×
Blog

Fertilização in vitro: Guia completo para fazer o procedimento em Fortaleza

5 de junho de 2020

A Fertilização in Vitro (FIV) é uma técnica de reprodução assistida bastante procurada por mulheres com dificuldades para engravidar. Apesar de apresentar complexidades, trata-se de um processo seguro e eficiente. Conhecido também como o método do “bebê de proveta”, é realizado por um médico especialista que irá estudar cada caso e indicar quais procedimentos são mais adequados para garantir a saúde da futura mamãe e do bebê.

O especialista em reprodução humana, dr. Fábio Eugênio, da Clínica Medicina Reprodutiva, explica passo a passo como é a realizada a Fertilização in Vitro.

1- A consulta

Antes de optar por qualquer procedimento de reprodução assistida é importante saber se de fato a mulher irá precisar de um. A dificuldade em engravidar pode ser originária de uma disfunção leve que, ao ser identificada pelo médico especialista, pode ser solucionada e assim, gerar a gravidez espontânea. A Clínica Medicina Reprodutiva analisa todos estes fatores desde a primeira consulta. Além da história clínica e dos antecedentes dos futuros papais, são levantados os históricos familiares, índice de massa corporal, reserva ovariana da mãe e vários outros aspectos que interferem na geração do bebê.

2- Os exames

Com a confirmação que a paciente, de fato, irá precisar de uma técnica de reprodução assistida, será realizada uma série de exames para levantar diversos aspectos da saúde da paciente, além de apontar qual técnica é mais indicada para cada caso específico. A FIV pode ser uma opção, assim como também a inseminação intra-uterina, a estimulação ovariana com coito programado, e outras técnicas.

Com a confirmação da FIV como melhor opção, o procedimento tem início junto com o ciclo menstrual da mulher. Com isso definido o médico especialista irá realizar uma ultrassonografia para identificar se está tudo bem com o útero, e ovários da paciente.

3- Estimulação ovariana controlada

A estimulação ovariana acontece no período de 10 a 12 dias. Naturalmente a mulher produz um óvulo por ciclo menstrual. Neste procedimento aumentam as chances de gravidez porque os ovários são estimulados a produzir uma quantidade maior de óvulos. Neste intervalo de tempo serão realizadas cerca de 3 a 4 ultrassonografias, além do nível de hormônios no sangue. Dessa forma, o médico consegue comprovar que o crescimento e a evolução dos folículos estão dentro dos parâmetros normais.

4- Punção ovariana para coleta de óvulos

Este procedimento é realizado 36 h após a conclusão da estimulação ovariana. Por meio de uma ultrassonografia será identificado se os folículos alcançaram o tamanho e quantidade ideais de óvulos. Após isso, será administrada uma injeção de HCG ou GnRH que induz o amadurecimento do óvulo e depois, no prazo de 36 horas, será programada a punção folicular, que dura cerca de 15 a 20 minutos com anestesia (sedação venosa) para evitar o desconforto da paciente.

Com a obtenção dos óvulos da mulher e dos espermatozoides do homem, o passo seguinte é a fecundação em laboratório. Nesta etapa é realizada a técnica ICSI (injeção citoplasmática do espermatozóide), que consiste em introduzir um único espermatozóide de boa qualidade dentro de cada óvulo.

Por fim, os embriões resultantes da fecundação são observados no laboratório diariamente para que o médico acompanhe a evolução e classifique-os quanto a sua morfologia e capacidade de divisão. Alguns embriões podem ter um desenvolvimento anormal e serão considerados como não viáveis.

5- Transferência embrionária

Esta etapa é realizada com embriões a fresco (3 a 5 dias após fecundação), ou congelados (técnica de vitrificação). Depois de selecionar os melhores embriões, o médico especialista irá introduzi-los no útero da mãe. O processo é rápido e indolor e realizado em sala de transferência embrionária no centro cirúrgico, orientado por ultrassom. Feito isso, a FIV chega a sua fase final. A partir daqui começa a contagem regressiva para o exame de beta-hcg, o período em que é dado tempo para o embrião se instalar no útero e gerar a gravidez.

6- Teste de gravidez

O teste de gravidez deve ser realizado no período de 12 a 14 dias após a introdução do embrião no útero da paciente, por meio de um exame sanguíneo que mede a quantidade de beta-hcg circulante.

7- Ultrassonografia

Chegamos à última etapa da Fertilização in Vitro. A ultrassonografia para visualizar p embrião! Pode ser realizada após 14 dias do beta-hcg positivo. Este é o momento em que os futuros papais vão poder ver, pela primeira, o resultado de um procedimento realizado com muita tecnologia, mas, sobretudo com extremo cuidado, atenção e amor.

Se ficou interessado na Fertilização in Vitro e outros procedimentos de reprodução assistida marque já a sua consulta no (85) 3047.8080 ou (85) 99909.0227.

Quer saber mais sobre reprodução assistida, fertilidade e outros métodos relacionados? Acesse nosso blog e boa leitura!

7 Comentários para “Fertilização in vitro: Guia completo para fazer o procedimento em Fortaleza”

  1. Fernanda Sales da Silva disse:

    Quero saber quanto custa a fertilizacao

  2. Edinete cardial Santos disse:

    Fiz laqueadura tenho chances

  3. Priscilla disse:

    Sou lésbica e sou casada gostaria muito de ter um filho ..será que posso fazer inseminação

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Priscilla,

      Pode sim engravidar através dos tratamentos de reprodução assistida, usando sêmen de doador (banco de sêmen).

      Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem