Dormir traz vários benefícios. De acordo com os pesquisadores da Universidade de Washington, em St. Louis, Missouri, nos Estados Unidos, mulheres que dormem cerca de 7 a 8 horas regularmente e na mesma hora diminui o tempo de espera para engravidar do que aquelas que dormem menos. O estudo, feito com 176 pacientes, foi apresentado em outubro no Congresso Americano de Reprodução Humana (ASRM 2018). Os resultados mostraram que, ao final de 1 ano, 75 pacientes já tinham engravidado espontaneamente desde o início do estudo. A pesquisa também considerou o índice de massa corpórea, o tempo de sono e o número de vezes que as mulheres acordavam durante a noite.
É uma pesquisa recente, da Universidade de Warwick, no Reino Unido. Segundo os estudiosos, é preciso uma sintonia entre relógio biológico do útero e o relógio biológico do corpo da mãe. Isso para que se tenham condições ideais ao crescimento e desenvolvimento fetal. E o sono é considerado parte fundamental dessas circunstâncias.
Algumas mulheres tem dificuldade em engravidar naturalmente. E alguma alteração pode reduzir as chances de engravidar. Por isso eu sempre digo aos meus pacientes que é preciso estar atento ao funcionamento do organismo em geral. E dormir bem, ou seja, ter um sono regular, proporciona níveis ideais de hormônios (melatonina, hormônio de crescimento, insulina, androgênios, serotonina e esteroides) além de reduzir o estresse em mulheres em tratamento de reprodução humana.
Além de uma boa noite de sono, saiba que é essencial ter hábitos saudáveis. Em suma, praticar exercícios regularmente e alimentação balanceada vão fazer que o organismo seja mais saudável de forma geral. Caso contrário, o corpo adoece e para quem está tentando engravidar, o desequilíbrio dor hormônios por ausência de bons hábitos, prejudica a fertilidade.
Gostou de saber que dormir bem ajuda a engravidar rápido? Navegue no nosso site e veja outras matérias super interessantes sobre reprodução humana.
Artigo maravilhoso, obrigado por postar, irei até retornar ao
seu site com mais frequência. Obrigada