×
Blog

Infertilidade masculina tem solução?

22 de julho de 2019

Cerca de 15% dos casais que pretendem engravidar apresentam algum tipo de dificuldade. Anteriormente, os problemas eram atribuídos às mulheres. Porém, os homens também podem apresentar distúrbios. Contudo, isso não significa a impossibilidade definitiva de ter filhos. Muitas das causas da infertilidade masculina podem ser tratadas como disfunções hormonais ou processos infecciosos. E há também cura.

Por exemplo, a varicocele – que são varizes que aparecem no cordão espermático e podem atrapalhar a produção de espermatozoides – pode ser resolvida por meio de processo cirúrgico. Além disso, as veias problemáticas são bloqueadas no processo. 

Do mesmo modo são as infecções urogenitais. “A prostatite (infecção na próstata), problemas nas vesículas seminais e infecções causadas por clamídia ou gonorreia. Quando instaladas, as situações provocam obstrução total ou parcial do ducto deferente. O canal é o que guia os espermatozoides para fora do corpo masculino. Distúrbios hormonais são fatores mais leves e que são tratados com facilidade”, destaca o médico da Clínica de Medicina Reprodutiva, Dr. Fábio Eugênio. 

Diagnóstico de infertilidade masculina

Primeiramente, para verificar se o homem é infértil é o diagnóstico correto. O espermograma é um exame cuja precisão depende muito de como foi feita a coleta do esperma. Mas muitos indivíduos ficam ansiosos na hora de colher o material, não conseguem ejacular adequadamente e o resultado dá bastante alterado. 

Por isso, para evitar conclusões equivocadas, é executada a repetição do exame num laboratório que ofereça boas condições de coleta para ver se a alteração de fato existe. Se existir, torna-se necessário investigar sua causa. 

Por outro lado, para diagnosticar a varicocele, o exame é físico. O Urologista apalpa as veias que, pela própria anatomia do testículo, ficam mais dilatadas do lado esquerdo.

Descartada também a presença de infecções e a disfunção hormonal, as três causas que, como dissemos, podem ser tratadas, estuda-se qual o tipo de tratamento de reprodução assistida mais indicado para aquele caso.

Quando a causa da infertilidade do casal é masculina, é o número de espermatozoides que guia o tratamento: entre 10 e 15 milhões, pode-se recorrer à inseminação intrauterina; abaixo de 10 milhões, a técnica de maior sucesso é a fertilização in vitro (FIV). 

Gostou do nosso material? Acesse outros conteúdos relacionados em nosso blog! Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários! 

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro.

Deixe uma resposta

Mensagem