A Inseminação Intrauterina Pode Me Ajudar a Engravidar? - Medicina Reprodutiva - Dr. Fábio Eugênio

A Inseminação Intra-Uterina é um dos métodos mais antigos de tratamento de reprodução assistida. Consiste na colocação do sêmen preparado na cavidade uterina, após a estimulação da ovulação na mulher.

Este procedimento vem sendo realizado há mais de um século. No início, de maneira extremamente primitiva e rudimentar. O sêmen sem nenhum preparo era colocado dentro da vagina (inseminação intravaginal), ou do colo uterino (intracervical), naqueles casos em que existiam problemas de ejaculação no homem. A tentativa de introdução do sêmen “cru”, sem preparo, dentro do útero causava cólicas uterinas intensas e risco de reações alérgicas, e por isso esta conduta foi logo abandonada.

Com a evolução da andrologia laboratorial, o processo de preparação do sêmen conseguiu retirar do ejaculado as substâncias que antes causavam aqueles problemas, como as prostaglandinas (substância química presente no sêmen) e impurezas seminais. Através de passagem do sêmen em meio de cultivo específico, e centrifugação, passou-se a conseguir um produto seminal adequado para colocação dentro do útero. Além disso, a técnica laboratorial leva a uma capacitação do sêmen, aumentando a concentração de espermatozoides com motilidade e morfologia normais, e deixando-o mais apto a fertilizar o óvulo.

Assim, a modalidade intrauterina da inseminação tornou-se a mais utilizada, sendo hoje a única técnica estudada e aplicada clinicamente, em detrimento das outras modalidades de inseminação já abandonadas.

A inseminação intrauterina é um tratamento que tem como objetivo sincronizar e facilitar o encontro dos espermatozoides com os óvulos. O processo é iniciado por uma estimulação ovariana controlada, através de medicações orais e injetáveis, visando ao amadurecimento de 2 a 4 óvulos naquele ciclo. Por monitorização ultrassonográfica transvaginal, o médico sabe exatamente quando os óvulos estarão maduros, e quando haverá a ovulação e liberação dos óvulos para as trompas. Ocorrida a ovulação, neste mesmo dia é feito o procedimento de inseminação.

O casal comparece à clínica e o homem fornece uma amostra de sêmen por ejaculação. Este sêmen então será processado (preparado) para retirada de impurezas, espermatozóides imóveis e alterados. Ao final, temos uma amostra de espermatozóides com alto potencial de fertilização. O ideal é que esta amostra contenha pelo menos 5 milhões de espermatozóides com motilidade progressiva por ml de sêmen.

Este sêmen preparado é colocado em um cateter (tubo plástico) muito fino. Este cateter é introduzido lentamente através do colo uterino até que sua extremidade esteja na cavidade uterina. Então o conteúdo do cateter (sêmen) é injetado vagarosamente no interior do útero. A paciente permanece por 15 minutos em repouso e a seguir é liberada. São prescritas medicações para serem utilizadas que facilitam a implantação embrionária, como a progesterona. A mulher pode ter vida e rotina normal nos dias seguintes, e 15 dias após fazemos o teste de gravidez por dosagem sanguínea de beta-hcg.

A grande questão é saber em que casos a inseminação estaria bem indicada e poderia ser efetiva. Para isto é importante ressaltar dois pontos em relação ao processo.

Primeiro, a inseminação é um método de tratamento relativamente simples, que simula o que acontece na natureza, facilitando apenas a chegada de bons espermatozóides aos óvulos. A partir do momento em que o sêmen é injetado no útero, tudo deve ocorrer naturalmente no trato reprodutivo feminino. Portanto, as chances de gravidez com a inseminação ficam limitadas às chances naturais de fertilidade. A depender da idade da mulher varia de 12 a 22% por tentativa. Pode ser necessário repetir o procedimento mais de uma vez para atingir chances razoáveis de gravidez cumulativa.

Esta chance pode parecer baixa. Mas vejam que o método é utilizado em pacientes que têm diagnóstico de subfertilidade. Normalmente, estes casais têm chances espontâneas de gravidez muito reduzidas, abaixo de 10%, e, portanto, a inseminação irá restaurar a chance esperada de gravidez para o perfil e idade do casal.

Segundo, e como conseqüência do primeiro, a inseminação deve ser utilizada de preferência em casais jovens, em que a mulher tenha até 35 anos, com pouco tempo de subfertilidade (até dois anos), e nos casos em que não existam fatores importantes de infertilidade. A mulher deve ter trompas normais, e o exame de espermograma não pode ter alterações graves.

As principais indicações seriam casais jovens com infertilidade sem causa aparente (ESCA), disfunções ovulatórias, fator masculino leve a moderado, fatores cervicais (do colo uterino), e endometriose leve a moderada.

Importante também alertar que não vale a pena tentar vários e vários ciclos de inseminação. Quase sempre o casal que se beneficia da técnica consegue gravidez até o terceira ou quarta tentativa. Se até este ponto não houve sucesso, melhor reavaliar o caso e partir para tratamentos mais efetivos, como a fertilização in-vitro (FIV).

280 Comentários para “A Inseminação Intrauterina pode me ajudar a engravidar?”

  1. Bom dia:), o meu nome é Vera estudo Engenharia Civil e adorei imenso do teu blogue! Muito bonita sim senhora!
    Concordo exactamente com tudo aquilo que aqui observei.Hoje por vezes há muito para regidir nos blogs!Nada nada mais desafiante do que deixar a nossa marca online!e por isso escrevi este comentário!
    Á semelhança de ti também tenho um blogue mas tem um tema muito diferente, escrevo sobre poker gratis!
    Até amanhã 🙂

  2. fabioeugenio disse:

    Olá Vera,

    Obrigado pelo contato, e pelo elogio.

    Um grande abraço,

    Dr. Fábio Eugênio

  3. Boa tarde… gostei muito desse blogue.
    Minha história é a seguinte engravidei em 2008, e tive um aborto espontâneo com 2 meses de gestação, voltei aos treinos em 2010 e até agora nada. Eu e meu esposo fizemos todos os exames possiveis tudo normal. Então a especialista a qual me trato disse que poderia ser que meu colo do útero ficou lezionado proveniente de uma cauterização que fiz em 2006, e quando engravidei 1ª vez foi por sorte de o espermatozóide ter passado. Será que isso pode acontecer mesmo?
    E a especialista me indicou inseminação intrauterina, eu e meu esposo temos 29 anos as chances são maiores para nos nesse caso na inseminação intrautrina?
     
    Aguardo
    Um abraço
    Muito obrigada

  4. fabioeugenio disse:

    Olá Daniela,

    Obrigado pelas palavras de elogio.

    Muito difícil que uma cauterização cause uma lesão extensa no colo do útero que vá dificultar uma gravidez. Sempre se toma cuidado neste procedimento, principalmente em mulheres que ainda querem engravidar.

    Por outro lado, se já faz um ano que vocês estão tentando e não estão conseguindo, existe uma subfertilidade, e mesmo com todos os exames normais, a inseminação intrauterina pode ser uma boa opção de tratamento.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  5. Karla disse:

    Olá tenho 31 anos e há um ano tento engravidar e nao consigo, descobri em exames de ultrassonografi que tenho endometriose leve a moderada nos ovários, gostaria de saber quis as chances de gravidez com método de inseminação no meu caso?

  6. fabioeugenio disse:

    Oi Karla,

    Se suas trompas são pérvias, suas chances com inseminação ficam entre 15 e 20% por tentativa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  7. soraia mendes disse:

    Dr.Fábio Eugênio,estou escrevendo porque fique muito interesada,gostaria de saber se eu que tenho 40 anos fiz laqueadora pelo embigo já tem 15 anos,gostaria de saber se posso fazer a inseminação intrauterina,meu marido não tem filho,estou casada com ele já fazeis 15 anos,gostaria muito de poder realizar esse sonho que todo homem tem,eu já tenho 4 meninas já todas moças feitas,não sou rica mais tenho esse vontade também,fico aguardando responta ansiosa bj

  8. fabioeugenio disse:

    Oi Soraia,

    Você pode engravidar novamente sim, mas o método indicado é a fertilização in-vitro (FIV), e não a inseminação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  9. Eliane disse:

    Tenho 42 anos e tive uma grvidez ectopca perdi trompa esquerda teria alguma chance em incminacao artificial ja que nao tenho condicoes fiv

  10. fabioeugenio disse:

    Oi Eliane,

    Se sua trompa direita estiver normal, e o sêmen do marido normal, pode ser tentada a inseminação, apesar das chances serem menores do que na FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  11. ANSIOSA disse:

    Olá, Doutor Fábio

    Tenho 31 anos e há um ano e meio tento engravidar, meus exames deram normais, mas o espermograma do meu marido deu uma alteração apenas na motilidade 18%(1% tipos A e 17% tipo B), gostaria de saber das chances de uma inseminação ou outro método da certo?

  12. fabioeugenio disse:

    Olá Vanessa,

    A depender da concentração dos espermatozoides, pode-se tentar a inseminação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  13. Diria disse:

    Boa noite, Segundo os resultados do espermograma do meu companheiro (produção de 9.000 espermatozoide com curto tempo de de vida) os médicos dizem que não há possibilidade de engravida, realmente existe tratamento pra esse caso?

  14. janaina disse:

    eu só tenho a elogiar, já tive o prazer de conhece-lo pessoalmente, em uma consulta, muito atencioso e sempre disposto a nos animar e mostrar que podemos sim realizar nosso tão sonhado positivo, estou esperando ansiosa o dia de poder voltar e dar inicio. Que DEUS continue te abençoando e estando ao seu lado em cada procedimento realizado. 🙂

  15. ana paiva disse:

    OLÁ DOUTOR.

    TENHO OVÁRIOS POLICÍSTICO GOSTARIA DE SABER SE TENHO CHANCES DE ENGRAVIDA COM ESSE PROCEDIMENTO.VALEU OBRIGADA.

  16. fabioeugenio disse:

    Oi Diria,

    A FIV com ICSI oferece excelentes chances.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  17. fabioeugenio disse:

    Oi Janaína,

    Obrigado pelo incentivo!

    Pode sempre contar conosco.

    Abs

    Dr. Fábio Eugênio

  18. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Você pode engravidar sim através da inseminação, desde que tenha trompas normais, e o sêmen do seu cônjuge seja suficiente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  19. karina disse:

    Boa noite!
    Tive uma gravidez ectopca a dois anos tive q tirar
    a trompa do lado direito, os exames meu e do
    meu esposo esta tudo certinho não temos nada
    será q da para fazer a inserminacão?
    Obrigada

  20. cynthia disse:

    ola doutor parabéns pelo blog, muito bem explicativo,olhe minha situação tenho ovario micropolicistico 34 anos no mês 8 faço 35, histerossalpingografia ok, o espermograma do meu esposo na análise morfológica deu oval: 28% amorfo:63% , contagem adequada, % de móveis adequada, progressivos inadequado, linearidade limitrofe, amplitude lateral limitrofe, elongação adequado, morfologia adequado. volume 2%, ph 7,5% será que podemos engravidar normalmente ou a IA é a melhor indicação? obrigado e aguardo resposta

  21. fabioeugenio disse:

    Olá Karina,

    É fundamental avaliar como está sua trompa restante (esquerda). Se estiver normal, é possível a inseminação sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  22. fabioeugenio disse:

    Oi Cynthia,

    O relato do espermograma está incompleto, mas se a alteração é pequena você pode tentar alguns meses naturalmente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  23. viviane de mello disse:

    gostaria de uma ajuda eu tenho 32 anos tenho dois filho eu operei com 25 anos e meu casamento com o pai dos meus filhos ñ deu certo e casei novamente e meu marido ñ tem filhos mais quando fui ao medico pra ver se tinha como eu fazer alguma coisa pra ter um filho dele foi descoberto que eu estava com hidrosalpinge e foi feito uma cirurgia e minhas trompas foram arrancadas e meu ovario esquerdo também mais os medicos que fez a cirurgia falou que eu poderia fazer a fertilização por favor eu gostaria de saber como faço pra resolver me ajudem

  24. fabioeugenio disse:

    Oi Viviane,

    O tratamento indicado é exatamente a fertilização in-vitro (FIV), captando óvulos de seu ovário restante.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  25. Kelly Roha disse:

    Boa noite,
    gostaria de saber qual o melhor tratamento pra mim, pois fiz histerectomia(decorrente de uma gravidez no colo do útero) e não tenho nenhum filho,o sr faz a” barriga solidária” minha irmã está disposta a carregar meu filho será que tenho alguma chance e quanto custa esse tipo de tratamento?

  26. fabioeugenio disse:

    Oi Kelly,

    As chances no seu caso são excelentes, e o tratamento é exatamente a FIV, com seus óvulos e espermatozoides de seu marido, sendo os embriões implantados no útero de sua irmã (gestação de substituição).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  27. Flávia Silva disse:

    Parabéns pelo blog Dr. Fábio, gostaria de uma opinião sua. Fiz tratamento de FIV, devido a baixa quantidade de esperma do meu marido. Neste tratamento fiz vários exames e estão tudo bem, mas tive hiperistímulo, e através de um ciclo fiz 5 FIV sem sucesso. Tenho 37 anos e gostaria de saber, será que poderia ter mais chance na inseminação?

  28. aniane disse:

    quero saber s eu posso engravidar de novo , pq retirei as 2 trompas, minha filha mais nova tem 9 anos?

  29. fabioeugenio disse:

    Oi Flávia,

    Para inseminação o sêmen dele só pode ser um pouco alterado (se for muito alterado, melhor a FIV). E suas trompas devem ser normais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  30. fabioeugenio disse:

    Oi Aniane,

    Pode sim, através da fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  31. lara disse:

    tenho adenomiose, e fiz uma iseminacao artificial e nao tive sucesso

    devo fazer outra?
    tenho 25 anos e estou com muito medo pois tento a mais de um ano sem sucesso
    me ajudemmmm

  32. fabioeugenio disse:

    Oi Lara,

    Você tem chance excelente com os tratamentos, visto que sua idade é ótima.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  33. Urly Bezerra disse:

    Oi boa noite , como muita gente tenho muitas duvidas tenho 27 anos e fiz uso do inplanon durante três anos e anticoncepcional durante cinco anos fui na minha ginecologista aparentemente tudo normal comecei tentar há dois meses mais quero fazer uma inseminação pois meu marido e eu queremos muito gêmeos dois ou três o que e mais recomendado?

  34. Thaís disse:

    Bom dia tenho ovário micropolicistico e não tenho ovulação,meu marido não tem nada o espermograma esta normal,gostaria de saber se posso fazer uma inseminação e tenho chance de engravidar eu tenho 28 anos e meu marido 22,aguardo contato sou de itaboraí-rj meu tel é (21)99610-7159

  35. fabioeugenio disse:

    Olá Urly,

    Os tratamentos de reprodução assistida não devem ser feitos apenas com objetivo de gravidez múltipla. Não é seguro!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  36. Alexandre Silva disse:

    Ola doutor! Tenho 36 anos, fiz vasectomia há 8 anos, e minha esposa tem 36 anos é totalmente perfeita em saúde e fertilidade. Gostaria de saber qual a porcentagem da minha esposa engravidar por inseminação intrauterina? Obrigado!!!

  37. fabioeugenio disse:

    Oi Thaís,

    O primeiro passo de tratamento nestes casos é geralmente a indução de ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  38. fabioeugenio disse:

    Oi Alexandre,

    Se você é vasectomizado, o tratamento indicado é a FIV com ICSI, e não a inseminação. As chances com a FIV no caso de vocês são excelentes.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  39. juliana disse:

    Olá fabio Eugenio…
    eu tenho 21 Anos e meu marido 26 ele n pode ter filhos,pensamos em inseminação artificial,porem tenho duvidas em custos… quanto em media se gasta para esse procedimento?
    att

  40. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    O custo médio da inseminação é de 4 a 5 mil reais (incluindo medicações).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  41. Tania disse:

    Dr. Fábio, primeiramente quero lhe parabenizar pelo excelente blog.
    Minha situação é a seguinte: tenho 35 anos e nunca tive filhos; meu marido tem 40 anos, é vasectomizado há 10 anos. Qual seria o procedimento adequado ao nosso caso? Qual o custo médio? A chance de gravidez múltipla é grande? Desde já agradeço. Abraços.

  42. fabioeugenio disse:

    Oi Tânia,

    O tratamento é a FIV com ICSI, sendo os espermatozoides captados diretamente dos testículos.

    As chances de gravidez são ótimas, e a possibilidade de múltiplos em torno de 20 a 25%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  43. veronica do nascimento barbalho disse:

    Dr. Fábio , parabéns pelo blog , e pela atenção que tem por cada pessoa que procura esclarecer suas dúvidas , eu tenho 38 anos , fiz laqueadura á 14 anos , e só agora eu e meu marido sentimos o desejo de ter mais um filho , ele tem 50 anos , lembrando que os 3 filhos que tive foram cesárias , tenho chances de engravidar ? se tenho qual o procedimento ? aguardo ansiosa sua resposta , Abraço !

  44. fabioeugenio disse:

    Oi Verônica,

    Tem chance de nova gravidez sim, através da fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  45. Daniele disse:

    Boa Noite Dr.
    Dr.Fábio tenho 42 anos e meu marido tem 32 anos somos casados há 2 anos e meio e até agora não consegui engravidar, nós fizemos todos os exames e não temos nada. fiz também tratamento com um indutor e agora o meu médico disse que teria que fazer inseminação. Será que terei chances de ficar gravida?
    Obrigada!!!

  46. fabioeugenio disse:

    Oi Daniele,

    Há boas chances sim, com a inseminação ou com a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  47. mariah disse:

    ola dr tenho 44 anos fiz reversao de laqueadura a 11 meses .fiquei so com a trompa esquerda boa .tenho chances de engravidar normal ou posso fazer uma inseminaçao?

  48. Daniele disse:

    Boa Noite Dr.
    Fui ao médico para levar os meus exames e um deles foi FSH no segundo dia do ciclo e deu resultado 19,96 MUI/ML, sei que a qualidade dos meus ovulos estão baixos. Agora eu pergunto será que terei chances de engravidar fazendo fertilização em vitro? Pois a inseminação já não da mais.
    Agradeço desde já
    Daniele

  49. Ana Oliveira disse:

    Tenho endometriose e vou me submeter a uma videolaparoscopia, gostaria de saber se posso fazer uma inseminação artificial depois da cirurgia. Detalhe, não foi detectaddo nada nas trompas, somente um mioma no peritôneo. Abraços.

  50. fabioeugenio disse:

    Oi Mariah,

    O ideal é não perder tempo e partir para a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  51. fabioeugenio disse:

    Oi Daniele,

    Depende muito de sua idade, pois esta define chance de gravidez muito mais do que o FSH.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  52. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Oliveira,

    Pode sim fazer a inseminação intra-uterina.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  53. Daniele disse:

    Boa Noite Dr.
    Dr.Fábio tenho 42 anos e meu marido tem 32 anos somos casados há 2 anos e meio e até agora não consegui engravidar, nós fizemos todos os exames e não temos nada. fiz também tratamento com um indutor. Agora no mês de agosto fui ao medico levar os meus exames e um deles foi FSH no segundo dia do ciclo e deu resultado 19,96 MUI/ML, sei que a qualidade dos meus ovulos estão baixos. Agora eu pergunto será que terei chances de engravidar fazendo fertilização em vitro? Pois a inseminação já não da mais.
    Obrigada!!!

  54. fabioeugenio disse:

    Oi Daniele,

    Você tem chances com a FIV sim, e não deve perder tempo pois sua reserva ovariana se mostra baixa!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  55. Tatiane Pereira disse:

    Meu esposo tem azoopermia má formação congenita, tenho 35 anos queria saber o q faço pra engravidar, tenho medo por minha idade, é meu maior sonho

  56. fabioeugenio disse:

    Oi Tatiane,

    Você pode engravidar pela Fertilização in-vitro (FIV) com ICSI.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  57. Raquel disse:

    Olá Dr. Fábio!
    Fiz todo o processo de inseminação e tinha 2 folículos maduros. Três dias após fiz uma Ultrasom intravaginal e o médico disse que houve ovulação, porém tinha ainda um folículo grande que ele disse que iria ovular. A minha dúvida é: se tivesse acontecido a fecundação esse folículo poderia ainda estar lá ou o fato de ter um folículo significa que não houve fertilização
    Obrigada!
    Abraço, Raquel

  58. fabioeugenio disse:

    Oi Raquel,

    Pode ter havido fertilização mesmo com este folículo remanescente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  59. Valquiria disse:

    Boa Tarde,

    Dr. Fabio,

    Tenho ovário policístico e endometriose já fiz vídeolaparoscopia fiz também duas inseminação IU e não obtive sucesso, depois das 2 IU meu medico me pediu um exame de incompatibilidade sanguínea onde foi detectado que nosso sangue não são compatíveis, fiz 3 doses com o sangue dele e agora obtivemos o resultado positivo, vou fazer a 3 inseminação será que desta vez eu consiga engravidar.

  60. ivanalia amorim disse:

    oi,dr. Fabio! tenho 34 anos meu marido é azoospermico. fiz um processo de IA dia 08/10/14 com semem de um doador, o medico disse que eu estava com 3 foliculos maduros e mesmo assim o resultado foi negativo, o semem de doador é seguro? quero tentar de novo, mais quero mudar de medico, qual o melhor tratamento para o meu caso? me envie preços e contato. grata Ivanalia.

  61. Ana disse:

    Olá, tenho 39 anos e meu marido é vasectomizado há 15 anos.
    Temo a IV porque penso que há grande chance de gestação múltipla.
    Há alguma outra possibilidade de engravidarmos?
    Obrigada.

  62. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    As chances de gestação múltipla existem, mas não são grandes.

    E no caso de vocês tem que ser a FIV, ou tentar reversão da vasectomia.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  63. fabioeugenio disse:

    Oi Valquíria,

    A chance com inseminação é em torno de 15 a 20%. Se não conseguir com a inseminação, a FIV é uma ótima opção.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  64. fabioeugenio disse:

    Oi Ivanalia,

    As chances com Inseminação são entre 15 e 20%.

    O tratamento mais efetivo é a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  65. eleneude disse:

    eu tenho 31 anos meu marido 47 anos podemos faze incimenacao atificial eu tenho ovari policitico meu marido tem pouco seme bom

  66. eleneude disse:

    meu marido tem 5o pocento do espematozode bom 2o pocento nao bom eu tenho cisto no avorio policitico nos podemos faze incimenacao atificial
    obrigado

  67. CARLA disse:

    ola meu nome é carla tenho 26 anos estou tentando engravidar a 4 anos descobrir que tinha ovarios policísticos fiz tratamento os cistos sumiram tomei clomide e nada depois descobrir que meu endometrio são finos estou tomando serophefe e prymogina sera que isso resolve?
    quais são as chances de uma inseminação intra-uterina.

  68. fabioeugenio disse:

    Oi Eleneude,

    Se o espermograma estiver muito alterado, o tratamento ideal é a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  69. fabioeugenio disse:

    Oi Carla,

    Se suas trompas são boas, e o sêmen do marido normal, as chances são boas com inseminação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  70. Simone disse:

    Dr. Tenho 39 anos meu marido 35. em fevereiro fiz histeroscopia para retirada de um septo. em setembro engravidei com IA. Em novembro tive aborto por ma formação. o espermograma deu 44% de vivos. em outro deu 36%. Gostaria de saber se só engravidarei novamente com IA. Na hora da IA io médico disse q meu útero faz um L. Teve que pincar. Quanto tempo preciso esperar e posso ter sem IA? O

  71. JULIANA APARECIDA ANDRADE WESCHENFELDER disse:

    OLA DR. FÁBIO,

    Primeiramente Parabéns pelo blog e dedicação com as tentantes, pois só quem passa por isso sabe a angústia e ansiedade que temos.
    Mas vamos la, vou aproveitar o espaço, sou de Tangará da Serra-MT, depois de inúmeros exames, consultas com vários ginecologistas e urologista e dois especialistas, 6 meses de tratamento com clomid, fui diagnosticada com SOP e meu esposo com baixa contagem de espermatozoides(12 milhões aproximadamente), um médico nos disse que seria possível somente com FIV e o outro disse que seria possível também com IA, estamos confusos e com medo de realizar um processo grande e com custo elevado, gostaria de tentar a IA mas tenho medo das chances serem muito pequenas. Por gentileza peço uma opinião.

    Desde já Grata

    Att.
    Juliana

  72. JULIANA APARECIDA ANDRADE WESCHENFELDER disse:

    Esqueci de dizer que já fiz histerossalpingografia e estão normais bem como também meu marido não tem varicocele já fez ultrassom. Obrigado.

  73. fabioeugenio disse:

    Oi Simone,

    Apenas em consulta e pela análise dos exames podemos definir a chance espontânea ou com inseminação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  74. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    Existem chances com a inseminação sim, em torno de 15 a 20% por tentativa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  75. Viviane disse:

    Bom dia Dr. Fábio,
    Eu e meu marido estamos tentando engravidar a 10 meses, meu médico já me passou vários exames e está tudo ok. Meu marido fez exames de sangue e o espermograma 2 x, na 1° a contagem deu 10 milhões de espermatozoides e na 2° a contagem foi de 12 milhões com vitalidade de 73%. O médico dele disse que conseguiríamos engravidar naturalmente com essa quantidade de espermatozoides, porém se demorar, o melhor a fazer é inseminação artificial. Pode por gentileza me dar sua opinião? Aguardo, obrigada.

  76. fabioeugenio disse:

    Oi Viviane,

    Concordo plenamente com seu médico. Após 12 meses de tentativas, melhor recorrer à inseminação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  77. Viviane disse:

    Obrigada.

  78. Catia Duarte disse:

    olá, eu queria tirar uma duvida
    Nao sou casada e nem tenho namorado, quero ter um filho mais não tenho nenhun problem de infertilidade e qyero saber se possi fazer a inseminaçao artificial assim mesmo

  79. Catia Duarte disse:

    ah e tenho 24 anos rs

  80. fabioeugenio disse:

    Oi Cátia,

    Qualquer mulher adulta, independente de ser ou não casada, pode fazer os tratamentos de reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  81. raiane disse:

    Olá, gostaria de engravidar.
    Meu esposo fez vasectomia tem 5 anos e ele tem
    34 anos e eu 21.
    Podemos fazer a inseminação?
    Qual o valor aproximadamente?
    E o valor da fiv ?
    Queria muito engravidar, só que na minha cidade aqui no Es É meio difícil, pois são clínicas particulares.

  82. helen disse:

    Boa noite!!!

    Dr. Fábio, meu nome é Helen tenho 37 anos e o meu marido 46 anos e há 19 anos fez vasectomia e resolvi ter um filho, pq não tenho e gostaria de saber qual o procedimento que sugere para nós, pois não temos condições financeiras e sonho em ter um filh
    o. Atenciosamente, Hellen

  83. Daniela disse:

    Olá dr. Fabio !!!
    Tenho 38 anos e meu marido 41. Ele é vasectomizado há mais ou menos 09 anos. Estamos começando procurar meios para termos outro filho. Fizemos todos os exames solicitados pelos médicos. Tanto os exames dele como os meus deram resultados excelentes. Eu não tenho nenhum tipo de problema. Já tive 1 filho e nunca tive aborto. Ginecologicamente sou perfeita. Meus exames de progesterona e prolactina foram perfeitos. Com esse quadro clínico posso fazer inseminação artificial, que é um procedimento mais rápido e barato ???? Ou sou obrigada a fazer FIV ??? Será que a reversão seria cabível ou uma tentativa mais barata ???

  84. fabioeugenio disse:

    Oi Raiane,

    No caso de vasectomia não pode ser inseminação, tem que ser a FIV (ICSI).

    As chances são muito boas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  85. fabioeugenio disse:

    Oi Helen,

    O tratamento indicado é a fertilização in-vitro (FIV) com ICSI, sendo os espermatozoides captados dos testículos (PESA).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  86. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    O método mais efetivo é a FIV, mas vocês podem consultar inicialmente um urologista para avaliar a chance de uma reversão.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  87. Nara disse:

    Olá, meu namorado é tetraplégico e gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer algum procedimento caso no futuro eu tenha interesse de engravidar.
    Grata, Nara.

  88. fabioeugenio disse:

    Oi Nara,

    Você pode engravidar sim, através da FIV-ICSI, sendo os espermatozoides captados dos testículos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  89. Maria disse:

    Gostaria de saber como fazer para engravidar pois meu merido tem vasectomia há 4 anos e eu tenho 34 anos. Seria a FIV ou a Inseminação?
    Obrigada!
    Abraço!

  90. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    O tratamento é a FIV, sendo os espermatozoides captados dos testículos (PESA).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  91. Cleidelene Belisario disse:

    Olá tudo bem tenho 36 anos e estou tentando engravidar. mas não estou conseguindo já tem uns 2 anos de tentativas no ano passado conseguir ficar grávida mas perdi com seis semanas só dava pra ver o saco gestacional meu marido fez os exames que deu esperma lento é possível engravidar sem tratamento por favor me responda ou qual tratamento devo fazer

  92. fabioeugenio disse:

    Oi Cleide,

    É possível gravidez natural, mas pelo fator tempo e idade, melhor recorrer à reprodução assistida.

    Abs,

    DR. Fábio Eugênio

  93. Cintia disse:

    Dr. Fabio… me ajuda!

    Estou com uma duvida muito grande:(
    Tenho 39 anos e nunca tinha tentado engravidar antes, em janeiro do ano passado (2014) parrei com anticoncepcional e engravidei em agosto de 2014, mas infelizmente não sabia que estava gravida e acabei tomando antibióticos e perdi meu bebe.
    Do ano passado ate hj, não tive nem um possitivo mais…
    Fui procurar ajuda profissional e minha médica disse pelo fator na minha idade para não esperar mais…
    E decidimos fazer a Inseminação artificial, Fizemos todo acompanhamento desde do meu 2º dia do ciclo injetando ( puregon e depois do ultimo domingo dia 01/03/2015 apliquei Ovidrel e ontem finalmente chegou do grande dia da inseminação.

    Fizemos todo procedimento… ela disse que foi tudo bem, mas eu tenho uma duvida do laudo do processamento do semen para inseminação,,, deram os seguintes resultados:

    Caracteristicas da amostra à fresco:
    Volume: 3,5ml
    Concentração/ml / Motilidade

    x10: (A) (B) (C) (D)
    48 0 53 15 32

    Nº de espermatozoides Móveis x 10/ml: 32,6
    _______________________________________________________

    Caracteristicas da amostra processada:
    Tecnica: Gradiente de densidade
    SWIM-UP
    Lavado
    Volume utilizado: 3,0ml
    Volume final: 0,8ml

    Concentração/ml / Motilidade

    x10: (A) (B) (C) (D)
    55 0 82 07 11

    Nº de espermatozoides Móveis x 10/ml: 39,1

    Dr. Fabio… minha duvida é, Não tem nem um rapido que é qualidade (A) mesmo assim ela falou que estava boa a amostra, vc acha que com este numeros no laudo tenho chance de engravidar??? me ajuda por favor… fiquei com duvidas.

    Obrigada.

  94. fabioeugenio disse:

    Oi Cíntia,

    Os de motilidade B são efetivos também, e, por isso, existe possibilidade sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  95. mara disse:

    ola dr meu marido tem varicocele unilateral vai fazer cirurgia,ele tem espermatozoides bons mas a motilidade baixa sao 168,000 e 21 por ml e eu tudo normal sera que daria certo uma inseminaçao? por favor me ajudem o medico disse que temos 90%de chance apos a cirurgia de engravidar naturalmente mas tenho medo de esperar

  96. fabioeugenio disse:

    Oi Mara,

    Se a motilidade melhorar vocês podem tentar a inseminação sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  97. neusa disse:

    meu marido é vasectomizado (à 7 anos )podemos tentar fertilizaçao intra uterina ?quais as chances/ obrigada.

  98. fabioeugenio disse:

    Oi Neusa,

    Pode sim fazer a FIV com ICSI, sendo os espermatoozides captados dos testículos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  99. Cintia disse:

    Dr. Fabio, Boa tarde!
    Tenho uma duvida!
    Minha ultima menstruação foi dia 18/02/2015 e no segundo dia menstrual iniciei o tratamento para inseminação artificial, dia (19/02/15) iniciei aplicação do puregon, foram 10 dias de uso 150UI todos os dias, terminei aplicação no dia 28/02/2015
    no dia 29/02/2015 as 23:00 horas iniciei uma unica dose do ovidrel 250ug, minha inseminação foi realizada no dia 03/03/2015
    Fiz meu bhcg no dia 16/03/2015 deu positivo com 566UI/L
    fiz outro beta no dia 18/03/2015 deu positivo com 1515UI/L
    Fiz outro beta no dia 20/03/2015 deu positivo com 2654UI/L
    Fiz outro beta no dia 24/03/2015 deu positivo com 7771UI/L
    Ontem na minha consulta com a Ginecologista ela não enxergou nada no útero com transvaginal, e comentou meio por cima que temos que esperar pois esta muito recente, para ver algo, pediu que eu esperasse mais 15 dias para um novo transvaginal.
    Achei estranho, ela disse que tem alguns micro cistos no meu útero e que um trompa esta inchada, estou com medo… pois não sei realmente se isto e normal, não enxergar nada com beta tão alto.
    Estou na realidade de quanto tempo, se minha inseminação foi dia 03/03/2015? é 2 semanas mesmo como ela disse?
    Por favor me ajude???

  100. fabioeugenio disse:

    Oi Cíntia,

    Na verdade você está com cerca de 5 semanas de gravidez, e o saco gestacional já deveria ser visto no útero. Importante acompanhar com ultrassom para afastar a possibilidade de gravidez tubária.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  101. Dinora disse:

    Ola!
    Tenho 33 anos e meu marido 58 anos, engravidei e meu filho ja tem 14 anos!Quero outro filho, mais apesar de nao ter usado anticoncepcional, nunca engravidei novamente! Meu marido tem oligospermia, eu tenho utero retrovertido e um pequeno mioma uterino! Sera que temos chances com a inseminaçao?

  102. Dinora disse:

    Esqueci de falar que tenho hipotireoidismo, mais esta bem controlada com uso diario de medicamento e meu marido tem 2 filhos contando com o meu, que vieram de forma natural! Por favor, me oriente!?

  103. fabioeugenio disse:

    Oi Dinora,

    Depende do espermograma dele, mas as chances maiores são com a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  104. edivania silva disse:

    Tenho 42 anos, queria saber a chance de engravidar. Será que pelo o metodo de inseminação intrauterina consigo. Todavia que não apresento nenhuma alteração no utero e nem na minha ovulação. O meu parceiro tem 41 anos e a concentração de esperma e favoravel a morfologia de espermatozoides normais que aparece 1% nos exames.

  105. fabioeugenio disse:

    Oi Edivânia,

    Pela sua idade, e pelas alterações de morfologia dos espermatozoides, a melhor opção é a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  106. elizangela do carmo galvao mereu disse:

    oi gostaria de saber se posso engravida,pois fiz laqueadura a 12 anos gostaria muito de fazer mas nao sei qual a melhor pra mim fazer….

  107. fabioeugenio disse:

    Oi Elizângela,

    O tratamento ideal no seu caso é a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  108. Jéssica Lopes disse:

    Dr. Fábio Eugênio,

    Graças ao Dr. Google consegui achar seu blog e quero parabeniza-lo pela iniciativa, zelo e atenção que tem tido com as tentantes, assim como eu, que passam por aqui.

    Dr. preciso de sua ajuda para acalmar meu coração. Veja minha história:

    Tenho 34 anos e marido com 51; tivemos um aborto há dois anos cujo estudo genético deu síndrome de tüner; De lá pra cá estávamos tentando. Minha Gino me medicou com clomid (02 vezes ao dia do 5 ao 9 dia do ciclo) e progesterona (14 ao 28 dia do ciclo).

    Neste período estava ovulando normal, mas minha última US Sereada ovulei tardiamente.

    Como tinha completado dois anos de uso desta medicação e não conseguimos engravidar novamente minha Gino nos encaminhou para reprodução assistida.

    Minha histero normal; espermograma com alteração (baixa mobilidade – não lembro exatamente os valores), mas enfim foi recomendado fazer uma IA.

    Fizemos todos os exames de sangue e urina e tudo OK. A médica que está nos assistindo me receitou Clomid (2 comprimidos juntos do 3º ao 8º dia). E pediu para marcar a data da 1ª US.

    Tenho visto tanto no seu blog quanto em outros que vários médicos induzem ovulação com injeção a partir do 2º dia do ciclo.

    Será que consigo fazer a IA só com uso do Clomid ou tem como induzir depois do 8º dia do ciclo?

    Como é nossa primeira tentativa da IA gostaria de saber melhor como seria daqui pra frente.

    Obrigada

    Mais uma vez parabéns.

    Jéssica

  109. fabioeugenio disse:

    Oi Jésica,

    Pode-se começar a indução com o indutor oral, e completar com os injetáveis (gonadotrofina) se necessário.

    Abs,

    DR. Fábio Eugênio

  110. Sandra Tembe disse:

    Muitos parabens dr fabio pelo sua pagina.Vejo que tem ajudado muita gente com simples palavras e certeiras.
    Tenho 41 anos e 5 meses(agora sei o quanto contam os meses na fertilidade), nao consigo engravidar ha algum tempo.Optei por IA com doador de semen e fiz sabado e domingo.conduzi depois por 7 horas.Tenho consciencia que as minhas chances nao sao grande coisa pela idade.Tenho todos os parametros hormonais e fisicos em condicoes.Sem clomid ovulei bem(tres foliculos e um dominante) com clomid (4 com 15,17 e 18 e um com 22mm) a ovulacao ocorreu no 18 dia como sempre.A reprod assistida nao existe no meu pais.Quanto custa uma IVF/FIV no brasil?sera que tenho chances numa mini-IVF/FIV?ja que tenho muitos foliculos? Muito obrigado pela resposta.

  111. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    A FIV tem custo variando de 15 a 20 mil reais, incluindo medicações.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  112. Fabiana disse:

    Olá Dr. Fábio!!

    Tenho 34 anos e meu esposo 44. Nunca engravidei, tenho a síndrome dos ovários policisticos. Meu esposo tem uma filha de 20 anos, mas eu nunca engravidei.
    Recentemente ele fez um espermograma, ficou dentro dos parâmetros de normalidade, mas dos espermatozoides que se movem deu uma média de 8 milhões por ml.
    Minha médica pediu mais um espermograma (com processo seminal) para fechar o diagnóstico, mas já me adiantou que pelo que tudo indica o mais recomendado para o nosso caso seria a inseminação.
    Fiz a histero e deu tudo normal com minhas duas trompas.

    Minha dúvida é: não valeria mesmo a pena induzir a ovulação e fazer alguma tentativa com coito programado?

    Desde já agradeço sua atenção!!
    E parabéns pelo blog!!

    Abraço, Fabiana.

  113. Fabiana disse:

    Ah!!! Esqueci de perguntar..

    Qual o custo médio de uma inseminação?
    Moro em São Paulo/SP.

  114. Pollyana disse:

    Eu estou fazendo tratamento para engravidar e já fiz a primeira tentativa da inseminação ultra uterina sem sucesso.. devo tentar umas 3 vezes? tenho a tropa direita obstruída isso influencia em alguma coisa?

  115. fabioeugenio disse:

    Oi Fabiana,

    Se a concentração é de 8 milhões, melhor iniciar com a inseminação. O custo clínico médio é em torno de 3 mil reais + medicações.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  116. fabioeugenio disse:

    Oi Pollyana,

    A inseminação não é o tratamento ideal se existem alterações nas trompas. O melhor é a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  117. Rose disse:

    OLá dr.Gostaria de tirar uma dúvida.Tenho 32 anos e ainda nao tenho filhos,e quero muito ter um.fiz todos os exames e deram tudo ok,meu esposo ja tem 2 filhos,e tambem fez o espermograma e deu tudo ok.Sou casada á 7 anos e quase nunca tomei anticoncepcional e nunca engravidei.Tinha ovarios multicisticos em um dos ovarios,mas a medica disse que isso nao me impedia de engravidar,mas ja nao tenho mais.ate o exame das trompas eu fiz,nenhuma esta entupida.A medica disse que nao consegue entender pq eu nao engravido.Ela me passoi 6 meses de clomid,mas nao deu certo,nao engravidei.nos ultimos 2 meses que tomei chegou a atrasar 13 dias pra mim,mas ai desceu.Sera que coseguiria engravidar com inseminação artificial?quais as minhas chances?estou muito aflita.Ela me falou pra mim esquecer um pouco que eu vou engravidar,mas todo o tempo que nao tomei anticoncepcional nao estava ansiosa e nunca engravidei.me da uma luz doutor.

  118. Paula Mesquita disse:

    Olá Dr. Fábio!
    Tenho 40 anos e estou retomando o tratamento.
    Há 10 anos fiz IA e FIV sem resultados positivos. Fiquei 5 anos só tentando normal. Agora em tratamento c/ um novo médico, descobri que tenho baixa reserva ovariana e iniciarei o tratamento com as “vacinas do marido” e em seguida farei IA, foi o que o médico indicou.
    Será que terei boas chances em fazer IA por conta da minha idade, ou é melhor partir pra FIV?
    Obrigada!
    Paula

  119. vanessa disse:

    Dr. Fábio, Parabéns pelo blog!! É muito bom ter acesso a informações que podemos confiar e contar!!
    Gostaria de lhe falar sobre o meu caso e pedir a sua opinião.
    Estamos tentando engravidar há 3 anos, eu tenho 32 e meu marido 33 anos. Fizemos vários tipos de exame e o único que foi alterado foi o teste pós coital, fizemos 2 vezes e nas duas o resultado foi muito ruim, nenhum espermatozóide móvel/vivo, apesar do espermograma do marido ser normal. O diagnóstico foi de muco hostil, mas li que isso não há muito consenso sobre esse assunto. A orientação que tivemos foi de que eu somente engravidaria com IIU. e que faríamos até um máximo de 6 tentativas.
    Então, depois disso fizemos 2 IIU sem sucesso. E agora no dia 20/05 fizemos a terceira tentativa de IIU e estou a espera da data para fazer o beta.
    O que o senhor pensa sobre o diagnóstico de muco hostil? E quanto ao tratamento correto..não existe outra forma de tratamento a não ser a IIU?
    Se eu fiz a IIU dia 20/05 a partir de que dia deve positivar o beta se eu estiver grávida?
    Obrigada! E mais uma vez parabéns pelo blog!!!

  120. fabioeugenio disse:

    Oi Rose,

    O próximo passo de tratamento pode ser a inseminação ou a FIV, e as chances de sucesso na sua idade são muito boas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  121. fabioeugenio disse:

    Oi Paula,

    Pode haver sucesso, mas se não conseguir passe diretamente para a FIV sem perder tempo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  122. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    Teste pós-coito está em desuso na reprodução, pois não tem correlação com o prognóstico.

    A inseminação é um bom método de tratamento, até 3 a 4 tentativas no máximo.

    A partir de 4 ou 5 de junho pode fazer o beta.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  123. Célia disse:

    Ola. Dr Fábio, tenho 31 ano tenho dois fiz laqueadura gostaria de saber se posso engravidar.

  124. Angela lira Ferreira de Souza disse:

    Olá doutor tenho 37 anos e há 12 fiz laqueadura, eu e meu marido queremos outro filho, tenho possibilidades de engravida novamente? O que eu devo fazer?ansiosa pela resposta. Obrigado

  125. Ana Clara disse:

    Boa tarde! Dr Fábio Eugênio.

    Eu tenho 35 anos e estou com muitas dúvidas com relação aos meus resultados de exames. Meu FSH: 8,63, Hormônio antimuleriano: 1,1 e US: 10 folículos antrais e 7 mm de endométrio antes da ovulação e 3 mm após a ovulação e útero retrovertido. Estou tentando engravidar naturamente há 1 ano, mas sem sucesso. Eu recebi indicação de Iseminação artificial, mas a médica que está me acompanhando disse que ficava com “dó” de indicar FIV antes de tentar alguma coisa. Minhas chances na IA são baixas mesmo?

  126. fabioeugenio disse:

    Oi Célia,

    Pode sim, através da fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  127. fabioeugenio disse:

    Oi Ângela,

    Existem ótimas chances pela fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  128. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Clara,

    Na sua faixa de idade a chance de sucesso com a inseminação é em torno de 15%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  129. Simone Souza disse:

    Boa tarde Dr. Fabio.
    Tenho 40 anos e meu marido também. Meu esposo apresenta problemas no espermograma. Eu ovulo normalmente, não há problema algum comigo. Já consultamos vários especialistas que nos indicaram a FIV. Mesmo arriscando, gostaria de tentar a Intrauterina por motivos financeiros. O senhor acredita que poderíamos obter algum resultado?

  130. fabioeugenio disse:

    Oi Simone,

    As chances são pequenas com a inseminação, e depende da alteração do sêmen.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  131. Adriana disse:

    Dr. Fabio muito obrigada pelas informacoes e parabens pelo blog. Gostaria da sua opiniao. Tenho 40 anos e nunca tive filhos, quero muito ser mae e costruir uma familia ao lado do meu marido. Ja gastamos muito com o nosso problema de infertilidade, meu marido ja fez 2 reversao de vasectomia que nao deu certo. No inicio desse ano tentamos uma (FIV) mas meu corpo nao respondeu bem aos hormonios nao conseguir prodizir nenhum extra ovulo e acabamos cancelando a FIV. Moro nos USA e aqui esses procedimentos sao muito caros todas nossas economias foram pra reversao de vasectomia dele e infelizmente nao deu certo. Meu marido acabou se tornando esteril sem nenhuma explicacao obvia, iriamos fazer uma aspiracao de esperma mas os espermogramas dele sempre sao sem nenhuma quantidade de esperma. Queremos muito ter um filho e estou aberta a optar por um doador de esperma, mas acontece que estou com medo de gastar tanto com medicamento novamente e o meu corpo nao responder aos hormonios. Gostaria de saber a sua opiniao sincera devo tentar novamente fazer uma FIV e vou ter chances de produzir mais ovulos? Ou com a minha idade (40 anos) ainda ha chances de fazer algumas inseminacao artificial com doador de esperma ( e vou tomar clomid) e possivel uma gravidez? O que o senhor me aconselha? Agradeco sua ajuda desde ja!

  132. Sandra disse:

    Olá Dr, tenho 27 anos, 3 filhos de um relacionamento passado. Há 4 anos fiz laqueadura e como conheci uma nova pessoa, gostaria de saber se posso engravidar novamente através de uma FIV e se esse procedimento é muito caro. Caso possa engravidar tenho até que idade para que o procedimento seja satisfatório…Obrigada!

  133. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Difícil responder sem estar te acompanhando. Depende de sua reserva ovariana e de outros dados clínicos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  134. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    Você tem ótimas chances pela FIV, e os melhores resultados são até 30 anos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  135. mara disse:

    ola sou tentante a 3 anos, exames tudo bem comigo e o marido.
    ja fiz 2 IIA , mas sempre so com 01 ovulo, estou pensando em fazer a 3 IIa ,
    o vc acha…
    tento novamenti?
    grata

  136. fabioeugenio disse:

    Oi Mara,

    Pode tentar a 3a, mas o ideal é amadurecer 2 a 4 óvulos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  137. Jéssica disse:

    TOla Doutor…meu esposo fez a vasectomia a aproximadamente uns 10 a 11 anos…não temos filhos juntos apenas ele tem um do primeiro casamento…e eu não tenho nenhum…maa fazemos planos de ter pelo menos um filho juntos…gostaria de saber qual procedimento deveremos fazer…por favor nos ajude…obrigada 😉

  138. fabioeugenio disse:

    Oi Jéssica,

    O tratamento é a fertilização com ICSI, sendo os espermatozoides captados dos testículos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  139. Tamires disse:

    Oi Dr Fábio tenho 27 e estou tentando engravidar em 2013 engravidado e perdi com sete semanas e três dias e descobri a diabetes mellitus tipo dois,desde então não consegui mais o meu marido fez o espermograma e deu quantidade boa mais rápidos apenas 10%, fiz todos os exames e está td bem e oque me atrapalha e a diabetes que está quase sempre alta como metformina glifage 50 Três CP por dia.gostaria de fazer a inseminação intra uterina e quanto custa aonde fica a clínica. Por favor me ajude quero ser mamãe

  140. Tamires disse:

    Corrigindo erros engravidei tomo glifage 500 xr

  141. fabioeugenio disse:

    Oi Tamires,

    Você tem idade ótima para os tratamentos de reprodução.

    Para informações ligue (85) 3047.8080 ou (85) 99909.0227

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  142. Aline f ciasca disse:

    Olá Dr,
    Tenho endometriose , fiz a videolaparoscopia e tomei allurene por 6 meses.
    Parei a medicação e tentei engravidar sem sucesso pensei em fazer a inseminação o que acha? Ah tenho a trompa esquerda obstruída.
    Obridaga.

  143. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    A inseminação pode funcionar, mas como há endometriose e uma trompa obstruída, a melhor opção é a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  144. Thalita disse:

    Tenho 24 anos sou solteira tenho ovarios micropicisticos , posso fazer inseminaçao com semen de um doador, quanto fica mais ou menos o valor?

  145. fabioeugenio disse:

    Oi Thalita,

    Você pode sim fazer o tratamento. Em torno de 7 a 8 mil , incluindo a amostra de sêmen de doador.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  146. Jessica disse:

    Boa noite, Dr Fábio Eugênio

    Estou tentando engravidar ja faz quase 2 anos, tenho ovários policisticos, fiz todos os outros exames que a clinica solicitou e deram todos normais, meu marido fez o espermograma de Ren o volume deu: 7,0 m, A+b deu: 31,4% e A deu: 10% e a conclusão de exame: Astenozoospermia, fez também um USG da bolsa escrotal e constou como conclusão: Cisto simples na perede albugínea esquerda.
    Qual seria o melhor Tratamento neste caso

  147. Jessica disse:

    Ah tenho 27 anos.

  148. fabioeugenio disse:

    Oi Jéssica,

    Como já se passaram dois anos, as melhores opções são a inseminação intrauterina, e a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  149. Jessica disse:

    Boa tarde, você possui clinica em salvador? e quanto seria o tratamento?

  150. fabioeugenio disse:

    Oi Jéssica,

    Minha clínica fica em Fortaleza-CE , fone (85) 3047.8080

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  151. fabiana disse:

    Tenho 38 anos gostaria de saber se tenho alguma xanse de em gravida com a inseminação

  152. fabioeugenio disse:

    Oi Fabiana,

    Há boas chances sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  153. Abenailde Oliveira disse:

    Boa tarde,

    Tive uma primeira gravide Ectópica em 2010, em 2012 tive meu filho (não foi necessário inseminação), em 2014 tive a segunda gravidez Ectópica e agora gostaria de ter outro filho, qual método seria utilizado?

    Obrigada!

  154. Graziella disse:

    Adorei o site! Parabéns!
    Eu tenho 38 anos, e há mais de 3 anos tentoengravidar.
    Eu e meu esposo já nos consultados várias vezes e fizemos todos exames necessários. Os meus estão todos OK, no exame do meu esposo dar 26 milhões/ml espermatozóides, rápidos GIII 25%, lentos GII 15%, GI 20% e sem movimento GO 40%. Isso foi no último exame no mês 03/15. O senhor acha que a inseminação seria apropriada? O senhor possui clínica em Salvador ou poderia indicar um bom médico por lá?
    Grata

  155. […] boa notícia é que os métodos de reprodução assistida — inseminação intrauterina e fertilização ‘in-vitro’— têm excelente indicação nos casos de endometriose e podem […]

  156. fabioeugenio disse:

    Oi Abenailde,

    Se você perdeu as duas trompas, então o tratamento indicado é a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  157. fabioeugenio disse:

    Oi Graziella,

    A inseminação pode funcionar, mas a FIV tem melhor indicação.

    Em Salvador te indico clínica Cenafert

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  158. Danila disse:

    Dr. Fábio,

    Boa tarde!

    gostaria de parabenizá-lo pela sua iniciativa em orientar e esclarecer tantos corações aflitos.

    Gostaria de tirar uma dúvida, estou fazendo todos os exames para saber se há a possibilidade de uma inseminação intra uterina, uma vez que sou homossexual, tenho 33 anos, e nunca engravidei.

    Fiz um exame de histerossalpingografia, muitas coisas ali condiziam ao normal, pelas próprias palavras da médica que realizou o exame, entretanto houve uma descrição que dizia: questionável espessamento mucoso na porção ístmica. Houve opacificação.

    Poderia e esclarecer esse termos?

    Agradeço imensamente.

    Abraços cordiais.

  159. fabioeugenio disse:

    Oi Danila,

    Como as trompas estão pérvias, não há problema neste espessamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  160. Graziella disse:

    O senhor está de parabéns! És muito atencioso! Que Deus te ilumine!

  161. Andressa disse:

    Olá Doutor, tenho 22 anos e fiz todos os exames prescritos pela médica e esta tudo certo comigo, porém meu marido tem 26 anos e 85% dos espermatozoides dele são imoveis e 6,8% (A-B) são de boa qualidade, os demais são lentos e com anomalias na estrutura, já fomos atrás pra fazer um tratamento como IA e FIV pois já fazer uns 3 anos e meios que tentamos, porém tenho duvida de IA serve pra nós devido o espermograma do meu marido ou se devo fazer direto a FIV, poderia me dar sua opinião?

  162. fabioeugenio disse:

    Oi Andressa,

    Se suas trompas são boas, pode tentar a inseminação. Mas, sem dúvida, a FIV oferece maiores chances de gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  163. Claudethe disse:

    Boa noite, Dr Fábio parabéns pelo o belo trabalho.

    Sou tentante tbm e recentemente a 6/meses atrás descobri que tenho a posição do meu úteroretrovertido levemente p o lado esquerdo. Esse fato nos chamou atenção, já que fiz exames e meu esposo e tudo normal.
    Por tanto, tentamos engravidar normalmente mas ainda não conseguimos sendo que todo ciclo com ajuda do indutor óvulo dos dois elados do ovarios endométrio sempre trilaminar. Esse mês dia 05/10 fizemos uma inseminação utra uterina. O procedimento ocorreu tudo normal.
    Minha dúvida é será que realmente a posição do útero atrapalha na gravidez? E a partir de qual dia posso fazer o teste. Obrigada.

  164. Claudethe disse:

    Dr. Esquecir tinha dois óvulos nesse ciclo e fiz o uso do ovidrel. Sábado dia 10/10 fiz uma utra p saber se tinha eclodido e sim os dois lados e endométrio está 11 trilaminar bem Branquinho.

    Tenho boas chances?
    Rsrs

  165. fabioeugenio disse:

    Oi Claudethe,

    A posição do útero não influi na chance de gravidez.

    Pode fazer o beta-hcg a partir de 20/05

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  166. Claudethe disse:

    Obrigada Dr. Pela resposta.

  167. Lara disse:

    Boa noite, Dr Fábio ! Parabéns pelo blog!
    Estou tentando engravidar a 2 anos tenho 34 anos e meu marido 36, nossos exames são todos ok, neste caso infertiludade sem causa aparente. Fiz coito programado com uso de gonal f 75 sem sucesso .
    Foi indicado IU ou FIV. Gostaria de tentar primeiramente a IU , quais são a chance? Há fiz a hesteriosalpinografia a 1,5 seria necessário um novo exame p IU!

    Obrigado!

  168. fabioeugenio disse:

    Oi Lara,

    As chances com inseminação na sua idade são 15 a 20%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  169. Ana Angelim disse:

    Boa noite Dr.Fábio,tenho 38 anos e sou casada a 18 anos e nunca engravidei,meu esposo tem dois filhos de seu primeiro casamento,fizemos todos os exames precisos e deu tudo certo,sem problemas algum. Meu sonho é ser mãe desde que me conheço por gente,o que minha médica disse que estamos tratando de uma infertilidade não aparente,sem causas.Nunca tomei nenhum contraceptivo. Será que tenho chances na inseminação por se tratar de ser um tratamento mais barato?
    Desde já muito obrigado e seu blog é perfeito.

  170. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Obrigado pelo incentivo.

    Existem boas chances sim pela inseminação, em torno de 15 a 20% na sua faixa de idade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  171. priscila basilio neves disse:

    bom dia sou casada com uma mulher e gostaria de engravidar dela. e gostaria de saber se é possível juntar os meus semes e os delas. eu quero engravidar dela. gostaria de saber quanto custa? e gostaria de saber o que eu preciso fazer .estou ansiosa para engravidar.

  172. Silvana disse:

    Boa noite, Dr Fábio Eugênio. Tenho 44 anos, tentante a 5 anos e com uma FIV negativa. Tenho trombofilia, hiperprolactinemia(tratáveis), trompas permeáveis mas com sinais sugestivos de perissalpingite bilateral e formação pseudo-diverticular no corpo uterino(sequela). Problemas estes diagnosticados neste ano de 2015, pelo meu último ginecologista. Esposo tem 30 anos, espermograma especial solicitado na FIV: Grau A 10%, B 34%, C 16% e D 40%, com viscosidade aumentada. Temos alguma chance com a IU?
    Grata pela atenção.

  173. Wendell disse:

    boa noite Dr.

    Tenho 28 anos! Meu espermograma deu que tenho espermatozoides imóveis predominantes. Qual melhor tratamento para que minha esposa possa engravidar.

    OBRIGADO PELA ATENÇÃO

  174. fabioeugenio disse:

    Oi Pricila,

    É possível gravidez sim, utilizando óvulos de uma de vocês + sêmen de doador.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  175. fabioeugenio disse:

    Oi Silvana,

    Chances existem, mas bem menores do que na FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  176. fabioeugenio disse:

    Oi Wendell,

    Primeiro consultar um urologista.

    Se não tiver como melhorar, a indicação são os tratamentos de reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  177. Nathalia disse:

    Tenho 29 anos e a 4 anos não faço uso de nenhum método contraceptivo e não engravidei, no inicio deste ano fiz uma bateria de exames e na histerossalpingografia a medica disse que tenho uma trompa com aderência, me deu a opção de uma cirurgia para correção.
    Se eu não fizer a correção da trompa com aderência e realizar uma fertilização intra uterina pode dar certo?

  178. fabioeugenio disse:

    Oi Nathalia,

    Há chances sim, tanto com a inseminação quanto com a fertilização.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  179. Ana disse:

    Bom dia!
    Dr. Fábio, tenho 31anos, fui diagnosticada com SOP, os demais exames (histerosalpingografia, prolactina, etc) estão normais. Meu marido, 42 anos, fez o Percool Prognóstico que não mostrou um resultado muito satisfatório, Oligoasternozoospermia e Teratozoospermia. Essa alteração pode ter relação com uso de medicamentos como, CETOCONAZOL; RANITIDINA; COLCHICINA; ANTIDEPRESSIVOS; ETC., sendo o mesmo hipocondríaco!? Mudando o comportamento, excluir esses medicamentos, pode ocorrer alterações na qualidade do sêmen?

    Nesse caso, IIU é indicado? Ou posso tentar uns meses (6meses) o método natural com ajuda do Virergan Zinco, Emama, Femme Fólico (marido), eu con o Addera 7000 e Ácido fólico?

    Grata!

  180. Ana disse:

    Detalhe: tinha iniciado o tto., indução de ovulação e coito programado, com o resultado do exame dele o GO mudou os planos e sugeriu a IIU. NAO TERMINEI O 1 CICLO, USEI O FEMARA, HOJE ESTOU NO 2 DIA DE GONAL; para não “perder” o ciclo.. achei melhor ir até o fim e tentar o coito programado, uma vez que fui pegá de surpresa com a indicação da IIU. Tenho medo de gastar mais e não ter um resultado positivo. Há casos como o meu que o casal engravidou de forma natural, sem IIU ou FIV ou é impossível, como disse o GO???

  181. Nadma disse:

    Olá
    Tenho 35 anos, fiz uma IA em dezembro de 2014, sem sucesso, tive 3 folículos 1 de 14, 1 de 16 e outro de 18 e espermograma excelente.
    Fiz a segunda dia 06/12/2015, tem três dias, com folículos 1 de 14, 1 de 15 e outro de 21, espermograma excelente. Não tenho causa da infertilidade. No primeiro dia sentir cólicas e um pouco de sangramento com muco, mas hoje não sinto nada, as vezes umas pontadinhas no lado direito onde estava o folículo 21mm. O óvulo demora quantos dias para chegar no útero?

  182. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    A chance de gravidez natural depende do grau de alteração do espermograma dele. Em muitos casos é possível sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  183. fabioeugenio disse:

    Oi Nadma,

    Após ovulação, já fertilizado, o óvulo demora cerca de 5 a 6 dias para chegar ao útero.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  184. Jéssica Cristina disse:

    Olá,
    Dr Fabio, eu tenho 20 anos e estou fazendo os primeiros passos para fazer a fertilização, gostaria de saber se saiu alguma lei nova que só pode fazer aos 21 anos? É isso mesmo?
    Obrigada.

  185. fabioeugenio disse:

    Oi Jéssica,

    Não existe limite mínimo de idade, a partir da plenitude da vida reprodutiva da mulher.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  186. Fernando disse:

    Olá, estou uma dúvida. Minha mulher tem 34 anos e há 1_ano que estamos tentando. Meu espermograma deu normal, porém no caso dela deu endometriose severa e adenomiose. Foi feita a videolaparoscopia e retirado os focos.. Gostaria de saber se tenho alguma chance com IA ou seria melhor já partir para a FIV?

    Obrigado!

  187. fabioeugenio disse:

    Oi Fernando,

    Se as trompas dela são boas, podem tentar naturalmente por 4 a 6 meses antes da IA ou FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  188. Kátia disse:

    Oi, me chamo Kátia, tenho 28 anos, casada, gostaria de engravidar, porém sofro de amenorreia desde os 14 anos, tomei por 6 anos,na infância, o medicamento DEPAKENE, não tenho controle do ciclo, gostaria de saber as chances?? Obrigada

  189. Alicya disse:

    Boa noite, Dr Fábio!
    Recentemente passei por uma cirurgia para retirar a trompa em virtude uma gravidez ectópica. Ah. O médico disse que minha outra trompa está ótima. Tenho 32 anos e gostaria de saber quanto tempo devo permanecer para tentar pela via normal outra gravidez? Como quero muito engravidar seria melhor e mais rápido fazer uma Inseminação? Obrigado

  190. Maria disse:

    Oi. Penso em fazer inseminação artificial, mas meu sonho é ter um menino. Mas, dizem que com a inseminação há mais chances de nascer meninas porque os melhores espermatozóides são escolhidos, e o de meninas são mais fortes e resistentes por isso, em geral, são escolhidos. Há algum método de aumentar as chances de nascer menino com a inseminação? Como, assento de bicarbonato de sódio antes da inseminação? Já que favorecia o PH ideal para os espermatozóides masculinos.

  191. camile disse:

    Olá dr Fábio,
    eu tenho 24 anos e tenho ovário policistico e meu marido tem 30 anos,fez exames e constatou que ele tem um baixo numero de espermatozoides.
    Então eu não ovulo, ele tem pouco esperma…mais ou menos 4 milhões,o que seria melhor para nós? fertilização in vitro ou inseminação?
    Obrigada!!!!!

  192. fabioeugenio disse:

    Oi Kátia,

    O primeiro passo é realizar consulta e exames para definir a causa da sua ausência de menstruação.

    Então será possível definir o melhor tratamento para engravidar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  193. fabioeugenio disse:

    Oi Alicya,

    Pode tentar natural por 6 a 12 meses. Mas o método mais eficaz, caso faça tratamento, é a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  194. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    A chance de bebê homem ou mulher na inseminação é exatamente igual: 50% x 50%

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  195. fabioeugenio disse:

    Oi Camile,

    Neste caso, concentração abaixo de 5 milhões, o tratamento mais efetivo é realmente a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  196. Cristiane Lopes disse:

    Bom dia Dr. Fabio!

    Primeiramente parabéns pelas indicações e atenção com nós que temos diversas duvida e muitas vezes não sabemos a quem recorrer.

    Tenho 26 anos e meu marido 29, fizemos todos os exames para verificar qual o problema de não conseguir engravidar, o espermograma dele constou apenas 14 milhoes de esperma, sendo que 0,00% rapidos, 5% lentos e 95% imoveis, os meus exames não constaram alterações, com este resultado do espermograma é possivel uma inseminação artificial ou teria que partir direto para a FIV?

    Desde já agradeço.

    Obrigada1

  197. fabioeugenio disse:

    Oi Cristiane,

    Se no espermograma com capacitação houver melhora importante da motilidade, pode tentar inseminação.

    Caso contrário, sem dúvida a melhor opção é a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  198. Melinaa disse:

    Boa tarde Dr.
    Tenho 33 anos e meu namorado 42 ele tem baixa contagem de espermatozóidesconsigo engravidar naturalmente, ou a inseminação é mais indicada. ..obrigada

  199. fabioeugenio disse:

    Oi Melina,

    Depende do grau de alteração do espermograma dele.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  200. elisabete disse:

    Boa tarde Dr, tenho 42 anos e fiz este mes 9semanas com uma gravidez anembrionaria , tambem perdi um bébé dezembro passado com 8 semanas gostaria de saber se a insemination sera uma soluçao para mim , obrigado

  201. Priscila disse:

    Boa tarde Dr.
    Tenho 34 e não tenho filho , meu namorado tem 37 anos e fez vasectomia á 10 anos e tem uma filha do primeiro casamento. Gostaríamos de ter filhos quando o método, inseminação ou FIV.
    …obrigada

  202. fabioeugenio disse:

    Oi Elisabete,

    A inseminação não altera o risco de gravidez anembrionada ou abosto !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  203. fabioeugenio disse:

    Oi Priscila,

    FIV, sendo os espermatozoides captados dos testículos (PESA).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  204. Oi dt fabio engravidei 2vezes nas trompas foi retirada as tenho chances de engravidar.e porque 2vezes e algum tipo de doença?
    Agu

  205. fabioeugenio disse:

    Oi Gessilene,

    Você tem sim novas chances de gravidez pela fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  206. Nayane disse:

    Boa tarde Dr.
    Fiz uma histerosalpingografia e fui diagnosticada com uma trompa com hidrossalpinge, e a outra obstruida, só consigo engravidar com tratamento fiv?

  207. fabioeugenio disse:

    Oi Nayane,

    Pode-se tentar desobstrução das trompas por videolaparoscopia. Se não conseguir, então o tratamento será a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  208. Fabianna disse:

    Oi meu nome é Fabiana tenho 29anos e nunca engravidei tenho endrometrioze e micro policístico e comecei o 1 ciclo com Clomid à meu marido tem 49anos mais tem uma filha de 6 acho q não tem problema mais fez o espermograma ainda não levei ão médico para ver
    Gostaria da sua opinião será q consigo engravidar quando devo ir para inseminação intrauterino esperando resposta obrigado

  209. fabioeugenio disse:

    Oi Fabianna,

    Pode tentar até 6 ciclos de indução se a resposta ovulatória for boa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  210. Paula disse:

    Oi Dr, gostaria de saber sua opinião. Tenho 33 anos, meu esposo 37, há 1 ano 4 meses tentando engravidar, sem sucesso. Eu e meu esposo fizemos tds os exames e todos normais, exceto um endometrioma que apareceu de 8 mm. Estou pensando neste mês me programar para a insiminação. Tenho opiniões divergentes que falam pra eu tratar esse endometrioma pequenino e depois tentar direto a fertilização , outra opinião é que esse endometrioma é pequeno demais e não irá atrapalhar a insiminação. Qual seria sua opinião? Estou desconsolada, pois não sei q rumo tomar. Aguardo ansiosa sua resposta. Obrigada.

  211. fabioeugenio disse:

    Oi Paula,

    Só vale a pena operar se você for tentar gravidez natural depois. Para fazer diretamente a inseminação ou a FIV, não precisa tratar antes este endometrioma.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  212. Paula disse:

    Oi Dr Fábio,

    Minha médica pediu o exame de prolactina. Meu primeiro resultado há quase dois meses atrás estava 34. Tomei Dostinex 0,5mg 1x por semana., sendo que repartia esse comprimido ao meio e tomava 0,25 na terça e 0,25 no sábado. Tomei num total 8 semanas. Fiz um novo exame nesta semana e abaixou para 15. O senhor acha que ainda está alto, e por isso estou tento dificuldade para engravidar já que todos os exames estão normais ou esse valor de 15 já normalizou? Qual seria o valor ideal da prolactina? Caso eu pare de toma lá agora , há chances de voltar a subir?

  213. fabioeugenio disse:

    Oi Paula,

    Até mesmo um valor de 34 não atrapalha para engravidar, caso sua ovulação esteja normal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  214. Ana cristina disse:

    Eu quero fazer esse procedimento eu fiz a três anis a reversão como faço para participa desde já obrigada

  215. Rosemberg disse:

    Ola Dr. Fábio,

    Tenho 33 anos e descobri que tenho azoospermia, minha esposa tem 22 e é perfeitamente saudável, quer muito ser mãe e nesses últimos meses conversamos bastante sobre filhos, como a inseminação intrauterina poderia nos ajudar se eu não tenho esperma. qual seria o custo médio de todo o tratamento.

    Obrigado.

  216. Fabiana disse:

    Olá estou tentando engravidar desde de 2014, e descobri em setembro de 2015 que tenho hipotiroidismo. Gostaria de saber se esse técnica pode ser indicada ao meu caso. Esse ano completo 35 anos.
    Obrigada

  217. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Cristina,

    O primeiro passo é consulta para avaliação do casal.

    Nossos telefones (85) 3047.8080 e (85) 9.9909.0227

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  218. fabioeugenio disse:

    Oi Rosemberg,

    Não pode ser inseminação. O tratamento indicado é a fertilização (FIV) com ICSI, sendo os espermatozoides captados dos testículos (micro-TESE).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  219. fabioeugenio disse:

    Oi Fabiana,

    O hipotireoidismo deve ser tratado com hormônio tireoidiano. Estando compensada você pode sim fazer qualquer tratamento de reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  220. Vera Freitas disse:

    Boa Tarde
    Eu Gostaria de saber se ao fazer a inseminação artificial , tenho de deixar de trabalhar , se tenho de meter baixa médica , ou se posso continuar a fazer o meu trabalho , eu trabalho numa loja de roupas .

    Atentamente

  221. fabioeugenio disse:

    Oi Vera,

    Pode trabalhar normalmente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  222. jecalixa disse:

    Ola, tenho 26 anos e nenhum problema de fertilidade, fiz a histero e tenho trompas perveas.
    Meu marido tem azoospermia, e vou fazer minha primeira inseminaçao agora em maio com esperma de doador.
    To preocupada, to tomando uns comprimidos e injeçoes, o medico espera no maximo 2 foliculos por isso a dosagem bem reduzida.
    Ele acha que temos otimas chances, mas to bem discrente.
    O que acha? Tem obtido sucesso com doadores?
    Grata.

  223. fabioeugenio disse:

    Oi Camila,

    O sêmen de doador geralmente é de boa qualidade. E a chance na inseminação na sua idade em torno de 20% por tentativa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  224. Eva disse:

    Olá Doutor muito obrigado blog é muito esclarecedor.
    Meu marido tem 27 anos e 2 espermogramas sem espermatozóides, tem outra forma de coletar os espermatozóides caso o problema seja somente de ejaculacão (ele ainda não fez outros exames),Eu tenho 28 anos e não tenho nenhum problema.Caso seja recomendado quanto custa o tratamento de inseminação intrauterina?Pois não gostaria de realizar um FIV,desde já obg Doutor.

    Abraço 🙂

  225. Iva disse:

    Olá Doutor parabéns pelo blog é de imensa utilidade.

    Tenho 28anos e nenhum problema de saúde exames OK.Meu marido fez uma cirurgia de varicocele e após dois espermogramas negativos indicando azoospermia pellet vol.3ml pH 7,5

    Doutor qual a chance de ter espermatozóides para coleta?Gostaria de fzr a IIU pois é menos evaziva quais minhas chances de sucesso e qual o custo do tratamento?
    Desde já obg
    Parabéns pelo blog

  226. fabioeugenio disse:

    Oi Eva,

    Neste caso não pode ser inseminação. Tem que ser a FIV com ICSI, sendo os espermatozoides captados nos testículos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  227. fabioeugenio disse:

    Oi Iva,

    Não pode ser inseminação Tem que ser a FIV com ICSI, sendo os espermatozoides captados por micro-TESE.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  228. fabioeugenio disse:

    Oi Iva,

    Não pode ser inseminação Tem que ser a FIV com ICSI, sendo os espermatozoides captados por micro-TESE.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  229. Telma disse:

    Boa noite, estou a tentar engravidar a 3anos e 7meses e a pouco tempo descobri que tenho o utero retrovertido e o meu marido so tem 1% de espermatozoides normais. A nossa medica disse que so atraves de fertilizacao in vitro é que iriamos conseguir engravidar. A minha duvida é se só mesmo atraves da FIV ou sera que com inseminaçao artificial tambem ha uma boa probabilidade? Obrigada

  230. fabioeugenio disse:

    Oi Telma,

    Existe possibilidade sim, mas bem menor do que com a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  231. Janaina disse:

    Dr. Fabio, parabéns pelo blog e pela atenção q percebi sendo dispensada às perguntas… tenho 40 anos, engravidei naturalmente ano passado mas sofri um aborto espontâneo, qual a taxa de sucesso com a inseminação? Nossos exames, meus e de meu marido, sao normais. Obrigada.

  232. fabioeugenio disse:

    Oi Janaína,

    A inseminação oferece entre 10 e 15% de taxa de gravidez por tentativa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  233. Evelynne disse:

    Dr. Fábio, por favor, poderia me explicar porque não é possível a inseminação artificial quando o homem fez vasectomia? Não seria possível captar os espermatozoides por punção e inseminá-los no útero da mulher?

  234. fabioeugenio disse:

    Oi Evelynne,

    É porque para inseminação precisa no mínimo de 5 milhões de espermatozoides móveis por ml. Esta quantidade não se consegue por aspiração do testículo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  235. Pedro disse:

    Boa noite, Dr., sou do interior do estado de São Paulo (Araçatuba), fiz espermograma e, ao retornar ao urologista com o exame, fui diagnosticado com Oligospermia (5 milhões por ml) e Astenospermia (2% de espermatozoides progressivos lentos e 98% imóveis). Diante desse diagnóstico, gostaria de saber que tipo de reprodução assistida é mais recomendável. Pergunto porque o urologista que frequento não trabalha com reprodução assistida! Além disso pode indicar alguém dessa região?

  236. fabioeugenio disse:

    Oi Pedro,

    O tratamento é a fertilização in-vitro (FIV) com ICSI. Te indico a clínica Androfert de Campinas-SP.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  237. Douto eu minha duas trompas ta terço entupida mais ovulo todo meus meu esposo tem uma filha.e quero engravida.eu posso fazee inseminaçao intraurina

  238. Boa tarde douto tou com minha duas trompa esta com teço dital com formacao sacular obstruida.tenho 24 anos sou casada a 8 anos ovulo to do meus certinho sera q posso fazer enseminaçao

  239. fabioeugenio disse:

    Olá,

    Se as trompas estão obstruídas pode haver gravidez, mas através da fertilização in-vitro.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  240. Nadma disse:

    Dr. Fabio,

    Já estou na 4° tentativa de IA, fiz a 3° no início do mês de agosto, porém, minha mestruação veio antes de completar os 15 dias, pois não usei o ultragestan. Fui em meu médico ele me explicou que deveria ter usado. Agora estou na 4° IA fiz em ciclo seguido… estou no 3° dia da IA, tive dois folículos dominantes lado esquerdo 18 e 20mm no direto tinha, porém pequeno, estou sentino uma dorzinha do lado direto, dia todo dorzinha fina que incomoda… É possível ter ovulação após a IA… o folículo pode ter evoluído?

    Abraços!

    Nadma

  241. fabioeugenio disse:

    Oi Nadma,

    Esta dor leve pode persistir mesmo após a ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  242. Silvana disse:

    Olá doutor! Tenho 38 anos, sou mãe se 3 filhos e há 10 anos atrás fiz uma laqueadura por videolaparoscopia. Hoje gostaria de reverter o procedimento para engravidar de novo.
    Qual procedimento mais viável pra mim, a IIU ou a FIV?
    O senhor acha que já na primeira consulta eu ja levasse um espermograma e uma histerossalpingografia?

  243. fabioeugenio disse:

    Oi Silvana,

    Sem dúvida a FIV. A inseminação não funciona nos casos de laqueadura prévia.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  244. Mariza disse:

    Boa noite! Tenho 40 anos. Gostaria de saber até que idade posso fazer inseminação artificial de gêmeos? Aguardo respostas.

  245. Tabita disse:

    Então meu sonho é ser mãe porem não tenho parceiro o que me indicaria??

  246. fabioeugenio disse:

    Oi Mariza,

    Não há idade limite, mas quanto mais nova, maiores as chances de sucesso.

    E o tratamento não é feito com objetivo de gêmeos !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  247. fabioeugenio disse:

    Oi Tabita,

    Tratamentos de reprodução assistida (inseminação ou FIV) com sêmen de doador.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  248. Naira luiza disse:

    Oi Doutor tenho 30 anos e 2 filhos um de 13 e a outra de 11 não tenho problemas enhum pra engravidar seu que sou casada a 10 anos e meu segundo marido tem vasctomia a 12 anos ele tem 41 anos será com a inseminação artificial eu conseguiria engravidar .meu sonho é ter um filho com ele..Sei que ele tinha que fazer a punção ais será que a nossa chance e bom pra ter um positivo.

  249. fabioeugenio disse:

    Oi Naira,

    Na sua idade as chances com a FIV são excelentes !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  250. Raquel disse:

    Olá Dr. Fábio,

    Tenho 31 anos e meu marido 33, sou tentante a 4 anos e meio, e esse ano descobrimos que meu marido só tem 1% de espermatozoides normais, e comigo nenhum problema. Tenho chance de engravidar através da inseminação ou somente se fizer a fertilização?

  251. Wanderson fernandes disse:

    Minha esposa vai fazer uma.a cirurgia de retirada dá segunda trompa ela tem 25anos ,gostaria d saber c ela ainda pode engravidar c tem algum tratamento eficaz para isso,e quanto tempo depois dá cirurgia ela pode começa o tratamento eu tenho 34anos, obrigado.BELO TRABALHO

  252. fabioeugenio disse:

    Oi Raquel,

    Nas alterações de morfologia espermática, o tratamento mais indicado é a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  253. fabioeugenio disse:

    Oi Wanderson,

    Se ela perder as duas trompas ainda assim pode engravidar pela fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  254. Rosi disse:

    Boa tarde, posso fazer inseminação artificial com apenas uma trompa
    ?

  255. fabioeugenio disse:

    Oi Rosi,

    Pode sim, mas as chances de sucesso podem ser menores.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  256. Isabela disse:

    Oi boa noite tenho 27 anos e faz 8 meses q fiz laqueadura queria saber se tenho chance de engravidar após a reversão?

  257. Isabela disse:

    Boa noite faz 8 meses q fiz laqueadura tenho 27 anos e 2 filhos me arrependi se eu fazer a reversão tenho chance de engrav
    idar?

  258. Simone disse:

    Ola tenho 40 anos , tenho endomeniose e o meu útero estar volumoso com 550 de tamanho, ja fiz a FIV em 2014 deu certo mais faltando 5 dias para nascer o bebê ele morreu com o cordão umbilical, mais enfim depois desse episodio eu hoje quero tentar fazer as FIV novamente só que fiz uma cirurgia de retirada de 6 miomas e meu utéro aumentou muito. a minha dúvida é quanto tempo posso fazer a fiv novamente depois da cirurgia e se com adenomiose difusa e útero volumoso quais as chances de dar o resultado positivo?

  259. fabioeugenio disse:

    Oi Isabela,

    Depende de como foi feita a laqueadura.

    Mas se não houver como reverter, mesmo assim você tem excelentes chances de nova gravidez pela FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  260. fabioeugenio disse:

    Oi Simone,

    A possibilidade de implantação no seu útero é baixa. Analise a ideia de gestação de substituição (útero solidário).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  261. Regiane disse:

    Boa noite Dr. Eu tenho uma das trompas virada para cima, qual a probabilidade de eu fazer a inseminação artificial e dar certo? Quais as minhas chances?

  262. Regiane disse:

    Olá Dr Fábio, tem uma das trompas virada para cima, quais as minhas chances de fazer a inseminação artificial é dar certo?

  263. Regiane disse:

    Oi Dr Fábio, embriões transferido com D2 podem ser de boa qualidade? como os de D5 e D6?

  264. fabioeugenio disse:

    Oi Regiane,

    A chance depende de sua idade, variando de 10 a 20% por tentativa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  265. fabioeugenio disse:

    Oi Regiane,

    Podem sim. Há como classificar a qualidade deles.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  266. kelly Amorim disse:

    Boa tarde dr. Fábio Eugênio,
    parabéns pelo blog.
    Meu caso é um tanto complicado, pois tenho 35 anos, 3 filhos do primeiro casamento e agora gostaria de engeavidar novamente.
    O problema é que meu esposo é vasectomisado e eu não tenho trompas.
    Existe neste caso alguma solução??
    Poderíamos fazer a inseminação ou a fertilização?
    Att,

    Kelly

  267. kelly Amorim disse:

    Esqueci de outro detalhe, meu esposo tem varicocele.
    Caso nosso caso tenha saida, qual seria o valir em média que gastaríamos??
    obrigada desde já pela atenção.

  268. fabioeugenio disse:

    Oi Kelly,

    Existe ótima chance de nova gravidez pela FIV com ICSI, sendo os espermatozoides captados diretamente dos testículos (PESA).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  269. aldeniza moreira de azevedo disse:

    ola doutor
    estou tentando engravidar a 15 anos foi feito todos os exames, meu e o do meu esposo, deu tudo normal mesmo assim não consigo engravidar e já tenho 35 anos!. O que pode estar ocasionando essa minha impossibilidade de engravidar?

    OBS. meu esposo fez cirurgia de varicocele a seis meses,repetido o exame, o espermograma foi satisfatório.

  270. fabioeugenio disse:

    Oi Aldeniza,

    Mesmo não encontrando uma causa, mas devido ao tempo decorrido e sua idade atual, a melhor opção é a fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  271. Isamara disse:

    Oi tenho 22 anos….
    Então meu marido fez um espero e no resultado deu, 5 milhões de espermas,deram tipo “D” e que eles tem custo tempo de vida,é que desses 5 milhões 70% sai mortos e os outros 30% não se move…
    Temos alguma chance de engravidar???
    Me ajuda por favor estou desesperada!!

  272. Isamara disse:

    Oie Dr Fábio Eugênio….
    Tenho 22 anos meu marido 25….
    Sou tentante a 5 anos e só agora fomos ao médico,ver o que estaria acontecendo,no espermograma dele deu que os espermas tem 5 milhões e,e q desses 5 milhões 70% saem mortos e os outros 30% não se movem,e que eles tem um curto tempo de vida…
    Os meus exames deram todos normais….
    Os gametas dele deram tipo “D”.
    Temos alguma chance ter uma gravidez?

  273. michel disse:

    tenho 44anos posso fazer inciminaçao intrauterina meu esposo tem 43anos 30milhoes de esperma e 1por sento normais por capacitaçao

  274. fabioeugenio disse:

    Oi Isamara,

    Primeiro ele tem de ser avaliado por um urologista.

    E mesmo que não melhore o espermograma, há boas chances de gravidez com a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  275. fabioeugenio disse:

    Olá,

    Melhor método será a FIV, avaliando com seus óvulos ou doação.

    A chance com inseminação é muito pequena.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  276. Jovelina Neves disse:

    Bom dia Dr. Fábio!
    Meu nome é Jovelina, tenho 36 anos e o meu marido 51. Há mais ou menos 18 anos o meu marido fez vasectomia e eu morro de vontade de ser mãe. Qual tratamento o senhor nos indicaria, inseminação intrauterina ou estimulação para fertilização in vitro.
    Aguardo retorno e desde já agradeço.

  277. fabioeugenio disse:

    Oi Jovelina,

    Fertilização in-vitro (FIV), sendo os espermatozoides captados por punção dos testículo (PESA).

    As chances são ótimas !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  278. Natalia disse:

    Dr eu não tenho nada porém tem 2 anos que estamos tentando engravidar meu esposo está tratando com vitaminas e o exame dele tem 73 milhões total de esperma ejaculados mais molitidade a+b de 17 por cento e po ssivel engravidar ??

  279. fabioeugenio disse:

    Oi Natalia,

    É possível sim, apesar da menor chance.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  280. Francieli disse:

    Bom dia Dr. Fábio

    Tenho 32 anos e meu marido 39 (todos os exames dele deram perfeitos) e a dois estou tentando engravidar, porém descobri que minha prolactina é alta, demais exames todos normais graças a Deus, faço tratamento para controlar a prolactina e neste mesmo período já fizemos 3 tentativas de coito programado (sem sucesso). Agora estamos dispostos a fazer a inseminação, quais as chances de eu poder engravidar na primeira tentativa? E existe a probabilidade de gestação gemelar?

  281. fabioeugenio disse:

    Oi Francieli,

    A possibilidade na inseminação é em torno de 15% por tentativa. Há chance de gemelar sim

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem