A Transferência Embrionária na Fertilização IN-VITRO (FIV) – como selecionar o embrião - Medicina Reprodutiva - Dr. Fábio Eugênio

A Fertilização in-vitro (FIV) é um procedimento de várias etapas, que devem ser cumpridas de maneira otimizada para alcançarmos nosso objetivo – a gravidez. Neste processo, a transferência embrionária, que é a implantação dos embriões no útero, é o passo final e culminante do processo, sendo fundamental para sacramentar o sucesso do tratamento.

Em posts anteriores, detalhamos todos os passos da FIV. Após avaliação do casal através de exames, e definição do melhor protocolo de estimulação ovariana, iniciamos o processo pela indução da ovulação. Após maduros, os óvulos são captados, e fertilizados com os espermatozoides selecionados no laboratório. Este dia é referido no jargão laboratorial como o dia “zero” ou D0, o ponto de partida do processo de formação dos embriões.

No dia seguinte à coleta de óvulos + fertilização, chamado de D1, informamos ao casal quantos embriões se formaram. Esta informação se baseia na visualização, em laboratório sob microscópio, da célula inicial do organismo: o zigoto. Constatamos que o zigoto se formou quando os pró-núcleos derivados do material genético do óvulo e espermatozoide se apresentam na célula, e houve liberação do segundo corpúsculo-polar ovocitário (pois a divisão final do óvulo ocorre imediatamente antes da fertilização).

O ZIGOTO E A CLIVAGEM EMBRIONÁRIA

Este organismo, o zigoto, é a célula inicial do corpo humano. É uma célula toti-potente, pois dela irão se formar todas as células, tecidos, órgãos e sistemas do corpo humano – é o fantástico milagre da vida! O zigoto, logo que formado começa a se dividir em outras células (chamadas blastômeros), em um processo que chamamos de clivagem. Inicialmente se divide em dois blastômeros. Cada dois em mais dois, e assim por diante, em progressão geométrica.

O acompanhamento laboratorial dos embriões ocorre exatamente pela avaliação deste processo de fertilização e posterior clivagem. Desta maneira é que estimamos a viabilidade do embrião, sua qualidade, e potencial de implantação no útero. Em geral, no dia 2 após a fertilização ou D2 o embrião deve ter de 2 a 4 células ou blastômeros. No D3, os embriões de boa qualidade têm em torno de 8 células.

Contam pontos positivos na avaliação do embrião os seguintes fatores: clivagem embrionária no tempo certo (levando a número de células adequado para o dia de desenvolvimento); divisão celular harmônica e equilibrada (levando à simetria dos blastômeros) ; e ausência de fragmentação embrionária (pedacinhos de citoplasma das células que derivam de divisões celulares não –equilibradas).

Após o estágio de 8 a 10 células, atingido por volta do D3, as divisões celulares ficam cada vez mais rápidas, e logo se perdem os limites entre as células. Passamos a ver um aglomerado de células, e dizemos que o embrião está compactando. É um ótimo sinal ! A medida que esta compactação e o número de células aumentam, o embrião atinge o estágio de MÓRULA, normalmente no D4.

O BLASTOCISTO

No D5 de desenvolvimento embrionário, o embrião atinge a fase de BLASTOCISTO. Neste momento começam a se diferenciar dois grandes grupos de células no embrião: o ectotrofoblasto, e a massa celular interna ; e ainda começa a se formar uma cavidade com líquido chamada cavidade blastocística. O ectotrofoblasto vai originar tecidos placentários, juntamente com a parte materna da placenta.

A massa celular interna do blastocisto vai se diferenciar (especializar) levando à formação de todos os tecidos do embrião. Nesta fase, este conjunto totipotente de células representa a mais rica fonte das chamadas células-tronco embrionárias, que vem sendo intensivamente estudadas e pesquisadas em todo o mundo, como material biológico de alto valor para formação de tecidos nobres, e curas de inúmeras doenças.

Quando a cavidade blastocística está completa, dizemos que o embrião está expandido. Nesta fase, que ocorre no D5 ou no D6, o embrião começa a fazer o processo de ruptura da zona pelúcida – um fenômeno chamado de hatching. A zona pelúcida é uma membrana rígida que protege os estágios iniciais da vida, desde o óvulo, até a fase de blastocisto do embrião. Todas as divisões celulares iniciais, até este momento, ocorrem dentro desta cápsula protetora. Para que se implante no útero, o embrião deve sair deste invólucro, fazendo literalmente um buraco nesta camada e se esgueirando para fora da zona. Assim vai se posicionar sobre o endométrio e iniciar o processo de implantação.

Em condições naturais (gravidez espontânea) o hatching ocorre quando o embrião, após percorrer toda a trompa, chegou ao útero, que corresponde ao quinto ou sexto dia pós-fertilização. No laboratório podemos observar o início deste processo se acompanhamos o embrião até o D5 ou D6, mas devemos imediatamente transferir o embrião ao útero se o hatching espontâneo começa a ser observado. Quando o embrião é transferido no D2 ou D3, muitas vezes se faz o chamado Assisted hatching”, ou hatching assistido: um pequeno buraco é confeccionado na zona pelúcida com uso de laser, imediatamente antes da transferência.

QUANDO TRANSFERIR?

A transferência embrionária na FIV é realizada, na maioria das vezes no D3, quando o embrião, em condições ideais, está com 8 células. Pode ser realizado no D2 nos casos de pequenos número de embriões, ou nos casos de menor chance de gravidez, como idade materna avançada ou baixa reserva ovariana.

Nos casos em que existe um número grande de embriões de boa qualidade no D3, podemos estender a cultura até a fase de blastocisto. Isto permite uma melhor seleção embrionária para transferência, e ainda a diminuição do número de embriões transferidos mantendo a mesma chance de gravidez, o que permite reduzir taxa de gravidez múltipla. Existem alguns estudos científicos, inclusive, que afirmam ser esta fase (blastocisto) a fase ideal de transferência embrionária, pois é sincrônica com o que ocorre na natureza – embrião na cavidade uterina no D5 ou D6, e proporcionaria maiores chances de gravidez.

Vimos detalhadamente como se forma e desenvolve o embrião na FIV. No próximo post vamos falar de como é feita a transferência embrionária, e da escolha do número de embriões a serem transferidos ao útero. Até lá !

349 Comentários para “A Transferência Embrionária na Fertilização In-Vitro (FIV) – como selecionar o embrião”

  1. Rafael Arraz disse:

    Caro Dr.Fábio Eugênio estive fazendo uma visita em seu site https://www.medicinareprodutiva.com.br, nele pude verificar algumas informações, bem venho respeitosamente lhe solicitar ajuda sobre este processo de fertilização “in vitro”.

    Me chamo Rafael Arraz, tenho 27 anos, minha esposa ela tem 28 anos e chama-se Aline Angeli, ela foi casada anteriormente e tem duas filhas uma de 10 anos e a outra de 08 anos, pois bem ela ja fez a retirada das trompas “Histerectomia” e hoje queremos ter um filho devido ao nosso relacionamento ser longo e estável, porém não podemos ter um filho por metodo natural devido a esta operação que ela fez.

    Somos moradores do estado do ES, não faço ideia de como é este processo nem do valor que iremos gastar, sou profissional da área da Segurança do Trabalho e ela também atua nesta área, gostaria de saber se existe aqui no estado algum processo feito pelo SUS, caso o Sr. possa me informar ou me dizer por onde devo começar, pois quero muito realizar o desejo e sonho de ser pai.

  2. Vera Dias disse:

    Fiquei feliz em saber como é feito o FIV, pois tinha curiosidade, e o meu tempo passou pois não tive oportunidade, na minha época era muito caro esse procedimento, mas agradeço a Deus pelo Dr. Fabio ter sido meu medico
    por alguns anos, fiquei recentida pq. não quis mais tratar da menopausa de quem já passou pela vida e não conseguiu engravidar, torso para que ele dê
    muitas alegrias as mães que não conseguem.
    Abraços
    Vera Dias

  3. fabioeugenio disse:

    Olá Rafael,

    No caso de vocês o tratamento ideal é, efetivamente, a fertilização in-vitro (FIV). O primeiro passo é consultar um especialista para avaliação do casal.

    Para informações sobre o sus acesse o seguinte link: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/03/apos-7-anos-saude-estuda-incluir-fertilizacao-vitro-no-sus-em-2012.html

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  4. fabioeugenio disse:

    Oi Vera,

    Obrigado pelas palavras de incentivo !!

    Grande abraço,

    Dr. Fábio Eugênio

  5. Estela disse:

    Rafael Arraz,vi seu post acima perguntando sobre valores…existe um programa chamado programa acesso vai la e clica no link quero ter um filho.La eles dão desconto de até 50%para casais com renda abaixo de 4 mil.Claro que tem todo um processo de envio de documentação,mas vale a pena pq fomos fazer um cadastro pelo sus eo tempo de
    espera para a primeira reuniao seria dois anos…mto demorado.O
    preço sai mais ou menos 12 mil com o desconto do programa…vale a pena e boa sorte!

  6. fabioeugenio disse:

    Oi Estela,

    Excelente dica!! Inclusive tem um post no meu blog explicando sobre o programa ACESSO.

    Abraços,

    DR. Fábio Eugênio

  7. anacosta disse:

    Dr Fábio,

    Há dois meses atrás fiz uma adoção de embriões em virtude não haver óvulos,tenho 42 anos e apesar de triste,resolvi adotar,já que não podia ter biológicos,nos meus exames fora detectado que havia imunidade alta,baixa vitamina D…tomei por 2 meses prednisona 20 mg p abaixar a imunidade…e vitamina D todos os dias,além de AASS infantil,Natele,ácido fólico antes da transferência…além dos hormônios perto e depois da transferência(utrogestan e primogina e adesivos).Infelizmente,não houve implantação…o senhor acha que eu deveria investigar essa imunidade alta?Acha que nesse caso deveria ser feito algum exame antes da transferência para constatar a baixa?Estava tudo perfeito e havia grandes chances…um embrião ótimo e dois bons…não sei mais que isso…agradeço…

  8. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Costa,

    A implantação pode não ter acontecido somente por probabilidade. Porém, se há algum fator a ser corrigido, deve ser antes de uma próxima tentativa.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  9. boa tarde!!!
    dr.Fabio gostaria de sabe oq devo fazer , para começa o tratamento de trompas obstruidas. me ajuda, eu tenho as duas trompas e quero muitoo ser
    mãe…. me ajuda, eu emploroooo obrigada !!! me resp. tbém .

  10. fabioeugenio disse:

    Oi Marluce,

    Neste caso as opções são fazer uma cirurgia para tentar desobstruir as trompas (videolaparosocpia), ou partir diretamente para a fertilização in-vitro (FIV).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  11. Sou operada 4 anos .9 meses quero te mais uma filhas. Ubistudruir as trompas.

  12. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    As opções são reversão da laqueadura, ou a fertilização in-vitro (FIV).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  13. Juliana Porto disse:

    Dr Fabio boa noite,desculpe o meu desabafo,tive a minha filha com 15 anos e aos 23anos retirei as trompas hoje com 32 anos tenho 4 anos de casada com o grande amor da minha vida,gostariamos muito de ter nosso filho,cheguei a deixar um comentario nesse site e o senhor me indicou uma FIV,é um tratamento muito caro,mas procuramos um especialista em rio preto expliquei o meu caso e ele me disse que era muito facil pois os meus exames e do meu marido estava normal,iniciei o tratamento com Gonal,Menopur e depois cetrodide e ovidrel respondi muito bem aos medicamentos,todos os ultrason eram perfeito,foi aspirados os ovulos dia 01/12/2012 e transferidos 2 embriões dia 04/12/2012 todos perfeitos e eu percebi que meu medico teve um pouco de dificuldade dizendo que o ideal era um cateter maior pois meu utero era bem longo,quando terminou disse que estava tudo bem,fiquei de repouso 5 dias e não tive nenhum sintoma no dia 18/12/2012 fiz o beta quantitativo e para nossa tristeza negativo,no dia 19/12/2012 já menstruei,estou muito triste não consigo acreditar,o medico disse que a medicina não sabe explicar se tudo estava normal,é um tratamento muito caro vendemos o nosso carro para realizar esse sonho e o pior não tinhamos dinheiro para deixar embriões congelados,Dr me desculpe o choro fico por aqui e te pesso por favor não deixe de me responder,o senhor tem noção do porque de tudo isso? muito obrigado e que Deus te abençõe.

  14. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    Lamento muito você não ter conseguido.

    Às vezes, mesmo com excelentes embriões pode não haver implantação por limitação do próprio método (a FIV não oferece certeza de gravidez!!).

    Você é nova. Espero que tenha chance de tentar novamente, e obter sucesso.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  15. Maria lilian disse:

    Boa noite doutor, meu esposo tem rim policistico sendo que ele esta na quinta geracao, e gostaria saber se o metodo de FIV seria a melhor opcao para tirar esse gene, gostaria saber qual e o procedimento que devemos seguir a partir de agora. Obrigada agradeceria seu retorno

  16. Narcélio disse:

    Oi Dr Fábio
    Minha esposa e eu fizemos uma FIV e conseguimos 8 embriões do tipo A, assim disse o nosso médico. A 1ª tentativa não deu certo, tínhamos implantado três. Ficamos tristes, e começamos a nos preparar para a próxima. Esperamos ela se recuperar um pouco, pois ficou emocionalmente abalada e voltamos ao médico que indicou a transferência de blastocistos.
    Começamos a preparação do endométrio e no dia marcado para a transferência ele disse que apenas um embrião tinha resistido, os outros tinham se desgenerado. Como isso é possível se os embriões eram tipo A. Gostaria de um esclarecimento seu. Obrigado.

  17. Narcélio disse:

    Oi Dr. Fábio
    Minha esposa está realizando a segunda tentativa de FIV, temos 5 embriões congelados. Nosso médico sugeriu esperarmos para blastocistos. Só que no dia da transferência ele disse que apenas um embrião resistiu e que os outros se desgeneraram. Como isso é possível se no primeiro momento ele disse que nossos embriões eram tipo A? obrigado.

  18. fabioeugenio disse:

    Oi Lilian,

    Através da FIV com PGD (diagnóstico genético) é possível detectar a presença do gene para alguns tipos de rins policísticos antes da transferência dos embriões ao útero.

    Contacte uma clínica de medicina reprodutva para o tratamento.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  19. fabioeugenio disse:

    Oi Narcélio,

    Alguns embriões podem não resistir bem ao descongelamento, mesmo sendo tipo A.

    Porém, não tenho informações clínicas suficientes para avaliar o que possa ter acontecido.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  20. sonho ser mãe
    oi meu nome é elielza tenho 43 anos e tenho um sonho na vida ser mãe, sou casada a 25 anos tenho problema nas trompas fiquei gravida só uma vez foi 1998 a minha felicidade foi tanta que nem acreditei quando o medico disse que eu teria que tirar o bebe pois eu estrava gravida de uma gravidez ecptopica fiquei sem chão tive que fazer uma cesaria e tirei o bebe o medico disse que o bebe estava no meu abdomem e se tivesse demorado 10 minutos eu morreria pois ja estava com inicio de hemorragia interna o tempo passou consegui fazer um tratamento o meu marido não tem problema, tudo so era comigo fiz todos os exames e pra minha surpresa fiquei sabendo que eu tinha um problema nas trompas tive que fazer uma laparoscopia ginecologica tirei as duas trompas fiquei muito triste pois ali eu sabeia que a minha chance de ser mãe tinha realamente acabado mais conversando com a minha ginecologista dra. Daria das Neves ela me disse que só havia um jeito que seria bebe de proveta ou seja fecundação em vitro se for possivel espero uma resporta de tenho chance ou não obrigada sou de parintins no amazonas
    Escrito por: elielza fernandes

  21. ELIANE disse:

    olá Dr. Fábio,
    preciso de uma ajuda sua, embriões com qualidade 9AB….9B..SÃO BONS?qual a chance de gravidez? e quando ele esta COMPACTADO…? no meu caso foi transferido 1 embrião 9B +1 compactado… quais minhas chances Dr de engravidar? um abraço

  22. fabioeugenio disse:

    Olá Elielza,

    Mesmo mulheres que perderam as duas trompas têm excelentes chances de gravidez pela fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  23. fabioeugenio disse:

    Oi Eliane,

    Embriões de classe A e B são de muito boa qualidade, principalmente quando estão compactando.

    As chances de gravidez são excelentes.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  24. Silvana disse:

    Dr .
    Fiz a transferencia de dois , mas ambos com 4 células . Existe na
    literatura casos que deram certo com 4 células . Estamos um pouco
    ansiosos pq não pensávamos em insucesso .
    Fizemos em 2010 e o nosso filho era uma C9 no mesmo dia de transferencia . Obrigada
    Aguardo resposta e Parabéns

  25. fabioeugenio disse:

    Oi Silvana,

    Se for no dia 2 pós-fertilização, os embriões de 4 células são considerados excelentes (a depender de outros fatores).

    Se for no D3, estão com clivagem um pouco atrasada.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  26. Silvana disse:

    Obrigada Dr
    São no D3 , um pouco atrasados e de 5 células com um pouco de granulação . Mas existe chance de implantar e dar certo ?
    Obrigada

  27. Mirela disse:

    Dr.
    Interessante o comentário da paciente acima, a minha questão é muito similar. Existe na literatura casos que deram certo transferencia de dois embriões no dia 2 com duas células cada (classificados como B)?
    Obrigada

  28. fabioeugenio disse:

    Oi Silvana,

    As chances são menores, mas existem sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  29. fabioeugenio disse:

    Oi Mirela,

    Existe possibilidade sim. Os embriões de classe B são de boa qualidade, e têm chance de implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  30. Ana Paula disse:

    Olá. Estou indo para a minha 1ª tentativa. Desde dezembro estamos no processo para realizar a fiv pois foi descoberto que meu marido tinha oligoespermia. Meus exames todos normais.tenho 32 anos. Foram coletados 22 óvulos mas somente 4 fertilizaram no que chamam de classe A. Eu tive hiperestimulo ovariano, depois um cisto no ovário direito, e depois de preparar o endometrio, tive um sangramento espontâneo devido as medicações. Chorei, fiquei com raiva de mim e do mundo….quase desisti! Depois de um ciclo natural fiz uma ultra de rotina e para meu espanto, meu endometrio estava perfeito de 10mm!!! Resolvi retornar ao consultório, e junto com a minha medica iniciamos um novo ciclo mas dessa vez sem remédios! Estou com a transferencia marcada para o dia 13/5, meus filhotes estão congelados no D3.
    Gostaria de saber: quais as chances de eu ter uma gestação com sucesso ??
    Aguardo por reposta,
    Desde ja obrigada!

  31. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Paula,

    Suas chances aos 32 anos são excelentes, principalmente se você tem embriões de boa qualidade, e seu endométrio está adequado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  32. OLA DR FABIO HOJE CHEGOU O GRANDE DIA VOU IMPLATAR MEUS OVULOS MINHA MEDICA DISSE QUE EU VOU IMPLANTAR 3OVULOS 2 TIPOS B E UM TIPO C GOSTARIA DE SABER QUAL E A CHANCE QUE TENHO PRA ENGRAVIDAR,MAS ELA ME DISSE QUE EU TENHO ENDOMETRIOSE E ISSO PODE DIFICULTAR QUAL A PORCENTAGEM DE SUCESSO QUE EU TENDO

  33. fabioeugenio disse:

    Oi Rosângela,

    Além da qualidade embrionária, depende ainda de sua idade, e da receptividade de seu endométrio.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  34. Marisa disse:

    Boa Noite Dr. Fabio! Fiz um tratamento de FIV em abril, tive inicio de hiperestimulaçãoe não pude transferir meus embrioes no mesmo ciclo, então tive que congelar e transferí-los em maio. Foram descongelados 4 embrioes D3 GII, transferi 2 deles e deixaram os outros 2 em cultivo por 24 hs (eles não resistiram ), não consegui engravidar infelizmente. Pretendo fazer uma TEC agora final de setembro, tenho 2 blastocistos um GIII e um GIV, e mais 5 embrioes D3 alguns GIII e outros GIV. Gostaria de saber do senhor o que achas ?? Na realidade quais embrioes tenho mais chances transferindo ?? To com receio, pois ja ouvi dizer que embrioes assim dificilmente evoluem para uma gravidez… Tenho 31 anos sem problemas para engravidar, apenas tenho uma relação homoafetiva.
    Obrigada Marisa

  35. fabioeugenio disse:

    Oi Marisa,

    Acredito que você tenha chances muito boas com os embriões que se encontram congelados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  36. Marisa disse:

    Bom dia e muito obrigada pela informação… mas gostaria de saber a opinião do senhor como profissional em quais devo transferir D3 ou os blastos GIII e GIV ??? Qual a diferença de classificação pela sigla, sei que os A ou Gi são os melhores, mas pq a diferença de G I, II, II , IV para as letras A, B, C , D . Na verdade é a mesma coisa essas letras para os “G´s” ??? Obrigada e bom final de semana

  37. Janaina disse:

    Bom dia doutor Fábio,

    Fiz minha FIV ontem, dia 09 de setembro, foi implantado um blastocisto de 5º dia já em hatching. Fiz biópsia pelo CGH. Fiquei preocupada por ter sido implantado em hatching, tem problema?

    Obrigada,
    Janaina

  38. fabioeugenio disse:

    Oi Marisa,

    Os blastocistos oferecem maior chance.

    A classificação da qualidade é pelo número e simetria das células dos embriões, além do grau de compactação e expansão. Depende de vários fatores, que seu médico em conversa presencial pode te esclarecer detalhadamente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  39. fabioeugenio disse:

    Oi Janaína,

    Nenhum problema. Suas chances são muito boas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  40. flavia disse:

    Olá, Dr. Fábio,
    Fiz uma FIV, com a transferência de 2 embriões, sendo 1 excelente e o outro muito bom, mas infelizmente meu beta deu negativo. Tenho 41 anos e já tenho dois filhos ( 22 e 13 anos; e um aborto espontâneo em 2010); a transferência foi feita no D3 e vi um artigo sobre esse tema dizendo: que “Pode ser realizado no D2 nos casos de pequenos número de embriões, ou nos casos de menor chance de gravidez, como idade materna avançada ou baixa reserva ovariana.”; mas fala também que a fase de blastocisto é ideal para a tranferência do “embrião na cavidade uterina no D5 ou D6, pois proporcionaria maiores chances de gravidez.” No caso de outra tentativa, seria melhor a tranferencia no D2 ou no D5/D6 ( blastocisto)?

    Será que o insucesso é falta de qualidade dos meus óvulos, por causa da idade? Será que ainda tenho chance?

    Abços. Agradeço antecipadamente.

  41. fabioeugenio disse:

    Oi Flávia,

    A menor chance é realmente pela idade, mas lógico que você tem chances. E se houver muitos embriões disponíveis, pode-se tentar levar até o 5o dia (blastocisto)

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  42. leagostinhoonor disse:

    bom dia dr fabio tenho 43 anos fiz fiv em setembro nao houve transferencia por risco de hiper estimulo fiz dia 6 tec 3 embries 1 com 8 celulas e2 com 12 celulas gostaria de saber se consigo en gavidar

  43. fabioeugenio disse:

    Oi Leonor,

    Os embriões estão bons. Na sua idade as chances são razoáveis.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  44. julio disse:

    DR. Boa tarde! Minha esposa fez a primeira tentativa de FIV com injeção de esperma. A transferencia foi no D3. No primeiro teste de BETa ficou no indicador indeterminado, apos repetição reduziu a metadade. Fomos informados que o embrião parou de desenvolver. Isto quer dizer que chegou a implantar, correto? Neste caso temos mais seis congelados em fase de blastocisto, teria eles então chances de parar de desenvolver como nesta tentativa frustada? obrigado

  45. Gilca Almeida Rocha disse:

    Olá Dr Fabio,tenho 34 anos meu marido 52 e é vasectomia estou na minha 2 FIV tive 8 blastócito e o meu medico disse que é melhor esperar para fazer a transferência no próximo ciclo. Gostaria de saber qual é a minha chance de engravidar.

  46. fabioeugenio disse:

    Oi Júlio,

    Se o beta inicial foi positivo houve implantação, mas não evoluiu.

    As chances de gravidez com os blastocistos são muito boas. Risco de perda sempre existe em qualquer gravidez, inclusive espontânea.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  47. Gilca disse:

    Olá Dr Fabio,tenho 34 anos meu marido 52 e é vasectomia estou na minha 2 FIV tive 8 blastócito fiz a transferência de 2 embriões e infelizmente não deu certo. Estou muito triste e vou fazer uma nova transferência no próximo ciclo. Gostaria de saber qual é a minha chance de engravidar.

  48. fabioeugenio disse:

    Olá Gilca,

    Na sua idade, transferindo blastocistos, a chance é excelente !

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  49. fabioeugenio disse:

    Oi Gilca,

    Sua chance continua sendo excelente, tendo em vista sua idade e a qualidade dos embriões.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  50. Ana Claudia Madureira disse:

    Dr Fábio quando um embrião chega ao 5º dia com a qualidade 2 e outro 3CB são bons ou ruins?

  51. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Cláudia,

    A classificação de qualidade varia entre as clínicas. Converse com seu médico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  52. Eliamara Raquel da Silva Leite disse:

    Oi Dr. fiz uma punção no dia 24-11-13 de seis óvulos… 5 fertilizaram e 3 eram classificação A..e um B…é minha terceira FIV….a primeira foi negativa..a segunda positiva…com 6 semanas descobri que estava na trompa …perdi a trompa direita…e agora na terceira transferiram dois embriões de 5 dias..que estavam compactando..um deles cavitando ….ainda não eram totalmente blastocisto… isso é bom ??? tem chances de dar certo…
    Tenho 26 anos…

    Se puder me ajudar eu agradeço!

  53. fabioeugenio disse:

    Oi Eliamara,

    Na sua idade, com embriões de ótima qualidade como os seus, as chances são excelentes.

    Boa sorte!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  54. Fernanda Medina disse:

    Dr. Fabio, boa tarde. Minha história: Tenho 40 anos e nunca tentei engravidar antes. Eu e o meu esposo fizemos todos os exames e aparentemente não temos nenhum problema. Passei em quatro clínicas em São Paulo, pois moro aqui e as quatro disseram que a questão nossa era apenas a minha idade, por isso recomendaram a FIV.
    Decidi fazer a FIV num local específico, lembrando que foi o local, dos quatro, que me senti mais insegura, mesmo assim quis fazer devido ao valor ser mais acessível para mim.
    Iniciei meu tratamento em 19/11/13 tomando injeções diárias de Gonal. Dia 24/11/13, médica avaliou e disse que meus óvulos estavam grandes por isso, indicou um bloqueador simultaneamente ao Gonal.
    No dia 29/11/12 fiz a punção e retiraram 4 óvulos.
    No dia 02/12/13 me disseram que 2 (dois) óvulos apenas se tornaram embriões de boa qualidade. Porém, me disseram que eu não poderia fazer a transferência neste ciclo pois a minha progesterona estava alta (5,1) e que o ideal seria ela estar, no máximo 1,5.
    Portanto, congelaram os dois embriões e me disseram para voltar em janeiro de 2014.
    Dr. Fábio, isto procede? A progesterona neste nível pode atrapalhar a implantação dos embriões?
    Não daria para ter corrigido a progesterona durante o processo de estimulação dos óvulos, uma vez que foi esta estimulação que gerou a alta da minha progesterona?
    O fato de congelar não diminui as minhas chances de engravidar?
    Estou um pouco insegura, pois lá na clínica cada médico fala uma coisa diferente. Obrigada.

  55. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    A progesterona alta diminui a receptividade endometrial. Melhor congelar e transferir no ciclo seguinte.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  56. Camila disse:

    Dr. Fábio,
    Gostaria muito de uma orientação do senhor, para me ajudar na minha decisão. Fiz quatro tentativas de FIV., tenho 43 anos e tenho um filho de dez anos que engravidei normalmente e um aborto espontâneo aos 36 anos, dois anos após o nascimento do meu filho. Segundo os médicos sou excelente respondedora as estimulações ovarianas. Coletei na primeira tentativa 21 óvulos com 19 fertilizados, nas demais 25 com 19 fertilizados, 27 com 21 fertilizados e na ultima 25 com 18 fertilizados. Meus exames estão normais e segundo eles meus números (hormonais etc) estão acima da média de minha idade. Acontece que nas três primeiras tentativas mandei analisar os cromossomos e nenhum deles eram viáveis para implantação. Na ultima tentativa obtive 2 embriões viáveis com qualidade embrionária B4CC. Sei perfeitamente que não se pode dar certeza alguma em relação ao sucesso desses tratamentos, estou pensando em fazer ovodoacao ou partir para uma quinta tentativa, ao mesmo tempo que quero tentar me bate uma insegurança em relação a produção de um embrião com melhor qualidade . Por favor peço somente sua visão acerca do exposto. Muito obrigada, desde já.

  57. fabioeugenio disse:

    Oi Camila,

    É muito estranho, mesmo considerando que você tenha 43 anos, que a totalidade dos embriões formados nas primeiras tentativas eram alterados geneticamente.

    Logicamente é difícil orientar sem estar te acompanhando, pois vários fatores clínicos estão envolvidos. Mas acredito que você possa formar embriões cromossomicamente normais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  58. Amanda disse:

    Dr.Fábio
    Tenho 28 anos,boa saúde e estou caminhando para 2 tentativa dia 23/01(tec) ,a primeira tentativa com embrioes frescos não deu certo meu beta ficou em torno de 6,1.Vc acha que tenho chances desta vez?O que pode estar impedindo o embriao de grudar?Segundo a embriologista estão lindos e nota 10 para transferencia.

  59. fabioeugenio disse:

    Oi Amanda,

    Pode não ter implantado somente por probabilidade (difícil avaliar sem estar te acompanhando).

    Mas a chance com embriões congelados é muito boa !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  60. Amanda disse:

    Doutor,

    Hoje foi feita a TEC os embrioes estão lindos como disse a embriologista,um deles compactado e o outro 20 celulas.Estou tomando prymogina,utrogestan e aas.Acha que tenho melhores chances desta vez?Eu tenho a saúde boa e ele poucos e imoveis peixinhos.

  61. fabioeugenio disse:

    Oi Amanda,

    Os embriões estão bons, e há ótimas chances sim com os congelados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  62. Amanda disse:

    Dr. Fabio,
    Estou no D6 e até agora nada de sangue ou sinal de nidação.Sempre ocorre?Em que dia ocorre?

    Obrigada pela atenção.

  63. fabioeugenio disse:

    Oi Amanda,

    Pode não haver nenhum sinal ou sintoma até o dia do beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  64. Amanda disse:

    Oi doutor ,

    É com muita alegria que informo o meu beta 36,5….agora é torcer pra evoluir !dia 05 tenho q repetir….obrigada pelo carinho e atenção!!!!!!!!!

  65. fabioeugenio disse:

    Oi Amanda,

    Parabéns, e ficamos na torcida pelo aumento do valor.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  66. Lílian disse:

    Dr. Fábio,
    Já estive espiando por aqui logo depois que fiz a FIV ano passado e com imensa alegria estamos na reta final da tão sonhada gestação: nossa Marianinha está com 30 semanas 🙂 ! Ela foi o único blastocisto no D5 (3BB) e no final acabou sendo como o planejado, pois havia dito para a medica que não gostaria de ter gêmeos. Parabéns pelo excelente site informativo (já estive lendo sobre o parto normal, que é meu desejo) e mais uma vez foi de grande ajuda! Abraços, Lílian.

  67. Amanda disse:

    Oi doutor o beta aumentou pra 69,7 …o que acha está evoluindo bem?Continuo com a medicação? O medico disse que devo continuar, pq as gravidas normais não precisam tomar estes medicamentos????

  68. fabioeugenio disse:

    Oi Lilian,

    Parabéns para você pela Mariana! Que venha com muita saúde.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  69. fabioeugenio disse:

    Oi Amanda,

    Siga as orientações do seu médico e mantenha as medicações, pois elas são fundamentais na gravidez inicial.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  70. Luciene Boscoli disse:

    Dr Fabio tenho 44 anos.Perdi minha filha num acidente .tentei engravidar e na primeira FIV o Unico embrião conseguido foi trigemelar.quais as chances disso acontecer novamente?
    vale a pena tentar novamente?Um grande abraço.
    Luciene

  71. Luciene Boscoli disse:

    Oi Dr Fabio.Não usei o termo correto.Na verdade não lembro o nome correto usado pela minha médica.o que aconteceu foi que o único embrião onseguido tinha 23 cromossomos a mais que o normal.isso fatalmente vai acontecer novamente nas proximas tentativas? A minha médica disse que existe 99% de chance de acontecer de novo. O que o Sr acha?Vale a pena arriscar? Aguardo resposta
    Luciene

  72. fabioeugenio disse:

    Oi Luciene,

    Na sua faixa de idade os riscos genéticos são realmente maiores. Considere a possibilidade de doação ovular.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  73. Patricia Nogueira disse:

    Tenho um embrião congelado com classificação 7.1 o que posso esperar dele? Tenho chances.

  74. sonia mula disse:

    Ola Dr. ajuda me
    já fiz 2 FIV
    negativo
    positivo…….minha princesa virou um anjo com 30 semanas
    parte agora para ICSI estou no 8° dia de transferência dos embriões sem esperança nenhuma
    transferir no 5° dia, 2 embriões com 5 células, 1 com 4 células e outro com 2 células .
    Quais as minhas chances??

  75. flavia disse:

    dr fabio seria possivel o sr responder no meu email,ontem foi meu 6 dia de transferencia sofri uma queda da escada de 32 degraus e bati a perna direita,o sr acha que pode atrapalhar a impantaçao do embriao,obrigado

  76. flavia disse:

    nao dr corrigindo uma escada de 2 degraus,foi uma queda pequena……
    o sr tb poderia responder aki no blog obrigado….

  77. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    Se é um embrião de 7 células e boa qualidade, de 3o dia, as chances são ótimas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  78. fabioeugenio disse:

    Oi Sônia,

    Lamento muito a perda de sua bebê com 30 semanas.

    Estes embriões transferidos agora, sendo de 5o dia, estão com desenvolvimento lento. Mas torço pelo seu resultado positivo !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  79. fabioeugenio disse:

    Oi Flávia,

    Este fato não atrapalha em nada a implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  80. Nela disse:

    Dr Fabio estou finalizando minha FIV, coletaram 2 ovulos de boa qualidade, agora amanha vou fazer a transferencia e o segundo dia e nao me dizeram ainda a qualidade dos embrions, tenho 45 anos e meu esposo 46 eu nunca fiquei gravida ele ja tem 4 filhos

  81. MARISA disse:

    Olá Dr Fábio, tenho 33 anos e meu esposo 36, nos nossos exames não foram detectados nada de anormal, então foi diagnosticado infertilidade sem causa aparente. Decidimos então fazer uma FIV, tomei os indutores como de praxe e consequentemente retirados 17 óvulos, e conseguimos 10 embriões. Não transferi os embriões no mesmo ciclo pois tive hiperestimulçao. Os 10 embriões chegaram a fase de blastocistos. Tenho boas chances com esses embriões? Outra coisa que gostaria de saber é sobre O EmbryoGlue é uma cola biológica usada em procedimento de FIV. Na gravidez o bebê tem que ser implantado no endométrio, que é o revestimento do útero da mulher.

    A cola é a base do ácido hialurônico. O ácido hialurônico é uma substância encontrada no útero e nas trompas. o que me diz sobre essa cola é muito utilizado ou é um meio alternativo?
    Desde já obrigada

  82. fabioeugenio disse:

    Oi Nela,

    Estou torcendo por uma boa qualidade embrionária, e por sua gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  83. fabioeugenio disse:

    Oi Marisa,

    Suas chances são excelentes, tendo em vista sua idade e qualidade dos embriões.

    E o meio de cultura para transferência embrionária com ácido hialurônico (embryoglue) é utilizado de rotina na clínica há mais de 5 anos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  84. elza disse:

    Dr.Fábio, Tenho 45 anos, nunca tive filho, fiz minha primeira FIV dia 13/05/14, implantados 02 embriões de ovoduação.Quais as chances de darem certo por causa da minha idade, tenho uma boa saúde, pois não tenho sintoma nenhum. Isso é normal? Meu bete será dia 26/05.Obrigada
    Elza

  85. elza disse:

    Meu Beta será dia 26/05, e me esqueci de falar, os dois embriões sao como disse o médico excelentes.

  86. Patricia disse:

    Olá Dr. Fábio. Na primeira FIV que realizei, obtivemos 8 embriões (7MII e 1MI que evoluiu para MII). Como meu marido tem baixa contagem e problemas de fragmentação, foram utilizadas as técnicas da SuperICSI e PICSI. Dos 8 embriões, 4 foram fertilizados. Se desenvolveram até o terceiro dia, porém desse dia em diante apenas 1 continuou o desenvolvimento. Mas infelizmente este também parou no quarto dia. Este tipo de problema é comum em acontecer? Ficamos preocupados de ser algum problema genético, mas mesmo assim optamos por tentar uma próxima vez. Nesta próxima, conforme o desenvolvimento dos embriões, o médico está cogitando implantar um embrião no terceiro e outro no quinto dia…

  87. Marcele disse:

    Dr. Fábio,
    O melhor dia para transferência depende somente do tamanho do endométrio e resultados do exame de sangue?
    No dia programado para a minha transferência sentia suaves cólicas, idênticas ao período menstrual e esse dia era justamente o de vir minha menstruação, não fosse o medicação que estava tomando pré transferência. Pode ser feita a transferência de embrião próximo ao período menstrual?

  88. fabioeugenio disse:

    Oi Elza,

    Na ovodoação as chances são excelentes!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  89. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    Não é comum haver parada de desenvolvimento de todos os embriões, principalmente se foram de boa qualidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  90. fabioeugenio disse:

    Oi Marcele,

    Em ciclo preparado (com estrogênio e progesterona) a transferência pode ser feita a qualquer momento que o seu médico avaliar que o endométrio está receptivo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  91. Tatiele disse:

    Bom dia Dr. Fabio!

    Acabei de fazer minha primeira FIV, com um blastocisto e recebi o resultado negativo.
    Na verdade no D12 o resultado do beta foi de 30 e depois regrediu.
    Sei que devo conversar isso com o meu médico, mas tem algum exame que você recomende ser indispensável antes de fazer a TEC do meu unico congelado (tb blastocisto)?
    Obrigada

  92. fabioeugenio disse:

    Oi Tatiele,

    Apenas fazendo o acompanhamento clínico podemos definir quais exames são necessários antes de nova tentativa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  93. Elaine disse:

    olá doutor,tenho 28 anos e meu marido é vasectomizado,então fiz uma FIV e transferi 2 embriões D5 e tive um positivo mas infelizmente com 5 semanas perdi.Tenho apenas 1 embrião(blastocisto)congelado.Minha médica disse que eu poderia estar realizando a TEC logo no próximo ciclo e me passou primogyna 2mg.É possível dar certo fazendo logo em seguida???Obrigado

  94. fabioeugenio disse:

    Oi Elaine,

    É possível sim, desde que o endométrio formado esteja bom (espessura normal).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  95. Sandra disse:

    Oi Dr. Fabio Eugenio, fiz a minha segunda Fiv,a primeira foi negativa, foram transferidos embrioes de 3 dias. Nsegunda foram transferidos com 5 dias de otima qualidade, tdo o processo da segunda esta sendo diferente da primeira. Dessa vez eles me passaram a progesterona injetavèl ja no dia da punçao que foi de 6, e estou continuando ate hj e no dia da transferencia tb me passaram a progesterona em ovulos. O problema dr è que meu bumbum esta enorme, inchado e esquenta muito! Estou tendo febre desdo dia da transferencia, sinto muitas dores no bumbum, nao consigo sentar, andar, dòi muito! a febre chega a 38,5 , agora ja sei como começei a ter febre entao tomo o paracetamol antes. O quero saber dr è se isso influencia num negativo? sao normais esses sintomas?tdo isso è devido mesmo a progesterona? Hj estou no setimo dia de transferencia, o beta esta marcado para o dia 20. Estou pensando em fazer um teste de farmacia o clear blu digital amanha, pois nao quero ser surpreendida por um beta neg no dia 20. Dr, aguardo sua resposta! Ah dr as febres estao ocorrendo tdos os dias em torno de 17:30 e as vezes tb vem durante a noite como ocorreu ontem de madrugada era 38.3. Obrigada

  96. Sandra disse:

    Oi Dr, Sou de novo, esqueçi de dizer minha idade, 38 anos! obrigada

  97. FERNANDA disse:

    Oi Dr. Fábio
    gostaria de saber sua opinião. transferi no 3 dia apos punção 3 embriões: dois de classificação grau 2 de 7 e 5 cels pouca fragmentação. como tinha mais um de 4 cels grau 3 o dr achou interessante transferir tb. disse que há maiores chances de gemelar com 3 transferidos. já tive uma gravidez neste ano com aborto em 6 semanas devido trombofilia. fiquei na duvida sobre a qualidade dos embriões..pode ser que tinha menos de oito cels por ser pela manha do 3 dia? quais minha chances em sua opinião?

  98. Pitt disse:

    Dr Fabio, ola perdi meu bb na 8ª semana, fiz minha FIV e tudo foi muito bom desde o inicio, tenho 40 anos e foram transferidos 3 embriões no D3 tudo classe 8AB, e 4 embriões entre 8B,7B,¨6B e 6C foram congelados, bom todo processo evouluiu bem desde a estimulação ate a transferencia, realmente nao contava com esse aborto retido na 8ª semana, ainda estou em choque, passei por uma curetagem, e o médico me disse que a clínica que me transferiu os embriões deveriam ter esperado eles se tornarem blastocistos para maior sucesso da gravidez, além disso deveriam ter feito um exame chamado CGH o qual nunca foi cogitado para nós, enfim fiquei muito revoltada com isso e transferi meus 4 embriões congelados para essa nova clínica, enfim gostaria muito de saber do senhor se procede essa informação desse novo médico, e tb gostaria de saber se minhas chances diminuem pelo fato dos 4 embrioes nao serem tao bons quantos os realizados na primeira vez, e passar por um processo de descongelar e esperar eles se tornarem blastos alem do exame do CGH nao corre risco muito grande de nao sobrarem nenhum, obrigada Doutor

  99. Roberta disse:

    Dr. Fábio, boa tarde!

    Tenho 31 anos, meu esposo nunca teve nenhum problema e eu tive hidrossalpinge bilateral e fiz a retirada das trompas. Fiz minha primeira FIV essa semana. A transferência foi na segunda feira dia 23/06, no D3. Tive 10 óvulos fecundados, sendo 9 tipo A e 1B. O médico que me acompanha até comentou que foram todos muito bons, tão bons que nem sabia qual escolher. Colocamos 2 embriões.. Queria saber sua opinião… Quais são as minhas chances de darem certo? Seria melhor esperar para ter transferido em blastocistos? aumenta mais as chances? Obrigado.

  100. Thaís disse:

    Tenho 30 anos e meus exames e os do meu marido são todos normais. Já fiz 4 inseminações e engravidei na terceira, mas tive aborto com 5 semanas. Fiz 3 FIV e engravidei na primeira, mas tb tive aborto com 8 semana. Em todas as FIV só consigo 2 embriões. O que pode estar acontecendo? Me ajude!

  101. Joanna disse:

    ola Dr.Fabio ja fiz duas FIV com 2 blastocistico em cada tentativa a bio medica disse que eles eram excelente mas quando passa 12dias beta negativo.Nas duas tentativas que eu fiz senti uma dor muito forte no pe da barriga com suores e frios e vontade de defecar com um tempo passa a dormuito forte.queria saber o que esta prejudicando a implataçao dos embrioes. tenho ovario polimicrocistico uso glifagem,primogina2mg(3xao dia)e ultragestan200mg(3xao dia)solmagim 100 (1 DIA)e acido folico meus hormonio antes de fazer a FIV FOI HORMONIO LUTEINIZANTE (LH)…4,6ESTRADIOL…46,8MGPROGESTERONA83MG o endometrio ficou trilaminar e alcançou espessura boa. da 1p/2 Fiv fiz histerescopia o medico disse que meu endometrio nao tinha nada. estou muito triste por nao conseguir engravidar….mim dar uma dica dr. fabio por favor

  102. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    A progesterona pode aumentar sim a temperatura, mas comunique ao seu médico.

    Boa sorte no exame!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  103. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    O embrião ideal no D3 é o de 8 células, mas certamente você tem chances com os que foram transferidos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  104. fabioeugenio disse:

    Oi Pitt,

    Esta perda na 8a semana não tem relação com a transferência no D3 – poderia ter ocorrido mesmo com transferência de blastocistos.

    O CGH (análise genética dos embriões) é um procedimento opcional do casal, e nem sempre é necessário ou ajuda.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  105. fabioeugenio disse:

    Oi Roberta,

    Suas chances são excelentes, pela sua idade e qualidade dos embriões.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  106. fabioeugenio disse:

    Oi Thaís,

    É necessário avaliação completa clínica e laboratorial para tentar definir alguma causa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  107. fabioeugenio disse:

    Oi Joanna,

    Difícil opinar sem estar te acompanhando clinicamente. Mas após duas falhas de implantação de bons embriões, é necessária reavaliação completa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  108. Silvia disse:

    Olá dr Fábio!
    Fiz hoje a transferência de 2 embriões D3 de qualidade B , um com 5 células e outro com 8 .Tenho 41 anos e é minha primeira FIV. Minhas chances são boas?
    Outra dúvida : o médico que realizou a transferencia não utilizou o ultrassom . Isso é normal? Muda em alguma coisa as chances do meu positivo?
    Obrigada
    Silvia

  109. fabioeugenio disse:

    Oi Sílvia,

    As chances são razoáveis. Os estudos científicos realizados mostram que o ultrassom pode aumentar a possibilidade de transferência de sucesso (colocação embrionária corretamente).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  110. Ligia disse:

    Olá Dr. Fábio

    Fiz punção dia 18/07 e a implantação no dia 21/07. Não sei o dia certo da fecundação (se foi na sexta mesmo ou no sábado pela manhã), mas foram transferidos 3 embriões classificação A, com 4, 5 e 6 células, respectivamente.

    Tenho 37 anos, trombofilia e estou tomando clexane 40mg, mas as vitaminas.

    Gostaria de saber sua opnião sobre o sucesso da minha fiv. Sendo que não sei bem se eram de 2 ou 3 dias. Se o número de células é bom.

    Gostaria de saber também se é possível eu perceber, visualizar se houver alguma perda antes do meu beta.

    Obrigada

  111. fabioeugenio disse:

    Oi Lígia,

    Você transferiu no D3, quando os embriões melhores já têm 6 a 8 células. Mesmo assim existem chances de implantação sim, e não há como perceber antes do beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  112. Mary Shyjada disse:

    Boa tarde Dr. Fiz meu Beta hoje, tenho 44 anos, meu marido 52, transferi 02 embriões, é meu primeiro Beta, deu 1124,4 não é muito alto não, tenho duvidas, porque tão alto?

  113. RE disse:

    Dr. FABIO,

    FIZ A FIV EM ABRIL/14, FORAM ASPIRADOS 11 ÓVULOS, DESSES 11, 8 ESTAVAM MADUROS E SOMENTE 5 FORAM FERTILIZADOS, E TODOS FORMARAM EMBRIÕES BLASTOCISTO, FORAM TODOS CONGELADOS E POR PRECAUÇÃO MEU MEDICO ACHOU MELHOR TRANSFERIR DOIS MESES DEPOIS, FIZ A TRANSFERÊNCIA NO DIA 30/7/14 E NÃO ESTOU SENTINDO NADA, TENHO 30 ANOS, DOUTOR QUAIS MINHAS CHANCES DE RECEBER MEU POSITIVO?

  114. fabioeugenio disse:

    Oi Mary,

    Realmente é um valor muito alto, e pode significar gravidez de mais de um embrião !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  115. fabioeugenio disse:

    Oi Renatha,

    Na sua idade, com transferência de blastocistos, as chances são excelentes!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  116. Mary Shyjada disse:

    Dr.Fabio
    Fiz minha primeira ultra no dia 09/08′ , não é que é gemeos mesmo,mas não deu para ver o coração ainda, fiz a fiv no dia 16/07, minha primeira, e deu certo, mas confeço que não fiz muito repouso, apenas o suficiente, nada de exageros, estou feliz!

  117. Flaviane disse:

    Dr Fábio!! Tenho 27 e meu esposo 26,pelo fato de ter tido uma gravidez ectópica e já nao ter a outro,recorremos a Fiv…Fora isso marido e eu ok…. Fiz a indução e no final só tive 3 óvulos maduros sendo que dois fertilizaran!! Como tive poucos a clinica resolveu fazer a transferência no dia D2 sendo que 1 estava com 2 celulas e sem fragmentos e o outro com 4 celulas e sem fragmentos também!!!!! Tenho chances de engravidar MSM tendo transferido tão cedo??? Desde já grata

  118. fabioeugenio disse:

    Oi Mary,

    Parabéns!! Muita saúde para você e os bebês.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  119. fabioeugenio disse:

    Oi Flaviane,

    A transferência no D2 é tão eficaz quanto a transferência no D3.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  120. Flaviane disse:

    Ah esqueci de fala q nos D6 e D7 sentir cólicas fortes,e seios doendo. E agora não sinto mais nada!!!

  121. Maria disse:

    Gostaria de saber com quantos dias após a transferência dos embriões o exame já pode da positivo, pois faz 5 dias que eu fiz a transferência e fiz um teste de farmácia e deu negativo!

  122. Fabiana disse:

    Dr Fábio, boa noite.. Tenho 39 anos e fiz a transferência de dois embriões na ultima terça-feira (D3) ambos de
    4 células com as seguintes características : 4cel CII BIII…assisted hatching – OK Oocito proveniente de maturação em Vitro. O que isso significa? Tenho chance de engravidar? Muito obrigada!

  123. Alzira disse:

    Bom dia dr,tenho 43 anos e tenho uma filha filha de 15 anos do primeiro casamento ,resolvi fazer fiv entao colotei 5 ovulos sendo quatro fecundados,mas somente dois evoluiram e mandamos p a biopsia os dois.se derem bons os dois ,quais minha chance de engravidar?tenho utero,endometrio e trompas normais.obrigado

  124. Priscila Moraes disse:

    Dr.Fabio,

    Fiquei muito feliz em encontrar um site que o médico realmente responde a todas as dúvidas.
    Estou muito triste pois tenho 41 anos e tentei minha primeira Mini Fivi com valor um pouco mais reduzido, porém dos dois embriões implantados nenhum ficou, fiz o exame beta e deu abaixo de 2.
    Reparei que algumas pessoas comentaram sobre embrião D2… não chegaram a comentar comigo sobre isso, apenas que estava tudo certo morfologicamente, eles foram implantados após mais ou menos 15 dias… Penso em juntar novamente um dinheiro e tentar novamente, ouvi dizer que existem um cola biológica, gostaria de saber mais a respeito.
    Muito obrigada.

  125. Priscila Moraes disse:

    Olá Mary,

    Por favor leia minha mensagem… estou desesperada pois tenho 41 anos e uma condição financeira que não me permite ficar tentando varias vezes, fiz minha primeira fiv a 15 dias e infelizmente deu negativo, chorei muito, foi uma decepção… eles implantaram dois embriões e nenhum conseguiu fixar.
    Poderia me falar o que de repetente o médico utilizou com você.

    Que Deus te abençoe!

  126. VENIA disse:

    oi Dr. Fábio
    Seu site tem sido muito esclarecedor para mim, estou na minha primeira tentativa invitro, tenho 41 anos e completo 42 agora em outubro, tenho ovário micro policistico… meu médico disse que tenho uma boa reserva de óvulos, e respondi muito bem a indução da ovulação, os folículos segundo eles estão excelentes…e agora no domingo será a coleta dos óvulos, só que ele disse que a transferência será no outro ciclo , pois o estradiol esta muito alto, ele disse que é pra não haver uma hiperestimulação…algo assim, pois não explica muito…. mas enfim devido a minha idade sera que tenho chances? e o fato de congelados não perderá sua qualidade pra implantação? .fiquei muito triste quando me disse que não será transferidos agora…minhas chances diminuem?obrigada pelo retorno.. e me desculpe tantas questões…

  127. fabioeugenio disse:

    Oi Flaviane,

    Estes sintomas são inespecíficos, sem relação com o resultado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  128. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Após 12 dias deve-se fazer o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  129. fabioeugenio disse:

    Oi Fabiana,

    Os embriões estão abaixo do esperado para D3, mas existe chance de gravidez sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  130. fabioeugenio disse:

    Oi Alzira,

    Se forem 2 bons embriões a chance é entre 20 e 30% na sua faixa etária.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  131. fabioeugenio disse:

    Oi Priscila,

    Esta “cola” biológica é o embryo-glue, que já usamos de rotina nos meios de cultura para transferência embrionária.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  132. fabioeugenio disse:

    Oi Venia,

    Se há risco de hiperestímulo, o mais prudente é não transferir no ciclo a fresco. E as chances com congelados são as mesmas!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  133. VENIA disse:

    Oi Dr. Fábio, obrigada por me responder…
    Dr. No dia da coleta foram tirados 18 óvulos e 13 maduros, e apenas oito foram fertilizados ….todos tipo A e B… Em relação a minha idade praticamente 42 anos, as minhas chances são boas? está preparando o meu ciclo para implantar, foram todos congelados…
    Obrigada e aguardo sua resposta.

  134. fabioeugenio disse:

    Olá Uenia,

    As chances são razoáveis, em torno de 30% por implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  135. Dani disse:

    Oi Dr Fábio!

    Quais as chances de um zigoto se implantar e desenvolver, estavam no D3?

  136. fabioeugenio disse:

    Oi Dani,

    Zigoto é um embrião no 1o dia de desenvolvimento,e, portanto, com retardo de desenvolvimento se transferido no D3.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  137. marisa de souza disse:

    Olá Dr Fabio
    Tenho 34 anos e meu esposo 37, depois de 4 anos tentando engravidar e feitos todos os exames necessários , nenhum problema , (ISCA) infertilidade sem causa aparente. Optamos pela FIV, e em novembro do ano passado consegui 17 óvulos dois quais 10 fertilizaram. Como tive hiperestimulação , não pude transferi-los e portando foram todos congelados ( todos em fase de blastocistos de excelente qualidade).
    Hoje fazem sete dias que transferi 2 blastocistos, segundo a embriologista depois do congelamento estavam excelente, tínhamos uma placa com 3 e os 3 sobreviveram bem a o descongelamento mas apenas dois foram transferidos.
    Estou tomado primogyna, utrogestan ,ácido foloico, vitamina d, omega 3 , somalgin….Estou sentindo umas pequenas fisgadas abaixo do ventre, que da e passa..poderia ser da implantação? Superficialmente falando quais as chances de implantação, na hora da transferência segundo os médicos o endometria estava perfeito. Desde já obrigada

  138. cristiane disse:

    ola fiz a fiv a dois meses mais nao deu certo tenho 31 anos estou querendo fazer outra fiv tenho com gelado 5 BLASTOCISTO e 3 MÓRULA, qual e a chances com eles ,com gelado soa a mesma

  139. Claudia disse:

    Ola Dr. Fábio
    Tenho 30 anos, saúde boa já fiz 2 FIV
    negativo, está e a minha 3 tentativa
    Tive 8 óvulos coletados no dia 22 do mês corrente e só 4 fecundados e 3 desenvolveram, foram transferido hoje, 3 embriões: 2 com 6 células, 1 com 4 células.
    Tenho muitas chances positiva espero a tua ajuda..

  140. Priscila maia nascimento disse:

    Dr hoje e meu D2 de transferência dos embriões to com um pouco de cólica e normal.

  141. fabioeugenio disse:

    Oi Marisa,

    Pela sua idade e qualidade dos embriões e endométrio, as chances de implantação são excelentes!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  142. fabioeugenio disse:

    Oi Cristiane,

    Atualmente a chance com congelados é a mesma do embrião a fresco.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  143. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    Os embriões estão com número de células abaixo do esperado, mas ainda assim há chances de implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  144. fabioeugenio disse:

    Oi Priscila,

    É normal um pouco de cólicas neste período.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  145. CLAUDIA disse:

    DR FABIO,
    BOA NOITE. PRIMEIRAMENTE PARABÉNS PELO SITE.
    TENHO 35 ANOS, SALPINGECTOMIA BILATERAL E RECORRI A MINHA PRIMEIRA FIV.
    TIVEMOS 5 ÓVULOS FERTILIZADOS, AO TERCEIRO DIA UM EMBRIÃO COM 7 CÉLULAS SEM FRAGMENTAÇÃO, OUTRO COM 6 CÉLULAS E FRAGMENTAÇÃO ABAIXO DE 10% E OUTRO DE 5 CÉLULAS TAMBÉM COM FRAG ABAIXO DE 10% QUE FORAM TRANSFERIDOS. OS DEMAIS NÃO CONTINUARAM DESENVOLVIMENTO ATÉ O 5º DIA, LOGO NÃO TIVE CONGELAMENTO DE EMBRIÕES.
    NA SUA OPINIÃO, A MELHOR OPÇÃO NESTE CASO ERA FAZER A TRANSFERENCIA NO D3 OU TENTAR AGUARDAR O QUINTO DIA? QUAL ME TRARIA MAIS CHANCES DE IMPLANTAÇÃO? NO SEU AGUARDO, GRATA.

  146. Claudia disse:

    Oi
    Dr. Fábio

    Muito obrigado pela força, vou orar sem césar e esperar por um milagre no dia do meu exame.

    Muito obrigado por me responder.

  147. marisa de souza disse:

    Olá dr Fabio
    Fiz o teste bhcg qualitativo e deu negativo. Estava no d12 após a transferência. Minha médica pediu o bhcg quantitativo pode haver margem de erros.Desde já obrigada

  148. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    Neste caso – transferência de 3 embriões – a chance seria a mesma de transferir 1 a 2 embriões de 5o dia.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  149. fabioeugenio disse:

    Oi Marisa,

    O qualitativo é menos preciso. O ideal é o quantitativo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  150. Luana Rodrigues disse:

    Olá, Dr. Fábio. Parabéns pelo site e pelo trabalho esclarecedor que realiza.
    Tenho 31 anos e realizei a transferência de 2 embriões de 3 dias, sendo um 10B e o outro 8B. Gostaria de saber se com esses embriões minhas chances são boas, pois não tive embriões classificados como A e estranhei ter um embrião no dia 3 com 10 células.
    Muito obrigada desde já.

  151. fabioeugenio disse:

    Oi Luana,

    São embriões bons, então existem chances efetivas de gravidez. E o embrião pode sim ter 10 ou mais células no D3.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  152. Eliz disse:

    Dr Fábio, depois da FIV alguns médicos pedem para realizar exame de estrogenio e progesterona no sétimo dia apos a transferência de embriões; Se o resultado no sétimo dia for de: estrogenio 389 e de progesterona de 6Ng, isso quer dizer que não houve implantação? E que nem adianta fazer o Beta no décimo segundo dia, pois não deu certo a gravidez! Me responda por favor.Porque pedir esses exames no 7 dia apos a trabsferencia então?. Um abraço

  153. thais costa disse:

    Boa noite doutor!
    Gostaria de ter gemeas identicas , isso e possivel atraves da FIV ?
    escolher o sexo e gerar gemeas ?

  154. maria eunice disse:

    Olá Dr Fábio eu fiz uma transferencia embrionaria e estou com um pouco de colicas nopé da barriga é normal?? Por favor me esclareça eu fiz dia 31/10/14. Obrigada aguardo respostas…

  155. fabioeugenio disse:

    Oi Eliz,

    Eu não utilizo dosagem de progesterona ou estradiol após a transferência, pois os resultados são muito variáveis e não substituem o beta-hcg após 12 dias.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  156. Vanzinha disse:

    Olá Dr., minha dúvida é a seguinte: Tenho 34 anos e estou na minha primeira TEC, transferi ontem 2 embriões de D3 6A, tenho quantos % de chances de engravidar? E quantos dias demora até virarem blastos e acontecer a nidação? Obrigada!

  157. fabioeugenio disse:

    Oi Thaís,

    Não é possível garantir gravidez de gêmeos, e não é permitido escolha do sexo!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  158. fabioeugenio disse:

    Oi Eunice,

    É normal sim um pouco de cólicas neste período.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  159. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    Na sua idade com 2 embriões tipo A, as chances são de 60 a 70%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  160. Camis disse:

    Olá dr Fábio,

    Enviei MSG aabadot mas ela não aparece aqui…tenho 39 anos, sou receptora de óvulos e estou com meu endométrio OK e tomando primogyna e passando crinone…na sexta
    , dia 7 de novembro, passei
    pela transferência, recebi dois blastos
    (quinto dia de fertilização) que foram considerados
    jovens porque não estavam expandidos. O biólogo deu nota 8 para eles. E foram considerados com bom potencial pra gravidez, mas fiquei receosa porque segundo eles os blastos ainda estavam lentos…o que o senhor acha disso? Essa lentidão pode ser mto comprometedora ou não? E em relação ao repouso, não tenho feito esforço fisico, mas já aconteceu da minha gata querer subir na minha barriga e pra afastá-lá precisei segurá-lá um pouco pra tirar de perto. Às vezes, também esqueço e acabo levantando mais depressa…fico preocupada…o que o senhor acha?

  161. fabioeugenio disse:

    Olá,

    Os blastocistos estão bons, e estes esforços não trazem qualquer problema.

    Boa sorte nos exames.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  162. Luciene disse:

    Dr Fábio boa noite! Tenho 45 anos e duas tentativas de fertilização sem o resultado positivo, hoje implantei um embrião doado que estava congelado, na verdade, eram dois embriões, um de 11 células e outro de 05 células mas no momento do descongelamento, o embrião de 11 células não resistiu, sendo implantado o de 05 células, que segundo a bióloga do momento do descongelamento até a implantação ele se transformou em 06 células. Isso pode acontecer? tenho chances de dar certo? quais as chances dessa gravidez acontecer? até porque estávamos com esperanças que o outro embrião desse certo!

  163. v anessa disse:

    transferir 1 enbriao a8 nao sinto nada no 4 dia da transferencia sentir colica tenho 32 anos meu marido 26 temos chance de um positivo

  164. fabioeugenio disse:

    Oi Luciene,

    Se for um embrião congelado em terceiro dia, o desenvolvimento está um pouco abaixo do esperado. Mas há chance de gravidez sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  165. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    As chances são boas sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  166. v anessa disse:

    dotor acha que a ansiedade a trapalha um bom resultado estou acreditando num positivo estou fasendo de tudo pra nao ficar ansioza as veses nem lenbro que fiz uma seminaçao invitro dia 2 dezenbro faço meu beta hcg ja me sinto mae

  167. v anessa disse:

    dotor hoje ta fasendo 10 dias que fiz a transferencia de 1 enbriao A 8 mas hoje minha colica esta muito forte e agora noite notei uma risquinha de sangue rosinha bem claro estou preculpada oque pode esta acontecendo ?

  168. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    Pode haver pequenos sangramentos neste período.

    Boa sorte no seu exame!!

    Att,

  169. FernandaFAP disse:

    Olá, Doutor!

    Aos 22 anos de idade perdi um bebê no 7ª mês de gestação e, segundo vários exames realizados, ela (era uma menina) tinha a síndrome do cromossomo tipo 13. Três meses depois engravidei novamente de um menino lindo e saudável. Hoje, aos 38 anos, estou tentando engravidar novamente e há 4 meses tive uma gravidez que não evoluiu. Há 1 semana tive um aborto de 7 semanas de gestação.
    Fiz um exame chamado crossmatch, o qual deu negativo. Minha GO disse que tenho chances de engravidar tomando a vacina produzida com o sangue do meu marido.
    Meu maior medo é ter um bebê com má formação! Será que uma FIV me daria a segurança de não passar por isso novamente?

  170. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    A FIV com PGD (análise genética) pode evitar gravidez de embriões com alterações cromossômicas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  171. maria disse:

    Olá Dr.eu tenho 35 anos meu esposo 37 anos nossa infertilidade é sem causa em 2013 nós fizemos duas FIV sem sucesso dia 29/11/2014 foi feito a punção e tive 6 óvulos e 4 estavam maduros mais só 1 fecundou no dia 03/12/2014 foi feito a transferência a medica me disse que o embrião tinha fragmentos eu estou sentindo cólicas dês que transferiu sera que tenho chance de estar gravida? e as cólicas pode ser positivo ou negativo? muito obrigada.

  172. Patrícia disse:

    Olá Dr. Fabio,

    Estou tentando engravidar há 3 anos, neste ano, começamos as investigações, o único exame que deu alterações foi o de progesterona que no 21º dia do ciclo estava muito baixa, ou seja, é um indício de que eu não estava ovulando.
    Sendo assim, tentamos 2 ciclos de Coito Programado, indução com letrozol 2,5mg 2 comp. durante 5 dias, 1º ciclo 2 óvulos e 2º ciclo 1 óvulo, ambos negativos,
    Depois tentamos 2 IA, a mesma medicação para indução, 1º ciclo 2 óvulos e 2º ciclo 1 óvulo e novamente ambas negativas.
    Agora vamos fazer a FIV em janeiro, tenho uma dúvida em relação a dosagem, a médica disse que meu protocolo será antagonista 100ui, essa dosagem será suficiente para produzir bastante óvulos?
    Pois uma outra médica em consulta anterior disse recomendaria o antagonista 200ui.
    Agora estou em dúvida, pois nessa clínica faço o tratamento com equipe, então não passo sempre com o mesmo médico.
    Gostaria de saber sua opinião, pois assim poderia pedir ao medico que vai receitar a medicação para fazer o de 200ui.
    Muito obrigada!

  173. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Os sintomas são inespecíficos. Somente o beta-hcg vai definir.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  174. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    A dose depende de sua idade, IMC e exames de reserva ovariana!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  175. Roberta disse:

    Bom dia dr Fábio!
    Comecei minha FIV final de agosto.
    Fui doadora.
    Restaram para mim 3 embriões,2 de 6 dias e outro de 5 dias, tive que adiar a transferência, pois minha menstruação veio e tive que começar tudo de novo.
    Enfim chegou o dia 17/12/2014,na hora da transferência meu médico informou que os 2 que seria transferidos desgragmentaram,então transferiu somente um,que não era tao bom como os outros 2,mas este também era blás de 5 d.
    Estou sentindo cólicas fracas e dor nas costas,mas sem sangramento.
    Se minha menstruação viesse seria dia 24/12,seios inchados e doloridos, sera a nidação? Ou a menstruação?
    Obs:Não restou nenhum embrião para congelar.
    Vou fazer o primeiro beta dia 26/12,meu médico esta viajando.

  176. fabioeugenio disse:

    Oi Roberta,

    Um blastocisto oferece uma ótima chance de gravidez. Boa sorte no exame !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  177. Kelly_LR disse:

    Olá Dr.
    Tenho 32 anos, minha infertilidade foi descrita como sem causa. Fiz uma FIV em meu ciclo de novembro e infelizmente não consegui engravidar. Os embriões transferidos foram classificados como regulares com 7 células no 3o. dia. Com esta classificação as chances de sucesso diminuem muito? É recomendado transferir embriões nestas condições? Existe alguma técnica que possa melhorar a qualidade? Meus exames antes da FIV estavam todos ok. Obrigada!

  178. fabioeugenio disse:

    Oi Kelly,

    As chances de implantação foram boas. Pode-se tentar esquema de estimulação ovariana diferentes para melhorar a qualidade embrionária.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  179. Rachel disse:

    OLÁ DR. RECEBI APENAS UM EMBRIÃO BLASTOCISTO. PERGUNTEI AO MEDICO E ELE ME DIZ QUE IAM SER DOIS, MAS UM NÃO ESTAVA EM BOA QUALIDADE, TINHA ROMPIDO. ENTÃO TRANSFERIU UM SÒ. TENHO 38 ANOS. TENHO CHANCE DE ENGRAVIDAR????
    ESTOU ANCIOSA DEVIDO ESTE FATO.
    DESDE JÁ AGRADECO.

  180. fabioeugenio disse:

    Oi Rachel,

    Existe boa chance sim, principalmente se o blastocisto estiver de boa qualidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  181. Teresa disse:

    Boa Tarde, em 1°lugar , gostaria de dar os parabéns pelo vosso site. Ontem fiz a minha primeira transferência em FIV tendo transferido um só embrião, em virtude de não querermos gêmeos e do meu problema ser unicamente às trompas….já tive duas ectopicas é uma gravidez normal! Logo não arriscamos colocar 2. Tenho o endometrio com espessura superior a 12mm.
    Quais são as minhas probabilidades de sucesso. Tenho 35 anos e ainda fiquei com 3 embriões para congelar .A transferência foi realizada após 3 dias após a punção e que o embrião era muito bom!
    Obrigada
    Teresa

  182. fabioeugenio disse:

    Oi Teresa,

    A chance com 1 embrião é em torno de 35%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  183. Joana disse:

    Dr. Fabio,
    Meu embrião 6A foi congelado no terceiro dia. Para a transferência, ele foi descongelado 2 dias antes, para que pudesse chegar a blastocisto. Acontece que no dia da transferência (quando ele estaria com 5 dias), ele estava somente com 12 células, mas ainda sem fragmentação. Na sua opinião, há chance de gravidez? Seria muito remota?
    Abs,
    Joana

  184. Ana Maria disse:

    Boa tarde Minha filha já fez duas FIV e não deram certo, o problema dela é uma trompa obstruída e do marido são poucos espermatozoides, o médico disse que não adianta desobstruir a trompa se o problema maior é dele, então partiram para a FIV, infelizmente sem sucesso, depois da segunda tentativa o médico pediu mais alguns exames de sangue específicos para os dois é pra ela vai fazer um exame que se faz dentro do útero para saber se as células estão normais, isso é normal? Ela tbem produz poucos óvulos, em média três ou quatro!

  185. fabioeugenio disse:

    Oi Joana,

    Existe possibilidade, mas baixa, pois o embrião não desenvolveu bem.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  186. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Após duas falhas é realmente importante fazer exames completos de reavaliação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  187. Marcia disse:

    Dr. Boa tarde! Tenho 38 anos e fiz minha primeira FIV agora em fevereiro, infelizmente consegui somente um pré-embrião que desenvolveu até D3 (meu guerreiro foi considerado de boa qualidade pelo médico, seria um 13A), fiz a transferência dia 09/02 e aguardo para fazer o Beta HCG dia 23/02. Quais minhas chances !? Grata

  188. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Em torno de 20 a 30%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  189. Mariana disse:

    Olá Dr. Fábio,

    Fiz a punção dia 28/02, tenho 33 anos e meu marido 34, sem causa aparente de infertilidade.

    Tive 40 óvulos, 26 maduros, doei 10 e fiquei com 16 -> destes, 12 fecundaram. Minha médica me ligou no 3º dia falando que estavam um pouco lentos, todos os 12 com 6 celulas.. fiquei tao preocupada….. e não congelaram nenhum, preferiram aguardar chegarem à blastocisto (vou implantar no próximo ciclo pois tive hiperestímulo ovariano).

    Bom, daí no 5º dia (ontem) ela me disse que 4 blastocistos foram congelados e que hoje (6º dia) poderão ter mais.

    Estou bem preocupada, pois ok, chegaram à blastocisto, o que é bom, mas no 3º dia estavam com 6 células…. isso afeta muito ou se chegou à blastocisto já posso considerar que o embrião superou esta questão do atraso? Tenho menos chance de implantação?

    Obrigada!

  190. Mariana disse:

    Hoje a minha médica me informou que tive 3 embrioes B e 1 C.
    Quais são minhas chances de engravidar com embrião B?

  191. Laurinha disse:

    Boa noite Dr.Fábio
    tenho 50 anos, boa saúde, sou receptora de ovodoação e estou em minha terceira FIV, primeira negativo – segunda positivo, tinha colocado dois blastos com 10 e 12 celulas, mas com 8 semanas ele regrediu.
    ontem dia 5, transferimos 02 embriões no terceiro dia um com 4 e outro com 6 celulas, quais minhas possibilidades reais?
    Muito obrigada doutor e parabéns pelo site, muito esclarecedor.

  192. Laurinha disse:

    Dr. Fábio, estou com muita tosse, isto pode atrapalhar a nidação?

  193. Itiane de Cássia disse:

    Boa tarde Dr.
    Eu e o meu marido estávamos tentando engravidar, qd descobrimos uma varicoceles nele. Ele fez a cirurgia porém o resultado não foi satisfatório, mas o medico falou q em uma fertilização in vitro conseguiríamos pelo fato dele ainda ter espermatozoides do tipo B. Qual a diferencia e o percentual de risco em relação pra um do tipo A?
    Parabéns pelo seu blog, adorei.
    Grata, Itiane

  194. Itiane de Cássia disse:

    Boa tarde DR.
    Eu esqueci de falar que já estou com 38 anos. O senhor acredita que tenho chances de conseguir, sendo um espermatozoide do tipo B?

  195. cirley disse:

    Bom dia doutor fabio tenho 37 anos dois filhos gravidez normal só que fiz laquiadura e agora fiz in.vitro a 5 dias colocaram 2 bkadtocistos tipo as gostaria de saber se minhas chances são boas

  196. fabioeugenio disse:

    Oi Mariana,

    O importante é que tenham chegado a blastocisto de qualidade. assim a chance de gravidez é ótima.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  197. fabioeugenio disse:

    Oi Mariana,

    São bons embriões, com potencial de implantação parecido com os embriões tipo A.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  198. fabioeugenio disse:

    Oi Laura,

    Os embriões estão com menor número de células do que o esperado para 3o dia, mas há chances reais sim. E a tosse não interfere.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  199. Marcia disse:

    Boa tarde Dr Fábio, no dia 19/02 deixei uma pergunta aqui no site sobre minhas chances de conseguir engravidar com um único pré-embrião de boa qualidade (tipo A com 13 células), o sr respondeu no dia 22/02 que minhas chances estavam em torno de 20 a 30%. Passei aqui para agradecer a resposta e dizer que deu certo, estou nesta estatística, hoje estou de 8 semanas e 4 dias de gestação.
    Obrigada!

  200. fabioeugenio disse:

    Oi Itiane,

    Espermatozoide tipo B também tem excelente potencial de fertilização na FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  201. fabioeugenio disse:

    Oi Cirley,

    As chances são ótimas. Boa sorte!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  202. Marcia Gamboa disse:

    Oi dr. Fábio, tenho 40 anos e meu esposo tem 42. estamos pensando em engravidar já a 5 anos. consegui engravidar da minha única filha aos 29 anos naturalmente e com meu esposo tendo apenas 5.000.000 de espermatozóides por ml. Hoje aos 42 anos ele está apenas com 500.000 espermatozóides por ml e ainda tem o agravante da minha idade 40 anos. O sr acha que tenho alguma chance de engravidar naturalmente novamente sem tratamento de FIV?? iniciei o tratamento mais como fica em torno de 32 mil reias acabamos desistindo do tratamento por falta de dinheiro. Os meus exames deram todos OK. Fiz mais de 50 exames de sangue e uma esterosalpingografia que deram todos ok. Obrigada e parabéns pelo site.

  203. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    O tratamento ideal é sem dúvida a FIV. Se você tem boa reserva de óvulos, acredito que possa conseguir fazer o tratamento na faixa de 16 a 20 mil reais incluindo medicação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  204. Tatiana disse:

    Oi, dr. Fábio, eu e meu esposo temos 34 (eu endometriose e ele varicocele). Tentamos engravidar a 9 longos anos.
    1° fiv em junho de 2014:resultado negativo
    2° fiv em março de 2015,novos medicamentos
    gonal,cetrotide e meticorten,transferi apenas dois óvulos de 3 dias (11 e 9 células) após transferência: meticorten,crinone,vitaminas C e D,primogyna, O que me ocorre é que em tudo que leio todas falam da “nidação” e hj estou do D9 e nem sinal. O máximo que me ocorreeu foi uma cólica no D3 e leves fisgadas nos seios e D8 uma gofada.Pelo fato de não haver nidação posso não ter conseguido,vou fazer e Beta dia 10/04 , confesso sem muita esperança de um positivo,poderia me ajudar?

  205. fabioeugenio disse:

    Oi Tatiana,

    Nidação é a implantação embrionária, e geralmente não causa nenhum sintoma precoce!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  206. Daniele disse:

    Ola boa Tarde
    Gostaria de saber como fun-
    ciona na fertilização in vitro se nenhum óvulo da mulher ser fecundado, ela perde todo o valor pago, ou ela tem a opçao de receber uma doação de ovulo sem custo?

  207. fabioeugenio disse:

    Oi Daniele,

    A doação de óvulos também implica em custos de fertilização.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  208. Roger disse:

    Eu e minha esposa estamos fazendo Fiv e dos 4 embriões nós fizemos biopsia em 2 e congelamos o restante sem o exame, gostaria de saber se existe alguma forma de examinar depois do congelamento ? ou neste caso teremos que implantar sem exame. Outro duvida é se dos 4 embriões dois tiveram problemas de cromossomo, os outros dois tem a mesma tendencia a estrem com problema ? existe algum estatística ?

  209. Roberta Figueiredo disse:

    Boa tarde!
    Sou de fortaleza e tenho ovário policístico.
    Sendo que tenho dificuldade para menstruar e
    Pra ovular. Já fiz 6 indução da ovulação e não
    Obtive nenhum resultado positivo. Em abril/2015
    Fui aprovada no programa acesso e irei realizar a
    1ª FIV. Gostaria de saber se preciso realizar algum
    Exame antes de iniciar o processo da FIV?

  210. Roberta disse:

    Bom dia ,estou querendo um conselho ,tenho 40 anos (faco 41 em agosto) ,tenho uma filha de 6 anos e ja faz um ano que estou tentando engravidar sem sucesso,usei 6 meses indutor e tomei uma ovidrel ,o medico daqui me aconselha a fazer uma inseminacao ,gostaria de saber se poderia tentar mais dois ciclos usando apenas a ovidrel ou faria de imediato a inseminacao devido a minha idade ,aguardo e obrigada.

  211. fabioeugenio disse:

    Oi Roger,

    Pode-se descongelar o embrião e fazer a biópsia, e mesmo recongelar se necessário.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  212. Mariana disse:

    Olá Dr. Fabio,

    Escrevi a pouco tempo falando dos embrioes tipo BB… mas acabou que não deu certo, resultado negativo. Tenho ainda 2 embrioes congelados, sendo 1 BC e 1 CC. Como o primeiro resultado foi negativo estou meio apreensiva para segunda transferência, pois os embrioes não tem a mesma qualidade dos primeiros.

    Com o embriao BC tenho menos chance do que os BB certo? Qual seria o percentual de chance de dar certo?

    *Tenho 33 anos e meu marido 34, sem causa aparente de infertilidade.

    Obrigada!
    Mariana

  213. Mariana disse:

    Dr. Fabio,

    Esqueci de dizer que meus embrioes BC e CC são blastocistos!

  214. Elvania disse:

    Oi Dr., Fiz uma FIV com 34 anos e engravidei de um menino, foram fertilizados 12 óvulos e 5 se desenvolveram e ainda congelei mais 12 óvulos. Na época transferi 2 embriões e congelei 3, os quais transferi mês passado, engravidei novamente, mas não evoluiu, provavelmente foi uma gravidez química. Queria fazer uma nova tentativa mas não queria que não ficassem embriões excedentes, quantos o Sr. acha que deveriam ser fertilizados para uma tentativa sem que tivesse embriões excedentes. Hoje tenho 38 anos.

  215. fabioeugenio disse:

    Oi Roberta,

    Precisa sim. Existe um protocolo de exames a ser realizado no casal antes da FIV.

    Abs,

    DR. Fábio Eugênio

  216. fabioeugenio disse:

    Oi Roberta,

    Pode fazer sim. Dois meses a mais não vão modificar suas chances atuais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  217. Dionéia disse:

    Dr. Fábio, POR FAVOR ME AJUDE: tenho 38 anos e transferi 3 embriões em 14/04, com bhcg D14 de 95, D29: 1060, D32: 500, D35: 1085, D37: 2370, primeira ecográfica no D29: nada encontrado no útero, D32 nada encontrado, com maior investigação nas trompas e ovários, D38: nada encontrado. Um médico suspeita que a gravidez não evoluiu, e que devo esperar, o outro suspeita de gravidez ectópica abdominal e quer fazer uma vídeo. É possível que um dos três embriões tenha se implantando na data normal e não tenha evoluído e o segundo tenha contrariado as leis da natureza e tenha se implantado fora de época, ou seja, muito mais tarde do que o normal e a partir da queda e posterior aumento do bhcg, este esteja evoluindo e ainda não apareça na ecografia

  218. Laudelina Fernandes Meira disse:

    Oi doutor Fábio! obrigada por ter respondido anteriormente. Desta vez venho tirar algumas dúvida, que são as seguintes
    Tenho 43 anos, ele 41, consegui 2 óvulos, que estão congelados a 2 semanas, pois o meu esposo não conseguiu colher o sêmen. estamos pensando em congelar tb o sêmen, para o médico não ter que descongelar e correr o risco dele não conseguir colher novamente, pois anda um tanto estressado.
    1) Bom!!! eu quero saber se o fato deu ter congelado os óvulos e possívelmente ocorrerá o congelamento do sêmen, afetará no sucesso da fiv?
    2)Mas, estamos pensando tb em fazer mais um ciclo, eu tomar a medicação e consegui provavelmente mais 2 óvulos, que é a minha média, pois já é o meu 2º tratamento. ou seja, ficarei com 4 óvulos.
    3)Aumenta nesse caso as chances ou independe? ou tentar o sêmen a fresco? e esses 2 óvulos possívéis pode ser a fresco ou congelado?
    4)E se der certo se posso transferir já na fase blastocisto?
    Congratulações, Laudelina.

  219. fabioeugenio disse:

    Oi Mariana,

    Difícil avaliar pois depende também de seu endométrio. Em geral em torno de 30 a 40%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  220. fabioeugenio disse:

    Oi Elvania,

    Neste caso fertilizamos em torno de 4 óvulos, para que se formem em torno de 3 embriões.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  221. fabioeugenio disse:

    Oi Dionéia,

    Gravidez intra-uterina já deveria ter aparecido no ultrassom. Trata-se de gravidez de localização desconhecida. Deve-se acompanhar com ultrassom + betahcg seriado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  222. fabioeugenio disse:

    Oi Laudelina,

    O ideal é conseguir mais óvulos a fresco, juntar com os congelados e fazer a ICSI de uma vez só para formar embriões, que podem ser cultivados a blastocisto.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  223. Carol disse:

    Dr. Fábio, na sua clínica, realiza a biópsia dos embriões pelo método cgh array? Se sim qual custo de uma Fiv com esse processo?

  224. paloma de oliveira guedes disse:

    Olá Dr. Fábio

    Fiz punção dia 05/05 e a implantação no dia 27/0, em outro ciclo por causa de hiperistímulo . Foram transferidos 2 embriões classificação 7I,3II respectivamente, espessura do endométrio 9mm.

    Tenho 33 anos.

    Gostaria de saber sua opnião sobre o sucesso da minha fiv. Se o número de células é bom. Em porcentagem.

    Obrigada

  225. fabioeugenio disse:

    Oi Carol,

    Realizamos sim a FIV com biópsia embrionária.

    O custo médio da FIV é de 10 a 12 mil reais + medicações. O custo do CGH array é em torno de 2 mil reais por embrião.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  226. fabioeugenio disse:

    Oi Paloma,

    Se são embriões de 3o dia, apenas o de 7 células está adequado.

    Na sua idade as chances são boas, neste caso em torno de 40%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  227. paloma de oliveira guedes disse:

    boa noite doutor, estou na minha segunda tentativa, hoje 08/07/2015, transferi 6I e 6II, endometrio de 8, tenho 33 anos, gostaria de saber qual são minhas chances em porcentagem de engravidar, obrigada e fica com Deus.

  228. Rachel disse:

    Quanto em media esta custando ovulos doados???

  229. licia disse:

    boa noite Dr.
    fiz a transferência de 1 embrião de classe c1 tenho 33 anos, quais são minhas chances?

  230. Flavia disse:

    Boa tarde Dr Fábio! Tenho 36 anos, o
    FSH no 3o dia do ciclo entre 12 e 19 e baixa contagem de folículos antrais. Fiz a minha 1a FIV neste ciclo. Tinha um folículo a esquerda e dois a direita. E foram somente estes que cresceram.
    Meu esquema de medicação foi 150ui de puregon + 150ui de menopur até o tamanho ideal, mais orgalutran e ovidrel. Foram retirados 3 óvulos, sendo dois maduros no dia 13/07. No dia 14, liguei para clínica e um óvulo havia rompido ao fazer a ISCI e os outros dois não deram sinais de fecundação no D1. O médico disse que isso não era o esperado mas que eles poderiam ter fecundação tardia. Fiquei triste com a notícia e esperei até hoje de manhã. Ao falar com o médico ele disse que hoje, no D2, os dois embriões haviam evoluído e um estava com 6 e outro com 8 células (o que geralmente é esperado para o D3). Como isso é possível? Ele não me disse a qualidade dos embriões mas falou que eles estão bonitos. Isso é um bom sinal? Porque eles não deram sinal de fecundação no D1 e no D2 já está com mais células que o esperado? Minhas chances de engravidar com esses embriões são boas?

  231. fabioeugenio disse:

    Paloma,

    As chances variam com alguns dados clínicos. Em média, 40 a 50%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  232. fabioeugenio disse:

    Oi Rachel,

    O custo não é dos óvulos doados. O custo é o da FIV realizado nos óvulos, e da medicação de estimulação da doadora.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  233. fabioeugenio disse:

    Oi Lícia,

    As chances são pequenas, mas existe possibilidade sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  234. fabioeugenio disse:

    Oi Flávia,

    Clivagem (divisão) muito rápida não é ideal, mas ainda assim pode haver gravidez com estes embriões.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  235. Flavia disse:

    Muito obrigada pela resposta Dr Fábio! A transferência dos embriões foi realizada no dia 16/07 e no dia 28/07 tive o beta positivo (297). No D3, dia da transferência, um deles estava com mais de 12 células e o outro estava compactado. Faço o primeiro US amanhã para ver o(s) embrião(ões).
    A clivagem muito rápida pode estar associada a maior incidência de malformações ou alguma síndrome genética?

  236. Juliana disse:

    Boa noite dr. Fabio
    Tenho 32 anos e sou tentante a três anos e meio. Engravidei tomando indux por duas vezes.a primeira o bb parou de desenvolver com nove semanas e meia e a segunda apenas um mes. Na minha primeira gestação tive que fazer duas curetagens em apenas sete dias.
    Fiz duas historiografias e descobrimos que meu endometrio estava colado. Com esse problema resolvido e não conseguido sucesso na tentativa para engravidar, resolvemos fazer a fiv e começamos a fazer os exames para pesquisar o problema. Tenho várias alterações e a maior dela é no cariótipo. E resolvemos fazer a fiv com pgd e biopsia de embrião.na minha primeira fiv foram coletados 6 óvulos sendo que um não estava maduro. Ficou apenas um embrião e congelamos. Na segunda fiv foram coletados 11 óvulos, um não estava maduro e ficaram 4 fertilizados. Enviamos para o laboratório os cinco para fazer a biopsia e apenas um está sem alterações.
    Queria saber se o sr. Recorda de algum pricesso igual ao meu e se com o descongelamento desse único embrião aconteceu gravidez?

  237. fabioeugenio disse:

    Oi Flávia,

    Parabéns !! Em geral clivagem mais rápida é apenas uma característica do embrião em cultura.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  238. Loren disse:

    Dr. Fábio

    Gostaria de tirar uma dúvida tenho 31 anos já fiz 3 tratamentos FIV sendo que ano passado consegui engravidar com blastocistos 3 AA mas perdi meus filhos com 24 semanas devido uma insuficiência, começo do mês fiz transferência de 2 blastocistos congelados 3 CC endometrio estava otimo e não tenho problemas de infertilidade será que a qualidade prejudicou, pois fiz tudo certo mas deu negativo queria entender pois vou tentar novamente final do ano, para ver qual a melhor classificação.

    Obrigada pela Atenção.

  239. Flavia disse:

    Obrigada Dr Fabio!!! Estou mesmo muito feliz!!!! Indo para a 8a semana de gestação. Voltei para contar que é um único bebê!!!! Fico mais tranquila do que se fosse uma gravidez gemelar, rs Quero parabenizá-lo pelo site, pela franqueza e clareza das suas respostas e pela atenção dispensada a nós internautas!!!!

  240. Renata disse:

    Dr. Fábio,

    Estou com uma grande dúvida a respeito dos embriões excedentes. Tive 12 fertilizados e dois foram implantados hoje, pois tenho 35 anos. Como não poderei implantar os 10 que sobraram, devo no futuro tentar mais uns dois, mas mesmo assim, sobrarão uns 8. Mediante a isto, qual é a forma mais coerente para descarta-los, já que não sou a favor de doá-los. Eles na ciência já possuem vida mesmo não implantados no “solo” (endometrio) para o seu desenvolvimento? Aguardo o seu retorno! Agora estou com essa dúvida que não saí da minha cabeça. Já que não posso e não quero matar “ninguém”. Obrigada!

  241. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    Existem sim casos de mulheres com formação de grande número de embriões alterados.

    E pode haver gravidez mesmo com apenas 1 embrião transferido, desde que esteja de boa qualidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  242. fabioeugenio disse:

    Oi Lorena,

    As chances são muito boas na sua idade, mas há casos em que pode haver falhas de implantação.

    São necessários exames para esclarecer as causas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  243. fabioeugenio disse:

    Oi Flávia,

    Parabéns mais uma vez, e muita saúde e bençãos na sua gravidez !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  244. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Uma opção se futuramente você não precisar implantar os embriões excedentes é doá-los para pesquisa de células tronco.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  245. Lorena disse:

    Dr. Fábio

    Quero muito agradecer a gentileza de responder nossas perguntas é muito humano e gentil de sua parte, ajudando e esclarecerendo nossas dúvidas. Obrigada!

  246. Alexandra disse:

    Dr Fábio

    Tenho 41 anos, hoje estou no D3 tenho 2 embriões B8, 2 embriões B9, 1 embrião B6 e outro B4 ! A médica só vai transferi-los no D5, quais minha chances com esses embriões ?

  247. Carolina disse:

    Bom dia de Fábio! Já fiz 2 fertilizações sem sucesso! Tenho 33 anos é comigo tudo ok o problema está no meu esposo que tem morfologia de kruger de 1%! O senhor faz injúria endometrial nas pacientes? O que me diz sobre esse tema

  248. Michely disse:

    Bom dia! Fiz a transferência no D4, no sábado dia 29/08/2015 estou na Segunda Feira dia 31/08/2015. Li o texto e vi que o ideal é tranferir no D3 ou D5 e fiquei com medo de ter tranferido num dia ruim o que o Sr acha? Desde já agradeço.

  249. Liliane disse:

    Olá, dr. Fábio.
    Depois de três induções e duas inseminações, estou no primeiro ciclo de FIV. Tenho 29 anos e SOP; meu marido tem 34 e oligospermia. Com dose 75 de Gonal, produzi 11 folículos, dos quais se extraíram 7 óvulos e 6 fertilizaram. Foram transferidos 2 de qualidade excelente em blastocisto. Todos me disseram que as chances são boas… mas eu gripei no dia seguinte à transferência! Estou espirrando bastante e com nariz escorrendo muito, moleza e dor de gargante. Minha temperatura oscila de 36,5º a 37,5º. Você acha que isso pode prejudicar o procedimento?

  250. fabioeugenio disse:

    Oi Alexandra,

    Depende de quantos blastocistos se formarem no D5.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  251. fabioeugenio disse:

    Oi Carolina,

    Quando tenho falhas de implantação, realizo sim a injúria endometrial antes de nova transferência.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  252. fabioeugenio disse:

    Oi Michely,

    Depende da qualidade embrionária, mas pode haver transferência D4 também.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  253. fabioeugenio disse:

    Oi Liliane,

    Em geral não interfere no resultado. E as chances são muito boas sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  254. Alexandra disse:

    Dr Fábio

    Transferimos 2 blasto hoje D5, congelamos 01 e amanhã no D6 ficarei sabendo se os outros 02 chegaram a blasto tbem, com 41 e 2 blasto transferido tenho boas chances ?

  255. Michely disse:

    Oi Dro Obrigada Pela Resposta, no D3 me informaram que os Embriões estavam com 8 células e sem Fragmentação e no D6 os que não foram transferidos todos se tornaram Blastocistos e foram congelados. Acho que é uma boa noticia né. Abraços!

  256. fabioeugenio disse:

    Oi Alexandra,

    As chances são muito boas sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  257. fabioeugenio disse:

    Oi Michely,

    Boa notícia sim!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  258. Maria Eliza disse:

    Dr.Fabio
    Boa tarde!
    Tenho 38 anos, ovarios policísticos e endometriose em grau leve. Fiz um anti muleriano e resultado foi proximo de 12.
    Gostaria de saber se na sua opnião tenho chances de uma gravidez espontanea. Fiz coito programado por 8 meses, duas Inseminações uma com aborto químico, uma fiv que engravidei mas tive aborto espontaneo. Quero muito ser mãe mas não tenho condições Financeiras de fazer mais FIV. Desde ja agradeço a atenção.

  259. fabioeugenio disse:

    Oi Eliza,

    Se suas trompas são pérvias, e o espermograma do marido é bom, pode haver gravidez natural sim !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  260. Fernanda disse:

    Dr, venho solicitar respeitosamente o esclarecimento de uma dúvida.
    Após 4 abortos retidos, 2 deles realizada análise genérica cujo resultado foram síndromes e má formação embrionária, tenho amadurecido a idéia de FIV com diagnóstico pré implantacional. Esse exame dos embriões aumenta a taxa de sucesso???? Abs

  261. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Garante que seu embrião não terá alterações cromossômicas, que são causas de abortamento e mal-formações.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  262. MARA disse:

    Dr. Fabio, Boa Noite
    Tenho 37 anos, e ja tive 3 gestações, sendo as seguintes:
    – 2012 – Gestação Ectopica
    – 2013 – Aborto Espontaneo ( Má formação)
    – 2014- Gestação Molar
    Sendo a ultima, tendo utilizado metrotrexato em Junho de 2015.
    Apos vista ao medico, o mesmo me orientou a realizar uma FIV, segundo os exames realizados, estou em otima saude, sem endometriose, adereência, meu unico problema seria a baixa taxa de reserva ovariana (13%). Gostaria de saber sua opinião, em relação a
    possibilidade de gestação, e se posso ja coletar os ovulos, antes de 01 ano do fim da aplicação do metotrexato. Desde ja agradeço sua atenção.

  263. fabioeugenio disse:

    Oi Mara,

    Na dose utilizada (pequena), você pode sim realizar captação de óvulos após 6 meses.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  264. Miriam Lee disse:

    Olá Dr Fabio!

    Tenho 44 anos e fiz FIV com ovodoação. Coloquei três embriões . Um deles 3BB, outro 3CC e outro menor, sem classificação ( os dois primeiros com cerca de 100 células e o menor com 60 células). Tenho chances? Essa qualidade tá boa ou ruim? Vale ressaltar Q meu endometrio estava bom.

  265. Andrea disse:

    Um embrião congelado em d3, ao ser descongelado, se colocado em cultivo, tem a mesma chance de chegar a blastocisto em relação a um embrião fresco?

  266. Anayle disse:

    Doutor,

    Sei que o dia ideal para a coleta e fertilização é no terceiro dia ou seja D3. Gostaria de saber se ao descongelar os embriões para a tranferência é necessário observar o ciclo menstrual para escolher o dia apropriado.

    Obrigada

  267. fabioeugenio disse:

    Oi Miriam,

    As chances são boas sim !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  268. fabioeugenio disse:

    Oi Andrea,

    Se for um bom embrião, sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  269. fabioeugenio disse:

    Oi Analye,

    Em ciclo natural sim. Em ciclo preparado, nós podemos definir o dia.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  270. Alice disse:

    Olá Dr eu fiz duas FIV um no Brasil é uma aqui na Suíça, na primeira fiz 2 embriões e não deu certo, no último dia 8/02 tive só um e foi transferido no D2 e não deu certo Tb, eu tenho 40 anos e tenho 3 filhas e fiz laqueadura em 1998 17 anos atraz, quero tentar novamente mais tenho medo de um novo fracasso! Eu estive falando com Dr no ano passado.

  271. fabioeugenio disse:

    Oi Alice,

    Deve-se tentar algum esquema de preparo e estimulação ovariana para obter um número maior de óvulos e embriões. Assim poderemos aumentar sua chance de sucesso.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  272. Bianca disse:

    Boa tarde
    Transferi 2embria D3 7A e 6b
    As chances são boas tenho 36 anos
    Endométrio ok

  273. fabioeugenio disse:

    Oi Bianca,

    As chances são muito boas !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  274. Lanna disse:

    Olá Doutor,

    Estou na minha segunda fiv, sempre tenho muito óvulos (mais de 20), porém pouquíssimos maduros. A Clínica em que estou em tratamento transfere a fresco e não faz o controle de progesterona e estradiol. Isso pode atrapalhar a receptividade do endométrio? Estou bastante insegura com o procedimento realizado.

    Obrigada!

  275. Bianca disse:

    Boa tarde Sr Fábio
    Estou no D5 após transferência não sinto
    Nada, percebi que minhas fezes estão mais
    Moles, com a implantação o intestino tinha
    Que ficar preso? Transferi dia 11/03 dois
    Embrião de D3 6b e 7a nessa altura já ouve
    A implantação?
    Obrigada o Senhor tem me ajudado muito!

  276. fabioeugenio disse:

    Oi Lanna,

    Em situações nas quais a progesterona esteja acima de 1,5 a receptividade endometrial pode ficar diminuída.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  277. fabioeugenio disse:

    Oi Bianca,

    No D5 não há ainda nenhum sintoma, e sem qualquer relação com o funcionamento intestinal !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  278. Bianca disse:

    Dr Fábio boa noite!
    O utrogestan não deixa a menstruação
    Vir, estou D12 estou com muito medo,

  279. fabioeugenio disse:

    Oi Bianca,

    No D12 pós-transferência já pode fazer o beta=hcg.

    Boa sorte !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  280. Vânia disse:

    Boa Noite ,
    Tenho 44anos e estou me preparando pois vou receber Embrioes com óvulos doados(a doadora tem 27 anos)a porcentagem é de quanto porcento ?
    Obrigada

  281. Bianca disse:

    Boa noite Dr Fábio
    Infelizmente meu beta deu negativo
    Estou arrasada…. Meu marido fez a tese
    Onde eles cortaram um lado só do testículo
    Porque graças a Deus encontraram os
    Espermatozóides, como não fiquei grávida e
    Pretendo fazer novamente gostaria de saber
    Opinião do Senho se meu esposo pode
    Novamente fazer a tese é como encontraram
    Na primeira vez a segunda tbem terá?
    E esses espermatozóides recuperados na
    Tese pode ser congelado?

  282. fabioeugenio disse:

    Oi Vânia,

    A depender da qualidade dos embriões, a chance é de 60 a 70%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  283. fabioeugenio disse:

    Oi Bianca,

    Pode encontrar novamente sim. E caso haja excedente, o ideal é congelar para uso futuro se necessário.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  284. Bianca disse:

    Boa noite!
    Como meu esposo fez a cirurgia tese em
    8/03/16 quando ele poderia faze
    Novamente a cirurgia?
    Obrigada por me responder sempre!

  285. fabioeugenio disse:

    Oi Bianca,

    Quando o testículo cicatrizar completamente. Tem que ver com o urologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  286. zildene lima disse:

    OLÁ DR.FÁBIO.
    SE EU OBTIVE NA FIV 01 MÓRULA,01 12A e 01 7B,QUAL DESSES EMBRIÕES TERIA MAIOR CHANCE DE IMPLANTAÇÃO?
    OBRIGADA.

  287. fabioeugenio disse:

    Oi Zildene,

    O de maior potencial de implantação é a mórula.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  288. Mayra disse:

    Boatarde Dr Fábio, tenho 46 anos fiz minha 1 infiltração em 2015 onde transferiram 6

  289. Mayra disse:

    Boa tarde Dr Fábio, tenho 46 anos fiz 1 fiv em 2015
    Onde transf 6 embriões dos quais 4 em bom estado
    No 8 dia comecei a sangrar fazendo utrogestan. No
    Dia 13/04/2016 fiz a 2 transf de 4 embriões 2 bons e
    2 prematuros e 2 bons acompanhados de ciclogest,
    Meticorten e estrofes tou no 6 dia não tenho sintomas mas
    O que me preocupa é a tosse que tenho.
    Dr será que tenho chances a tosse não vai atrapalhar.
    Agradeço resposta.

  290. fabioeugenio disse:

    Oi Mayra,

    Em geral tosse não interfere no resultado do tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  291. suzy disse:

    olá Dr. eu tinha 11 ovulos congelado e conseguir mais 5 frescos, fertilizou e apenas 01 fou a blastocisto e congelado no D5. O congelamento aconteceu a 8 meses atras eu tinha 39 anos. Agora foi descongelado e implantando no utero da doadora do útero pois fiz histerectomia a 10 anos atras. Ela tem 28 anos e o útero estava com 9mm. a implantação aconteceu dia 18/04/16. Quais minhas chances? estou muito tensa, o médico disse que o embrião estava bonito. Esta é minha 3 tentativa as outras duas houve até transferencia de 2 embrioes porém foi para minha sogra que tinha 50 anos.

  292. fabioeugenio disse:

    Oi Suzy,

    Embrião único, aos 39 anos (óvulo), chances em torno de 30%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  293. Nina disse:

    Boa tarde Dr. Flávio

    Tenho 33 anos e tenho baixa reserva ovárica
    Estou na minha 4ª FIV
    1°- os óvulos foram libertados antes da punção
    2°- foram transferidos no D3 2 embriões A e B- negativo
    3°- foram transferidos no D3 2 embriões A e B- gravidez etrototopica com gravidez no útero não evolutiva às 6 semanas.
    4°- foi transferido 1 embrião no D3 tipo B com 5 células 🙁
    Tendo em conta que já engravidei anteriormente, quais as minhas chances com um embrião deste tipo? Estou muito desmotivada com este cenário.
    Obrigada

  294. Nina disse:

    Dr. Fábio

  295. fabioeugenio disse:

    Oi Nina,

    O fato de ser embrião único reduz as chances, mas o fato de já ter engravidado anteriormente é positivo.

    Ficaremos torcendo pelo seu sucesso !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  296. Naty disse:

    Boa tarde Dr. Fábio.

    Tenho 29 anos. Transferi 2 embriões. Um com 6 células de grau 1.5 e outro com 8 células de grau 2.

    Gostaria de saber minhas chances.

    Grata.

    Natália.

  297. fabioeugenio disse:

    Oi Naty,

    Não entendi o sistema de classificação deste laboratório de FIV.

    Na sua idade, as chances são ótimas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  298. ANANDA disse:

    Boa noite! Fiz uma FIV no dia 11 de junho, o primeiro exame do beta deu 36,77 mIU. Porem não evoluiu. Tive 13 oócitos obtidos e 7 oócitos maduros, foi transferido com 2 dias apos punção, 2 embrioes com 4 celulas 4I. Porem não evoluiu,, acho que se fosse com 8 celulas ou mais eu teria chances maiores? Não sei porque o medido fez dessa forma.

  299. fabioeugenio disse:

    Oi Ananda,

    Embrião com 4 células no D2 pós punção está excelente. Não deve ter sido este o motivo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  300. Danielle Leite disse:

    Boa noite, parabéns está me ajudando muito com suas informações. Minha primeira FIV, fiz a minha transferência dia 18/07, estou no meu d7 sem sintomas, só azia mesmo e um pouco de ficada na barriga, ah e gases… Tenho 37 anos e endometriose, fecundei dos embriões mas 01 só desenvolveu com 6b, mas a embriologista me informou q no momento da transferência o mesmo já havia compactado, isso é bom? Quais seriam a minha chance? Te agradeço

  301. Danielle Leite disse:

    Desculpe saiu errado, foram fecundados 2 embriões, mas só desenvolveu. Muita ansiedade, meu beta está para o dia 01/08.

  302. fabioeugenio disse:

    Oi Danielle,

    As chances são boas, mas menores por ser apenas 1 embrião.

    Boa sorte !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  303. Renan disse:

    Dr. Fabio,
    Boa Tarde!
    Tenho 27 anos e minha esposa 36.
    Minha esposa fez punção dos óvulos ontem, hoje fomos informados dos 17 óvulos, 13 Maduros e 11 Fecundados. Quais chances temos nessa situação?. a Médica informou que iria congelar por um tempo um a dois ciclos.

    Obs: Realizei cirurgia de Varicocele há um ano.

  304. Renan disse:

    No D+3 dos 11 fecundados 7 estão evoluindo. é uma boa noticia??
    Amanhã teremos informações do D+6.

  305. Renan disse:

    No D6, foram congelados 4 embriões na fase de BLASTOCISTO, temos chances de exito na primeira tentativa?

  306. fabioeugenio disse:

    Oi Renan,

    Chances excelentes, a depender da qualidade dos embriões formados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  307. fabioeugenio disse:

    Oi Renan,

    É uma ótima notícia sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  308. fabioeugenio disse:

    Oi Renan,

    Ótimas chances !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  309. Andrezza disse:

    Olá Dr Fabio desde já grata pela atenção!!! Tenho 38 anos e estou na primeira indução para icsi pois meu marido apresentou oligoespermia no teste de capacitação espermatica!!! Minhas perguntas são duas : 1- mesmo com espermograma normal é de rotina pedir a capacitação espermatica ? 2- e como eu com 38 anos posso avaliar minha reserva ovariana? Li muitas mensagens aqui onde às mulheres sabem a reserva e meu médico me disse que não é possível avaliar isso !!! Desde há grata

  310. Andrezza disse:

    Desde já grata !!!

  311. Karine disse:

    Boa noite !!
    Hoje transferi um embrião blastocisto D6 IV BB estava excelente porém foi necessário a troca do cateter e acabou colapsando será que lá se foi as chances de implantação o que é um embrião colapsado ?

  312. fabioeugenio disse:

    Oi Andrezza,

    Em caso de espermograma normal não há necessidade de capacitação.

    E com certeza é possível avaliar a reserva ovariana da mulher. Inclusive é uma das informações mais importantes para definir a dose e tipo de medicação a ser usada na FIV-ICSI.

    A reserva é avaliada por exames hormonais e ultrassonográficos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  313. fabioeugenio disse:

    Oi Karine,

    As chances diminuem mas ainda estão presentes !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  314. Rosa Santos disse:

    Boa noite Dr. Fábio
    Queria colocar uma questão
    O meu filho e a minha nora estão num processo de fertilização no Canadá, acontece que a minha nora tem 40 anos, fizeram todos os exames, a recolha de óvulos, esperma, e estava tudo bem, fizeram a recolha de 3 embriões, isto tudo passou-se em Maio e tinham dito na clinica que iriam enviar todo o material para os Estados Unidos para ver se estava tudo bem
    Agora disseram que apenas sobrou um embrião e tem que fazer um novo processo ou seja gastar novamente o que tinham gasto antes, será que não podem fazer uma tentativa apenas com o embrião que eles dizem que restou? agradecia que me desse algum esclarecimento ou a sua opinião.
    Há necessidade de uma clinica que pratica fertilizações de recorrer a outro país para verificação do material?
    Desde já grata por ter este site para os menos esclarecidos para ajuda, envio um abraço fraternal de Portugal

  315. fabioeugenio disse:

    Oi Rosa,

    Deve ter sido feita análise genética (PGS), que mostrou 2 embriões alterados e 1 normal.

    Mas pode-se sim tentar gravidez com este único embrião.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  316. Elis disse:

    Oi Dr Fábio,
    Tenho 32 anos e sou casada com uma mulher, estamos tentando engravidar desde o começo do ano com banco de sêmen.
    Quando fui à clínica fazer os exames iniciais, a médica afirmou que eu era muito fértil, muitos óvulos, muita resposta aos medicamentos; aparentemente, tudo certo ; tive hiperestimulação nas 3 fivs e tomei lupron todas as vezes.
    Fizemos uma inseminação que deu resultado indeterminado e na repetição do exame, negativo.
    A segunda tentativa foi a primeira fiv, na qual foram capturados 19 óvulos, injetados 16, fertilizados 10 e clivados 5; dos cinco, 3mórulas, um 2A e um 2B. Desses foram transferidos duas mórulas no ciclo , dia 4, beta negativo. No descongelamento ficou só um que na transferência não se fixou novamente.
    Partimos para a segunda fiv, que foi um verdadeiro fracasso, utilizamos o mesmo sêmen da tentativa anterior e foram capturados 26 óvulos, dos quais não restou nenhum. Ficamos arrasadas. Repetimos o laboratório, o semen é o óvulo é o resultado foi bem pior.
    Compramos nova amostra de sêmen e partimos para a terceira fiv; foram capturados 29 óvulos, dos quais desenvolveram 8; 4 bons e 4 ruins; foram transferidos 3 mórulas de 10,8 e 6 células no dia 3. No entanto, os 5 embriões que ficaram não continuaram se desenvolvendo, e ficamos sem nenhum congelado. Temos chances com esses embriões transferidos? Quais? O que pode estar atrapalhando no desenvolvimento?

    Muito obrigada, seu site me ajudou bastante!

  317. Elis disse:

    Em todas as tentativas tomei primogyna, ultragestan e em alguns momentos 10 doses de projesterona injetavel. No laudo inicial da ultra-sonografia feito no segundo dia da menstruação da minha primeira tentativa diz que meu endométrio é isoecogênico com 9 mm.

  318. fabioeugenio disse:

    Oi Elis,

    É realmente muito estranho na sua faixa de idade haver pequena formação de bons embriões. até porque o sêmen de doador é em geral de boa qualidade. Tem que ser feita uma investigação rigorosa.

    Mas há sim boas chances com estes que foram transferidos atualmente. Boa sorte !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  319. Renan disse:

    Bom dia Dr.
    No dia 03 minha esposa realizou a transferência de 02 embriões e com 12 dias realizou o beta, dando o qualitativo deu superior a 25mUI/ml e o quantitativo 37,16mUI/ml. são valores consideráveis, na analise do sr. teremos uma gestação tranquila??

  320. Renan disse:

    14° após a transferencia o exame deu um resultado muito abaixo 11 quantitativo e <25 no qualitativo, estamos desanimador, porém ttemos mais um BETA para o 16° dia. pensamento positivo

  321. Elis disse:

    Voltando pra dizer que estamos muito felizes com o beta positivo!!! Um dos diferenciais dessa segunda tentativa foi que inseri vitaminas na dieta alimentar, além do endofolin; tomo ômega 3; vitamina E; vitamina C e um composto. Não sei se isso foi determinante, mas acho que ajudou!!! Obrigada

  322. fabioeugenio disse:

    Oi Renan,

    Está positivo, mas para confirmar gravidez evolutiva este valor deve aumentar bem em exames seguintes.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  323. fabioeugenio disse:

    Oi Renan,

    Já era para dar mais alto, mas repita para avaliar subida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  324. fabioeugenio disse:

    Oi Elis,

    Parabéns !! Deus abençoe sua gravidez !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  325. Renan disse:

    Dr.
    Infelizmente não foi dessa vez!
    Realizamos mais dois exames e deram negativo. Porém tem 4 dias atrasados!
    Esse atraso pode nos dar esperança??

  326. fabioeugenio disse:

    Oi Renan,

    Dois exames negativos confirmam que não houve implantação !

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  327. Luzia disse:

    Olá Dr.Flávio!
    21/10 fiz meu beta qualitativo-positivo
    Porém dia 29/10 comecei a ter um sangramento
    (Sangue vivo, vermelho) liguei para minha médica pediu repouso
    E que eu aumentada a medicação Cyclogest.
    E que faríamos um exame de sangue para checar o desenvolvimento da
    Gravidez! Hoje fiz o exame deu 2.300, ela me disse que para 5 semanas e 03 dias deveria estar em 1.440, que o resultado está excelente! Que eu fizesse apenas repouso! Na sua opinião Dr. minha médica não
    Deveria ter feito um ultrason para checar
    Melhor?

  328. fabioeugenio disse:

    Oi Luzia,

    Cerca de 15 dias após o primeiro exame positivo, o ultrassom já começa a detectar o saco gestacional.

    Pode fazer ultrassom sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  329. Luzia disse:

    Olá Dr Flávio! Olá Dr Flávio!
    Estou com duvidas!
    Estou tendo sangramentos tipo borra
    de café, não em grande quantidade,
    Dias sim outros não, para minha médica
    tudo normal! Mas o que leva as mulheres a ter este tipo de sangramento este tipo de borra no
    Inicio da gravidez?

  330. fabioeugenio disse:

    Oi Luzia,

    Pode haver discretos sangramentos durante a fixação do embrião, mas que não comprometem a evolução da gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  331. Marcos Magrão disse:

    Dr. Fábio Eugênio a implantação de blasticisto D5 aumenta as chances de gravidez ? Como minha esposa tem 39 anos, seria interessante implantarmos 2 blastocistos caso tenhamos êxito?

  332. fabioeugenio disse:

    Oi Marcos,

    O blastocisto tem chance de implantação, por embrião, maior do que embrião de terceiro dia.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  333. Eliana disse:

    Dr Fabio

    Implantei um embrião de d3 com 7 células, mas deu negativo, esta certo implantar somente um embrião de 7 células, pesquisei e vi que o melhor seria de 8 células.

  334. Eliana disse:

    Boa tarde Dr. Fabio,

    Fiz uma implantação de um embrião com 7 células, porém realizei o exame e negativo, gostaria de saber se somente um embrião com 7 células dava certo, fiz um processo de ovodoção.

    Obrigada

  335. fabioeugenio disse:

    Oi Eliana,

    Geralmente, embriões com 7 ou 8 células têm qualidade semelhante.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  336. fabioeugenio disse:

    Oi Eliana,

    Pode dar certo sim, mas sendo somente um embrião, a chance é menor.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  337. Anónima disse:

    Boa tarde.
    Tenho 41 anos e fiz uma FIV este mês. Resultaram 5 embriões. Todos eles têm 20% de fragmentação ao D3.
    Como são considerados estes embriões relativamente à sua qualidade?
    A probabilidade de engravidar com estes embriões, tendo em conta a minha idade, é muito baixa, não é?
    Obrigada

  338. fabioeugenio disse:

    Oi Zailda,

    São necessários outros parâmetros, e não somente a fragmentação, para definir qualidade dos embriões.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  339. Cristiane disse:

    Oi Dr. Fábio
    Boa noite Dr.. Eu ha fiz 2 fiv e deu negativo meus exames deu td ok.fiz até exames de cariotipos etc..agora foi feito a terceira tentativa um embriao blastocisto 2b. Fiz repouso de 48 horas levantava pra higiene pessoal .almoçar e andei um pouco pela casa pq me deu inchacho na barriga e muitas gases..fora isso não tive nenhum sintomas hoje no d4 comi chocolate e estou preocupada se isso vai interferir na fiv e tbm não ter ficado em repouso absoluto pq meu médico falou repouso moderado. …
    Se for possível me fala sobre essa classificação de embrião 2B se é boa.

  340. fabioeugenio disse:

    Oi Cristiane,

    O blastocisto é razoável. E nada do que você fez prejudica a implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  341. Liliane disse:

    Boa noite Dr Fábio.
    Tenho 43 anos e fiz a icsi, onde em apenas 8 dias o Beta deu 103.
    Implantei 4 embriões (2a e 2b). Qual a chance de vogarem os 4?
    Ou 2?

  342. Thaty disse:

    Olá.. Dr Fábio, tenho 34 anos tinha 4embrioes D3 vitrificados um 7c, 10A/B 6B e 7c no sábado dia 19/08 minha médica solicitou o descongelamento para transferência dia 21/08 segunda. No dia da transferência a médica disse q somente dois desses 4 estavam vivos, porém nenhum como blastocistos estavam com desenvolvimento lento. Existe probabilidade deles desenvolverem no útero? Pois ela implantou assim mesmo. Tem probabilidade de gravidez?

  343. fabioeugenio disse:

    Oi Tahty,

    Apesar de reduzida, existe possibilidade de gravidez sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  344. Mariana disse:

    Dr. Bom dia
    Realizei a transferência de dois embriões com 5 células no último dia 4/9, há probabilidades de a gestação acontecer?

  345. fabioeugenio disse:

    Oi Mariana,

    Há possibilidade sim, principalmente se forem embriões de D2.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  346. Sabrina disse:

    Oi Dr.,

    Farei minha tec de blastos classificados como 3cc, tenho 36 anos. Gostaria de saber se com essa classificacao existe chance.
    Grata.

  347. fabioeugenio disse:

    Oi Sabrina,

    Existem chances sim, mas não tão altas devido à qualidade dos blastocistos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  348. Bom dia Doutor,

    Tenho embriões congelados e classificados como: 10l/11 e 7l/11. Nunca tive uma explicação dessa classificação. O senhor poderia me explicar por favor. Vou fazer a transferencia em Janeiro/2018 e gostaria de saber tudo sobre eles.

  349. fabioeugenio disse:

    Oi Jacqueline,

    Desconheço este sistema de classificação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem