Uma doença silenciosa e não muita conhecida pela população. Porém muito comum. Estou falando da Clamidia – uma DST (doença sexualmente transmissível) causada por uma bactéria chamada Chlamydia trachomatis. Todos os anos, cerca de 92 milhões de pessoas no mundo são contaminadas por esta bactéria que causa a doença.
Como eu disse anteriormente Clamídia é uma doença silenciosa. No entanto, em alguns casos ela apresenta os seguintes sintomas:
Não. Tanto o sexo feminino como o masculino. Pessoas que têm mais de um parceiro sexual, não fazem uso regular de preservativos, já possuíram outras DST’s e possuem faixa etária menor de 25 anos estão no grupo de risco.
E se a clamídia não for tratada da forma correta pode prejudicar a vida reprodutiva do casal.
Pode sim. O motivo é porque a doença ataca o sistema reprodutor feminino. Mas se a enfermidade for devidamente diagnosticada , ela pode ser cuidada e curada.
Mas como a doença é silenciosa, fica difícil detectar a clamídia. Para você ter uma ideia, a estimativa é de que 85% a 90% dos infectados por ela não sentem qualquer nada.
Não. A Clamídia poderá ser diagnosticada por exames específicos de fertilidade, de sangue, de urina ou de secreção na região genital.
É feito por meio de antibióticos prescritos pelo médico, já é uma doença bacteriana. Mas atenção, em alguns caso mais crônicos, a clamídia pode levar a abcesso intra-pélvico, cujo tratamento é cirúrgico, e mesmo após cirurgia, podem levar a obstrução tubárea.
Se a doença for tratada de forma correta, sim. E é possível ter uma gravidez saudável.
Mas atenção! É muito importante que a doença seja curada, porque ela pode ser transmitida para o bebê inclusive na hora do parto.
Espero que tenha gostado do nosso post de hoje! Acesse o nosso site e confira outras matérias sobre reprodução humana!