Quando tocamos no tema obesidade, surgem várias questões em torno do assunto. Por exemplo, será que o ganho de peso durante a gravidez pode prejudicar o período da gestação? Como mãe, a obesidade pode interferir na minha saúde e do bebê?
Calma! Nem tudo é motivo para pânico.
Diante de todas essas preocupações, vamos descobrir o que são mitos e verdades.
Ironicamente, apesar da grande presença de calorias, a mulher com obesidade apresenta carência de vitaminas e minerais e isso pode refletir na saúde do bebê.
Então preste atenção, pois hábitos saudáveis, como a ingestão de alimentos nutritivos de forma moderada, é sempre uma boa pedida.
Qual mulher nunca ouviu do marido preocupado, “amor não levanta peso, pode fazer mal?”
Segundo a pesquisadora, Leah Savitsky, da Oregon Health and Science University, em Portland, nos Estados Unidos, exercícios podem na verdade ajudar a reduzir o risco de diabetes e doenças relacionadas ao aumento da pressão sanguínea em mulheres obesas grávidas.
Além disso, a pesquisa também revelou que a prática do exercício durante a gravidez estava relacionada ao menor risco de nascimentos de bebês prematuros e mortalidade materna.
Essa relação não existe!
O sobrepeso exagerado da mãe não vai influenciar no tamanho da criança, e sim, em sua saúde, pois há uma probabilidade da mãe e do bebê desenvolverem doenças, como diabetes, hipertensão e obesidade.
Em pesquisa elaborada pelo Instituto Karolinska, em Estocolmo, Suécia, pesquisadores identificaram que o aumento do risco de epilepsia na criança é proporcional ao nível do peso da mãe nos primeiros meses de gravidez.
Na pesquisa foram recolhidos dados de 1,4 milhão de crianças nascidas entre os anos de 1997 e 2011 no país.
É normal engordar na gravidez, e, embora, não exista um valor correto que determina o peso que se adquire nessa fase, deve- se levar em consideração o IMC da mulher ao engravidar.
Estes valores estão de acordo com o conselho da Associação Americana de nutrição, que considera: alterações corporais com o aumento das glândulas mamárias, desenvolvimento da placenta, feto, líquido amniótico, aumento do útero e aumento do volume sanguíneo.
Quer realizar o sonho de ser mãe? Agende uma visita em nossa clínica.
a obesidade na minha gravidez ajudo me desregularizar ainda mais principalmente minha libido que sumiu conforme o passar do tempo
Oi Bruna,
Com acompanhamento especializado certamente você conseguirá normalizar seu estado nutricional!
Att,
Olá, excelente post! Amei demais seu conteúdo e gostaria de convidar a dar uma olhadinha em meu site. Acredito demais que irá ajudar e muito em seu projeto! Grata, te aguardamos por lá, Sucesso!!