Cada vez mais, nos tratamentos de fertilização in-vitro (FIV), os especialistas têm recorrido à transferência de embriões congelados (TEC), ao invés de transferência a fresco. Em algumas clínicas este procedimento tem se tornado inclusive padronizado: é o método conhecido como “freeze-all”, termo em inglês que significa congelar todos os embriões para transferir em ciclo posterior.

Esta mudança de paradigma na transferência embrionária da FIV decorre de vários fatores, que vamos procurar explicar neste post.

A VITRIFICAÇÃO

Os métodos de congelamento embrionário evoluíram muito nos últimos anos. Antigamente, com a técnica denominada congelamento lento, os resultados clínicos (chance de gravidez) eram inferiores à transferência de embriões a fresco.

Desde o advento da Vitrificação, a técnica de congelamento embrionário tornou-se mais simples e mais efetiva. Existe uma preservação muito boa da qualidade embrionária no congelamento por vitrificação, a taxa de sobrevivência pós-descongelamento é superior a 90%, e os resultados clínicos, ou seja, a taxa de gravidez com embriões vitrificados tem se mostrado igual ou até superior comparada com transferência de embriões a fresco.

Este avanço permitiu que os médicos ficassem muito tranqüilos quando é preciso congelar os embriões.

ARGUMENTOS CLÍNICOS A FAVOR DO CONGELAMENTO

Durante o processo de estimulação ovariana controlada, que é o passo inicial do tratamento de FIV, a mulher é submetida a níveis muito altos, supra-fisiológicos, de hormônios, principalmente o Estradiol. Existem evidências científicas de que esta exposição possa alterar a receptividade endometrial e a formação da placenta.

Desta maneira, a transferência de embriões a fresco poderia incorrer em chance de gravidez menor, devido a esta super-exposição hormonal endometrial. Além disso, esta placentação alterada poderia explicar os resultados obstétricos alterados na FIV, já que os bebês têm risco maior de prematuridade, baixo peso, e insuficiência placentária,

No caso da transferência de congelados (TEC), não existe esta super-exposição hormonal, pois o procedimento pode ser realizado em ciclo natural, ou com preparo endometrial com estradiol oral. Os níveis hormonais são iguais ou ligeiramente superiores a um ciclo natural da mulher. O endométrio estaria desta maneira mais receptivo, e as taxas de implantação seriam melhores. Os estudos científicos têm comprovado esta premissa.

Neste mesmo raciocínio, a placentação ocorreria em ambiente mais fisiológico, reduzindo riscos obstétricos. Estudos de acompanhamento de pacientes submetidas à FIV com transferência a fresco x TEC, tem mostrado que nos ciclos de congelados os riscos de sangramentos obstétricos, prematuridade e baixo peso do recém-nascido são menores.

MENOR RISCO DE SÍNDROME DO HIPER-ESTÍMULO OVARIANO (SHEO)

Uma complicação temida da FIV é o estímulo excessivo dos ovários levando ao quadro da SHEO, notadamente em pacientes de risco, como nos casos de Síndrome do Ovário Policístico, reserva ovariana alta e baixo índice de massa corporal. Esta situação pode acarretar em risco de vida real para as pacientes, e deve ser evitada a todo custo na reprodução assistida.

Atualmente existe uma estratégia para virtualmente zerar o desenvolvimento de SHEO. Em pacientes de risco, o bloqueio hipofisário com antagonistas de GnRH durante a estimulação ovariana permite que o gatilho da ovulação seja disparado com agonistas de GnRH (Lupron ou Gonapeptyl-daily), sem necessidade do uso do HCG (principal desencadeador da síndrome). Assim o risco de SHEO fica praticamente zerado.

Porém, o endométrio fica muito pouco receptivo nesta situação, e torna-se necessário vitrificar os embriões para transferência posterior. Com os excelentes resultados da transferência de congelados, conforme descrito acima, esta conduta, ou seja, gatilho da ovulação com agonista de GnRh + vitrificação de todos os embriões, tornou-se conduta padrão na eliminação do desenvolvimento da SHEO.

CONCLUSÃO

Todos os motivos explicados acima têm reforçado cada vez mais o entusiasmo com a técnica da vitrificação embrionária para transferência posterior. Os estudos científicos têm se avolumado confirmando que a técnica é segura e efetiva.

A conduta atual então é: na dúvida sobre a receptividade endometrial, ou em casos em que a transferência a fresco possa acarretar riscos para a paciente, o melhor processo é vitrificar os embriões e transferir em ciclo natural ou com preparo endometrial.

Vale ressaltar que para se beneficiar desta fantástica técnica, o laboratório de FIV deve ter um excelente programa de vitrificação e descongelamento embrionário, com embriologistas preparados e experientes no processo.

Boa leitura e bom proveito! Até nosso próximo post.

247 Comentários para “Transferência de embriões congelados: mudança de paradigma na FIV?”

  1. Marcia disse:

    Bom dia Doutor,
    Gostaria de fazer1 pergunta.

    Fiz indução com clomid, meus foliculos chegaram a 39 mm e nao romperam. Meu médico me receitou Ovidrel na ultima sexta feira, explicou sobre o horarios do coitos e pediu para que começasse a usar Crinoni na segunda. Na propria segunda fiz uma ultra e tinha 2 corpos lúteos.
    Desde então tenho sentido um pouco de pontatas nos dois ovarios, porém ontem pela manha estava com prisão de ventre e fiz uso de um supositório. Senti uma dor bem forte e logo depois observei que parte do Crinone saiu.
    Isso pode ter prejudicado uma possivel gravidez inicial?

    Muito obrigada

  2. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Provavelmente não prejudicou.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  3. Marcia disse:

    Oi Dr, obrigada pela resposta.

    Ontem no 12 dia após o Ovidrel, não aguentei de ansiedade e fiz o beta hcg, apesar de ser solicitado apenas após o 17 dia.
    Meu resultado foi 0.3. Segunda feira quando completar o 17 dia, irei repetir o exame.
    Esse resultado no 12 dia do Ovidrel já descarta a gravidez?
    Obrigada novamente pela atenção

  4. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Ainda não. Aguarde para repetir no dia orientado por seu médico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  5. Marcia disse:

    Dr Fabio Eugenio, muito obrigada pela atenção.
    Gostaria muito que você atendesse no RJ. Com certeza seria meu médico.
    Amanhã vou fazer meu outro beta com 15 dias do Ovidrel. O resultado que sairá nesse exame sera decisivo, não é?! Se nao tiver aumentado nada, aí sim minha chance de gravidez irá por aguá abaixo.

    obrigada

  6. Esperança disse:

    Boa tarde Dr.
    Tenho 45 anos, fiz 2 TEC em 2014 que não deram certo com meus embriões que foram congelados em 2008.
    Vou ser receptora de ovoduação, estou na dúvidae gostaria que você respondesse: transferir os embriões congelados ou frescos?

  7. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Boa sorte no segundo exame!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  8. fabioeugenio disse:

    Olá,

    As chances com embriões frescos ou congelados é semelhante.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  9. Susana disse:

    ola Dr Fábio

    Fiz a minha 1ª Fiv sem sucesso. No dia 18/03 o meu endiometrio estava com 11,3 de espessura e no 26 /03 fiz a minha Tec com 2 embrioes blastocistos qual a probabilidade de dar resultado positivo

  10. fabioeugenio disse:

    Oi Susana,

    Chance excelente, a depender de sua faixa de idade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  11. Camila disse:

    Dr Fabio
    Tenho 36 anos e meu marido 40.
    Já fizemos 4 FIV, que deram resultados muito parecidos.
    12 óvulos, 4 fecundam e não progridem até o D5.
    Meu marido tem um probleminha apresentado no exame Cariótipo, seria esse o problema da evolução embrionaria? O que mais pode afetar o desenvolvimento do embrião?

    Obrigada.

  12. fabioeugenio disse:

    Oi Camila,

    Depende do problema do cariótipo dele. Deve-se avaliar também sua qualidade ovocitária.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  13. Elisabete disse:

    Tentar te por 7 anos. Hoje tenho 32 anos meu esposo 34 . O resultado do é espermograma sempre está com a concentração baixa 1,7 ×10. O que fazer para melhorar esse resultado?

  14. fabioeugenio disse:

    Oi Elisabete,

    Não existe medicação específica para melhorar o espermograma. Nestes níveis, o melhor tratamento é a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  15. Luciana disse:

    Bom dia Dr Fabio,

    Sábado farei a transferência de 3 embriões congelados no horário de 11:00 da manhã.
    Faço exercícios físicos todos os dias e gostaria de me exercitar antes do procedimento, por volta das 8:00 da manhã.
    alguma bicicleta, caminhada, musculação, nada de impacto.
    É liberado esse tipo de exercício ou por algum motivo esta contra indicado?
    Muito Agradecida

  16. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    No dia do procedimento, melhor evitar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  17. Silvana disse:

    Prezado Dr.
    Em meus US de rotina meu endométrio está sempre 9, 10mm sem uso de medicamentos, ciclo natural. Com estimulação para TEC ele chegou a 6mm. O médico sugeriu mudar a estimulação, que antes era Prymogina 2mg 3 vezes ao dia para Prymogina 2mg duas vezes ao dia associado com Oestrogel 2 vezes ao dia. Pela sua experiência, eu deveria tentar um ciclo sem estimulação?

  18. Mariana disse:

    Dr Fábio Eugenio, como vai? Teria algum problema fazer depilação com cera quente na região da virilha alguns dias após a transferência? Também gostaria de tirar outra dúvida trabalho como odontóloga e realizo na faixa de 12 tomadas radiográficas nos dias que atendo. Além de sair da sala, qual outro cuidado posso tomar para evitar exposição a radiação? Obrigada desde já

  19. tatiana disse:

    Boa tarde Dr Fabio
    Estou fazendo uma Transferencia de embrioes congelados e queria saber qual é a dosagem certa para tomar o estradiol 1,0mg e qual é a sua finalidade?
    Obrigada

  20. fabioeugenio disse:

    Oi Silvana,

    Se não funcionar este novo esquema, o ciclo natural é uma opção sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  21. Daniele disse:

    Dr. Fábio,

    Como é a transferência de embriões congelados em ciclo natural? Nenhuma medicação deve ser administrada? Em ciclo natural, em que dia do ciclo deve ocorrer a transferência? Estou fazendo essas perguntas pois fiz FIV e como tive hiper estímulo ovariano não pude fazer a transferência a fresco.

  22. fabioeugenio disse:

    Oi Mariana,

    Procedimentos estéticos somente com liberação do seu médico. E você deve usar o avental de proteção para radiologia.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  23. Sabrina disse:

    Drº Fiz uma FIV no dia 20/03/2015 transferi 2 . Ai fiz o teste deu positivo , mas qdo fiz a ultra não apareceu a vesicula e nem o embrião no dia . na semana seguinte fiz de novo ai apareceu a vesicula e não apareceu o embrião . O médico disse que viu um pontinho brilhando mais não tinha certeza se era o embrião , ai pediu pra esperar mais uma semana .
    A possibilidade de aparecer o embrião ainda ?

  24. fabioeugenio disse:

    Oi Tatiana,

    O estradiol é para preparar o endométrio. A dose depende de cada caso, variando de 4 a 6 mg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  25. fabioeugenio disse:

    Oi Daniele,

    Em ciclo natural apenas acompanhamos com ultrassom e hormônios, e transferimos após a ovulação (em ´média 3 dias após).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  26. fabioeugenio disse:

    Oi Sabrina,

    Até cerca de 15 a 20 de abril já era para visualizar embrião.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  27. Livia disse:

    Dr. Fábio, Boa Noite!
    hoje tenho 32 anos e em 2013 fim uma FIV e uma TEC com resultados negativos e agora em março fiz novamente a FIV novamente com 12 embriões, transferimos 2 e o restante congelamos…infelizmente foi negativo. Dia 25/6 transferi 2 embriões congelados em fase de mórula. Estou tendo algumas vertigens, dores nas costas, cólicas e dor de cabeça. Tenho alguma chance de estar grávida? meu beta está marcado para sexta-feira.

  28. Lúcia Helena B.C Pellegrino disse:

    Minha filha está com um embrião congelado desde fevereiro. Foram fertilizados mais três óvulos mas ,após a biópsia ,omédico considerou só um deles em ótimas condições de congelamento e implantação .Depois disso ela fez uma cirurgia para retirada de um pólipo e retirou também uma trompa que apresentava um alargamento ,em abril de2015. Pretende fazer a impantação do embrião congelado agora em Julho. Está fazendo orientada pela médica os preparativos e está no terceiro dia do ciclo menstrual. Qual é o melhor dia para fazer o procedimento ? Ela tem 37 anos e o marido 43 . Desde já agradeço a uma resposta o mais rápida possível ! Um abraço , Lúcia ( uma mãe preocupada)lúcia

  29. Alessandra S.C. disse:

    Olá Dr. Fabio,
    Estou tomando medicamentos para TEC, mas estou achando demorado o dia da Transferência.
    Iniciei o Lupron dia 21 / junho / 2015, depois comecei a tomar 2 comprimidos de 2mg de Primogyna em 03 / julho / 15. Dia 10/julho/15 o médico aumentou para 3 comprimidos de 2mg de primogyna.
    Hoje é dia 14/julho/15. Devo tomar lupron até dia 16/07 e iniciar o Utrogestan dia 17 a noite e a transferencia será dia 22/07. Isso dá o mês todo… está correto? Dia 10/07 o endométrio estava com 8mm. Hoje, dia 14/07 está com um pouco mais de 9mm.
    Obrigada, abs

  30. fabioeugenio disse:

    Oi Lívia,

    Há boas chances sim. Boa sorte !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  31. fabioeugenio disse:

    Oi Lúcia,

    O melhor dia é quando o endométrio estiver receptivo, o que é determinado pelas medicações e pelo ultrassom de acompanhamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  32. fabioeugenio disse:

    Oi Alessandra,

    Este é um esquema normal de preparo endometrial para TEC.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  33. Fabíola Falzetto disse:

    Como contar as semanas após a FIV de embriões congelados?

  34. fabioeugenio disse:

    Oi Fabíola,

    No dia da transferência é como se você já estivesse com 2 semanas de gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  35. Jonny_Mi disse:

    Olá Dr.

    No caso de uma transferência de embriões com 3 dias no dia da transferência conta como tendo apenas 3dias?

    Obrigado
    —————————————————————–
    https://onossosonho.wordpress.com/

  36. fabioeugenio disse:

    Olá,

    A contagem da gravidez é um pouco diferente. Na época da transferência corresponda a uma gravidez de cerca de 15 dias.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  37. Joedna Araújo disse:

    Meu marido é globozoospermico, tem 22 anos cariótipo normal
    Eu cariótipo normal 30 anos sem problemas aparentemente
    Estamos na segunda fiv tec dessa vez
    Quais minhas chances de engravidar?
    Classa A e outro B.

  38. Ellen disse:

    Olá dr >Fabio

    Fiz minha 1 tec no dia 16/07 infelizmente negativo, tenho 27 anos tudo ok, meu marido 29 (poucos espermatozoides), o que pode ter dado errado, tenho 2 embrioes congelados para a 2 transferência na proxima semana, tenho chances de um positivo…

  39. Ana disse:

    Olá dr,

    Existe algum problema usar de forma superficial a ducha higiênica após a transferência?

    Abs,
    Obg!

  40. fabioeugenio disse:

    Oi Joedna,

    Chances em torno de 50 a 60%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  41. fabioeugenio disse:

    Oi Ellen,

    Suas chances na nova TEC são ótimas !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  42. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Não há problema !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  43. JOSINALVA BARBOSA DA SILVA OLIVEIRA disse:

    Olá!
    gostaria de saber quanto tempo os embriões podem ficar congelados e após o descongelamento são de boa qualidade?

  44. fabioeugenio disse:

    Oi Josinalva,

    Podem ficar o tempo que for necessário, e em geral mantêm a qualidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  45. Vanessa disse:

    Oi meu endométrio está 7,6 está bom pra transferir meus embrião?

  46. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    Se o aspecto estiver trilaminar pode estar adequado sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  47. Elizabeth Dantas do nascimento disse:

    Sou da Paraíba e fiz uma fertilização com douto Tulius ai na BIOS em Fortaleza, só que perdi e vou fazer novamente em outubro, só que ta congelado tenho chanse de engravida.

  48. fabioeugenio disse:

    Oi Elizabeth,

    Existem ótimas chances com os congelados sim !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  49. Daniela disse:

    vou fazer 60 dias que fez um coleta maus um folículos dentro do ovários continuar grandes tou desespero parece que nunca vai chegar um dia da transferência di embrião por de mim ajuda algum remédio pra sumiu todos

  50. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    É muito estranho os folículos continuarem aumentados tanto tempo. Se necessário algum tratamento hormonal pode ajudar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  51. Luciana disse:

    Boa Noite Dr Fábio,

    Fiz TEC no dia 24/10 e hoje 04/11 fiz o beta e deu 28,06 è positivo?
    E como è a contagem de semanas?
    Obrigada

  52. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    É positivo sim !! Mas por ser um positivo baixo, repita com 72 horas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  53. Rosivania disse:

    Doutor , fiz 3 fiv sem sucesso. Agora estou na 4 fiv fiz com 2 embriões de 11 meses congelados. Minha última menstruação foi 18 de setembro com 23/10 fiz o betha deu positivo 310 e o segundo com 2 dias deu 741 mas fiz o betha com 5/6 semanas só vi o saco gestacional isso foi semana passada . Hoje com uma semana depois fiz outra ultra a placenta está implantada mas não vi o embrião nas contas do médico tenho 6 semanas hoje nas minhas 7. Mas enfim o médico falou que terça-feira pra fazer outra se não ver o embrião ele quer fazer o aborto uma curetagem. O Senhor pode me aconselhar . Pedi hoje pra ele fazer outro betha HCG ele disse que não . E eu tomo 5 utrogestan por dia . Hoje comprei ácido fólico pra começar tomar amanhã por conta própria pq o médico não receitou nada até agora muito preocupada !!! Desde já agradeço Obrigada

  54. fabioeugenio disse:

    Oi Rosivânia,

    É possível se tratar de gravidez não evolutiva, e não precisa fazer outro beta-hcg, apenas repetir o ultrassom.

    E o ácido fólico você deveria estar tomando desde antes da gravidez !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  55. Vera disse:

    O medido diz que está tudo bem comigo.ja fiz 2fiv mas não consigo ficar grávida pode-me ajuda

  56. fabioeugenio disse:

    Oi Vera,

    É preciso uma reavaliação referente a falhas de implantação, antes de nova FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  57. Sisi disse:

    Doutor estou na minha segunda fiv .
    Tenho 30 anos e meu esposo é vasectomizado,
    Fiz minha transferência dia 01/12 com um
    Blastocisto e uso primogyna oral e utrogestan
    Vaginal.
    Enfim,gostaria de saber se tenho boas chances
    Pois senti fortes enxaquecas nesses últimos
    DOis dias.Posso tomar algum medicamento?
    Obrigada

  58. fabioeugenio disse:

    Oi Simone,

    Existem boas chances sim, em torno de 30 a 40%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  59. Daniela Fernandes disse:

    Olá! Dr. Fábio, já fiz duas TECs, porém não consegui o tão esperado e desejado POSITIVO. Bom, em Outubro/2015, realizei a 1a. TEC com o preparo do endometrio, ou seja, a partir do 3o. dia do ciclo, como o endometrio estava devidamente escamado, iniciei o uso de Natifa para bloquear a função dos ovários, geração de um foliculo dominante. No 9o. dia, realizei mais uma ultra e foi constatado que o endometrio estava com uma espessura ótima (acima de 8mm) e trilinear. Então, a partir desse dia, iniciei o uso de ultrogestan e a TEC foi realizada três dias após (no 12o.dia do ciclo). Infelizmente, o resultado cujo exame do BHCG foi realizado no dia 13 após TEC foi negativo. Então, em Novembro conversamos com a Dra. sobre a possibilidade de realizar a próxima TEC no ciclo natural. Ela concordou e nos avisou que o único impasse seria se não houvesse a ovulação normalmente, a TEC não poderia ser realizada, além da realização de mais ultras para o controle da ovulação (rompimento do foliculo dominante). Bom, infelizmente, não conseguimos realizar a TEC em novembro, pois no dia 16o. o endometrio já estava espesso e o foliculo dominante de 20cm não havia rompido. Então, a TEC foi cancelada. No próximo ciclo, que foi em Dezembro, a mesma coisa aconteceu porém, no 15o. dia, como o endometrio estava começando a ficar espesso, segundo o médico já tinha ocorrido o pico do LH, porém o foliculo dominante não havia rompido, a Dra. solicitou a aplicação do Ovidrel para romper o foliculo e com isso verificar se no 17o. dia, o endometrio estaria ainda trilinear e com isso agendar a TEC depois de três dias. Bom, no 17o. dia, na ultra foi verificado que houve o rompido do foliculo e o endometrio ainda estava um pouco trilinear (as três linhas ainda estavam aparecendo um pouco). Mediante a uso, neste dia foi iniciado o uso de utrogestan e a TEC foi agendada para o 20o. dia do ciclo. Bom, a TEC foi realizada e ontem no 12o. dia após a TEC o exame BHCG foi realizado e o resultado foi negativo. Realizei o exame ontem, pois um dia antes, começou a vir a minha menstruação que segundo a Dra. poderia ser espessamento do endometrio. Bom, agora, nao sei como tentar novamente, ou seja, ciclo natural, que no meu caso foi semi natural (utilização de Ovidrel) ou preparação do endometrio com Natifa (remédio que não me adaptei muito bem), já que em nenhum dos dois conseguimos o positivo. Além disso, não seria o certo verificar a dosagem dos hormônios no sangue? Sera que o tempo para a realização das TECs foi o certo (uma no dia 12 e a outra no dia 20 do ciclo)? Será que eu não teria que realizar algum(ns) exame(s), além dos que são solicitados para detectar a infertilizacao? Como, por exemplo, de carência de vitaminas e etc? Será que tenho trombofilia ou alguma outra coisa? O que deve ter gerado essas falhas de implantação? Vale ressaltar que na 1a. TEC foram implantados os melhores embrioes e agora na 2a. e os restantes congelados são considerados bons e todos são de 3 dias. Muito obrigada! Aguardo o seu retorno, pois não sei como prosseguir!

  60. camila disse:

    Bom dia. Fiz um icsi e tenho um bebe. Tenho porem 2 embriões congelados e gostaria de realizar a tec agora no início do ano. Porem tenho medo de implantar os foi e ter gravidez gemelar pois tenho imc 40. Mas preciso implantar os dois pois foram congelados juntos. Se ocorrer a gravidez gemelar, será muito arriscada? O sr. Já cuidou de alguma gestante obesa de gêmeos ou cohece alguma com sucesso? Agradeço se puder opiniar.

  61. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    Deve fazer os exames para falhas de implantação, e, se necessário, existem esquemas diferentes de preparação endometrial com medicação transdérmica.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  62. fabioeugenio disse:

    Oi Camila,

    Não obrigatoriamente você tem que transferir os dois. Pode recongelar um embrião.

    Gravidez gemelar bem acompanhada tem riscos controlados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  63. Daniela Fernandes disse:

    Dr. Fabio,

    Muito obrigada pelo retorno!

    Quais seriam os exames necessários para identificar as falhas de implantação? O senhor poderia cita-los? Alem disso, qual seria a forma mais adequada para a preparação do endométrio?

    Muito obrigada! Um ótimo 2016!

    Daniela

  64. Maria Santos disse:

    Tenho 39 anos, fiz a minha primeira Fiv em Novembro do ano passado, mas não vingo, tive um embrião blastocisto A, tive um endométrio de 18mm, o médico disse-me estava tudo certo para eu engravidar, fiz a primogina, e o Utragestan duas vezes ao dia.
    Vou voltar a repetir à Fiv, e tenho mais dois embriões blastocisto este mês, eu gostaria de saber será que a medicação foi pouca, ou o meu médico tinha que acrescer mais alguma coisa.

  65. Maria Santos disse:

    Acho que não me vai perceber, eu vou voltar a fazer a Fiv neste mês, será que tenho que fazer mais uma medição para além do primogina e o Utragestan, estou sou a espera da menstruação descer para começar o esquema do primogina, como o médico orientou-me

  66. Raquelini Fontoura disse:

    Boa tarde, Dr. Fábio
    tenho embrião congelado desde agosto de 2014. Farei a transferência agora no final de janeiro, estou na preparação. Eu não tenho nenhum problema aparente, fiz a FIV em 2014 e não deu certo. O embrião é de qualidade média, vc já fez algum procedimento deste tipo que tenha dado resultado positivo?

    Obrigada!!
    Raquelini

  67. Luciana disse:

    Sr. Fabio, boa tarde!
    Obrigada por toda a atenção e esclarecimentos. Meu caso, é ja fiz uma Inseminação (2013) e uma FIV (2014), ambas sem sucesso. Fiz o congelamento de embrioes, não temos nenhuma causa de infertilidade, porém estou com 41 anos, e possuo IMC 34. Como o tempo tem passado muito rapido, farei a TEC nos proximos dias. O Dr. me informou que meus embrioes sao 2 de 04 celulas e 01 de 05 celulas. Posso ainda ter esperanças?

  68. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    Os exames necessários, assim como as medicações de preparo endometrial, somente podem ser definidas por consulta e avaliação clínica.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  69. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Existem outros esquemas de preparo endometrial, mas o importante é que consiga uma boa espessura e aspecto endometrial.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  70. fabioeugenio disse:

    Oi Raquelini,

    Mesmo com embrião de média qualidade pode haver gravidez sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  71. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    Tem boas chances sim, até porque os embriões tendem a manter a qualidade da época em que foram congelados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  72. Maria Santos disse:

    Doutor desculpa a voltar a perguntar se a espesurs ideal do endometrio e de 8 mm, e a minha foi de 18mm, onde sera que esta o erro?
    O Doutor diz que a outro esquema de preparo endometrial podia dizer-me que esquema e este, eu podia surgerir ao meu medico que troca-se de metodo, o Doutor nao se importa de dizer-me o metodo?
    Agradecia. Maria Santos

  73. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Em geral 18 mm é muito espesso.

    Estes outros esquemas dependem do resultado de exames seus.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  74. fabioeugenio disse:

    Oi Maria ,

    Em geral 18 mm é muito espesso.

    Estes outros esquemas dependem do resultado de exames seus.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  75. Simone disse:

    Oi dr Fábio tenho 36 tive hiper tive 25 folículos dos 25 onze eram óvulos
    Na punção perdeu 3 fiquei com oito mais dos 8 só um fecundou, mas
    Não pude transferir no mesmo mês por conta do hiper então ficou pra janeiro, pois é fui em janeiro a médica me disse que não poderia transferir pq estou com um cisto no ovário esquerdo bem grande ela disse, mais o qque que o saber quais a chance de eu perder esse meu único embrião não gosto nem de pensar, mais fazer o que a vida é assim quais as chances dele sobreviver desde já obrigada!!!

  76. Josefa bernardo disse:

    Bom dia Dr. Fábio.

    Estou na preparação para implantação de embriões tenho 31 anos de idade oque posso fazer para q ñ haja falha ?

    Desde já agradeceria a respostas solicitadas

  77. fabioeugenio disse:

    Oi Simone,

    É estranho uma taxa de fecundação tão baixa!!

    Mas o congelamento em geral preserva muito bem os embriões.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  78. fabioeugenio disse:

    Oi Josefa,

    A melhor conduta é seguir rigorosamente as orientações do seu médico de FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  79. Ana Paula disse:

    Bom dia Dr Fábio,
    Tenho 40 anos e fiz uma FIV agora em janeiro com ovulo de uma outra pessoa, por indicação do médico. Transferi 3 embriões e para minha tristeza meu resultado quantitativo foi 0,07, ou seja, não implantou.
    Em minha primeira FIV com 38 anod fiz com meu ovulo e cheguei a engravidar perdendo com 8 semanas. É aconselhável mesmo fazer ovodoacao ou acha que posso tentar com o meu? Embriao congelado perde qualidade?

  80. Marla Alves disse:

    Oiii Dr.Fábio, primeiramente gostaria de agradecer pela prestação de serviços onde esclarece muitas dúvidas para nós que estamos correndo b atrás para realização de um sonho. Dr. Fábio no meu caso é que na segunda feira dia 15/02 vou fazer a transferência de embriões, meu Médico pediu para que eu começasse a aplicar o crinone 8% amanhã, além de continuar com o prymogina, gostaria de saber qtos dias preciso usar o crinone após a transferência.

  81. Janaina20 disse:

    Oi!Dr. Fábio, boa tarde!
    Tenho ovarios policisticos (33 anos) e meu marido teratozzospermia grave (34 anos) depois de anos em tratamentos distintos… fiz a 1a. FIV agora em janeiro (2 blastocistos em d5) tive inicio de hiperestimulo, mas o meu medico julgou ser leve e então transferiu; e criopreservei 4 mórulas em D5, na 1a. transferência não obtive sucesso e minha menstruação veio quase que junto com o beta negativo…
    Assim, retornamos a consulta com o meu médico nesse final de semana e ele me presecreveu varios exames bioquimicos para avaliar minha imunidade e risco de trombose e recomendou fazer injúria endometrial 1 mês antes da próxima transferência.
    Em princípio ele achou por bem fazer os exames para definir a administração de heparina.
    Mas, assim… gostaria de uma opinião…
    se eu transfiro as mórulas agora em março após injúria em fevereiro? a embriologista referiu que elas estão mais lentas, ela disse acredita que vale a pena tentar e que as morulas estavam com morfologia boa e pouca fragmentação, meu médico acha que devo fazer outra coleta, porém pediu para falarmos com a embriologista, enfim, o senhor transferiria as mórulas?
    desde já muito obrigada pela sua opinião!

  82. Janaina20 disse:

    Ah Dr. fábio, tenho trompas e endométrio ótimos!

  83. Andrea disse:

    Até quanto tempo depois do primeiro dia do ciclo é viável a transferência de embriões congelados?

  84. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Até as primeiras semanas de gravidez !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  85. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Paula,

    Depende da qualidade dos seus óvulos, mas em geral aos 40 anos tentamos com os próprios óvulos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  86. fabioeugenio disse:

    Oi janaína,

    Eu recomendaria que você tentasse com as mórulas que já estão formadas e congeladas !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  87. fabioeugenio disse:

    Oi Andrea,

    Não tem um período fixo. O correto é quando o endométrio estivar receptivo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  88. Josefa bernardo disse:

    Boa noite Dr.Fabio

    Estou a preparar o endometrium é posso tomar suco de beterraba, cenoura e maçã. Faz alguma interferência na preparação do endometrium?

    Desde agradeceria a resposta por favor

  89. Daniela Fernandes disse:

    Dr. Fábio,

    O Natifa paralisa o funcionamento dos ovários? O seu uso é fundamental para o preparo do endometrio? Posso fazer a TEC no ciclo natural, porém não ficar esperando romper o foliculo dominante mas sim tomar o Ovidrel no 14o. dia e quando o foliculo dominante tiver um tamanho em torno de 19cm, como vem acontecendo? Quais as consequências do uso do Ovidrel? É verdade que se usar a Natifa no preparo do endometrio terei que tomar durante a gravidez por 3 meses juntamente com o utrogestan? Caso eu suspenda o Natifa durante a gravidez, eu começarei a sangrar? Muito obrigada! Daniela

  90. fabioeugenio disse:

    Oi Josefa,

    Não prejudica nada. E é bom para a saúde.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  91. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    As chances em ciclos naturais (com ou sem ovidrel), e preparados com Natifa são semelhantes.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  92. Ayla Sofia disse:

    Boa tarde Dr Fábio,
    Fiz a minha fiv em Fevereiro e infelizmente não deu certo .
    Tenho embriões congelados e gostaria de fazer a Tec.
    Só que a clinica fica noutra cidade. Quanto tempo vou precisar de ficar por lá ?? Ainda terei de voltar a fazer exames? Devo apenas ir quando estiver no D1 do meu ciclo??
    Será que posso fazer a preparação do endométrio á distancia??
    Por favor responda me.
    Obrigada

  93. fabioeugenio disse:

    Oi Ayla,

    Em geral é possível preparar à distância, mas depende do protocolo de cada clínica.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  94. Lanna disse:

    Olá,

    Fiz uma fiv, tive 24 folículos, destes foram coletados 19 óvulos, mas só 6 estavam maduros. Fiquei super decepcionada, pois perdi quase todos ovulos. O
    que pode ter acontecido. Há alguma coisa a fazer para próxima fiv?

  95. fabioeugenio disse:

    Oi Lanna,

    Pode-se tentar mudar a estimulação ovariana, com objetivo de conseguir mais óvulos maduros.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  96. Daniela Fernandes disse:

    Dr. Fabio, sempre é necessário tomar progesterona (utrogestan) antes de fazer a transferência independente se for no ciclo natural ou com remédio? Não existe a possiblidade de não tomar nenhum remédio? Ou seja, se o endométrio estiver trilinear e com espessura adequada não se pode realizar a TEC depois de três dias sem aplicar a progesterona?

    Obrigada!

    Daniela

  97. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    Em ciclos completamente naturais, não precisa usar progesterona !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  98. Sandra disse:

    Doutor, Boa tarde,
    Irei realizar uma transferência de embriões congelados (blastócitos) e me mandaram tomar oestrogel 2 pela manhã e pela noite.
    Meu estradiol deu alto ( 189,70 pg/ml) por causa das induções hormonais anteriores que fiz para captar os óvulos. Ainda assim, preciso tomar a medicação? Grata

  99. Daniela Fernandes disse:

    Dr. Fabio,

    Muito obrigada mais uma vez pela sua explicação.

    Bom, completamente natural seria o quê? Ovulação normal? Sem o uso do Ovidrel?

    Neste caso, ocorrendo a ovulação (normal ou com indução do Ovidrel), o endométrio estando trilinear e com espessura adequada, a Tec deveria ser realizada quando? Após 3 dias? Pois normalmente são 3 dias após o uso de utrogestan.

    Muito obrigada!

    Daniela

  100. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    Para preparo hormonal do endométrio é rotina fazer o estradiol (Oestrogel ou outro).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  101. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    Isto mesmo, em geral 3 a 5 dias a partir da ovulação, a depender do dia de congelamento/descongelamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  102. Thalita disse:

    Ola Dr, fiz minha punçao em janeiro, tive SHO, 19 ovulos, 17 maduros, 7 embrioes congelados. Porem nao consegui transferir pois apareceu na menstruaçao desse mes (4/3) um cistinho folicular de 16 mm no ovario esquerdo. Fiz dia 23/3 uma usg pra ver se o cisto saiu, e ele ainda estava aqui. A minha duvida é se ele só sai na proxima menstruaçao e se caso nao sair eu posso fazer a TEC mesmo assim com o cisto. Desde ja agradeço, abçs

  103. fabioeugenio disse:

    Oi Thalita,

    Se for um cisto residual, sem produção hormonal, não atrapalha.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  104. Sarah disse:

    Olá, fiz uma ICSI há uns 4 anos atrás. A primeira transferência não deu certo. E ainda restaram 4 embriões saudáveis, estão congelados. Pelo menos é que espero. Ficamos muito triste, pois já estávamos tentando engravidar a alguns anos. Porém o tempo foi passando e ficamos naquela de que íamos tentar de novo…e já estive no hospital já entrei em contacto vai e-mail, e ficaram de irem informando todos os anos quando fosse pra fazer o pagamento anual da criopreservaçao (congelamento). No entanto nunca disseram nada, e tornei a contar lá a uns meses e o médico que fez o processo não estava…e disseram que entrariam em contacto cmg, mas até agora nada. É possível que eles eliminem ou faça qualquer outra coisa com meus embriões? Uma vez que disseram que só podiam ficar congelados por 3 anos. Tenho até medo de ir perguntar de novo, acho muito estranho não terem dito nada sobre o pagamento depois de tanto tempo.

  105. fabioeugenio disse:

    Oi Sarah,

    É obrigação da clínica fazer a guarda dos embriões congelados pelo tempo que o casal desejar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  106. daniela disse:

    Boa noite,,Dr. Fábio.
    Sou menopausada. Tenho 40 anos. Em maio/2011 fiz uma FIV com embriões resultantes de ovo recepção. Graças à Deus com sucesso. Tenho dois embriões congelados. Eles mantiveram a qualidade após esses quase 5 anos se bem conservados? A doadora tinha 25 anos. Por ser gravidez induzida aos 40 anos tenho mais chances do embrião ter algum tipo de mal desenvolvimento?

  107. Roberta disse:

    Olá Dr Fábio, eu sou de Minas e estou em São Paulo para tentativa de TEC .No meu ciclo anterior usei estradiol 1 mg 4 cmp de 12/12h mas não pude fazer a transferência porque tinha um folículo em crescimento aí o médico cancelou tudo é disse pra aguardar o prox ciclo do que agora a menstruação não vem ja está atrasada a 5 dias… Eu gostaria de saber se poderia tomar alguma coisa pra fazer o fluxo descer (meu ciclo dura 28 diae nunca se atrasa). Estou angustiada pois preciso voltar pra casa… me ajude doutor!

  108. Silvia disse:

    Dr. Fiz minha terceira Rec agora. São 3 blastocistos. Tenho mais chance de engravidar? Muco tranparente com dois de sangue pode ser sinal de implantação?

  109. Aline disse:

    Olá Dr Fábio. Vou fazer uma transferência de embriões congelados. Iniciei primogyna 6mg/dia no 3 dia do ciclo menstrual quando a espessura do endométrio era de 2,7 mm. Tenho ciclos menstruais regulares de 28/29 dias. Meu médico pediu que eu retornasse apenas após 12 dias do uso do primogyna para fazer a ecografia, caso o endométrio esteja com mais de 8 mm de espessura, iniciarei progesterona por 5 dias e farei e transferência. Estou com receio Pq estou achando muito tempo até a transferência. Estou no dia 5 de uso do primogyna e já tenho sintomas do período fértil ( muco filante em bastante quantidade..). Não seria muito tempo esses 12 dias? Não deveria ser feito uma ecografia antes? Estou com receio dessa duração..
    Agradeço a atenção.
    Observação:. Tenho 33 anos e tive que congelar pq meu estradiol subiu muito. Farei a transferência de 2 blastocistos.

  110. Aline disse:

    Dr. Fábio, tenho outra dúvida: meu motivo da FIV é que tive gestação ectopica tubária resolvida somente com medicação. Estou usando primogyna para TEC. Li que casais que mantém relação sexual antes da TEC aumentam as chances de sucesso da FIV. Porém tenho receio de ter uma ectopica e perder todo o meu tratamento. O primogyna inibe a ovulação?

    Muito obrigada!
    Aline

  111. Gisele M disse:

    Olá Dr. Fábio! Desde já agradeço a resposta! BomBom, tenho embriões congelados e pela primeira vez tentamos o preparo do endometrio qinfelizmente não espessos mais de 6mm. Usei Batida 6mm,e depois 8mm+ Estradot adesivo de 100mcg. O ciclo foi cancelado no dia 02/05 e até agora minha menstruação não veio, com mais de 40
    dias do ciclo. As perguntas são: Até quantos dias
    é normal o atraso? Posso sugerir um medicamento que faça com ela desça? O senhor teria uma nova sugestão de protocolo? Novamente, obrigada! Gisele M.

  112. Gisele M disse:

    Correções… Bom, Natifa, espessou!

  113. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    A qualidade dos embriões se mantém, e o risco genético é igual ao da doadora (25 anos).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  114. fabioeugenio disse:

    Oi Roberta,

    Faça primeiro exame hormonal e ultrassom para detectar a causa do atraso menstrual.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  115. fabioeugenio disse:

    Oi Sílvia,

    As chances com 3 blastocistos são excelentes !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  116. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    Neste ciclo de preparo do endométrio não há problema de preparar por muitos dias, desde que os parâmetros ultrassonográficos e hormonais estejam normais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  117. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    Em geral o Primogyna inibe a ovulação. Seu médico pode constatar pela monitorização do ciclo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  118. fabioeugenio disse:

    Oi Gisele,

    Faça exames hormonais e ultrassom para ver por que não desceu a menstruação. E podem ser tentados outros esquemas de preparo endometrial.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  119. Aline disse:

    Dr. Fábio, muito obrigada pelo retorno. O senhor e muito gentil. Farei a ecografia amanhã após 11 dias de primogyna para iniciar a progesterona e fazer em seguida a transferência. Só que não foi pedido nenhuma dosagem hormonal. Quais hormônios eu deveria dosar? E quais os valores considerados normais?

    Obrigada!

    Obs:. Li todas as perguntas e respostas desse posa e de outro seu semelhante pra ver se já haviam feito essa pergunta, pra não te incomodar novamente, mas não encontrei…

  120. Aline disse:

    Pelo que entendi lendo seus posta seria a progesterona? Se ela subir nessa fase indica que eu ovulei e a transferência deveria ser adiada? Dr. desculpe por fazer tantas perguntas, é que estou querendo fazer todo o possível pra aumentar as chances da minha FIV dar certo. Sei que essas perguntas deveriam ser feitas ao meu médico, porém elas não surgem na hora da consulta e depois o acesso a ele é mais difícil. Ter encontrado no senhor a possibilidade das respostas já me tranquiliza bastante.

    Mais uma vez obrigada!

  121. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    Isto mesmo. O que pode atrapalhar é se a progesterona subir espontaneamente antes do início das cápsulas de progesterona.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  122. Aline disse:

    Olá Dr. muitíssimo obrigada pelas respostas esclarecedoras. Fui na clínica hj e a orientadora solicitou a dosagem hormonal. Porém na ecografia, meu endométrio deu 8 mm, trilaminar, porém com mínima quantidade de líquido no interior. Isso pode prejudicar a TEC? Como disse só estou expelindo esse muco filante…

    Obrigada!

  123. Aline disse:

    Olá Dr! Não precisa responder o comentário anterior. Repeti a ecografia no mesmo dia e não tinha mais líquido! Era muco mesmo!

    Obrigada!

  124. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    O muco expelido é normal. Pode atrapalhar se houver acúmulo na cavidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  125. Juliana disse:

    Dr. Fábio,
    Na clínica onde faço tratamento, o protocolo é congelar todos e só transferir 2 ciclos depois. Pois bem. Hoje é o quinto dia após a punção, me ligaram pra dizer que eu tinha 13 embriões “em divisão celular”, dos quais 8 eram bons e 5 mais lentos. Dos 8 bons, 3 já atingiram o ponto certo para a biópsia e esta foi feita. Pelo que entendi não basta chegar a blastocisto, tem que uma célula se projetar pra fora, para então ser feita essa biópsia. Falaram que continuariam a acompanhar e só no dia 7 pós punção me ligariam pra dizer o número final de embriões.
    Isso quer dizer que eu vou ter embriões congelados no D6 ou até no D7? Corro o risco de só ficar com esses 3 embriões que passaram pela biópsia no D5? Porque esperar tanto pra congelar? Será que eu entendi corretamente, além de chegar a blastocistos o embrião tem de romper uma barreira pra ser biopsiado?
    Um embrião que não atingiu esse ponto certo pra biópsia no D5 terá menor qualidade, menor chance de implantação?
    Eu tive 17 óvulos maduros e estou receosa de só ficar com 3 embriões congelados.

  126. Rita disse:

    Boa tarde Dr.
    Na minha primeira FIV, 8 ovócitos retirados, consegui 3 embrioes tipo B e um blastocisto.
    Os embriões B foram transferidos, mas nem sequer houve implantação.
    O blastocisto foi congelado e transferido mais tarde, dando origem a um aborto retido.
    A semana passada fiz nova FIV. 10 ovocitos retirados. Ao terceiro dia tenho apenas 2 embriões tipo A e B. Vão ser congelados ao terceiro dia.

    Tantos ovócitos, e tão poucos embriões com baixa taxa fragmentação….Isto indica uma má qualidade nos embriões?
    Já fizemos os cariotipos e ambos foram considerados normais.
    O espermograma do marido está avaliado como excelente.

    Podemos pensar que vai acontecer o mesmo que na FIV anterior, ou seja, os 2 embrioes não implantam?

    Tenho 40 anos e baixa reserva ovárica.

    Obrigada pela sua ajuda.

  127. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    Para biopsiar o embrião tem que estar expandido, fazendo hatching. Pela qualidade, você deverá ter outros embriões também adequados para biópsia.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  128. fabioeugenio disse:

    Oi Rita,

    A taxa de fertilização está um pouco baixa. Mas mesmo assim, com dois embriões de boa qualidade as chances de gravidez são ótimas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  129. Juliana disse:

    Dr. Fábio, a chance final de eu engravidar transferindo 1 embrião por vez ou 2 embriões por TEC é a mesma?
    Não pergunto a chance por TEC, mas sim a chance por ciclo de FIV com blastocistos congelados.

    Gostaria de evitar a gravidez gemelar, ante o risco da prematuridade.

    Mas se a chance for maior transferindo 2 por vez estou disposta a correr o risco.

  130. lilian disse:

    Bom dia. Dr.Fabio!
    Fiz uma transferencia de embrioes criopreservados com um resultado de beta 12.5 no 12 dia,sei q o numero é indefinido,mas minha pergunta é o medico q fez meu tratamento nao teria q estar controlando minha progesterona e estradiol por exame de sangue?? Pois na fiv esse controle foi realizado
    Agradeco seu retorno

  131. daniela disse:

    Boa tarde Dr, estou na minha terceira FIV, na primeira nasceu meu filho, hoje com 5 anos, na segunda em fevereiro – tive somente 2 embrioes viáveis para transferência, porem negativo – fiz outra em abril, 4 a e B – transferi 2, engravidei de gêmeos univitelinos, no acompanhamento desde 6 semanas, ja vimos alterações (vesícula vitelina aumentada, embrião pequeno e batimentos irregulares) e obviamente pararam com 8 semanas, dos 2 embriões que ficaram para congelamento somente 1 chegou ao 5 dia e esta congelado.

    Minha duvida, quais as chances deste embrião ser bom? ou ter também essas alterações? Estou super insegura de transferi-lo… Quais as chances se engravidar com somente 1 embrião congelado?

    Tenho 32 anos, meu marido 49 – ele tem baixa quantidade e motilidade espermática.

    Desde ja, agradeço sua atenção.

  132. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    A chance por transferência é maior com 2 embriões transferidos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  133. fabioeugenio disse:

    Oi Lilian,

    Na TEC é importante saber apenas se a progesterona natural não subiu antes de iniciar a progesterona vaginal.

    Repita o beta-hcg com 48 a 72 h.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  134. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    Na sua idade, a chance com 1 blastocisto é muito boa, em torno de 30%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  135. Meriele disse:

    Olá Dr.

    Tenho dois embriões que foram congelados em novembro de 2013. Um embrião 8A e um 12A pela técnica de vitrificação. Fiz um FIV na época de 1 mórula e um embrião 12A e graças a Deus consegui engravidar. Tenho 29 anos e ovários policisticos severo, e gostaria de saber quais minhas chances? obrigada. Pretendo fazer a transferencia ate julho do ano que vem quando já estarão com quase 4 anos congelados. Obrigada!

  136. fabioeugenio disse:

    Oi Meriele,

    Quando estocados adequadamente, os embriões congelados não perdem qualidade mesmo após vários anos. As chances são ótimas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  137. FABIANA disse:

    Boa noite doutor Fabio,
    Fiz fiv nos estados unidos com sucesso de beta positivo em 2008 com a 28 anos de idade, vim para o brasil e com 23 semanas acabei perdendo uma gestacao gemelar devido a um problema no colo – (incompetencia no istimo cervical), fiz cirurgia em 2013(cerclagem profilatica-definitiva) depois fiz uma tec em junho do ano passado com 2 embrioes -blastocistos, sem sucesso. Este ultimo mes iniciei o clico novamente para inducacao dos ovarios , obtive 7 embrioes , hoje tenho 36 anos e foram transferidos 2 embrioes A/AB e obtive outro beta negativo. Com a sua experiencia tem algo que vc me recomendaria. Muito obrigada e aguardo

  138. Cláudia disse:

    Olá Dr. Tenho 39 anos, endometriose e taxa hormonal caminhando para menopausa. Fiz uma FIV há 1 ano com transferência de 3 embriões. Tive um bebê com sucesso. Tenho outros 3 embriões congelados e gostaria de saber:
    – Por é já ter tido um bebê as minhas chances de sucesso na próxima transferência aumentam?
    – Por estar com mais idade, mais próxima da menopausa posso ter problemas na transferência?
    – Há algo que eu possa fazer para garantir sucesso?
    Obrigada

  139. fabioeugenio disse:

    Oi Fabiana,

    Antes de nova transferência deve ser avaliada (fazer exames) para falhas repetidas de implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  140. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    As chances são muito boas, pois os embriões em geral mantêm a qualidade da época em que foram congelados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  141. Suzana Cassol tur disse:

    Dr. Tenho 3 embrião congelado às 3 anos .fiz 2 fertilização a segunda engravidei mas o bebê nasceu com 27semana prematuro ficou 3meses na cti e faleceu.Tenho medo que aconteça novamente. Qt tempo é recomendado congelar os embrião?

  142. Valéria Matos disse:

    Dr., que excelente matéria, parabéns. Uma pergunta: Qual os cuidados necessários que a mulher deve tomar nos dias anteriores a TEC? algum tipo de alimentação/ vitamina e/ou medicação específica? O que pode ajudar a mulher no sucesso da TEC? Obrigada desde já, abraços, e sucesso!

  143. fabioeugenio disse:

    Oi Suzana,

    O tempo de congelamento não influi na chance de gravidez após implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  144. fabioeugenio disse:

    Oi Valéria,

    Nenhuma alimentação específica, apenas manter dieta saudável. E as medicações que seu médico lhe prescrever.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  145. Roselaine disse:

    Boa Tarde Doutor Fábio
    Gostaria de saber quantos por cento é de dar positivo a minha Tec, tenho 28 anos e meu esposo 30 a causa da infertilidade é o meu esposo com baixa quantidade e qualidade de esperma porém tenho 4 embriões congelados de D3 com fragmentação A e B com 8 e9 celulas é comigo está tudo ok
    Gostaria de saber a porcentagem de chances positivas
    Obrigada

  146. Elis disse:

    Realizei fertilização un vitro en 2008, com frescos (3) ,em seguida com
    congelados (4 ), ambos sem sucesso. Em 2010, realizei a 2a indução, evolui com SHEO, transferi 2 pré embriões congelados, gravidez negativa, cmantivemos os demais embrioes criopeservados, hoje faz 6 anos. Nesse intervalo adotei uma criança. Pergunto, se eu tivesse interesse de ainda transferi, haveria possibilidades, considerando o tempo desses pré embriões, 6 anos, além da minha idade?
    Atenciosamente,
    Elis

  147. fabioeugenio disse:

    Oi Roselaine,

    Na sua idade, com transferência de 2 bons embriões, as chances são de 50 a 60%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  148. fabioeugenio disse:

    Oi Elis,

    Há boa possibilidade sim, se os embriões são de boa qualidade, e foram conservados adequadamente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  149. emi disse:

    Boa noite doutor!vou começar meu preparo para a etc com cicloprimogyna o médico falou q caso engravide devo continuar a tomar esse medicamento até 12 semanas de gestação e normal ter q tomar e não pode prejudicar o bebê?

  150. Juliana disse:

    Boa tarde, Dr. Fábio.
    Tenho 35 anos, infertilidade de causa tubária. Vou fazer a TEC de 1 único blastocisto expandido, que passou pelo PGS (cromossomicamente normal). Qual a minha chance de engravidar?

    Estou fazendo o preparo do endométrio. No 10º dia tomando primogyna o endométrio estava com 9 mm e começando a ficar trilaminar. Hoje, após 14 dias de primogyna fiz exames de sangue (Estradiol 258; LH 4,3 e Progesterona 0,25). Essas dosagens estão boas?

    Obrigada pela atenção!

  151. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    Os exames hormonais estão ótimos,e as chances com este blastocisto são muito boas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  152. Louise disse:

    Dr Fábio,
    Farei a transferência de embriões congelados. Estou tomando primogyna a 8 dias. Em geral, quanto tempo, após a confirmação da gestação, utiliza-se o estrógeno ?

  153. Karine disse:

    Tenho 36 anos, endometriose que foi descoberta através de um endometrioma retirado em videolaparoscopia em 2007 (nunca tive sintomas), fiquei bloqueada por Gestinol 28 até 2010 quando liberei e de lá pra cá venho tentando engravidar.
    Em 2014 começamos a FIV, já fizemos várias (pois sou má respondedora e tenho baixa reserva ovariana), já tenho 2 falhas de implantação (primeira com 1 embrião em 2014 e segunda com 2 em 05/2016) agora temos 4 embriões.
    Estou sendo preparada para nova transferência, iniciei primogyna no primeiro dia do ciclo 15/08 e amanhã 26/08 retornarei para ultra, previsão de transferir por volta do dia 02/09, a depender do exame amanhã. Em julho deste ano fiz histeroscopia para biopsia do endométrio e deu tudo OK. Fiquei na dúvida se por meu ciclo ser normalmente de 24 dias, isso influencia no dia que deve transferir. Ou se com a medicação e acompanhamento do endométrio, pode-se seguir o protocolo padrão. Obrigada!

  154. fabioeugenio disse:

    Oi Loiuse,

    Neste caso até 10 a 12 semanas de gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  155. fabioeugenio disse:

    Oi Karine,

    No preparo endometrial com hormônios não influi o dia do ciclo menstrual.

    Boa sorte !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  156. Karine disse:

    Dr Fabio, obrigada por sua resposta.
    Minha TEC foi cancelada pois no dia 26/08 pelos exames hormonais constatou-se que já tinha ovulado e na USG viu-se um corpo lúteo. O endométrio estava 9,7 e trilaminar. Repeti no sábado a dosagem hormonal para confirmar e então a médica optou por cancelar.
    Mesmo fazendo uso de primogyna, a ovulação aconteceu como no ciclo normal, antecipada, por volta do 8º/10º dia do ciclo. Deverá ser feito um preparo diferente para próxima ou a transferência deverá ocorrer antes da data média padrão?
    Grata pela atenção.

  157. fabioeugenio disse:

    Oi Karine,

    Pode-se tentar o mesmo esquema anterior. Se ovular novamente, uma opção é bloquear a hipófise.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  158. Poliana disse:

    Boa noite Dr Fábio,
    Irei fazer TEC no próximo ciclo. Meu médico deixou à minha escolha o ciclo natural ou o ciclo utilizando gonapeptyl.
    Já fiz uma TEC com com a utilização de gonapeptyl e primogyna e não deu certo. Tenho 32 anos e o fator de infertilidade é masculino.
    Gostaria de saber qual a melhor opção, com maiores chances.
    Obrigada.

  159. DANIELA NUNES disse:

    boa noite, dr Fabio Eugenio.
    Gostaria de saber com mais detalhe sobre uma mudança paradigma feito em sua pagina onde o sr fala: Quanto aos blastocistos, as vantagens estão no fato de ter permitido a transferência com maiores possibilidades de seleção. Porém apresenta menores taxas de sobrevivência e de gravidez pós-descongelamento.

  160. fabioeugenio disse:

    Oi Poliana,

    As chances são semelhantes em ciclos naturais ou preparados hormonalmente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  161. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    A seleção embrionária é melhor na fase de blastocisto.

    O problema é que nem todo embrião chega na fase de blastocistos. Alguns não sobrevivem à cultura prolongada.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  162. BOA TARDE DR. EUGENIO
    Li em seu blog que senhor fala muito sobre mudança de paradigma no caso de embriões congelados, as chances são iguais de gestação a fresco. Como explicar os fatores que afetam menores taxas de sobrevivência e de gravidez pós-descongelamento de embrioes criopreservados na fase de blastocistos?

  163. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    Com a evolução da técnica de vitrificação, o congelamento na fase de blastocisto atualmente já é tão eficaz quanto na fase de clivagem.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  164. Barbara disse:

    Olá….transferi sexta dia 28/10 dois blastocisto de 5 dias….desde o final do segundo dia tenho sentido cólicas. …e hj no quarto dia elas se intensificaram. ….mas meus seios estão bem doloridos…..essas cólicas são normais…posso ter perdido???

  165. Barbara disse:

    Hj é meu D5…as cólicas ainda ppersistem

  166. fabioeugenio disse:

    Oi Bárbara,

    Cólicas são comuns, e não têm relação com o sucesso do tratamento !

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  167. Adriane disse:

    Olá Dr. Fábio. Que ótimo este espaço para tirar dúvidas.
    Estou em tratamento, vou fazer a Fiv, tenho 36 anos, hoje foi a punção, aenas 3 óvulos. O médico receitou ultragestan e natifa antes da implantação. Mas estou com medo de tomar o natifa, pois na bula não indica para grávidas. Está certo isso mesmo ultragestan e natifa? Desde já agradeço.

  168. Marlene disse:

    Olá dr.
    Primeiramente ,parabéns pelo espaço e muito obrigada pela atenção data a tdas quer estão na Batalha pelo sonho da maternidade.
    Bem,de,minha dúvida é a seguinte:No final de Abril de 2012,fiz uma fertilizacacao e tive 6 blastos de ótima qualidade,transferi dois em Junho de 2012 e com a bênção de Deushoje tenho uma linda menina q fará 4 anos em Fevereiro. Fiquei com 4 blastos congelados,ano q vem faz 5 anos q estão congelados e como é o tempo máximo terei que transferir.
    Porém li uma matéria que dizia q embrioes congelados por mais de 2 anos quase sempre ficam inúteis,ñ servem para transferir,isso é verdade?
    Fiquei muito triste pois quero muito ter outro filho e n tenho condições de arcar com todo o tratamento mais uma vez.Acabei de fazer 33 anos.
    Desde ja meu Muito Obrigada.

  169. Adriana disse:

    Dr. Fábio, fiz a transferência de 3 blastocistos (sendo 2 deles de melhor qualidade). Gostaria de saber das chances de êxito, considerando que fiz 43 anos recentemente. Grata, Adriana

  170. fabioeugenio disse:

    Oi Adriane,

    O Natifa é usado para preparar endométrio na transferência de embriões congelados !! Apesar de não ter sido formulado para este fim em bula.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  171. fabioeugenio disse:

    Oi Marlene,

    Estando bem estocados, os embriões congelados podem ficar quanto tempo for necessário para nova implantação, sem perder qualidade. Inclusive mais de 5 anos, caso o casal deseje. Não existe “tempo máximo” !

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  172. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    As chances na sua faixa de idade são em torno de 20-30%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  173. Jessica disse:

    Ola Dr Fabio, boa tarde !
    Tenho 38 anos e fui diagnosticada com endometriose profunda. Fiz uma FIV em 22/10, com a transferência a fresco de 3 embriões de 3D.
    Um deles foi implantado, porém com 6 semana cessou o desenvolvimento, em 17/12, após interromper o uso do Ultragestan ocorreu o aborto.
    Tenho mais 3 embriões congelados. Quando conseguirei fazer a TEC ? Como devo fazer a contagem para o próximo ciclo menstrual ?
    Ainda tenho muitas duvidas sobre o não desenvolvimento do embrião após 6 semanas. Devo fazer algum complemento vitaminico para a próxima tentativa ? Obrigada

  174. fabioeugenio disse:

    Oi Jéssica,

    A partir do próximo ciclo já pode preparar o endométrio para nova transferência.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  175. Larissa disse:

    Boa tarde Dr Fabio fiz uma punção em dezembro. Mas como minha progesterona subiu não pude fazer a transferencia. Agora em fevereiro queria fazer a transferencia mas tenho um cisto de 44 mm no ovario direito. Acha melhor esperar ou posso fazer a transferencia. Corro risco de ter baixa produção de progesterona?
    Obrigada

  176. Emilly disse:

    Olá, Dr. Fábio
    Fiz minha 1a FIV agora em janeiro, tenho 32 anos e procurei o tratamento por sorodiscordancia, aparentemente não temos problemas de infertilidade, foram retirados 14 óvulos na aspiração e 8 embriões foram formados, implantamos 2 frescos dia 20, porem sem sucesso.
    O médico estava bem otimista, mas no oitavo dia eu já sentia cólicas e no nono veio o sangramento, o que pode ter acontecido?
    Qual o percentual de chance para que a Tec tenha sucesso?
    Desde já agradeço

  177. fabioeugenio disse:

    Oi Larissa,

    A progesterona vai ser reposta pelas medicações. Mas é mais prudente tratar este cisto antes de engravidar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  178. fabioeugenio disse:

    Oi Emily,

    Pode ter sido apenas falha natural do tratamento – é preciso avaliação clínica para definir.

    As chances com a TEC são semelhantes – cerca de 60% com bons embriões.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  179. Sonhadora disse:

    Boa tarde.Tenho 45 anos e fiz a fiv pela primeira vez c ovulodoaçao c 1 blastocisto 5aa e n engravidei.entao fiz o exame Era e foi dectado q seria ideal transferir os embrioes no 6 dias de uso de progesterona”.fiz a segunda fiv so q agora c 2 embrioes blastocistos ,5ab e 5 bc e novamente n engravidei.meu utero aparentemente normal e endometrio trilaminar c espessura boa.oq pode ter acontecido?nas duas vezes usei estradot de 100mg tocando todo dia,progesterona duas pela manha e duas antes de dormir de 200mg e versa todo o dia desde do primeiro dia de progesterona mais as vitaminas (ac folico,natelle.vit E e cewin).

  180. Elisangela disse:

    Dr
    Tenho 43 anos, estou na segunda fiv. Fiz a punção ontem e a transferência está agendada p terça.
    2 dias antes da punção e um dia depois tive um borrão de sangue vivo.
    Acha que posso transferir ou melhor congelar? Tive 9 folículos e até agora 6 fertilizados.
    Minha transferência está prevista p dia 7 e minha menstruação p dia 14. Tenho ciclo de 25 dias.

  181. fabioeugenio disse:

    Oi Alzi,

    Somente podemos avaliar seu caso fazendo acompanhamento clínico. Mas devemos lembrar que a FIV tem chances limitadas de sucesso.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  182. fabioeugenio disse:

    Oi Elisângela,

    Se o endométrio não estiver bem receptivo (seu médico pode avaliar), é melhor congelar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  183. Patricia disse:

    Olá Dr. Fábio,

    Tenho 28 anos e meu marido 29.

    Tenho endometriose e por isso apenas um ovário e baixa reserva ovariana (passei por duas cirurgias – mas nos ultimos 3 anos a endometriose não apareceu mais – estava tomando Dienogeste e não tive nenhum sangramento nesse periodo).

    Moro na Europa e fiz minha primeira FIV (hospital público) aqui.

    Conseguimos 7 óvulos maduros, 5 fertilizaram, um embrião foi transferido no 3 dia (8 células, sem fragmentação), 2 blastos (não sei a qualidade) foram congelados.

    A FIV não resultou em gravidez. Vou parar a progesterona vaginal e esperar a menstruação.

    Tenho ciclos absolutamente regulares de 26 dias. Pelos testes de ovulação (LH – urina), temperatura basal e muco, ovulo normalmente (tentei engravidar naturalmente por alguns meses). Tudo bate certinho.

    Tenho duas opções:

    1- Fazer a transferência de um embrião no ciclo subsequente à FIV que falhou. Sem intervalo.

    2- Voltar para o Dienogeste logo quando a menstruação aparecer e parar e para a transferência em
    Agosto. (6 meses de intervalo).

    Vamos viajar em Abril e depois a clínica entra de férias, por isso só tenho essas duas opções.

    Qual a melhor saída?

    Obrigada!

  184. Patricia disse:

    Ahhhh!

    Mais uma informação: na FIV tive endométrio de 11mm 🙂 o endométrio não parece ser um problema pra mim. O protocolo da FIV foi o protocolo “curto”, que acho que no Brasil chama Mini FIV, só tomei medicação para induzir a ovulação, não fiz o bloqueio antes disso. Seguimos o padrão normal do meu ciclo.

  185. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    Do ponto de vista clínico as chances de gravidez são as mesmas se já fizer agora, ou em seis meses.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  186. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    Em geral utilizamos também este protocolo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  187. Kélia disse:

    Bom dia Dr. Fábio!

    Tenho 37 anos.
    Em 2014 fiz minha primeira FIV , foi um sucesso , meu filho vai fazer 3 aninhos.
    Em novembro de 2016 fiz outra FIV, com implantação de 3 embriões, para tentar ter meu segundo filho, mas não deu certo.
    Agora dia 22/02/2017, fiz novamente a FIV, desta vez com implantação de dois embriões. Fiz o beta hcg quantitativo dia 10/03/2017, e deu < 2,00 mUl/ml.
    O médico pediu para fazer novo beta hcg essa semana já que eu ainda não menstruei. Minha menstruação está atrasada há 9 dias.
    Estou fazendo uso de utrogestan (8/8 hs) e primogyna (8/8 hs).
    Tenho chance de estar grávida?

    Desde já, agradeço sua atenção!

  188. fabioeugenio disse:

    Oi Kélia,

    Já era para ter dado positivo, caso os embriões tivessem implantado!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  189. Marlene disse:

    Olá dr.
    Primeiramente quero lhe parabenizar pelo espaço e desde ja lhe agradecer por sua boa vontade em ajudar a quem esta na batalha em busca da maternidade.
    Minha duvida é a seguinte dr:
    Fiz uma Fiv em 2012 e graças a Deus fui abençoada na primeira transferencia em ciclo natural.Tenho 4 embrioes congelados (otimos blastos)desde essa epoca,ou seja,5 anos. Mas estou com muito medo de ñ dar certo por conta do tempo q estao congelados.
    Com tanto tempo de congelamento os embrioes perdem a qualidade?
    As chances diminuem?Quais as minhas chances dr?
    Estou com 33 anos.

  190. fabioeugenio disse:

    Oi Marlene,

    Se foram conservados em condições adequadas, a qualidade é mantida, e as chances são ótimas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  191. Marlene disse:

    Obrigada por me responder,dr.
    Deus abençoe!

  192. Marluce disse:

    ola doutor gostaria de saber, tenho 42 anos ja tive 2 abortos de repetiçao , fiz biopsia de um e deu problema de cromossomo 22 no embriao e agora fiz uma FIV com exames e deu todos os 3 embrioes com problemas de cromossomos novamente e entao nao fiz a transferencia, o que faço ? tento outra FIV ? é certo que venha dar outra sindrome? desisto de engravidar? me ajude tenho muita vontade de ser mãe

  193. Suzanny santos de lima disse:

    Olá. . Gostaria de saber Dr fabio se posso dar progressiva 20 ou mãos dias antes da transferência de embrioes??
    Obgdo e BOA sorte a todas….😍

  194. Marcia Costa disse:

    Bom dia Dr. Fabio,

    Tenho 35 anos, e fiz minha primeira FIV pois, meu esposo é operado e descobri no decorrer do tratamento que nao tenho hormonios suficiente.
    Tomei remedios e meu endometrio nao diminuiu para a indução dos remedios. Ai entramos com tratamento de 02 Evanor por dia, e graças a Deus ele diminiui e comecei as medicaçoes de 300 menopur por dia e depois mais duas medicaçoes até chegar no ovidrel. Tive 09 ovulos no esquerdo e 02 direito. Na coleta retirei 09 perfeitos e com os 07 ficaram 07 embrioes. Realizei minha transferencia no dia 10/04 com 02 embrioes e congelei 05. Estou no meu d8 e o medico disse que meu endometrio estava perfeito. desde ontem estou sentindo muitas colicas e uma azia. É normal? arrisquei o de farmacia e deu negativo no d6 , será que é por conta dos hormonios que estou tomando? Prymogina 08/08hs e Utrogestan 200mg de 8/8 hs.
    Me ajuda?

  195. fabioeugenio disse:

    Oi Marluce,

    Você pode tentar novamente sim, pois há como conseguir embriões geneticamente normais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  196. fabioeugenio disse:

    Oi Suzanny,

    Não entendi a pergunta !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  197. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Ainda é cedo para saber! Após 12 dias da transferência faça o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  198. Marlene disse:

    Ola dr.
    Comecei monitoramento para transferencia de embrioes congelados mas no setimo dia do ciclo a medica viu 4 pontinhos na utra q ela disse q era possiveis pontos de calcificacao.d
    Me indicou um medico para fazer uma histeroscopia ,mas ñ tenho nenhuma condicao de fazer pois é muito caro.entao ela disse q iria transferir mesmo assim
    Sera q realmente ha chance?
    Quais sao as chances de dar certo dr?
    Tenho 33 anos.
    Estou muito aflita…
    Me ajude dr…

  199. fabioeugenio disse:

    Oi Marlene,

    Se forem calcificações ou discretas aderências, provavelmente não atrapalha.

    Mas o ideal é realmente fazer antes a histeroscopia.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  200. Fernanda disse:

    Bom dia, Dr. Fabio!
    Fiz a transferência de 2 no dia 29/04. Hoje, 11/05, fiz o teste de farmácia e deu negativo. Ainda tenho chances?

    Abraço e obrigada!

    Fernanda

  201. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Como o exame de farmácia é pouco preciso, é necessário sim fazer o beta-hcg quantitativo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  202. Iza disse:

    Olá Dr. Fabio,

    Estou com uma super dúvida e gostaria da sua ajuda!
    Congelaram meus 3 embriões em uma unica paleta sendo:
    1:A e 2:B
    Decidimos transferir 1 por vez e os 2 restantes iremos recongelar.

    Minha dúvida é:

    – O descongelamento e o recongelamento sacrifica o embrião?
    – Tenho chance de perder esses 2 embriões restantes que passarão pelo recongelamento?
    – Posso pedir que os dois embriões para futuras tentativas sejam recongelados em pallets separadas?

    Muito Obrigada!

  203. fabioeugenio disse:

    Oi Mariza,

    É um novo procedimento intervencionista sobre o embrião, mas em geral eles resistem bem ao recongelamento, que pode ser feito em palhetas separadas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  204. Sabrina disse:

    Boa noite Dr., minha menstruação veio dia 28/04, comecei com 3 comprimidos de estradiol no dia seguinte. Iremos transferir 2 blastos depois de amanhã, dia 23/05. Estou preocupada por achar que está meio tarde para a transferência, mas minha médica diz que não há problema, pois os ovários estão bloqueados. Na última ultra meu endométrio estava com 11mm.
    Estou achando que a tal janela implantacional já passou…por favor, preciso da sua opinião!! Desde já agradeço.

  205. fabioeugenio disse:

    Oi Sabrina,

    A janela de implantação só começa a se formar quando é iniciada a progesterona !

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  206. Maysa disse:

    Bom dia dr! serar q vc pode me tirar uma duvida. Fiz uma transferencia ontem 08_06. E hj de manhã sentir sair uma agua transparente e sem cheiro. Bom gostaria de saber se e normal?? Eu nao to sentindo nada so uma dor de cabeça .Estou preucupada pois iniciei no inicio do ciclo com primogyna 3 cprm e mantive so q disse pra medica q achava q tinha ovulado pq tava deecendo um liquido semelhante ela disse q se tivesse teria cancelar mas ao fazer uss falou q tinha dado pra ver se tinha ovulado meu endometrio estava 9,5 ai ela pediu pra fazer dois dias depois ai fiz ela falou q tv normal e iniciou a janela de implantaçao so q ontem durante o procedimento perguntei o medico em quanto meu endometrio tv ele falou q nao dava pra saber so com endovaginal porem ao me entregar o relatorio de tranferencia vi q tava 7,7 . Ou seja se antes entava9,5 ele estava caindo quero saber se isso acontece e se e normal?

  207. Maysa disse:

    Boa tarde dr. Eu fiz.minha segunda fiv, e 3 dias apos comecei sagrar. Fui na medica ela suspendeu a medicaçao so q minha mestruaçao ta vindo como se fosse um escape ai para so volta outro dia. Mas mesmo assim ela suspendeu. Entao ela sugeriu transferir em ciclo natural gostaria de saber como e em ciclo natural pq ela falou q vai aplicar uma medicaçao pra saber a hora da ovulaçao choriomom m. Meus embrioes sao de 5dias quantos dias apos a ovulaçao vc acha q tem q ser feita a tranferencia . Vc acha q tem nessecidade de progesterona???? Por favor responde… Obrigada!!!!!

  208. fabioeugenio disse:

    Oi Maysa,

    Não é normal haver uma redução de espessura de endométrio!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  209. fabioeugenio disse:

    Oi Maysa,

    Em ciclo natural não há necessidade de uso de progesterona, desde que ocorra ovulação efetiva.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  210. Michele disse:

    Boa noite Dr. Fábio
    Tenho SOP e meu esposo azoospermia, fizemos tto tive 12 óvulos e encontramos material na biopsia. A coleta foi dia 02/05. Menstruei no dia 05/05. Como não tínhamos certeza se iria evoluir não iniciei preparo, no dia 07/05 eu consegui meus 4 blastocistos de classe A e B. Tive hiperestimulo e dia 07 iniciei com 3 cp de primogyna 2mg, dia 18 meu endometrio estava 6.8 aumentei a dose para 5 cp/ dia. No dia 22 estava com 7.2. E ovários muito aumentados bem como múltiplos folículos também aumentados, mas no dia 24 iniciei o utrogestan e transferi dia 29/05. Negativo. Será que o negativo pode ser por meu corpo ainda estar sobre estímulo? Solicitei exames agora para investigar outros impedimentos, pois não foram realizados e já tive um aborto com 8 semanas a 13 anos. Tenho 32 anos e meu médico quer marcar a próxima transferência, mas sei o que sofri e quero investigar antes.

  211. fabioeugenio disse:

    Oi Michele,

    É conveniente fazer alguns exames antes, e tentar conseguir endométrio mais receptivo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  212. Sara disse:

    Bom dia Dr Fábio!

    Iniciei o preparo do endométrio com 2mg de primogyna no terceiro dia da menstruação, fiz bloqueio com lectrum antes. O médico me passou essa dosagem de 2mg por 6 dias, 4mg por 3 dias e 6mg por 13 dias, totalizando 22 dias, o que corresponde ao 24º dia do ciclo (e só nesse momento que irá fazer ultrason e dosar hormônios). Após esse período vou usar utrogestan por 5 dias e só ai farei a transferência. Está correto esse tempo de preparo? Não corro risco de menstruar antes da transferência?
    Vejo que a maioria das pessoas transferem até o 21º dia, e a minha será entre 28 e 29 dias, estou achando demorado demais.

    Desde já agradeço o esclarecimento!

  213. fabioeugenio disse:

    Oi Sara,

    Não tem problema, desde que a janela de implantação esteja formada (pela progesterona – Utrogestan).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  214. Lívia disse:

    Boa noite, Dr. Fabio!

    Fiz minha aspiração foi na sexta-feira. Hoje a clínica me ligou e me informou que congelou 2 embriões de 7 células. Ainda restam 4 que estão em evolução para ver se chegam a blastocisto. Se que embriologista disse que eles estão com 4 células. Será que conseguirei ter sucesso a princípio com esses 2 congelados?

  215. Lili disse:

    Olá Dr.,
    Foram descongelados para FIV dois embriões, porém um deles , que era 4C, foi reduzido para 2C. Ele foi danificado?! No que isto pode prejudicar ?!
    O outro era 5B e ficou 6B.
    Tenho 43 anos e endometriose profunda.
    Tomando: Natifa, Endofolin e Utrogestan
    Quais as minhas chances?
    Obrigada!!!!

  216. fabioeugenio disse:

    Oi Lívia,

    Se são 2 embriões de 7 células com boa qualidade, há ótimas chances sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  217. fabioeugenio disse:

    Oi Lili,

    A perda de células reduz a chances de implantação do embriâo!!

    As chances são baixas, mas existem.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  218. Sara disse:

    Fiz minha punção no dia 28/08 e não veio ainda minha menstruação, pois meu médico havia dito que de 2 a 7 dias e nada, gostaria de saber se é normal….

  219. fabioeugenio disse:

    Oi Sara,

    Ainda está no prazo normal para acontecer.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  220. Eugênia disse:

    Olá Dr
    Tenho 33 anos em novembro 2014 fiz diversas positiva, congelei 3 embriões, em outubro irei transferir os embriões de 2014.quais minhas chances de um positivo, tenho endometriose e desde o dia 25 de julho que estou a fazer injeção de zoladex, já fiz duas a terceira está marcada para o dia 25 de setembro, o que o Doctor acha? Devo fazer a terceira dose agora em setembro e em outubro fazer a transferência.? Quais são as minhas chances ? Me ajuda por favor.

  221. Anna Carolina disse:

    Olá!!!Tenho uma dúvida,congelei meus embriões 2sendo 11Ae o outro12A no S3 gostaria de saber se foi em desenvolvidos ,e tive hiper estimulaçao ovariana, então foi marcado pra esse próximo ciclo ,fiz minha ultrassonografia hoje dia 25/09 com endométrio com 10,5mm de expesura só que marcaram a transferência para o dia 03/10,dizendo a enfermeira que a margem que eles têm de transferir é no 17°ao 22°do ciclo isso procede, e já que vou fazer com 21°do ciclo corro o risco do negativo.Desde de já obrigada!!!!

  222. Patrícia Moraes Altafini disse:

    A/C
    Dr. Fabio Eugenio,
    Boa Noite!

    Tenho dúvidas e gostaria muito de ter algumas respostas.
    Primeiramente tenho que lhe dizer que estou com 38 anos, sou hipertensa (controlada com medicações), tenho Ovário Policístico, tive uma gestação ectópica (02/2013) onde perdi a trompa direita, e um segundo aborto que foi espontâneo (02/2016), tomo medições diárias: Atenolol, Anlodipino e Glifage XR, e também não sou regulada, o que permite ficar meses sem meu período.
    Quando optamos pela FIV, iniciei meu ciclo com medicações em 26/04/2017 (Antagonista 200UI – Pergo) e em 08/05/2017 (GNRH (Lupron Kit 50UI) e a Punção foi 10/05/2017, porém, eu tive Hiperestímulo Ovariano (Severo). Sendo assim, ficou claro que não poderia implantar naquele momento. Agora com aproximadamente 5 meses do acontecido estou esperançosa para implantar, mas ai estão minhas dúvidas:

    1º Estou com 4 embriões congelados no 3º dia e são:
    – 8 celulas grau B de fragmentação
    – 8 celulas grau A de fragmentação
    – 8 celulas grau B de fragmentação
    – 6 celulas grau B de fragmentação
    O que você pode me dizer deles?

    2º Me disseram que não corro o risco de ter novamente o Hiperestímulo, pela sua experiência isso é real?

    3º Normalmente quantos embriões são implantados pela 1ª vez?

    4ª Qual é a probabilidade de dar certo?

    Pretendo implantar no meu próximo período, que se der certo será por volta da 2ª quinzena de outubro/2017.
    Essas são minhas dúvidas, e agradeço imensamente suas respostas, fique com Deus, e mais uma vez agradeço de coração.

    Patrícia Altafini

  223. fabioeugenio disse:

    Oi Eugênia,

    Se os embriões são de boa qualidade, as chances são ótimas, em torno de 50 a 60%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  224. fabioeugenio disse:

    Oi Anna Carolina,

    Pode-se transferir qualquer dia, desde que seja formada corretamente a janela de implantação endometrial com estrógeno e progesterona.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  225. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    As chances são ótimas de gravidez. Hiperestímulo somente ocorre em ciclo de estimulação, e não em ciclo de transferência de congelado (pois neste caso não precisa estimular os ovários )!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  226. Julia disse:

    Ola Dr. Fabio.
    Estou em preparação para TEC. Fiz a dosagem hormonal antes de iniciar a progesterona e o estadiol deu 370 e progesterona inferior a 0.21. 3 dias depois de iniciar a progesterona quis dosar os hormonios e o estradiol caiu para 200 e a progesterona subiu para 50. O estradiol pode continuar caindo até o dia da TEC (que será depois de amanha)? até que nivel pode cair?

  227. fabioeugenio disse:

    Oi Júlia,

    Não precisa dosar após o início da progesterona, pois os valores não tem correlação com a chance de gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugânio

  228. Beatriz disse:

    Boa noite , tudo bem ?
    Dr Fábio ..
    Já fiz 2 fertilização em vitro, e nenhuma deram certo, meus embriões eram blastocisto, tomava primogyna desde a primeira ultra som que fazia 3 dias depois que descia a menstruação e usava utrogestan na noite e na manhã da implantação .
    Está correto esse protocolo ??
    Agora minha médica está querendo fazer ciclo natural sem primogyna só com a progesterona .
    Qual protocolo vc usa ? Tem como saber o porque não está dando certo as minhas fertilização .

  229. Lívia disse:

    Olá Dr. Fábio!

    Em 2011, aos 35 anos, fiz minha primeira FIV, onde transferi 2 embriões e engravidei de gêmeos. Dois blastocistos foram congelados. Hoje, com 41 anos, quais são as chances de engravidar novamente com os embriões que foram congelados à época?

  230. Sofia disse:

    Olá Dr Fabio!

    Para a transferência de blastocisto de seis dias, tenho que iniciar a progesterona 6 dias antes da TEC? Ou seja, transfiro no sétimo dia de uso do medicamento?

    Obrigada!

  231. fabioeugenio disse:

    Oi Beatriz,

    Apenas com reavaliação completa do caso podemos tentar identificar algum fator.

    Em geral o protocolo é preparar o endométrio com o Primogyna, e iniciar progesterona 3 a 5 dias antes da transferência.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  232. fabioeugenio disse:

    Oi Lívia,

    Ótimas chances. Em torno de 40 a 50% transferindo os 2 embriões.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  233. fabioeugenio disse:

    Oi Sofia,

    Após 5 a 6 dias de progesterona.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  234. Rafa disse:

    Boa Tarde Dr. Fábio,
    Fiz minha 2ª FIV em 09/2017, porém, 5 dias antes da coleta dos óvulos fiz o exame da Zika e deu positivo, o médico orientou fazermos o congelamento dos embriões porém, não me disse se é viável ou não a transferência dos mesmo, se a ou não o risco da Microcefacia, apenas me disse que eu quem tenho que decidir se transfiro ou não.
    Posso mudar de clinica e fazer a transferência dos embriões para outro lugar?
    O Dr. já viu algum caso parecido referente ao exame de Zika ser positivo no dia da coleta dos óvulos, o que o devo fazer?

    Obrigada,

  235. fabioeugenio disse:

    Oi Rafa,

    A orientação é que se o exame for positivo na mulher seja adiada a coleta dos óvulos por pelo menso 2 meses.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  236. Sofia disse:

    Dr. Fábio,

    Fiz o exame de Progesterona e Estradiol após 5 dias da transferência de 2 blastocistos congelados. A progesterona deu 13, já o estradiol deu 88,9. Esse valor tão baixo do estradiol pode comprometer as minhas chances? Essa já é a quarta tentativa e nenhum positivo até agora, sem causas da infertilidade e também das falhas de implantação.

    Obrigada!

  237. fabioeugenio disse:

    Olá Sofia,

    As dosagens de estradiol e progesterona neste período não tem bom valor preditivo em relação à implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  238. Sofia disse:

    Obrigada por responder Dr Fábio!

    Meu resultado foi negativo. Na próxima tentativa o senhor acha que seria bom fazer esse controle e tentar manter a progesterona e o estradiol mais altos?

  239. Bruna disse:

    Bom dia Dr. Fábio
    Durante a preparação do endometrio para TEC, tenho que tomar algum cuidado, levantar peso ou esforço físico?
    E porque acontece de descamar o endometrio durante esse processo?
    Obrigada

  240. Juliana disse:

    Dr. Me ajuda!!!
    Tenho 23 anos. Comigo tudo ok. Meu esposo
    Tem azoospermia obstrutiva. Comei o preparo
    Com prymogina (1 comprimido por dia) meu
    Endometrio chegou a 9mm. Usei utrogestam
    Fiz a transferencia no 17° dia do ciclo. E o
    Resultado foi negativo. Eram 2 embrioes classe A e B. Vou tentar de novo esse mes. Estou c medo de mais um negativo. Tenha algo q eu possa fazer diferent?

  241. fabioeugenio disse:

    Oi Sofia,

    Pós-transferência não há indicação de dosar estradiol e/ou progesterona.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  242. fabioeugenio disse:

    Oi Bruna,

    Pode manter vida normal! E o endométrio não pode descamar durante o preparo. Neste caso, deve-se fazer novo preparo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  243. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    Parece ter corrido tudo bem. Suas chances continuam ótimas em nova transferência.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  244. Joana Lins disse:

    Acho que demorou muito para a minha transferência
    Iniciei a primogyna no primeiro dia do ciclo (dia 7/11),
    meu endometrio nao atingia a espessura e por isso Iniciei o
    Duphaston dia 20/11, então ele atingiu 7.8mm. Dia 24 Iniciei ultragestan e
    Fiz a transferência dia 29/11 , achei muito longe do início
    da primogyna. Isso pode ter reduzido minhas chances?

  245. Joana Lins disse:

    Corrigindo: Dia 20 Iniciei Estradot e o Duphaston
    no dia 24 junto com ultragestan.

  246. fabioeugenio disse:

    Oi Joana,

    Não entendi porque a transferência foi somente 9 dias após início da progesterona.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem