Indutores de ovulação são medicamentos que auxiliam mulheres que não ovulam ou possuem ovulação irregular. Existem dois tipos de indutores de ovulação: os injetáveis (gonadotrofinas), e as de mais fácil acesso, utilizadas via oral, como é o caso do citrato de clomifeno e o letrozol. Estes medicamentos são indicados pelo ginecologista ou especialista em reprodução humana para induzir e/ou estimular a ovulação.
De acordo com especialistas, é indicado para pacientes jovens que apresentam uma alteração leve da fertilidade associada à ovulação. Também é eventualmente prescrito para pacientes com o diagnóstico de infertilidade sem causa aparente (ESCA).
Vale lembrar que o diagnóstico de infertilidade se baseia no tempo em que o casal tentante busca a gravidez. Pode-se esperar por gravidez natural até um ano para idade abaixo dos 35 anos, e seis meses a partir dos 35 anos.
No entanto, a medicação indutora não é recomendada para mulheres que estão com as trompas obstruídas. Isso porque a indução da ovulação não é suficiente, considerando que existe um obstáculo físico para que o óvulo encontre o espermatozoide.
É fundamental também que a fertilidade do parceiro seja avaliada, pois muitas vezes existe associado algum um fator masculino de subfertilidade.
Riscos
A hiperestimulação dos ovários e a gravidez múltipla são possíveis complicações que os indutores de ovulação podem provocar. No entanto, este risco existe praticamente apenas quando a medicação não foi prescrita e personalizada na dosagem adequada para a paciente. A qualquer sinal de desconforto, é preciso conversar com o médico para esclarecer dúvidas e evitar uma complicação.
O uso indiscriminado e sem acompanhamento pode levar também a um aumento do ovário, elevando o risco de a paciente formar cistos ou ter, em casos raros, uma torção de ovários, que pode requerer internação para melhora e resolução do quadro.
Quer saber mais sobre métodos para engravidar? Acesse nosso blog e aproveite!
Fontes:
https://www.tuasaude.com/ovulacao/
http://www.vidabemvinda.com.br/blog/indutor-de-ovulacao-solucao-ou-problema-para-casais-que-querem-engravidar/