Existem alguns exames indispensáveis que precisam ser realizados, antes de iniciar o tratamento para engravidar. Esses exames são os pré-gestacionais, que servem para detectar as condições físicas, presenças de algumas doenças como diabetes, hipertensão, lúpus e até doenças psicológicas como a depressão, que podem prejudicar o processo gestacional. O histórico clínico da mulher e de seu parceiro também são avaliados, de forma a identificar os eventuais problemas genéticos, como a síndrome de down.

Listamos abaixo alguns exames que podem ser solicitados pelo seu médico:

Hemograma completo:

Através dele, é possível diagnosticar diversas doenças, infecções e quadros tóxicos. Ele também avalia a imunidade da mulher para doenças como hepatite B e rubéola.

Tipo sanguíneo:

O RH é uma proteína que pode estar ou não presente no sangue, se a mulher possui RH negativo e o homem positivo, existe a possibilidade do filho nascer com o RH positivo. O problema nesses casos acontece na hora do parto: quando a mãe entra em contato com o sangue do bebê, seu corpo desenvolve anticorpos para o RH positivo. Caso o próximo filho também seja RH positivo, a segunda gestação estará em risco.
Existe uma solução para essa incompatibilidade sanguínea, chamada de Eritroblastose Fetal: a vacina gamaglobulina anti-D. Ela reduz as chances a um nível quase nulo. Caso a mãe seja RH positivo e o filho RH negativo, não há problema, pois a doença não se apresenta nesse caso.

Glicemia de jejum:

Avalia o risco ou a presença da doença Diabetes Melittus, mesmo que a futura gestante não apresente nenhum sintoma.

Exame de urina:

 Detecta possíveis infecções no trato urinário, que podem estar associadas a abortos espontâneos, parto prematuro e desnutrição do bebê.

Exame de fezes:

Esse exame identifica a presença de parasitas e bactérias que podem contribuir com doenças que ocasionam a perda de mineral e de ferro, substâncias importantes na formação do bebê.

8 Comentários para “Exames que você deve fazer antes de iniciar o tratamento”

  1. Vera carvalho disse:

    Gostaria de saber onde fica a clínica de vocês..
    Tenho interesse ..

  2. fabioeugenio disse:

    Oi Vera,

    Nossa clínica fica em Fortaleza-CE, fone (85) 3047.8080

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  3. Daniela disse:

    Dr tenho 42 anos gostaria de fazer uma Fiv pois não consigo engravidar pq tenho as trompas rígidas mas meu exame HAM deu <0,1 e o FSH 2.9 será q tenho alguma chance? Há 8 anos eu fiz uma FIV e consegui na primeira tentativa tenho um filho já! Obrigada pela Atencao

  4. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    O AMH está muito baixo, mas deve-se avaliar se seus ovários ainda respondem à estimulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  5. Rayane Rodrigues disse:

    ola Dr. meu esposo se operou de varicoceli grau 3 e ja fez 1ano e 9messes e nada de vir a gravidez então no ultimo espermograma q ele fez deu uma boa melhora mais gostaria de saber se nesse caso qual seria o tratamento pra nos?

  6. fabioeugenio disse:

    Oi Rayane,

    Se a gravidez natural não está vindo, há indicação de inseminação ou FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  7. Joana disse:

    Gostaria de saber quanto custa uma é inseminacao artificial
    .e vc aceita cartão.

  8. fabioeugenio disse:

    Oi Joana,

    Para detalhes dos tratamentos nos contacte no whatsapp (85) 9.9909.0227

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem