Na maioria das vezes, a responsabilidade sobre a gestação de um filho recai sobre a mulher, afinal, a fecundação ocorre em seu corpo e o desenvolvimento do feto também. Porém, em muitos casos, a razão da dificuldade para gerar um filho pode ser encontrada no homem.
 
Um dos problemas pode ser a oligospermia,  caso em que a contagem de espermatozoides tem um valor inferior a 20 milhões por mililitro de sêmen ejaculado. Para que o sêmen seja saudável e fértil, é preciso que a quantidade seja a partir desse valor, caso o contrário, o homem pode ser infértil.
 
Investigação:
 
Se um casal está planejando uma gravidez há muito tempo, mas sem êxito, é preciso procurar um médico e fazer um check-up em sua saúde reprodutiva. O tempo razoável para que surja uma gravidez é de 12 meses; por isso, se o casal não consegue engravidar depois um ano de tentativas, é preciso investigar se há algum problema que precisa ser tratado.
 
Exame:
 
O homem que deseja saber se existe algum problema que o impede de engravidar sua parceira, deve realizar um espermograma. Através desse exame, é possível observar não apenas a quantidade, mas também a qualidade dos espermatozoides que são produzidos.
 
Causadores:
 
A oligospermia pode ter várias causas. Orquite (inflamação do testículo), varicocele e testículos que não descem até o saco escrotal são alguns dos motivos. A inflamação nos testículos pode ser causada por fatores como uso de cuecas muito apertadas, estresse e alimentação irregular. Tabagismo, consumo abusivo de álcool e uso de anabolizantes também influenciam na inflamação.
 
Tratamento
 
O tratamento vai depender da causa da oligospermia. Mudanças de hábitos podem resolver o problema nos casos de estresse, alimentação e uso de roupas muito apertadas. Contudo, no caso de doenças como varicocele, por exemplo, o médico encaminhará o paciente para o melhor tratamento – que pode ser uma correção cirúrgica da inflamação ou a recomendação de um tratamento em reprodução assistida.
Os tratamentos em reprodução assistida podem tratar os casos de oligospermia em homens, desde que indicados por um médico especialista.
 
Atenção, homens! Cuide da sua saúde reprodutiva e faça exames periodicamente. O sucesso de uma gestação também depende de você! Acompanhe nosso site!

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro.

Deixe uma resposta

Mensagem