×
Blog

Quando procurar um médico para engravidar?

20 de abril de 2019

Uma pergunta que muitos casais fazem “Quando procurar um médico para engravidar?” Bem, a relação sexual é o caminho mais curto para o casal que deseja ter um filho. No entanto, se em alguns meses a gravidez não se concretiza, é indicado procurar um médico. Mas em quanto tempo devo procurar um especialista?

Médicos explicam que a grande maioria dos casais engravidam no primeiro ano de tentativa. Se não ocorrer neste período de 12 meses, vale à pena acionar um especialista. Isso vale para quem está abaixo dos 35 anos. Após essa idade, o indicado é recorrer à ajuda médica depois de seis meses.

Quem devo procurar primeiro? Inicialmente um ginecologista investigará as causas infertilidade por meio de exames de sangue, e exames de imagem específicos.  Então, no caso do homem, o urologista pode ser acionado caso haja alteração do espermograma. Se necessário algum tipo de intervenção mais complexa, os pacientes são encaminhados a um especialista em reprodução humana.

Escolha de um bom profissional

É essencial escolher um profissional qualificado para acompanhar o seu tratamento. Por isso, pesquise sobre o médico. Busque informações: veja se ele possui títulos de Ginecologia e Obstetrícia, e especialização em Reprodução Assistida. O site da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida pode ajudar (www.sbra.com.br). Caso seja uma clínica, observe se conta com um ótimo laboratório de FIV, com equipamentos atualizados e um excelente embriologista.

Voltando para o médico, atente para o Registro de Qualificação de Especialização (RQE). Trata-se de uma qualificação complementar que é tão ou mais importante que o CRM–o famoso certificado emitido pela entidade responsável por garantir que aquele profissional fez as provas obrigatórias e tem a qualificação necessária para praticar a Medicina e fazer atendimento aos pacientes.

O RQE reforça que aquele profissional, além de qualificado a praticar a Medicina, tem também especialização completa na área em que atua. Dessa forma, o registro deve constar em carimbos, receituários, placas de consultórios, mídias e revistas.  E para que serve o RQE? Proteger a sociedade de falsos especialistas e resguardar a associação de especialidade do médico.

Outro fator muito importante é a indicação. Por isso, converse com pessoas que já fizeram tratamentos de reprodução com o profissional. Não deixe de consultar informações na internet (perfil do médico, participação em fóruns), etc.

Escolha uma clínica de ponta

É essencial que você escolha uma clínica com recursos tecnológicos modernos e que apresente soluções completas para você. Afinal, a sua saúde é a questão central, e precisa estar em boas mãos.Atente-se aos seguintes pontos:

1 – Preparo técnico da equipe; Quem é o médico responsável?

2 – Qualidade da clínica (equipamentos, instalações e ambiente);

3 – Se a clínica investe no aprimoramento de novas técnicas e no desenvolvimento de pesquisas científicas;

4 – Repare se oferece atendimento humanizado;

5 – Confira se possui serviço completo, desde técnicas mais simples como a inseminação artificial até as mais complexas, como a Fertilização in vitro com Diagnóstico Pré-Impantacional (FIV e PGT).

 

Quer saber mais? Confira outros artigos aqui no nosso blog ou deixe seu comentário!

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro.

Deixe uma resposta

Mensagem