×
Blog

Saúde emocional: Como cuidar de si durante o tratamento da infertilidade

4 de dezembro de 2018
tratamento da infertilidade

O tratamento da infertilidade pode alterar o temperamento e o humor devido a incerteza do processo.

 

Planejar ter um filho e descobrir que esse sonho é improvável de acontecer pode mexer muito com o emocional das pessoas. A infertilidade afeta diretamente nas chances do sucesso de uma gravidez em condições normais ou através de técnicas de reprodução assistida. Contudo, é possível reverter o quadro e existe tratamento. Mas o processo em si na realidade não é muito diferente dos tratamentos em geral. Assim, como todo procedimento semelhante gera ansiedade, expectativa e às vezes muita insegurança, o mesmo acontece.

O estado emocional das pessoas pode ser alterado e apresentar intensas modificações durante esse processo. A insegurança começa a partir do momento em que se detecta a infertilidade. A partir de então, quando se opta pela ajuda especializada, há de se ter a consciência de que haverá consequências psicológicas. Podendo também, mexer nos sociais na vida dos indivíduos.

O processo que envolve o tratamento, altera consideravelmente o psicológico e o estado emocional das pessoas envolvidas. As mudanças constantes de sentimentos geram desgastes emocionais que podem afetar as relações de forma irreparável. Pesquisas científicas apontam que as chances de concepção natural do ser humano normalmente já são baixas. As taxas variam de 18% e 20% por ciclo ovulatório, se for considerado o estado de um casal saudável e em fase reprodutiva.

Contudo, existem fatores que diminuem ainda mais essas chances. Para o tratamento de Fertilização In Vitro não é diferente. De acordo com o Dr.Fábio Eugênio “Quando o paciente recorre ao tratamento na Clínica, existe todo um acompanhamento por profissionais de saúde que dão todo o suporte para que o tratamento siga tranquilamente”.

 

Dicas para cuidar do estado emocional em tratamentos de infertilidade

Se possível, busque o apoio de um profissional em psicologia. Dessa forma, é possível tentar amenizar os efeitos desta situação. Tente aceitar a situação e não se sinta culpado. É muito mais comum do que se imagina e todo mundo está sujeito a estas alterações emocionais.

É importante ressaltar que a sua vida não deve parar, existem outros aspectos também importantes, como os projetos de vida. Encare este desafio de forma positiva e conte com o apoio de pessoas em quem você confia, pois manter a atitude de compreensão e tolerância são muito importantes nesse momento.

 

Quer saber mais? Confira diversos posts sobre esse e mais outros temas relacionados a medicina reprodutiva em nosso blog. Corre e confere!

 

DEIXE SUAS DÚVIDAS NOS COMENTÁRIOS

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro.

Deixe uma resposta

Mensagem