perigo-inseminacao-artificial-caseira-medicina-reprodutiva-dr-fabio-eugenio

Circula na Internet como a “salvação” para mulheres que não conseguem engravidar, ou ainda para homossexuais que tem o desejo de ter filhos, várias maneiras de realizar uma Inseminação Artificial em casa. É a chamada “auto inseminação” ou “inseminação caseira”. Engana-se quem pensa que esta prática é vantajosa, pois existem diversos riscos à saúde, tanto para a mãe quanto para o feto.

Uma gravidez por vias não naturais requer cuidados, tanto físicos como psicológicos e, até mesmo, éticos. Para o processo da “inseminação artificial caseira”, a mulher precisa do sêmen de um doador, cuja compra é proibida no Brasil, sendo os bancos de sêmen gerenciados pelas clínicas de fertilização, como forma de garantir que sejam tomadas todas as medidas de biosegurança e seguidas as orientações e resoluções do Conselho de Medicina. Assim, a mulher teria que conseguir esse material de um doador “conhecido”, que a qualquer momento, com ou sem a sua autorização, pode reivindicar seus direitos de pai.

Além disso, a mulher realiza esse procedimento sem o mínimo de cuidado que teria uma clínica especializada. No procedimento caseiro, ela costuma utilizar materiais não esterilizados, correndo sérios riscos de contrair algum tipo de infecção, visto que a região da vagina é propícia à proliferação bacteriana, ou ainda, riscos de perfurações, devido a má utilização de instrumentais. Tudo isso para introdução de um sêmen praticamente sem espermatozoides vivos, já que a maioria destes morrem em contato com o ar.

Precisa-se ter em mente que, numa clínica, existe um processo preparatório que aumenta as chances da inseminação resultar em gravidez: desde remédios que induzem a ovulação, preparação do sêmen, que precisa estar capacitado para a técnica [essa capacitação só é possível em tentativas de gravidez por vias naturais ou em laboratório, passando por processos de centrifugação e seleção dos melhores], até o apoio psicológico no decorrer do tratamento.

Assim, o ideal é sempre procurar um médico de sua confiança e realizar um processo de inseminação dentro de toda a biosegurança disponível. Correr riscos e alimentar esperanças por uma gravidez que, provavelmente, não chegará a se concretizar, só prejudica o sonho de ser mãe ou pai.

50 Comentários para “Perigos da Inseminação Artificial Caseira”

  1. bruna disse:

    Ola!, Tdo beleza? Seguinte nao sei o que que pode estar acontecendo mas seu site ta esquisito quando lido no navegador que é o que eu gosto, tem certeza que configurou o css do seu site certinho? Qualquer coisa me manda um email que esta no meu contato ai, abrass!

  2. Emberlynn disse:

    At last some rtaionaltiy in our little debate.

  3. DIMI disse:

    “DOAÇÃO GRATUITA DE SEMEN”

    BOA TARDE, VOU ABRIR ESTE FORUM PARA PESSOAS QUE DESEJAM AJUDAR PESSOAS A REALIZAR O MAIOR SONHO DA VIDA. SOU DOADOR DE SEMEN. NÃO COBRO NADA. TENHO NACIONALIDADE GREGA. SOU DE OSASCO, COLADO COM SÃO PAULO CAPITAL. ESTOU DISPONIVEL PARA VIAGENS. TENHO 25 ANOS. INDEPENDENTE DO METODO UTILIZADO PELA FUTURA MÃE. SOU ADVOGADO, JA FIZ DOAÇÕES PARA ALGUMAS PESSOAS E FOI BOM, DEU MUITO CERTO! DEIXO CLARO QUE É APENAS DOAÇÃO, NÃO QUERO TER QUALQUER CONTATO PÓS DOAÇÃO. DIMITRIBARBOSA@GMAIL.COM AO CONTATAR, INFORMAR QUE É SOBRE A DOAÇÃO!

  4. fabioeugenio disse:

    Oi Dimitri,

    Parabéns pelo despreendimento, mas a doação deve ser anônima. Procure se informar no Proseed (SP)

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  5. dimitri disse:

    DOAÇÃO GRATUITA DE SEMEN”

    BOA TARDE, VOU ABRIR ESTE FORUM PARA PESSOAS QUE DESEJAM AJUDAR PESSOAS A REALIZAR O MAIOR SONHO DA VIDA. SOU DOADOR DE SEMEN. NÃO COBRO NADA. TENHO NACIONALIDADE GREGA. SOU DE OSASCO, COLADO COM SÃO PAULO CAPITAL. ESTOU DISPONIVEL PARA VIAGENS. TENHO 25 ANOS. INDEPENDENTE DO METODO UTILIZADO PELA FUTURA MÃE. SOU ADVOGADO, JA FIZ DOAÇÕES PARA ALGUMAS PESSOAS E FOI BOM, DEU MUITO CERTO! DEIXO CLARO QUE É APENAS DOAÇÃO, NÃO QUERO TER QUALQUER CONTATO PÓS DOAÇÃO. DIMITRIBARBOSA@GMAIL.COM AO CONTATAR, INFORMAR QUE É SOBRE A DOAÇÃO!

  6. fabioeugenio disse:

    Oi Dimitri,

    Entre em contato com o Pro-Seed em SP capital.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  7. Fabiana de Almeida disse:

    Tudo bem, mas para quem não tem condições financeiras para realizar o procedimento, pois tem esse processo é extremamente caro e eu, por exemplo , não tenho condições para realiza-lo.
    Tenho 37 anos e meu marido não pode ter filhos?
    Como faço?

  8. fabioeugenio disse:

    Oi Fabiana,

    Neste link você encontra locais que fazem pelo sus: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/03/apos-7-anos-saude-estuda-incluir-fertilizacao-vitro-no-sus-em-2012.html

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  9. Jun ior disse:

    Doutor quanto tempo o espermatozóide sovrevive fora do corpo humano? ?

  10. fabioeugenio disse:

    Oi Júnior,

    Depende da temperatura, e condições em que o sêmen está.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  11. Paulo disse:

    Doutor o espermatozóide morre rápido em contato com o ar?

  12. Milton disse:

    Ola doutor Parabéns por seu site, o lubrificante da camisinha mata oa espermatozóides??

  13. fabioeugenio disse:

    Oi Paulo,

    Em geral dentro de alguns minutos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  14. fabioeugenio disse:

    Oi Milton,

    Em contato prolongado pode prejudicar a motilidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  15. ana disse:

    Boa noite

    No caso de um casal Homo afetivo que não tem condições financeira
    tem algum recurso ?

    obrigada

  16. Clarice disse:

    Olá Dr., Gostaria de tirar uma duvida, todas as vezes que vem minha menstruação o fluxo é muito intenso, porém nessa ultima vez, faz sete dias que esta vindo, mas só no primeiro dia veio com fluxo normal, nos outros basicamente nem sujou o absorvente,não tive cólicas fortes como é de praxe, e a cor não eh de sangue, e sim uma borra, pode não ser menstruação? (detalhe: estou a cinco meses tentando engravidar)
    Obrigada.

  17. fabioeugenio disse:

    Oi Clarice,

    É preciso exame ginecológico para definir. E faça também um beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  18. rafaela disse:

    Olá boa noite.doutor
    Meu nome.é rafaela bom eu tenho uma dúvida esse mês não tomei meu anticoncepcional minha mestruaçao veio dois dias depois do dia que ela sempre vinha pois ela sempre dura de 4 a 6 dias mas esse mês ela durou dois dias sangue vivo e a tres dias está descendo uma borra marrom e grossa o que pode ser posso estar gravida? E outra deu pra me dar dor de dente, muito cansaço.

  19. rafaela disse:

    Fiz um teste farmácia pq essa borra tinha parado ontem exame deu negativo e a borra marrom começo a descer novamente o que pode ser doutor?

  20. fabioeugenio disse:

    Oi Rafaela,

    Não deve ser gravidez, mas faça o exame sanguíneo (beta-hcg) para confirmar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  21. Letícia Alvarenga disse:

    Olá dr. meu noivo é cadeirante, e só consegue ejacular pela masturbação. Não temos condições de fazer uma inseminação. Como faço para conseguir engravidar?

  22. fabioeugenio disse:

    Oi Letícia,

    Para centros de tratamento pelo sus acesse este link:http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/03/apos-7-anos-saude-estuda-incluir-fertilizacao-vitro-no-sus-em-2012.html

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  23. Bruno disse:

    Ola,

    Sempre tive sonho de ser pai, gostaria de saber se a clinicas que colocariam meu semem, em uma amiga ou prima minha?

    Obrigado

  24. fabioeugenio disse:

    Oi Bruno,

    Os tratamentos somente são feitos com consentimento de ambos (casal).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  25. sara disse:

    Olá Dr.
    Em Dezembro tive infecção urinária fiz o tratamento e correu tudo bem, dia 1 de fevereiro comecei sentir uma ardência na vagia estou repetindo o tratamento, tive relação na quinta dia 28 de janeiro hj fui ao banheiro fazer xixi e está descendo um líquido como se fosse menstruação so que é marrom e estou com muita dor no quadril e com muita cólica não se expliquei bem mais gostaria de saber oque é poderia me ajudar ?
    Obrigada

  26. fabioeugenio disse:

    Oi Sara,

    Apenas com exame ginecológico é possível defunir.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  27. Juliana disse:

    Olá Dr. Sou lésbica e vivo com minha companheira já há 4 anos, ela tem muito desejo de engravidar, estamos nos mudando para Sp ainda esse ano, poderia me indicar uma clínica segura para começarmos o tratamento? E gostaria de saber se existe alguma forma de juntas à um doador gerarmos essa criança, no caso a criança ter além das características dela e do doador ter as minhas também. Grata desde já.

  28. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    É possível sim gravidez, mas utilizando o óvulo de cada uma por vez + o sêmen de doador.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  29. Cristiane disse:

    E ai no SUS você morre
    na fila e não realiza o
    sonho de maternidade.

  30. fabioeugenio disse:

    Oi Cristiane,

    Realmente a saúde pública no Brasil é muito escassa na área de reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  31. Fefeu disse:

    Gostaria de saber se é possível engravidar fazendo inseminação artificial caseira e como fazer de modo seguro, uma vez que seria com meu marido.

  32. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Não existe modo seguro de fazer procedimento médico caseiro !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  33. alinny disse:

    Ola dr.sou laquiada posso engravidar

  34. fabioeugenio disse:

    Oi Alinny,

    Pode sim, pela reversão da laqueadura, ou pela FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  35. luciana ferreira neres da siva disse:

    ola doutor uma pergunta ;tenho trompas tortuosas isso atrapalharia em uma enciminaçao artifiçial,,obg

  36. luciana ferreira neres da siva disse:

    ola doutor uma pergunta ;a 4 anos fiz uma video laparoscopia por causa de indometriose ai foi constatado que tenho trompas tortas isso atrapalha si eu fazer uma enciminaçao artifiçial tento engravidar a 13 anos tenho 32anos.. obg

  37. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    Pode diminuir as chances, já que na inseminação as trompas são fundamentais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  38. Sara soares disse:

    Boa tarde Doutor, eu tento a 1 ano e todos exames normal pq eu faço agora sou de São José do Rio preto aqui acho que não tem pela rede pública há tenho 31 anos.

  39. fabioeugenio disse:

    Oi Sara,

    Consulte inicialmente um ginecologista para avaliação reprodutiva básica.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  40. Manoel disse:

    Caro doutor,

    Muito esclarecedoras suas respostas.

    Gostaria que, por favor, me tirasse uma dúvida: na troca de uma primeiro preservativo pra um segundo, sem que tenha havido ejaculação, se existir algum espermatozóide vivo no líquido pré ejaculatório, ele morreria em poucos segundos de contato c o ar , mãos e óleo de silicone do preservativo? Ou estariam aptos pra fecundar na continuidade dessa relação sexual (penetração com esse segundo preservativo melado com um pouco desse líquido pré ejaculatório)?

    Grato pelo esclarecimento.

  41. fabioeugenio disse:

    Oi Manoel,

    Risco teórico existe, mas mínimo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  42. Daniela kelly disse:

    No meu caso o problema está com meu marido, o espermatozóides dele é ruim e tem pouco, com isso tenho visto em muitos sites sobre Clomid para homens, o que o senhor tem a dizer?

  43. Paula disse:

    O SUS não paga tratamento pra ninguém coisa nenhuma, o pérola bayton que é o único 100% gratuito, tem filas de espera de mais de 5 anos e por isso há anos não chama ninguém, e não aceita mais ninguém na fila. Ou seja mulheres de idade pouco avançada, 30 anos já não tem esse tempo para esperar, e quanto ao hospital São paulo, além de cobrar o procedimento ( mais barato mas cobra) te coloca nas mãos de um monte de médicos residentes que não sabem nem introduzir um espéculo, te machucam e te usam como cobaias. Um estudante pergunta pro outro o que pode ser no ultrassom, e fica tudo no achometro, pq não tem ninguém mais entendido lá, o dr responsável só aparece na palestra e não acompanha nada.

  44. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    É um tratamento controverso, pois nem sempre é efetivo. Um urologista pode orientar melhor sobre este tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  45. fabioeugenio disse:

    Oi Paula,

    Infelizmente o atendimento em FIV pelo SUS ainda é muito pouco oferecido no Brasil.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  46. Denis disse:

    Olá muito boa sua pagina parabéns

    Gostaria de saber se em uma relação após eu ter ejaculado a primeira vez, tomado banho, e ter partido para uma nova relaçao com um novo preservativo, mas dessa vez sem ejaculaçao… e depois ter ficado uns 15 segundos embaixo de um chuveiro com agua quente tirar a camisinha e jogar no chão, o sr. Acha que o liquido pre-ejaculario misturado com as sobras da primeira ejaculaçao sobrevive dentro da camisinha apos 20min no chão???

    Grato

  47. Julyanna disse:

    Olá doutor tenho os ovários policísticos já faz uns 7 anos q descobri e tento tento engravidar as uns 10 anos,na última consulta o médico me passou metifomina e acido fólico. Tomo a uns 3 meses mais até então nada ainda,é a mha dúvida é será a posso engravidar, tem algum exame fora a ultrassonografia q posso fazer pra poder saber se posso ou não engravidar, pois com meu esposo esta tudo certo….😞

  48. fabioeugenio disse:

    Oi Denis,

    Provavelmente não.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  49. fabioeugenio disse:

    Oi Julyanna,

    É fundamental fazer o exame das trompas: histerossalpingografia.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem