ICSI GUARD

 

A garantia do óvulo perfeito, e o guardião da fertilização perfeita. Assim funciona o ICSI GUARD. Ele garante que as divisões iniciais do óvulo e dos blastômeros (células do embrião) ocorram de maneira indefectível.  As divisões celulares – chamadas mitoses – são a base de toda a vida. Imagine que de uma única célula inicial, que é a célula ovo ou zigoto, fruto da união entre o material genético do óvulo e do espermatozóide, desenvolvem-se todas as células do corpo humano. 


Isto mesmo, de uma única célula, que se divide em duas, e aquelas duas se dividirão em outras duas e assim sucessivamente.O embrião vai crescendo,e a partir de certo ponto as células vão se diferenciando (formando diferentes tipos de tecidos e células especializadas), mas sempre se dividindo. Então o embrião se transforma em feto, sempre com milhares, milhões de divisões celulares, até que em nove meses personifica-se o milagre da vida com o nascimento de mais um bebê. De uma única célula inicial agora formaram-se bilhões de células dos mais diferentes tipos e funções. Não é impressionante!!! 


Já deu para notar que as divisões celulares são indispensáveis para a vida, principalmente as primeiras divisões do zigoto e do embrião, porque a partir daí é que se formarão todas as demais. No entanto, as divisões celulares são processos extremamente complexos pois a célula deve multiplicar seus cromossomos e depois dividi-los igualmente entre as duas novas células que se formarão. Qualquer pequeno erro que exista na divisão destes cromossomos implica em células geneticamente anormais, com alterações na quantidade de cromossomos e/ou genes. Estas anormalidades são geralmente incompatíveis com a vida e se ocorrem nas primeiras divisões do óvulo ou do zigoto acarretam morte embrionária, que vai se traduzir clinicamente como falha de gravidez na fertilização in-vitro ou aborto precoce, ou ainda se compatíveis com a vida podem causar nascimentos de bebês com anormalidades genéticas. 


Para coordenar esta divisão exata dos cromossomos e sua migração para as novas células, existe no interior das células uma estrutura de proteína que forma uma rede de microtúbulos, os quais vão guiar os cromossomos na divisão: é o SPINDLE. A integridade do SPINDLE portanto é fundamental para a correta divisão celular. Qualquer alteração bioquímica ou mecânica do Spindle pode causar falha no tratamento de fertilização assistida ou alterações genéticas. 


Na fertilização in vitro com ICSI ( injeção intra-citoplasmática de espermatozóides) pode haver comprometimento do spindle de duas maneiras. A primeira quando ocorrem variações, mesmo que pequenas, de temperatura ou pH nos meios de cultura dos óvulos ou embriões, pois a estrutura do spindle é muito sensível a estas variações. A segunda possibilidade é mecânica: no momento da injeção do espermatozóide no interior do óvulo, a agulha de ICSI pode lesar irreversivelmente o spindle, já que o mesmo não é visível ao microscópio eletrônico comum. Os laboratórios de ponta em fertilização in vitro devem buscar a todo custo evitar qualquer destas situações. 


Contamos com sistemas de controle de qualidade laboratorial que nos permitem trabalhar com óvulos e embriões respeitando a mais absoluta simulação do ambiente in-vivo. Nossa salas são classificadas, com altíssimo índice de pureza ambiental, minimizando qualquer contaminação por particulados ou compostos voláteis. Nossas placas e aquecedores são constantemente aferidos para garantir trabalho na faixa fisiológica estrita de temperatura : 36,8 a 37,0 º Celsius. A checagem do PH das nossa placas de cultivo embrionário são realizadas várias vezes ao dia para mantê-lo sempre na faixa biológica normal- em torno de 7,3 – através de ajustes na concentração de CO2 e temperatura das incubadoras. 


Além de tudo isso a BIOS conta com o ICSI GUARD, sendo a terceira clínica no Brasil e uma das primeiras na América Latina a incorporar tal tecnologia. O ICSI GUARD permite a visualização, com absoluta clareza, do SPINDLE no interior do óvulo . Desta maneira, no momento da ICSI, não há qualquer possibilidade de lesão da estrutura pela agulha de injeção. O embriologista sabe exatamente em que região do óvulo deve penetrar para evitar qualquer trauma ao seu material genético e ao orientador biológico dos cromossomos na divisão celular – o spindle. 


Mais uma vez a Clínica BIOS reforça seu compromisso absoluto com a VIDA.