Indução de Ovulação para FIV – Gonadotrofinas - Medicina Reprodutiva - Dr. Fábio Eugênio

No último post sobre indução de ovulação para FIV abordamos o bloqueio hipofisário, fundamental para evitar uma ovulação prematura e perda dos óvulos. Hoje falaremos sobre as medicações utilizadas para estimular os ovários – as GONADOTROFINAS.

O objetivo principal da estimulação ovariana para FIV é fazer crescer e amadurecer aqueles folículos antrais, contendo os óvulos, que se apresentam no início do ciclo menstrual no ovário. Para isso utilizamos as gonadotrofinas.

Já havíamos visto que o principal hormônio que leva ao crescimento e amadurecimento dos folículos ovarianos, e, consequentemente, dos óvulos é o hormônio folículo-estimulante (FSH), produzido na hipófise e com ação direta no ovário. Quando o óvulo está na fase final de maturação entra em cena o hormônio luteinizante (LH) que propicia o clímax do amadurecimento com finalização da divisão celular do óvulo. Para exercer o papel final do LH costumamos utilizar na FIV a gonadotrofina coriônica humana (hCG), que tem efeito semelhante àquele hormônio, porém maior meia vida (fica mais tempo na corrente sanguínea).

As gonadotrofinas são medicações injetáveis, de aplicação quase sempre subcutânea, e que contêm proporções variáveis de atividade FSH e/ou LH, ou hCG, a depender da fonte de produção. Existem basicamente duas fontes de produção : urina de mulheres menopausadas, ou a engenharia genética. E qual a diferença??

Nos primórdios do desenvolvimento das gonadotrofinas, a única maneira de obtê-las era através da purificação do FSH e LH presentes em grandes quantidades na urina de mulheres menopausadas. Explico melhor. Quando a mulher entra na menopausa existe esgotamento dos seus óvulos e folículos, que são a estrutura produtora de Estradiol – o principal hormônio feminino. Por isso, nesta fase as mulheres começam a sentir sintomas de falta de estradiol (ondas de calor, ressecamento de pele e vagina, etc). Outra conseqüência da redução drástica da produção de estradiol é que vai haver diminuição da ação deste hormônio no hipotálamo/hipófise. Ora, o nosso cérebro interpreta esta informação de hipoestrogenismo e passa a “despejar” na corrente sanguínea grandes quantidades de FSH e LH, na tentativa, infrutífera a estas alturas, de fazer o ovário voltar a produzir estradiol normalmente. Esta grande quantidade de FSH e LH são filtrados pelos rins e excretados na urina. Por isso a urina de menopausadas é uma fonte riquíssima de gonadotrofinas.

Logicamente, não se pode usar diretamente a urina como medicação. Então foi desenvolvido um processo de purificação muito sofisticado para extrair o FSH e/ou LH da urina. Assim nasceram as primeiras gonadotrofinas. No início como o processo de separação era menos avançado somente se conseguia uma mistura de FSH/LH, chamada de HMG (iniciais em inglês de “human menopausal gonadotropin”) e que devia ser aplicada via intramuscular, um tipo de aplicação incômoda e dolorosa.

Com o refinamento da purificação dois avanços foram obtidos. Primeiro conseguiu-se uma medicação que podia ser aplicada via subcutânea. Esta aplicação se faz com uma agulha muito pequena e fina, introduzida poucos milímetros abaixo da pele, e é muito menos incômoda e mais simples. Hoje quase 100% das gonadotrofinas são aplicadas assim. Segundo, consegui-se separar o FSH do LH, e fazer a HMG altamente purificada, com conteúdo quase que exclusivo de FSH e pequena atividade LH.

As gonadotrofinas urinárias mais utilizadas e conhecidas são o MENOGON e o MERIONAL, que são uma mistura “meio a meio” FSH + LH; o MENOPUR, que é o FSH altamente purificado adicionado com um pouco de hCG (gonadotrofina coriônica humana, para efeito LH); e o BRAVELLE e FOSTIMON, que são FSH altamente purificado com ação exclusiva deste hormônio. As ampolas contém 75 ou 150 unidades do produto.

O hCG, que é utilizado na estimulação ovariana para simular o pico ovulatório de LH 34 a 36 horas antes da coleta dos óvulos, também pode ser obtido a partir da urina, mas neste caso de mulheres grávidas, que têm em seu sangue e urina níveis muito altos deste hormônio. As apresentações mais conhecidas são o CHORAGON, e o CHORIOMON, em doses de 1.500, 2.000 ou 5.000 unidades.

As vantagens das gonadotrofinas urinárias são principalmente o custo, mais baixo em relação às gonadotrofinas de engenharia genética, e a possibilidade de administrar os dois hormônios FSH e LH ao mesmo tempo – existem pacientes que necessitam deste esquema. A desvantagem é a presença de alguns contaminantes protéicos urinários na formulação, o que está sendo cada vez mais reduzido pela purificação avançada, e a maior probabilidade de uma pequena variação de efeito entre os lotes de medicação.

O avanço espetacular da ciência descobriu o gene em nossos cromossomos que codifica a produção do FSH, LH, hCG e várias outros hormônios e proteínas. Através de engenharia genética cientistas conseguiram introduzir este gene em cobaias de laboratório (hamsters), e induzir estes pequenos animais a produzir grandes quantidades dos hormônios. As vantagens deste procedimento são inúmeras, e destacamos a pureza absoluta do produto, sem contaminantes, já que o hormônio produzido é exatamente igual ao humano, a possibilidade de produção em larga escala, e a confiabilidade no efeito já que a formulação não sofre variações nos diversos lotes de produção.

O FSH recombinante é apresentado em dois produtos: o GONAL e o PUREGON. Nestes casos existem ampolas de 75 ou 150 UI, ou “canetas” com quantidades variadas do produto, que podem ser utilizadas com determinação diária das doses em cada paciente. O LH recombinante (LUVERIS) é apresentado em ampolas de 75 UI, e o hCG em ampolas de 250 ug (OVIDREL).

Conforme falamos anteriormente, as gonadotrofinas são aplicadas via subcutânea. A escolha do tipo de produto, da dose e frequência de aplicação, vai depender de fatores diversos, como a experiência de cada centro, fatores clínicos da paciente (idade da paciente, IMC, reserva ovariana), e resposta anterior ou atual da paciente à estimulação. Mas isto é conversa para o próximo post, no qual vamos detalhar o processo.

Abraços, e até lá!

316 Comentários para “Indução de Ovulação para FIV – Gonadotrofinas”

  1. mara disse:

    Bom dia ,
    dr Fabio,depois que descobri que tenho que fazer uma fiv nao saio mais da ne,t somente procurando casais que conseguiram, entrei no site do dr evangelista to… ele tambem e do ceara gostei muito dos depoimento de casais que fizeram fiv com ele,logo de cara lembrei do sr  não  o conheço pessoalmente  mas me sinto mt segura nao achei nenhum medico que me sentir-se segura  como o senhor eo dr evangelista ate mandei um e-mail pra ele.
    dr quanto custa o tratamento ai ?
    Eu e meu esposo vamos tirar ferias em janeiro  GOSTARIA TANTO DE FAZER O TRATAMENTO AI 
    ah…dr não sei se lembra de mim ja mandei e-mail anteriormente falando as causas da minha infertilidade e trompas obstruidas
    recentemente fiz todos os exames para fazer a fiv tudo ok estou indo na clinica engravida 
    moro em osasco sp capital

  2. fabioeugenio disse:

    Oi Mara,

    Será uma grande satisfação realizar seu tratamento e contribuir para a realização deste seu sonho.

    No que precisar pode nos contactar.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  3. boa noite
    dr Fabio pesso ajuda do senhor para me ajudar,  submetir a laqueadura de trompa e depois tive mioma precisei de ser operarada, não tenho menstruação. dr Fabio me ajuda a engravidar  meu filhos ja estão de maior, estou no segundo casamento a 20 anos e queria muito engravidar do meu marido. me ajude dr  Fabio. tenho42 anos.. ja procurei ajuda e não tive resposta e em nome de jesus o snhor vai me ajudar.
    quero fazer o tratamento para fazer a fiv.. me ajudee dr Fabio fica com deus e me ajude..

  4. dr Fabio e squeci de diser para o senho que moro no rio de janeiro . rj. obrigada sei que que senhor vai querer me ajudarr.

  5. dr Fabio moro no rio e janeiro. rj

  6. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Cristina,

    Sua cirurgia, além da laqueadura, foi a miomectomia (retirada dos miomas)? Na sua faixa de idade é fundamental avaliar a reserva ovariana para estimar sua chance de engravidar com a FIV.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  7. Erika disse:

    Dr. Fabio,a dois anos,descobri  que tenho ovarios policistico, e por este motivo não engravido,qual o melhor método  de tratamento para o meu caso, o  medico aconselhou  por três meses tomar anticoncepcional e um prazo de dois meses para mim engravida,se não de certo inicia outro tratamento para estimula a ovulação,gostaria da sua opinião sobre este caso ,desde ja te agradeço.

  8. fabioeugenio disse:

    Oi Erika,

    O tratamento inicial indicado é a indução de ovulação. O uso do anticoncepcional somente vai retardar mais sua gravidez.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  9. lucila disse:

    boa tarde dr/; mi chamo lucila tenho 24 quatro anos, dr: estou muito triste pois queria engravidar quando fui ao médico e ele mi passou exames ultrasons e ai foi que eu descobrie o que realmente eu tinha fiquei muito arrasada deois que batie a primeira ultrason acusou dois  poli-microcistos nos meus ovarios passeis 6 meses tomando o remédio que se chama selene parei e fiz a segunda ultrason não acusou nada ai perguntei ao médico se podia parar pra engravidar ele falou que sim parei no dia 13 de outubro  mais ainda sinto muitas dores hoje já é 22 e minha mestruação ainda não veio o que faço repito outra ultrason ou não mi ajuda dr/; estou desisperada pois todas as noite espero o meu esposo dormir e passo a noite acordada chorando muito mi ajuda por favor obg.

  10. fabioeugenio disse:

    Oi Lucila,

    Você está se desesperando à toa. Não precisa chorar ou ficar ansiosa.
    Você tem idade excelente, e esta alteração do ovário policístico é simples de tratar.
    Procura o especialista para avaliar se precisa fazer alguma indução de ovulação.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  11. fabiana disse:

    OI BOA TARDE TENHO 29 ANO E TENHO SINDROME DO OVARIO POLICISTICO E POR ISSO NAO ENGRAVIDO JA FIZ TODOS O EXAMES DAS TROMPAS E NAO DERAM NADA  FIS O DO CONTROLE HORMONAL AI O MEU MEDICO DISSE QUE EU JA PODERIA COMEÇAR COM O CLOMID 50mg, EU JA TOMO UM GLIFAGEM E O METIFORMINA A 2 ANOS, E TENHO ESSA DOENÇAS DESDE OS 15 ANOS DE IDADE E SOU CASADA A 13 ANOS TENHO MUITA VONTADE DE SER MAE.    TENHO MEDO DE TOMAR ESSA MEDICAÇAO POIS UMA OUTRA MEDICA MIM DISSE QUE SE MEUS OVARIOS NAO TIVER SE DIMINUIDO CORRERIA O RISCO DE PERDE-LOS , QUERIA QUE VC DESSE UMA OLHADA NOS MEUS EXAMES. COMO POSSO LHE ENVIAR   

  12. fabioeugenio disse:

    Oi Fabiana,
    Não há qualquer risco de você perder seus ovários por conta do uso de Clomid.
    Para que eu avalie seus exames, envia para drfabioeugenio@gmail.com
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  13. Natália disse:

    Bom dia! Tenho 43 anos e o médico pediu exame reserva ovariana. Tive 10 folículos antrais. Exame de sangue deu normal, mas prolactina 57. Será que ainda tenho alguma chance de engravidar Desde já agradeço.

  14. Nango Cuvila disse:

    Dr eu estou muito desisperada estou casada a 1 ano ate agora não estou a conseguir me engravidar, ja fiz várias consultas de genecologia ate agora nada. antes do casamento o meu esposo fez o espermograma o médico tinha dito que estava tudo bem. a dois anos eu tinham um quistio de 6 cm no ovário esquerdo e este ano fiz  a eco 4 vez o quistio sumiu.  eu estou muito triste faz favor mi ajuda eu preciso da tua orientação.

  15. fabioeugenio disse:

    Oi Natália,

    Pelo seu relato você ainda tem boa reserva ovariana, apesar da qualidade está mais baixa aos 43 anos. A Prolactina de 57 não é problema, pode ser tratada.
    Você tem chance de engravidar sim.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  16. fabioeugenio disse:

    Oi Nango,

    É importante que você faça o exame das trompas (histerossalpingografia), e seu marido repita o espermograma.

    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  17. werllane disse:

    Bom Dia!!!
    Dr.Fabio tenho 24 anos estou casada a 5 anos não consigo engravidar normalmente,já fez os exames (histerossalpingografia,ultrasson sereada e tambem exames de sangue hormonais) meu esposo vez algumas vezes espermogramas,todos os nossos exames o resultado e de normalidade tenho vontade de engravidar não sei nem por onde começa essa luta.gostaria de receber resposta de vcs.

  18. fabioeugenio disse:

    Oi Werllane,

    Trata-se de um caso de subfertilidade sem causa aparente. A conduta é partir para os tratamentos de reprodução assistida: indução de ovulação controlada, inseminação intra-uterina, ou fertilização in-vitro – não necessariamente nesta ordem.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  19. Kelen Rosane de Sousa Santos disse:

    Olá Dr.Fábio Eugênio preciso muito de sua orientação comecei o tratamento de FIV pois tive duas gravides ectópica,tomei FSH na ultrassom foi constato apenas 1 folículo como as chances eram poucas optamos por tomar uma dosagem maior no próximo ciclo.É normal acontecer isso ou a clínica deveria ter analisado e ter passado outra medicação junto ao FSH ou teria como analisar antes através de outros exames?Tenho 31 anos .
    Agradeço a atenção.Aguardo respostas

  20. fabioeugenio disse:

    Oi Kelen,

    Normalmente são realizados exames antes da estimulação para avaliar a reserva ovariana, e, portanto, o potencial de resposta do ovário. Assim podemos determinar o protocolo mais adequado de medicações.
    Realmente uma resposta de apenas 1 folículo é muito baixa, principalmente na sua idade.

    Abraços,
    Dr, Fábio Eugênio

  21. Andreza disse:

    Doutor… estou iniciando o tratamento de FIV, fiz uso de  bravelle e um dia depois da ultima dose, fiz ultrassom  e obtive somente quantro óvulos, gostaria de saber se há possibilidade de produzir mais após este periodo?? ou só me resta ter a esperança que com estes 4 terei sucesso???

  22. admin disse:

    Oi Andreza,

    Depende do dia da estimulação em que foi feito o ultrassom.

    E mesmo apenas com 4 óvulos, se os embriões se formarem com qualidade, as chances de gravidez são excelentes.

    Abraços,

  23. Priscila disse:

    Oi Dr. Fabio
    Gostaria que vc me explicasse mais a respeito dos hamsters produtores de hormonios recombinantes.
    Conforme vc menciona no seu texto:
    "Através de engenharia genética cientistas conseguiram introduzir este gene em cobaias de laboratório (hamsters), e induzir estes pequenos animais a produzir grandes quantidades dos hormônios."
    fiquei curiosa! Como os hormonios sao extraidos dos pobre animaizinhos? Eles saem no sangue ou no xixi dos ratinhos? Eles são sacrificados neste processo?
    Abracos
    Priscila

  24. fabioeugenio disse:

    Oi Pricila,

    Fica tranquila pois as cobaias não são sacrificadas (rsrsrsr).

    Na realidade as gonadotrofinas recombinantes são extraidas de cultura de células de ovário de hamsters, onde foi introduzido o gene que codifica a produção do medicamento.

    A extração é desta cultura de células, e não diretamente dos animaizinhos. E estas células podem ser replicadas em laboratório quantas vezes se queira.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  25. Tatiane disse:

    Boa noite Dr Fábio
    Gostaria de saber se há casos de nao resposta ao Gonal.Estou em processo de FIV com dose aumentada progressivamente a partir de 300 e hoje em 600, meu organismo não responde satisfatoriamente. No dia 7 tinha foliculos de 9,8,6 e 3 mm, o medico queria cancelar o tratamento mas preferi insistir e ver se cresce. Meu estradiol estava 79 no dia 5. Meu caso é baixa reserva e fsh alto. Tenho 34 anos. Não seria caso para uma mini fiv e estimulos em vários ciclos?

  26. fabioeugenio disse:

    Oi Tatiane,

    Você certamente precisará de doses muito altas e vai produzir poucos óvulos. A depender do resultado deste primeiro ciclo, existem algumas opções, como a mini-FIV, mas os resultados também não são muito melhores (apenas você não vai ter um custo alto de medicações).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  27. Olá estou tentando egravidar e fazendo um tratamento com Bravelle, porém a medicação ainda não fez efeito, gostaria de saber se demora e depois de quantas aplicações vem o resultado? Desde já agradeço

  28. fabioeugenio disse:

    Oi Thatiana,

    O Bravelle é uma gonadotrofina (FSH), que estimula diretamente o ovário. A resposta depende da reserva ovariana, dose e tempo de administração.

    Em geral com 1 semana já há algum resultado de estímulo.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  29. Milce Assis disse:

    Dr Fábio, tenho 33 anos, endometriose severa, fiz uma us e só foram constatados 3 folículos antrais (1 no ovário D e 2 no E). Eu não entendo nada disso, mas estava lendo e vi que é muuuito baixo. Estou desesperada pois quero mto engravidar. Já houve gravidez em mulheres como eu???

  30. fabioeugenio disse:

    Oi Milce,

    A reserva ovariana está muito diminuída. Porém, como sua idade é excelente, a qualidade dos ovócitos pode estar boa, e permitir ótimas chances de gravidez com a fertilização in-vitro (FIV).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  31. Ju disse:

    Dr. Fábio, tenho 28 anos, sou casada e queremos constituir uma familia parei com o anticoncepcional em março e minha menstruação não desceu mais, quando fui a minha medica descobri que tinha SOP, possuia cistos no ovario, me receitou 5 comprimidos para minha menstruação descer, e fiz um utrassom, e foi visto que aumentou os cistos, me receitou o mesmo remedio e um outro para induzir a ovulação e fiz o mesmo procedimento de utrassom e os cistos aumentaram novamente, ela me pediu para tomar diane 35 por 3 meses continuo, fiu a outro medico me pediu varios exames e me disse para fazer a mesma coisa e se eu quisse engravidar para tomar injeções de um remedio da Argentina. Tenho medo de fazer o procedimento, são 10 ampolas, não recordo o nome ainda não fiz o procedimento o anti ainda não acabou. Gostaria de saber o que fazer, queria engravidar mas não sei se sera possivel.

  32. fabioeugenio disse:

    Olá Ju,

    É perfeitamente possível você engravidar, com acompanhamento e tratamento adequados.

    Existem várias formas de indução de ovulação na SOP. Desconheço estas medicações da Argentina?

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  33. Antonio Lucio disse:

    Dr. Fábio, minha esposa tem 40 anos de idade, atualkmente fizemos vários exames para que ela engravidasse e até hoje nada. Até espermograma 2X não deu nada. Ela toma aspirina para trombose, tomou Gonal subcultanea, duas de 150u e tres de 75u e nada. Ela já teve dois abortos mesmo tomando clexane 40,0mg a +- 15 mese atrás. O que fazer para que ela volte a engravidar? por favor me oriente.
    Grato.

  34. fabioeugenio disse:

    Oi Antônio,

    Pela faixa de idade dela, melhor consultar um especialista e recorrer às técnicas de reprodução assistida.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  35. Lindy disse:

    Doutor,tenho 27 anos e decidi mas meu esposo que queremos ter nosso primeiro filho,eu usava medicação Perlutan I.M,(1ml) desde 2007 até novembro (2012),olhei alguns comentários de mulheres querendo ter seus filhos,minha única preocupação é que já tive hpv(infelizmente) e fiz CAF,mas meu ginecologista havia dito que não haveria problema em engravidar,que eu saiba não apareceu nada na minha prevenção,(2012) e quanto tempo levará para engravidar(será num prazo de 1 ano??) Pode me responder se não for pedir muito,desde já agradeço!!

  36. fabioeugenio disse:

    Oi Lindy,

    O fato de tido HPV não vai atrapalhar em nada sua fertilidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  37. Susy disse:

    Dr. Boa tarde iniciei a FIV no dia 28/01 e no dia 02/06 as 23:00 eu tomei uma ampola de choriomon e gostaria de saber por quanto tempo essa medicação fica no organismo a ponto de dar um falso positivo?
    Desde já muito obrigada

  38. fabioeugenio disse:

    Oi Susy,

    Até sete dias depois pode-se detectar o hcg do Choriomon no sangue.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  39. Olá
    hoje tenho 29 anos, e a 5 anos estou tentando engravidar, já fiz todos os exames e segundo minha médica eu e meu marido estamos 100% já tomei CLOMID durante 3 meses e até agora nada, será que talvez não precisaria tomar esse gonadotrofinas? o que o senhor me sugere?

  40. fabioeugenio disse:

    Oi Rosimeri,

    Cada caso deve ser avaliado particularmente. Você poderia tentar mais alguns ciclos de indução, e se não tiver sucesso, partir para os tratamentos de reprodução assistida (inseminação intrauterina ou fertilização in-vitro).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  41. Olá Dr. Fabio,

    Iniciarei meu processo de FIV na próxima semana qdo minha menstruação vier.
    Meu caso é complicado, ja tive 3 TVPs, a primeira por anticoncepcional a segunda sem causa conhecida e a terceira por conta de uma longa viagem de avião. Agora uso marevan contínuo e usei meia elástica na ultima viagem e deu tudo certo.
    Tenho mutacao do fator V de laiden e deficiência de antitrombina III. Vou usar gonal+ femara+ clexane 120mg por dia. O gonal e o femara são condutas da clinica de FIV, o motivo do femara é controlar meu nivel de estrogeno para tentar evitar TVP e a dosagem de clexane foi dada por meu hematologista Dr. Elbio D’Amico. Portanto, tenho duas preocupações:
    1)O senhor acha que o tratamento esta correto para evitar TVP? Mesmo com clexane e femara o gonal pode me causar trombose?

    2) Como evitar hiperestimulacao?

    Att,

    Camilla

  42. fabioeugenio disse:

    Oi Camilla,

    Acho que você está sendo conduzida corretamente. Para diminuir o risco de hiperestímulo o importante é a monitorização rigorosa do processo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  43. cybelle disse:

    Olá Dr.Fabio,descobri que desde dos 17 anos tenho ovarios policistico,e minha mestruação dificilmente vem, e por este motivo não engravido!
    sou casada e tenho 23 anos e meu sonho é ser mãe …já fiz tratamento com selene,diane 35e outros ,e não deu em nada ….passo mais de 7 meses pra mestruar e uma vez 1 ano…
    mestruei no inicio do ano(JANEIRO) e só mes passado(maio) sem tomar nada do dia 04 ao dia 09 de maio. mas esse mes não veu….
    me ajude por favor! ja recorri ao medicos daqui e eles passaram o mesmo tratamento e não deu resultado….e me diga o que fazer! e que remedio tomar?
    Moro em SERRA TALHADA -PE
    Obrigada …
    Cybelle

  44. fabioeugenio disse:

    Oi Cybelle,

    Anticoncepcional não vai ajudar em nada para você engravidar.

    Procure seu ginecologista para fazer indução de ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  45. cybelle disse:

    ja desisti dos medicos daqui ,todos dizem que eu não posso engravidar…
    ja pessei em tomar indux por minha conta!
    o que faço dr.fabio…
    ou que remedio tomar?
    obrigada por ter respondido a mensagem anterior…

  46. fabioeugenio disse:

    Oi Cybelle,

    Se os ginecologistas não estão conduzindo a contento, consulte um especialista em reprodução para lhe tratar.

    Não tome nada sem orientação médica pois é perigoso.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  47. cybelle disse:

    Olá…
    infelizmente aqui não tem um especialista em reprodução!
    obrigada mesmo assim porresponder as minhas perguntas….
    boa tarde Dr. Fabio…..

  48. ROSANA disse:

    Boa tarde Dr.Fábio e parabéns pelo amor no trabalho. Tenho 30 anos, fiz todos os exames e não teve nada demais. Só com o meu esposo que deu 35.000.000 (o normal é acima de 55.000.000) nos dois espermograma. Temos alguma chance, mesmo sem ele procurar um especialista?

  49. fabioeugenio disse:

    Oi Rosana,

    Uma concentração de 35 milhões é considerada normal pelos parâmetros atuais. Existe chance de gravidez natural.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  50. Vaneska disse:

    Oi Dr. Fábio ,
    Tudo bem? Tenho 38 anos e no ano passado tive dois coágulos no cérebro. Esse ano eu e meu marido resolvemos fazer uma IVF. O que estar mas me preocupando e o tratamento com hormônios pois ninguém sabe ao certo porque tive os coágulos. Desconfiam que seja por causa do uso de hormônio (HCG) que eu estava tomando para emagrecer. O meu medico aqui da Flórida quer que use Lovenox no tratamento e também por toda gravidez. Doutor o senhor acha que o lovenox vai ajuda ao meu sangue a nao coagular quando eu estiver no tratamento com hormônios? Muito obrigada pela sua resposta.

  51. fabioeugenio disse:

    Oi Vaneska,

    Em casos de riscos de coagulação sanguínea, o uso de anticoagulantes na gravidez (lovenox) está indicado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  52. Cássi disse:

    Olá Dr Fábio Eugenio,eu não sei o que acontece comigo e também não encontro nem um médico que me explique,ta bom vamos; é o seguinte tenho 43 anos e desde os 41 anos tento engravidar atraves de fiv aqui em Santo André, já fiz 6 transferência e nem consigo fazer o BETA pois a minha menstruação chega antes e com muita força é incrível,meus exames tudo Ok apesar da idade e marido tudo ok apesar da idade 34 (rs rs ),esqueci de falar que fiz laqueadura tem 15 anos e tenho 3 filhas eu sei que o tempo tá passando e nem sei o que faze, tenho 3 óvulos congelados mas tó muito sem graça.Abraços!!

  53. fabioeugenio disse:

    Oi Cássi,

    Muito difícil opinar sem estar te acompanhando clinicamente e sem ter acesso aos seus exames.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  54. Ana Maria disse:

    DrFábio
    Tenho 44 anos, e depois de muitos tratamentos e exames descobri que tenho uma trompa obstruida. Resolvi procurar uma clinica de fertilização, fiz todos os exames e foi constato que daria para fazer a estimulaçao. Comecei o tratamento e para nossa surpresa, após 1 semana com Gonal 150 e Pregoveris 150 estava somente com 1 foliculo. O medico optou por Inseminação, fiz e para nossa surpresa nao deu certo. Estou no segundo ciclo tentando mais uma vez. Sei que tenho no 7.dia 1 foliculo de 9mm e outro de 7mm. Vale a pena continuar ou devo desistir ???

    Abs

  55. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Maria,

    As chances com resposta ovariana baixa, na sua faixa de idade, são muito pequenas. Conversa com seu médico sobre a possibilidade de doação ovular.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  56. Ana Maria disse:

    Obrigada Dr Fábio.
    Falei muito rapidamente sobre doação ovular. Mas agora é uma questão financeira. Infelizmente o que tínhamos foram usados nas tentaivas, agora não temos mais como pagar. 🙁
    Abs

  57. Karine disse:

    Boa tarde Dr! A 4 anos tentamos o tão sonhado herdeiro! Fiz 3 inseminação todas negativas, e fiz a primeira fiv esse mês! Foram aspirados 4 óvulos mas nenhum foram pra frente virando embrião! Tenho 24 anos e meu marido 22, deu uma alteração no exame antimoleriano! Usei 8 injeções gonal 150 e 3 cetrotide! Acha que devo fazer uma nova tentativa de Fiv? Ou ir pra doação de óvulos?
    Agradecida desde ja

  58. Raquel disse:

    Olá Dr. Fábio, estou a três anos tentando engravidar e estou com 28 anos e tenho SOP, já fiz vários exames que não acusam nenhum problema além da SOP, minha médica receitou glifage e já tomo a quase dois anos e nada.. meu marido já fez exames e não apresentou nenhuma alteração.. ja tomei clomid, serophene e nada.. será que devo partir para uma FIV? Existe algum outro método para induzir?

  59. fabioeugenio disse:

    Oi Karine,

    Acho que você ainda deve tentar com seus próprios óvulos, mudando a medicação para conseguir melhor resultado na qualidade dos óvulos e embriões.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  60. fabioeugenio disse:

    Oi Raquel,

    Existe a opção da indução com gonadotrofinas, a inseminação intrauterina, e a fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  61. Isabel disse:

    Boa noite!

    Dr. Fábio Eugênio, tenho 31 anos, menstruei a primeira vez com 15 anos, e desde então, percebi e foi diagnosticado que tenho SOP. Minha menstruação sempre atrasou 3 meses ou mais, entretanto, eu aumentei consideravelmente de peso aos meus 25 anos, e desde então não menstruo naturalmente. Me casei há cinco anos e não consigo engravidar apesar de não tomar qualquer contraceptivo. Em 2012 fiz indução de ovulação com serophene por 3 ciclos, acompanhado com ultrassom seriada. No primeiro ciclo, eu ovulei, mas não engravidei, no segundo ciclo não ovulei, e no terceiro ciclo criou um cisto hemorrágico. Dei um pausa, entrei em depressão, e voltei a procurar um especialista. Nesse caso, ele pediu exames complementares e receitou gonodrofina. Gostaria, que gentilmente, desse sua opinião sobre meu quadro clínico. Apesar, de não ter conhecimento fundo do meu quadro clínico. Será que tenho chances de engravidar? Qual seria o percentual?

    Desde já agradeço,

    Isabel Prado

  62. fabioeugenio disse:

    Oi Isabel,

    Você tem idade excelente. Se a indução com gonadotrofinas não obtiver sucesso, pode tentar ainda a inseminação intrauterina, e a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  63. Gisele Vilas Bôas disse:

    Boa noite Dr. Fábio Eugênio. Tenho 30 anos e a 1 ano e meio venho tentando engravidar. Já fiz diversos exames e está tudo ok, inclusive meu marido também. Minha ginecologista receitou serophene, e estou indo para o terceiro ciclo. O Sr. sugere que eu faça mais alguns ciclos ou procure alguma clínica de fertilização? Obrigada!

  64. fabioeugenio disse:

    Oi Gisele,

    Podem ser feitos 4 a 6 ciclos de indução antes de você partir para os tratamentos de reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  65. Michelle disse:

    Dr. Tenho 36 anos e desde os 34 venho com uma investigação de menopausa precoce ou pré-menopausa. Isto porque tenho pausas largas de sangramento e meu fsh e lh estão muito altos, na ultima 42,2 e 28,9 respectivamente. Já consultei dois especialistas e a indicação é ovodoação. Mas nas ultras sempre aparecem foliculos (3 a 5). Por entender o emocional meu médico apesar de deixar claro que as chances quase nulas, me acompanhará a um tratamento com Gonal seguida de verificação e colheita de folículos. Diante do quadro, qual a opinião do sr? Obrigada

  66. fabioeugenio disse:

    Oi Michelle,

    As chances realmente são muito pequenas, mas se há folículos pode-se tentar a estimulação.

    Ans,

    Dr. Fábio Eugênio

  67. laura disse:

    bom dia doutor. me chamo laura tenho 39 anos fis ligatura de trompas aos 22 anos tenho duas filhas desejo ter mais um filho,moro na franca procurei um hospital para fazer FVI mas depois de varios exames. a medica me disse que nao vai fazer pois meus ovulos estao velhos e incapacitados para fazer, entao me sugeriu ir na espanha ou belgica pra pegar ovulos de doadores.tenho menstruaçao normal.estou desesperada o que tenho q fazer sera que tem soluçao.? desde ja agradeço

  68. fabioeugenio disse:

    Oi Laura,

    A chance com seus próprios óvulos depende realmente de sua reserva ovariana e exames hormonais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  69. Ana disse:

    Bom dia.
    Meu nome é Ana, tenho 37 anos e tento engravidar e não consigo, fiz meus exames ginecológicos e estão normais, exceto os hormonais meu fsh é de 22,5, lh 30 e estradiol 75,9. A gineco disse que é muito difícil eu engravidar naturalmente com esses valores e me indicou a reprodução assistida. Tenho chances com fiv ou inseminação artificial?

  70. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Este FSH alto pode significar uma baixa reserva ovariana, mas são necessários exames mais aprofundados para definir o melhor tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  71. Giselle disse:

    Olá Dr. Fábio, tenho 32 anos e há dois anos venho tentando engravidar. Minha irmã mais velha não pode ter filhos pois teve menopausa precoce, por volta dos 38 anos, além do marido também apresentar problemas, enfim, decidiram não tentar nenhum tratamento.
    Devido ao meu histórico familiar e como já estou tentando faz tempo, resolvemos no último mês procurar um especialista em reprodução humana. Os exames de ultrassom transvaginal, histerossalpingografia e espermograma do meu marido deram normais, mas os meus exames hormonais deram alterados. Os resultados foram os seguintes: Estradiol 68 pg/ml, FSH 9,99 MUI/ML e LH 5,14 MUI/ML, segundo o médico, os meus ovários são mais velhos que a minha idade e eu estou tendo problemas para ovular e me indicou uma inseminação artificial ou uma FIV. Como este primeiro médico era de Campinas, e eu moro no sul de Minas, encontrei outro especialista em Varginha, que é mais próximo da minha cidade. Este segundo já me indicou um coito programado com indução da ovulação. Me disse para no primeiro dia da menstruação começar a tomar anticoncepcional até o décimo dia, no décimo primeiro dia, faremos um ultrassom transvaginal e iniciaremos o protocolo de indução da ovulação com gonadotrofinas (Menopur). Fiquei em dúvida desse uso do anticoncepcional, pois não li nada sobre isso, ele me disse que era para bloquear o ovário, impedir a formação de cistos e ajudar o estímulo das gonadotrofinas. Isso procede, Dr. Fábio? Desde já agradeço a atenção.

  72. fabioeugenio disse:

    Oi Giselle,

    O anticoncepcional pode sim ser utilizado no ciclo prévio à indução. Quando menstruar após a parada da pílula, pode iniciar a estimulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  73. Juliana disse:

    Olá, Dr Fábio. Gostaria de sua opinião. Tenho quase 40 anos , já tenho 1 filha de 3 anos e ano passado em fevereiro tive uma gravidez anaembrionada. Desde então venho tentando engravidar e não consigo. Fiz estímulo com indutor por alguns meses e nao tive sucesso. Decidimos então pela FIV convencional porém durante os exames descobri na manografia 3 nódulos mamarios. Graças a Deus fiz a biopsia e são benignos. Antes da indução havia feito o exame e só tinha 1 pequeno nódulo. Em 6 meses este aumentou e surgiram mais dois. Tenho um histórico horrível de CA de mama (minha mãe e 2 tias maternas). Estou realmente receosa de me submeter a bomba de hormônios de uma FIV , já que CA de mama e’ hormônio-dependente, e no meu caso ,com meu histórico, acho arriscado. Inclusive a minha mastologista tb é contra. É seguro fazer FIV convencional ou no meu caso seria mais indicado uma Mini-FIV, usando meu ciclo natural?

  74. Waleska disse:

    Olá! Tive um filho aos 36 anos e agora tenho 40 anos e estou tentando engravidar novamente. Tem um ano que estou tentando, fiz o exame anti-mulleriano o resultado foi 0,46 ng/ml. Fiz o histerosalpingografia e deu tudo ok. Fiz o exames de sangue deu tudo ok. Fiz dois meses de tratamento com Gonal 75ui dosagem, e ouvidrel também e nada consegui. Vc acha que ainda tenho chances de engravidar naturalmente? E com FIV quais são minhas chances? Grata!!!

  75. patrícia disse:

    Bom dia! Estou em período menopausal aos 39 anos. Estou partindo pra Fiv, pois ainda resta a esperança na reserva ovariano, porém meu GO prescreveu Clomid enquanto não entro de fato em tratamento na Clínica de reprodução. Ou seja, até que todos os exames estejam prontos, eu ainda vou menstruar, então do 2º ao 9º dia eu tomaria Clomid pra tentar… Mas o médico da FIV disse pra não tomar, pois pode afinar o endométrio etc… Estou em dúvida, queria engravidar naturalmente é claro, mas ao mesmo tempo tenho medo de tomar o medicamento e atrapalhar na FIV. Tomo ou não tomo o clomid?

  76. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    O estímulo hormonal na FIV é curto e limitado, não trazendo riscos adicionais. E as chances na FIV com estímulo são bem maiores do que com ciclo natural.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  77. fabioeugenio disse:

    Oi Waleska,

    Você parece ter reserva ovariana baixa, e não há indicação de esperar mais tempo – deve partir para a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  78. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    No ciclo de FIV geralmente não usamos o Clomid. Antes da FIV pode usar sem problemas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  79. Paulienne disse:

    Dr, tenho 28 anos e a sete anos, fiz uma laqueadura, segundo meu médico ele disse que não foi amarrado e sim cortado, me arrependi subitamente por ter feito tal procedimento, tenho duas filhas, uma com 9 e outra com 7 anos,me casei novamente e eu e meu atual marido temos muita vontade de ter um filho nosso.Recentemente o irmão dele com e sua cunhada ( que também fez a laqueadura) conseguiram ter um neném, através dos meus normais, sem fertilização em vitro, segunda eles, foi através de algumas injeções de hormônios que conseguiram tal procedimento. Isso em meu caso é possível? o fato de eu ter feito essa cirurgia aos 21 anos me ajuda a conseguir reverter o meu quadro?
    desde já grata por sua atenção.

  80. jaqueline disse:

    já lhe enviei um email contando meu diagnostico (videolaparoscopia, retirada de tropa, historoscopia, miometomia ) por fim procurei um proficional em FIV dia 11/07 comecei com gonal 150 por 5 dias, menopur 150 por 5 dias, nesta primeira ultra foi detctado um cisto de 2,5 no ovario esquerdo o medico disse q nao poderia começar neste ciclo, mas revendo os outro exame viu q este cisto sempre esteve ai entao disse q nao iria interferir , fiz tbm um exame igG 16.3 : GPL , IGM: 3.7 MPL , IGA: 24.4 APL ,

  81. fabioeugenio disse:

    Oi Paulienne,

    Não é possível engravidar com injeções hormonais estando com laqueadura; a não ser que haja uma reversão espontânea (que é raríssimo).

    O tratamento indicado é a fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  82. Marcela disse:

    Doutor, tenho 23 e SOP desde os 14. Tomei AC por anos, parei esse ciclo e ja entrei com o Clomid. Tive apenas um foliculo, não é muito pouco para a minha idade?

    Minha médica injetou pregnyl, que é um gonadotrofina e mandou treinar em dois momentos diferentes, será que vou engravidar?

    Meus testes de Ovulacao continuam positivando, será que é por causa da gonadotrofina no sangue?

  83. fabioeugenio disse:

    Oi Marcela,

    O correto na indução de ovulação simples é amadurecer 1 folículo mesmo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  84. Dai disse:

    Olá Dr.Fábio, tenho 29 anos e há 3 anos tento engravidar. Descobri que tenho SOP e de lá para cá não consigo, todos os exames do casal estão excelentes.
    Agora estou no 2º ciclo com US com medicação: Indux, 2 doses de Menopur e depois passo para o Ovidrel. Será que com isso irei conseguir engravidar?
    Por favor me ajude, dê uma luz….pq não terei condições que fazer FIV ou Inseminação, meu sonho é ter meu bebê!
    Obrigada.

  85. fabioeugenio disse:

    Oi Daiane,

    Você pode fazer até 4 a 6 ciclos de indução, e as chances são boas sim.

    Abs,

    DR. Fábio Eugênio

  86. Lidiane Rocha disse:

    Olá Dr. Fábio Eugênio,
    Gostaria de ter uma segunda opinião quanto ao meu tratamento.
    Tenho 32 anos e tento engravidar há 3 anos, depois de alguns exames foi constatado que meu FSH está alto, no terceiro dia chegou a 15 mUi… e há poucos folículos antrais entre 1 a 3… esses exames fiz nos últimos três meses… Meu médico disse que a FIV pode não dar certo e me indicou a ovodoação, porém não consigo aceitar que não poderei ter com meus próprios óvulos… Não há como fazer um tratamento alternativo para melhorar essa resposta ovariana e permitir tentar com meus óvulos? Por favor me responda, se houver outra alternativa estou disposta a procurar outra clinica, nem que seja em outro estado… Desde já obrigada!

  87. fabioeugenio disse:

    Oi Lidiane,

    Mesmo com reserva ovariana baixa, você tem idade ótima, e podem-se formar embriões de boa qualidade.

    A tentativa inicial pode ser com seus próprios óvulos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  88. cristiana disse:

    Dr fabiano.estou tentando engravidar a seis anos e nao consigo.pois fiz todos os exames derao normais como meu e do meu marido.o meu exame das tropas deu a direita com aderencia.a medica falou q tenho chance normal de engravidar agora vou comessar o tratamento de inducao com clomid e chorionom sera q este tratamento demora para obter ressultado estou com 36 anos.obrigado

  89. fabioeugenio disse:

    Oi Cristiana,

    Na sua faixa de idade, a chance por ciclo ovulatório é de 10 a 15%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  90. Jéssica disse:

    Olá Dr. Fábio Eugênio,
    Tenho 28 anos e sou casa há 3 anos, no primeiro ano do casamento tive uma gravidez ectopia e retirei a trompa direita.
    Fiz todos os exames e Histerossalpingografia a esquerda não esta obstruída. Estou tentando engravidar ha 2 anos e não consigo.
    O que o Senhor me recomendaria.
    Muito Obrigada,
    Abraço

  91. fabioeugenio disse:

    Oi Jéssica,

    Se já se passaram 2 anos, a indicação é partir para os tratamentos de reprodução assistida: inseminação ou FIV.

    Abs,

    DR. Fábio Eugênio

  92. Olá Dr. Fábio Eugênio,
    Tenho 49 anos tenho 2 filhos,aos 21 anos fiz uma laqueadura.Meu casamento acabou,e depois de 6 anos,encontrei o amor da minha vida,sem filho e,com desejo de ser pai.Entao resolvi procurar ajuda pelo sus,pois nao tenho uma condiçao finançeira boa que der para pagar um tratamento.Fiquei por 2 anos numa fila de espera,finalmente fui chamada,feliz da vida achando que eu iria realizar finalmente o sonho do meu marido.Entao fiz a cirurgia de recanalizaçao das trompas,deu tudo certo,ate entao.Voltando pra revisao,o medico falou suas trompas regrediu,o sonho foi pro ralo abaixo,quase morri de desgosto.O medico falou que nao podia fazer mais nada,que eu poderia engravidar so com uma FIV,entao ele me falou que medico que realiza esse trabalho cobrando um preço que eu pudesse pagar…E fui procurar,chegando la o medico me cobrou 7.000,00 muito caro pra mim mais tentei,fiz todos so exames,deu tudo certo,cheguei pagar 50% do tratamento,mais parei pois nao dava mais pra continuar..Agora estou ha mais de 2 anos sem menstruar,por favor me ajude,posso ainda dar esse filho tao desejado a meu marido…se o senhor pudesse me ajudar eu seria uma mulher realizada e meu casamento perfeito…

  93. fabioeugenio disse:

    Olá Maria,

    Você pode engravidar sim, mas pela FIV com ovo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  94. Dr. Fábio Eugênio
    ha esqueci de lhe perguntar se eu tomar CLOMID,eu poderia ovular novamente?

  95. poliana disse:

    oi DR: estou tentando engravidar a 2 anos e ate agora nada,fiz exames hormonais o unico que deu alterado foi o estradiol e2 deu 75.9 o que devo fazer DR?? MI AJUDE!

  96. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    No seu caso, o Clomid não vai ajudar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  97. fabioeugenio disse:

    Oi Poliana,

    Estradiol de 75,9 está normal!!

    No seu caso, como já se passaram 2 anos, a indicação é partir para os tratamentos de reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  98. Daiane disse:

    Doutor, estou aqui novamente, estou na terceira tentativa de engravidar com indutor. Meu medico disse que se não acontecer dessa vez, teremos que investigar Endometriose com video-laparoscopia. Mas queria perguntar: com o tal exame CA-125 não consigo saber se tenho? Não é mais facil com esse exame do que fazer uma micro-cirurgia?

    Obrigada.

  99. Maria disse:

    Olá Dr. gostaria de saber quais os riscos de se fazer uma inseminação, fertilização após ter tido uma trombose pelo uso de anticoncepcional, já tive uma gravidez, que correu tudo bem, após a trombose, porém agora fazem 2 anos que tento engravidar e não consigo, já fiz tratamento com indutor, mas sempre tenho medo da utilização desses medicamentos por causa do risco de trombose, tem algum problema em fazer FIV, ou IA? pois utiliza-se medicamentos para estimulação e complementares.

  100. Maria disse:

    Bom dia, ontem fiz pergunta aqui sobre minhas dúvidas, mas não apareceu hoje a pergunta, ontem estava aparecendo. Queria muito esclarecer minhas dúvidas.

  101. Linda disse:

    Olá Dr
    Tenho 29 anos e há 4 meses tive uma gestação ectópica à esquerda, sendo submetida à laparotomia. Sempre sentia cólica do lado esquerdo. Raramente sinto o lado direito…
    Como faço para saber que estou ovulando do lado direito?

  102. fabioeugenio disse:

    Oi Daiane,

    O CA 125 não firma diagnóstico de endometriose.

    Abs,

    Dr. Fábio Eug6enio

  103. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Não tem problemas. Se necessário fazemos prevenção com heparina.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  104. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Pode perguntar novamente se ainda não obteve resposta.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  105. fabioeugenio disse:

    Oi Linda,

    Através de monitorização da ovulação com ultrassom.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  106. Marcia disse:

    Olá, Doutor,

    Tenho 41 anos, e pouca reservas ovariana, em média 04 a 05 folículos, sem estimulo mas menstruação regular, tenho uma dúvida o FSH pode variar, porque fiz o exame no 2 e 3 dia do ciclo mês deu 28 outro 41 o mais recente 20. a médica disse que tenho 15% de chance de engravidar com FVI, ou tentar a ovodoação que tem até 50% chances, Qual sua opinião devo tentar o fazer ovodoação, estou na dúvida porque tenho pouco recurso e quero muito ser Mãe, e vou ser se Deus quiser!

  107. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    O FSH pode variar sim entre os ciclos. Sem dúvidas a chance maior no seu caso é com doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  108. cleide santos disse:

    Dr. Fabio
    Olá bom dia.
    Eu tenho 3 filhos do meu primeiro casamento e na minha ultima filha fiz laqueadura há 3 anos e alguns meses, hoje estou casada de novo e meu atual marido quer muito um filho e me cobra um tratamento pois ele quer ser pai, estou sem saber a quem recorer e que tratamento fazer pois tenho 34 anos e antes da laqueadura uma fertilidade que eu tinha ate medo engravidava rapido de mais por isso me submetir a tal proscedimento. moro próximo a Juazeiro da bahia, e quero muito realizar o sonho de meu marido . E será que eu ainda tenho chances de engravidar?

  109. fabioeugenio disse:

    Oi Cleide,

    Você tem ótimas chances de gravidez pela fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  110. elilde da silva disse:

    oi dr: meu nome e elilde tenho 31 anos eu fui submetida a fiv,fiz doaçao compartilhada,colheram 8 ovulos ,e foi introduzidos 2embrioes,tenhosindrome de ovarios policistico mas minhas estimulaçao foi bem correspondidas meus ginecologistas que no caso sao 6 falaram que tudo estava perfeitamente correndo tudo bem que um enbriao tinha 12 celulas eo outrotinha nove, minha pergunta e quais sao as minhas chances de chega a um positivo,quais a chance de ser gemios pois a dra:karina falou q tem grandes chances pois meus ovulos eram muitos bons.e se tem algum problem porq tive intruçao q podia ter relaçoes depois do 7 dia e no oitavoeu tive mas fiquei com medo de algo acontece.

  111. fabioeugenio disse:

    Oi Elilde,

    Suas chances são excelentes com dois embriões de boa qualidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  112. kelis disse:

    Oii doutor! Tenho 36 e tento engravidar a 10 meses. Tenho um cisto hemorrágico e meu fsh deu 22 no 3 dia do ciclo. Tenho todos os sintomas da ovulação, mas nos últimos meses estou tendo pequenos sangramento no período fértil. Quais as chances de eu engravidar naturalmente? Obg.

  113. fabioeugenio disse:

    Oi Kelis,

    Depende também de vários outros fatores como sua histerossalpingografia, e o espermograma de seu marido.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  114. kelis disse:

    A histerossalpingografia e espermograma deram normal. O. Problema. E esse fsh de 22. Será q é o cisto hemorrágico que alterou o fsh? Muito obg Dr Fabio Deus te abençoe.

  115. fabioeugenio disse:

    Oi Cristina,

    FSH alto pode refletir reserva ovariana baixa. Mas deve confirmar com outros exames.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  116. ESTOU COM MEUS HORMONIOS MUITO ALTO FSH 106,20 MEU MEDICO INDICOU INDUX PARA OVULAR E A MESTRUAÇÃO DESCER disse:

    REFERENTE A REPOSIÇÃO HORMONAL MINHA MESTRUAÇÃO NÃO ESTA DESCENDO TENHO 36 ANOS JA FIZ DUA CIRURGIA UMA DE CISTO OUTRA de endomitriose quero engravidar primeiro filho casei ja com 33 anos tomei antecospcepicional por 1 ano meu medico me indicou indux para descer e ovular me ajude com sua opinião de médico

  117. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    Se seu FSH está alta pode ser falência ovariana. Melhor investigar mais detalhadamente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  118. aiale disse:

    após dores no pé da barriga, fiz uma ultra na qual foi detectado um cisto hemorragico no ovário direito, tem algum tratamento? Ele mede5, 1 x 4 cm como evitar a ruptura?
    Fezem 90 dias que fiz uma cirurgia para interroper uma gestação ectopicaperdi a trompa direita. Pode ter relação?

  119. fabioeugenio disse:

    Oi Aiale,

    O tratamento com anticoncepcional pode ajudar. Converse com seu ginecologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  120. cléo disse:

    Ola Dr Fabio., tenho 44 anos, tenho 3 filhos com o meu ex marido,mas gostaria tbm de ter filho com o meu atual marido, pois ele não tem filhos,porem demora pra eu menstruar as vezes fica 6 meses e quando vem fica 5 a 6 dias, coisas que não acontecia antes, acho que estou entrando no período da menopausa, não sinto jatos de calor , mas tenho calor,transpiro tbm. falei com o meu ginecologista ele em disse que ´depois dos 43 tem possibilidade de nascer com síndrome down. tem algum problema eu tomar clomid para ovular só para fazer uma tentativa da gravidez natural, corre o risco do bebe nascer com alguma patologia alem do síndrome down , Obrigada Dr Fabio

  121. fabioeugenio disse:

    Oi Cléo,

    O Clomid não acarreta problemas genéticos ou congênitos nos bebês! Este risco é ligado à idade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  122. nice disse:

    boa noite doutor tenho 42 anos a 15 anos fiz uma laqueadura…agora com um novo casamento gostaria de saber se é possível reverte essa laqueadura…tenho uma excelente saúde..pratico atividades física..moro em uma cidade pequena e meu medico me desencorajou…pensei em tomar clomid mas tenho medo obrigado

  123. mar disse:

    Ola. Tenho 48anos e de um mes para ca a minha menstruacao atrasou vinte e cinco dias coisa que nunca acontrceu antes. Fiz exame para gravidez e deu negstivo o medico me disse que estou entrando na menopausa. Meu exame para taxa de hormonio deu impossibilitada
    O que significa sera que e menopausa mesmo. Estou assustada pois meus filhos ja tem 21 e 18anod.aguardo uma resposta. Obri gada

  124. fabioeugenio disse:

    Oi Nice,

    As chances com a reversão são pequenas. No seu caso o melhor tratamento é a FIV.

    Abs,

    DR. Fábio Eugênio

  125. fabioeugenio disse:

    Olá Mar,

    Pode ser sinal de menopausa sim. Os exames podem detectar.

    Abs,

    DR. Fábio Eugênio

  126. Vanessa disse:

    Bom dia, Dr. Fabio.
    Gostaria que se possível o sr. me desse uma orientação, tenho 36 anos e três filhos por método normal e a onze anos laqueadura, estou no programa de fiv a seis anos e esse mês vou ser chamada, gostaria de saber se vou precisar tomar medicamentos, afinal, não tenho problemas para engravidar só a laqueadura e ouvi dizer que os medicamentos são caros.
    Desde já agradeço a atenção.

  127. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    Em qualquer caso de FIV são usados medicamentos para estimulação ovariana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  128. PATRICIA NUNES disse:

    Olá Dr Fabio tudo bem? preciso de sua orientação se possível. Tenho 38 anos e desde de 2012 minha menstruação esta irregular, como por ex: descia de 2/2 meses as vezes não descia ficava ate 6 meses sem descer. Dai em 2013 ficou 10 meses sem descer, depois desceu normalmente. Quando foi em 2014 em Maio, Junho desceu normal . Depois do fim de Junho até o presente momento nunca mais desceu, Procurei o Médico ele pediu ultrassonografia Transvaginal, ultrassonografia das Mamas, Mamografia, Citopatológico Cérvico Vaginal, TSH,T4L,ACIDO ÚRICO,TGO, TGP ,GLICOSE HEMOGLOBINA GLIGOSILADA, COLESTEROL HDL, COLESTEROL LDL, COLESTEROL VLDL, TRIGLICÉRIDES, HEMOGRAMA COMPLETO,COLESTEROL TOTAL, UREIA CREATININA, SÓDIO POTÁSSIO ,,,,, DEU TODOS NORMAIS .

    SOMENTE ESTES ESTÃO ALTERADOS FSH 30,04 mUI/mL
    LH- 17,85 mUI/mL
    Prolactina – 5,30 ng/mL
    Estradiol <11,8 pg/mL

    Depois dos resultados de exames o Médico prescreveu um remédio para eu tomar para trabalhar os ovários chama se DUPHASTON DE 10MG tomei durante 14 dias , senti algumas cólicas mas nem sinal de vida de menstruação . Então Dr Fábio você acha que com todo este resultados de exames eu tenho possibilidades de engravidar? Porque eu quero ter mais um Filho.
    Obrigada
    Deus te Abençoe

  129. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    Os exames sugerem falência ovariana. É preciso confirmar. Neste caso o tratamento indicado é a FIV com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  130. PATRICIA NUNES disse:

    Oi Dr Fábio tudo bem?

    Primeiramente quero tem agradecer pela gentileza, por atenção a resposta a minha pergunta. Então, em relação as minhas perguntas mencionada a cima na ultima conversa, tenho outro fato. Veja bem ontem dia 06/03 eu estava sentada usando meu computador, tudo muito silêncio em casa, dai minha barriga deu um chute e adormeceu fiquei apavorada, porque conforme os meus exames citados não há possibilidades de Gravidez. Depois destes fatos ocorridos todas as vezes que deito de barriga pra cima minha barriga adormece e tem um reflexo tipo; tremendo, e também vou ao banheiro o tempo todo a noite principalmente. Bom fui ao medico hoje dia 07/03 ele pediu um BETA HCG fiz, mas não mostrei ele ainda o resultado. Deu

    BETA HCG, QUALITATIVO Valor de referencia

    Meu Resultado: inferior á 25Ul/mL Gravidas: Superior a 25 Ul/mL
    Não Gravidas: Inferior a 25 UI/mL

    Bom Dr Fábio o que você acha de tudo isso relatado , sabe Dr Fabio eu penso assim: Se for da vontade de Deus, eu vou engravidar. Só que eu não estou entendendo, estes fatos que está acontecendo comigo, que nada descobre o que é na verdade.
    os sintomas que estou sentido te fato, com toda certeza que não é psicologicamente. Poque sua uma Mulher mãe de 1 casal de Filhos que já são maiores de idade. Sou uma pessoa centrada só preciso de esclarecimentos melhor neste caso. Gostaria de uma resposta sua neste caso, se puder mim ajudar.
    Obrigada mais uma vez
    Deus te abençoe você e toda sua família

    Aguardo sua resposta

  131. Elielma disse:

    Tenho 37 anos meu esposo 24. Já tenho um filho com outra pessoeameu filho ja tem 13anos. Ele tbm já tem filho com outra. Há dois anos tentamos engravidar e nada

  132. Tenho 36 anos, e sou casada a 3 anos e estou tentando engravidar a 4 anos, Fiz todos os exames, todos deram normais exceto o meu FSH ALTO 18,30

    Será que posso engravidar naturalmente? ou o tratamento indicado é o FIV!

    Agradeço sua atenção!!

    Muito obrigada!! e que Deus abençoe.

  133. Obs:
    Esse exame foi no 3 dia do meu ciclo!

    Muito obrigada!

  134. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    Se o exame está negativo, não é gravidez. Faça consulta e exame ginecológico para descobrir a causa do que está sentindo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  135. fabioeugenio disse:

    Oi Elielma,

    É preciso então fazer os exames de fertilidade do casal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  136. Aline disse:

    Olá Dr. Fábio.

    Tenho 35 anos e taxa do hormônio antimulleriano de 1,8 , LH 6,92, FSH 7,05, Prolactina 10,60, Estradiol 53,0. Fiz ultra-som de foliculos antrais o qual foram encontrados 13 foliculos. Há dois dias atrás fiz a aspiração de 12 ovulos, sendo 11 bons com objetivo de congelar meus óvulos para usá-los daqui 2 ou 3 anos, visto que minha mãe entrou na menopausa com 38 anos e resolvi me precaver caso os fatores genéticos tenham alguma influência. A estimulação foi feita por 10 dias com Fostimon 75 U.i duas ampolas de manhã e duas ampolas a noite; do oitavo ao décimo dia com cetrotide além do Fostimon e no décimo dia duas ampolas de Choriomon de 5.000( total 10.000 U.i) .

    Gostaria de saber :

    1) Com toda essa medicação e considerando idade e taxas anteriores, seria normal produzir 11 óvulos , visto que foi muita medicação ingerida
    2 ) quanto tempo demora para ser eliminado do organismo esses medicamentos?
    3) depois da aspiração passei muito mal, tive vômitos, dificuldades para andar, muita prisão de ventre que já duram vários dias, barriga muito estendida e muita dor abdominal, inferior e superior. Seria normal tudo isso ?
    4 ) No momento do descongelamento existe uma porcentagem de perda de óvulos ? Quero ter uma ideia das minhas chances no futuro .

    Muito obrigada pela atenção.

    Fico no aguardo,
    Aline

  137. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    O exame revela possibilidade de baixa reserva ovariana. Então quanto antes você engravidar melhor, e a FIV é uma ótima opção.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  138. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    A produção de óvulos foi muito boa. A recuperação pós-descongelamento é em torno de 80%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  139. Lidiane Rocha disse:

    Olá Dr. Fábio Eugênio,
    Tenho 33 anos e tento engravidar a quase 4 anos… Recentemente descobrimos, através de exames de FSH (15) e foliculos antrais (1 ou 2) que estou a caminho de uma menopausa precoce. O especialista recomendou FIV com baixa taxa de sucesso ou recorrer logo a uma ovorecepção… Mas, estou sem condições financeiras no momento. Minha dúvida é: vitaminas e suplementos alimentares ajudam na qualidade dos óvulos? E poderia tentar outro tratamento como indução simples ou coito programado ou é melhor esperar a FIV?

    Att,

    Lidiane

  140. fabioeugenio disse:

    Oi Lidiane,

    Infelizmente não existem tratamentos para melhorar a qualidade e quantidade dos óvulos. Enquanto não faz a FIV você pode fazer indução, mesmo com baixas chances.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  141. Karina disse:

    Dr Fábio.

    Fiz tratamento de fertilidade com choriomon e menopur. O choriomon apliquei dia 18/03 e hoje fiz o beta quantitativo e deu 31mui/ml. Tenho chances de estar grávida?
    Só tenho consulta com meu médico dia 09/04 e estou ansiosa.

    Desde já agradeco

  142. Daniele disse:

    Oi dr meu nome é Daniele, tenho 23 anos, tento engravidar a 5 anos, sem sucesso, já fiz 9 ciclos com indux, só agora descobrir que o meu marido tem um problema nos espermatozoides, pois no primeiro espermograma deu tudo normal, nesse que fez agora deu 0,99% de espermas com morfologia normal, com o indutor cheguei a ovular, porém o médico disse que não tenho uma resposta muito boa, meus exames homonais deram todos normais Fsh de 4,59, gostaria de saber se tenho chances com uma fiv. Obrigado

  143. Daniele disse:

    Dr tbem gostaria de saber se um espermograma tem como dar uma alteração tão significante em 6 meses, pois o primeiro espermograma deu 94% de formas tipicas e agora deu 0,99% de formas.

  144. Cristiane disse:

    Boa noite Dr. Fábio,
    Tenho 40 anos e estou tentando ter um bebe á 2 anos. Já tenho uma filha com 19 anos e nesses 2 anos de tentativas tive 3 abortos. Então procurei um especialista em reprodução. Fiz vários exames (FSH-9,63, Prolactina-11,56, Tsh-1,71, Horm. Anti-Muleriano-1,70), com esses resultados meu médico indicou indução de ovulação e coito programado. Então fizemos nosso primeiro ciclo usando 6 ampolas de Fostimon 75 nos dias 2,3,4,5,7 e 9 após a menstruação. No Decimo dia após fazer ultrassom onde havia 2 foliculos com 20 e 21 mm tomei 2 ampolas de Choriomom 5000. Fomos orientados a ter relação 36 horas a injeção de Choriomom e nos 2 dias seguintes. Gostaria de saber se esse realmente é o tratamento mais adequado para o meu caso e se o horário para ter relação era esse mesmo, já que na bula de Choriamon diz que deve ter relação no mesmo dia que foi tomado.

    Obrigada pela atenção,

    Cristiane

  145. Mariana disse:

    Boa noite! tenho SOP desde 14 anos e tomo anticoncepcional desde então (hoje tenho 27 anos). Parei em outubro de 2014 pois resolvi engravidar, mas em dezembro fiz um ultrassom e estava com um cisto relativamente grande, além dos menores. Tomei 2 cartelas de gracial e ele sumiu, parei novamente em fevereiro e em março lá estava o cisto novamente. Meu médico receitou 1 cartela de diane 35 é assim que descer a menstruação clomid no 5 dia (2 Cp/dia). Gostaria de saber se é recomendavel tomar o clomid logo em seguida ao AC ou se devo procurar uma segunda opinião e esperar um ciclo sem tomar AC para depois começar o clomid. Muito obrigada

  146. fabioeugenio disse:

    Oi Karina,

    Tem chances sim. Repita com 72 horas para avaliar a subida no valor.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  147. fabioeugenio disse:

    Oi Daniele,

    Existem ótimas chances com a FIV sim. Nos casos de alteração de morfologia espermática é a melhor opção.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  148. fabioeugenio disse:

    Oi Daniele,

    Cuidado para fazer o exame em um laboratório conceituado!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  149. fabioeugenio disse:

    Oi Cristiane,

    Você pode começar sim pela indução, já que engravidou espontâneo, mas no máximo por 3 a 4 ciclos. E investigue as causas destes abortos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  150. fabioeugenio disse:

    Oi Mariana,

    Pode tomar sim o Clomid logo após o uso do anticoncepcional.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  151. Nathalia Cunha disse:

    Boa noite Dr., a tempos tenho falhas menstruais com intervalos de 2 ou 3 meses. As 3 ginecologistas que frequentei me mandavam tomar pílula pra regularizar os ciclos e das vezes que eu questionava minha
    fertilidade falavam que precisava tentar engravidar por um ano pra omecar a investigar. Hoje aos 34 anos, na expectativa de engravidar realmente, fiz exames por insistência e curiosidade, resutados…. FSH 92, LH 69 e Estradiol 32. Ainda não retornei no ginecologista, mas temo estar em menopausa precoce e nao poder engravidar. O que pode me dizer a esse respeito? Agradeço desde já.

  152. andréia disse:

    olá doutor tenho 29 anos estou tentando engravidar tenho sop fiz um ciclo com indutor de ovulação clomid no primeiro ciclo tive varios foliculos mas nenhum cresceu o suficiente no segundo ciclo tive mais de 20 foliculos no ovario esquerdo e mais de 15 no direito mas novamente nenhum passou de 10 ml a minha medica me receitou esse mês puregon 300ui e choriomon 5.000 disse a ela que iria conversar com meu marido pois é muito carro essas injeção o que o senhor acha ? tenho mais chanches com essa medicação de ter meu positivo?

  153. andréia disse:

    esqueci de mencionar doutor que eu comecei com o clomid com 50 e no segundo ciclo passou para 100 e mesmo assim não tive respostas tivi muitos foliculos mas nenhum cresceu

  154. fabioeugenio disse:

    Oi Nathalia,

    São exames compatível com reserva ovariana muito baixa (climatério ou menopausa).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  155. fabioeugenio disse:

    Oi Andréia,

    Quando o indutor oral falha, os injetáveis (como o Puregon) são ótimas opções.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  156. Dani disse:

    Olá doutor, fiz uma ultrassom ontem e a médica disse que não tinha como afirmar se eu tinha ovulado, que poderia ser um cisto hemorrágico ou o corpo lúteo. A minha dúvida é se o cisto hemorrágico só aparece quando ovulamos.

  157. fabioeugenio disse:

    Oi Dani,

    Em geral é pós- ovulatório.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  158. vanessa disse:

    Boa tarde Dr.Fábio
    Meu nome é vanessa tenho 33 anos sou casada há 9 anos e a 6 anos tento engravidar porem tive minhas duas trompas obstruidas poa duas gravides ectopicas ai agora resolvi de fazer z tão sonhada fertilização in vitro mas fui ao medico dia 05 de fevereiro e cmecei a tomar primogyna até eu ficar mestruada que seria dia 15 de fev mas até agora dia 21 de abril nada de vir minha mestruaçõa já fiz um texte mesmo sabendo que iria dar negativo o que será que pod ser tem alguma coisa a ver com a primogyna

    desde já agradeço

  159. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    Deve ser alguma disfunção hormonal. Converse com seu ginecologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  160. Cláudia disse:

    Boa noite Dr. Estou desesperada. Faço 41 anos em Setembro. Fiz 2 fivs com 2 embriões somente. Mas o médico disse que tenho baixa reserva ovariana. Exame antimuleriano mostrou 0.58. E desde que começou a estimulação ele dizia que o óvulo não crescia bem.ele insite que eu faça ovodoação mas não consigo aceitar isso.o que o senhor acha? Vou trocar de especialista. Tenho chance com meus óvulos ainda? Obrigado.

  161. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    Pode-se tentar mudar o esquema de estimulação, mas se a produção de óvulos é baixa, as chances são pequenas.

    A vantagem da ovodoação é que as chances de sucesso são excelentes.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  162. Daniela disse:

    Ola dr. Fabio! Tenho 31 anos e tenho sop desde os 13 anos, estou tentando engravidar ha mais de 1 ano e estou no terceiro ciclo do coito programado ( os dois primeiros ciclos eu ovulei,mas somente 1 foliculo foi estimulado no décimo quinto dia do ciclo. Nao engravidei). Neste terceiro , tomei 8 injecoes de fostimon e hoje no decimo dia do ciclo nao tem nenhum foliculo dominante. Meus exames e do meu marido estao ok, somente foi diagnosticado a ausencia de ovulacao. Gostaria de ter uma outra opiniao a respeito do que posso fazer? Desde já agradeço

  163. Boa tarde! Dr. Fábio.

    Meu nome é Adriana tenho 36 anos. O meu Problema é (FSH) alto 18,30 os outros exames deram todos normais, Procurei uma especialista em reprodução que mim indicou a FIV. Então comecei o tratamento que por sinal foi um sucesso, teve 7 óvulos e foram transferidos três embriões 2 classificados como bons 1 excelente. Eu tava certo que iria engravidar, mais para minha surpresa o beta deu 2,3 negativo. O meu médico não soube explicar o que aconteceu, e que esse resultado é normal. Dr. o que pode ter acontecido? será que eu posso engravidar naturalmente? Pois no momento não tenho condição financeira de fazer uma 2 FIV. Me ajude por favor! Quero muito ser mãe.

    Muito Obrigada!

  164. Eu correspondi muito bem aos medicamentos os meu folículos cresceram bastante, tanto que o médico teve que antecipar 1 dia a punção.

    O sr. pode mim indicar algum tipo de indutor que eu posso fazer em casa.

    O brigada!

  165. Thatiane Santos disse:

    Bom dia, dr Fábio! Tenho 29 anos, não menstruo à 4 meses e tenho que fazer o hormônio anti mulleriano. Segundo informações do laboratório, tem que ser feito entre o segundo e sétimo dia do ciclo. Então não sei o que faço, visto que não tenho menstruação. Será que pode me ajudar ? Obrigada.

  166. janaina disse:

    Boa Trde fiz uma fiv no dia 27/04 fiz a punção de 3 e somente 2 estavam maduros foi realizado a transferencia no dia 29/04 dos 2 . um com 5 celulas e outro com 2 realizei o bhcg nessa segunda dia 11/05 e meu resultado foi 95,94 . Agora gostaria de saber se o desenvolvimento dos dois estavam correto qual a classificação deles e se com esse resultado posso me considerar gravida ou terei q repeti o exame? Aguardo resposta e desde ja agradeço

  167. Elis disse:

    Olá dr. Favio, tenho 33 anos e desde os 30 anos tento engravidar. Após 1 ano de tentativas normais, engravidei, quando já estava marcada a videolaparoscopia com histeroscopia. Mas com 7 semanas perdi, tive aborto retido e passei por curetagem. Após isso, realizei então os procedimentos anteriores e o médico retirou vários focos de endometriose. Não tenho as trompas obstruídas mas tenho Ovário Policístico. Tenho muita confiança no meu médico que é especialista em endometriose e infertilidade. Após a vídeo, fiz indução com clomid durante 4 ciclos, mas não engravidei. Esperamos até começo deste ano, e em fevereiro senti umas dores fortes em cima do ovário esquerdo e após passar por um mapeamento ultrassonográfico foi evidenciado uma aderência de uma alça do intestino no ovário e o ovário no útero. Isso pode dificultar a gravidez? Também através desse exame tem um foco de endometriose no meu ovário direito. Meu último CA 125 deu 16,5 feito em março/2015. Então, fiz agora em abril/2015 o exame do Hormônio Anti-mulleriano e o resultado foi 028 ng/ml. Meus últimos exames (à 1 ano atrás) de: FSH 8,19, ESTRADIOL 17 (E2) deu 70,17, PROLACTINA 19,10. .O dr. me disse que , dependendo do resultado do anti-mulleriano, ele faria outra cirurgia para resolver a aderência e a endometriose no ovário direito ou me encaminharia para FIV. Minha pergunta é… o sr. acha que tenho chances de engravidar fazendo FIV com esse meu histórico e esses resultados?

  168. Elis disse:

    Desculpe, quis dizer Dr. Fabio*** e não Favio. Também esqueci de mencionar que meu marido fez 2 espermogramas, o último em Março/2015 e todos deram bem:, com contagem de espermatozóides/ml de 60.230.000 e Ejc 156.598.000… com linear rápido 8,00%, linear lento 39,00% , motilidade não-progressiva 13,00% e imóvel 40%..

  169. Dalila disse:

    Bom dia, Dr. Fábio Eugênio. Estou fazendo tratamento para engravidar, tenho as trompas obistruidas e meu esposo tem os espermas com defeito. Minha medica pedio pra fazer um ultrasson para ver minha reserva ovarina, tenho 32 anos e meu esposo 30. Sou de recife pernambuco e não encotrei clinica para fazer esse exame. você sabe onde posso fazer esse exame? obrigada!

  170. vanessa vieira disse:

    oi DR viu eu tenho 12 foliculos antrais é grave isso e posso engravidar não mostrei meu isame ao medico ainda mais estou inpaciente para saber o que é isso tenho 19 anos e sou casada queria engravidar..

  171. Priscila disse:

    Boa Tarde.
    Tenho 36 anos, tenho uma filha de 15 anos, engravidei em 2013, porém perdi o bebê aos 6 meses de gestação pois tive síndrome de Hellp. Desde o ano passado estou tentando engravidar novamente, porém sem sucesso.
    Já fiz 3 ultrassons seriados e todos eles, se desenvolvem 2 folículos, porém eles não se rompem. Mesmo tomando Clomid e usando Ouvidrel.
    Todos os meus exames hormonais estão normais. E fiz também uma vídeo histeroscopia que também deu normal. O que será que posso ter?
    Será que pode me ajudar?

  172. Priscila disse:

    Esqueci de mencionar que tenho dos miomas intramurais. Mas que não sinto nada.

  173. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    É necessário mudar o esquema de indução de ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  174. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Pode haver gravidez espontânea sim, mas você não deve perder muito tempo pois sua reserva ovariana parece baixa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  175. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Indução de ovulação somente com acompanhamento médico de um ginecologista !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  176. fabioeugenio disse:

    Oi Thatiane,

    O AMH não sofre variação importante em relação ao dia do ciclo. Pode fazer qualquer dia.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  177. fabioeugenio disse:

    Oi Janaína,

    É gravidez sim. Repita com 48 a 72 horas para analisar a subida do valor.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  178. fabioeugenio disse:

    Oi Elis,

    Se seu anti-mulleriano foi 0,28 o valor está muito baixo. Pode haver reserva ovariana diminuída.

    É preciso ultrassom com contagem de folículos para definir a possibilidade de estimulação ovariana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  179. fabioeugenio disse:

    Oi Dalila,

    Em clínicas de reprodução humana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  180. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    É uma contagem normal de folículos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  181. fabioeugenio disse:

    Oi Priscila,

    Para completar a investigação faça a histerossalpingografia; e seu marido deve fazer o espermograma.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  182. fabioeugenio disse:

    Oi Priscila,

    Estes miomas intramurais não interferem.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  183. Carla disse:

    Boa noite Dr. Fábio. Tenho 35 anos, fiz todos os exames para iniciar a FIV. Meu ciclo menstrual iniciou em 23/05/2015 a tarde. Fiz o 1o. ultrassom em 25/05/2015 e, neste dia, tomei uma injeção de Elonva 100 mcg/0,5 mL. No entanto, ao retornar ao consultório para fazer o 2o. ultrasom hoje, 29/05/2015, a médica viu que havia 1 folículo de 15 mm no ovário direito e 3 folículos de 10 mm no ovário esquerdo. Então, ela me deu uma injeção de Orgalutran 0,25 mg/0,5 mL e eu vou tomar mais 3 destas injeções até 2a. feira quando ela me pediu para retornar ao consultório para ver como é que está novamente pois, na opinião dela, o meu corpo está produzindo material abaixo do que é esperado para a minha idade. Por favor, diga-me se esta conduta está certa. Se apenas o folículo do ovário direito estiver bom na 2a. feira compensará eu fazer FIV com apenas 1 folículo? Estes medicamentos fazem mal à saúde da mulher ou caso não dê certo este mês, quando poderei reiniciar um possível tratamento? Desde já agradeço sua resposta, Carla.

  184. Daniele disse:

    Oi Dr Fábio, meu nome é Daniele, gostaria que me tirasse uma dúvida, tenho 23 anos meu exame fsh deu 0,30, não sei se é normal, os outros exames deram normais. Fiz 5 dias de indução com bravelle e menopur 300 ui ao dia, porém só tive um folículo. Agora não sei oq fazer. O médico já sugeriu ovorecepçao. Oq o sr ac
    ha?

  185. fabioeugenio disse:

    Oi Carla,

    A chance com apenas 1 folículo é pequena. Talvez seja necessário esquema diferente de estimulação ovariana.

    E não há riscos nestas medicações, sob prescrição médica.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  186. fabioeugenio disse:

    Oi Daniele,

    Parece que você tem hipogonadismo. Pode-se tentar estimular o ovário, e mesmo com poucos óvulos você pode conseguir engravidar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  187. Elenice disse:

    Dr Fabio, Boa Noite!
    Gostaria de uma ajuda, tenho 36 anos tive duas gravides ectópicas. retirei as trompa direita 2006 e esquerda em 2007! como sentia muitas dores continuei investigado… através de alguns exames de ultrassom e ressonância submeti a uma videolaparoscopia em 2010 com suspeita de endometriose, mas não era endometriose, tinha muitas aderências e a retirada de um coto da trompa…aliviou uns 80% das dores na barriga. fiz outra ultrassom esse mes, no laudo esta sugestivo a endometriose, e u cisto endometriótico. retornando na medica, ele me indicou tratamento por 6 meses com allurene, ?

  188. Elenice disse:

    mas estava vendo p fazer fertilização em vitro no Idea Fertil, a outra médica com quem me consultei essa semana pediu p eu parar com allurene ja… pq ia atrapalhar nos novos exames, e que o exame de ultrassom esta sugestivo para entrar com tratamento tao severo..
    e agora ? suspendo o tratamento com allurene ? tomei uns 12 pirulas até o momento.
    Fico no aguardo Obrigada

  189. Rosiclea disse:

    Oi D Fábio, comecei o tratamento p/ Fiv, porem o meu médico pediu p/ tomar o gestinol 28, pois tenho muito medo, pois tive uma trombose profunda na perna 2 anos e meio atrás. Sera q posso fazer uso do. Clexane usando gestinol28 e o acido fólico p/ se prevenir.
    Obrigada

  190. fabioeugenio disse:

    Oi Elenice,

    O Allurene ajuda a tratar somente a dor, mas não melhora a fertilidade. Se seu objetivo é engravidar, melhor partir direto para o tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  191. fabioeugenio disse:

    Oi Rosiclea,

    É contra-indicado você tomar anticoncepcional se teve história de trombose venosa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  192. Rosiclea disse:

    D.Fabio, faz 10 dias q estou tomando o gestinol 28, então eu vou parar hoje mesmo!!! Tenho consulta com o medico na quarta, pois ele disse q queria q meu fólico não estivesse muito maduro. Como o meu médico angiologista disse q um mês não teria muito risco.

  193. fabioeugenio disse:

    Rosiclea,

    Nestes casos pode-se usar o Estradiol para sincronizar os folículos ovarianos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  194. Stefan disse:

    Boa tarde Dr. Fábio.
    Tenho 44 anos estou fazendo tratamento para fiv, no D08 estava 13,11,11,06,05,04, no D10, dia 13/06 estava 14,13,13,10. Hoje dia 15/06 está 15,12,09,08,07. Será que perdi óvulos? quero saber também se tenho chance de engravidar ou desisto do tratamento e faço um doação de óvulo, antes que meu dinheiro acabe.
    Ajude-me Dr.
    Obrigada.

  195. fabioeugenio disse:

    Oi Stefan,

    A resposta está abaixo do esperado. Pode ser preciso utilizar esquema diferente de estimulação para amadurecer mais óvulos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  196. Raquel disse:

    Dr. Fábio, bom dia!
    Fiz uso do depo-provera por 4 anos. Parei em 04/12/14. Meu GO disse que minha menstruação deveria descer entre os dias 06 e 10/12/14, porém não desceu. Em Janeiro/15 após exame de BHCG ele me receitou provera por 5 dias mas também não menstruei. Em Fevereiro o GO me receitou cicloprimogyna por 21 dias e também não menstruei. Em 22/03 minha menstruação desceu por 4 dias (tipo borra). Depois disso nunca mais… nem menstruação e nem borra. Agora, em Maio, fiz histerosalpingografia (normal), exames hormonais (normais) e o Anti Mulleriano (deu 0,50 mcg). Meu marido fez espermograma e a conclusão deu Astenozoospernia. Tenho 33 anos e ele 42. Quero muito engravidar. Existe algum tratamento para provocar a menstruação e assim fazer Inseminação Artificial?

  197. Raquel disse:

    completando a mensagem anterior, meus exames deram os seguintes resultados: Anti-Mulleriano 0.50 mcg/L , Insulina 5,72 mcu/ml, TSH 3,103 uUI/ml, T4 livre 0,82 ng/dL, prolactina 29,79 ng/mL, E2 (Estradiol) 42,00 pg/mL, LH 2,58 mIU/mL, FSH 3,73 mIU/ml.

  198. Pamela Nery disse:

    Oi Dr Fábio, tenho 31 anos e estou tentando engravidar há 2 anos. Já fiz 4 meses de tto com indux sem sucesso. Todos meus exames deram normais (hormônios, histeroscopia, histerossalpingografia, etc…), bem como os do meu marido tb, que já fez o espermograma detalhado com fragmentação de DNA, etc…
    Neste último ciclo fiz indução com gonal f 450 e maturação com choriamon. Contudo pela USTV seriada só tive o desenvolvimento de 1 folículo dominante. Diante deste resultado meu médico não indicou a inseminação e me orientou a fazer apenas o coito programado. Isso é normal? Eu posso fazer um outro tto que eu responda melhor aos hormônios?
    Moro em Fortaleza e gostaria de agendar uma consulta com você. É possível?

  199. Nete disse:

    Boa noite , tenho 42 anos uma filha de 22 anos e um filho adotivo especial de 9 anos ,estou no meu segundo casamento e a dois anos decidimos ter um filho.Procurei um médico e indicaram Dr.Julles Whinte em Vitória ÉS – parece ser um médico muito bom .. Ele passou bateria de exames inclusive reserva ovariana e ele me deu 20% chance de engravidar e mesmo assim resolvi tentar … Ele optou pela em fazer In Vitro ,por eu não ter às trompas e tentou a estimulação com gonal e minopur 150mg dia de cada ,tentei em dois ciclo e só conseguir dois folículo e agora ele disse que não tem mas como fazer mas estímulo,pois eu não estou respondendo ,seria viável optar por doação óvulo ..então te pergunto,existe um outro tratamento que eu possa fazer??? Mora na Bahia e a distância não seria problema pra mim se eu tivesse a chance em outro tratamento…obrigado

  200. Claudia disse:

    Doutor! Bom dia! Minha menstruação está atrasada 3 meses. Não estou grávida , todos hormônios normais, só FSH 101 e estradiol 61. Ultrassom,, 5 cistos pequenos,maior 2 cm, 3 no esquerdo e 2 no ovário direito, pode ser os cistos que fizeram subir FSH? Estou tendo calores, tenho 38 anos.

  201. Maria Cleonizia disse:

    Boa noite De. Fábio.
    Já fiz consulta com o senhor e descobrimos que o meu problema é obstrução nas trompas, tenho chance em uma das duas trompas. Meu esposo e eu ficamos de pensar nas possibilidades de tratamento ofertadas pelo senhor e estamos pensando em julho fazer a indução. Será que seria válido? E daria pra realmente alimentar minhas chances?No meu caso teria que saber qual trompa haveria amadurecimento do óvulo?

  202. Joana disse:

    Oi Dr. Fabio, fiz uma US no 5° dia do ciclo e tive 4 folículos em um e3 no outro, fiz o exame de sangue no 2° dia do ciclo e meu FSH deu muito alto 41, estou desesperada, tenho 33 anos e quero fazer a FIV, será que tenho chances?

  203. Fernanda disse:

    Boa Noite Dr. Fábio,

    Tenho 26 anos e faz 2 anos que tento engravidar, tenho ovários policísticos, já fiz todos os exames possíveis inclusive a histerossalpingografia e não tenho nenhum problema, ovulo e tenho menstruação regular. O espermograma do meu marido deu ótimo porém não consigo engravidar. Já fiz 6 ciclos de clomid e nada, em um destes ciclos tive um cisto de 9cm e acabei perdendo meu ovario esquerdo. Já passei por três médicos diferentes e não sei mais o que fazer. Vou procurar um especialista em reprodução agora. Pesquiso muito e vi sobre o coito programado com injeções de Gonal Ovidrel etc… porém tenho medo de ter uma hiperestimulação e acabar perdendo o único ovario que tenho. Tem como acontecer isto ou fazendo acompanhamento não corro este risco?
    obrigado!

  204. vanessa vieira disse:

    Oi Dr Fábio tenho Ovário policístico e queria engravidar mais qual Anticoncepsional devo usar eu uso o Repopil mais estou em dúvida entre ele e o Celene qual você me recomenda?? obrigada

  205. fabioeugenio disse:

    Oi Raquel,

    Para fazer inseminação o importante é induzir sua ovulação, através de medicações adequadas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  206. fabioeugenio disse:

    Olá Pamela,

    Através de estimulação adequada acredito que você pode conseguir melhor resposta do ovário.

    Para consultas por favor ligue (85) 3047.8080 ou 99909.0227

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  207. fabioeugenio disse:

    Oi Nete,

    Difícil opinar sem estar te acompanhando. Pode-se tentar estimulação diferente dos ovários, mas se não houver sucesso, a doação de óvulos é uma ótima opção.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  208. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    FSH muito alto pode ser sinal de falência ovariana precoce. Repita após 1 mês para confirmação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  209. fabioeugenio disse:

    Oi Cleonizia,

    Quando há doença tubária, o tratamento mais efetivo é a FIV.

    A indução de ovulação oferece chances baixas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  210. fabioeugenio disse:

    Oi Joana,

    Se os folículos responderem à estimulação pode haver boas chances sim, pois sua idade é boa para o tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  211. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Com tratamento e acompanhamento corretos, você não corre este risco.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  212. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    Nenhum anticoncepcional. O tratamento indicado é a indução de ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  213. leila disse:

    Dr. ja tem quase cinco anos que nao consigo engravidar, tenho 37 anos

  214. leila disse:

    como estava escrevendo Dr. ja usei indutores orais clomid+progesterona e não deu em nada, só uma crise muito forte de enxaqueca,parei o tratamento , agora em uma consulta rotineira descobri um polipo no colo do utero, ja marquei a cirurgia, sera que tenho chances apos a retirada desse polipo? tomo puram e no mais outros exames tudo normal,

  215. Thamyres Silva disse:

    Boa Tarde
    Dr Fábio fiz uma ultrassom hoje deu 42 folículos antrais e aumento na reserva ovariana consigo engravidar?

  216. fabioeugenio disse:

    Oi Leila,

    Este pólipo não deve ser a causa da subfertilidade.

    Como já passaram 5 anos, melhor recorrer às técnicas de reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  217. fabioeugenio disse:

    Oi Thamyres,

    A reserva ovariana não define a fertilidade atual. São necessários outros exames.

    Abs,

    DR. Fábio Eugênio

  218. Raquel S. Lima disse:

    Boa noite, Doutor Fábio!
    Fiz recentemente 39 anos e há dois tento engravidar. Ano passado, com 38 anos, engravidei naturalmente, sem medicação/tratamento, mas tive um aborto retido com 7 semanas e fiz curetagem. Depois disso, passados 4 meses fiz os exames hormonais, e foi detectado a prolactina alta 48,3ng/ml, demais exames normais. Fiz ressonância da hipófise e foi detectado um microadenoma. Então passei a usar a cabergolina (dostinex) 1/2 comprimido, 2 vezes na semana. Após um mês, a prolactina baixou e esses foram os resultados dos exames, realizados no 3º dia do ciclo:
    Prolactina – 10,2 ng/mL
    LH – 8,87 mUI/mL
    FSH – 5,93 mUI/mL
    Estradiol – 214,0 pg/mL
    Apesar dos exames estarem normais, não tive mais ovulação. Minha GO disse que não via qualquer problema para a anovulação, apenas a prolactina, mas que já estava normalizada.
    Então fiz o anti mulleriano, pois queria ver a minha reserva ovariana e deu muito baixo, apenas 0,05. Minha GO mandou tomar clomid, e se não der resultado, partir para a FIV.
    Minha dúvida é a seguinte: o fator anti mulleriano pode ter dado baixo em função da anovulação, ou esse exame não se altera?
    Teria a chance de haver um resultado errado, em função do laboratório que fiz o exame, já que o FSH está normal e o estradiol tbm, quando normalmente o anti mulleriano baixo vem acompanhado de FSH alto e estradiol baixo?
    Aparentemente, apesar de tratar a hiperprolactinemia, e a prolactina estar normal, meu corpo não respondeu ao tratamento e não voltei a ovular (e menos de um ano atrás ovulava e até engravidei, e agora não consegui mais ovular). Teria algo mais que pudesse fazer com que voltasse a ovular naturalmente? Será por causa desse microadenoma de hipófise? Ao que parece, esse tumor “estragou” minha fertilidade/ovulação.
    Não gostaria de fazer a FIV, uma vez que engravidei sem nenhum tratamento/medicamento, faz apenas 10 meses. Mas não sei o que fazer, visto que caso a minha reserva ovariana esteja mesmo baixa (em função do baixo anti mulleriano), não teria outra alternativa.
    Doutor, por favor, me ajude a esclarecer essas dúvidas, pois ninguém me esclarece sobre o anti mulleriano. Muito obrigada!

  219. MARCIA SENA disse:

    Dr. Fábio,

    gostaria de saber se o medicamento OVIDAC tem a mesma formulação do CHORAGON 5000?
    Que outros medicamentos existem similares ao CHORAGON?

    Obrigado pela atenção

  220. fabioeugenio disse:

    Oi Raquel,

    O antimulleriano é muito preciso mas não infalível. Na dúvida melhor repetir. E ele não determina a fertilidade atual.

    Faça também a contagem de folículos antrais (ultrassom).

    E repita também o FSH pois o valor deste pode estar falseado pelo Estradiol alto

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  221. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    É o mesmo HCG do Choragon.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  222. Amanda D. disse:

    Boa noite Dr Fábio!
    Em outubro do ano passado parei de tomar anticoncepcional, mas só comecei a tentar engravidar em junho. Porém desde outubro minha menstruação estava bem desregulada e meu rosto encheu de espinhas. Meu exame de DHEA está bem alterado com 25.77, e a testosterona está em 70.
    Meu FHS está em 7.51. E o LH está 11.42
    Meu médico pediu uma ultrasonografia transvaginal, e me recomendou a indução da ovulação.
    Porém estou em dúvida se isto é realmente necessário, ou eu teria chances de engravidar sem o indutor.
    Tenho 27 anos!
    Obrigada

  223. Vani disse:

    Boa tarde, Doutor Fábio!
    Tenho micro prolactinoma de hipófise e em razão disso passei a não ter mais ovulação, apesar de tratar a hiperprolactinemia com sucesso.
    Minha médica me passou indutor de ovulação (Clomid) e tomei nesse ciclo. Porém ao ler a bula do medicamento, vi que não é recomendado para casos de tumores de hipófise. Essa medicação pode aumentar o tumor? Quais as consequências que posso ter em função dessa medicação? Estou com muito medo do que possa acontecer, uma vez que já tomei o Clomid. Aguardo, ansiosa… Muito obrigada!

  224. Vani disse:

    Doutor, esqueci de perguntar se no meu caso (micro tumor de hipófise) teria algum indutor que substitua o Clomid com segurança?
    Ouvi falar que dehidroepiandrosterona (DHEA) cumpre um papel semelhante ao Clomid. É correto? Poderia usar essa medicação?
    Agradeço muito pela sua atenção.
    Muito obrigada!

  225. EDILENE disse:

    Dotor Fábio tenho 21 anos
    e ah 1 ano estou tentando engravidar
    Fiz todos os exames nao deu nada
    Apenas nao estou ovulando a minha go
    disse que iria passa um indutor de ovulacao
    So que descobrque estou com hpv so
    Que ela passou uma pomada ixium que
    Custa 199.90 e nao tenho condições de compra
    Não sei o que faxer quero ficar curada
    Logo para poder engravidar o que faco mim ajude
    To disisperada mim ajude

  226. Andressa disse:

    Ola Dr Fábio, tudo bem?
    Tenho 31 anos e tenho SOP. Procurei um especialista em reprodução e fiz meu primeiro ciclo de indução com Clomid, gonal + hgc. Através do US vi que tinha 2 folículos de 18mm, um em cada ovário. Fiquei feliz da vida. No entanto, o resultado do meu beta foi negativo. Tenho uma ótima reserva ovariana. O Sr acha que é normal não ter dado positivo, ja que usei Clomid associado à gonadotrofina?

  227. Juliana disse:

    Boa tarde,

    Dr. Fábio tenho 40 anos, tenho uma filha que tive graças fertilização (ICSI) feita há 12 anos, atualmente queria ter outro filho fiz alguns exames resultado FSH 30 e hormônio anti-mulleriano 0,02 fiz no 3 dia do ciclo, tenho alguma chance de sucesso através de uma nova fertilização? Eu li que os níveis hormonais podem ser alterados com a prática de exercícios físicos, não sei se teria relação mais prático atualmente 3 hrs de exercício diário. E tenho hipotireoidismo.
    Obrigada pela atenção.

  228. Andressa disse:

    Ola Dr Fábio, tudo bem?
    Tenho SOP e ha uns 4 meses tive um aborto retido. Procurei um especialista e ja estou no meu 2º ciclo de indução com clomid + 4 injeções de gonal f. Meu médico parte do princípio que não ha nda de errado com os espermatozóides do meu marido, ja que houve uma fecundação no início deste ano. O Sr acha normal meu beta ter dado negativo no primeiro ciclo de indução?
    Tenho 31 anos e uma reserva ovariana de 4,30 ng/ml.
    abraços!!!

  229. fabioeugenio disse:

    Oi Amanda,

    Se seu ciclo está irregular e existe disfunção ovulatória, o tratamento indicado é a indução de ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  230. fabioeugenio disse:

    Oi Vani,

    Se seus hormônios hipofisários estão baixos, o Clomid não vai funcionar !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  231. fabioeugenio disse:

    Oi Vani,

    O DHEA não substitui o Clomid. Nos casos de insuficiência hipofisária usamos diretamente as gonadotrofinas (FSH e LH).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  232. fabioeugenio disse:

    Oi Edilene,

    Estes tratamentos do HPV são feitos em postos de saúde do sus !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  233. fabioeugenio disse:

    Oi Andressa,

    A chance por ciclo de tratamento é de 15 a 20% na sua idade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  234. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    Parece que sua reserva está extremamente baixa, mas deve corrigir o hipotireoidismo e repetir os eaxaes para confirmar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  235. Vani disse:

    Doutor Fábio e sua equipe, agradeço muito pelas respostas! Que Deus os abençoe sempre!
    Queria saber se no meu caso (tumor hipófise – insuficiência hipofisária) o Femara (Letrozol) poderia ser uma opção ao Clomid?
    Agradeço muitíssimo…
    Abs

  236. fabioeugenio disse:

    Oi Andressa,

    A chance por ciclo é em torno de 20%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  237. fabioeugenio disse:

    Oi Vani,

    Não é uma boa opção, pois esta medicação depende de uma hipófise normal para funcionar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  238. marli disse:

    Boa noite Dr Fábio, tomei medicação para estimular a ovulação por 9 dias, mas os ovários não responderam muito bem.O tratamento FIV foi cancelado e orientada a recomeçar no próximo ciclo. Terei que tomar a medicação novamente?

  239. fabioeugenio disse:

    Oi Marli,

    Sim. E provavelmente será necessário mudar a medicação ou doses.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  240. Tati disse:

    Boa tarde Dr. Fábio. Gostaria de saber sua opinião sobre o intervalo entre um ciclo de fiv negativa e a transferência de embriões congelados. Está pode ser feita no ciclo seguinte à fiv? Obrigada

  241. fabioeugenio disse:

    Oi Tati,

    Pode sim, desde que os ovários e útero tenham voltado ao normal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  242. Mila disse:

    Boa tarde Dr. Fábio.

    Tenho 42 anos, 3 filho do primeiro casamento, sendo o mais novo com 5 anos. Estou casada novamente e queríamos um filho. Parei de menstruar há dois meses, e voltei depois de tomar Duphaston por 5 dias. Estou tomando cicloprimogyna desde o terceiro dia do ciclo. Meus exames hormonas feitos no 3dc vieram assim: FSH 27, LH 8, ESTRADIOL 14, PROLACTINA 17, CA 125 33 E O ANTI MULLERIANO 0,068.
    Não fiz ultrassom no 3 dc e depois destas dosagens, fiz uns dois meses atrás e foram detectados dois pólipos pequenos no canal cervical. Precisaria repetir?
    Estou com a reserva ovariana muito baixa, entrando na menopausa, estou certa?
    Existe alguma chance de induzir ovulação e conseguir engravidar com meu próprio óvulo? A ovodoação é algo que não quero tentar.
    Agradeço muito a sua atenção e disposição em ajudar.
    Abraços

  243. fabioeugenio disse:

    Oi Mila,

    Existem chances com seus óvulos, mas muito baixas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  244. Hellen disse:

    Oi Dr. Fabio,

    Tenho 40 anos, mas até agora não tive o desejo de ser mãe. Estava decidida a fazer no próximo ciclo todo o processo para a vitrificação oócitaria. Meu AMH é 1,4 FSH 7,6.
    Vou ter de aplicar Pregon 300-3 caixas, Meopur 75-10 caixas, Orgalutran 5 caixas e Ovidrel.
    A médica disse que, possivelmente, com este protocolo, eu consiga aspirar uns 5 ovulos no procedimento (que custa 13.000 reais). Achei meio arriscado.
    Com 5 ovulos posso fazer apenas uma FIV. Com essa estimativa tão baixa, acho que o procedimento perde o seu propósito que é a preservação da fertilidade.
    Existe alguma maneira de melhorar a qualidade e/ou aumentar a quantidade dos ovulos? Ouvi falar que DHEA e o GH (hormonio de crescimento) podem ajudar, é verdade?
    Obrigada,
    Hellen

  245. Nice disse:

    Dr Fabio boa tarde, tenho 40 anos e tento engravidar do primeiro filho a engravidar do primeiro filho a mais de 13 anos, tenho baixa reserva ovaríana e estou tentando a FIV na primeira tentativa usei gonal e menopur e só tive 03 foliculos e a médica achou por bem mudar a medicação e esperar o ciclo seguinte fazendo o uso de letrozol e menopur e no setimo dia do ciclo desenvolvimento dos foliculos pois os mesmos estavam medindo ov 1,2 e 0,6 e OE medindo 0,8 e 0,5 hj domingo fiz uma ultra som e a Dra achou por bem abortar o tratamento e suspender o uso do menopur e do orgalutan. Lembrando que deixei de usar o letrozol desde sexta feir dia 20. A sugestão da Dra ouvida por mim foi a usar os ovulos de uma doadora, perdi o chão, será que chegaria a tanto Dr? Obg pela atenção e se possível me envie seu contato.

  246. fabioeugenio disse:

    Oi Hellen,

    Em casos de reserva ovariana baixa (que não parece ser seu caso), o androgênio prévio pode ajudar a resposta.

    E o GH tem função de tentar melhorar qualidade,e não quantidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  247. fabioeugenio disse:

    Oi Nice,

    Pode-se tentar esquemas de estimulação diferentes, com objetivo de conseguir mais óvulos.

    Se ainda assim não resolver, a doação fica como opção.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  248. Barbara disse:

    Boa noite doutor ! Estou preocupada e preciso de ajuda. Em 2014 fuz uma ffiv sem sucesso e tive SHO … Este ano iniciei novos exames para outra tentativa e foi verificada a existência de um cisto hemorrágico meu ovário esquerdo …em consulta com gineco fui informada que e caso cirúrgico. Minha dúvida e : esse cisto pode ter sido ocasionado pela SHO ? Qual a probabilidade do ovário ser removido junto.com o custo ? E possível a realização de outra fiv sem a realização dessa cirurgia ? Quais os riscos ? Muito obrigada pela ajuda doutor !

  249. fabioeugenio disse:

    Oi Bárbara,

    Se é cisto lúteo hemorrágico (funcional) pode-se tentar tratar com anticoncepcional antes de indicar a cirurgia.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  250. Luciana disse:

    Estou tentando engravidar há um ano e sete meses sem sucesso. Faço 38 anos em 26/12 e o meu último ciclo foi de 48 dias (de 30/10 até 17/12), achei muito longo, todavia os meus ciclos são irregulares, variam entre 33 e 41 dias. De qualquer forma, fiz o exame beta hcg e deu negativo para gravidez.
    Após consulta com um especialista em reprodução assistida no começo de dezembro iniciei vários exames para fazer a FIV, porém estou preocupada com os resultados dos exames de alguns hormônios e gostaria da sua ajuda para interpretá-los. Os exames abaixo foram realizados no terceiro dia do ciclo:
    Estradiol: inferior a 11,8 pg/mL;
    Progesterona: 0,76 ng/mL;
    FSH: 9,4 mUI/mL;
    LH: 6,1 mUI/mL.
    Também fiz o exame 25 OH Vitamina D, o resultado foi 15,8 ng/mL, de acordo com a tabela de referência do laboratório estou com deficiência desta vitamina.
    Infelizmente ainda não tenho o resultado do hormônio anti mulleriano, ele sairá no dia 11/01.

  251. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    O FSH está limítrofe, podendo denotar reserva ovariana um pouco diminuída, mas é necessário a contagem de folículos antrais.

    A vitamina D pode ser corrigida por reposição.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  252. RUBIA MARQUES disse:

    Boa tarde Dr. Fábio!

    Meu exame anti- mulleriano teve o resultado de:
    5,31 ng/mL
    Tenho 33 anos, e gostaria de saber se esse é um resultado bom, uma vez que iremos iniciar a FIV ou ICSI

    Valores de Referencia:
    Mulheres: Adultas : 0,023 – 12,6 ng/mL
    Crianças : 0,023 – 8,9 ng/mL
    Pos menopausa:<0,023 ng/mL

    Resposta ovariana a estimulação hormonal
    Reduzida :0,14 – 0,7 ng/mL
    Insuficiente: 2,1 ng/mL

  253. fabioeugenio disse:

    Oi Rúbia,

    O resultado deste exame está excelente, denotando reserva ovariana alta.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  254. criatileide disse:

    boa tarde. gostaria de saber se eu fizer o uso de gonotrofina eu tenho porcibilidade de engravidar

  255. Sandra disse:

    dr Fábio em janeiro de 2015 fui no ginecologista e me disse que estava com falência ovariana aos 39 anos,classificada como precoce,depois dessa data não desceu menstruação mais.Sou casada e queremos muito um filho,o que devo fazer?existe uma saída ?estou um pouco perdida.

  256. fabioeugenio disse:

    Olá Cris,

    Depende do caso. Somente com consulta e exames pode ser definido o tratamento mais adequado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  257. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    Mesmo confirmada falência ovariana, há boa possibilidade de gravidez na FIV com doação de óvulos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  258. Josefa bernardo disse:

    Boa noite Dr.Fabio

    Quais são as chances de gravidez com bons embriões e o endometrio com boa espessura

  259. fabioeugenio disse:

    Oi Josefa,

    Depende de cada caso, principalmente da idade da mulher e causa da subfertilidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  260. Luana disse:

    Oi Dr.
    Iniciei uma fiv no dia 21 de Março com enlonva e no dia 28/03 fiz a us e nada. Os ovários não responderão a medicacao. Tenho 41 anos minha idade não ajuda mas não vejo falar muito dessa medicação. O que o senhor acha?

  261. fabioeugenio disse:

    Oi Luana,

    É uma medicação excelente, mas quando corretamente utilizada (em mulheres com boa reserva ovariana).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  262. elaine disse:

    Boa noite Dr. Fabio

    Me ajuda o que significa FSH 9,99 ?

  263. fabioeugenio disse:

    Oi Elaine,

    É um resultado normal, a depender da fase do ciclo e idade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  264. keli disse:

    PRIMEIRAMENTE PARABÉNS PELO SITE!!
    com a aplicação de menopur e olargutran NO NONO dia e onde A ECO MOSTROU aproximadamente 10 foliculos de 14 e 15 mm e dois de 18 mm, quantos dias apos se deve aplicar o ovidrel para FERTILIZAÇÃO IN VITRO?

  265. elaine disse:

    Oi Dr. Fabio , Esqueci de falar tenho 36 anos tenho medo de está entrando na menopausa e não consegui engravidar

  266. kellen disse:

    boa noite doutor!
    Quero saber se numa indução para Fiv, é correto aplicar menopur olargutran e ovidrel no mesmo dia?

  267. Dalanda disse:

    Ola Dr.Fabio
    tenho 24 anos, e a 2 semanas descobri através de uma ultrassonografia endovaginal que tenho Ovários Multifoliculares…
    Minha GO me explicou mt pouco sobre a doença. E meu sonho e ser mãe! Estou tentando engravidar ja faz1 ano mas sem nenhum tipo de indutor. Gostaria de saber sua opinião pois minha Go do me passou o medicamento PROVERA por 3 meses para regular meu ciclo. Na cidade em que moro não tem nenhum especialista em fertilização. Estou pensando em procurar um especialista em inseminação artificial.o que o SR acha????l

  268. fabioeugenio disse:

    Oi Keli,

    Depende do crescimento dos folículos. O ideal é quando a maior parte dos folículos estiver acima de 16 a 17 mm.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  269. fabioeugenio disse:

    Oi Elaine,

    Você é muito nova para estado hormonal de menopausa !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  270. fabioeugenio disse:

    Oi Kellen,

    A depender do protocolo, pode ser feito sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  271. fabioeugenio disse:

    Oi Dalanda,

    Um ginecologista geral pode avaliar, e fazer se necessário e indicado, indução de ovulação como primeiro tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  272. Rosana disse:

    Boa noite, Dr. Fábio!
    Primeiro, parabéns pelo site e pelo serviço de informação, consicentização e esclarecimento a mulheres que querem engravidar.
    Tenho 42 anos e já engravidei 3 vezes (interrompi duas e tive uma tubária aos 33 anos, sem retirada da trompa, que está parcialmente obstruída. Estou iniciando minha primeira FIV agora (estou no 3° dia de estímulo, usando Gonal 225 e Menopur 75. Em meados de outubro, fiz uma US e tive 11 folículos antrais. Meu FSH sempre foi bom Entre 2,9 e 3,4). Agora, 6 meses depois, quando fiz a 1ª ultra para iniciar o tratamento, só acharam 5 folículos antrais. Fiquei, claro, decepcionada.

    Minhas dúvidas são:
    1 – a contagem de folículos pode mudar de um mês para outro, assim como o FSH pode estar mais alto hoje e no próximo mês vir mais baixo?

    2 – No dia que iniciei o tratamento (3° dia da menstruação), o médico não colheu sangue para ver os hormônios. Fiz o exame apenas no dia seguinte, depois de 1 dose de Gonal (225) e de Menopur (75). Meu FSH veio 10,5 mUl/ ml (Estradiol 115/ LH 4,9/ Progesterona 402) e até agora (tenho acompanhado a cada 3, 4 meses) nunca havia passado de 3,4 na fase folicular. Essa subida na taxa é por causa do Gonal ou o FSH está alto mesmo, daí a redução na CFA? No próximo ciclo o número de folículos poderia aumentar ou obrigatoriamente vai despencar 1 ou 2 por ciclo?

    Agradeceria muito se o senhor pudesse me dar sua opinião especializada.

  273. fabioeugenio disse:

    Oi Rosana,

    Pode haver pequenas variações do FSH e número de folículos entre os ciclos. E estas dosagens hormonais podem estar alterdas porque você já tinha começado as medicações.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  274. Rosana disse:

    Muito obrigada pelo rápido retorno, Dr. Fábio! Se eu não morasse no Rio, sua clínica seria certamente uma boa escolha para o tratamento. Continue prestando essa ajuda tão preciosa a mulheres e casais que sonham com uma gravidez assistida! ❤

  275. Dayse disse:

    Oi Dr.Fabio,
    Parabéns por seu trabalho e muito obrigada por seu contato com todas nós!
    Por gentileza tenho uma duvida , fiz um exame de sangue no 3° dia da menstruação meu FSH deu 3,06 e o meu LH 6,66 (portanto ficou evidente que não ovulo todo mês).
    Percebi que quando ovulo tenho ovulação tardia.
    Fiz a histerosalpingografia , tudo OK,
    Meu amrido fez o espermograma tudo OK,
    Irei fazer a indução da ovulação no meu próximo ciclo com o Serophene ( no 3° dia da menstruação) tomando 2 comprimidos de uma vez por 5 dias , após 5 dias do termino do ultimo comprimido irei fazer uma ultra.
    Estou com muito medo de ter uma hiperestimulação ovariana, quais são as chances e como posso previnir?
    Muito obrigada , Deus te abençoe

  276. Maria disse:

    Bom dia Dr Fabio,

    Fiz minha primeira ultra para indução da ovulação para FIV no 3º dia do meu ciclo. tive mais de 20 foliculos, porém dois estavam com tamanho maior que o esperado e o exame do estradiol deu 112. Meu ginecologista pediu que tomasse anticoncepcional por mais dez dias para fazermos uma nova ultra. Essa conduta está correta? Qual a ação do anticoncepcional sobre os foliculos?

  277. Ylma disse:

    Olá doutor!! Estou desesperada! Peço que me ajude!
    Há dois anos venho tentando engravidar e sem sucesso reresolviinvestigar. Como resultado, estou com reserva de 0,13 segundo o exame antimelleriano e minha médica disse que as chances de eu engravodar mesmo fazendo a FIV são apenas de 5%, além disso, meu marido tb tem péssima qualidade de espermas e esta fazendo uso do proxeed plus. Por favor me confirme se esta porcentagem está certa e quais minhas chances de sucesso apesar de tudo?

  278. fabioeugenio disse:

    Oi Dayse,

    É raríssimo hiperestimulação apenas com o Serophene. Para anular o risco, faça monitorização ultrassonográfica do processo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  279. fabioeugenio disse:

    Oi Dayse,

    É raríssimo hiperestimulação apenas com o Serophene. Para anular o risco, faça monitorização ultrassonográfica do processo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  280. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    O anticoncepcional sincroniza os folículos em um tamanho pequeno, para que se comece a estimulação.
    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  281. fabioeugenio disse:

    Oi Ylma,

    As chances dependem da idade, e da qualidade dos embriões formados.

    Um exame isolado não pode definir chance na FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  282. Cristiane disse:

    Olá Dr, boa noite..

    Eu tenho 31 anos e a 10 anos tento engravidar, tenho endometriose de gral leve, trompas enoveladas porém o contraste passou, a 1 mês eu fiz uns exames hormonais, antimuleriano deu 0.19, fsh 12.46.. pelo q percebi estão mto ruin né??. Gostaria de saber se cm a fiv eu tenho chance de fazer cm meus próprios óvulos??. Obrigada..,…

  283. fabioeugenio disse:

    Oi Cristiane,

    Os exames denotam reserva ovariana baixa. Mas pode haver ainda folículos a estimular no ovário: um ultrassom pode confirmar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  284. fabioeugenio disse:

    Oi Melyna,

    Se o objetivo é engravidar, o tratamento pode ser a indução de ovulação. O anticoncepcional somente vai retardar o tratamento para engravidar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  285. Daniela disse:

    Olá, Dr. Fábio

    Tenho somente 32 anos mas estou com suspeita de FOP. Minha primeira dosagem de fsh há 3 anos foi 18 e depois só aumentou (22 e 25). Este mês fiz a dosagem e deu 35. Na última ultrassom só tive 4 folículos. Ainda é possível engravidar com FIV?

  286. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    Se estes folículos responderem à estimulação é possível captar óvulos de qualidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  287. Carol disse:

    Olá, Dr Fabio!
    Parabéns pelo site e pela atenção com todas nós.
    Tenho 40 anos e estou com os seguintes resultados:
    FSH 5,9
    Estradiol 82
    Lh 3,2
    Antimuleriano 0,34
    Sei que minha reserva está muito baixa.
    Meu exame de tireoide tsh deu 4,77 um pouco acima do limite.
    Isso poderia influenciar?
    Valeria repetir o antimuleriano no próximo ciclo?
    Ainda teria chances de FIV com meus ovulos?
    Obrigada

  288. Ana Paula disse:

    Dr. Fabio

    Tenho trombofilia e não ovulo do lado direito, meu ginecologista quer fazer um tratamento com Choriomon, posso tomar?
    Essa injeção não estimula trombose?

  289. fabioeugenio disse:

    Oi Carol,

    Precisa corrigir o hormônio da tireóide, para o TSH ficar até 2,5.

    E se há folículos ovarianos para estimular tem como tentar com seus próprios óvulos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  290. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Paula,

    Pode tomar sim. É para disparar a ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  291. Denise disse:

    Boa tarde Dr. Fábio
    Tenho 32 anos e estou a 2 anos tentando engravidar. Depois de algum tempo descobrir ter SOP. Desde então estou tomando Glifage e a 6 meses farlutal(progesterona) pois meus ciclos estavam irregulares. Agora parece que meus ovários estão bem menores e meu ciclo está regular. Estou anciosa pra começar a indução. Esta seria a melhor opção no meu caso? E qual via oral e injetável? Obrigada pela atenção com todas nós. Parabéns pela boa vontade!

  292. fabioeugenio disse:

    Oi Denise,

    Em geral se inicia com indução oral. Mas converse com seu ginecologista para ver se é o tratamento ideal para você.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  293. Bom dia Dr.fabio
    Meu nome é meriele, moro na italia , tenho 35 anos desde os 27 tomo anticoncepcional sem interupçao(nao ovulo) como tenho uma vida muito corrida ,esse ano decidi ir para o brasil em janeiro e fazer inducao de ovulaçao,para congelar meus ovulos ,para engravidar mais tarde, estou comecando minhas pesquisas, gostaria de saber o quanto pode interferir para uma boa ovulacao esses anos de anticoncepcional, e quanto tempo antes do tratamento tenho que parar de toma lo para voltar a ovular normal e fazer o tratamento.
    Obrigada

  294. fabioeugenio disse:

    Oi Meriele,

    Não há problema em tomar o anticoncepcional contínuo.

    Pare 1 mês antes do tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  295. Cristiana Andrade disse:

    Caro Fábio Eugênio,

    Tenho 40 anos e fiz uma fiv mês passado, infelizmente com resultado negativo. Tive dois embriões congelados que exames mostraram ter problemas cromossômicos… Bem, gostaria de saber se eu posso tomar Clomid no meu próximo ciclo menstrual, após ter feito uma fiv., ou se tenho que esperar. Gostaria também de saber o que o senhor me recomendaria para tentar novamente uma gravidez. Meu protocolo na última fiv foi de três ampolas de Menopur por dia e tive 10 folículos, com 7 embriões. Agradeço de antemão a atenção, Cristiana.

  296. Rosa disse:

    Bom dia, Dr Fabio!
    Tenho 31 anos e estou escrevendo pois fui diagnosticada com menopausa precoce, pelo meu endocrinologista, que me tirou as esperanças em poder gerar um bebê.
    Estou tendo problemas com nódulos na tireoide…t3 1,10ng, t4 livre 1,05ng, t4 6,50ng e tsh 4,290ml (resultado de março: 2,740)…
    Enfim…Estou a um mês sem menstruar, (e este ano ela atrasou este mês, janeiro, fevereiro, maio, junho, julho, agosto…), pro meu desespero, os exames chegaram da seguinte forma:
    fsh: 40,6
    Lh: 28,6
    Prolactina: 22,0ng (março:19,3ml)
    estradiol: 60,6pg
    estrona: 36,41pg
    progesterona: 0,25ng

    Quando menstruei setembro/outubro, ovulei., fiz todo o controle…e notei que quando fiz este exame, não estava menstruando ainda…a minha pergunta é: esses hormônios tiveram alteração por conta da amenorréia?
    Devo realmente perder as esperanças de poder gerar um bebê?
    Meu médico não soube me responder essas duvidas…

    Obrigada pela atenção!

  297. Maria disse:

    Ola boa tarde!
    Dr fabio, eu apliquei o ovidrel no dia 14/12 estava com um folículo 19mm. Porem não senti nada e não estou sentindo nada. Será que fez efeito de eclodir esse folículo??

    Obrigada!

  298. fabioeugenio disse:

    Oi Cristiana,

    Você poderia tomar Clomid, mas sob indicação do seu médico.

    E a maior chance de gravidez é, sem dúvida, com a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  299. fabioeugenio disse:

    Oi Rosa,

    As chances são baixas, mas existem. Avalie também a possibilidade de FIV com acúmulo de óvulos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  300. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Em geral a mulher não sente nada mesmo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  301. Juliana disse:

    Boa noite Dr Fabio.
    Tomo cycloprimogina para regular o ciclo. Para iniciar a FIV tenho que parar de tomar? Se sim quanto tempo antes?

    Obrigada

  302. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    Quando parar, e menstruar, já pode iniciar a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  303. franci disse:

    oi boa tarde
    Tenho sindrome do panico, estou com medo de tomar os remédio para induzir a ovulação.
    Gostaria de saber se esses medicamentos vão interferir no meu tratamento com a fluoxetina 20 mg ??

    Obrigada

  304. Juliana disse:

    Bom dia Dr,

    É normal ter diarreia com uso do Menopur 75? Posso continuar ou devo parar?

    Obrigada

  305. fabioeugenio disse:

    Oi Franci,

    Não interfere.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  306. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    Não deve ter relação com o uso do Menopur.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  307. Thiago disse:

    Dr , Fábio minha pergunta e o sequinte minha noiva gostaria de ter gemos qual e o custo mais baratos. Para almenta nossa chançe? Achamos um procedimento com injeções de. Gonadotrofina que. Almenta e 30% exiter aalgum outro procedimeto. Mais viavel. Seja mais b
    arato

  308. Thiago disse:

    Dr. Fábio tbm gostaria de saber se a. Ginicologista da minha noiva pode pré escrever receita para apricaçoes. De gonado
    trofina

  309. fabioeugenio disse:

    Oi Thiago,

    O tratamento não é realizado com objetivo de conseguir gravidez de gêmeos !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  310. fabioeugenio disse:

    Oi Thiago,

    Em geral a prescrição de gonadotrofinas é pelo especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  311. Cristina disse:

    Dr. Fabio, aos 54 anos, já estou na menopausa há 3 anos. Existe tratamento que possa induzir a formação de óvulos? Não tenho filhos.

  312. fabioeugenio disse:

    Oi Cristina,

    Não existe. O tratamento para engravidar é a FIV com doação ovular.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  313. Cristiany disse:

    Dr. tenho 41 anos, já tenho 01 filha de 11 anos, estou no meu segundo casamento e tentando o meu segundo filho há 01 ano.

    Meu fsh está muito alto. Fiz o exame no terceiro dia do ciclo e deu 20. Tomei clomid 100 mg por 5 dias e repeti o exame no otivao dia do ciclo e deu 42. Estou muito preocupada e com medo de estar entrando na menopausa.
    Obs.: Tenho ciclos regulares de 28 dias.

  314. fabioeugenio disse:

    Oi Cristiany,

    Realmente o exame denota redução de reserva ovariana. Então quanto antes você engravidar, melhor.

    Consulte especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  315. Sueli disse:

    Bom dia Dr. Fábio
    Tenho 37 anos , a 18 anos fui diagnosticada de falências ovariana desde então faço reposição hormonal, estrogênio e progesterona.
    Tenho muitas dúvidas nunca fiz o exame de reserva ovariana , acredito que meus ovários não responda ao estímulo
    Pois tenho FSH e Lh alto ..aos 14 anos fiz uso de gonadotrofina para menamenarca que aconteceu espontânea aos 15 anos por uns 6 meses e desde então uso hormônio quais minha chance para a gravidez ? Me ajuda…..

  316. fabioeugenio disse:

    Oi Sueli,

    Se confirmada falência ovariana, como parece ser, você pode engravidar pela fertilização in-vitro (FIV) com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem