Neste post você poderá conhecer um pouco sobre todas as novidades e avanços existentes na Medicina Reprodutiva em Fortaleza.
A medicina, indubitavelmente, tem avançado a passos largos ao redor dos séculos. Os progressos constantes na prevenção, diagnóstico e tratamento de várias doenças têm contribuído para a melhora da qualidade de vida de toda população, além do aumento de sua longevidade.
Uma das áreas da medicina que mais tem se beneficiado dos avanços da ciência e tecnologia é exatamente a Medicina Reprodutiva. Desde 1978, quando na Inglaterra nasceu o primeiro bebê de proveta – Louise Brown – a fertilização in-vitro (FIV) e suas técnicas correlatas revolucionaram o tratamento da subfertilidade dos casais
Muitas vezes, porém, parece que estes avanços estão distantes de nossa realidade local – Fortaleza – ocorrendo apenas em grandes centros nacionais (ex: São Paulo), ou em países mais desenvolvidos. Este é um grande engano!!
A boa notícia é que todos estes fantásticos avanços da medicina reprodutiva já estão incorporados à rotina de nossas clínicas de reprodução humana em Fortaleza. E há muito tempo!!
Em 1999, pertinho da virada do século, ocorreu o nascimento do primeiro bebê de fertilização in-vitro (FIV) aqui de nossa cidade. Tive o privilégio de fazer parte do grupo de médicos que , em nossa clínica – BIOS, obteve este divisor de águas na medicina reprodutiva cearense.
Nestes 16 anos de evolução da especialidade, Fortaleza sempre se manteve entre os centros mais importantes da medicina reprodutiva brasileira. De tal forma, sem nada a dever aos grandes centro internacionais.
Através de constantes atualizações e treinamentos de equipe médica e embriologistas, fomos incorporando rapidamente cada avanço da especialidade. Sempre no intuito de oferecer ao casal em nosso estado, e estados vizinhos, a mais atual tecnologia. E assim, obter taxa de gravidez nos tratamentos de fertilização in-vitro semelhante aos melhores centros mundiais.
Já nos primórdios do funcionamento de nossa clínica incorporamos a injeção citoplasmática de espermatozoides (ICSI), técnica que veio revolucionar o tratamento nos fatores masculinos de subfertilidade. Hoje a ICSI é rotineira em todos os casos de FIV.
Também desde o início nossa clínica contou com o Laser OCTAX, sendo pioneiro no Nordeste. Surpreendentemente, a técnica facilita o trabalho com embrião para afinamento da zona pelúcida (hatching) e biópsia embrionária.
As técnicas de criopreservação de material biológico (sêmen, óvulo e embriões) sempre foram largamente utilizadas em nossa clínica. Há vários anos já padronizamos a Vitrificação, técnica de congelamento ultra-rápido que conserva melhor a qualidade das células, como o método único de criopreservação. Hoje podemos oferecer chances de gravidez semelhantes com óvulos e embriões a frescos ou congelados (vitrificados).
Atentos aos avanços espetaculares da genética, desenvolvemos treinamento do nosso corpo de embriologistas para realização do PGD e PGS (diagnóstico genético pré-implantacional). Hoje é possível detectar várias doenças cromossômicas e genéticas nos embriões antes de sua transferência para o útero. Utilizamos a técnica mais moderna, que é a hibridização genômica comparativa (CGH). Ela permite a análise de todos os cromossomos do embrião. O procedimento é feito através de biópsia embrionária por laser no 3o dia ou na fase de blastocisto.
Esta técnica de CGH é rotineiramente feita em Fortaleza. Similarmente, é a mesma técnica utilizada em todas as grandes clínicas de reprodução assistida ao redor do mundo. Ainda que sejam privadas ou ligadas a centros universitários.
O laboratório da BIOS hoje conta com 7 incubadoras de última geração. Com intuito de cultivo embrionário dentro das mais rigorosas condições de controle de qualidade laboratorial. Como resultado, uma excelente técnica de cultivo. Formando embriões de qualidade, que por sua vez reflete diretamente em nossa taxas de sucesso.
A transferência embrionária com cateter macio e guiada por ultrassom pélvico (transvesical) é o modelo mais efetivo de otimizar as chances de gravidez. Já utilizamos este processo desde que os primeiros trabalhos científicos confirmaram sua eficácia e segurança.
De nada adiantaria toda esta tecnologia sem uma preocupação principal com o bom atendimento ao casal. Por isso, é fundamental que o casal se sinta acolhido e valorizado. Isso vale especialmente ao enfrentar a jornada da subfertilidade e do seu tratamento.
Dessa forma, toda a estrutura de funcionamento da clínica é voltada completamente para este bom atendimento do casal, procurando trazer conforto físico e emocional em cada passo do tratamento. O mesmo vale para o corpo técnico de médicos e especialidades auxiliares
Acreditem: todos estes avanços estão aqui mesmo em nossa cidade. E a ciência não para de avançar. Com toda a certeza, novas tecnologias estão sempre sendo incorporadas à nossa medicina reprodutiva alencarina.
Hoje podemos dizer com tranquilidade, sem medo de errar:
A medicina reprodutiva em Fortaleza anda pari passu com os grandes centros da especialidade em nível mundial.
Inegavelmente, tenho comprovação constante desta afirmação quando frequento os congressos internacionais de nossa especialidade.
Conversando com colegas de outros países, e assistindo às apresentações de suas pesquisas e resultados clínicos, vejo que estamos semelhantes,ou mesmo superiores, a eles nas taxas de sucesso (gravidez) que oferecemos aos nossos casais. Inclusive, muitos deles ficam impressionados com nossas estatísticas de gravidez nos casos de FIV. Bem como com a estrutura que temos em funcionamento.
Os casais devem ficar cientes destes avanços em nossa cidade. Sobretudo, saberem que a grande maioria dos casos de subfertilidade têm tratamento efetivo. Você encontrará com certeza profissionais e clínicas que podem lhe ajudar. Contatem um especialista e tirem todas as suas dúvidas. Afinal, não faz sentido nenhum avanço na medicina se não for exatamente para lhe ajudar !!
Enfim, este foi nosso assunto e comentário da semana. Boa leitura e proveito, e até nosso próximo post.