Ao longo da vida é comum fazer alguns tipos de planejamentos, que envolvem as metas a serem conquistadas, como a conclusão da primeira faculdade, a primeira viagem sem os pais, a primeira namorada, o casamento, a casa nova e os filhos.
Geralmente, existem pessoas que se planejam a vida inteira para ver sua herança genética perpetuada, por meio dos filhos, afinal é uma tendência natural. Quando se deseja um filho é necessária toda uma reprogramação de vida e, para isso, alguns fatores devem ser considerados, como, por exemplo, o cuidado com a saúde. Você vai regularmente ao médico?
Se não e mesmo se sim, caso esteja pensando em ter um filho, uma conversa com seu médico é o primeiro passo após essa decisão. Ele irá indicar os exames básicos que indicarão como anda o seu corpo.
Além de todos os cuidados com a saúde, o planejamento financeiro é um dos pontos que podem influenciar a decisão de ter filhos porque a chegada de uma criança afeta diretamente a ordem da casa, ou seja, os gastos necessários devem ser considerados nesse momento. Avalie sua vida financeira e readeque os espaços físicos da sua casa.
Outro ponto essencial é o psicológico. Estar preparado para as inúmeras mudanças no corpo, na vida e na rotina da casa são indispensáveis para esta revolução divina que ocorrerá.
Portanto, lembre-se que independente da sua gravidez ser planejada ou não, o acompanhamento do médico e de uma equipe multidisciplinar composta de psicólogo, nutricionista, entre outros, são fundamentais.