As mulheres, geralmente, são as que mais se preocupam com os problemas de fertilidade, porém essa questão também pode atingir os homens que têm o sonho de ser pai. De acordo com o Dr. Fábio Eugênio Rodrigues, especialista em reprodução humana, o casal precisa estar sempre alerta: “Após períodos de 6 meses a 1 ano de tentativas naturais de gravidez sem sucesso, o casal já deve procurar o especialista. Muitas vezes apenas a mulher realiza os exames pensando serem elas as causa da problema. Entretanto, em diversos casos, a subfertilidade está no público masculino”, explica o especialista.
Azoospermia, que é a ausência de espermatozoides no sêmen, e a Varicocele, dilatação de veias testiculares que podem levar à diminuição da produção de espermatozoides, são duas alterações que causam a subfertilidade masculina. Vários fatores podem ser responsáveis pela origem dessa subfertilidade, dentre eles, estão problemas endócrinos ou estruturais, genéticos, doenças como infecções, maus hábitos de vida e entre outros.
Porém, segundo Dr. Fábio Eugênio, com a medicina reprodutiva, é possível reverter essa realidade:
“Cada caso deve ser avaliado minuciosamente e, com os avanços da medicina reprodutiva, até mesmo problemas como a azoospermia podem ser tratados de maneira a propiciar gravidez ao casal. Por vezes este tratamento será a Fertilização in-vitro (FIV) com Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóide (ICSI), sendo os espermatozoides captados diretamente dos testículos por meio de cirurgia”, explica o especialista.