×
Blog

Indutor de Ovulação: entenda como funciona o tratamento

19 de fevereiro de 2019

Indutor de ovulação: Ganhando muita eficácia nos últimos anos. Esse procedimento pode ser a saída para quem sofre com irregularidade na ovulação e deseja ter um filho

Você acredita que chegou a sua hora de tentar engravidar e conceder o sonho de ser mamãe. Mas, esbarra em algumas complicações, como a irregularidade da sua ovulação, não é isso? Então, existe uma solução muito utilizada entre as mulheres – até mesmo as que não conseguem ovular, devido a problemas na saúde, como a síndrome dos ovários policísticos. Com isso, ao passar dos anos, vem originando cada vez mais resultados positivos. São os indutores de ovulação, que consistem em medicamentos a base de citrato de clomifeno ou letrozol. Em suma, essa medicação auxilia mulheres que possuem problemas na ovulação.

 

Como funciona?

 

A indução é feita quando o histórico médico de um casal comprova que a anovulação feminina é o principal empecilho para realizar esse sonho. O medicamento provoca a ovulação da seguinte maneira: o medicamento estimula indiretamente a sua hipófise e faz com que produza mais FSH (o hormônio que estimula os folículos). Com a ação do FSH, os ovários preparam alguns óvulos para a liberação. Com isso, quando o medicamento termina, o hipotálamo (parte do cérebro que regula funções básicas, como a temperatura) libera o hormônio luteinizante (LH). É nesse momento que o LH sinaliza aos ovários que está na hora de liberar os óvulos maduros de seus folículos. Dessa maneira, a ovulação ocorre.

 

Recomendação médica

Contudo, como foi citado anteriormente, o tratamento precisa necessariamente de uma indicação e um acompanhamento médico. Só o especialista sabe qual é a droga adequada para o seu caso.

Qualquer remédio ligado à fertilidade pode causar uma série de efeitos colaterais que podem representar perigo à saúde, como a síndrome do hiperestímulo ovariano. Pois, é um problema grave que resulta num inchaço no abdome e que pode exigir internação.

 

Tipos de indutor de ovulação

Você pode encontrar o indutor de ovulação em dois formatos: via oral e injetável.

O medicamento via oral costuma ser mais indicado nos casos considerados mais simples. Por exemplo, como quando se busca aumentar o número de óvulos liberados e costumam ser utilizados do 3º ao 7º dia do ciclo menstrual.

Os hormônios são usados para aumentar as chances de sucesso em um tratamento de reprodução assistida. No entanto, isso é realizado no caso com indutores injetáveis.

Então, quer saber mais sobre indução de óvulos? Confira outros posts relacionados a Medicina Reprodutiva em nosso blog. Acesse agora!

Agende também a sua consulta clicando aqui!

 

DEIXE SUAS DÚVIDAS NOS COMENTÁRIOS

 

16 Comentários para “Indutor de Ovulação: entenda como funciona o tratamento”

  1. Parabéns pelo artigo, me ajudou muito, vou compartilhar
    sempre seu site.
    http://www.clinicaderecuperacaoevangelica.com

  2. Daiana disse:

    Bom dia. Tenho apenas ovário esquerdo sem obstrução se usar indutor tem chance de dar certo?

  3. mariana disse:

    Para portadores de SOP, com volume de ambos ovários de aproximadamente 29 mm³, o uso de citrato de clomifeno é eficaz? Vale a pena tentar? Se sim, quantos ciclos você recomendaria?

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Mariana,

      O volume do ovário não é critério para evitar uso do Clomifeno.

      Se o problema for somente anovulação, pode ser tentado sim.

      Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  4. ELRILI CHEILA SILVA DE ALMEIDA disse:

    Tenho ovário policísticos e não consigo engravida ja fiz tratamento mais ate agora não engravidei estou esperando esse momento brilhante a 21 anos,ja gastei tudo o que eu tinha,porque meu médico nunca passou um indutor de ovulação.

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Cheila,

      Muitas vezes a indução de ovulação é o primeiro tartamento indicado nestes casos !!

      Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  5. Gabriele disse:

    Bom dia tomo injeção anticoncepcional trimestral, e quero muito engravidar, estou no último mês do ciclo do anticoncepcional, mesmo só terminando no dia 07 o ciclo eu posso tomar indutor? Terá eficácia?

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Gabriele,

      Deve esperar os ciclos ficarem regulares, e o endométrio se recuperar do efeito do AC trimestral.

      Att,

      Dr. Fábio Eugênio

  6. Gabriele disse:

    Bom dia estou no último mês do ciclo do anticoncepcional injetável trimestral, e quero muito engravidar se eu começar a tomar mesmo o ciclo acabando só no dia 07 e não tendo menstruação o indux pode ter eficácia?

  7. Marta Caetano silva disse:

    Boa tarde ? ,Posso tomar meu indutor todas as noites?

  8. Silvia Mota disse:

    Boa noite
    Tenho SOP ;’tomar clomid no 5 dia do ciclo menstrual é o correto ? A ovulação acontece mesmo?
    Preciso muito saber
    Grata!

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Sílvia,

      Depende do caso. Somente com acompanhamento do especialista é possível ter certeza!

      Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  9. Helen Talita Trevisan disse:

    Bom dia
    Meu médico prescreveu clomide como indutor de ovulação. Para começar a tomar no 2 dia do início da menstruação. O dia de início da toma do medicamento interfere no dia mais fértil ou fica tudo igual so aumentando a produção de óvulos.?

Deixe uma resposta

Mensagem