Indução de Ovulação para Fertilização In-Vitro (Fiv) - Medicina Reprodutiva - Dr. Fábio Eugênio

A fertilização in-vitro (FIV) é, sem dúvida, o tratamento de reprodução assistida que oferece melhores chances de gravidez para o casal. Quando bem indicada e conduzida, é um recurso fantástico no auxílio aos casais com dificuldades reprodutivas.O sucesso deste tratamento depende de vários fatores, entre os quais podemos citar a idade da mulher, a qualidade dos óvulos, a competência clínica e técnica da equipe médica e embriologistas, e a causa da subfertilidade.

O passo inicial no processo de FIV é a estimulação ovariana (indução de ovulação). É uma etapa crucial, pois dela depende todo o desenrolar do processo. Uma indução bem conduzida vai propiciar uma estimulação eficiente do ovário, aproveitando todo seu potencial de produção de óvulos, e garantir que estes óvulos cresçam e amadureçam de maneira correta, permitindo assim que no dia da coleta sejam obtidos gametas maduros e com excelente potencial de fertilização pelos espermatozoides.

Este processo tem sido exaustivamente pesquisado e estudado ao longo dos anos, desde os primórdios da FIV. Com o melhor entendimento da fisiologia hormonal da mulher e dos fenômenos ovarianos ligados à ovulação, vários avanços têm ocorrido na técnica e nas medicações utilizadas. Hoje em dia estimulamos melhor e mais eficientemente o ovário.

Como é um assunto muito vasto, vamos dividi-lo em dois posts. Hoje vou explicar os conceitos gerais e os objetivos da estimulação ovariana para FIV. Na próxima semana, detalharemos os protocolos e medicações utilizadas no processo.

De uma maneira geral, a indução de ovulação para FIV tem objetivo de recrutar e amadurecer todos os folículos/óvulos que se apresentam naquele ciclo no ovário, com algumas exceções. Vamos explicar melhor…

A cada ciclo, o ovário de cada mulher apresenta uma coorte de folículos que podem amadurecer naquele mês, são os folículos antrais. Este número de folículos apresentados é um reflexo da reserva ovariana da mulher, e pode ser estimado clinicamente por um ultrassom transvaginal realizado no segundo ou terceiro dia do ciclo.

Em um ciclo espontâneo, apenas o folículo mais sensível ao FSH (hormônio folículo estimulante) vai crescer, amadurecer e ovular. Isto ocorre porque após alguns dias de liberação do FSH, a hipófise diminui a produção deste hormônio, e aqueles folículos menos sensíveis vão regredir (atresia folicular). A base fisiológica da estimulação ovariana é propiciar níveis de FSH altos durante vários dias através da administração subcutânea deste hormônio; assim vários, ou todos os folículos vão amadurecer.

Mas será que é realmente necessário amadurecer tantos folículos e produzir tantos óvulos?

Em parte sim. Como não sabemos exatamente a qualidade individual de cada óvulo antes de captá-lo do ovário, e podemos ter óvulos que não vão fertilizar (formar embriões), a tendência é estimular o ovário para obter um grande número de óvulos. Assim teremos garantia de que, mesmo que haja perdas, formaremos um bom número de embriões, permitindo uma seleção antes de transferir ao útero, e ficando com embriões excedentes para congelamento (vitrificação). O objetivo então de produzir muitos óvulos é aumentar as chances de gravidez.

Entretanto, estudos científicos recentes têm demonstrado achados importantes. Primeiro, estímulos muito fortes não são benéficos para os óvulos e nem para as chances de gravidez. Quando o ovário é estimulado excessivamente ocorre grande produção de Estradiol (hormônio produzido pelos folículos ovarianos). Níveis muito altos de estradiol podem alterar o endométrio prejudicando a implantação embrionária. Além disso, níveis altos de estradiol podem ainda levar a alterações genéticas nos óvulos em seu processo de amadurecimento final.

A segunda conclusão dos estudos é que as mulheres que mais engravidaram nos tratamentos de FIV foram aquelas cuja estimulação ovariana produziu em torno de 10 a 15 óvulos maduros. Tanto aquelas pacientes com menos de 10 óvulos (o que pode representar uma menor reserva ovariana), como aquelas com excessiva produção (mais de 15 óvulos) tiveram menor chance de engravidar.

Não devemos esquecer ainda que em pacientes com reserva ovariana alta, e com sensibilidade aumentada às medicações de indução, como as pacientes com ovários micropolicísticos, estimulações fortes podem levar ao desenvolvimento da chamada síndrome do hiperestímulo ovariano. Esta síndrome é uma complicação clínica da estimulação ovariana e causa desconforto e riscos às pacientes, devendo ser evitada ao máximo. Em um post futuro abordaremos esta síndrome.

Portanto, o ideal na estimulação para FIV seria um “meio termo”: estimulação eficiente, mas sem exageros. Assim os óvulos e o endométrio terão melhor qualidade.

Para atingir o objetivo descrito, a medicação básica utilizada é a gonadotrofina. Trata-se de uma medicação estimulante do ovário, com ação semelhante ao FSH produzido na hipófise. Quando os folículos/óvulos atingiram tamanho compatível com a maturidade, outra gonadotrofina é administrada, esta com ação LH (hormônio luteinizante), que vai induzir o amadurecimento final do óvulo e deixá-lo “solto” dentro do líquido folicular, para que possa ser aspirado.

Próxima semana, detalharemos os protocolos e medicações utilizadas na FIV. Vamos falar de Gonal, Puregon, Menopur, Luveris, Lupron, Cetrotide, Orgalutran, Ovidrel, Choragon, etc (ufa!!). Boa semana e até lá.

315 Comentários para “Indução de Ovulação para Fertilização In-Vitro (Fiv)”

  1. keitiele disse:

    OLÁ DESEJO TANTO ENGRAVIDAR E NÃO CONSIGO.UNS DOS MEUS SONHOS ,QUERIA TER U PRAZER DE SER CHAMADA DE MÃE.MAS EU TENHO FÉ EM DEUS QUE ELE VAI REALIZAR MEU SONHO VAI SE TRASFOMAR EM REALIDADE.

  2. admin disse:

    Olá Keitiele,

    Tenho certeza de que você vai realizar seu sonho. Se eu puder lhe ajudar ficarei muito feliz.

    Abraços e boa sorte,

    Dr. Fábio Eugênio

  3. GCM disse:

    Gostaria de saber se ainda posso ter esperanca de engravidar,pois ja fiz 2 inseminacoes e não deram certo e não tenho problema algum,mas nunca tive filhos e tenho 41 anos,qual seria o melhor tratamento pra mim,será que ainda vai dar,tô muito triste.

  4. fabioeugenio disse:

    Olá,

    Uma opção efetiva é tentar a fertilização in-vitro (FIV), ao invés da inseminação.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  5. ola tenho problemas nas tropas as duas sao obstruidas ja fui no medico ele quer fazer uma operaçao sera que pode desobstruir as trompas ou a melhor maneira e fazer uma insiminaçao en vtro tenho 33 anos..

  6. fabioeugenio disse:

    Oi Janisléia,

    Vai depender da causa da obstrução tubária. Na maioria das vezes é muito difícil se recuperar a permeabilidade e a função das trompas através de cirurgia. Nestes casos, a fertilização in-vitro (FIV) é a melhor opção.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  7. meirilene disse:

    ola doutor , moro no interior de goias ja tenho filhos e fiz uma laquiadura a 12 anos e me casei novamente e meu esposo não tem filhos e gostaria de ter um filho comigo e o sonho dele então nesse caso quais são os procedimentos que tenho que fazer tenho 33anos e gostaria de saber se ten alguma clinica mais procima de min  e com custo assecivel somos de baicha renda mas temos condiçoes de criar um filho so não sei se conseguimos pagar para ter um bêbê obrigado pela atencão espero resposta .

  8. Boa tarde, Dr.Fábio tenho 38 anos. ha 10 anos tento engrvidar até etão sem causa aparente em ambos. Porém segundo o médco meu utero está com varios miominhas, enfim fizemos a FIV. Infelismente deu negativo. Há possibilidade de ser os miomas? e/ou eu deveria fiar deitada nos 5 dias.? estou muito triste. Abraço
     
     

  9. fabioeugenio disse:

    Oi Meirilene,

    Suas chances de gravidez com a FIV são muito boas. Para informações sobre o programa ACESSO (FIV de menor custo), acessa http://www.queroterumfilho.com.br

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  10. fabioeugenio disse:

    Oi Sônia,

    Se os miomas são pequenos, e não estão alterando a cavidade uterina, não devem ser a causa da não implantação dos embriões. E também não há necessidade de você ficar deitada 5 dias para ocorrer a gravidez.
    O fato é que, mesmo quando os embriões transferidos estão bons, pode não ocorrer a gravidez por limitação do próprio tratamento.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  11. Kelvia Nunes disse:

    Oi Dr.Fabio,meu nome Kelvia moro em NatalRN,tenho 26 anos em nao tenho filhos,em novembro de 2010 sofri um aborto estava com dois meses,nas transvaginais que fiz nao apareceu nada grave,fiz uma em 2011e tambem deu normal,agora resente estava com suspeita de gravidez e repeti o exame trans. e deu que tenho utero virado e trompa direita delatada.Dr estou em panico e ja chorei muito,sei como estes tratamentos sao caros e nao tenho condicoes e sonho ser mae!Estou sofrendo muito com essa situacao.Obrigado pela aten¢ao!

  12. fabioeugenio disse:

    Oi Kelvia,

    O útero “virado” (retrovertido) não atrapalha em nada a fertilidade. A trompa deve ser avaliada através de uma histerossalpingografia.

    Não fique preocupada pois você tem idade excelente para engravidar.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  13. Jamile disse:

    Olá, Dr.!
    Tenho 35 anos estou "finalizando" minha 1ª fiv. Os resultados foram os seguintes: 17 óvulos retirados na punção (10/05/12), apenas 3 maduros, 2 fecundados, 12/05/12 será a transferência. Níveis de estradiol em 08/05/12 – 3.119. as chances de sucesso seriam muito remotas????

  14. fabioeugenio disse:

    Oi Jamile,

    Estranho você ter tido tão poucos óvulos maduros. Se os embriões formados forem de qualidade, as chances são boas.

    Fico torcendo por você.

    Abraços,

  15. tatylene disse:

    olá  boa   tarde   duvidas eu tenho 30 anos moro em brasilia ano p ano passado fiz uma inseminaçao com apenas 2 ovulos e nao engravidei tenho sop ai esse ano comecei a tomar a medicaçao para induçao ovariana ai tive hiper-estimulaçao so q eu nao tive nenhum desconforto abdominal fiquei de  repouso depois de uma semana tive relaçao posso ter engravidado pois depois de 5 dias veio um sangramento bem fraco de 1 dia

  16. Violeta disse:

    Olá, gostaria de saber as implicações e recomendações em doar óvulos num ciclo com estimulaçao e tentar uma FIV no outro ciclo. A causa da infertilidade é masculina, por isso temos essa possibilidade. Seria aconselhável?

  17. Adriana disse:

    Dr. Fábio
    Tive uma filha aos 31 anos e engravidei novamente aos 38 anos e perdi com 2 meses de gestação. Em 2010 fiz uma inseminação sem sucesso e acabei de fazer uma estimulação para a FIV. Só tive 2 óvulos que não deram embriões de boa qualidade. A médica disse que não tive boa resposta com a estimulação e muito é por causa dos meus 40 anos. Gostaria de ouvir sua opinião.
    Desde já agradeço

  18. VERA disse:

    ola , tive uma filha  e morreu com 15 anos  em janeiro de 200de infarte, e o meu filho tambem marreu do mesmo jeito ao 22 anos agora no dia 31 de março de 2012, tenho 43 ano gostatia de ter outro filho, gostaria de saber qual a forma melhor, pois fiz quaqueaçao aos 26 anos?? obrigada.. vae ligia

  19. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Difícil fazer considerações sem estar te acompanhando e ter acesso aos teus exames. Em geral, aos 40 anos, realmente a reserva ovariana está diminuída.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  20. fabioeugenio disse:

    Oi Tatylene,

    Na hipótese de gravidez, o ideal é fazer o exame sanguíneo: beta-hcg.

    Abraços,

  21. fabioeugenio disse:

    Oi Violeta,

    Em geral não há problemas em fazer ciclos consecutivos de estimulação ovariana e captação de óvulos.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  22. fabioeugenio disse:

    Oi Vera,

    Meus sinceros pêsames por estas tragédias que lhe aconteceram.

    O melhor método no seu caso é a fertilização in-vitro (FIV).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  23. Oseias disse:

    Dr! quando e qui idade em que a gravidez é risco?
    como e qui maneira de fecundar bebés de sexo masculino? por favor, careço orientações do Dr Eugênio,
    outra dúvida que tenho é de: a exaculação precosse

  24. fabioeugenio disse:

    Oi Oséias,

    Para orientações sobre ejaculação precoce consulte um urologista.

    Gravidez de risco é muito relativo. O fundamental é um pré-natal bem feito.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  25. elza disse:

    oi , um fiz um procedimento de FIV , foram asprirados 9 ovulos mais nenhum se desenvolveu , o meu medico me informou que os meus ovolos nao foram de boa qualidade , mais nos exames nao deu nada ,sera que tem algo errado comigo tenho 27 anos

  26. Christiane disse:

    Oi Dr. Fábio,

    Tenho 38 anos tenho Muita dor pélvica no periodo peri menstrual( antes e depois da menstruação), que só cessam com o uso de antiinflamatório(Biprofenid).Tento engravida ha mais de 5 anos.Fiz uma videolaparoscopia ha 3 meses que diagnosticou endometriose, grau III. Estou pensando em tentar a fertilização in vitro, porem gostaria de saber se terei que suspender o medicamento para dor durante o tratamento, pois náo sei se aguentaria ficar sem ele.
    Obrigada
    Christiane

  27. fabioeugenio disse:

    Oi Elza,

    É muito incomum aos 27 anos todos os seus óvulos serem de qualidade ruim. Deve-se avaliar com cuidado também o sêmen.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  28. fabioeugenio disse:

    Oi Christiane,

    Durante o tratamento para FIV você não vai menstruar, inclusive porque se faz um bloqueio hormonal prévio que suspende o ciclo menstrual.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  29. elina disse:

    tenho 36 anos e meu marido 25 e tenho 3 filhos sou laquiada a 12 anos separei e casei denovo e meu marido que ter um filho nos estamos juntando dinheiro pra fazer a fiv mais morro de medo de nao da certo pois nao tenho esta condicao de fazer denovo se nao da certo pela minha idade e a dele sera que pode da errado?

  30. fabioeugenio disse:

    Oi Elina,

    Nenhum tratamento te garante 100 % de sucesso. Porém, a FIV é o que te oferece a maior possibilidade de gravidez.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  31. MARIA disse:

    Boa noite dr Fábio.Li uma reportagem que a injeção de citoplasma no Brasil resultou no nascimento de cerca de trinta brasileirinhos publicado na revista veja alguns anos atrás por isso fiz o comentário.mas tenho pressa mesmo é de ter meu filho,busco ajuda desde de 2007,ainda não realizei e já tive 3 abortos, o último em 2010.tenho 49 anos.o gine me tira de idéia,meu marido também só que ele já é pai eu quero ser mãe.Quero começar os procedimentos me ajude por favor,me fale o que fazer,custo etc…

  32. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    O ideal no seu caso é a fertilização in-vitro (FIV) com óvulo-doação.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  33. maria disse:

    Dr fábio, boa noite obrigada pela sua atenção.ciente do meu caso gostaria de saber se minha irmã com 36 anos,tendo seu primeiro filho agora em novembro após bom tratamento de ovário,hormônios numa clinica de reprodução pode ser doadora de ovulo,o médico dela diz que pode ter mais filhos,ela se dispõe ser a doadora ou tem que ser mais nova?Esse mesmo médico não quis fazer meu fiv com 43 anos,nesta idade tive 1 aborto em que o bebê estava saudável,houve 1 descolamento da placenta minha ovulação era boa agora ja sinto enfraquecida mas não perdi a esperança quero se possível fazer a fiv,e se voçê,faz,onde,enfim todos os procedimentos.Aguardo.obrigada.

  34. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Você pode fazer a fertilização in-vitro com seus próprios óvulos (menor chance) ou com óvulo-doação (maior chance). Porém, a doação deve ser anônima, e, portanto, sua irmã não pode ser a doadora.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  35. maria disse:

    Dr Fábio,boa tarde,obrigada pelas respostas e como encaminharia para iniciar o tratamento?

  36. Silva disse:

    Ola, Dr. Fabio Eugenio , so nova aqui. Tenho 39 anos, e estou tentando a 4 anos engravidar sem sucesso, comeco do ano fiz uma histeroscopia cirugica e tiraram 2 polipos, emfim apos fiz inducao com indux e ate agora nehuma resposta positiva. O que recomenda no meu caso? obrigada.

  37. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Para detalhes me acessa diretamente no drfabioeugenio@gmail.com

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  38. fabioeugenio disse:

    Olá Silva,

    Se a indução não obteve sucesso, o próximo passo é a inseminação intra-uterina , ou a fertilização in-vitro (FIV).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  39. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Nossos contatos da clínica (telefones) estão no blog.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  40. Flavia disse:

    Dr. Fabio, tenho 40 anos, há 8 dias iniciei os procedimentos para uma FIV usando Gonal e Pergoveris, produzi tres foliculos, há 2 dias estou usando Cetrotide, provavel punção dia 21/11. Tenho chance de sucesso? Obrigada pela atenção.

  41. Adriana disse:

    Ola,

    Gostaria de saber se a estimulação ovariana com captação de óvulos pode ser feita em meses subsequentes ou devemos esperar pelo menos 1 mês entre as estimulações.

    Obrigada

  42. fabioeugenio disse:

    Oi Flávia,

    A estas alturas você já deve ter feito a punção dos óvulos e transferência embrionária. Três folículos é pouco, mas o fundamental é a qualidade destes óvulos, e dos embriões.

    Boa sorte !!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  43. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Pode ser feita em meses consecutivos, desde que o ovário retorne ao normal (basal) para nova estimulação.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  44. Monica disse:

    Ola, doutor meu nome é monica tenho as duas trompar obstruidas e minha ginicologista indicou reproduçao humana, procurei ao projeto BETA aqui em sao paulo, e dei inicio ao tratamento, fiz a punçao ontem, 29/01/2013 foram recolhidos 25 ovulos (foliculos), tenho os ovarios micropolicisticos e com isso meu tratamento foi ao ovario hiper estimulado. A pergunta é até que ponto isso é bom ou ruim?? Minha transferencia ficou para o proximo ciclo gostaria de entender melhor.

  45. fabioeugenio disse:

    Oi Mônica,

    No caso de hiperestímulo, por segurança, é mais prudente congelar os embriões e somente transferi-los no ciclo seguinte.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  46. Rafaela disse:

    Bom dia DR. Fábio! gostaria de tirar uma dúvida com o sr. Pois estou muito procurada e nervosa com meu problema…não tenho mais as trompas e o ovário direito….esse mês iniciei a fiv e os folículos não cresceram…será que dá para tentar de novo ou terei que usar óvulos doados??? Esqueci de dizer que tenho endometriose profunda e 29 anos muito obrigada pela ajudo…estou muito triste….sem saber o que fazer….

  47. Renata disse:

    Boa noite

    Tenho endometriose e adenomiose. Estou no inicio da FIV. Mês passado, no quarto dia de estimulo foi percebido que o ovario direito não reagiu bem e não produziu ovulos. A medica preferiu parar o processo pois só haviam possiveis ovulos maduros. Este mês, aconteceu o contrário, o ovario esquerdo esta com 4 ovulos amadurecendo bem e o esquerda não produziu nada, da para vizualizar 3 ovulos bem pequenos. Qual a minha chance de engravidar assim? Essa é a primeira e ultima tentativa, pois não temos mais dinheiro para iniciar tudo de novo. Aguardo, obrigada Renata

  48. fabioeugenio disse:

    Oi Rafaela,

    A endometriose pode também ter comprometido a reserva do seu ovário restante.

    É necessário reavaliar detalhadamente sua reserva ovariana. Se precisar recorrer à doação ovular, os resultados são muito bons também.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  49. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Se estes folículos da esquerda amadurecerem e fornecerem 4 óvulos de qualidade as chances de gravidez são muito boas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  50. Elisa disse:

    Boa noite Dr. Fabio, tenho problema com os foliculos que nao crescem , fiz 2 inseminacoes com Gonal e Ovidrel e nao tive sucesso, na primeira cresceram 3 com 17mm e a segunda 2 com 19 mm, agora vou partir para a FIV , vou comecar as medicacoes em 3 dias. Quais seriam as minha chances em % para ter sucesso. O meu marido tem ate 97% de qualidade nos espermas , ou seja, muito bom. Tenho 35 anos e meu marido tem 37 anos. Meu endometrio fica com 9 mm de espessura . Obrigada.

  51. fabioeugenio disse:

    Oi Elisa,

    Formando embriões de boa qualidade, suas chances com a FIV podem chegar a mais de 60% por tentativa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  52. bom dia dr.preciso fazer fertilização in vitri pois meu esposo tem baixo numero de espermatozoide e pouca velocidade,gostaria de saber se eu doar meus ovulos tenho algum desconto,pois o medico q eu fui só me ofereceu a medicação,e o tratamento fica em 11 mil reais.

  53. paloma disse:

    olá dr! tenho 28 anos e vou fazer a fiv pq meu esposo tem um numero mto baixo e motilidade e morfologia mto ruim! qual a possibilidade de conseguir engravidar? obrigado!

  54. fabioeugenio disse:

    Oi Paloma,

    Na sua idade as chances com a FIV são excelentes, podendo chegar a 60-70%, a depender da qualidade dos embriões formados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  55. Amanda disse:

    Dr. Já fiz 2 FIV e não engravidei. Faço uso de medicamentos antidepressivos. Durante a primeira não tomei nenhum. Já na segunda minha médica autorizou q eu tomasse . Será que esses medicamentos estão atrapalhando o processo. Pretendo fazer outra daqui a 2 meses.Só de pensar em parar de tomar os remédios já fico super aflita , pois fico muito nervosa e acho q esse nervosismo pode atrapalhar também. Estou totalmente perdida sem saber o q fazer. Meu sonho é ser mãe. E devido a esses problemas fico mais deprimida ainda . O que eu faço? ( TENHO AS DUAS TROMPAS OBSTRUÍDAS)

  56. fabioeugenio disse:

    Oi Amanda,

    O ideal é fazer um desmame (redução paulatina da dose) antes de sua próxima tentativa. E conversar com o Psiquiatra para usar uma medicação que não traga riscos na gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  57. Amanda disse:

    Tenho 32 anos . Qual a probabilidade da 3ª Fiv da certo? obg

  58. fabioeugenio disse:

    Oi Amanda,

    Formando bons embriões as chances são excelentes, de 60 a 70%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  59. daniela disse:

    Tenho 36 anos e fiz 3 tentativas de fiv, a primeira com bravelle 275ui deu 1 foliculo de 14mm, a segunda com menogon 275ui deu 1 de 27mm, e a terceira com menopur 275ui deu 1com 10mm. Vou tentar de novo mas agora com puregon 600 tomando 350ui a iniciar no dia 2 do ciclo natural, sem bloqueios. Por favor, me de sua opiniao sobre meu caso. Tenho trompas obstruidas e ele teve cancer no testiculo. Obrigada!

  60. VILMA disse:

    BOM DIA .
    Dr Fabio estou na maior insegurança. comecei tratamento com fiv.
    tenho 43 anos.minhas sao obstruidas as 2. ai comcei um tratamento com fiv. desde o 6 dia que faço as avaliaçoes . so meu ovario direito produzio 2 folicolus. e so um ta desenvolvendo. ontem tava no 7 dia depois da mestruaçao .mestruei 05/09 ontem 11/09 tava com um foliculo em desenvolvimento. com essa minha idade e possivel a gravides.cada foliculo produis quantos ovolus. estou angustiada.

  61. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    Sua resposta é muito baixa. Neste caso pode-se tentar medicações antes da estimulação para sensibilizar a resposta do ovário.

    Converse com seu médico sobre estas opções.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  62. fabioeugenio disse:

    Oi Vilma,

    Cada folículo tem 1 óvulo,e as chances apenas com um óvulo são pequenas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  63. Ana Christina disse:

    Acabei de ler todas as mensagens postadas e gostadas de saber sua opnião sobre, por favor.
    Há 4 anos venho tentando engravidar, após várias investigações descobri que tinha endometriose (assintomática), isto somente pela RMP em 07/2011, em10/2011 fizr videolaparoscopia e, segundo médico tive poucas alterações um pequeno endometrioma no OD e ligação útero sacro. Após isso tentei naturalmente e, em 4/2012 engravidei (bioquimica). Após isso, conversei com um fertileuta e ele me deu mais tempo para tentar naturalmente, e nada aconteceu. Então, em 12/12 fiz a 1a FIV, só que não respondi bem às estimulações e só produzi 02 óvulos, mas por felicidade ambos fertilizaram (6b e 8b) engravidei, mas no 2 Beta não dobrou (as vezes dobrava as vezes não) tive aborto retido (+ ou – 8 semanas) ri fiz AMIU e teste de cariotipo no embrião. O resultado foi 23 pares e XX. Antes de realizar a FIV fiz teste e descobri trombofilia mthfr: a1298c homozigoto, então fazia uso da heparina 40 + ass 100. Em 07/2013 nova fiv com 02 óvulos ( 01 não fecundou adequadamente e o outro foi 4A), mas não deu certo.
    Desculpe pelo “livro”, mas quero saber o que o vc quiz dizer que a gravidez não ocorre devido á limitação do próprio tratamento quando os embriões são de boa qualidade? E outra dúvida, quais as possibilidades de eu ter perdido na 1a FIV, já que os cromossomos estavam normais? sei que não devia, mas sempre me pergunto isso…
    Obrigada

  64. fabioeugenio disse:

    Oi Christina,

    A limitação do próprio tratamento é a limitação da natureza: na natureza mesmo um embrião perfeito pode não implantar no útero, ou implantar e não evoluir. Na FIV também é assim.

    Através dos exames, e do tratamento tentamos diminuir ao máximo o risco de insucesso ou perda gravídica, mas ainda assim elas podem ocorrer.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  65. lucicleide maria de araujo disse:

    fiz a primeira tentativa sou tenho mais uma e ja estou tomando o medicament para ovular queria que o senhor mim disesse uma comida boa para eu ovular ou um medicamento para estimular e amadureser

  66. fabioeugenio disse:

    Oi Lucicleide,

    Para estimular a ovulação bastam os medicamentos passados por seu médico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  67. Daiane disse:

    Olá Dr. Fábio Eugênio

    Adorei seu espaço. Muito objetivos e esclarecedoras suas respostas.

    Tenho 33 anos, 1 aborto em 2009. Tudo normal comigo, até fazer um exame anti-mulleriano com resultado de 1,0. Meu esposo tem oligozoospermia e tem 50 anos. Tomou vitaminas, e houve uma melhora significativa na quantidade, infelizmente não na qualidade.
    Nos indicaram FIV.
    gostaria de sua opinião diante a esse breve histórico.

    Atenciosamente;

  68. fabioeugenio disse:

    Oi Daiane,

    Suas chances com a FIV são muito boas, pois o principal fator determinante neste caso é a idade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  69. Sávia disse:

    Oi Dr Fábio!
    Tenho 23 anos, e estou sofrendo querendo engravidar desde de janeiro mas até agora nada, pois tenho ovários micropoliciticos e passo muito tempo sem menstruar depois que parei o anticoncepcional passei 6 meses sem menstruar, então, to querendo muito engravidar, mas todos os medico que vou só passam anticoncepcional, não induzem a minha ovulação. Será que tenho chances de engravidar? você poderia induzir a minha ovulação sem precisar passar por processo longo de anticoncepcional?

  70. fabioeugenio disse:

    Oi Sávia,

    Certamente o anticoncepcional não vai te ajudar a engravidar, pelo contrário.

    O tratamento correto, após avaliação clínica, é a indução de ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  71. Cristiane disse:

    Oi Dr Fábio,

    tenho 38 anos, acabei de fazer 9 doses de pergoveris 225, 3 ovócitos crecendo bem até a 6ª dose, na 9ª nao apresentaram crescimento mais.
    FSH: 18 – último
    variando entre 13-18)
    LH: 10
    Inibina: 60
    AMH: 0,70
    Os demais exames normais.
    Posso tentar outra estimulaçao novamente ou minha única opçao é a ovodoaçao?

    Atenciosamente

  72. fabioeugenio disse:

    Oi Cristiane,

    No seu caso pode-se tentar outro esquema de estimulação ovariana, antes da opção da ovodoação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  73. Nina disse:

    Boa tarde Dr
    Iniciei minha primeira fiv em novembro , tenho 35 anos e enovelamento da trompa dir ,meu marido 32 e td ok .
    Protocolo foi Enlova , 2 aplic de orgalutran e finalizou com ovídreo.
    Foram aspirados 22 e 11fecundados , hj 3dia me ligaram q a qualidade dos ovulos eram ruins e só sobraram dois !!!! Fiquei mto chateada! Pode ter sido da estimulação esta qualidade ovulos ou e da minha idade ????
    Como tive bastante dor abdominal apos a punção e a barriga bem inchada e indicado fazer a transferencia agora ou seria mais adequado congelar??

    Agradeço mto a atenção
    Nina

  74. fabioeugenio disse:

    Oi Nina,

    Difícil opinar sem estar te acompanhando. Pode ter sido a medicação, ou a qualidade intríseca dos seus óvulos. Tem que investigar.

    Nos casos de risco de síndrome de hiperestímulo ovariano preferimos transferir no ciclo seguinte.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  75. fabia disse:

    Bom dia! Oi Dr. Fábio,
    Tenho 36 anos e usei em 2 ciclos gonal 300 ui , menopur e cetrotide. No 1° ciclo os óvulos não cresceram até o 9° dia, então foi cancelado o estimulo e agora no 2º ciclo só cresceram 4 óvulos e somente 1 virou embrião. A pergunta que não quer calar, quais as chances desse único embrião prosperar! Estou apreensiva pois já operei endometriose, me ajude! Devo transferir ou espero um novo ciclo para ver se obtenho + óvulos? Atenciosamente!

  76. fabioeugenio disse:

    Oi Fábia,

    Se for um embrião de boa qualidade, há chance efetiva de gravidez sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  77. Raquel disse:

    Olá, parabéns pelo seu trabalho.
    Tenho 33 anos. Tento há 1 ano e 2 meses.
    Ele tá ok.
    Tenho útero arqueado, trompas pérvias, com Cotté positivo,(passou na cabvidade) mas retenção de contraste na ampola.o que pode ser uma suspeita de aderências, pois tive clamídia. Farei a video para diagnosticar.
    Meu hormônio no 21 dia do ciclo foi FSH=1,56 e progesterona= 15,36, estradiol=127,66, LH= 7,79, DHEA=2,30. dia 10/01.
    Menstruei e no dia 2 do ciclo, dia 20/01, (10 dias depois)meu FSH=11,56 e estradiol=41,09. Liguei pro endócrino e ele achou que o fsh subiu muito em pouco tempo, pediu que refizesse.
    Fiz ultrassom no 5 dia do ciclo e deu: 1 foliculo no esquerdo, e 3 ou 4 no esquerdo, sem indução, de forma natural. Endométrio de 3,5 mm.
    Por favor, caso na video tiver e for retirada aderência, posso engravidar normal? Preciso de FIV? Tenho baixa reserva ovariana? Me aude, doutor. Grata.

  78. fabioeugenio disse:

    Oi Raquel,

    Se houver melhora nas suas trompas com a cirurgia, você pode engravidar sim.

    Não é possível avaliar reserva ovariana apenas com os dados que você passou.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  79. Raquel disse:

    Obrigada, doutor. Mas como fazer para avaliar a reserva ovariana?
    Posso engravidar sem FIV?
    Estes exames estão bons para a minha idade? Por favor, me explique mais, pois sou leiga.
    Grata.
    Deus lhe abençoe.

  80. Raquel disse:

    OI, complementando o comentário acima: o FSH=11,56 no 2 dia do ciclo não é alto? Desculpe, doutor, mas li que o FSH tem de ser até 10.
    Não foram poucos folículos no 5 dia do ciclo(1 no direito e 3 no esquerdo)? Parece que tem de ser 5 em cada ovário.
    Estes exames a especialista em reprodução que passou para ver a reserva ovariana, mas vai demorar a outra consulta.
    Me ajude, por favor.
    O que acha?
    Grata.

  81. Cristal disse:

    Boa tarde!
    Em 1ª lugar, obrigada pelo seu esforço em responder todas as dúvidas que nós mulheres temos. Quero saber se é possível um embrião se degenerar no laboratório antes mesmo de ser transferido para a paciente e sendo assim a fertilização já pode contar como finalizada. Pois para tentar novamente terei que pagar outra vez. e qual seria o POSSÍVEL problema nas próximas fertilizações, seria melhor eu comprar óvulos de outra pessoa, já q o meu fertilizou um ovulo de categoria D. O pior estou com dificuldades financeiras, caso conheça um lugar ou clinica que faça um preço accessível ou… enfim, preciso de ajuda, caso saiba mande para meu e-mail. At.

  82. viviane disse:

    Oi dr boa noite tenho 29 e ja fiz uma insiminacao que nao deu certo no meu caso e com semem doado porem fiz tudo para fertilizacao in vitro mas meus overiao nao responde a estimulacao mesmo com a dose mais dr oagora apareceu um polipo oquedevo fazer tem alguum exame que esclarece o motivo de nao responder a estimulacao e esse polipo vai me atrapalhar engravidar?

  83. fabioeugenio disse:

    Oi Raquel,

    Os exames revelam reserva ovariana baixa, mas ainda assim pode-se conseguir gravidez com os tratamentos de reprodução.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  84. fabioeugenio disse:

    Oi Cristal,

    Pode haver sim degeneração do embrião no laboratório, se for um embrião de menor qualidade.

    Se sua reserva ovariana e qualidade dos óvulos são muito ruins, uma excelente opção pode ser a doação ovular (os óvulos são doados, e não vendidos !!)

    Para informações de tratamento pelo sus: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/03/apos-7-anos-saude-estuda-incluir-fertilizacao-vitro-no-sus-em-2012.html

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  85. fabioeugenio disse:

    Oi Viviane,

    O pólipo deve ser retirado por videohisteroscopia antes de um próximo tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  86. Raquel disse:

    Olá. Obrigada pelo carinho em responder a todas nós.
    Bem, como relatei ao senhor, fiz a laparoscopia e não havia aderências, mas uma dilatação congênita da porção ampolar das trompas.
    Pode me falar um pouco mais sobre isso?
    Engravido normal, com inseminação ou só com FIV mesmo?
    Estou desesperada.
    Grata e que Deus o abençoe por responder a nossas angústias e ansiedades.

  87. fabioeugenio disse:

    Oi Raquel,

    Nas doenças tubárias, a FIV é o método mais efetivo para obter gravidez, mas não é impossível gravidez de maneira mais simples.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  88. Raquel disse:

    Mas essa dilatação nas trompas atrapalha muito? Uma inseminação não seria uma boa alternativa? Falo por causa dos gastos, pois não posso fazer FIV.
    O que eu faço, doutor, na sua opinião?
    Grata.

  89. fabioeugenio disse:

    Oi Raquel,

    Dificulta a gravidez, mas não impede que você engravide por métodos mais simples, apesar das chances serem menores.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  90. Raquel disse:

    Obrigada, doutor.
    Mas, com FSH de 11,56 devo tentar logo a fiv ou tenho tempo para ainda tentar a inseminação?
    Grata.

  91. marcleia disse:

    ola dr tudo bem eu aki de volta. olha fiz o exame de ant mulleriano e estou com 33 anos meu marido so tem 10 % dos espermas vivos e eu so tenho uma tronpa, gostaria de saber se tenho chance de engravidar com fertilizaçao in vitro. ficop no aguardo obrigada

  92. fabioeugenio disse:

    Oi Raquel,

    Pode tentar 1 a 2 ciclos de inseminação, sem perder muito tempo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  93. fabioeugenio disse:

    Oi Marcleia,

    Tem chances sim, e muito boas pela sua idade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  94. Raquel disse:

    Obrigada, doutor. Mas minha médica mandou fazer 4 ciclos com indux e se não conseguir, só depois deles devo fazer a inseminação. O que o senhor acha disso?
    Grata.

  95. fabioeugenio disse:

    Oi Raquel,

    Pode tentar, mas ciente que as chances com indução simples são muito baixas por ciclo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  96. Maria Isabel disse:

    Bom dia, dr, obrigada pela atenção e disponibilidade. Tenho 36 anos, o meu problema é da parte masculina, atenozoospermia grave, 1o% de espermatozoides normais. Estou a iniciar o tratamento FIV. Fiz estimulação ovárica com menopur e puregon, mas os ovários não reagira.. Os meus exames sempre estiveram bons, nunca tive problemas de doenças. Gostaria de saber se é normal, se posso fazer mais ciclos de estimulação sem problemas e se terei chances de engravidar, se haverá espermatozoides bons com essa baixa percentagem. Quanto tempo tenho que esperar, para outro ciclo de estimulação? Se estes medicamentos não resultam, haverá outros? Desculpe tantas perguntas, mas estou demasiado ansiosa. Obrigada

  97. Raquel disse:

    Mesmo assim dá tempo tentar esses 4 ciclos e só depois a inseminação? Digo por causa do fsh de 11,56.
    Quanto tempo de reserva ainda tenho com esse valor?
    Desculpe a insistência, é porque isso me abalou um pouco.
    Obrigada.

  98. Raquel disse:

    Olá.
    Repeti os exames:
    No dia 2 ciclo: FSH=11,6; Estradiol=35.
    No dia 3 ciclo: 12 folículos antrais: Maior no ov dir=11,1 mm; maior ov. esq: 5,9 mm.
    Com isso ainda dá tempo de fazer 4 ciclos de Indux e só depois tentar a inseminação?
    Quanto tempo ainda tenho de reprodução, tenho 33 anos.
    Grata.
    Abraços.

  99. Aparecida disse:

    Ola, parabéns pela força que nos dá.
    Bem, tenho 4 anos, nenhum filho.
    Fix transvaginal que deu normal em tudo, por´me volume uterino de 111,7 cm cúbicos, ou seja, acima do normal.
    Dois meses antes, fiz RM da pelve e nenhuma alteração , com volume de 81.
    O útero aumenta de volume tão rápido assim?
    E o que pode provocar, meu estrogênio e CA 125 tão normais
    Qual a sua opinião, pois quero engravidar.
    Obrigada.

  100. Aparecida disse:

    Ah, consertando acima, tenho 34 anos.

  101. fabioeugenio disse:

    Oi Isabel,

    É possível sim tentar diferentes esquemas de estimulação ovariana, para tentar obter melhor resposta.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  102. fabioeugenio disse:

    Oi Raquel,

    Há tempo sim. Quatro a seis meses de tratamentos mais simples não vão mudar sua reserva ovariana para menos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  103. fabioeugenio disse:

    Oi Raquel,

    Sua contagem de folículos antrais é muito boa, e, portanto, pode fazer tranquila os 4 ciclos de indução.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  104. fabioeugenio disse:

    Oi Aparecida,

    Útero não aumenta de volume de repente! O mais provável é que esta diferença seja por variação na medida nos dois exames.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  105. Raquel disse:

    Obrigada, doutor.
    Deus abençoe ao senhor e sua família.
    Obrigada pela sua prestação de serviço, sempre competente e esclarecedora.
    Parabéns.

  106. Aparecida disse:

    Não entendi, como assim, variação?
    Fiz em final de novembro a ressonancia (normal, utero de 81 cm) no dia 13 ciclo.
    Final de janeiro, dia 13 ciclo, fiz video (normal, útero ligeiramente aumentado) e agora em fev, no dia 3 ciclo, vol. de 111,7.
    Este volume é ruim?
    Por que este aumento, tem a ver com ciclo ou hormonio?
    Obrigada.

  107. fabioeugenio disse:

    Aparecida,

    Existe variação na medida em cada exame, e de um médico para outro, mas ambos as medidas estão dentro da faixa normal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  108. Aparecida disse:

    Obrigada, doutor.
    Um grane abraço!!

  109. boa tarde, meu maior sonho e ser mae, tenho 30 anos sou casada ha 11 anos, tive 02 gravidez,mas nascem com deficiencia renal.(tubolapatia).preciso de ajuda. obrigada

  110. fabioeugenio disse:

    Oi Elizete,

    Deve-se avaliar se esta doença renal é genética, e se pode ser prevenida pela FIV com PGD (diagnóstico genético).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  111. Solange disse:

    Oi Dr. Fábio, tenho 37 anos, e 03 anos tentando engravidar sem sucesso, meu último FSH 11,7 o médico disse que os óvulos não estão bons, gostaria de saber se há possibilidade de engravidar ou somente om a FIV. Obrigada

  112. Raquel disse:

    Olá Dr.
    Eu tenho 31 anos e tento engravidar há 02 anos. Marido Ok. Eu tenho SOP e Endometriose grau II. Em agosto de 2013 fiz a videolaparoscopia. Fiz alguns ciclos com clomid, mas nunca obtive mais que 1 folículo dominante. Em dezembro de 2013 tentei a primeira FIV, mas eu já estava no 11º dia e os folículos não haviam crescido sufiecientes e o médico falou que era melhor parar por ali, pois msmo se os folículos evoluíssem, não seriam de boa qualidade.
    Bem, meus ovários não respodenram à medicação da FIV.
    Meu exame anti mulleriano deu 8.3 (super alto – SOP).
    Pergunto: é possível que em outra tentativa de FIV os ovários respondam adequadamente? Ou pode haver algum problemas comigo, além da SOP e da endometriose? Quais as minhas chances?
    Desculpe o texto longo. Aguardo uma resposta.
    Obrigada.

  113. fabioeugenio disse:

    Oi Solange,

    A FIV é a melhor opção devido à sua idade atual, e ao tempo decorrido (3 anos).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  114. fabioeugenio disse:

    Oi Raquel,

    É possível sim, fazendo ajuste na medicação, que sua resposta ovariana seja satisfatória.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  115. Juliana disse:

    Bom dia

    Dr Tenho as duas trompas obstruídas, meu medico me recomendou o FIV, tenho 33 anos,mas também solicitou uma histeroscopia diagnostica para verificar a localização de uma mioma submucoso. Caso tenho que fazer a cirurgia para retirada do mioma, quanto tempo depois posso iniciar o tratamento, as chances são boas?

  116. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    A cirurgia para mioma submucoso é feita por histeroscopia, e a recuperação é rápida.

    Após 2 meses em média, você pode fazer a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  117. Juliana Mitre disse:

    Boa tarde Dr Fabio,
    Eu tenho 36 anos e estou fazendo a terceira FIV. O motivo da minha infertilidade é sem causa aparente. Na última tentativa cheguei a engravidar e tive aborto espontâneo antes mesmo do primeiro US. Estou tomando Menopur e Lupron. Fiz um US hoje e fiquei insatisfeita com o n de folículos. Ao todo 10, sendo q cinco estão se desenvolvendo mais.. É uma má resposta? Esse numero esta dentro do esperado pela minha idade?

  118. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    Dez folículos se desenvolvendo é uma média muito boa!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  119. Fernanda disse:

    Olá
    Tenho 33 anos e um AHM de 0.28 e FSH 14.2 ,tenho uma filha com 3 anos, o que o senhor me sugere.
    Obrigada

  120. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Pela reserva ovariana baixa, não deve perder tempo. Melhor recorrer aos métodos de reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  121. neusa silvestre disse:

    fiz uma fiv no dia 10 de maio, e comecei a sangrar desde ontem , parece ser período menstrual, tinha que fazer o teste no dia 22 e não o fiz por se no domingo ia fazê-lo na segunda ai, comecei a sangrar será que posso estar gravida ainda assim? devo fazer o teste pois sai muito sangue, tenho alguma possibilidade de dar certo?

  122. neusa silvestre disse:

    pus os óvulos fecundados no dia 10 de maio, e comecei a sangrar desde ontem , parece ser período menstrual, tinha que fazer o teste no dia 22 e não o fiz por se no domingo ia fazê-lo na segunda ai, comecei a sangrar será que posso estar gravida ainda assim? devo fazer o teste pois sai muito sangue, tenho alguma possibilidade de dar certo?

  123. fabioeugenio disse:

    Oi Neusa,

    Pequenos sangramentos no período de implantação podem ocorrer. O teste deve ser feito mesmo assim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  124. francimone oliveira disse:

    OI DR TENHA 42 ANOS RETIREI O OVARIO A DEZ ANOS GOSTARIA DE SABER SE POSSO FAZER A FERTILIZAÇÃO COM OVARIO DE OUTRA PESSOA

  125. fabioeugenio disse:

    Oi Francimone,

    Você pode sim fazer a FIV com óvulos doados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  126. adriana disse:

    dr primeiramente obg pela paciência em esclarecer todas as duvidas dessas mulheres que assim como eu sonham em ser mãe e sofrem por acharem impossivel,mas graças a anjos como vc conseguimos um pouco de conforto.Bom tenho 28 anos tive 4 gravidez sofri aborto em todas em media de 6 a 12 semanas,fiz muitos exames que deram todos normais meu marido tem 38 anos e tbm exames normal fiz 3 inseminacões sem sucesso,minha medica me encaminhou p fiv tenho chances ja que nao conseguir engravidar com 3 inseminacoes?e se engravidar corro risco de novo aborto ja que nao acharam uma causa?meu ultimo aborto foi em 2008 desde então nunca mais conseguir engravidar,meu unico exame que deu alterado foi polimorfismo do pai-1 deu 4g/4g(homozigoto mutante)será por isso os abortos?o que pode ser feito?

  127. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Você tem ótimas chances com a FIV sim. E pode ser necessário tratamento com anticoagulante na gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  128. Romilda Silva disse:

    Dr. Fábio Eugênio,

    tenho 25 anos, e tento engravidar há quase 02 anos. minha gravidez é através de FIV, pois meu marido tem vasectomia. pensei que seria algo fácil, já fiz três FIV, todas sem resultados bons, na terceira engravidei, mas tive aborto no terceiro mês. o meu médico coletou 30 óvulos e apenas 6 maduros e no dia que fui transferir só tinha apenas 02 embriões, não ficou nada congelado, diante de todo esses procedimentos sem êxitos satisfatórios, passei por vários exames e na RMP acusou endometriose. será esse problema que está atrapalhando o procedimento? e a quantidade de medicação para preparação da FIV é super alta, mas nem assim obtenho resultado positivo.
    muitas vezes me desespero acho que não vou conseguir engravidar diante de tanta dificuldade.
    quais são as minhas chance de engravidar e o que posso fazer de tratamento?

    Obrigada.

  129. fabioeugenio disse:

    Olá Romilda,

    Estranho o pequeno número de óvulos maduros e embriões, tendo em vista que sua resposta ovariana é muito boa. Pode ser necessário mudar o esquema de estimulação ovariana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  130. paulo disse:

    Estou casado pela segunda vez , fiz vasectomia a 9 anos ,minha atual esposa te 43 anos e nunca teve filhos,Qual e a melhor opção para ela engravidar com o seu próprio ovulo. fertilização in-vitro e uma opção? Obrigado !!!

  131. Fernanda disse:

    Bom dia Dr. Fábio.

    Obrigada pelo apoio que tem dispensado a tantas aflitas como eu.

    Tenho 33 anos e 9 meses, fui diagnosticada com as duas trompas obstruídas. Minha médica me indicou a FIV e hoje fiz uma ultrassonografia com contagem de folículos antrais. Tenho consulta só mês que vem e minha ansiedade esta me matando. O meu resultado deu normal para todos os demais tópicos, o endométrio: fino, com espessura de 2,5 mm.
    Ovário direito com contornos regulares e parênquima normal com Contagem de folículos antrais: 05,05, 05 e 03 mm
    MEDIDAS: DL =2,3 CM; DAP=1,5 CM; DT=1,9 CM e volume=3,4cm3
    Ovário esquerdo com contornos regulares e parênquima normal com Contagem de folículos antrais: 08, 06, 05, 05 ,05 04, 04 ,04, 04 e 3mm
    MEDIDAS: DL =4,2 CM; DAP=1,7 CM; DT=3,0 CM e volume=11,1cm3
    Me diga oque significa?

    Obrigada
    Fernanda

  132. ANGELA SILVA disse:

    Dr. Fábio,

    Tenho 31 anos.Tenho um filho de 6 anos, engravidez 3 meses depois de retirada de ovário esquerdo (causa cisto dermóide-teratoma). Descobri uns 3 anos mais ou menos outro cisto dermóide, passei por outra cirurgia e engravidei 3 meses depois, pois queria muito outro filho, tive um aborto retido. Depois disso descobri que minha única trompa boa a direita também estava obstruída. Meu médico aconselhou FIV. Fiz minha primeira e não tive o meu positivo. Na segunda tentativa, no dia da transferência o médico falou que estavam todos fragmentados, transferiu 3 embriões. Outro negativo. Ele disse que para mim só com óvulo doador. E fiz minha terceira, E engravidei, no 11º dia 140ml, comecei a sangrar pouco e aumentou. Acabei perdendo. Há uma explicação para acontecer isso? Porque regride, quando em uma semana aumentou para 440ml? Desesperada… Sem explicação e sem dinheiro para mais tratamento.

  133. fabioeugenio disse:

    Oi Paulo,

    A melhor opção é a fertilização in-vitro com ICSI, sendo os espermatozoides captados diretamente dos testículos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  134. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Você está com ótima reserva ovariana, o que é excelente para a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  135. fabioeugenio disse:

    Olá Ângela,

    São necessários exames de avaliação para tentar descobrir a causa da perda de implantação.

    Mas pode se dever também a limitações do próprio tratamento de FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  136. Fernanda disse:

    Bom dia Dr. Fábio.

    Que notícia maravilhosa essa.

    Obrigada.

  137. cintia disse:

    Ola doutor eu tenho ovarios micropolicisticos e não consigo engravidar mesmo com tratamento, eu tenho 28 anos e há 8 anos venho tentando, eu teria boa chance com uma inseminação ?
    Desde já agradeço !

  138. fabioeugenio disse:

    Oi Cíntia,

    Existe chance sim, mas a chance maior é com a fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  139. Albino disse:

    Boa tarde Dr. Fábio, minha esposa está fazendo uso da medicação para fazer a FIV, fiquei confuso porque hoje ela menstruou e está marcado para o dia 11 próximo a transferência de embriões, o médico disse para não parar a medicação, no seu entendimento pode haver a possibilidade de sucesso nessa FIV, ela poderia ter menstruado?

  140. Albino disse:

    Desde já muito obrigado.

  141. Claudia disse:

    Boa noite Dr. Fábio.
    Tenho 43 anos e não tenho filhos, devido a problemas com a qualidade dos espermas do meu marido fomos indicados a fazer a FIV, mas ao realizar meus exames descobri que tenho teratoma em ambos os ovários. Em consulta a um especialista, o mesmo indicou a retirada dos ovários, alegando que eu estava prestes a entrar na menopausa e não deveria tentar salvar nenhuma parte deles, pois poderia virar futuramente um câncer. Ele me indicou a FIV por ovodoação, alegando que mesmo que eu não tivesse os teratomas, meus óvulos já estão velhos e é quase impossível engravidar.
    Há possibilidade de congelar os óvulos antes da retirada dos teratomas ou a estimulação hormonal utilizada piora a situação dos teratomas?
    Há possibilidade de salvar parte dos ovários e posteriormente fazer a FIV?
    Quero muito ser mãe, mas não consigo aceitar a ovodoação.
    Obrigada.

  142. fabioeugenio disse:

    Oi Albino,

    Ela está fazendo preparo de endométrio e menstruou? Se o endométrio descamou, o preparo tem que ser re-iniciado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  143. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    Pode-se fazer a estimulação e captação de óvulos antes da cirurgia. E na cirurgia é perfeitamente possível retirar os teratomas e preservar seus ovários.

    Abs,

    Dr. Fábio eugênio

  144. Karine disse:

    Oi Dr. Fabio,

    Tenho 27 anos e a 2 anos estou tentando engravidar, fomos fazer todos os exames descobrimos que meu marido tem pouca quantidade de esperma (inclui qualidade) e por isso precisavamos da FIV pois ele tem apenas 5 milhoes. Ao darmos inicio ao procedimento da FIV o medico pediu Anti Mulleriano e pra nossa surpresa deu baixissimo 0,5 e conversando com minha mae descobri que ela teve menopausa precoce com 36 anos.
    Sera que consigo engravidar com meus proprios ovulos???
    Nao achei nenhuma estatistica falando sobre isso na internet.
    Estou muito triste.

  145. Ana Paula de Jesus Santos disse:

    Olá Dr. Fábio Eugênio!
    Fiz uma FIV em Setembro de 2013 e tomei 3 medicações de Puregon e 3 de Menopur….e ñ dei quantidade e nem qualidade de Óvulos.Será que a indução foi demais??
    Irei fazer outra em Dezembro e a minha Médica me passou 1Puregon e 1 Enlova de 150 UI,essa quantidade de medicação é considerada normal?E qual seria o normal para que não se altere o nível de Estradiol que possa não prejudicar a alteração do Endometril e nem a Implantação Embrionária?
    Tenho 35 anos…1ª FIV Negativa.

  146. anonimo disse:

    Boa Tarde! Dr.Fabio
    Gostaria de saber quanto tempo demora para a próxima menstruação, já que eu fiz a punção dia 06/08/2014 mas deu hiper estimulo ovariano pois foi retirado 15 óvulos perfeitos, depois de 5 dias fiquei menstruada num período de 6 dias que é o meu normal e hoje esta fazendo 1 mês e 1 dia e eu gostaria de saber quanto tempo mais vai demorar para eu ficar menstruada pois estou muito ansiosa para dar continuidade no tratamento que estou na reta final que é colocar o embrião.

  147. fabioeugenio disse:

    Oi Karine,

    Mesmo com reserva ovariana baixa, sua idade é ótima, e se houver produção de bons embriões, existem chances muito boas de gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  148. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Paula,

    A dose e tipo de medicação depende da idade da mulher e da resposta ovariana.

    No controle com ultrassom definimos se a indução está adequada para o perfil da mulher.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  149. fabioeugenio disse:

    Olá Cássia,

    Aguarde mais alguns dias que você deve estar menstruando.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  150. Stella Maris Favale disse:

    Boa noite,

    Comecei o processo para fertilizacao mas durante o processo descobrimos que posso engravidar naturalmente. Como comprei os medicamentos e nao irei utilizar quero vender por um preço mais e conta.
    Gonal f de 900mg: R$2.000, 00
    Gonal f de 300mg: R $700, 00
    Ovridel: R$200, 00

    Se alguem tiver interesse me avise, validades ate Fev/15
    Ps.: Estudo contra proposta.
    Stellafavale@yahoo.com.br

  151. fabiana disse:

    boa noite, dr faço tratamento para infertilidade tenho 37 anos ,hoje fiz a usg que conta os foliculos , estava no segundo dia de menstruação e deu 5 foliculos no ovário direito e 3 no esquerdo isso é normal?, vou iniciar com o bloqueio dia 22 de outubro, qual a quantidade esperada para a icsi? obrigada pela atenção.

  152. Roberta Antunes Ferreira disse:

    Bom dia!
    Dr Fabio começei meu tratamento FIV dia 25 de setembro com menopur,depois de uns 6 dias estou usando menopur e orgulotan,estou fazendo monitoramento,esta indo tudo bem,ontem meu medico me pediu pra fazer exames laboratoriais estradiol que deu:2125,0
    progesterona:0,4
    Tenho 33 anos.E normal esses valores?
    Pelo ultrassom meus folículos estão ótimos.
    Deste já .

  153. fabioeugenio disse:

    Oi Fabiana,

    Você tem reserva ovariana satisfatória para a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  154. fabioeugenio disse:

    Oi Roberta,

    Exames hormonais normais!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  155. Eduarda Lima disse:

    Bom dia, Dr. Fábio Eugênio.
    Estou prestes a iniciar minha estimulação ovariana, na ultrassom no 5º dia do ciclo no mês passado, a médica disse que tinha mais de 20 folículos e eu resolvi doar parte deles, porque estando todos maduros não usariam tudo no meu procedimento e o custo para mim seria mais viável.
    Recebi um contrato ontem, dizendo que meu procedimento seria uma inseminação intra-uterina, mas antes tinham me dito que seria uma FIV.
    Detalhe: Vou fazer uma ovodoação compartilhada, a receptora vai custear toda medicação.

    Será que estão me enganando?

    Sei que IIU é mto diferente da FIV e tbm acho que no meu caso não cabe uma IIU e sim FIV.

    Meu marido quer que eu desista de doar e faça tudo particular mesmo.

    Agradeço desde já.

  156. fabioeugenio disse:

    Oi Eduarda,

    A doação compartilhada é feita em ciclos de FIV, e não de inseminação intra-uterina.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  157. Etelvina neto disse:

    Boa tarde doutor, já fiz dois ciclos de tratamento cem sucesso, mesmo com bons imbrioes do tipo a e b, vou transferir um congelado do tipo b, estou muito desesperada me ajuda doutor o que devo fazer pra conseguir o positivo? Meu indometrio estava 12 nem com isso os embriões fixaram. Obrigado doutor deus lhe abençoe.

  158. Cássia disse:

    Bom dia, Dr. Fábio Eugenio.

    Eu fiz a minha transferência embrionaria com 8 células dia 30 de Setembro com 2 embriões, no primeiro dia foi tudo normal não senti nada, a partir do segundo dia comecei a sentir um beliscões de um lado outro de outro nada muito forte e um pouco de cólica, já no quinto dia desceu uma manchinha de borra de café e um fiozinho de sangue e depois parou, mas continuei sentido cólica leve, dores no seios, no sexto e sétimo dia na hora em que eu fui escovar os dentes tive ansia, mas depois passou, já no oitavo dia começou a descer bem pouco uma mancha rosada de sangue, no nono dia a mesma coisa, já no decimo dia que desceu duas vezes e a quantidade um pouco mais e junto umas dores moderadas dos lados que se intercalavam com algumas pontadas do lado do umbigo que era leves eu fiquei com medo e acabei indo no medico, chegando lá a medica me examinou fez exame de toque e falou que eu estava com um pouquinho só de sangramento que seria o normal ai ela me pediu para eu fazer o beta quantitativo que deu 0,100 mUI e o meu beta esta marcado para o dia 12 domingo eu gostaria de saber se esses dois dias o beta pode dar positivo, pois o meu marido disse que pode mudar dentro desses dois dias que ele pesquisou ele esta muito esperançoso e eu com um pouco de medo do resultado. Lembrando que eu fiz e estou fazendo o repouso certinho. Gostaria de saber se tenho chance do beta da positivo. Obrigado!!!

    1

  159. fabioeugenio disse:

    Oi Etelvina,

    Você ainda tem boas chances com este embrião tipo B. O importante é seguir rigorosamente a orientação de sua equipe médica.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  160. fabioeugenio disse:

    Oi Cássia,

    É mais difícil o beta positivar em 48 horas, mas é fundamental que você repita o exame pata ter um resultado definitivo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  161. Paula disse:

    Dr. Fábio,

    Gosto muito do site. É muito esclarecedora a informação aqui contida.

    Sou de Moçambique (África). Iniciei há 8 dias a estimulação com Lucrin (penso que é similar a lupron) e depois introduzi Menopur.
    Sinto um leve desconforto na barriga e alguns gases. Nada que incomode muito.
    O que me preocupa é que notei hoje uma gota de sangue na calcinha. tenho médico marcado para depois de amanha e como e não consigo falar com ele antes estou muito preocupada. Já viu casos similares? porque será que tive esse pequeno sangramento? devo me preocupar?

    Obrigada.

  162. fabioeugenio disse:

    Oi Paula,

    Pode ser do hipoestrogenismo causado pelo Lucrin. Através de exames é possível definir.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  163. Cláudia disse:

    Boa tarde dr. Fábio,
    “Níveis muito altos de estradiol podem alterar o endométrio prejudicando a implantação embrionária. Além disso, níveis altos de estradiol podem ainda levar a alterações genéticas nos óvulos em seu processo de amadurecimento final.”
    “A segunda conclusão dos estudos é que as mulheres que mais engravidaram nos tratamentos de FIV foram aquelas cuja estimulação ovariana produziu em torno de 10 a 15 óvulos maduros. Tanto aquelas pacientes com menos de 10 óvulos (o que pode representar uma menor reserva ovariana), como aquelas com excessiva produção (mais de 15 óvulos) tiveram menor chance de engravidar.”

    Meu nivel de estradiol 1956pg/ml e meus ovarios produziram 8 ovulos farei a retirada amanhã. Isso quer dizer que a possibilidade de gravidez é baixa?

    Tenho 33 anos e o motivo de infertilidade é a endometriose (retirada da trompa esquerda e a direita sem funcionalidade). 1 ano tentando engravidar. Será minha primeira FIV

  164. Daniela disse:

    Oi Dr. Fábio, tenho 37 anos, e meu exame anti mulleriano deu menor que 0,1 o que significa? Eu consigo com a FIV engravidar com meus óvulos ou só com doação? Com 35 anos fiz uma FIV que deu negativo e respondi bem a estimulação com 13 óvulos e 4 embriões e para minha surpresa hj recebi esse exame com esse resultado. Esse exame tem um período certo para realizar? Pode ocorrer erros? Obrigada

  165. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    Seu nível de estradiol está compatível com sua reserva ovariana. As chances são muito boas de conseguir óvulos maduros.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  166. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    Pode ser um erro laboratorial, pois é estranho sua reserva ovariana cair tanto assim em pouco tempo.

    Repita o exame, e faça ultrassom com contagem de óvulos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  167. Mel disse:

    Boa noite…Dr.
    Tenho 36 anos tento engravidar a 2 anos qd descobri que tenho ovário polícia toco, meu médico receito ciclovia, já tomo a há 1 ano minha menstruação normalizou, a 2 meses comecei a tomar Indux foliculo cresceu rompeu 15 mm, esse mês não não consegui fazer o ultrasom .Dr tenho chances de engravidar

  168. fabioeugenio disse:

    Oi Mel,

    Se o problema é somente ovulatório (SOP), há boas chances de gravidez sim pela indução.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  169. Valkíria disse:

    Olá Dr Fábio,
    Tenho 46 anos e por motivos diversos, só agora resolvi tentar ter filhos. Iniciei o tratamento para FIV e logo o meu estradiol subiu muito e fizemos a captação de apenas 1 óvulo que no segundo dia o embrião não “crivou”. O médico disse que por este resultado tenho menos de 1% de chance de conseguir numa segunda tentativa. Estou em dúvida se devo ou não continuar tentando. O que sr aconselharia?
    Obrigada.

  170. fabioeugenio disse:

    Oi Valkíria,

    A melhor opção no seu caso é a FIV com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  171. solange disse:

    oi DR FABIA eu queria saber EU TENHO 43 ANOS FIZ UMA FERTILIZAÇAO E NAO DEU CERTO ESTOU MUITO TRISTE POIS SO TINHA DOIS OVOLOS QUERIA FAZER DE NOVO CERA QUE VAI DAR CERTO JA VOU FAZER 44 ANOS ME RESPONDE

  172. fabioeugenio disse:

    Oi Solange,

    As chances são menores em sua faixa de idade, mas pode haver sucesso sim, principalmente se os embriões forem de qualidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  173. Rosangela disse:

    Olá Dr. Fábio!
    Tenho 34 anos e meu espesso 35, nosso problema para engravidar é devido a baixa motilidade dos espermatozoides de meu marido, cerca de 1%, realizei o processo de fertilização recentemente, aspirei 8 óvulos, destes 3 desenvolveram e foram transferidos (qualidade 12A /7A/ 8B) no dia 01/11, no dia 9/11 e 14/11 realizei o beta quantitativo em ambos o resultado foi negativo (0,100). Parei com Natifa e Ultrogenstan , no dia 16 e 17/11 minha menstruação desceu, achei estranho porque desceu muito pouco e depois simplesmente parou. Isso é normal??? O que devemos observar quando formos realizar outro procedimento???
    Obrigada pela atenção.

  174. Patrícia Cayres disse:

    Dr. Fábio! Boa tarde. Fiz a punção para o congelamento de óvulos na última segunda-feira. Ainda estou c for abdominal e desconforto, parece do gases. É normal isso?a minha barriga está inchada e dura. Obrigada!!!!

  175. fabioeugenio disse:

    Oi Rosângela,

    O fundamental é tentar conseguir embriões de excelente qualidade, e um endométrio receptivo.

    Na sua idade as chances são muito boas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  176. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    Pode ser hiperestímulo ovariano, e vai regredir. Mas informe ao seu médico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  177. Jhuliet disse:

    Boa tarde Dr Fábio,

    Ontem iniciei o tratamento para poder fazer minha tão sonhada FIV, tenho utero didelfo, bem separados, ovários policísticos e lúpus. Usarei semen de doador. Já engravidei 5 vezes(todas as vezes do meu ex marido), sendo duas vezes cheguei aos 5 meses e meio de gestação e as outras 3 vezes nao passaram de 8 semanas de gestação, em nenhuma gestacao tive bebês mortos, todos os embriões tinham batimento cardíaco, mesmo os que tinham pouco tempo de gestação, os abortos sempre foram com eles vivos e em seguida eles faleciam, o colo do útero abria e eu perdia o bebê. Será que terei chance de ter sucesso na gravidez com a FIV? Meu médico me sugeriu fazer uma ultra na 12ª semana de gestação e se não encontrar nenhum problema com o embrião terei que fazer uma cerclagem definitiva, daqueles que são feitas via abdômen, para evitar o parto prematuro.

  178. Marian disse:

    Olá Dr, tenho 30 anos e uma filha de 6 anos. Fiz o antimulleriano pois retirei parte do ovario direito e meu hormonio ham deu 0,7. Tenho chances de engravidar por fiv?

  179. fabioeugenio disse:

    Oi Jhuliet,

    Suas chances de gravidez são excelentes, e é uma ótima estratégia fazer a cerclagem para diminuir riscos de perda gestacional.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  180. fabioeugenio disse:

    Oi Marian,

    Existem chances sim. Faça também a contagem de folículos por ultrassom.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  181. Paula Alves Bellinello disse:

    Olá pessoal,

    Comecei o tratamento para engravidar para fazer a fertilização in vitro. Fiz os exames, passei pelo psicologo, fiz todos os procedimentos do para iniciar o tratamento. Na Clínica aonde iria fazer a fertilização os medicamentos ficariam em torno de R$ 9.000,00. Então pesquisei na internet e achei na 4bios em São Paulo, praticamente pela metade do preço. Entrei em contato com a minha médica, para ver o que realmente iria precisar para iniciar o tratamento, e conforme ela me passou, comprei uma parte dos medicamentos e gastei R$3710,00. Bom, comecei aplicando as injeções de Lupron e FELIZMENTE, não precisei tomar o restante dos medicamentos, pois engravidei naturalmente. Quanta felicidade!!!

    Caso alguém tenha interesse de comprar o restante da medicação, irei passar o que tenho. Estão devidamente armazenados e com nota fiscal.

    GONAL F PEN 300UI 5ml – R$ 750,00 unid. Tenho 3 unidades = TOTAL: R$ 2.250,00
    MENOPUR 75UI Diluente 1ml – R$85,00 unid – Tenho 10 unidades = TOTAL: R$ 850,00

    De um total de R$ 3.100,00, faço tudo por R$2500,00
    VALIDADE: 02/2016

    Sei o quanto o tratamento é caro, e o quanto economizei com esta benção. Caso alguém tenha interesse, R$ 2500,00 + frete (dependendo do local).

    Agradeço a Deus e a todos a atenção.
    Segue meus contatos,

    Paula Alves Bellinello
    e-mail: paulabellinello@yahoo.com.br
    telefone: (61) 8147-9965

  182. CRÍSSIA disse:

    Bom dia Doutor..
    Meu Nome e Críssia tenho 27 anos e estou fazendo FIV.
    No dia de ontem fiz a coleta de óvulos,mas conseguimos coletar três óvulos,o Senhor acha que tem chance dele formar ambrões??

  183. fabioeugenio disse:

    Oi Críssia,

    Tem ótimas chances sim. A taxa de fertilização é em torno de 80%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  184. maraina disse:

    Boa tarde Dr Fabio!
    A 7 anos estamos tentando engravidar..meu marido tem baixa motilidade nos espermas, até então minha saúde esta em ordem nessa parte..gostaria de saber se tenho chance de dar certo FIV , estou correndo atras disso!obg

  185. fabioeugenio disse:

    Oi Maraina,

    Existem ótimas chances com a FIV neste caso de fator masculino!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  186. maraina disse:

    Boa tarde Dr Fabio, desde ja agradeço! estou ansiosa para chegar o dia da consulta e começar o tratamento! Quanto tempo leva o tratamento ate o dia da coleta e o tratamento todo? Com o senhor me dizendo que tenho grandes chances fico mais animada p correr atras do meu sonho! tenho 31 anos, com essa idade ainda fica fácil, não é? acredito q tudo dará certo, estou com grande esperança, até mais!

  187. fabioeugenio disse:

    Oi Maraína,

    Do início do ciclo até a coleta são cerca de 12 dias.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  188. elis regina disse:

    oi Dr. fabio meu nome e elis regina tenho 32 anos tenho problema nas duas trompas obstruidas querofazer uma fiv moro no pernambuco tenho chances obrigada

  189. fabioeugenio disse:

    Oi Elis,

    Na sua idade as chances com a FIV são excelentes.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  190. Juliana disse:

    Olá Dr.,
    Tenho 23 anos e sou tentante há 2 anos. Não tenho nenhum problema diagnosticado e meu esposo tem varicocele, por tanto algumas alterações na quantidade e motilidade dos espermatozoides. Um dos ginecologistas que fui me pediu Histerossalpingografia, porém eu tive uma certa resistência na realização desse exame, fiquei com medo na verdade. Hoje quero partir para algo mais certo, o sr. me indicaria uma FIV ou Inseminação?

  191. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    Depende dos parâmetros do espermograma e das condições de suas trompas – a histerossalpingografia é importante.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  192. Renata Aprígio disse:

    Olá Dr! Tenho 35 anos, tenho dois filhos e não sou ligada, porém me casei novamente e fiz ano passado duas estimulaçoes nos ovários para crescer e amadurecer os folículos, meu esposo teve de fazer punção e os eespermas estão congelados, mas com os dói tratamento os folículos cresceram, mas para minha tristeza nenhum estava maduro. Porque? eu não tive nenhum maduro oque houve? Fiz tudo certo e exames. Dr tem algum outro medicamento que posso tomar fiz uso do gonal, gonaptil autogestam, ainda posso ter esperanças?!

  193. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Pode-se tentar algum esquema de estimulação ovariana diferente, com o objetivo de conseguir óvulos maduros para a fertilização.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  194. Renata Aprígio disse:

    Ainda tenho algumas dúvidas, qual poderia ser esse novo esquema, desejo recomeçar denovo esse ano? Teria como entrar em contato pelo meu e-mail gostaria de tirar dúvidas que são muitas?
    obrigado

  195. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Estas dúvidas são melhor esclarecidas em consulta presencial. Nosso telefone (85) 4012.6361 ou (85) 9909.0227

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  196. Mirian disse:

    Boa tarde Doutor
    Estou na minha primeira tentativa de FIV no hospital das clínicas de Sp.
    Em 20/02/15 fiz um ultra e descobri que tenho 3 folículos no Od e 3 no Oe.
    Comecei a aplicar diariamente por 4 dias 200 de puregon
    Fiz uma nova ultra hoje dia 24/92/15 e meus folículos estão com 12, 4, 4mm no Od e 8 + 2 no Oe.
    Vou tomar mais 2 dias de injeção e voltar dia 26/02/15 para novo ultra.
    Quais são as minhas chances de engravidar?
    Tenho 31 anos e tive 2 gravidez ectopica e retirei minhas trompas.
    Estou preocupada pois estou com medo de não dar certo.

  197. fabioeugenio disse:

    Oi Mirian,

    As chances são muito boas na sua idade, desde que se formem embriões de boa qualidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  198. Juliana disse:

    Ola Dr Fabio,

    Acabei de pegar meus resultados…. CA125 16, FSH 25,8, LH 10,6, Estradiol 4,0, TSH 2,3, Prolactina 27, Progesterona 80 e HAM 0,01 no terceiro dia do ciclo…. será que consigo engravidar com a fiv ou somente com a doação de óvulos?

    Abraços.

  199. Ana Paula disse:

    Boa tarde Dr. Fábio Eugênio!
    Tenho 27 anos e há 04 meses estou tentando engravidar e não consigo…
    Recentemente fiz uma uma US Transvagina e no exame foi detectado vólume ováriano muito baixo, nos 2 Ovários.
    Esta pode ser a causa de não estar conseguindo engravidar? sendo que meu ciclo menstrual é bem regular…
    o que o senhor me aconselha?

  200. valquíria disse:

    Oii tenho 24 anos e iniciei minha 1fiv,tive um hiperestimulação por isso congelados 8embrioes de boa qualidade para transferir no próximo ciclo, então gostaria de saber se apos a aspiração a menstruação costuma a descer com quantos dias? Fiz a aspiração dia 28/02 e tomei cabertrix por seis dias após… Obgda

  201. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    É fundamental a avaliação clínica completa, mas pelos exames sanguíneos a possibilidade com seus óvulos é muito baixa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  202. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Paula,

    Faça os exames hormonais de avaliação de reserva ovariana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  203. fabioeugenio disse:

    Oi Valquíria,

    7 a 10 dias após a punção.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  204. Mirna disse:

    Dr Fabio estou tentando fazer a fiv estou com oito folículos 3 estão com 9cm e os outros com 8 cm ,vou tomar a injeccao mais um dia ,o senhor acha que tenho chances de engravidar ,tenho 30anos.
    Muito Obrigada

  205. fabioeugenio disse:

    Oi Mirna,

    Se estes folículos crescerem e produzirem óvulos maduros, as chances são boas sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  206. THAIS SOARES CAPELEIRO disse:

    Dr. Fábio, boa noite.
    Tenho 43 anos e desejo engravidar, tenho apenas 1 ovário e não tenho as trompas. Retirei um ovário e uma trompa juntos por causa de um cisto e a outra trompa uma gravidez tubária.
    Sou saudável, já fiz todos os exames e deram todos certos, tenho cinco folículos antrais.
    Quero saber se posso obter algum sucesso.

  207. fabioeugenio disse:

    Oi Thaís,

    Existem boas chances de sucesso sim, a depender da qualidade dos embriões formados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  208. Marcia disse:

    Boa noite, dr fiz minha primeira em vitro e não deu certo foram colidos 20 ovolus e fecundaram 9 de boa qualidade. Na primeira transferência implantaram 3 pelo fato de ter 38 anos só que não deu certo. Mas tem 6 embriãos congelado e vou tentar novamente. Cinto muita acidez quanto estou pra ficar mestruada e depois que acaba tb sera que isso pode ser a causa de não ter dado certo. Pois fiz exames ginecológico e estavam todos normais.

  209. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Acidez vaginal não interfere na chance de gravidez.

    Suas chances com os congelados também são boas.

    Abs,

  210. Miriam disse:

    Boa tarde,
    DR. tenho 31 anos e todos os meus exames estão ok, meu esposo tem baixa quantidade de esperma. Fomos orientados para fazer a FIV. Tomei a medicação indicada pelo meu médico. Foram coletados 16 óvulos e 6 estavam maduros, porém 5 foram fertilizados, no quarto dia da coleta fui informada de que se desenvolveram apenas 3 embriões, porém no sétimo dia da coleta dos óvulos fui informada que esses 3 embriões não eram bons para uma gestação e que não daria para congelar (iria congelar e transferir no ciclo seguinte). Gostaria de saber se isso pode realmente acontecer?
    Agradeço sua atenção.

  211. fabioeugenio disse:

    Oi Miriam,

    Difícil opinar sem estar acompanhando o ciclo, mas alguns embriões não conseguem se desenvolver bem em cultura, e acabam degenerando.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  212. Scheila Fernandes disse:

    Olá, Doutor, fiz um exame transvaginal. A conclusão do exame foi: ovário direito e ovário esquerdo com dimensões reduzidas, apresenta poucos folículos com distribuição periférica, relativa. O que isso quer dizer?

  213. fabioeugenio disse:

    Oi Scheila,

    Depende da contagem destes folículos para definirmos se é reserva ovariana baixa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  214. ️Michele disse:

    Tenho 42 anos. 3 folículos astrais em cada ovário (6) anti muleriano 0,01. Pretendo fazer FIV. Tenho alguma chance de engravidar com meus óvulos?

  215. fabioeugenio disse:

    Oi Michele,

    As chances são pequenas, mas existem sim, caso haja resposta do ovário à estimulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  216. Augusto Ricardo disse:

    Boa noite

    Dr. Fabio, eu e minha esposa estamos em tratamento, mas infelizmente a primeira tentativa foi negativa (Fiv).

    ela 35 anos e eu 39.

    Ela utilizou: Gonal 6 injeções de 225 Ui – 4 Cetrotides e 1 ovidrel

    Porém só teve 4 foliculos, 2 maduros e só evoluiu a Bastocistos.

    retornamos em consulta e vamos fazer outro tt, para o próximo ciclo, porém não tivemos embriões congelados, teremos que fazer tudo outra vez!

    Nos passaram as mesmas dosagens e medicamentos e acrescentaram 6 injeções de menopur 75 Ui.

    Pergunto: existe algum problema em começar outro tt em seguida?

    Acha que as medicações indicadas para 2 tt, pode aumentar a produção de óvulos “MENOPUR 75 UI?

    2º TT : 6 gonais 225 Ui – 6 Menopur 75 ui – 4 Cetrotide e 1 Ovidrel será possível aumentar a produção de ovulos?

    No aguardo.

    obrigado e parabéns.

  217. Selma disse:

    Boa noite!

    Iniciei minha 1 FIV com uso de Lupron no dia 24/05 e iniciei Gonal dia 15/06 porém na Usg do dia 23/06 os meus ovários não responderam a medicação. Quanto tempo demora a menstruação?

  218. fabioeugenio disse:

    Oi Augusto,

    Em pacientes a partir de 35 anos, ou com baixa reserva ovariana, a adição de Menopur pode sim ser benéfica.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  219. fabioeugenio disse:

    Oi Selma,

    Depende se você ainda está ou não bloqueada com o Lupron.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  220. disse:

    Fiz uma Fiv sem sucesso cresceram apenas 3 folículos
    foram implantados 2 porém eles não progrediram
    Fiz todos os exames e não foi detectado
    nenhum problema…
    Tenho 33anos
    Iniciei toda a estimulação novamente e dessa
    vez produziram 4 folículos bons, mas ao realizar
    a punção não veio nenhum óvulo
    o que poderá está acontecendo?

  221. fabioeugenio disse:

    Olá Rê,

    Difícil opinar sem estar te acompanhando clinicamente.

    Deve-se reavaliar criteriosamente sua reserva ovariana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  222. Regina disse:

    Bom dia, Dr.! Iniciei a medicação para realizar a FIV no sábado com Puregon 300 225. No 21o. foi realizado um ultra para verificar os ovários e o utero antes de iniciar a medicação e foi constatado neste dia 20foliculos. No mesmo dia, iniciei tomando 4 comprimidos de Natifa para limpar todo o útero, conforme prescrição médica. Tomei esses comprimidos até o 1o. dia de menstruação e no segundo comecei a tomar 225 de Puregon 300. Hoje, depois de três dias de Puregon e no 5o. dia do ciclo, foi feita a minha primeira ultrassonografia. O que me chamou atenção que agora só tenho no total 13 folículos crescendo! O que aconteceu com os outros sete? Isso é normal? Fiquei muito preocupada! Aguardo retorno! Obrigada

  223. Regina disse:

    Tenho 36 anos e meu marido 41.

  224. fabioeugenio disse:

    Oi Regina,

    Devem ser os maiores, mas os demais ainda podem crescer também.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  225. fabioeugenio disse:

    Oi Regina,

    Aos 36 anos as chances de gravidez são muito boas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  226. Renata disse:

    Bom dia… Estou com 35 anos e uma reserva ivariana bem baixa nesse ciclo ; 01 folículo no direito e 2 no esquerdo… A estimulação ovariana ajuda a aumentar esse número? No final do próximo ano pretendemos realizar a fiv pois por ser caro temos que juntar dinheiro para o procedimento… Obrigada

  227. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Não. A estimulação apenas amadurece os folículos que já existem.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  228. Simoni disse:

    Olá Dr. Fabio. Fiz minha primeira tentativa esse mês: 4 folículos, dois em cada ovário. Baixa reserva. Durante as medicações, um folículo regrediu e um novo apareceu no outro ovário. Ao final, conseguimos 2 óvulos. Porém, com a fecundação, não houve divisão celular. Segundo meu médico, os óvulos apresentavam características de envelhecimento. Tenho 39 anos e é nossa primeira FIV. Nosso médico quer tentar nova FIV no próximo ciclo. Estou temerosa devido às observações que ele trouxe de óvulo envelhecido, devido a doenças genéticas para uma possível gestação. O que o senhor orientaria quanto a isso? Desde já, muito obrigada por sua disponibilidade e contribuição.

  229. fabioeugenio disse:

    Oi Simoni,

    Na sua idade os riscos genéticos ainda são baixos. Acho que vale a pena nova tentativa !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  230. michel disse:

    Boa noite,

    Tenho 39 anos, histórico de ovários policísticos, esse ano fiz retirada de 1 pólipo, e comecei a indução com 225ui de gonal + 150iu de menopur. iniciamos a fiv com 12 folículos antrais. fiz várias US que acompanharam o crescimento dos folículos. no dia da punção foram retirados 27 óvulos e fecundados 18. em razão da hiperestimulação e da quantidade de óvulos fecundados, foi feito o congelamento dos mesmos e adiada a primeira implantação de 3 embriões. a dúvida, que todas temos: quais as chances de sucesso?

  231. fabioeugenio disse:

    Oi Michele,

    Na sua faixa de idade, 40 a 50% por implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  232. Danielly disse:

    Olá, Dr. Fábio Eugênio, tenho 38 anos e fiz a US para contagem de folículos e apareceram 3 e 4 e estou muito preocupada. Será que consigo engravidar de forma natural ainda? Muito obrigada.

  233. Amelia disse:

    Boa noite,
    Tenho 33 anos e fiz uma FIV hoje. Produzi 9 óvulos, mas na punção o medico so conseguiu 5. Desses 5, três evoluíram ate o segundo dia, mas no dia da implantação (que aconteceu no terceiro dia da punção) havia apenas 1. O pior de tudo é que o medico falou que os meus óvulos sao de qualidade ruim, gerando embriões de qualidade tipo C,D. Falou também que meus óvulos sao envelhecidos como se fossem de uma pessoa 10 anos mais velha. Foi implantado o único ovulo q restou. O medico foi bastante desanimador e agora eu nao sei o que esperar.
    Alguém poderia me ajudar, estou muito desesperada.

  234. fabioeugenio disse:

    Oi Danielly,

    Há possibilidade de gravidez natural sim !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  235. fabioeugenio disse:

    Oi Amélia,

    Na sua faixa de idade é incomum óvulos de baixa qualidade. Pode-se tentar um esquema de medicações diferentes, caso você não engravide nesta tentativa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  236. Laurinha disse:

    Dr. Fábio Eugenio Boa noite!!

    Já nao mestruo mais, vou fazer uma FIV e estou usando os Adesivos Stradot, é normal eu fazer a implantaçao dos embrioes sem mestruar??
    pq já fiz 3 FIVs,, e a ultima eu já nao estava mestruando.. (50 anos)
    mas tomei uma medicaçao que me fez mestruar.. e em seguida tomei os comprimidos de natifa para tratar o endometrio.
    por isso estou com esta duvida.
    meu GO. falou que nao precisa mestruar..

    Obrigada Doutor.

  237. fabioeugenio disse:

    Oi Laurinha,

    Não precisa menstruar antes, contanto que seu endométrio fique bem preparado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  238. Maria Irene Euclidia disse:

    Boa noite!
    Estou tentando engravidar a muito tempo e agora não tem outra forma a não ser a FIV , tenho 35 anos, fiz a primeira punção no dia 11 de novembro e tinha 3 óvulos e nenhum deu certo o resultado foi negativo , estou tentando novamente pois não tenho mais tempo a perder o médico me disse que eu estou entrando em uma menopausa precoce e que é para tentar mais uma vez a punção se caso não der certo que somente o óvulo doação seria o possível.
    Gostaria de saber se tem uma outra forma par que eu ovule mais e que os óvulos sejam bons .
    Por favor alguém me ajude.
    Estou muito triste com tudo isso .
    Abraços , aguardo resposta .

  239. Catarina disse:

    Prezado Dr. Fábio,
    Tenho 45 anos e aos 42 anos começei a ter os sintomas do climatério, no entanto minha menstruação veio normalmente. Porém, neste ano especialmente minha menstruação está vindo de três em três meses. Não tive filhos, mas gostaria ainda de tentar, seja por fertilização in vitro ou natural (o que acho mais difícil). Será que diante da minha situação ainda tenho alguma chance de engravidar??? O que o senhor me aconselha fazer??? Agradeço suas orientações.

  240. fabioeugenio disse:

    Oi Irene,

    Existem medicamentos que podem ser utilizados antes e durante a estimulação, para tentar melhorar o resultado.

    Mas é somente tentativa, pois muitas vezes seu ovário simplesmente não consegue mais responder adequadamente. Neste caso realmente a doação de óvulos torna-se uma excelente opção.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  241. fabioeugenio disse:

    Oi Catarina,

    Indico a fertilização in-vitro (FIV) com óvulo-doação. As chances são ótimas !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  242. Bia disse:

    Boa noite, meu nome é Bia gostaria de saber sobre o antagonista 1000UI,pois tenho trompas obstruídas e terei q fzr fiv e este foi o medicamento q disseram q vou usar, mas não vi nenhum comentário de pessoas q tenham usado ele, e estou em dúvida

  243. fabioeugenio disse:

    Oi Bia,

    Antagonista é um nome genérico de um tipo de medicação utilizada na FIV: Cetrotide ou Orgalutran.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  244. Catarina disse:

    Ola Doutor. A minha analise da anti-mulleriana era 0,8 em fevereiro do ano passado. Fiz FIV em Outubro e tive 4 ovulos imaturos. Agora em janeiro voltei a fazer a anti-mulleriana e deu 1.8 no mesmo laboratorio… Como é possivel o valor subir?

  245. fabioeugenio disse:

    Oi Catarina,

    Os reagentes laboratoriais de medida do AMH ainda são pouco padronizados, e por isso pode haver estas variações.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  246. Karina disse:

    Bom dia Dr. FÁBIO,

    Tenho 36 anos e procurei um médico para tratamento reprodutivo.
    Como tinha pressa, não busquei muitas informações e agora estou com uma dúvida grande.
    Iniciei o tratamento com medicação no dia 16/02 Gonal 300ui. Dois dias depois o médico aumentou para 450ui já estou no oitavo dia de medicação.
    Ontem, portanto após todo esse tempo, ele disse que tenho ma resposta. Produzi oito folículos, apenas 4 com tamanho adequado para coleta, segundo ele.
    Fui ler sibre o assunto e vi aqui que quase todas as mulheres citam exames que ele não pediu. Não fiz FSH, LH, ESTRADIOL…nada disso!
    O que me deixou extremamente preocupada.
    Parece que ele não um pouco cuidadoso e sem fazer uma avaliação completa já me entupiu de remédios.
    Hoje retorno pra uma monitorização, a coleta seria domingo, mas diante de tudo que li estou apavaroda achando que ele não foi muito ético.
    Por favor, pode me dizer se é possível fazer uma FIV sem esse exames?
    Ele também disse ao marido que o espermograma dele de maio de 2015 serviria…
    Estou apavorada!

  247. Karina disse:

    Estou tomando Luveris e Cetrotide há três dias também!
    Estou com muito medo, acho que fui enganada.
    Pior que não fui a qualquer médico! Ele tem mestrado e doutorado.
    Confiei cegamente e acho que fui enganada.

  248. fabioeugenio disse:

    Oi Karina,

    Não posso comentar um caso que não estão acompanhando. Em geral estes exames hormonais ajudam a acompanhar a resposta ovariana (Estradiol, LH e progesterona), mas não são indispensáveis.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  249. Karina disse:

    Muito obrigada.
    Mas, com sua experiência o senhor acredita que devo realizar a coleta e fazer a tentativa de fertilização?
    Já tomei todos os remédios, fiz os exames básicos e tenho 4 folículos…pra minha idade seria suficiente pra uma tentativa?

  250. fabioeugenio disse:

    Oi Karina,

    Se os quatro folículos formarem óvulos de qualidade, pode haver boas chances de sucesso sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  251. marcia disse:

    Doutor tenho 37 anos e fui diagnosticada com a pre-menopausa precoce queria saber se posso engravidar pelos meios normais pela indução de ovulação já que a Fertilização não consigo por panico nos procedimentos

  252. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Depende de sua reserva ovariana, e de outros fatores como trompas e espermograma.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  253. Bianca disse:

    Oii Dr. Boa tarde!
    Tenho 36 anos e me preparando p fiv estou tomando as picadinhas e estou com 11 folículo é um número bom? Meu esposo tem 38 anos e tem azospermia e varicocele fez o exame de cariótipo com banda g e cromossomo y e está td OK, temos chances de encontrá sptz na tese com esses resultados?

  254. Elisaine disse:

    Ola Dr. Tenho 38 anos estou fazendo minha primeira Ivf. Fiz ultrason tenho 02 foliculos medindo 8mm e 02 com7mm. Até o presente momento usei 04 injeções de Merional 450ui, o medico me Passou mais 03 das mesmas injeções + cetrotide. Vou checar o desenvolvimento dos foliculos daqui 2 Dias. Minha duvida é com esta medicação tive uma ruim resposta, ja que tão poucos foliculos, acha prudente punçar Apenas Estes 04 Caso desenvolvam? Seriam poucas chances de gerar mais de 02 embiriões? Acha que mudando a medição teria uma resposta melhor? Em um segundo ultrason qual seria a Medida esperada de desenvolvimento destes folículos, usando mais 03 injeções de Merional 450iu? Agradeço imensamente! Abraços!

  255. fabioeugenio disse:

    Oi Bianca,

    Sua resposta está boa sim, e há 40 a 60% de possibilidade de encontrar espermatozoides.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  256. fabioeugenio disse:

    Oi Elisaine,

    A resposta está baixa, mas se houver bons óvulos maduros existem chances de sucesso sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  257. Júnior disse:

    Dr. Fábio, boa tarde. Eu e minha esposa temos 26 anos. Meu espermograma deu normal. Acontece que minha esposa tomou muita quimioterapia para tratar um linfoma, e uma ultrassonografia transvaginal detectou que ela tinha apenas um folículo antral desenvolvido. É possível que com estimulação de medicamentos o número de folículos “maduros” aumente? Se não, é possível que ela possa engravidar com óvulo próprio, mesmo nessas condições adversas? O ciclo menstrual dela só é alterado quando ela toma quimioterapia. Inclusive ela está no ciclo e a médica que a acompanha vai fazer uma nova transvaginal na daqui há 3 dias, o fato dela estar no ciclo pode fazer surgir folículos não vistos no primeiro exame? Desde já, agradeço!

  258. fabioeugenio disse:

    Oi Júnior,

    É fundamental avaliar mais detalhadamente a reserva ovariana dela, com dosagem de FSH e AMH (hormônio anti-mulleriano).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  259. Larissa L disse:

    Ola, Dr. Gostaria de saber se é seguro fazer FIV quando se está com hpv. É necessário analisar a existência de outro tipo de infecção?É possível fazer colposcopia ou ressonância para pesquisa de endometriose e logo em seguida fazer FIV? Agradeço a atenção.

  260. fabioeugenio disse:

    Oi Larissa,

    A presença de HPV no colo do útero deve ser tratada, mas não interfere na fertilidade ou nas chances da FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  261. JuS disse:

    Bom dia! Parabéns pelo trabalho e disponibilidade em responder a todos!
    Tenho 39 anos e passei por um procedimento de FIV este mês. No ultrassom apareceram 7 foliculos em torno de 20mm.
    Após punção, recebi a notícia de que não havia nenhum ovocito.
    Fiquei extremamente chateada e queria saber se isso é normal.
    Acha que ainda é possível eu engravidar?

  262. fabioeugenio disse:

    Oi Ju,

    É muito incomum não haver nenhum óvulo a partir de 7 folículos maduros !!

    Tem que reavaliar sua estimulação ovariana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  263. Julia disse:

    Ola,

    No meu ciclo normal estal sendo detectados entre 1 e 2 foliculos.

    Minha duvida é, as medicações do tratamento servem para o surgimento de mais foliculos por ciclo menstrual ou apenas para o amadurecimento dos foliculos que possuo para se tornarem ovulos ?

    Obrigada,
    Julia

  264. Julia disse:

    Oi Dr Fabio,

    Mais uma pergunta, existe medicação para estimulo no surgimento de foliculos ?

    Obrigada,
    Julia

  265. fabioeugenio disse:

    Oi Júlia,

    As medicações (gonadotrofinas) fazem com que mais folículos sejam recrutados (amadureçam) ao mesmo tempo, a cada ciclo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  266. Livia disse:

    Dr Fábio, tenho 32 anos, um filho gerado
    normalmente de 5 anos, sendo q perdi
    1 ovário e 1 trompa devido à endometriose
    crônica ano passado. No ovário q restou
    existem 4 endometriomas, sendo o maior
    de 3,4×2,8 hoje. Fiz o tratamento pós cirurgia
    com o zoladex 10.8, e apenas diminuíram
    um pouco de tamanho. Depois do tratamento
    o médico me passou 3 ciclos de Clomid,
    mas não engravidei. Meu marido tem
    33 anos e tem problema na qualidade dos
    espermatozoides. Somente 8% normais e
    Soma do grau II e III de 41%, 46.000.000
    por ml. 124.200. 000por ejaculação.
    Iniciarei novamente o tratamento com
    Allurene agora, e a indicação do meu
    médico foi pela FIV.
    Quais são minhas chances??

  267. fabioeugenio disse:

    Oi Lívia,

    Depende da qualidade dos embriões formados, mas as chances em geral são muito boas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  268. Mary S disse:

    Olá dr Fábio. Tenho quase 38 anos e descobri que tenho baixa reserva ovariana à poucos meses. No periodo de 6 meses o meu antimulleriano baixou de 0,9 para 0,5. Posto decidi fazer FIV e iniciei o tratamento só que ao 8°dia de medicação foi detetado uma hidrosalpinge na trompa esquerda com tamanho consideravel e tive de cancelar o tratamento. Antes de fazer próxima FIV será que devo retirar a trompa para ter maior taxa de sucesso ou existe outra solução? Se retirar a trompa quanto tempo demora de recuperação para poder fazer novo tratamento de FIV e será que este tempo de espera não acabará com toda a minha reserva ovariana? O que me aconselha pois gostaria muito de ter filhos com os meus próprios óvulos?
    Obrigada.

  269. Alessandra disse:

    Olá!

    Dr. eu fiz estimulação e parei o tratamento no 11. dia e não fui fazer a retirada dos mesmos, acontece que ainda sinto dor e minha barriga inchada. O que pode conter? Eles saíram de forma natural?

    Estou preocupa!

  270. fabioeugenio disse:

    Oi Mary,

    Acho que não deveria ter cancelado. Pode-se fazer a coleta de óvulos, formar e congelar os embriões.

    Depois você é liberada para retirada da hidrossalpinge antes de transferir os embriões.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  271. fabioeugenio disse:

    Oi Alessandra,

    Faça ultrassom para definir se seus ovários ainda estão estimulados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  272. Mary S disse:

    Olá dr Fábio! Gostaria que me esclarecesse o seguinte:
    Após uma cirurgia para retirada das trompas quanto tempo é aconselhado uma mulher esperar para poder fazer tratamento FIV?
    E quando é detetado no ultrasom hidrossalpingue nas trompas o útero ou os ovários poderão também estar infetados?
    Obrigada.

  273. fabioeugenio disse:

    Oi Mary,

    Após a recuperação pós-operatória (cerca de 30 dias) já pode fazer a FIV. E a hidrossalpinge em geral é uma consequência de doença exclusivamente tubária.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  274. Patricia disse:

    Tenho 37 anos fui diagnosticada com obstrução tubária e fop do ovário direito ( 1 cm cúbico de volume) Iniciei fiv com pergoveris 150/75 mas não tive resposta, 30 dias após, no 3dc meu fsh passou de 5,6 para 14,7. Essa elevação é pelo tratamento? Fiz o amh mas ainda não saiu o resultado, agora a go optou em fazer indução com indux 150 mg para ver se consigo pelo menos dois óvulos a cada ciclo para tentar fazer uma fiv porém estou arrasada.

  275. Daniela disse:

    Olá dr. Fábio meu esposo tem baixa quantidade e qualidade de espermatozoides, estou na 1Fiv usei Lupron, pergoveris e ovidrel. Fiz a aspiração e foram 24 folículos com 16 fertilizados. Porém estou com mta dor, inchaço abdominal e enjoo, meu médico quer fazer a tranferencia só no próximo ciclo. Gostaria de sua opinião, quais as chances de gravidez? Pelo congelamento podem diminuir?
    Obrigada
    Abraço

  276. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    O tratamento não interfere nos níveis de FSH depois de tanto tempo.

    Pode ser uma boa estratégia acumular óvulos e/ou embriões.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  277. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    É mais prudente não transferir agora, e as chances com embriões congelados são semelhantes a embriões a fresco.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  278. Luana Parreira disse:

    Ola Dr Fabio,
    Acabei de fazer 43 anos,tenho Hipotireoidismo ha4 anos controladissimo,tenho SOP sintomatico estou 15 kilos acima do peso(circunferencia abdominal grande) e hirsuta ,fiz um Anti Mulleriano ha 3 meses e o resultado foi 3,78..meus niveis de FSH e LH ,transferi 3 embrioes congelados ha 6 anos e meu endometrio estava perfeito,e progesterona e estrogenio ,resultado NEGATIVO,agora pretendo iniciar nova inducao,sendo que a ultima vez que fiz tinha 36 quase 37 anos( estava no peso ideal magra),tive 29 ovulos aspirados,e resultaram em 12 embrioes,mesmo com todo eles em 3 tentativas so consegui 1 filha as outras todas negativas ou beta que nao subia devidamente,e a ultima transferencia fiz agora com 42 anos e negativa,ocorre que fui hoje fazer uma ultra para contagem foliculos antrais,e pra minha surpresa a medica disse que meu ovario diretio estava com 6 foliculos,mas que o esquerdo estava um pouco para cima na posicao devida dele e com somente 3 e que ela esperava mais devido ao outro estar com 6,disse ter visto a marca da cesaria e que como eu tive muitaaa dor quando ela encostou neste ovario esquerdo ela disse que pode ser fibrose,sinto muita dor pelvica desde minha cesaria,e nas ultras ora meu utero esta AVR ora retro vertido,e sinto dor nos ovarios tambem,Dr posso fazer algo para este ovario esquerdo funcionar melhor,emagrecer sei la,ja que com 37 anos estava magra e tive resposta boa!,e com AMH bom(3,78) esse resultado e compativel com (6 + 3) foliculos ou NAO!Achei pouco para esse resultado de AMH. Essa tal fibrose atrapalha a producao dos ovarios ou nao!,nao sei se conta,mas menstruei com 14 anos,minha mae e tias pararam de menstruar com 54 ou 56 anos,e minha uinca irma acabou de ser mae novamente aos 44 anos naturalmente,nao sei se conta isso!

  279. Luana Parreira disse:

    DESCULPE
    SEGUE RESULTADO EXAMES
    LH-9,5 terceiro dia ciclo
    FSH-5,7 terceiro dia ciclo
    ESTRADIOL-28,00 terceiro dia ciclo
    PROLACTINA-12,20 terceiro dia ciclo
    PROGESTERONA -340,00 inicio preparo endometrio
    ESTRADIOL-167,00 inicio preparo endometrio
    ESTRADIOL-228,00 antes da transferencia
    PROGESTERONA-7900,00 antes da transferencia

  280. Luana Parreira disse:

    Quanto ao meu utero ter sido a vida inteira Anti Verso,e depois da cesaria ele ficar Retro Vertido,isso e NORMAL,preciso pesquisar isso ou NAO!

  281. fabioeugenio disse:

    Oi Luana,

    A posição do útero é indiferente, não influi na chance. Fibrose sim, pode diminuir reserva ovariana.

    Mesmo assim você tem chance com a reserva atual. Perda intensiva de peso por 3 meses antes da FIV é uma ótima ideia !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  282. Beatriz disse:

    Boa noite, Dr. Fábio.

    Tenho 31 anos e na época em que eu gostaria de engravidar, descobri que tinha câncer de tireóide. Há 3 anos, exatamente, realizei tireoidectomia e radioiodoterapia. Nunca tentei engravidar. Acreditava que a hora seria esta! Mas uma médica desconfiou que eu tenho falência ovariana precoce, possivelmente devido ao tratamento, e solicitou o anti-mulleriano, cujo resultado ela considerou bastante baixo (1,29ng/mL). Na USG do quinto dia do ciclo menstrual, 4 folículos antrais no ovário direito e 5 no esquerdo. Ela considerou que se eu quiser, devo fazer tratamento para engravidar. Gostaria de saber se já posso optar por FIV ou se o senhor acha que no meu caso, ainda poderia, com segurança, tentar engravidar naturalmente por um tempo, para depois começar o tratamento. Esse processo para eu me tornar completamente infértil seria rápido? Ainda posso tentar? Devo me tratar logo, porque há riscos de rapidamente a minha reserva ovariana se acabar? Também gostaria de saber uma estimativa dos custos até a finalização de uma fertilização in vitro, mas talvez não seja o local ideal para se conversar sobre isso. Sou do interior da Bahia e além dos custos elevados, o acesso ao tratamento não é fácil, pois há uma única clínica de fertilidade em minha localidade. Agradeço muitíssimo a oportunidade dirimir essas dúvidas, especialmente porque me sinto um tanto perdida, sem saber a quem recorrer.

  283. Nina disse:

    Boa noite!
    Tenho 35 anos, tento engravidar há quase dois anos , sem sucesso. Tive um abortamento espontâneo em 2014, bem no inicio e desde então nunca mais. Tenho SOP mas meu último exame deu normal. Marido com exames ok. Ele já tem um filho. Já usei Clomid e por três ciclos nem ovulei.
    Já fiz histerossalpingografia e o resultado foi normal, meu útero que Eh virado.
    O que pode ser essa minha dificuldade? Todo mês quando fico menstruada me entristeço.
    Obrigada

  284. fabioeugenio disse:

    Oi Beatriz,

    Os exames revelam reserva ovariana boa !! Pode tentar engravidar naturalmente por 6 meses a 1 ano, se os outros exames de fertilidade estão normais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  285. fabioeugenio disse:

    Oi Nina,

    Se a indução de ovulação não está funcionando, as melhores opções são a inseminação e a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  286. Poliana Amaro disse:

    Boa noite! Dr Fábio
    Eu menstruei sem remédios apenas um vez na minha vida com 13 anos e depois dos 18 comecei a tomar remédios para induzir a menstruação, Já fiz exame de tudo que o Senhor pensar mais meus exames não dão nada, Já tentei duas inseminação que foram interrompidas porque os folículos não cresceram. Estou pensando em voltar a fazer o tratamento de inseminação será que tenho chances eu tenho 28 ano tento engravidar a 5 anos nunca tomei nada. E só consigo menstruar tomando remédios.

  287. yara disse:

    ola Dr. tenho 34 anos fiz laqueadura a 13 anos,tem como eu fazer fiv sem tomar medicaçao?,pois nao tenho problema algum,e a medicaçao o custo e maior!

  288. fabioeugenio disse:

    Oi Poliana,

    Tem que avaliar se você tem falência ovariana prematura.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  289. fabioeugenio disse:

    Oi Yara,

    Na FIV sem estimulação ovariana as chances de sucesso são muito baixas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  290. Aline disse:

    Olá Dr. Tenho 29 anos e à alguns anos tento engravidar. Fiz a Histerosalpingografia e o resultado foi negativo com as duas tubas uterinas obstruídas e meu esposo fez espermograma e foi verificado que ele produz um pouco menos de esperma do que deveria. Tenho chance de engravitar através de tratamentos?

  291. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    Tem ótimas chances sim pela fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  292. Adriana disse:

    Dr. Fábio fiz minha primeira tentativa (fiv) tenho 39 anos só tenho um ovário fiz a ultra que acusou que tinha apenas 4 folículos fiz uso de elonva e 7 dias de fostimon e lupron ao realizar novamente a ultra meus folículos estavam um com 15 o segundo com 10 o terceiro com 9 e quarto com 8 e automaticamente sai do programa do sus de fertilização pois a medica que mim acompanhou disse que meu não tinha como fazer minha fertilização pois meu ovario não tinha evoluido com a medicação e que ele era de dificil acesso pois ele estar localizado proximo ao meu umbico por trás do intestino, fiquei muito triste mais não tem nenhuma chase pra mim mesmo dr? Gostaria de saber sua opinião. Fiz esse mes diadia 17/10 ao dia 23/10

  293. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Difícil responder sem estar te acompanhando.

    Mas acredito que pode ser tentado esquema diferente de estimulação ovariana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  294. Adriana disse:

    Como faço pra fazer uma consulta? Moro em Mossoró quero muito tentar novamente mais é um tratamento muito caro. Como faço Dr.? Mim ajude porfavor…

  295. Maria Helena disse:

    Oi doutor Fabio,
    Sempre tive ciclos normais, até que parei de tomar o ac para tentar engravidar e não menstruei mais, desde fevereiro que não menstruo sem ac. Fui diagnosticada com ovários policísticos. Acabei tomando ac para fazer a histeroscopia, fui diagnosticada com estenose no colo do útero, fiz a cirurgia para dilatar, havia apenas muito muco mas nada mais. Fiz a histero (trompas) e está tudo mto ótimo tbm!
    Tomei ac para menstruar e no 10º dia do ciclo comecei a tomar letrozol por 5 dias, fiz a ultra mas nada de crescer nada. Ai já no 16º dia do período do ciclo comecei com indutor injetável (pergoveris), fiz a ultra e não houve resposta. To mto mto mto triste! Me foram passados agora exames (muller, ressonância da pelve, x frágil, cariótipo banda g que já fiz e não tem alteração, deu normal. O que o senhor acha?

  296. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Atendemos muitos casais de Mossoró aqui na clínica. Me contacte no drfabioeugenio@gmail.com

    Ou fpne (85) 3047.8080

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  297. fabioeugenio disse:

    Oi Maria Helena,

    Acho que com esquemas diferentes pode-se conseguir induzir sua ovulação com sucesso, e obter gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  298. Paula disse:

    Boa noite Dr
    Tenho 33 anos, e tive duas gravidezes tubarias, e retirei as duas trompas.
    estava preparada para fazer uma FIV no programa de doação de óvulos devido à redução de custos.
    Meus exames são ótimos, mas não fiz o HAM.
    Ocorre que no 7º dia do ciclo fiz minha primeira US, e tinham 2 foliculos em um ovário e 3 em outro.
    A médica me disse que tenho baixa reserva ovaríana, e não poderia ser doadora.
    No 7º dia do ciclo ainda é seguro esse diagnóstico?
    Tem algo que possa reverter esse quadro?
    Não tenho como custear um tratamento desse porte sem ser doadora.
    Estou sem rumo.

  299. Fabiana disse:

    Olá , Dr. Fabio, gostaria de saber quanto tempo devo esperar entre uma indução ovariana e outra?
    Tenho 41 anos, estou em tratamento FIV e consegui produzir um embrião normal, meu anti mulleriano foi de 0,13%, mas mesmo assim respondi bem ao tratamento com menopur, orgalutran e ovidrel. Tive 4 folículos, sendo 3 óvulos que fertilizaram, dois chegaram a blastocisto, e 1 com cromossomos normais.
    Eu e meu esposo ficamos super chateados, mas como congelamos o embrião para implantar no fim de janeiro de 2017, ja que o tratamento com os hormónios ocorreram em dezembro.
    Então pensamos em fazer uma nova indução, será que um mês de descanso no organismo é o suficiente?

    Obrigada, e parabéns pelo site, sempre leio e tiro muitas dúvidas.

    Fabiana

  300. fabioeugenio disse:

    Oi Paula,

    A avaliação de reserva ovariana geralmente é feita antes de iniciado o tratamento.

    Pode haver resposta diferente com outra estimulação, mas é muito difícil conseguir aumentar significativamente a quantidade de folículos recrutados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  301. fabioeugenio disse:

    Oi Fabiana,

    É suficiente sim. Em seguida pode fazer nova estimulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  302. Sarah disse:

    Dr. Tenho 34 anos e estou há 1 ano e 5 meses tentando engravidar!
    Fiz os exames e estou com 4 folículos no ovário direito e 1 no esquerdo.
    Meu FSH : 11,5 Estradiol: 41,3 Prolactia: 7,2 CA: 17,1

    O que deve estar interferindo? Qual o melhor caminho?

    Obrigada!

  303. Sarah disse:

    Dr. Tenho 34 anos e estou há 1 ano e 5 meses tentando engravidar!
    Fiz os exames e estou com 4 folículos no ovário direito e 1 no esquerdo.
    Meu FSH : 11,5 Estradiol: 41,3 Prolactia: 7,2 CA: 17,1

    O que deve estar interferindo? Qual o melhor caminho?
    Tenho Chances de engravidar?

  304. Fernanda disse:

    Olá Dr. Fábio.
    Estou 31 e meu marido 51 ele fez a tesa e tem raros eptz
    Fiz us e estou com 19 folículos de até 7mm. O sr acha que eu conseguiria um número bom de óvulos para fazer a ovodoação?
    Estamos com um pouco de receio de dividir os óvulos e depois não termos epzt suficientes pra nós .
    Ele fez vasectomia há 20 anos.

  305. fabioeugenio disse:

    Oi Sarah,

    Sua reserva ovariana está baixa, mas tem que analisar também os outros fatores de fertilidade, como suas trompas, e o sêmen do parceiro.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  306. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    É um número excelente de folículos, suficientes para você e para doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  307. milene disse:

    Boa Tarde…
    Tenho 35 anos e tive uma gravidez ectopica e por conta disso eu perdi uma trompa e um ovario, tenho uma trompa que esta obstruida e um ovario, tentei a minha primeira FIV há 15 dias, tive somente 3 foliculos e no final nenhum bom o bastante para a transferencia. Qual sua opniao sobre isso, quais as minhas chances em um novo tratamento, ou melhor, qual o melhor tratamento pra eu fazer nesse caso?
    Tenho alguma chance de engravidar?

  308. fabioeugenio disse:

    Oi Milene,

    A opção é tentar outro esquema de estimulação ovariana, com objetivo de conseguir melhores óvulos e embriões.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  309. Nina disse:

    Olá dr. Fábio, acompanho sempre seu blog, para mim é o melhor! Tenho 41 fiz duas iiu, na primeira tive dois folículos maduros, na segunda um. Depois dessa tentativa tomei DHeA por 3 meses. Neste mês usei final 225 e menopur 75. Estava com 4 folículos, no sexto dia a ultra indicou q 1 folículo atingiu 16, 2 foliculos de 6. Usei cetrotide continuando com final e menopur, dois dias e o folículo de 16 chegou a 19 os de 6 passaram p 10 é um não reagiu. A médica passou ovidrel 250 para liberar e disse que posso tanto fazer a inseminação ou tentar a fiv pq acha que não vou ter boa resposta com óvulos maduros. Gostaria de saber qual o tamanho deve ter o folículo p ser aspirado. E se compensa arriscar a fiv. Já q ela diz que sempre terei esse tipo de resposta.

  310. fabioeugenio disse:

    Oi Nina,

    Em geral a partir de 16 a 17 mm o folículo já pode ser aspirado.

    Com apenas 1 maduro é mais custo-efetivo fazer a inseminação.

    E mudando a medicação pode-se conseguir melhor estímulo ovariano.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  311. rafaela juliette disse:

    gostaria de saber se com 0,51 no reservatório posso ser doadora e fazer fiv.
    grata

  312. fabioeugenio disse:

    Oi Rafaela,

    Se este for o valor do AMH então pode significar reserva baixa, e neste caso é difícil ser doadora.

    Mas pode fazer FIV sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  313. ana disse:

    Olá.
    Fiz a eco durante a menstruação, que mostrou apenas 1 ovocito, e comecei a indução. Tenho 43 anos e duas filhas. Será que com a indução minhas chances podem aumentar consideravelmente ou são muito remotas?
    Obrigada

  314. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    A indução não faz aumentar o número de folículos; apenas estimula o crescimento dos já existentes.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  315. Ana disse:

    Muito obrigada pelo seu retorno

Deixe uma resposta

Mensagem