois pequeno e tomo muit
    o tempo o cerazett e quero parar maa tenho medo d vir com algum problema e tbm tenho medo d ir ao médico e ele me falar q não posso e se eu posso tomar o ácido folico agora

  343. iracema disse:

    Estou com 41 anos , faz dois meses que estou tentando engravidar e nada. E normal? o que devo fazer?

  344. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Pode iniciar o ácido fólico, parar o anticoncepcional, e tentar engravidar. E consulte um médico para avaliação pré-concepcional.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  345. fabioeugenio disse:

    Oi Iracema,

    Pode aguardar até 6 meses, e depois já procurar um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  346. iracema disse:

    Dr.boa tarde
    estou com uma grande dúvida passei na ginecologista e ela me disse que meus anticorpos estão altíssimo e nuca irei engravidar e passou o remédio puran 25 mcg , mas hj passei com o endocrinologista e ele disse que não é para tomar pois meu t4 livre e t3 estão normal . Mas não sei o que fazer acho que não devo tomar o remédio?

  347. fabioeugenio disse:

    Oi Iracema,

    Só há indicação de tratamento se o TSH estiver alterado !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  348. carla disse:

    Tenho 42 anos. minha primeira gravidez foi aos 37 anos por FIV…tenho uma filha de 4 anos.
    Quero engravidar novamente. O que o Sr. me aconselha? Tentar com meus próprios óvulos ? Qual a taxa de sucesso para engravidar? Ou tentar óvulos doados?
    grata.
    Carla

  349. Sandra disse:

    Tenho 43 anos, tenho 2 miomas e adquiri no fim da gravidez.. Diabete gestaciononal… Previsão do parto 05/01!2016..oq é mais indicado.. Parto normal Ou cesarea??

  350. laura disse:

    tenho 45 anos 3 filhos 1º com 26 2ºcom 24 e o 3º com 8anos
    sou hipertensa a 7 anos tomo medicamentos e a pressão e bem controlada; além disso os médicos e a ultrassom dizem que eu tenho um
    cisto de 3 centímetros no ovário minha mestruaçao e certinha não tenho dores e nem cólicas uso preservativo ; quero muito engravidar o que o doutor acha
    li toda a reportagens e comentários o senhor e maravilhoso

  351. fabioeugenio disse:

    Oi Carla,

    Se sua reserva ovariana é boa, pode tentar novamente com seus óvulos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  352. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    No caso de Diabetes é mais seguro a cesárea, assim que estiver confirmado que o bebê está maduro.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  353. fabioeugenio disse:

    Oi Laura,

    Se seu obstetra liberar você pode engravidar novamente sim. Consulte um especialista para definir o melhor tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  354. Sandra disse:

    No caso… A consulta com a obstetra da maternidade… Ela aconselhou parto normal… Em virtude dos miomas.. Segundo ela.. Na cesarea peço perder muito sangue e colocar minha vida em risco.. Isso procede… Fiz ultrassom no dia 14/12/15 bebê está pensando, 2.996..me ajuda por favor.. Meu primeiro filho.. Estou muito tensa… Dia 29/12 tenho avaliação final na maternidade darcy vargas aqui de joinville SC… O doutor acha que isso procede??

  355. Sandra disse:

    Completo ao comentário anterior… Tenho 43 anos… Primeiro filho…dois miomas maiores e incontáveis miomas pequenos… E diabete gestaciononal

  356. Margareth disse:

    Boa Tarde Dr. Fabio
    Tenho 45 anos e gostaria de engravidar ( primeiro filho ), quais os possíveis riscos que eu tenho ? … com um acompanhamento médico, tem a possobilidade do bebê nascer com algum problema ?
    Um grande abraço,
    Margareth

  357. Dilma disse:

    Ola, tenho 43 anos, uma filha de 16 anos outra de 4 anos, ocorreu tudo certo com minhas 2 gravidez. Agora estou em outro relacionamento 52 anos e gostaria de ter outro filho, mas estou muito confusa, já fui no ginecologista/ obstetra o qual me tirou de ideia, pois agora sou hipertensa, mas é controlado. Uso Diu Mirena, e estou com muita vontade arriscar, me aconselha por favor.

  358. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    Se os miomas não estiverem obstruindo o parto ou dificultando a contração uterina é possível parto normal sim.

    Mas se precisar cesareana, também é um parto muito seguro.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  359. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    A indicação de cesareana pode ser mais pelo Diabetes.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  360. fabioeugenio disse:

    Oi Margareth,

    O risco genético existe e está ligado à idade. O acompanhamento médico reduz risco de complicações obstétricas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  361. fabioeugenio disse:

    Oi Dilma,

    Se sua hipertensão é controlada, e não há outros fatores de risco, pode engravidar sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  362. doracide disse:

    Oi Dr. Fabio eu tive gémeos prematuros ha 3 meses e pretendo
    eengravidar ao 40 mais tenho medo mim ajude por favor e tive infecção urinária a gestação inteira oq faço tenho medo q meu filho nasça com algum problemas mim redponda por favor ah tenho 38 anos.

  363. vou fazer 43 anos ,e gostaria de saber quais exames para ver se posso engravidar e qual exame para prevenir que a criança não tenha síndrome dow.

  364. Aparecida disse:

    Dr. Daqui há um mês vou fazer 42 anos e estou gravida de quase 2 meses do meu terceiro filho. Graças a Deus não tenho diabetes e nem sou hipertensa, o senhor acha que há algum risco na gravidez e com o bb?

    Obrigada
    Cida

  365. maria silvana disse:

    estou com 38 anos queiria engravidar agora ,mais minha jinecologista pediu pra eu esperar um pouco por causa sa microsefalia ,mais eu n tenho muito a esperar por conta da minha idade o que devo fazer

  366. fabioeugenio disse:

    Oi Doracide,

    Existem exames que podem ser realizados no início da gravidez para confirmar a normalidade cromossômica do embrião.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  367. fabioeugenio disse:

    Oi Sheila,

    O primeiro passo é uma consulta com seu obstetra, para exames pré-concepcionais.

    E não existe “prevenção” para a Síndrome de Down, apenas diagnóstico precoce.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  368. fabioeugenio disse:

    Oi Aparecida,

    Risco toda gravidez tem. Mas com acompanhamento pré-natal correto você minimiza estes riscos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  369. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Alguns poucos meses de espera não vão interferir na sua chance de engravidar !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  370. Doracide disse:

    Obg Dr.Fabio Eugénio mais q tipos de exames eu posso fazer antes de engravidar vc acha q eu tenho muitas chanches duma gravidez tranquila ou nao ou nao devo engravidar mais por causa da idade tenho vonta e ao medmo tempo tenho medo mim ajude.

  371. Marcia disse:

    Dr me ajude tenho um filho d 13 anos resovi engravider e perdi com 3 meses passaram 4 meses engravidei d novo e tive gravvidez anembrionaria o q eu devo fazer pois tenho medo de tentar e acontecer d novo tomo acido folico desde a a gravidez q tive o primeiro aborto sera q seria pq eu tenho 40 anos e meu marido 36?

  372. sandra disse:

    Bom dia doutor. Estou com 41 anos grávida de 6 semanas. Tenho 3 filhos e já tive 2 abortos,um se 7 semanas e outro de 5 semanas. Meus 3 filhos nasceram se cesariana. No primeiro aborto as minhas tensoes estavam completamente alteradas por isso comecei a fazer medicação adequada, no segundo foi tão rápido q nem fiquei a saber o porquê. Agora faço medicação para a tensão, para trombofilias e ainda o ácido fólico …Este já há anos q o faço, ou seja desde q resolvemos começar a tentar. Estou anciosa por fazer o primeira eco. Muito assustada mas a tentar n pensar em nada.

  373. fabioeugenio disse:

    Oi Doracide,

    O primeiro passo é consultar um obstetra de sua confiança, para que ele oriente os exames necessários.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  374. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    O primeiro passo é fazer os exames para perdas gravídicas de repetição.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  375. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    O importante é que está bem medicada e acompanhada por médico especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  376. Doracide disse:

    Obg Dr. Fabio eu esquueci o principal meus gémeos morreram por quero tanto engravidar denovo mais com medo devido a minha idade e a infecção q uns dos meus bb morreram a causa da morte foi uma bactéria. Q talvz podia esta dentro do meu útero e outro foi morragia pulmonar. Tem tratamento para isso Dr.se tudo de certo eu penso engravidar em 2018 e muito medicos asusta ainda mais agente entao mim ajude mim d sua opinião gosto muito de vc por v vc ajudandotantas mmulheres te admiro muito por isso lhe peço por favor mim responda o q vc acha pode ser bem direto no asunto eu sei q tenho q fazer exames mais mim ajude antes de eu começar obg mais uma vz aguardo sua resposta.

  377. Lisa disse:

    Oi Dr! Tudo bem?
    Tenho 43 anos e 3 filhos! Estou de 6 semanas de gestacao e antes de atrasar a mnha menstruacao eu fiz uma cirurgia de varizes de radiofrequencia + 1 raio x de torax. Tomei medicacoes pos cirurgicas eesperei a menstruacao e nada! Bem, estou com receio que a cirurgia possa ter afetado em algo o bebe, isso sera possivel? Dia da menstracao 23/11/2015… Dia da cirurgia 9/12/2015.. Meu ciclo mentrual é de 26 ou 28 dias! Me ajude pir favor!

  378. maria disse:

    Tenho 43 anos tomei antiioticos , a minha menstruacao esta atrasada o que nao e normal, estou preocupada . Como ja tive 2 abortos 2012 tenho receio que se passe de novo. Obrigada

  379. Margareth disse:

    Boa tarde,

    Tenho 49 anos e já tenho uma filha de 21 e um filho de 15 anos. Gravidez normal, sem pressão alta ou diabetes.

    Meu atual marido tem 48 anos e não tem filhos. Gostaria de estar tentando uma nova gravidez.

    Será muito complicado? Impossível?

    Obrigada!

  380. fabioeugenio disse:

    Oi Doracide,

    Se os exames estiverem normais, você poderá engravidar com segurança sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  381. fabioeugenio disse:

    Oi Lisa,

    Provavelmente não afetou em nada, mas inicie imediatamente o pré-natal para realizar os exames.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  382. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    O primeiro passo é fazer o beta-hcg, e em caso positivo, já consultar seu obstetra.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  383. fabioeugenio disse:

    Oi Margareth,

    É possível sim. O tratamento indicado é a FIV com óvulo-doação.

    Abs,

    DR. Fábio Eugênio

  384. Doracide disse:

    Obg Dr. Fabio q Jeová lhe abençoe cada vz mais vc e é uma pessoa muito boa estou feliz pela. Força e aresporta nao nem palavras para. Lhe agradecer.boa noite.

  385. Liane disse:

    Tenho 41 anos, vou fazer 42 mês que vem. Tenho um filho de 9 anos, quero ter outro filho, mas tenho medo dos riscos. Indicaria algum médico no Rio de Janeiro para me acompanhar?

  386. fabioeugenio disse:

    Oi Liane,

    O ideal é o obstetra que lhe acompanhou na primeira gravidez, pois já conhece sua história clínica.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  387. Rose disse:

    Aos 40 anos perdi um bebe com 8 semanas, fiz curetagem em janeiro 2015 e hj descobri que estou gravida novamente, mas não estava tomando acido folico…isso vai causar alguma complicação na formação do bebe? minha gravidez é arriscada por ja ter perdido um bebe aos 40?

  388. katia carvalhais disse:

    ola tenho 45 anos tive um filho aos 22 anos perfeito saudável, apos o nascimento dele começei usar o anticonsepcional injetável, apos 13 anos coloquei o DIU, quando tinha 4 anos que usava e meu fliho mais velho tinha 17 anos engravidei com o DIU, meu Deus quase morri mas acabei aceitando, mas tudo muito doloroso, porque quando meu BB nasceu o filho mais velho faleceu de infarto fuminante. tento engravidar de novo e depois disso nunca mais tomei remédio ja engravidei aos 40 e perde e aos 43 anos e perde tbm meu sonho e do meu marido é ter mais um filho. fiz axames não estou na menopausa, menstruo normalmente sou reguladinha. mas não tenho como pagar a inseminação não. por isso te pergunto pode me ajudar? tem algunha coisa que posso tomar pra me ajudar a engravidar normalmente ou melhor dizendo naturalmente. aguardo a resposta ansiosa e obrigada pela atenção. já escreve ate para programas de televisão…. mas não tive êxito. aguardo desde ja obrigado…… katia carvalhais.

  389. fabioeugenio disse:

    Oi Rose,

    Comece imediatamente a tomar o ácido fólico e inicie seu pré-natal, para que tudo corra bem !!

    Abs,

    Dr.Fábio Eugênio

  390. fabioeugenio disse:

    Oi Kátia,

    As chances naturais realmente são baixas na sua faixa de idade. Para saber se há necessidade de algum tratamento é preciso realizar exames.

    O procedimento com maior chance é a FIV com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  391. Betânia Souza disse:

    Oi tenho 46 anos estou grávida qual exames tenho q fazer para saber se meu BB vai nascer saudavel

  392. Doracide disse:

    Oi Dr Fabio te agradeço mais uma vz pela a sua boa atenção vc e uma pessoa maravilhosa q Jeová lhe proteja e enlumine seus caminhos quando precisar posso contar com vc? Te agradeço muito por sua resposta por vc da força atenção e segurança Tenha uma boa noite e um bom dia.

  393. fabioeugenio disse:

    Oi Betânia,

    Além dos ultrassons de acompanhamento, você pode fazer o exame genético do bebê no seu sangue (NIPT).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  394. fabioeugenio disse:

    Oi Doracide,

    Obrigado pelas palavras carinhosas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  395. Ana külkamp disse:

    Boa tarde,
    Tenho 43 anos e já tenho uma filha de 21 e outra 19 anos. Gravidez normal, sem pressão alta ou diabetes.
    Meu atual marido tem 30 anos e não tem filhos. Gostaria muito de se pai pela primeira vez mais tenho as trompas colada com fertilização sera que tenho chance

  396. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Existem sim boas chances com a fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  397. Viviane disse:

    Ola Dr. Fabio

    Estou com 39 anos e descobri agora na ultima semana que estou gravida de aproximadamente 06 semanas, tenho um filho de 15 anos , e não esta nos meus planos um 02 filho. pois iria mudar totalmente a minha vida . gostaria de saber se o o sr. me indicaria um aborto medicamentoso ou se corro o risco de fazer esse aborto em casa .

    estou desesperada

  398. fabioeugenio disse:

    Oi Viviane,

    Entendo sua angústia, mas na lei brasileira aborto provocado é crime!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  399. Eliane disse:

    Olá Dr. Fábio.
    Tenho 41 anos já tive um aborto espontâneo a 3 anos atraz com 8 semanas, estou grávida de 7 sm. Com 5 semanas só vimos o saco gestacional e de uma semana P cá não sinto quase nada de sintomas, até meus seios parou d doer. Tenho muito medo de gravidez anabrionada. É normal não ter muitos sintomas.
    P.s.: estou tendo umas leves cólicas, incomoda, acho Q é trauma do último aborto.

  400. Elisabeth disse:

    Boa tarde, tenho 44 anos e estou gravida de 12 semanas gemelar, tenho um filho com 18 anos, por enquanto está tudo bem apesar d muito enjoo e vomitos…uma de minhas patroas quando soube disse que era mais um fregues para a APAE…me deixou muito nervosa e triste, mais resolvi entregar tudo nas mãos de Deus e esperar que meus filhos serao saudaveis… Gostei muito da reportagem e fiquei mais confiante ainda que tudo ficara bem…

  401. Silvana disse:

    Bom dia Drº Fábio tenho 41 anos minha última menstruação foi no início de janiero dia 08 tive relação dia 22 , existe a possiblidade de eu estar grávida .. tenho 03 filhos :23 ,21 e 9.

    Desde já agradeço !

  402. claudia disse:

    ola Dr:
    tenho 40 anos, 1 filho de 10 anos, penso engravidar 2017, gostaria de saber se existe algum metodo para manter meus ovulos em perfeito estado ou, na mesma quantidade, pq lendo sua pagina entendi q a gente nasce com uma quantidade finita, e queria saber se existe algum metodo para nao perder mais ovulos.
    grata

  403. eliana ribeiro carlos disse:

    tenho 44anos gostaria de saber se ainda a possibilidade de engravida tive um aborto quando timha 20 anos depois disso eu nao tentei mas engravida, mas agora eu gostaria

  404. alessandra disse:

    Bom dia Dr Fabio

    Tenho 36 anos tive meu primeiro filho as 30 anos e o segundo com 35 anos hoje o menor tem 1 ano.Tenho muita vontade de ter a terceira gravidez pois tenho 2 meninos queria tentar a menininha rsrs.
    Porem na ultima gravidez tive polidramio e diabetes gestacional.Qual o risco que tenho ao engravidar aos 38 e 39 anos???

  405. Boa tarde Doutor Fabio Eugenio, estou completando 40 an0s e quero ter mais um bebe, a Doutora Joeline Cirqueira me pediu alguns exames mas nao fiz ainda, ela pediu pra mim tomar Ogestan plus, ja estou tomando ele e comprei o acido folico, estou tomando os dois, devo continuar tomando os dois. Muito obrigado por sua atenção.

  406. Ana patricia disse:

    Bom dia Dr fabio tenho 38 anos vou faser 39 em abril meu marido tem 54. Usamos preservativos,mestruel nos ultimos dias de janeiro,tivemos relação no dia 10 de fevereiro e a camizinha estorou,eu ja tenho 2 filhos,corro o risco de ficar gravida com isso que me aconteçeu???

  407. fabioeugenio disse:

    Oi Eliane,

    Os sintomas não não específicos. Faça novo ultrassom para definir.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  408. fabioeugenio disse:

    Oi Elisabeth,

    Fica tranquila, faça um pré-natal bem acompanhado, e que Deus abençoe seus bebês com muita saúde.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  409. fabioeugenio disse:

    Oi Silvana,

    Existe sim, mas tem que aguardar para fazer o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  410. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    Não existe tratamento ou medicação para preservar os óvulos nos seus ovários. Eles vão envelhecendo com a idade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  411. fabioeugenio disse:

    Oi Eliana,

    Há possibilidade sim. Através de exames definimos o tratamento mais adequado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  412. fabioeugenio disse:

    Oi Alessandra,

    Existem riscos obstétricos, mas controláveis através de pré-natal bem realizado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  413. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Maria,

    Pode seguir as orientações da Dra. Joeline, que é uma excelente médica.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  414. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Patrícia,

    Possibilidade existe, mas para tirar a dúvida faça um beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  415. Marcia disse:

    Tenho 41 anos e ja tenho 1 filho depois de um aborto retido e uma gravidez anembrionaria posso tentar uma nova gravidez, depois de 5 meses minha parte g.o esta tdo ok..o q vc acha ?

  416. Elisangela Goulart disse:

    Bom dia Dr.Fábio!
    Tenho 43 anos,tive uma filha de parto normal aos 29 anos e um aborto espontâneo aos 38 anos. Meu esposo não tem filhos e gostaria muito de realizar o sonho da paternidade. Fico me perguntando se tenho a possibilidade de engravidar,pois tive tuberculose tubária em 2002 e retirei uma das trompas de Falópio.
    Ano passado fiz uma transvaginal e acusou 2 cistos e um mioma. Sei que vou ter que fazer cirurgia pra retirada. Mas estou muito triste e com medo de não engravidar mais. Será que ainda tenho esta oportunidade?

  417. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Após perda precoce (gravidez anembrionada), com 2 a 3 meses já pode tentar engravidar novamente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  418. fabioeugenio disse:

    Oi Elisângela,

    Há boa possibilidade da sua outra trompa também estar comprometida. Neste caso o melhor tratamento é a fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  419. Rosimar souza disse:

    Dr.boa noite. Eu preciso q me esclareça.tenho 39 anos.tive dois aborto um com 23 e outro com35.tenho muita vontade de ser mae. Aos 35 descobri q tenho hipertireoidismo .tomo puram 75 mg .e por causa disso q to tendo dificuldade .eu n sou casada e a maioria das vezes deixo pra transar no 14 depois da menstr .por favor me esclareça.

  420. fabioeugenio disse:

    Oi Rosimar,

    Se sua tireóide está compensada com o Puran T4, então esta não é a causa da dificuldade de engravidar.

    Consulte um especialista para exames mais detalhados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  421. Olá doutor,tenho 40 anos vou fazer 41 dia 27 de junho e tive um aborto a 5 meses atrás,já tenho 2 filhas uma de 16 e outra de 13 e minha família queria muito que eu engravidasse novamente,tenho muito medo pois sofri muito ,estava com 4 meses de gestação e tive que fazer curetagem foi muito sofrido,tudo muito frio e desumano,falei com o genicologista aqui do posto de saúde e ele me disse que era melhor eu não engravidar mais já que eu tinha 2 filhas p que queria ter mais,mas estou com muita vontade de engravidar novamente,tbm tenho tireoide e tive tbm toxoplasmos,posso passar a doença do gato novamente para meu bebe caso engravide novamente?Me de sua sincera opinião de médico doutro por favor. Muito obrigada.

  422. fabioeugenio disse:

    Oi Katy,

    Acho que você tem plenas condições de engravidar com segurança, sendo bem acompanhada.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  423. marcia disse:

    Boa noite doutor, já tenho 1 filho mas me casei d novo meu marido sonha em ter um filho mas já tivemos um aborto aos 3 meses e depois uma gravidez anembrionaria, eu tenho 41 anos e tdo mundo acha loucura na minha idade por conta dos riscos d ma formação estou tomando folico desde a primeira perda …como profissional acha q preciso de tratamento pois engravidei mto rápido ..estou com medo de tentar meus exames estão normais…obg pela atenção!

  424. Micheline disse:

    Olá! Tenho 42 anos, minha primeira gravidez foi aos 35 anos, gestação tudo normal,a segunda gravidez foi aos 40 anos tudo normal tmb. Não operei , queria saber se posso continuar com o anticoncepcional, sendo que não bebo,não fumo, a única coisa que tenho é problema de coluna e hipotiroidismo que é controlado com medicamento. Não sou obesa, não tenho problema cardiovascular.

  425. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Se engravida facilmente, não há necessidade de tratamento. E riscos existem, mas são pequenos com acompanhamento adequado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  426. fabioeugenio disse:

    Oi Micheline,

    Em geral sim , mas é preciso consulta com ginecologista para definir o melhor anticoncepcional para você.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  427. Neusa Francisca de Souza disse:

    Ola, tem 37 anos já esta na hora de ter, um filho mais nao sei muita coisa me mada coisas que, preciso saber para ter meu filho !

  428. fabioeugenio disse:

    Oi Neusa,

    O principal é consultar seu gineco-obstetra para orientações pré-concepcionais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  429. Flavia F disse:

    Boa tarde, dr. Fabio!
    Tenho 36 anos. Sem filhos ainda. 2 abortos em repetição. Primeira gestação anembrionaria, que parou de evoluir na 7a semana. Segunda gestação que parou de evoluir na 9a semana. Ontem passei pela curetagem… Destruida por dentro, mas com a esperançade pé. Ainda mais depois de ler depoimentos destas mulheres fortes e determinadas que nao se deixam levar por preconceitos e situacoes externas. Me orientaram que até 3 abortos é perfeitamente normal devido minha idade.. o que o senhor acha? Risco passar por outro aborto no futuro? Obrigada, Flavia.

  430. fabioeugenio disse:

    Oi Flávia,

    A partir de 2 abortos, já há indicação de investigação clínica para fatores de aborto de repetição.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  431. Edina disse:

    Ola doutor tenho 4anos e engravidei naturalmente acho que estou com12 semanas me sinto bem to bem tramquila minhas duas ultimas gravidez osexames mostraram que eu tenho toquemospplasmoze acho que e assim que se escreve mais grasasa deus meus filhos sao perfeitos e muitos inteligentes hoje com 9 e14 anos oque o senhor me dis

  432. fabioeugenio disse:

    Oi Edina,

    Se você teve Toxoplasmose no passado, então já tem imunidade. Não há risco para o bebê.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  433. shirley disse:

    Oi sou a shirle tenho tres filhos do meu primero marido sao cesariana .hj t
    Estou com outro parceiro e ele quer muito q eu e gravido mas t dificil tenho 41anos .corro risco.

  434. fabioeugenio disse:

    Oi Shirley,

    Fazendo acompanhamento e tratamento adequado você pode engravidar sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  435. Dina disse:

    Tenho 47 anos. Ultima menstruação foi aos 41. É possível engravidar após a menopausa? E também nunca fiz tratamento pelo motivo da menopausa apenas de menstruar. Corro riscos .? Por não fazer acompanhamento .? Não sinto nada de anormal apenas engordei. São duas perguntas. Agradeço se me ajudar.

  436. Taciane disse:

    Boa tarde Dr. Fábio, tenho 39 anos e uma filha de 1ano e umas às. Antes dela perdi 3 (abortos) e em pelo menos um deles e médica me disse que havia a Trissomia 31. E agora estou pensando em engravidar novamente, minha chance de ter outro aborto e com trissomia São muito grandes? Obrigada pela atenção.

  437. fabioeugenio disse:

    Oi Dina,

    Você deve fazer acompanhamento ginecológico anual. E para engravidar o tratamento seria a FIV com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  438. fabioeugenio disse:

    Oi Taciane,

    Na sua faixa de idade em torno de 1: 80 a 100 casos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  439. maria m. fantini disse:

    Dr.Fabio gostei muito das suas respostas, tenho 47 anos, tenho dois filhos e agora gostaria muito de engravidar novamente, não tenho problemas no utero, so hepatite b mas faço acompanhamento, menstruo cerca de dois dias normais no mês, não tomo nenhum tipo de medicamento. Estou tentanto naturalmente a oito meses. O que vc diria ou indicaria como metodo ou tratamento mais eficaz?

  440. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Sem dúvida o tratamento mais eficaz no seu caso é a FIV com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  441. Ruth disse:

    Olá dr Fábio tenho 42 anos e quero muito engravidar minha m foi dia 03/05 e tomei indutor dos dias 5 a 9 e no dia 14 estava com muco eu tive relação nos dia 14 e 15 e desde o dia 20 sinto muito sono, fome, coliquinha minha lombar ta me matando e dor de cabeça. Nos dias 18 e 19 minha temperatura foi a 37 graus constantes . Será que estou grávida? Quando posso fazer o exame? Por favor me responda, já mandei está mensagem a muitos e nenhuma resposta. Obrigada.Atenção, todos!
    Além de vídeos pornôs há um novo vírus no facebook. Sai entre os comentários dos teus contatos uma frase ofensiva da tua parte. É realmente feio e parece que sai do teu perfil. Você não o vê, mas os teus amigos sim. Isto pode criar muitas ofensas e mal-entendidos. Quero dizer a todos os meus contatos que se chegar a aparecer algo ofensivo não vem de mim, e me façam saber para fazer a respectiva denúncia. Obrigado

  442. LN Araujo disse:

    Boa tarde Dr. Fábio.
    Tenho quarenta e sete anos, casada e sem filhos. Tentamos mas não conseguimos naturalmente. O que o sr pode falar do procedimento óvulo doação. O sr acha sinceramente ético? Estou num dilema!!! Obrigada.

  443. fabioeugenio disse:

    Oi Ruth,

    Pode fazer o exame 14 dias após a relação do período fértil (28 a 29/05).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  444. fabioeugenio disse:

    Olá,

    A doação é totalmente ética pois é permitida e regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina.

    E os resultados são excelentes.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  445. ANA FERNANDES PINHEIRO disse:

    BOM DIA DR!
    TENHO 40 ANOS, ESTOU GRÁVIDA NA 5ª SEMANA! HÁ 3 ANOS PERDI UM BEBE COM 2 MESES MÁ FORMAÇÃO! ESTOU PREOCUPADA MAS TAMBÉM CONFIANTE QUE DARA TUDO CERTO. SÁBADO TENHO UMA CONSULTA COM G.O/OBST. QUERO DESEJAR BOA GESTAÇÃO Á TODAS AS MULHERES DESTE SITE! SEREMOS VITORIOSAS EM NOME DE JESUS!
    E OBRIGADA PELO ESCLARECIMENTOS DO DR.

  446. Eliane rosa disse:

    Boa dia DR.
    Tenho 44 anos uma filha de 8 anos, meu esposo tem 58 e quero muito ter outro filho. Minha ginecologista fala que é perigoso por causa da idade e o bebe pode nascer com problemas. o que faço?

  447. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Boa sorte, e que Deus abençoe sua gestação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  448. fabioeugenio disse:

    Oi Eliane,

    Você pode engravidar sim. Através de consulta exames podemos definir o tratamento mais adequado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  449. Suzan disse:

    Boa noite Dr. Fábio
    Tenho 42 anos e uma filha de 22 ,fiquei viúva assim que minha filha nasceu, casada a 3 anos pretendo ter outro filho não tomo nenhum anticoncepcional ,tento engravidar e nada mestruacao a 6 meses vem escura passa 2 dias pra descer então vem e fico em torno de 3 a 4 dias menstruada ,fiz exames e a médica falou que tenho um.pequeno.mioma na histeroscopia,nao conseguiu tirar por ser muito pequeno ,tirou apenas uns filamentos do endométrio,tenhi consulta daqui a 2diad mudei de.medica pois ela não decidir o que preciso fazer enfim não.me senti segura o que faço? Desde já agradeço sua atenção!

  450. fabioeugenio disse:

    Oi Suzana,

    Se passaram 3 anos, não tem mais o que esperar: consulte especialista e recorra à reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  451. Luana disse:

    Dr, estou completando 41 anos e gostaria de engravidar por meio de enseminação artificial. Gostaria de saber se seria possível, quais as recomendações e quais os riscos para mim e para o bebê.
    Grata

  452. Alice disse:

    Boa tarde! Sou casada com outra mulher. Queremos engravidar por meio de inseminação. Tenho 33 anos e ela 40. Gostaríamos de saber como é o processo. Quem poderia doar o óvulo e quem poderia gestar. Att.,

  453. Valentina disse:

    Bom Dia! Dr. Fábio

    Tenho 41 anos e nunca tive filhos e não tenho nenhum problema de saúde e gostaria de engravidar mas meu marido já faz 10 anos que fez vasectomia e dizem para ele que e possível reverter mas ninguém fala da chances. O que o senhor me aconselha a fazer???

  454. fabioeugenio disse:

    Oi Alice,

    A preferência sempre é que o óvulo fecundado seja da cônjuge de menor idade, pois as chances são maiores.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  455. fabioeugenio disse:

    Oi Valentina,

    A melhor chance é com a FIV/ICSI, sendo os espermatozoides captados dos testículos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  456. fabioeugenio disse:

    Oi Luana,

    Através de consulta e exames é que pode-se definir as chances, e riscos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  457. Rose disse:

    Dr tenho 42 e só agora me bateu vontade de ter filho, faço exercicos, tenho saúde , que o sr. Acha ? posso ter com saúde ? meu namorado tem 35 anos

  458. fabioeugenio disse:

    Oi Rose,

    Pode sim. Consulte seu gineco-obstetra para avaliação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  459. Fernanda disse:

    Boa tarde dr, estou querendo muito engravidar, tenho 33 anos. Tive duas gravidez por césarea, a primeira tive uma filha que nasceu com uma síndrome rara e veio a falecer, 7 meses depois engravidei novamente, sendo que essa segunda gravidez fiz um acompanhamento genético, devido o que ocorreu na minha primeira gestação, e o meu filho da segunda gestação foi diagnosticado agora aos 3 anos autista. Gostaria de engravidar de novo, mas tenho muito medo, meu marido ficou tão traumatizado que ele já me disse que não quer mais ter filhos, ele tem medo de acontecer novamente e isso me deixa angustiada. Dr será que a fertilização pro meu caso seria o mais indicado. Agradeço desde já.

  460. Cláudia disse:

    Dr. Fábio, minha sogra tem 5 filhos, fez uma laqueadura quando teve o terceiro, desfez e teve mais 2, no último ela fez laqueadura novamente. A filha mais nova está com quase 10 anos e ela descobriu que está grávida de novo. Ela tem 45 anos. Quais os riscos pra ela e pra o bebê? Ela tem o colesterol alto, teve depressão pós parto todas as vezes e está muito assustada agora.

  461. Jarleide monteiro Macario porpino disse:

    Boa noite sou jarleide tenho 38 anos e tenho um filho de 11 anos e agora queria muito engravida novamente só q tenho diabetes e pressão alta e ja procurei minha ginecológia e ela mim falou q eu posso pois eu quero um Cesário e tenho muito medo por tem pressão alta e diabetes por favar doutor mimo responda sé eu posso ou não sou de natal rio grande do norte espero sua resposta aciosa abraço.

  462. Angélica disse:

    Boa noite Dr. Fa biografia tenho 39 anos descobri que estou grávida de 3 a 4 semanas, estive no ginecologista essa semana comecei a tomar o ácido folião, li sobre o doW, tenho que me preocupar com isso visto que ainda não há o embrião e sim apenas o saco gestacional

  463. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    A FIV pode lhe ajudar se houver uma alteração genética específica no casal. O primeiro passo é consultar um geneticista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  464. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    Realmente é uma surpresa !! Mas o fundamental é fazer um pré-natal bem rigoroso, com um bom obstetra.

    Assim reduzem-se os riscos para ela e o bebê.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  465. fabioeugenio disse:

    Oi Jarleide,

    Pode sim , fazendo acompanhamento obstétrico rigoroso.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  466. fabioeugenio disse:

    Oi Angélica,

    Há um exame genético do bebê que pode ser feito no seu sangue com 9 semanas (NIPT).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  467. Maria Marleide Santos Silva disse:

    Olá Dr.Fabio
    Tenho 44 anos minha primeira menstruação foi com 15 anos, tive 4 filho sem complicações e parto normais. Minha menstruação vem normal com sangramento igual desde sempre, casei outra vez a pouco tempo e gostaríamos de ter nosso filho,o que devo fazer para ter um filho saudável e quais os riscos do bebê nascer com daw? Se possível enviar mensagem no meu e mail. Abraço e desde já agradecemos.

  468. fabioeugenio disse:

    Oi Marleide,

    Procure seu obstetra para avaliação inicial. O risco de síndrome de Down na sua idade é em torno de 3%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  469. Adriana disse:

    Dr. Tenho 38 anos e um filho de 17. Nunca tomei anticoncepcional sempre me previni com preservativo. Gostaria de saber qto tempo demoraria p engravidar? Tenho saúde boa. Obrigada.

  470. rose disse:

    Boa noite! Dr Fábio tenho 42 anos e ovários policisticos. As 39 engravidei por meio de fiv, tive placenta prévia, mas cheguei as 39 semanas de gestação e tive uma filha saudável por cesariana. Ficaram alguns embriões congelados. Gostaria de saber quais os riscos para mim e para o bebê?

  471. Rita disse:

    Olá boa tarde, gostaria de saber qual a porcentagem de ter um bebê com daw na idade q estou de 38 anos, pois tive um aborto espontâneo agora neste início de mês. Agora vou esperar 40 dias para ter uma relação sexual normal e4 meses para engravidar, pois já estou tomando o ácido fólico e vitaminas, já tenho consulta marcada com médico q me acompanhou no aborto e já tenho também uma consulta marcada com a médica ginecologista.desde já agradeço a atenção.

  472. Juliana disse:

    Bom dia Dr.Fábio tenho 24 anos,e meu marido 44 anos acho que estou grávida..Tem algum risco pro bebê? Por parte do pai ser mais velho?
    Espero sua resposta

  473. Augusta Lopes disse:

    Parabéns pela iniciativa doutor Fábio, cheguei neste sem querer pesquisando sobre os riscos de engravidar aos 40, minha idade e vi todas as perguntas e sua atenção em respondê-las, fiquei impressionada com seu carinho. Eu gostaria de esperar até os 42 pra organizar a vida e termais um filho, porque fui mãe muito jovem, aos 17 e hj em outro casamento gostaria muito de ter esta experiência novamente mais madura, mas tenho medo sim, e acabei de ir na consulta ginecológica e só ouvi sobre ser uma gravidez de risco, será que devo esperar ou começo a tentar já?

  474. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    A chance mensal no seu caso é em torno de 10%. O tempo para conseguir varia em cada caso.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  475. fabioeugenio disse:

    Oi Rose,

    Com acompanhamento obstétrico adequado, os riscos são mínimos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  476. fabioeugenio disse:

    Oi Rita,

    A percentagem é por volta de 1 para 200 casos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  477. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    Nenhum problema.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  478. fabioeugenio disse:

    Oi Augusta,

    Não perca tempo !! Quanto antes engravidar maiores as chances e menores os riscos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  479. Tatiana disse:

    Olá Doutor. Minha irmã tem 41 anos e esta no 8º mes de gestação. Ela sente falta de ar, isso é normal? Ela tem problema de tireoide, isso afetaria? E qual a melhor forma de parto, o normal ou cesariana? Estou preocupada pela idade.

    Desde Já obg.

  480. fabioeugenio disse:

    Oi Tatiana,

    É necessário que o obstetra examine para ver se é normal da gravidez, e se o exame tireoidiano está adequado.

    A melhor forma de parto é o normal. Se houver algum risco, é que opta-se pela cesareana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  481. Claudia disse:

    Boa tarde Dr. Fábio,
    O líquido pré ejaculatório pode conter espermatozóides? Há riscos de gravidez?
    Grata.

  482. Katia disse:

    Dr,tenho 38 anos,um filho de 4 e quero muito engravidar
    Estou tomando ácido folião a que 2 meses e multivitaminicos,passei em uma GO,que me assustou muito e por esse motivo adiei 1 ano,mas agora estou disposta.
    Estou perdendo peso e vou fazer os exames para iniciar os treinos
    Quais os principais risco para o bebê e eu?
    Por favor.
    Obrigada!

  483. Jouse disse:

    Bom dia Dr Fábio,

    Parei de tomar o Vytorin ontem, devo esperar quanto tempo pra tentar uma gravidez? tenho 38 anos e será minha primeira gestação.

    Um abraço!
    Jouse

  484. Adriana disse:

    Boa tarde..Dr.Fábio

    Tenho 44 anos e não tenho filhos.Tenho pressão alta.É possível engravidar e ter uma gestação tranquila?Nunca tentei …faz 3 anos que toma anticoncepcional yasmim.Quais são as minhas possibilidades reais ou posso desistir.?

  485. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    Sim, mas é um risco muito pequeno.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  486. fabioeugenio disse:

    Oi Kátia,

    Fazendo seguimento médico pré-gravidez, e pré-natal, os riscos são mínimos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  487. fabioeugenio disse:

    Oi Jouse,

    Pelo menos 1 mês. E faça os exames pré-gravidez com seu ginecologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  488. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    É possível sim, com tratamento e acompanhamento médico adequados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  489. Carla Patricia silva disse:

    Dr. Fábio tenho 42 anos dias filhas uma de 18 e outra de 11anos. Tive uma gravidez agora de 12 semanas mais tive um aborto espontâneo quando fui fazer a trans Bucal o bebê estava morto e o médico disse que tudo indica que o bebê tinha algum problema de saúde não era um bebê normal. Queria muito tentar novamente a gravidez, o senhor acho que é Seguro, tenho medo de Bom outro bebezinho com problema de saúde. Queria continuar com o ácido fólico e tentar novamente. Me dê um luz o que devo fazer? Obrigado

  490. fabioeugenio disse:

    Oi Carla,

    Pode tentar novamente sim. A possibilidade de uma gravidez normal é também muito grande !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  491. Carla Patricia silva disse:

    Dr.Fábio parabéns pelo carinho e respeito em responder todos os comentários com todo amor, isso demonstra a benção de Deus que o senhor é, quanto ao meu caso o senhor acha que devo engravidar normal ou partir para uma avaliação reprodutiva devido a idade e os risco de ter um bebezinho com problema? Minhas amiga falam que é loucura da minha parte tentar engravidar, mais queremos muito esse bebê. Tento normalmente ou parto pra reprodução.Um abraço carinhoso.Obrigado

  492. fabioeugenio disse:

    Oi Carla,

    Acho que já deve consultar um especialista para orientação, e definir se há necessidade de algum tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  493. Renata disse:

    Bom dia Dr. Fabio
    Gostei muito de sua entrevista e principalmente de sua explicação. Acredito que o dilema de uma mãe não seria ter um bebê com síndrome de Down ou não, mas se a gravidez será levada até o fim, pois a dor da perda de um filho é insuperável, mesmo no inicio da gravidez. Já tenho dois filhos (8 e 12 anos), mas meu marido sempre teve vontade de ter uma menina. Hoje com 45 anos de idade penso se ainda podemos. Essa vontade ocorreu após a perda de um bebê inesperado, mas muito amado, pois no ano passado, mesmo usando DIU eu engravidei e perdi tendo que fazer curetagem.
    Assim, reta a dúvida. Devo tentar novamente? ainda temos muito amor para dar e nossos filhos cobram bastante. A alegria de ter mais um bebê em casa foi empolgante.
    Garanto se não tivesse nenhum eu não pensaria duas vezes, por isso gostei de sua entrevista, penso hoje o que é uma criança normal.. vejo crianças com síndrome de Down mais carinhosas com seus pais.
    bom, minha pergunta é.. Quais os riscos de se engravidar em minha idade após ter perdido um bebê usando DIU? na Biopsia não constatamos a causa.
    Atenciosamente
    Renata

  494. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Seus riscos são os mesmos de uma mulher, de 45 anos, que não usou DIU.

    Pode haver dificuldade maior de conseguir engravidar pela idade, e um risco maior de aborto. Mas em caso de gravidez evolutiva, a maioria vai cursar normalmente até os 9 meses.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  495. Kelly disse:

    Olá doutor, minha primeira gravidez foi aos 33 anos eu estava com 11 semanas e meia qdo infelizmente comi um camarão e comecei a me coçar e ter uma reação bem forte de alergia, tive um pequeno sangramento pra avisar q estava perdendo o bb, e logo parou. Corri para o hospital e lá disseram q o bb entrou em choque anafilático e morreu, mas que o meu aborto era retido, moro nos Estados Unidos e aqui não tiram bebês quando vc tem um aborto retido….ou seja falaram q dentro de 20 dias a um mês eu entraria em trabalho de parto, e após 20 dias fiz o parto do meu bb morto…nessa gravidez adquiri alergia à camarão e descobri que meu sangue era negativo, O-.
    Após 3 anos engravidei novamente eram gêmeas da mesma placenta. Tive um sangramento no terceiro mês onde pensavam q estava perdendo minha filha q hj está com 5 anos, pois nos exames e ultrassonografias só acusava um bb, resumindo perdi uma das gêmeas. Mas qdo cheguei ao 5 mês de gestação minha barriga já parecia de 9 meses, fui fazer a morfológica, e já fiquei no hospital, pois disseram que eu estava sem líquido e que o bb estava em sofrimento , fiz uma cesárea de emergência e minha filha nasceu com 25 semanas pesando 580 gramas e 30 cm…foram 124 dias de UTI neonatal várias cirurgias e transfusões, sepses, mais graças à Deus ela é perfeita com uma inteligência além do normal pra sua idade. Hoje minha filha está com 5 anos de idade, e me fez a seguinte pergunta: Mamãe pq vc não me dá um irmãozinho ou irmãzinha pois vc e o papai demoraram pra ter eu, e sinto que preciso de um irmão pro dia que vcs não estiverem mais aqui,….choquei com essa pergunta, eu hj tenho 41 e o pai dela 54. Estou com pressão alta controlada com atenolol 25 mg, devido à stress, estou tomando Qlaira a 3 meses pra ver se seca com ovários policísticos, estou em uma dieta acompanhada por nutricionista preciso perder 18 kilos porque estou um pouquinho além do peso, mais passei por um checkup recentemente e minha saúde está boa. Doutor gostaria de saber se devo ou não correr esse risco de outra gravidez, meu marido e filha me cobram todos os dias…mamãe quero um irmãozinho ou irmãzinha please. Desde já obrigada.

  496. fabioeugenio disse:

    Oi Kelly,

    Com acompanhamento médico rigoroso pré-concepcional e na gravidez, você pode engravidar com segurança e minimizar os riscos.

    E perder peso antes de engravidar é fundamental !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  497. Jarleide disse:

    Boa noite Dr.Fabio Eugénio
    Meu nome é jarleide morou em natal e tenho um filho com 12 anos tiver ele quando tinha 26 anos e agora tenho 38 e quero muito engravidar fiz um morte de exames e minha medica disse q eu estou bem fazia um bom tempo q eu não tomava nada mas meu marido era q sé cuidava ai ja faz dois meses q agente tentar e ainda nada eu queriam saber uma coisa do senhor é pq como eu não tomava nada minha menstruação tem mês q venhe dia 10 dia 15 dia 17 nunca no mês dia do mês passado por exemplo mês passado foi dia 13 e esse mês foi dia 17 ai eu queria saber quando e o meu dia útil pq eu queria muito q deus mim desse uma menininha por favor doutor o senhor pôde mim ajudar minha última menstruação foi agora dia 17 quando q eu posso namorar e quando q eu paro pra pôde vi uma menina mim ajude abraço fica com deus.

  498. fabioeugenio disse:

    Oi Jarleide,

    Através de monitorização da ovulação é possível descobrir com mais precisão o período fértil.

    Mas isso não altera as chances de gravidez de menino ou menina.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  499. Marisé disse:

    Tenho 47 anos e quero engravidar de modo natural. É possível?

  500. fabioeugenio disse:

    Oi Marisé,

    É possível, mas pouco provável. Consulte especialista para avaliação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  501. Silvana disse:

    Boa noite tenho 39 anos e quero engravidar .. tenho 3 filho 17 anos 15anos e um de 11anos tomei injeção durante uns 6anos e depois pilula já faz uns 2anos q não tomo nada oq fazer já at tomei Clomid para engravidar e nada gostaria muito de engravidar d novo mas a última vez q passei com um clínico geral ele disse q não era aconselhável por q tenho nódulo nos seio no grau 3 e tava com colesterol alterado . Hoje já está controlando e gostaria muito de engravidar oq fazer é se realmente perigoso pela minha idade

  502. fabioeugenio disse:

    Oi Silvana,

    Com tratamento e acompanhamento pré-natal adequados, é possível engravidar com mínimos riscos.

    Consulte um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  503. renata disse:

    bom dia Dr.Fábio tenho uma pergunta a fazer engravidei aos 42 anos já tenho duas filhas a ultima filha tem 12 anos e agora estou gravida foi uma gravides não planejada não fiz nenhum exames será que corro algum risco do bebe não nascer saudadavel

  504. Jane disse:

    Primeiro quero parabenizar pela iniciativa dr. Fábio em ajudar a tos mulheres porque nem todas as vezes nossas dúvidas são tiradas por um obstetra . Somos mulheres aflitas por respostas que pode minimizar uma dor.

  505. Cida disse:

    Tenho 47 anos, um mioma situado na região intramural 6,5 x 5,3 e outro subseroso 2,7 cm. útero aumentado de volume 183,4cm3. Menstruação normal sem cólicas, etc. Perguntei ao meu médico a possibilidade de engravidar nestas condições. Ele explicou que era muito difícil, mas possível, no entanto não aconselhou, devido ser o primeiro filho, as chances seriam altas de nascer uma criança com deficiência. E isso mesmo Dr. Fábio Eugênio?

  506. Ana Paula disse:

    Boa tarde Dr Fabio.
    Tenho 42 anos e gostaria de engravidar novamente. Tive minha filha aos 37 anos e foi tudo bem. Tenho boa saúde, não tenho nem nunca tive problemas de diabetes ou pressão ( 11 x 8), meus exames são todos normais mas tenho receio de ter uma gestação complicada por conta da idade. Existe alguma chance de eu engravidar e ter diabetes gestacional ou hipertensão só por ter 42 anos? E existe algum exame que eu possa fazer para mapear quais óvulos são saudáveis? Obrigada

  507. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    O risco é pequeno, mas com um pré-natal bem realizado pode-se estimar melhor este risco.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  508. Jarleide disse:

    Bom dia doutor tem uma pergunta tenho 38 anos agora em março vou fazer 39 anos e tive um menino nomal quando tinha 26 anos não tinha pressão alta e nem diabetes hoje tenho os dois problemas e já conversei com minha médica e ela disse q posso tem outro Cesário mês passando mestruei dia 18 esse mês não tinha chegado e hoje dia 24 de dezembro chegou doutor será q estou grávida ou não pôde mestrua quando uma mulher está grávida por favor mim responda pois estou muito ansiosa e quero muito ser mãe novamente e sê eu estiver grávida o q fasso ?

  509. Katia disse:

    Olá doutor Fábio, por favor tire minhas dúvidas tenho 48 anos tenho problema de tireóide a 20 anos e nunca cuidei , posso engravidar ainda normal

  510. fabioeugenio disse:

    Oi Cida,

    Não há nenhuma relação de mal-formação congênita com a presença de mioma !!

    Se o mioma estiver dificultando a gravidez, pode-se operar e tirar o mioma.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  511. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Paula,

    Existem riscos, mas que podem ser minimizados com acompanhamento médico adequado.

    E há exame para mapear os embriões geneticamente normais na FIV, mas não os óvulos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  512. fabioeugenio disse:

    Oi Jarleide,

    Não deve ser gravidez se veio menstruação normal! Na dúvida faça o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  513. fabioeugenio disse:

    Oi Kátia,

    Existem chances pela FIV com óvulo-doação. Mas corrija antes o problema da tireóide.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  514. Silvana disse:

    Boa noite doutor!
    Tive poliomelite quando pequena e hoje com 44 anos eu e meu esposo queremos muito um nenen,tenho hipertencao controlada,menstruo normalmente,sou cadeirante.Tenho muito medo de engravidar,me de uma luz!!

  515. Joseane disse:

    Parabéns pela esclarecedora reportagem. Tenho 38 anos e estou com 15 semanas de gravidez, tenho uma filha de 13 anos, e a aflição, preocupação, dúvidas e muita alegria fazem parte desse momento.
    Obrigada!

  516. fabioeugenio disse:

    Oi Silvana,

    Com tratamento adequado, há possibilidade de gravidez sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  517. Gabriela disse:

    Boa tarde, Dr! Tenho 40 anos, tenho mioma por fora do útero, meu filho ta me pedindo mais um irmãozinho. Gostaria de saber se eu corro risco de engravidar com a minha idade e mioma?

  518. fabioeugenio disse:

    Oi Gabriela,

    Pode engravidar sim. E com acompanhamento pré-natal bem feito, os riscos são minimizados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  519. edna feliciano dos santos disse:

    Dr Fabio minha duvida é tenho 39 anos estou gravida pela segunda vez faço 40 em março,me encontro com fibromialgia e artrose na coluna lombar,trabalho como auxiliar de serviço gerais.,as nao estou aguentando sinto muito cansaço,e dor de cabeça.minha pressao e baixa mas se ficar nervosa e angustiada ela sobe o que faç?

  520. kellen cristina barroso borges disse:

    Dr, tenho 41 anos tres abortos espontaneos. sendo o ultimo com curetragem, Meu esposo tem 37 anos, na biopsia indicou onfoceliam quero saber se tenho chance de ter um segundo bebe. uma quinta gestação com final feliz

  521. fabioeugenio disse:

    Oi Edna,

    São sintomas que podem ser tratadas por seu obstetra !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  522. fabioeugenio disse:

    Oi Kellen,

    Há possibilidade sim, mas é importante fazer avaliação para aborto de repetição.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  523. Rosana disse:

    Dr Fabio, vi que entende muito de Fiv, vou fazer 42anos em marco, e ano passado tentei a Fertilizacao, engravidei mas perdi com 2 meses.Moro na Austria e os medicos aqui dizem que minhas chances com 42 e quase zero, no Fiv tive 3 ovulos, mas depois da Fertilizacao so restou 1,minha ovulacao e fraca, e o que dizem, nao sei o que fazer, os medicos aqui nao me deixam segura. Nao tenho filhos e gostaria ainda muito de ser mae. Me ajude por favor. Obrigada

  524. fabioeugenio disse:

    Oi Rosana,

    As chances com a FIV na sua faixa de idade, formando bons embriões, são em torno de 30%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  525. Flavia disse:

    Dr. Fabio vi sua reportagem fiquei muito feliz, pois tenho 42 e uma filha de 15 anos,sou viúva a 11 anos e tenho uma união estável a 04 anos e meu companheiro é mais novo do que eu e não tem filhos,eu era obesa pesava 129 kl, e devido a obesidade não tinha coragem de engravidar devido os riscos, então a um ano e 10 meses optei pela cirurgia bariatrica que até então conversando com meu ginecologista ele orientou que eu fizesse a cirurgia pra depois engravidas e assim fiz e foi um sucesso. Mais quando voltei pra ele com o peso 67 kl e com meus exames em perfeito estado sai de lá arrasada pois ele me indicou fazer a ligação pois pela minha idade não posso mais ter filho. O que fazer pois queria tanto ter mais um filho.

  526. Bom dia!
    Tenho 26 anos e em Março de 2016 tive que fazer uma cesariana com urgência com 30 semanas de gestação devido a uma pré eclampsia que começou a 28 semanas, meu bebe não registou e agora já estou tentando outro, minha pressão já controlou e graças a Deus está tudo bem comigo, meu obstetra já liberou. Gostaria de saber se tenho risco de aparecer em uma segunda gravidez e se tenho que dar mais tempo para engravidar?

  527. Cleide Meira disse:

    Bom dia. Tenho 38 anos e nunca conseguir engravidar, tive um relacionamento de 15 anos e não engravidei , agora estou em outro relacionamento. Fui ao médico ele disse que tenho aderência nas trompas, pediu um exame de raio x das trompas, que ainda não fiz. Meu ciclo sempre foi desregulado de 21, 22 dias . Este mês era para ter vindo dia 13 e não veio, estou com cólicas fracas e com a barriga inchada será que eu posso estar grávida?

  528. fabioeugenio disse:

    Oi Flávia,

    Lógico que aos 42 anos você pode engravidar !! Consulte especialista para definir melhor tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  529. fabioeugenio disse:

    Oi Leiliane,

    Risco há, mas que pode ser minimizado com acompanhamento pré-natal rigoroso.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  530. fabioeugenio disse:

    Oi Cleide,

    Basta fazer o beta-hcg para tirar a dúvida !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  531. Luana disse:

    Dr. Fábio, bom dia!

    Tenho 38 anos faço 39 em julho de 2017, não tenho filhos e gostaria muito de ser mãe, mas tive ferida no útero em 2015. O médico disse que era por conta de HPV e queimou meu útero com ácido. Minha menstruação é normal não tenho nada de sintomas apenas cólica quando menstruo. Há algum risco para o bebe por conta da queimadura que ele fez no útero? Nunca tive nada relacionado a HPV apenas a ferida no útero. Obrigada!

  532. Jarleide disse:

    D.fabio Eugênio tudo bem? Doutor mim ajude a tira uma dúvida gostaria de saber se pra engravidar é necessário toma ácido fólico pq tenho 39 anos e gostaria muito engravidar novamente e minha médica não madou eu toma eu tomo medicamentos pra pressão alta e diabete será doutor q é por isso q faz uns quatros meses q tento e não consego mim responda por favor muito aciosa fica com Deus.

  533. Regina Carolina disse:

    Olá doutor sou mãe de 4 filhos perfeitos tenho 40 anos me casei novamente e meu atual marido não tem filhos ja tive 2 abortos início de 2015 e final de 2015 sou fumante estou de 4 semanas e gostaria de e os cuidados que devo ter ainda não tomei ácido fólico e se tem outro tipo de remédio para segurar a gestação e se devo parar com as medicações que uso clonazepam carbamazepina loctil ja faço uso a muito tempo isto pode Ser a causa dos outros abortos apesar que na época não usava mas talvez por estar no organismo obs os outros 2 abortos foi do meu ex marido é meu atual é 10 anos mas jovem que eu será que eu consigo segurar me ajude por favor

  534. Katia Ravagnani disse:

    Boa tarde doutor tenho 48 anos tomo anticoncepcional ha 18 anos e menstruo bem pouco não quero de jeito nenhum engravidar estou trocando de anticoncepcional a concelho médico tomava triquilar agora juliet e tenho medo de engravidar nessa troca será que ainda engravido espero que não obrigado

  535. fabioeugenio disse:

    Oi Luana,

    Nenhum problema para engravidar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  536. fabioeugenio disse:

    Oi Jarleide,

    Toda mulher que está tentando engravidar deve tomar o ácido fólico, para prevenir alterações de formação no bebê !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  537. fabioeugenio disse:

    Oi Regina,

    O primeiro passo é consultar imediatamente um obstetra, para avaliação e exames.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  538. fabioeugenio disse:

    Oi Kátia,

    Tomando o anticoncepcional corretamente, o risco de falha é mínimo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  539. Jarleide disse:

    Bom dia Dr uma dúvida mas se a mulher não tomou o ácido fólico antes e tá com suspeita de gravidez ainda pôde tomá ou só podia antes de engravidar.

  540. fabioeugenio disse:

    Oi Jarleide,

    Deve iniciar imediatamente !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  541. gilmara disse:

    boa noite li seu comentario e gostaria de perguntar;: tive um bebe com ma formacao nos rins (policisto) consegui segurar a gravides ate 38 semanas ,nasceu vivo e faleceu logo apos ,queria engravidar novamente mas tenho medo que acontessa a mesma coisa tenho 43 anos…a bolsa estava sem liquido. e agora devo esquecer?

  542. Jarleide disse:

    Bom dia Dr Fábio tudo bem? Doutor por favor mim ajudar pois estou com uma dúvida grande olhá minha mestruacao veio dia 24 de dezembro e janeiro não veio já era dia três de fevereiro e nada aí eu fiz um exame de sangue Beta HCG e deu não reagente e até hoje minha mestruacao não chegou ia doutor eu posso está grávida ou não pois estou desesperada pq já estou pensado q é uma doença, será q o exame pode dá errado e tem vindo negativo por favor mim responda.
    Abraço

  543. fabioeugenio disse:

    Oi Gilmara,

    Faça exames pré-concepcionais e genéticos. Mas, em geral, a chance de ocorrer novamente é muito pequena.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  544. fabioeugenio disse:

    Oi Jarleide,

    Repita o beta-hcg. Se ainda for negativo, não é gravidez. Deve ser alguma disfunção hormonal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  545. Rosa de Souza. disse:

    Oi doutor tranzer com meu marido um dia após acabar. Meu remédio tenho 48anos e tomo meu remédio a 28 mestruo normal posso tá grávida

  546. fabioeugenio disse:

    Oi Rosa,

    Risco mínimo, quase zero.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  547. Jaqueline disse:

    Olá Dr. gostaria de saber mais sobre o exame FIV como é feito e onde é feito?

  548. Ana Laura disse:

    Olá Dr Fábio, boa noite, tenho 39 anos estou super saudável, não tenho nenhum problema de saúde, meu marido tem 49, estamos querendo muito engravidar, mais estou com medo, devido a minha idade, o q o Dr me aconselha.? Posso tentar engravidar normalmente ou melhor fazer FIV?
    Na FIV as chances d ter down é menor.?

  549. fabioeugenio disse:

    Oi Jaqueline,

    O tratamento é feito em clínicas de reprodução.

    Para detalhes nos escreva no drfabioeugenio@gmail.com

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  550. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Laura,

    Se não tem subfertilidade, pode tentar engravidar naturalmente por até 6 meses.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  551. Janete disse:

    Boa noite! Tenho 41 anos, tive 3 filhos . Minha filha mais velha está com 15 anos , a segunda com 6 anos. Meu filho nasceu com hipoplasia do ventrículo esquerdo, fez cirurgia com 3 dias de vida, aos 7 meses fez a segunda e com 3 anos e 11 meses fez a última cirurgia para essa cardiopatia, infelizmente teve uma complicação e acabou falecendo no último dia 20.02.17. Estamos muito tristes e com muita vontade de ter outro filho, não para substituir pq ninguém fará isso. Mas gostaríamos de voltar a ter alegria e outro bebezinho seria muito bom nesse momento. Meu esposo fez vasectomia em 2014, gostaria de saber se é possível reverter e quais as chances e riscos ? Muito obrigada.

  552. Jarleide disse:

    Boa noite D. Quero saber se o medicamento medifomina de 500 g pode atrasar a mestruacao pois tenho 39 anos e desde do ano passado mas ou menos em setembro eu comecei a tenta em grávida só q em dezembro eu mestruei dia 24 passei o mês de janeiro aí dia 18 de fevereiro veio e agora novamente passei o mês de março todo e nada será q é por conta do remédio de diabete
    D. Será q eu corro perigo de vida por tem pressão alta e diabete e minha idade 39 anos pois tenho muita vontade de se mãe novamente.

  553. Jarleide disse:

    Olá doutor eu fiz o teste dá farmácia e deu positivo mas eu estou preocupada pois não tava tomado o ácido fólico tem uns três dias será doutor q vai interferir na formação do meu bebé e até quando eu posso tomá

  554. Maria Alves disse:

    Tenho 41 ano tive duas gravidez agora estou grávida de 11 semanas e na minha segunda gravidez tive morte fetal por causa da sifilis amo passado fiz o exame e o médico disse que era insignificante e quantidade prater a doença tenho pressão alta e pré diabética estou fazendo pra Natal certinho mas por incrível que pareca a pressão até o momento está normal com algumas alterações mas estou preocupada qual o risco para o bebê obrigada

  555. fabioeugenio disse:

    Oi Janete,

    Lamento muito pela perda do seu filhinho. Que Deus os conforte!

    E é possível sim uma nova gravidez através da fertilização in-vitro (FIV), sendo os espermatozoides captados diretamente dos testículos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  556. fabioeugenio disse:

    Oi Jarleide,

    A medicação para diabetes não altera a menstruação. Primeiro consulte seu ginecologista para descobrir porque esta alteração menstrual.

    Se a hipertensão e diabetes estiverem bem controlados, você pode engravidar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  557. fabioeugenio disse:

    Oi Jarleide,

    Três dias apenas não tem problemas. Pode reiniciar o ácido fólico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  558. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Se você tratou a Sífilis anteriormente não há risco para este bebê. E a pressão pode ser controlada para que sua gravidez seja tranquila.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  559. Fernanda Brito disse:

    Olá Doutor Fábio Eugênio.

    Estou com 39 anos e já iniciei o uso do ácido fólico como a ginecologista me receitou, porém eu e meu esposo temos muito medo de ter um bebê com síndrome de Down. Por favor tem alguma forma de saber se sou propensa a uma gestação com esse risco antes de engravidar?

  560. Jarleide disse:

    Boa noite doutor por favor mim tirei uma grande dúvida eu estou grávida com seis semanas e a médica passou pra mim usar evocanil um pela manhã e outro pela noite na vagina por 12 semanas doutor durante esses dias q eu vou usar não pôde mate relação sexual pois a medica não explicou estou com dúvidas.

  561. Jarleide disse:

    Oi doutor eu estou grávida de dois mês
    Ai assim q souber q estava grávida
    Fiz uma ultra e não deu pra vê o bebê
    Com 4 dias repente a ultra e deu pra vê
    E ouvir o coração do bebê e com 15 dias
    Dá primeira ultra eu fiz outra o médico não
    Ouvir o coração do bebê doutor eu posso
    Tá com um aborto ou está muito novo pra
    Saber o batimento do coração do bebê.
    Eu tão preocupada.

  562. Helem Barletto disse:

    Oi doutor,eu tenho 41anos,e tenho 7 anos de casada, meu marido tem 37 aanos.Não tenho problemas de saude.Estou com uma enorme necesdidade de ter um filho.O que faço?

  563. Monica Rocha disse:

    Dr(o) Tenho 40 anos me chamo Monica , minha primeira gestação eu tinha 19 anos hoje minha filha está com 20 anos , tomo contraceptivo há quase 19 anos e agora resolvi ter um bebê mais estou com receio pela idade que já tenho ! N sou Diabética n sou hipertensa tenho uma vida normal . Quais são os exames que preciso fazer para saber se posso engravidar ? Obs: Meu esposo já está com 45 anos !!! Obrigada Mônica aguardo sua resposta !!!

  564. Jarleide disse:

    Boa tarde doutor estou muito triste
    Pois desde do ano passado q eu lutava
    Pra engravidar agora em março fiz o teste
    De farmácia e deu positivo fiquei tão feliz
    É fiz uma ultra não deu pra vê com umas
    Duas semanas repetir a ultra o médico
    Ouvir o coração tudo está bem aí o médico
    Repetir com 15 dias aí o coração do bebê

  565. Jarleide disse:

    Doutor pedir meu filho tiver q fazer uma
    Corretagem fiquei tão triste por favor
    Me tire uma dúvida será q o meu bebé
    Não estava muito novinho pra ouvir o
    Coração será q foi erro médico ou ele tinha
    Mesmo parado de se desenvolver o q
    Aconteceu doutor pra o bebê Pará de
    Se desenvolver.

  566. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Este risco está ligado à idade da mulher, sendo em torno de 1:100 gravidezes.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  567. fabioeugenio disse:

    Oi Jarleide,

    Pode ter relações sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  568. fabioeugenio disse:

    Oi Jarleide,

    Quando o embrião é visualizado, já tem que ver batimento cardíaco !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  569. fabioeugenio disse:

    Oi Helem,

    Se está tendo dificuldade, consulte um especialista para os tratamentos de reprodução humana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  570. fabioeugenio disse:

    Oi Mônica,

    Faça os exames ginecológicos e clínicos usuais, mais avaliação do útero e reserva ovariana. E espermograma do seu marido.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  571. fabioeugenio disse:

    Oi Jarleide,

    Lamento sua perda, mas pode acontecer. O importante é que você terá oportunidade de engravidar novamente!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  572. Jarleide disse:

    Boa noite doutor eu já estava com seis
    Semanas e um dia e o médico ouvir o
    Coração do bebê , doutor o senhor acha
    Q raiva pôde prejudica o bebê pois eu
    Tiver raiva do meu marido agente pateu
    Boca uma noite e eu fiquei sem ar só
    Melhores quando chorei o senhor acha q
    Pode de prejudicado meu bebé.

  573. Luciana disse:

    Oi Dr. Tenho 39 anos uma filha de 13 anos e a 3 meses tive um menino quue faleceu com 13 dias com perfuraçao no intestino foram 2 cesáreas é possível uma próxima cesarea caso queira engravidar novamente quando a dor amenizar um pouco. Desde já agradeço a atenção

  574. Carlos disse:

    Olá Doutor. Minha mulher tem 44 anos (recém completados) e eu tenho 27 anos. A dois anos atrás ela ficou gravida porém foram gerados 2 sacos gestacionais e um dos sacos não gerou embrião e ela abortou os 2. Segundo o Medico o aborto ocorreu devido a esse saco que não gerou o embrião. Esta semana novamente ficamos sabendo que ela está grávida e gostaria de saber quais as chances que temos em relação ao andamento desta gravidez e nessa idade qual a chance de ter má-formação? (apenas contei sobre a primeira gravidez a titulo de informação sei que não vai estar ligado a minha pergunta). Ela ja teve outros 2 filhos e eu vou ser pai pela primeira vez. Desde já agradeço. Atte. Carlos

  575. fabioeugenio disse:

    Oi Jarleide,

    Provavelmente esta não foi a causa. Deve ter sido alteração do próprio embrião.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  576. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    Lamento por sua perda!! Que Deus lhe conforte!

    É possível sim você engravidar novamente e ter gravidez e partos tranquilos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  577. fabioeugenio disse:

    Oi Carlos,

    Na faixa de idade dela, o risco de alteração cromossômica é em torno de 1:30

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  578. Jarleide disse:

    Boa noite doutor Fábio eu gostaria de saber
    Se uma mulher q teve aborto pode tem um
    Resguardo quebrado pq eu tiver um é passei
    Por muitos apereia e agora tenho dó na
    Cabeça três dias em seguida o q eu faço
    Doutor mim ajudar.

  579. fabioeugenio disse:

    Oi Jarleide,

    Cientificamente não existe “resguardo quebrado”. Mas se está sentindo algum problema de dor ou outra alteração, consulte seu gineco-obstetra para exame.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  580. priscila disse:

    tenho 41 ao to gravida de 6meses fico sa vezes preocupa apesade ter todoscmeus filhos normal to fasendo pre natal certinho so esse ems de jjulho o medico ficara de feras ele passouvexame de sangue e urina posso da o exame pra outro medico

  581. fabioeugenio disse:

    Oi Priscila,

    O importante, como você está fazendo, é um pré-natal correto.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  582. Ana Paula disse:

    Tenho 41 anos e a pouco tempo tive uma gravidez anembrionada, corro o risco de ter outra? Eu poderia dar a luz a um bebê com sindrome de down se o embrião desenvolvesse? Será que a causa está ligada com a idade? Gostaria de tentar engravidar novamente, o senhor me aconselha com esse histórico?

  583. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Paula,

    Existe risco genético, mas ainda é baixo na sua idade. Pode tentar novamente sim!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  584. Vanilde disse:

    Oi tenho 44 anos estou com 37 semanas e 6 dias tive diabetes gestacional mais nao tenho mais e minha pressão está ficando entre 14:8 eo bebê está com 3900 a medica quer induzir meu parto nessa quarta feira pra normal tem algum risco pra mim e o meu filho?

  585. fabioeugenio disse:

    Oi Vanilde,

    Esta é uma informação que somente o obstetra, com exames, e avaliação do peso, posição do bebê e de sua pelve, pode definir.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  586. Cleonice disse:

    Olá. Tive filho com 14 anos de idade.tenho 5 filhos caçula 15 anos.tenho 39 anos tomo pirula ciclo 21 ..A 15 anos .corro O risco de engravidar? ?

  587. fabioeugenio disse:

    Oi Cleonice,

    Sob uso regular e correto de anticoncepcional é muito raro haver gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  588. Diego disse:

    Olá Dr. Fábio,
    Minha noiva e eu vamos nos casar esse final de ano e vamos tentar engravidar já ano que vem
    ela tem 42 anos completos e eu 32 anos completos, minha família fala que pela idade dela , ela pode não conseguir engravidar, eu acredito que por acreditarmos num Deus vivo e ela ser bem saudável , não tendo esses vícios comuns( nunca bebeu e fumou na vida). Acredito que isso ajude.
    O único problema foi que ela descobriu que tem alguns pólipos no útero e o medico dela disse que é fácil tratar isso.

    O Senhor acredita que uma pessoa que começou sua menstruação por volta dos 15 anos e tem uma vida saudável e outras pessoas da família já tiveram filhos depois do 40 .
    Ela tem uma boa chance de engravidar?

    Posso fica tranquilo? as vezes as pessoas e suas falações me dão medo, receio por ela e os riscos de problemas na gravidez.

    Posso continuar meu sonho e termos uma família?

  589. fabioeugenio disse:

    Oi Diego,

    Pode haver sim gravidez natural na idade dela, apesar das chances serem mais baixas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  590. Claudia Conceição disse:

    Olá Dr me chamo Claudia tenho 39 anos e com 37 descobri que estava grávida com 7 semanas e alguns dias e logo tive um aborto e junto descobri que tinha um mioma de 3,0 × 2,8
    compatível a subseroso passei por curetagem . Apos um ano fiz outra ecografia transvaginal e informou alguns poucos miomas intramurais esparsos o maior é anterior e lateralizado á esquerda medindo 3,5 no maior diâmetro e ovário esquerdo não visualizado tenho ainda desconforto pelvico e menstruação é normal. vou começar tomar acido fólico mas faço uso da pílula gostaria de saber saber se posso tentar engravidar Dr?

  591. Claudia Conceição disse:

    Olá Dr me chamo Claudia tenho 39 anos e com 37 descobri que estava grávida com 7 semanas e alguns dias e logo tive um aborto e junto descobri que tinha um mioma de 3,0 × 2,8
    compatível a subseroso passei por curetagem . Apos um ano fiz outra ecografia transvaginal e informou alguns poucos miomas intramurais esparsos o maior é anterior e lateralizado á esquerda medindo 3,5 no maior diâmetro e ovário esquerdo não visualizado tenho ainda desconforto pelvico e menstruação é normal. vou começar tomar acido fólico mas faço uso da pílula gostaria de saber saber se posso tentar engravidar Dr?

  592. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    Pode tentar sim. Talvez seja importante fazer uma video-histeroscopia para avaliar se sua cavidade uterina é normal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  593. Ana Carolina disse:

    Boa tarde Dr Fábio!

    Tenho 41 anos e meu esposo 55 anos ele já é vasectomizado a mais de 17 anos. Partimos pra fiv. Na primeira tentativa fizemos o estudo embrionário e os 4 embriões deram anormais e não foram implantados. Na segunda não fizemos o estudo e não houve gravidez. Na terceira também não fizemos o estudo e houve a gravidez mas infelizmente tive um aborto espontâneo já com 9 semanas.Estou com medo de seguir em mais tentativas será que todos nossos embriões são anormais? Tem
    alguma coisa a ver com a qualidade dos espermatozóides já que por serem de biópsia possuem uma motilidade menor?

  594. fabioeugenio disse:

    Oi Carolina,

    Logicamente a qualidade dos espermatozoides também influi na qualidade do embrião.

    E há sempre boa possibilidade de se formarem embriões normais!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  595. Silva disse:

    Tenho 41 anos fiz o amh em dezembro 16 deu 0.26 em maio de 17 fiz fiv cobtive 1 embrião se sucessom sucesso em agosto fiz outra fiv com dois óvulos e dois embriões com sucesso mas por volta da 9 semana perdi qual a chance de outra fiv com sucesso,?

  596. fabioeugenio disse:

    Oi Silva,

    Na sua faixa de idade em torno de 20%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  597. Karina disse:

    Boa tarde!
    Tenho 44 anos, 4 filhos do meu primeiro casamento. Fiquei viúva e casei novamente, sou hipertensa, gostaria de saber se posso engravidar novamente, pois meu esposo quer e eu tbm.
    Obrigada.

  598. fabioeugenio disse:

    Oi Karian,

    Pode sim, desde que com pressão arterial controlada, e liberada por seu cardiologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem