A Fertilização in Vitro (FIV) é um tratamento de alta eficácia indicado para casos mais avançados de infertilidade. Assim, são realizados especialmente onde a idade da mulher é superior a 35 anos e não teria bons resultados se recorresse à inseminação intrauterina, por conta do envelhecimento dos óvulos. Além disso, outras indicações clássicas são a obstrução nas trompas, ou alterações do sêmen no espermograma. Abaixo, separamos 10 coisas que você precisa saber antes de realizar a FIV.
O primeiro passo da FIV é fazer a coleta dos gametas. Os espermatozoides são obtidos por meio de masturbação. Porém, alguns homens não apresentam gametas no sêmen e, nesses casos, é preciso fazer uma punção ou biopsia para retirá-los diretamente dos testículos.
Por outro lado, nas mulheres é feita uma indução de ovulação, geralmente com injeções subcutâneas (gonadotrofinas), os mesmos medicamentos usados no coito programado. Eles podem ser usados administrados por injeções subcutâneas (gonadotrofinas) por cerca de 10 a 12 dias.
Depois de coletados, é feita uma seleção dos espermatozoides, inseminação nos óvulos (ICSI) e depois eles são colocados em uma cultura. Na técnica de ICSI o espermatozoide é injetado diretamente no óvulo. Ou seja, o processo é idêntico ao que ocorre na trompa feminina nos casos de gravidez natural.
Quando o embrião já está pronto ele é implantado no útero da mulher. No entanto, a quantidade de embriões depende da idade da mulher, e da qualidade dos embriões. Utiliza-se um espéculo, aparelho usado normalmente no exame ginecológico para localizar o colo uterino, e depois um cateter bem fino é inserido no útero da mulher.
Contando com a estimulação, a fecundação in vitro, a implantação dos embriões e o exame que detectará o sucesso ou não do procedimento, a Fertilização in Vitro costuma durar em torno de 25 dias.
Só para ilustrar, os custos da FIV variam de R$ 15 mil a R$ 20 mil.
Normalmente a técnica é utilizada para casais em que a mulher tenha problemas nas trompas ou endometriose, o que pode dificultar a chegada dos espermatozoides até o óvulo. Também pode ser feita em casos de problemas na produção de gametas no homem.
“Normalmente as chances de sucesso estão ligadas à idade do óvulo. Já que eles existem na mulher desde a infância e também passam pelo processo de envelhecimento celular. Mulheres com menos de 35 anos tem 60% a 70% de chances. Entre 35 e 38 anos, as chances caem para 40-50%, e continuam a baixar com o aumento da idade da mulher”, destaca o especialista Dr. Fábio Eugênio, da Clínica de Medicina Reprodutiva.
O uso dos medicamentos para indução de ovulação é contraindicado em alguns casos. Entre eles, mulheres com carcinoma ovariano, uterino ou mamário e tumores do hipotálamo ou da glândula pituitária.
Por ser um tratamento que envolve uma equipe multidisciplinar com ginecologista, urologista e embriologistas, o ideal é procurar uma clínica especializada de confiança. Nesse caso, a Clínica de Medicina Reprodutiva é referência no Assunto.
A gravidez múltipla é considerada um risco do tratamento, nos casos em que são transferidos mais de um embrião ao útero. Nesse sentido, é possível minimizar este risco transferindo um número adequado de embriões para cada situação clínica. Ou mesmo com transferência de embrião único!
Gostou da leitura? Em nosso blog temos mais assuntos relacionados!
Bom dia Doutor!!
Meu marido possuí o canal obstruido por onde sai o sêmen fizemos exames e descobrimos que sai zero espermatozóide nele e que o saco escrotal esta normal… sera que conseguimos engravidar?
Oi Daniela,
Neste caso é possível fazer a FIV captando espermatozoides dos testículos.
Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227
Atenciosamente,
Dr. Fábio Eugênio
Bom dia Dr Fabio
Tem 44 anos será que conseguiria sucesso neste procedimento?
Oi Cláudia,
Pode engravidar sim pela FIV, mas é preciso avaliar se com seus óvulos, ou com óvulos doados.
Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227
Atenciosamente,
Dr. Fábio Eugênio
Boa tarde Dr Fábio, quando uma transferência de embriões não é bem sucedida,o q acontece pra que o embrião que foi colocado seja eliminado?
Oi Sanderclea,
O embrião é um conjuntinho microscópico de células. Se não implanta é reabsorvido pelo próprio útero.
Att,
Boa noite doutor Fábio estava vendo aqui agora sobre o sonho de ser mãe novamente mim ajude estou tão frustrada tive 3cesarias na última grávidez de meu filho fui ligada ..mas com o passar dos anos não deu certo com o pai de meus filhos hoje sofro amargamente com esse desejo de ser mãe novamente pois hoje estou firmada com um homem maravilhoso e queria muito engravidar mim sinto tão triste mim ajude tenho 39 será possível ..pois é um sonho e seria muito feliz obrigada Deus abençoe
Oi Clemilda,
É possível sim gravidez através da fertilização in-vitro (FIV) !!
Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone (85) 9.9909.0227
Atenciosamente,
Dr. Fábio Eugênio
Tenho 41 anos,será q consigo sucesso nesse procedimento?
Oi Adriana,
É possível sucesso sim!! Mas não perca tempo em fazê-lo !!
Para mais informações me contacte no e-mail (drfabioeugenio@gmail.com), ou no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227
Atenciosamente,
Dr. Fábio Eugênio
Nice post. I be taught one thing more challenging on different blogs everyday. It will at all times be stimulating to read content material from different writers and practice just a little one thing from their store. I’d prefer to use some with the content on my weblog whether or not you don’t mind. Natually I’ll give you a hyperlink in your internet blog. Thanks for sharing.