Conviver com a infertilidade já é, por si, muito complicado para a maioria dos casais que passam pelo problema. A dificuldade gera ainda outros sentimentos negativos, como ansiedade e estresse. Passar por cima desse primeiro obstáculo e buscar ajuda de um especialista é certamente um primeiro passo seguro.
Conhecer as verdadeiras causas do problema e o que de fato gera a infertilidade diminui uma enorme parcela de angústia. Na maioria dos casos, logo na primeira consulta, os casais já saem do consultório bem mais aliviados, otimistas e com esperança de vencer o problema.
Contudo, esse momento de tranquilidade pode ser passageiro. Com o início do tratamento, uma nova tsunami de expectativa, ansiedade e estresse começa, resultando em ainda mais euforia e aflição.
Então a dica é: Antes de dar início ao tratamento da fertilização com o especialista, a até mesmo durante o processo, é preciso se preparar para todos esses choques emocionais. Essa preparação psicológica vai ajudar a diminuir o sofrimento da espera e fazer chegar ainda mais rápido a tão sonhada gravidez. Seguem abaixo dicas de alguns hábitos que podem trazer a tranquilidade necessária nessa fase tão importante da vida do casal.
Sabemos que não é fácil dividir com as pessoas mais próximas esses aspectos emocionais que todos que fazem o tratamento passam, principalmente com quem não sabe o que significa a infertilidade. Uma das formas de aliviar o que tanto guarda pra si é encontrar grupos de pessoas que passam pelo mesmo processo e conhecer histórias parecidas com a sua. Isso vai te motivar ainda mais.
Valorize fazer coisas simples do dia a dia como, dar aquela gargalhada assistindo um filme, ou até mesmo chamando a família para um almoço no meio da semana. Isso pode ser tão maravilhoso e relaxante quanto uma mega viagem para o caribe. O melhor de tudo é que além de prazeroso não vai pesar no bolso.
Um cardápio saudável vai fazer você se sentir bem e com outro fôlego. Substituir o açúcar, pães e massas por frutas, amêndoas e saladas já é um bom começo. Essa pequena mudança, aliada a algum exercício que adora fazer já vai mudar radicalmente a forma como se sente e até mesmo como se olha no espelho. Afinal de contas, não existe coisa melhor que se sentir bem consigo mesmo.
Optar por uma técnica de relaxamento pode ser uma prática imprescindível durante o tratamento de fertilização. Massagens terapêuticas de qualquer natureza ou até mesmo uma sessão de acupuntura podem renovar seu corpo e sua mente te deixando novinha (o) em folha. Geralmente quem começa umas dessas técnicas durante o tratamento de fertilização nunca mais as deixa.
È normal que uma avalanche de sentimentos tome conta da sua mente durante esse processo. Manter-se informado sobre as novas tecnologias de fertilização e as últimas informações sobre o assunto vai te ajudar a se atualizar sobre o tema e se sentir por dentro de todas as novidades. Lembre-se que conhecimento nunca é demais.
Momentos bons e ruins sempre irão existir. Compreenda e tente concentrar-se no que pode controlar. Retire da sua cabeça o que você não pode. Utilize essas dicas com resiliência e leia sempre que for necessário. Depois de percorrer todo o caminho vai olhar por onde andou e sentir que tudo ajudou a realizar seu grande sonho.
Quer saber mais informações sobre o assunto? Confira outros posts com temas relacionados à medicina reprodutiva em nosso blog.
Adorei seu conteúdo Parabéns, bem completo e dinâmico.
Era exatamente o que eu estava buscando na internet e
todas as minhas dúvidas foram tiradas aqui. Muito sucesso e
gratidão!