Um dos assuntos que mais incomodam os homens é a impotência sexual (ou disfunção erétil), que não deve ser confundida com a infertilidade. São dois problemas diferentes. Contudo, ambos possuem tratamentos avançados e com grandes possibilidades de resolução. Enquanto o primeiro é causado quase que exclusivamente por questões emocionais dos homens, o segundo é ocasionado por fatores físicos presentes no homem, na mulher, ou mesmo em ambos.
É sempre bom que se destaque estas diferenças pois, até hoje, muitos homens evitam procurar tratamentos para casos de infertilidade conjugal por achar que isto significa uma redução de sua virilidade, o que não é verdade.
De acordo com estudo realizado nos Estados Unidos por E. D. Whitehead, que fez uma avaliação dos casos diagnosticados de impotência, um em cada 13 homens entre 20 e 39 anos é impotente. Este número aumenta com a idade, para aproximadamente um em cada 10 homens acima dos 50 anos. Este dado corresponde a dois milhões de homens somente no Reino Unido. Ao contrário do que muitos pensam, a disfunção erétil tem origem, em cerca de 90% dos casos, em causas emocionais, e não físicas.
Os principais fatores apontados são estresse, problemas conjugais, ansiedade ou depressão, falta de atração pela parceira, culpa e repressões sexuais.
O tipo de tratamento irá variar de acordo com o diagnóstico da causa. Se houver algum problema orgânico, como falta de testosterona, por exemplo, podem-se aplicar medicamentos para repor o hormônio. Em casos de disfunções de origem vascular ou neurológica, é possível até mesmo indicar cirurgia ou colocação de prótese. Contudo, estas são situações extremas. Geralmente, a psicoterapia é suficiente para sanar a impotência.
Já a infertilidade é a inabilidade de um casal chegar à concepção ou a incapacidade de manter uma gravidez até o nascimento do feto.
O problema atinge um em cada seis casais. O curioso é que homens e mulheres dividem igualmente a responsabilidade por este mal. 40% dos casos de infertilidade são devido a causas masculinas e 40% a causas femininas. Os outros 20% são uma combinação de fatores entre os dois sexos. Entretanto, é importante ressaltar que, independente da origem, este é um problema do casal.
A boa notícia é que, com os avanços da medicina e da tecnologia, é possível que grande parte dos casais consiga realizar o sonho de conceber uma criança através da reprodução assistida, como, por exemplo, a fertilização in vitro ou a inseminação artificial. Ambos os procedimentos seguros e com boas chances de sucesso.
Ou seja, impotência e infertilidade são duas patologias com causas e tratamentos distintos. O mais importante, quando surgirem dúvidas como esta, é deixar de lado comportamentos machistas e buscar a orientação de um especialista. Também não se deve temer o julgamento por uma dúvida aparentemente tola. Se algo nos incomoda, certamente não é uma bobagem.
parar de beber foi a melhor coisa que eu fiz na vida hoje tenho muito mais tempo parar ler livros que eu realmente gosto. Hoje vivo muito mais feliz e sou uma pessoa muito mais completa, é muito bom largar um vício e ver que nossa vida é muito mais do que isso.
muito interessante saber todos os fatores que interligam a disfunção erétil muitos homens não fazem a minima ideia do que acontece com seu proprio corpo e quando surge algo diferente sentem medo e vergonha de procurar ajuda isso tem que mudar
muito bom o artigo. acho q ajuda bastante divulgar esse assunto
Olá parabéns pelo seu conteúdo Obrigado por nos manter bem informados!
Gostei do conteúdo do artigo, aguardo mais dicas como estas. Para quem está começando agora, são dicas de muito valor. Obrigado!!!
Muito bom seu artigo, está de parabens por ter compartilhado com a gente, tambem sugiro esse canal que está me ajudando muito > https://youtu.be/NDA5DLQjXP0 <
Que dica ouro, muito bom, gostei, vou indicar para meus amigos…
Que dica ouro, muito bom, gostei, vou indicar para meus amigos…
o levitra faz mal para saude causa algum efeito colateral?
Olá,
Não, quando indicado e receitado por especialista.
Para mais informações me contacte no e-mail (drfabioeugenio@gmail.com), ou no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227
Atenciosamente,
Dr. Fábio Eugênio
Olá, quero parabenizar pelo belo artigo, fui muito enriquecedor para mim, e vai me ajudar demais!!
Muito obrigado,