Suplementos nutricionais podem ajudar na fertilidade? - Medicina Reprodutiva - Dr. Fábio Eugênio

Mulheres que estão sendo submetidas a tratamentos de fertilidade têm maior chance de ficar grávidas se tomarem suplementos de vitaminas e minerais, é o que declara um estudo realizado da Inglaterra.

O estudo foi conduzido na University College e Royal Free Hospital, em Londres, e publicado recentemente na prestigiada revista internacional Reproductive BioMedicine Online. Esta revista tem como chefe editorial ninguém menos que Robert Edwards, um dos pais da fertilização in-vitro (FIV), agraciado com o prêmio Nobel de medicina em 2010.

Foram recrutadas 56 mulheres subférteis, entre 19 e 40 anos de idade, que seriam submetidas à indução de ovulação através do uso do citrato de clomifeno ou gonadotrofinas. A indução de ovulação é geralmente o primeiro passo no tratamento de reprodução humana assistida, sendo utilizada em casais jovens com subfertilidade sem causa aparente, distúrbios ovulatórios, ou leves alterações do espermograma.

As participantes foram divididas em dois grupos aleatoriamente. Um grupo recebeu suplemento multivitamínico com minerais (MMN). O outro grupo recebeu apenas o ácido fólico, que utilizamos de rotina nas mulheres que querem engravidar para reduzir o risco de certos defeitos congênitos (os suplementos MMN também contêm ácido fólico em sua formulação). Após quatro semanas ambos os grupos receberam tratamento de fertilidade padrão com citrato de clomifeno (Clomid) ou gonadotrofina menopáusica humana (HMG).

Este suplemento (MMN) contém várias vitaminas com efeitos antioxidantes no organismo, como as vitaminas C e E, além de oligoelementos como selênio e magnésio, o ácido fólico, e outras substâncias com efeitos benéficos na fertilidade como a L-arginina, o Inositol, e a N-acetil-cisteína.

A taxa de gravidez foi maior em mulheres que receberam suplementos MMN em comparação com as mulheres recebendo apenas ácido fólico. Após 3 ciclos de tratamento, 60% das mulheres (18 dos 30 pacientes) tomando MMN engravidou, versus apenas 25 % das mulheres (11 de 28) com ácido fólico.

Além disso, as mulheres sob suplementação MMN conseguiram engravidar com menos tentativas em comparação com as mulheres com ácido fólico isolado. Quinze mulheres que tomam MMN ficaram grávidas na sua primeira tentativa, enquanto que apenas duas mulheres que receberam ácido fólico obtiveram o mesmo resultado.

A principal autora do estudo Dra. Rina Agrawal, obstetra e ginecologista e professora associada de medicina reprodutiva da Universidade de Warwick, disse: “Todas as mulheres que estejam considerando a gravidez devem tomar um suplemento pré-natal de micronutrientes para otimizar suas chances de concepção”.

No entanto, Catherine Collins, nutricionista do Hospital St George, observou: “Como este estudo foi de mulheres com problemas de concepção, não há nenhuma evidência para sugerir que mesmo mulheres férteis que estão tentando engravidar vão se beneficiar dos suplementos”

Outros cientistas ainda alertam que este estudo é muito pequeno, com apenas 56 pacientes. Um estudo muito maior em um grupo mais diversificado de mulheres é necessária para estabelecer os possíveis benefícios desta suplementação. Dr. Allan Pacey, professor de Andrologia da Universidade de Sheffield, disse: “Devemos reconhecer que este é um número relativamente pequeno de pacientes, e o estudo precisaria ser repetido em um estudo maior, antes que pudéssemos ter a certeza dos resultados”.

Certamente os fatores nutricionais afetam os mecanismos biológicos envolvidos na reprodução, podendo influenciar na fertilidade, na formação do embrião e da placenta. O exemplo mais conhecido, e já estabelecido na prática científica, é do ácido fólico. Seu uso é fundamental para prevenir o risco de malformações do tubo neural (sistema nervoso) do embrião/feto.

Quanto às demais vitaminas e oligoelementos, muitos estudos têm sido realizados, mas ainda sem conclusões definitivas. Talvez este seja o primeiro estudo prospectivo randomizado que demonstrou melhora inequívoca da chance de gravidez com uso de determinado suplemento, em mulheres subférteis. Porém, como alertou um especialista, ainda é um estudo pequeno e que precisa ser confirmado.

A formulação específica utilizada no estudo (suplemento MMN) não está disponível no Brasil na mesma composição. Mas temos vários suplementos vitamínico-minerais contendo várias daquelas substâncias.

Ficaremos aguardando ansiosamente o resultado de um trabalho com mais pacientes, que já está sendo conduzido, para jogar mais luz sobre esta questão. E também esclarecer se a tomada deste suplemento também incrementa a fertilidade de pacientes submetidas a inseminação intra-uterina, ou fertilização in-vitro.

Afinal, qualquer terapia que aumente a chance de sucesso nos tratamentos de nossas pacientes são sempre bem-vindos.

83 Comentários para “Suplementos nutricionais podem ajudar na fertilidade?”

  1. eu queria saber qual seria a vitamina boa para reforça o esperma q esta fraca q precisa de vitamina

  2. fabioeugenio disse:

    Oi Sabrina,

    Normalmente utilizamos as vitaminas C e E + o ácido fólico. É preciso ir a um médico para a prescrição.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  3. o nome do suplemento  mmn se eu perguntar na farmacia  por esse nome eles vao saber.

  4. fabioeugenio disse:

    Oi Welma,

    Este nome se refere ao produto do estudo descrito no blog, ainda não disponível especificamente no Brasil.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  5. Hugo disse:

    Boa tarde!
    Dr. Detectei em um exame que a quantidade de esperma que tenho é de 5 milhões sera que posso ter filhos com a baixa quantidade o que devo fazer?

  6. fabioeugenio disse:

    Oi Hugo,

    A possibilidade de gravidez natural é baixa, mas existe, e vai depender também dos outros parâmetros: motilidade e morfologias do sêmen.

    Porém, é possível que você necessite recorrer a algum tratamento de reprodução assistida para engravidar sua parceira.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  7. Roberta disse:

    boa noite doutor fabio obrigado por responder minhas duvidas gostaria de saber  se o procedimento e doloroso e com quantos dias se sabe se esta gravida tenha uma boa noite

  8. fabioeugenio disse:

    Oi Roberta,

    O procedimentro não é doloroso. Após 12 dias da transferência dos embriões já é possível fazer o exame de gravidez.

    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  9. Angélica disse:

    Oi welma esse complemento mmn descrito no BLog existe na Inglaterra  e vendi livrimente em qualquer fármacia lá, um dos nomes comercais é o Pregnance Care suplementos vitaminicos e podem auxiliar na ovulação. Eu tenho sindrome do ovários policisticos e menstruo 3 ou 4 vezes por ano, já fiz alguns tratamentos e nenhum teve efeito, o único q teve um excelente efeito em mim foi esse suplemento, ovulei no mesmo mês em q tomei e tenho certeza q ovulei pq além dos sintomas e sinais fiz um teste de ovulação q deu positivo, morei um tempo em LOndres e usei infelizmente no BRasil n tem e nem sei ,de nada q se aproxime. Vou tentar vê com meu médico se é possivel apartir da bula deste tentar reproduzi-lo em fármacia de manipulação. Fica minha experiência e sugestão.

  10. Angélica disse:

    Dr há alguma marca de suplementos vendida no BRasil q se aproxime desse mmn? Que contenha o L-angenina e o inusitol?
    Se n há, existe então a possibilidade de reproduzi-lo em farmacia de maniipulação… . Comecei a buscar informações a respeito deste pq depois q tomei o pregnance care e comprovei efeito q nenhuma outra medicaçao havia feito nem o clomid, e infelizmente o pregnance care ( mmn) n existe no BRasil.

  11. fabioeugenio disse:

    Oi Angélica,

    Obrigado pelas informações que certamente enriqueceram a discussão.

    Infelizmente no BRASIL não temos um composto específico. As substâncias estão presentes em medicações (polivitamínicos) diferentes.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  12. fatinha disse:

    ola dr, gostaria de saber se meu marido tb pode tomar o acido folico e o clomid se issu ira ajudar na produtividade melhor dos espermas e ele tomando alguma dessas duas medicações e eu tb se tenho mais chances de engravidar ??? sem correr nenhum risco de saude ao feto??? obrigado pela atenção aguardo respostas …

  13. fabioeugenio disse:

    Oi Fatinha,

    Se o espermograma dele está alterado, o uso de alguns suplementos anti-oxidantes pode ajudar. Mas cada caso te que ser avaliado individualmente.

    Você deve tomar exatamente para evitar alterações de formação no feto.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  14. ROSANA disse:

    Bom dia Dr. Fabio. Parabéns pelo seu trabalho! O espermograma do meu esposo deu 35 milhões…só não me lembro as quantidades de mobilidade e etc. Estamos tentando há 3 anos e não conseguimos finalizar nenhum tratamento porque moramos no interior da Bahia. Meu ciclo acredito ser normal, menstruo todo o mês e “as vezes” percebo ovulação. Dúvida: podemos tomar algum suplemento para nos ajudar? Nossa alimentação não é tão boa assim porque não tenho tempo.

  15. fabioeugenio disse:

    Oi Rosana,

    Os suplementos vitamínicos podem ajudar a repor alguma falta de nutriente não identificada, mas não podemos afirmar que vá melhorar a fertilidade do casal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  16. Doutor Fabio Eugenio, em um exame feito constatou-se q tenho a dificiencia de vitamina d, zinco, selenio e ferro, sinto-me muito fraca sem vontade de fazer nada, e tambem nao consigo engravidar sera q tem a ver com estas vitaminas? porq todos meus exames estao bem, ,a respista, ,muito Aflita, vou term consulta p semana, mas gostaria de segundas opinions. ..

  17. fabioeugenio disse:

    Oi Cristina,

    Para que ocorra uma gravidez saudável, é importante que você tenha uma nutrição adequada para repor qualquer deficiência que exista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  18. Cristina disse:

    Obrigado Doutor!!!!!!

  19. lilian disse:

    ola doutor.. boa noite
    meu esposo tem varicocele grau 1 e o medico dele pediu para ele fazer um tratamento por 3 meses com clomid e vitamina e o espermograma que ele fez deu 9 milhoes ele tem eplepsia tambem e toma lamotrigina depakene e carbabazepina sera que esses medicamento alteram os esperma ou é o caso dele fazer uma cirurgia por causa da varicocele?

  20. fabioeugenio disse:

    Oi Lilian,

    Se é uma varicocele clínica (detectada no exame físico), a cirurgia pode melhorar o espermograma.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  21. bruno disse:

    olá, minha esposa estava tentando engravidar a 4 anos, fomos ao medico especialista em reprodução e ele receitou L-arginina HCL 500mg 2x/dia(feito em manipulação) combinado com acido folico e vitamina E, após um mês ela engravidou (Graças a Deus), eu também tomei selenio, acido folico e vitamina E. Ela continuou tomando arginina até as 7 semanas, gostaria de saber se a arginina oferece algum risco ao bebê.

    obrigado

    Bruno

  22. fabioeugenio disse:

    Oi Bruno,

    Não há trabalhos científicos correlacionando risco de arginina na gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  23. Cristina disse:

    Olá Dr.Fabio gostaria de orientação fiz minha 1 FIV , hoje é o 2 dia da implantação, já faz meses que tomo ácido folico ,vitamina D e E devo continuar a tomar ou não? Pode prejudicar na implantação , o embriao foi B , tenho ovario policistico, meu médico é japonês tem outra visão em relação, tenho leves pontadinhas e normal? Arigato…

  24. cristiane disse:

    Boa tarde dr.eu estaria muito de saber qual o suplemento ideal pra eu engravidar,por que meu marido fez o espermograma e deu tudo certo.o meu o medico já mandou eu tomar o anticonpcional por três meses,eu quero engravidar

  25. fabioeugenio disse:

    Oi Cristina,

    Pode manter as vitaminas sem problemas. Um pouco de cólica é normal.

    Boa sorte!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  26. fabioeugenio disse:

    Oi Cristiane,

    Não existe suplemento específico. Procure ter uma alimentação equilibrada, e tomar algum polivitamínico com ácido fólico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  27. Gabriela disse:

    Boa noite Dr.
    Fiz minha primeira ICSI e foi negativa. Tenho SOP e gostaria de tentar o Mio inositol.
    Não estou achando farmácia que formule. Sabe onde posso encontrar??
    É a mesma coisa de formular o Inositol (sem ser o isomero “Mio”)
    Grata,

  28. fabioeugenio disse:

    Oi Gabriela,

    Desconheço onde possa manipular este medicamento, pois não utilizo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  29. Adriana Aires Martins disse:

    Quero engravidar. Estou tomando vitamina E e. Acido folico

  30. Mariana disse:

    Olá tenho 17 anos , eu e meu marido queremos um bb já faz 6 messes qe estou tentando engravidar e até agr sem sucesso será minha anciedade ? Tenho o útero afastado será isso oqe já tomei dtn-fol e nada oqe será qe está acontecendo quero ser mãe !!!

  31. fabioeugenio disse:

    Oi Mariana,

    Na sua faixa de idade pode aguardar até 1 ano antes de buscar tratamentos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  32. Lili disse:

    Ola Dr Fabio,
    Estou tentando engravidar a 6 anos e fomos diagnosticados com infertilidade sem causa aparente, fizemos uma FIV em 2012 mas infelizmente negativo, tomei acido folico e vitamia E somente. O que o doutor acha se eu tomar o L-arginina HCL 500mg 2x/dia(feito em manipulação) combinado com acido folico e vitamina E que o BRUNO escreveu acima? Sera que facilitaria? E muito complicado esse diagnostico nos deixa sem saber o que tratar. 🙁

  33. fabioeugenio disse:

    Oi Lili,

    Estas vitaminas antioxidantes ajudam de um modo geral na fertilidade, mas no seu caso, como já passaram 6 anos, melhor tentar novamente a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  34. mayra disse:

    Boa noite doutor meu marido tem oligozoospremia o médico receitou novaldex vitamina C e E o senhor que o novaldex e o tratamento adequado para esse tipo de problema.

  35. fabioeugenio disse:

    Oi Mayra,

    Depende dos exames hormonais dele.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  36. mayra disse:

    Obrigada doutor!

  37. Cássia disse:

    Olá o espermograma do meu esposo deu 180 milhoes, 10 mortos e 90 vivos, em 3ml, eu fiz exames de sangue e utra vaginal deram normais, faz 11 ciclos e não consegui engravidar tenho 34 anos, como me ajuadar?

  38. fabioeugenio disse:

    Oi Cássia,

    Faça o exame das trompas (histerossalpingografia) para completar a investigação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  39. fabio disse:

    doctor bom dia. eu e a minha mulher tentamos engravidar a 4 anos. eu tenho: A 10% B 30% 60 mortos e muitos leococitos. ela tem liquido no fundo doglas e imflama pelvica.

  40. Andrea disse:

    Olá Dr. Fabio Eugênio

    Eu e meu marido estamos tentando
    engravidar, tenho 46 anos, sem nenhum
    problema nos ovários, trompas
    ou útero, já fiz Videohisteroscopia, td normal.
    Minha menstruação é regular e tenho ovulação.
    Tentamos uma Fiv mas não deu certo.
    Quais vitaminas ou medicação posso tomar pra aumentar a ovulação e tentar engravidar espontaneamente. Meu marido tem baixa motilidade de espermatozoides.
    Um abraço

  41. fabioeugenio disse:

    Oi Fábio,

    Com tratamento adequado da inflamação, vocês tem ótimas chances com a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  42. Jessica disse:

    Dr. Fábio,
    Faz 6 meses que tento engravidar, e soube que tenho cervicite crônica, porém meu médico disse que não prejudicaria uma possível gravidez. Porém meu marido tem varicocele. Mas o médico disse que era melhor esperar um ano para fazer alguns exames. Visto que te mos 22 e 23 anos.

  43. Jessica disse:

    Qual sua sugestão, precisamos fazer exames agora?
    Desde já, grata.

  44. fabioeugenio disse:

    Oi Andrea,

    Não há vitamina ou medicação específica para melhorar qualidade dos óvulos.

    Através de exames pode-se definir se a melhor opção para você é a FIV com doação ovular.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  45. fabioeugenio disse:

    Oi Jéssica,

    Se o espermograma é normal, vocês podem sim esperar completar 1 ano de tentativas naturais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  46. fabioeugenio disse:

    Oi Jéssica,

    Se ele tem varicocele, façam já o espermograma.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  47. Preciosa disse:

    Olá doutor bom dia, meu marido tem apenas 10% dos espremas vivos e com progresso, 50% são mortos e os 40% são vivos mas sem progresso.
    Tentamos 2 fiv este ano e deram negativo, actualmente estou me preparando para a terceira fvi.
    Estou tomando Damater( polivitaminico e poliminerais)
    Estou tomando também lacto- pro probióticos. Ômega 3 DHA 500. Colágeno hidrolisado.
    E coenzima10 100mg.
    pretendo tomar até um mês antes da transferência dos embriões e depois da transferência continuar apenas com o Damater.
    O que o doutor acha dos suplementos que estou tomando, posso continuar tomando?

    OBs: procurei uma nutricionista, e foi ela quem indicou o lacto- pro, o Omega3 e recomendou também vitaminaD.
    Depois perguntei para ela se podia tomar também o colágeno hidrolisado, o Coezima10 e o Damater, ela disse que sim, como no Damater já contém 400 Ui de vitaminaD, parei de tomar a vitaminaD recomendada pela médica. O que o Doutor acha disso tudo?

  48. fabioeugenio disse:

    Oi Preciosa,

    O suplemento importante para gravidez é o ácido fólico, que está neste polivitamínico que você está usando.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  49. jheniffer disse:

    Dr estou fazendo tratamento para engravidar e tenho a cindrome do ovario policistico,eu faço academia e gostaria de saber se posso tomar suplemento de proteina?ele contem vitamina A,B6,B12,C,D, E e acido folico.

  50. fabioeugenio disse:

    Oi Jheniffer,

    Pode tomar seus suplementos sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  51. juliana disse:

    estou a tentr engravidar a mt tempo. Fui na medica e ela m disse que era infertil dai receitoume acido folico e ovusicol sera que resulta e vou poder realizar o meu sonho de ser mar

  52. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    É preciso fazer todos os exames reprodutivos, seus e do seu marido.

    Assim podemos definir o melhor tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  53. Regina disse:

    Olá Dr.

    Tenho 32 anos e meu marido 31, já estamos tentando engravidar faz 1ano. Fizemos todos exames, em mim tudo certo, mas nele foi constatado teratozoospernia.
    Já está tudo certo a gente fazer uma IA daqui 1 mês, estou tomando MATERNA, o que vc acha desse polivitaminico ?

  54. anderson disse:

    Olá doutor gostaria da sua ajuda e opinião minha esposa e eu estamos passando por problemas de não conseguir ter filho depois de tantas tentativas fomos atrás p saber o que estava acontecendo ai ambos fizemos e o meu espermograma deu
    n por ml 1. 562. 50O
    n por volume 5. 468. 750
    Motilidade após 1 hora 34 por cento
    Vitalidade após 1 hora 33 por cento
    Vitalidade após 3 horas 30 porcento
    Vitalidade após 7 horas 28 por cento
    Vitalidade após 24 horas 14 por cento
    Morfologicamente normal 80 por cento
    Redondos 3 por cento
    Microcefalos alfinetes 4
    Conclusão auto liquidação em 1 hora
    raras células dá espermiogenese
    raros leucócitos e raras hemácias

    Obs quando tinha um ano operei de hérnia e foi tirado eu não sei se esse problema tem a ve com a operação

    É o da minha esposa deu ovário policistico e a medica indico pra ela dtn fol e ômega 3
    É eu come cia a tomar vitergran zinco plus e tribulus terrestre gostar oi de saber se isso vai ajuda e se tem possibilidade de engravidar naturalmente desde já agradeço

  55. fabioeugenio disse:

    Oi Regina,

    Excelente no pré-concepcional e na gravidez !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  56. fabioeugenio disse:

    Oi Anderson,

    A concentração está muito baixa (1,5 milhão). Inicialmente consulte um urologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  57. vanda disse:

    Queria muito engravidar já tenho 49anos estou no segundo casamento e meu marido quer muito ser pai me ajudem

  58. fabioeugenio disse:

    Oi Vanda,

    Você pode engravidar através da FIV com óvulo-doação.

    Abs,

    DR. Fábio Eugênio

  59. Mirela disse:

    Boa noite dr.fabio, tenho 43 anos, estive gravida e o bebe faleceu no utero com 8 meses e alguns dias, fiz a laqueadura e me arrependi. O q posso fazer? Pela idade esta sujeito uma segunda gravidez da mesma forma? A fertilizacao in vitro pode ser com meu ovulo?

  60. fabioeugenio disse:

    Oi Mirela,

    Você pode fazer sim a fertilização in-vitro com seus óvulos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  61. Cynthia disse:

    Boa tarde doutor ,tenho uma trompa. À direita e descobri que tenho um cisto de 2.5cm no ovário direito ,será que poderei ovular desse lado? Quero muito engravidar mais estou com muito medo por causa do cisto. Tomo ácido folico e suplemento vitamina ,obrigada desde já.

  62. fabioeugenio disse:

    Oi Cynthia,

    Depende do tipo de cisto. Peça ao seu ginecologista para avaliar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  63. Camila disse:

    Dr. Fábio,

    Eu e meu esposo estamos tentando engravidar há mais de dois anos.
    Tenho 30 anos e ele 36.
    Tenho trompas pérvias com mobilidade reduzida. Já fiz videossalpingografia para tentar melhorar.
    Ele tem 26 milhões de espermatozóides, MP 5% MNP 60% análise morfológica normais 4% e anormais 96%.
    Estamos tomando polivitamínico e ele toma mais o indux. Tentamos uma gravidez natural. Um abraço!

  64. fabioeugenio disse:

    Oi Camila,

    Como já se passaram 2 anos, melhor consultar um especialista para orientação do melhor tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  65. Priscila disse:

    Boa tarde Dr.Fábio,meu esposo e eu estamos tentando engravidar,estamos tendo o acompanhamento de um medico em reprodução humana,do qual nos pediu vários exames para identificar alguma coisa que possa estar dificultando isso,mas nada foi encontrado,então no final do ano passado começamos o tratamento,visando o coito programado,já é nossa 2 tentativa mas o medico sempre cancela,quando retornei ao consultório ele me passou o cloridrato de clomifeno(indux) e o targifor( aspartato de arginina),dizendo que ele teria a intenção de afastar os recepetores do indux do endometrio.Minha pergunta é: Como um medicamento que é antifadoga,teria tal efeito?

  66. fabioeugenio disse:

    Oi Priscila,

    Não há nenhuma evidência científica estabelecida de que a arginina melhore o endométrio durante o uso do clomifeno.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  67. Sandra disse:

    Boa tarde já tem um ano q tento engravidar o meu marido fez o espermograma deu baixa infertilidade depois disso já tem um mês e quinze dias q ele toma ácido fólico vitamina C e Omega 3 e eu fiz exames e deu tudo certo vc acha q com estas vitaminas podemos engravidar
    Ou precisa fazer algo a mais

  68. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    Depende de como estiver o espermograma dele.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  69. Caroline almeida guerra disse:

    Dr estou tentando engravidar a 4 anos e nada fiz tratamento com clomid e lavitan e nada tambem o exame de espermograma do meu marido esta normal tenho 23 anos e ele 27 oque devo fazer se o clomid e o lavitan nao resolverao gostaria tanto de ser mae nao quero me submeter a fertizacao in vitro

  70. fabioeugenio disse:

    Oi Caroline,

    Um tratamento a ser tentado antes da FIV é a inseminação intra-uterina.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  71. Juliane disse:

    Dr. Fabio, estou me preparando para a TEC a 05 meses, mas o meu endométrio regride no D 14… Já chegou a 9,2 e depois do D 14 começou a regredir… Será que eu posso fazer a TEC? Porque acontece isso. Estou usando Primogyna 10 mg ao dia.

  72. fabioeugenio disse:

    Oi Juliane,

    Mas esta espessura de 9 mm ou mais está ótima para engravidar!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  73. Fernanda disse:

    Dr o espermograma do meu marido deu 1 milhão e 400 mil espermas- oligospermia sendo que mais da metade e vivo, com motilidade progressiva de uns 50% tb. O sr acha que se ele tomar prefolin pode aumentar a quantidade ou só melhora a qualidade?

  74. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    A concentração está muito baixa. É difícil melhora importante com suplementos.

    A melhor opção para conseguir gravidez é a reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  75. Emanuel Costa disse:

    Olá, doutor! Eu tenho 40 anos e minha esposa também. Ela tem SOP e já fez cirurgia de endometriose há 10 anos. Estamos tentando a gravidez há mais de um ano sem sucesso. Nesse intervalo ela tem apresentado amenorréia, ou seja, a menstruação vem um mês, falha entre 40 a 60 dias e depois vem de novo. Fiz espermograma onde 180 milhões/ml, vol 4ml, 70% vivos, 60% motilidade, mas somente 2% normais. Temos chance de conceber naturalmente?

  76. fabioeugenio disse:

    Oi Emanuel,

    Chance existe, mas levando em conta a idade, e o tempo de mais de um ano, a melhor opção é a fertilização in-vitro.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  77. Sheila disse:

    Boa noite,
    Meu marido tem concentração de 7 milhões de espermatozóides, será que podemos tentar a inseminação artificial???
    Obrigada

  78. fabioeugenio disse:

    Oi Sheila,

    Pode ser possível, se a recuperação (capacitação) do sêmen for boa, e suas trompas normais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  79. wesley disse:

    sou homen queria saber se posso tomar o damater ?

  80. fabioeugenio disse:

    Oi Wesley,

    Este poli-vitamínico pode ser tomado também por homens, mas sempre prescrito por médico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  81. Maria disse:

    Tenho 45 anos e uma analise anti mulleriana de 0,5. Estou a dar injecoes de lovenox tomo aldomet 250 acido folico e oleo de germen de trigo. Posso tomar clomid? Sndo muito deprimida por não engrsvidar. Não tenho finheiro p fazer trstamentos em portugsl. Obrigada Dr. Fabio.

  82. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Pode tomar Clomid, mas a chance é muito baixa. Sempre com orientação de um ginecologista!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem