O repouso realizado após a transferência embrionária não altera a chance de gravidez nos ciclos de fertilização in-vitro (FIV), e pode até reduzir as chances de sucesso. (??) Esta foi a conclusão de um recente estudo científico publicado na revista Fertility Sterility, da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM).

Sempre houve muitas dúvidas dos casais que se submetem à FIV em relação ao repouso pós-transferência embrionária. Há um senso comum de que quanto mais prolongado o repouso melhor. Por isso, algumas mulheres chegam a ficar em repouso absoluto (deitadas) desde o momento da transferência até o dia do exame de gravidez.

Devemos ressaltar que esta conduta acima, apesar de muito utilizada, e inclusive indicada por profissionais da medicina reprodutiva, não encontra nenhum respaldo nas evidências científicas atuais. É o que confirmamos nesse post, publicado recentemente.

Porém, o interessante deste novo estudo, é que além de confirmar que o repouso não aumenta as chances de gravidez, traz evidências de que esta prática pode até ser deletéria aos resultados! Vamos então analisar os dados.

O ESTUDO

Este trabalho foi realizado na Espanha, no Instituto Valenciano de Infertilidade e na Universidade de Valência, pelo grupo do Dr. José Remohi. É uma equipe extremamente conceituada no mundo da medicina reprodutiva, com excelentes trabalhos clínicos e de pesquisa publicados.

Foi um estudo prospectivo e randomizado, envolvendo 240 pacientes que receberam transferência embrionária. Todas as pacientes realizaram FIV com doação ovular, e seus embriões foram transferidos em um ciclo com preparo endometrial. As transferências foram sempre realizadas por um mesmo médico da equipe. Desta maneira, vários fatores que poderiam influir nos resultados foram controlados.

As pacientes foram divididas em dois grupos de 120 mulheres. No grupo de controle, as pacientes foram orientadas a permanecer 10 minutos deitadas após a transferência embrionária, e após este período eram liberadas da clínica.

No outro grupo, as pacientes foram orientadas a levantar imediatamente após a transferência e retomar sua rotina normal.

RESULTADOS

A taxa de gravidez (beta-hcg positivo) foi maior nas pacientes sem repouso pós-transferência embrionária comparado àquelas que repousaram, 75% versus 69% respectivamente, e a taxa total de aborto menor, 18% versus 27% respectivamente, mas estes achados não alcançaram significância estatística.

Porém, dois achados foram importantes estatisticamente: o risco de aborto clínico (depois de detectado embrião) foi menor no grupo sem repouso após a transferência, 11% versus 24% respectivamente, e, mais importante ainda, a taxa de nascidos vivos (“bebê em casa”) foi maior no grupo sem repouso, 57% versus 42%.

CONCLUSÕES

Os autores concluem que o repouso após a transferência embrionária não tem efeito benéfico e podem até ter efeito deletério sobre as chances de gravidez.

DISCUSSÃO

Vários outros estudos científicos já foram realizados sobre este assunto. E analisando em conjunto, a grande maioria destes estudos confirma que o repouso pós-transferência em nada beneficia as chances de gravidez.

A ideia de que permanecendo deitada a paciente facilita a fixação do embrião no útero não encontra respaldo científico. Inclusive, a posição anatômica mais comum do útero é a anteversoflexão (“flexionado” para cima e para frente). Neste caso, a cavidade uterina fica em posição vertical quando a paciente está deitada, e em posição horizontal se a paciente está em pé. Portanto, seguindo à risca este raciocínio, seria realmente melhor ficar em pé logo após a transferência.

Outros dados também podem explicar os melhores resultados em pacientes que não fizeram repouso e retomaram vida normal. A subfertilidade é uma situação que traz extremo estresse psicológico ao casal, e a FIV é um tratamento que pela sua característica pode acentuar ainda mais este estresse. Além disso, o período de espera pós-transferência até a realização do exame de gravidez (beta-hcg) é, particularmente, um período de muita ansiedade. Um repouso muito exagerado e rígido pode acentuar mais ainda este quadro. Este estresse acentuado em alguns estudos tem sido correlacionado à diminuição das chances de gravidez.

Acredita-se que as pacientes que imediatamente retornam à sua rotina normal lidam melhor com estas sobrecargas psicológicas. O trabalho, o estudo, as atividades cotidianas, ajudam a “esquecer” um pouco a ansiedade do período. Desta maneira, a liberação imediata das pacientes pós-transferência ajudaria a deixá-las mais tranquilas, e até aumentar as chances de gravidez.

Certamente são necessários mais estudos para comprovar definitivamente os achados clínicos aqui descritos. Entretanto, a lição imediata que podemos absorver para nossa prática clínica é que se torna absolutamente desnecessário preocupar o casal, e particularmente a mulher, em relação ao repouso pós-transferência. Basta orientar que é indiferente em relação à chance de gravidez, e a decisão de ficar um pouco mais “quieta” nos dias seguintes deve ser uma decisão individual de cada mulher.

Esperamos que tenham gostado do conteúdo! Até nosso próximo post e não deixem de nos acompanhar via Facebook, Twitter e assinar nosso canal no Youtube.

426 Comentários para “Atualização sobre o repouso após a transferência embrionária”

  1. Denize Nascimento disse:

    Fiz FIV, estou cheia de duvidas o medico pede para esperar o resultado Beta Bcg.Se a menstruação nao vier; ja e um bom indicio que possa ter dado certo?Sentia dores no baixo ventre, melhoraram e nao sinto mais nada e normal?Quanto a esforço posso passar pano no chao, pegar pequenos baldes de agua,moro lugar de morro ando a pe posso subir, a unica coisa que tenho certeza e que minha moto esta guardada na garagem, se a gravidez confirmar, nao posso andar.OBS.; Tenho 48 anos.Obrigada. Denize

  2. marcia joaquim disse:

    Oi! A minha questao e o seguinte dando certo FIV, quais os cuidados q devo ter, sera que posso cozinhar e conduzir? Essas sao as minhas maiores duvidas. Obrigado e tudo

  3. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Pode ter vida normal, com os cuidados normais de gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  4. Marisa disse:

    Bom dia dr. Vou fazer tec na próxima semana e não tenho quem me possa acompanhar. Posso conduzir logo após a transferencia?obrigada

  5. fabioeugenio disse:

    Oi Marisa,

    Não há nenhuma evidência científica de que dirigir após a transferência possa diminuir as chances de sucesso.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  6. tata disse:

    Dr tinha embrioes congelados a mais de 2 anos, eram de 3 dias e hj descongelamos levamos a blasto e transferi um deles.
    SEGUNDO o DR, tem td para dar certo devido a tanto tempo congelado, aguentou o descongelamento e virou blasto.

    mas ele é muito sério e de poucas palavras..

    DR quais as chances de estar gravida??

  7. fabioeugenio disse:

    Oi Tata,

    Se é um blastocisto de boa qualidade, as chances são ótimas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  8. jand disse:

    Bom dia. Estou na minha 3a.ICSI, tenho 37 anos. Quero saber quais as chances de engravidar na 3a.tentativa? Quantas vezes posso fazer o procedimento? Obrigada. Jand

  9. fabioeugenio disse:

    Oi Jand,

    As chances são as mesmas da 1a e 2a tentativa, em torno de 50 a 60% em sua faixa de idade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  10. Erika disse:

    Fiz uma transferência no dia 16 de Abril! Meu 1 beta deu 351, após 12 dias. Hj deu 12439,4! Há possibilidade de ser mais de um bb, mesmo tendo transferido 1 embrião?

  11. fabioeugenio disse:

    Oi Erika,

    Há possibilidade, mas é muito raro que ocorra.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  12. Valquiria disse:

    Boa Tarde Dr Fabio

    Fiz minha transferência no sábado 31.05.14 as 11:00 da manha de dois embriões que estavam congelados a 3 meses , segundo a medica meus embriões era de classificação ( A ) dignos de livro rss , moro em uma cidade a cerca 220 km de distancia de onde fiz a transferência,estou no hotel em repouso, hoje e domingo 17 hs da tarde sera q posso voltar para minha cidade ou corro o risco de não dar certo a transferência devido a trepidação da estrada

  13. fabioeugenio disse:

    Oi Valquíria,

    Pode viajar tranquila que não vai interferir na chance de sucesso.

    Boa sorte!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  14. Duda disse:

    Olá Dr.Quais as chances de dar certo o tratamento transferindo os embriões no 2 dia com qualidade morfológica 4?
    Abraços.Duda

  15. fabioeugenio disse:

    Oi Duda,

    Depende do que esta classificação 4 significa no laboratório onde você fez o tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  16. Juliana disse:

    Dr. tenho endometriose, 37 anos, 2 videolaparoscopias, fiz a FIV no D3 com 2 embriões (só consegui 2 óvulos). Hj fazem 4 dias da transferência, sei que devo esperar o beta para confirmar ou não a gravidez. Mas gostaria de saber se era para eu estar sentindo algum ”sintoma” de gravidez, caso eu esteja grávida. E quais?

    Desde já agradeço.

  17. Rebeca disse:

    Dr. Fábio! Tenho 31 anos, fiz a retirada das trompas pq tinha hidrossalpinge bilateral. Realizei a transferência dos meus embriões na segunda-feira e aguardo ansiosa pelo dia 05/07 onde receberei meu Beta! Se Deus quiser!! Gostaria de saber do senhor, quais são as minhas chances! Eu tive 10 óvulos fecundados, sendo 9 tipo A e 1 B. Confio no seu trabalho e gostaria da sua opinião para ficar mais tranquila!!

  18. rosane disse:

    oi dr. foram colocados 3 embrioes tenho utero didelfo ,,hoje faz 8 dias eu tava de repouso absoluto mas depois de le esses comentarios eorientacoes,,,vo leva uma vida normal,,,

  19. Cidinha disse:

    Olá doutor,
    Fiz minha transferência na última segunda-feira, hoje 3 dias, foram 2 embriões descongelados em blastocisto, precisava fazer uma viagem para o Mato Grosso do Sul, no próximo sábado e ficar por 5 dias, corro o risco de o embrião não fixar? Ou ele se desprender com a trepidação da Viagem?
    Abraço, grata
    Cida

  20. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    Não existe nenhum sintoma específico deste período.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  21. val disse:

    oi doutor fiz minha transferencia com um embrião de boa qualidade mas com doze dias fiz o exame beta deu negativo sera que tenho possibilidade ainda de dar um positivo…

  22. fabioeugenio disse:

    Oi Rebeca,

    Suas chances de gravidez são excelentes !! Boa sorte.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  23. fabioeugenio disse:

    Oi Rosane,

    O correto é realmente seguir o que a evidência científica conclui: repouso exagerado não aumenta a chance de gravidez!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  24. fabioeugenio disse:

    Oi Cidinha,

    Não há nenhuma proibição de viajar após a transferência embrionária, mas converse com seu médico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  25. fabioeugenio disse:

    Oi Val,

    É pouco provável, mas sempre deve-se repetir o exame com 48 horas para confirmação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  26. Jucimar disse:

    Olá Dr.
    Gostaria de saber se existe alimentos que ajudam na FIV? Se existem quais são…

    Obrigada desde já pela atenção.

    Att,

    Jucimar Souza

  27. Fernanda disse:

    Olá Dr.Fiz uma cirurgia ha 1 mes de laparoscopia,pois tive hemorragia interna apos punção de ovulos que me causou uma terrivel dor e tive que ser interna e passar por essa crurgia. Bom por esse motivo não pude fazer a transferencia em seguida e tive que congelar,fiz a transferencia agora dia 08 de julho,estou com dor de cabeça e nesta madrugada eu não consegia me virar de lado que sentia umas pontadinhas do direito. Será que terei o meu tão sonhado positivo???

  28. fabioeugenio disse:

    Oi Jucimar,

    Nenhum específico. Apenas procure ter uma dieta saudável, com poucas calorias e gorduras saturadas, e muitas frutas e vegetais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  29. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Os sintomas neste período são inespecíficos!

    Boa sorte no exame!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  30. SILVIA disse:

    OI Dr Fábio , fiz a FIV ontem e coloquei 2 embriões tipo A. Tenho 37anos. Foram congelados três embriões. Estou usando utrogestan ( 2 óvulos de manhã e à noite, via vaginal).
    Estou sentindo cólicas leves, isso pode acontecer?

  31. fabioeugenio disse:

    Oi Sílvia,

    Podem sim ocorrer cólicas neste período.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  32. Tatiana disse:

    Adorei o artigo!! Tenho Sop , tive 9 óvulos, só 5 fertilizaram e implantei 3 Blastos , 1 sem classificação , 1 4AB e 1 4CC de 6 dia. Sei que tirando o 4AB os outros são fracos, não são ? As minhas chances são baixas?
    Obrigada!

  33. angelica oliveira disse:

    Ola, Dr. dia 14/07 fiz a tranferencia de 2 embrioes, e amanha faço o exame de sangue para saber o resultado, so que durante esses dias todos eu não senti nada, apenas uma leve colica
    Quero saber se é normal?
    Eu tenho 22 anos, a probabilidade são boas?
    OBS: Eu e meu esposo estamos ok, no exames fizemos exames de probabilidade de todos os tipos de doenças e não deu nada…
    O que o Senhor acha?
    Estou um pouco anciosa

  34. fabioeugenio disse:

    Oi Tatiana,

    As chances são boas, mesmo apenas com um blastocisto de qualidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  35. fabioeugenio disse:

    Oi Angélica,

    Suas chances são excelentes, e estas cólicas são normais. Boa sorte!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  36. Matos disse:

    Olá Dr. Fábio fiz uma transferencia 22/7/2104 ,tenho 32 anos foram transferidos 2 embrioes tipo A , sinto umas colicas gases e normal? E quais são as minhas chances ??

  37. Mary Shyjada disse:

    Oi Doutor
    Fiz uma fiv mo dia 16/07, na verdade só fiz repouso 02 dias, depois trabalhei normalmente, trabalho em casa com cartonagem e doces, não fiz repouso, escondido do meu marido rsrsrsrs, fiquei o dia todo em pé, riscando e cortando muitas cxs, no sétimo dia tive uma pequeno sangramento, me assustei e fiquei me sentindo um pouco culpada, hoje 28/07, fiz o Beta, mas não me aguentei e fiz um de farmacia e deu positivo, só me resta esperar o Beta, estou anciosa, pelo que parece, muito repouso não influi mesmo no resultado, os comentarios desta pagina me ajudaram bastante, obrigada.

  38. ANA disse:

    Boa tarde Dr.
    fiz uma FIV recente onde o resultado do beta no dia 21/07 deu 2.438, mais mesmo antes de fazer o beta comecei sangra e no dia 26 /07 tive um sangramento forte com postas de sangue, ou seja a gravidez não se concretizou. Você acha que com quanto tempo devo tentar novamente e o que fazer pra segurar a gravidez até o final?

  39. fabioeugenio disse:

    Oi Matos,

    São sintomas normais, e as chances são excelentes!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  40. fabioeugenio disse:

    Oi Mary,

    Parabéns pelo seu positivo!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  41. fabioeugenio disse:

    Olá Ana,

    Após 1 ciclo você pode tentar novamente. E somente com avaliação clínica e exames pode-se definir a melhor conduta.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  42. RENATINHA disse:

    DR.FABIO

    FIZ UMA TRANSFERÊNCIA DE EMBRIÕES CONGELADOS NO DIA 30 DE JULHO, MEU MEDICO REQUISITOU O BETA PARA O DIA 10 DE AGOSTO, AO FAZER O EXAME O MESMO DEU INDETERMINADO, COM VALOR DE REFERENCIA 8,00 E LA NO LABORATÓRIO PEDIRAM PARA REPETIR O EXAME DEPOIS DE 3 DIAS, DOUTOR FABIO ISSO É NORMAL, VC PODE ME ESCLARECER O QUE SIGNIFICA, FIQUEI MUITO PREOCUPADA.

  43. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    É porque deu um valor positivo baixo, e é preciso confirmar a subida com 48 a 72 h.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  44. RENATINHA disse:

    Dr Fabio

    Mas mesmo dando esse valor e possível progredir? A FIV DEU CERTO?

  45. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Somente se a subida do valor do beta for adequada é que configura gravidez em evolução.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  46. Amanda disse:

    Dr. Fábio, fiz a transferência dia 06/08/2014. Está marcado para fazer o BETA dia 16/08/14, mas hoje dia 14/08/14 acordei com cólicas menstruais. Em seguida saiu uma borrinha, isso pela manhã. Agora a tarde estou tendo sangramento. Um sangue fraquinho. Parece o primeiro dia de menstruação.

    Dr. Isso quer dizer que não consegui?

    Grata.

  47. fabioeugenio disse:

    Oi Amanda,

    Algumas vezes pode ocorrer pequeno sangramento neste período. Somente o beta-hcg pode confirmar se houve ou não implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  48. Amanda disse:

    Obrigada pela resposta Dr. Fábio.

    Se possível, me tire mais uma dúvida. Desde de ontem a noite está saindo um sangue escuro e coagulado. Foram transferidos 2 embriões, existe alguma possibilidade desse sangramento seja referente a perda de um dos embriões? Estou tentando me agarrar a qualquer possibilidade de sucesso.

    Grata.

  49. Amanda disse:

    Dr. Fábio

    Fiz meu Beta ontem e deu positivo 97. Mas infelizmente continuo com o sangramento marrom clarinho. Será que ainda tenho chances de está grávida de dois?

    Essa borra tem o mesmo odor da borra da menstruação. Me deixa nervosinha.

    Grata,

    Amanda

  50. fabioeugenio disse:

    Oi Amanda,

    Não há como definir se este sangramento é referente a alguma perda, mas requer cuidados e repouso. Somente o beta-hcg pode definir.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  51. Vanessa disse:

    Boa tarde Dr. Fábio, tenho 29 e meu marido 35, eu tenho SOP e ele inversão pericentrica do cromossomo 9. Fiz a transferência dia 22/8 e estou aguardando o dia do beta. Por motivos financeiros não fizemos a biopsia dos embriões. Gostaria de saber se isso reduz nossas chances, se sim qual a porcentagem? Outra duvida, após qtos dias da transferência ocorre a nidação? Obrigada.

  52. antonia disse:

    Dr Fabio, fiz uma TEC em 22/08, 2 embrioes A, um com 8 e um com 6 células. Meu beta esta programado para o dia 02/09, mas estou muito ansiosa. Gostaria de saber de 0 a 100% quais sao minhas chances, em media, de conseguir um positivo?? eu SOP e ele baixa motilidade. tenho 26 anos.

  53. Eliane Araujo disse:

    Bom dia dr. Fábio Eugênio, tenho 42 anos e fiz indução em agosto, tive dois embriões de classificação A no d3 que foram congelados e estou pensando em fazer a tec no próximo mes. dr. existe a possibilidade de meus embriões mudarem de classificação ao serem descongelados?
    Um grande abraço dr. e acho incrível a sua dedicação ao responder a tantas perguntas. Eliane Araújo

  54. fabioeugenio disse:

    Oi Amanda,

    Parabéns pela gravidez, Somente pode-se definir se é gravidez gemelar no primeiro ultrassom.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  55. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    A nidação ocorre cerca de 5 a 7 dias após transferência, e esta alteração do seu marido pode levar a falha de implantação ou aborto precoce.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  56. fabioeugenio disse:

    Oi Antônia,

    Na sua idade as chances são de 60 a 70%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  57. fabioeugenio disse:

    Oi Eliane,

    Pode haver perda de qualidade no descongelamento, mas hoje em dia quase sempre a qualidade é mantida pela vitrificação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  58. antonia disse:

    Oi Dr Fabio,

    Infelizmente meu positivo nao veio. Já que minhas chances eram de 60 a 70%, quais as prováveis causas de nao ter dado certo? O que devo fazer para ter sucesso na proxima tec? Obrigada!

  59. Lua disse:

    Existem algum valor quantitativo do beta que pode indicar se é gravidez gemelar ?

  60. Joana disse:

    Doutor, bom dia! Tudo bem?

    Gostaria de tirar uma duvida….Fiz a primeira tentativa de FIV e não deu certo, o primeiro beta deu 28, depois 29 e depois foi caindo, nessa segunda vez antes da TEC fizemos 4 vacinas LP e tambem 2 doses de imunoglobulina, o que o Sr acha, aumenta consideravelmente minhas chances? Tenho 31 anos.

    Obrigada.

  61. fabioeugenio disse:

    Oi Antônia,

    Apenas com acompanhamento clínico e realização de exames podemos tentar definir a causa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  62. fabioeugenio disse:

    Oi Lua,

    Não há um valor específico, mas um beta inicial muito alto (como o seu), pode indicar gemelaridade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  63. fabioeugenio disse:

    Oi Joana,

    Não há evidência de que estas medicações aumentem a chance de implantação.

    São mais utilizadas para aborto de repetição.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  64. Ana Kariny Walker disse:

    Oi doutor!
    Tenho 35 anos, saudável e o problema e que meu esposo tem poucos espermatozóide.
    Eu estou na minha quarta tentativa com icsi, hoje foi o dia da minha transferencia e fiquei um pouco insegura pois um dos dois embriões que transferir ficou no cateter e só depois de alguns segundos foi reposicionado.
    Outra coisa que me faz triste e por que nunca consigo muitos ovos, desta vez tinha 5 mas após a punção só ficaram dois e que foram transferidos no segundo dia.
    Fiz os arranhãozinhos no útero, usei o embriongen e queria tanto que tivesse mais ovinhos p esperar o quinto dia.
    O que é que o senhor acha, quais são minhas reais chances.

  65. Ana Kariny Walker disse:

    A minha medicação foi Gonal F, Cetrotid 0,25, brevactide e agora ultrogeste junto com ass.
    Injeto também fragmin diariamento des de comecei com a estimulação hormonal.

  66. fabioeugenio disse:

    Olá Kariny,

    Mesmo com apenas 2 embriões, as chances são boas se foram embriões de qualidade.

    Fico na torcida por seu positivo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  67. antonia disse:

    Quais são esses exames que detectam as possíveis causas de uma não implantação Dr. Fábio?

  68. fabioeugenio disse:

    Oi Antônia,

    São vários exames, que dependem do quadro clínico de cada paciente, e somente podem ser definidos em consulta médica.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  69. Joana disse:

    Doutor, Bom dia.
    Fiz meu beta no D12, e o resultado foi 926, esse é um valor bom?
    Minha medica disse que foi um valor alto e pode significar mais de um, mas esse valor alto, também pode significar que esta tudo correndo bem com os bebes?
    A medica nem pediu repetição, pois disse que o valor estava ótimo, é assim mesmo?

    Obrigada.

  70. luciana disse:

    Ola dr.tenho 37 anos fiz a transferência de embrião hj,só tive dois óvulos e só conseguiram um embrião o outro não desenvolveu.vou fazer as analises pra saber se estou gravida dia 6.9. Quais as minhas chances de gravidez? Obrigada

  71. Sofia disse:

    Boa tarde Dr Fábio,

    Fiz tratamento por FIV este mês de Setembro, punção dia 13 Set e transferência de 1 blastocisto de muito boa qualidade no dia 18 Set (2 foram criogenados). O médico apenas transferiu 1 embrião pelo risco de síndrome de hiperestimulação ovárica (estive muito mal há 3 anos atrás qd engravidei do meu 1º filho e segundo o médico teria um valor de estradiol muito alto para arriscar transferir 2 embriões).
    O meu beta está marcado para dia 30 Set. Ontem, dia 25 Set, apareceu um corrimento rosado, muito leve. Hoje passou a perdas de sangue vermelho vivo, apesar de não ser abundante como uma menstruação normal deixa o pensinho diário manchado, o que me está a assustar imenso. Telefonei ao médico e a única coisa q me disse foi para continuar a medicação (estou a tomar progeffik de 8 em 8h) e para fazer o beta no dia 30 Set na mesma.
    Podia me esclarecer o que isto pode significar? É possível ter período menstrual antes do beta?? Pode significar ausência de nidação? Devo repousar?
    Desculpe a avalanche de perguntas mas estou muito preocupada, é o 3º tratamento este ano e estou a ficar de rastos com tudo isto…
    Obrigada pela atenção,
    Sofia

  72. fabioeugenio disse:

    Oi Joana,

    Realmente o valor está excelente, e nem precisa repetir. Basta aguardar o primeiro ultrassom.

    Parabéns!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  73. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    Em caso de embrião de boa qualidade, a chance de implantação é em torno de 25% a 30%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  74. Melissa disse:

    Dr. Fabio, boa noite.

    Fiz TEC de blastos de 5 dias no dia 10/09, no D12 tive meu positivo, no valor de 900, a medica marcou o US para 11/10, tem como saber a idade gestacional antes da US? O calculo é feito pela ultima menstruação tbm na FIV? A data da ultima menstruação é 24/08.

    Obrigada.

  75. maria santos disse:

    Dr. Fábio
    Tenho 50 anos, fiz a transferência no dia 29/09, dois embriões congelados de 3d, pela segunda vez a primeira foi em agosto do ano passado tive um aborto retido de 10 semanas, quais as chances que tenho de estar grávida, tomei uma chicara de cha mate na quarta e hoje será que isso pode prejudicar a implantação.

  76. Simone disse:

    Ola Doutor

    Faço exercicios físicos regular diariamente
    E treino corrida duas vezes semana; Devo parar
    Antes e apos implantacao?
    Grata.

    Simone

  77. Juli disse:

    Olá Dr. Eugenio!

    Tenho 42 anos. Fiz uma FIV em 2011 atraves do método mini-ivf. Consegui 3 ovulos. Um era muito pequeno, foi descartado. Um nao fertizou, e o outro fertilizou. Consegui um embriao classe A, foi congelado e depois de 3 meses fiz a transferencia. A anatomia do meu cervix é diferente do normal. Passar um cateter no meu cervix, me faz sentir muita dor. Descobri isso quando tentei uma inseminaçao artifical antes da FIV, senti muita dor e houve vestigio de sangue. Entao para minha transferencia do embriao, foi usado anestesia geral. O medico disse que meu utero estava muito bom, mas o embriao nao implantou. O senhor acha que a anestesia pode prejudicar o processo de implantaçao????? Tenho vontade de tentar outra FIV. Obrigada, pela sua atençao!

  78. fabioeugenio disse:

    Olá Sofia,

    Pequenos sangramentos neste período podem ocorrer pela implantação. O correto é manter a medicação e aguardar o exame.

    Boa sorte.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  79. fabioeugenio disse:

    Oi Melissa,

    Isto mesmo. O cálculo é feito pela última menstruação ou início da estimulação ovariana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  80. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    No caso de doação ovular as chances de sucesso são ótimas. E o chá mate não atrapalha!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  81. fabioeugenio disse:

    Oi Simone,

    Após a implantação, até o dia do exame beta-hcg, você deve evitar atividade física.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  82. fabioeugenio disse:

    Oi Juli,

    A anestesia não interfere na implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  83. MY ROSA disse:

    MEU BETA DEU 106,2 NO 8 DIA APOS TEC DE 2 BLASTOCISTOS, PODE SER GRAVIDEZ DE GÊMEOS

  84. MY ROSA disse:

    ESTOU NA DÚVIDA SE É POSITIVO OU NEGATIVO E SE TBEM PODE SER GRAVIDEZ GEMELAR 106,2 NO 8 DIA APOS TEC DE 2 BLASTOCISTOS?

  85. fabioeugenio disse:

    Olá,

    Se você não tomou Ovidrel na transferência (que poderia falsear o exame), então é gravidez sim!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  86. Jcarla disse:

    Olá Dr. Fábio, tudo bem ? vou fazer a transferência essa semana tenho 27 anos, acho que daqui pra sábado, só que moro a 410 km do recife tem algum problema de assim que fizer a transferência vir embora meu esposo dirigindo? tem trepidações na estrada? qual a posição certa de vir no banco passageiro sentada ou deitada no banco de traz? essa informação seria muito importante para mim.

  87. fabioeugenio disse:

    Oi Carla,

    Pode viajar como passageira sim, em qualquer posição (de preferência sentada e com cinto de segurança!), que não vai alterar o sucesso do tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  88. rafaela disse:

    Ola Dr. transferi hoje 2 embriões em blastocisto um 5AA E UM 4AA, tenho uma boa chance de engravidar? tenho 32anos.
    Posso levar vida normal, tipo andar 10 minutos para faculdade, ir na padaria ,essas coisas ou tenho de fazer repouso?

  89. fabioeugenio disse:

    Oi Rafaela,

    Suas chances são excelentes. E pode ter vida normal!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  90. Anna disse:

    Oi Dr. Fábio. Tb bem? Tenho 40 anos, fiz minha transferência hoje, gostaria de saber se um pouco de sol q tomei na barriga dentro do carro voltando para casa fez mal para a implantação? A região da barriga ficou um pouco aquecida. É que recebi um papel da clínica orientando q devo evitar situações q possam aumentar a temperatura corporal. Tb queria dizer q tomei um susto com o toque do telefone, meu coração disparou muito, pois na hora estava cochilando. Isso pode afetar tb o sucesso da implantação? É ruim tomar susto?

  91. Danieli Rossa disse:

    Olá Dr fez a fiv dia 7 foi
    Transferido 2 embriões
    meu beta no dia 17 deu 168
    Repetir outro ontem deu 2826
    Pode ser gêmeos.

  92. lecimar disse:

    Oi doutor fiz a transferência a 09 dia meu teste de farmácia deu negativo será q não estou grávida

  93. Silvana disse:

    Ola! Dr Fabio bom dia!
    Eu tenho 42 anos e o meu marido 31 anos
    Fiz transferencia de um embriao dia 24 de outubro e esta ja e a minha terceira tentativa gostaria de saber qual o dia que posso fazer o teste de farmacia porque aqui na Holanda so se faz o beta depois de confirmar com teste de farmacia um mes depois…..
    Obrigada!!!!

  94. Adriana disse:

    Tenho 50 anos, já engravidei 2 vezes mas perdi, uma com 6 meses e outra com 2 meses. Fiz uma inseminação na clinica Matrix, mas tbem não deu certo. Será que ainda tenho chance de engravidar?Ou é melhor eu desistir?
    Obrigada

  95. Teresa disse:

    Fiz minha 2FIV e fiz meu beta no d11 conforme recomendação médica. Resultado 0, 10, esse resultado pode evoluir até o d14?

  96. Teresa disse:

    Dr. Fábio,
    tenho 42 anos e fiz minha 1 FIV em fev/2014 a fresco com 3 dias. 1 embrião, deu negativo. Fiz minha 2FIV com blastos congelados de uma segunda estimulação dia 20/10/2014. FIZ O BETA dia 31/10, o resultado foi 0, 10. Pode evoluir até o dia 03/10 para um positivo?
    To aq muito esperançosa. Usanto utrogestan e prymogina, ainda na expectativa!
    abraço!

  97. Camila disse:

    Dr., fiz transferencia dia 01/11 de dois embriões em D3. Os dois tinham qualidade B com 8 células. Quais minhas chances de dar certo em %? Tenho 33 anos. Obrigada!!

  98. Joseph disse:

    Minha esposa fez uma fiv e 10 dias depois deu 242 de hcg… gravida…
    A 3 dias começou a sair uma borra… e hj 2 bolinhas escuras de sangue coagulado… a ultra é na sexta… será q me preparo para consola-la?

  99. fabioeugenio disse:

    Oi Anna,

    Nenhum dos acontecimentos altera a chance de implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  100. fabioeugenio disse:

    Oi Danieli,

    Pode sim, mas a certeza somente quando fizer o ultrassom.

    Parabéns!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  101. fabioeugenio disse:

    Oi Lecimar,

    Este teste é muito pouco preciso. Aguarde para fazer o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  102. fabioeugenio disse:

    Oi Silvana,

    O teste de farmácia pode dar positivo cerca de 15 dias após a transferência.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  103. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    O método mais efetivo é a FIV com ovulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  104. fabioeugenio disse:

    Oi Teresa,

    Difícil positivar, mas deve-se repetir o exame para confirmação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  105. fabioeugenio disse:

    Oi Camila,

    Em torno de 50% de chance.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  106. fabioeugenio disse:

    Oi Joseph,

    Pequenos sangramentos podem ocorrer, sem alterar a evolução da gravidez.

    Boa sorte no ultrassom.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  107. Lorena disse:

    Vou fazer fiv,trabalho como instrumentador a cirúrgica fico em pe uma hora por dia, posso voltar a trabalhar no outro dia ou tenho q parar minhas atividades?

  108. fabioeugenio disse:

    Oi Lorena,

    Depende do aumento do volume ovariano após o estímulo, mas em geral pode voltar ao trabalho.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  109. RENATINHA disse:

    Dr. Fabio,
    Fiz transferência de 2 embriões congelados no dia 29 de outubro, fiz meu Beta no dia 8 de novembro e deu 412,80 mui/ml (positivo), não tive nenhum sangramento e não estou sentindo nada (enjoos, torturas etc..) Doutor é assim mesmo? Vou fazer minha primeira ultrassom dia 21 de novembro.
    Estou muito Feliz

  110. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Parabéns!

    Em gravidez muito inicial pode não haver qualquer sintoma.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  111. Jane disse:

    Oi Dr. Fábio,

    Fiz uma transferência de três embriões hoje, tenho insuficiência da proteína S, estou tomando heparina, gostaria de saber se isso dificulta o positivo ou o desenvolvimento da gravidez.

    Grata, Jane

  112. fabioeugenio disse:

    Oi Jane,

    Não prejudica. Ao contrário, o uso de heparina pode ajudar na implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  113. Jane disse:

    Obrigada Dr. Fábio, que Deus continue abençoando sua vida!

  114. neca disse:

    Oi dr.ontem dia 15 fez uma semana da transferencia,e a noite começou a sair uma borrinha marrom clara,tipo inicio de mentruação,tbm leve colica bem abaixo da barriga,meu beta é dia 18 sera que corro risco de ser mentruação???uso utrogestan 200 tres vezes ao dia…aguardo resposta…abraço.

  115. neca disse:

    Oi dr eu d novo,agora a tarde saiu um pouquinho de sangue bem clarinho mas nem chegou a sujar,só no papel higienico,mas minha medica disse pra continuar com o utragestam,e notei q logo apos q eu uso para,e fica só uma aguinha,e tbm me pediu para antecipar o beta pra amanha 9d da transferencia,se fosse menstruação cessava com ultagestan ou não?!

  116. fabioeugenio disse:

    Oi Neca,

    Pode haver pequeno sangramento neste período.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  117. Rosa Vasconcelos disse:

    Boa tarde Dr. em primeiro lugar gostaria de elogiar a sua disposição em responder a todas perguntas.
    Me chamo Rosa tenho 28 anos, fiz uma FIV a 3 dias, foram transferidos 2 Blastos de 5 dias que estavam congelados a 3 meses, ambos de ótima qualidade mesmo após o descongelamento, a médica achou muito favorável e me pediu pra fazer o beta com 9 dias, achei pouco tempo, mas qual as chances de dar positivo com esse tempo e qual minhas chances de dar positivo pelas condições de minha idade e boa qualidade dos blastos em porcentagem? Obrigada dr.pela atenção.

  118. fabioeugenio disse:

    Oi Rosa,

    Suas chances são excelentes!! E realmente pode dar positivo com 9 dias, mas resultado definitivo somente após 12 dias.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  119. Rosa Vasconcelos disse:

    Dr. boa noite, tenho 28 anos e fiz FIV dia 18/11, foram transferidos 2 blastos de 5 dias com ótima qualidade, a médica pediu pra que eu fizesse o beta em 9 dias, achei pouco tempo, O que o senhor acha, quais são as minhas chances de ter o beta positivo? e 9 diassão suficientes pra ter um resultado conclusivo?
    Gostaria tbm de saber se faz mal dormir de barriga para baixo?
    Desde já agradeço a atenção e paranbéns por sua dedicação e paciencia.

  120. fabioeugenio disse:

    Oi Rosa,

    É mais preciso fazer o exame com 12 dias. E não há problema em dormir de barriga para baixo!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  121. luciana disse:

    Boa noite Dr. tenho 40 anos e fiz uma FIV ha 3 dias atras com ovulos doados de uma doadora de 20 anos, todos foram tipo A. Hoje no terceiro dia me limpei ao fazer xixi e veio um sangue rosado no papel, muito pouco e uma unica vez. fiquei preocupada. o que isso pode significar?

  122. selma disse:

    Oi, boa tarde ! Farei minha transferência dia 27/11 e gostaria de saber como fica a atividade sexual após. Muito obrigada

  123. Ildenete Oliveira de Morais disse:

    Boa noite, dr. Fábio, comecei o processo da fiv esse mês, tenho 34 anos , fiz a punção dos óvulos dia 22 ( foram captados 23 óvulos) e 17 embriões fertilizaram, por eu ter tido muitos óvulos, o médico decidiu não fazer a transferência agora. Gostaria de saber se minhas chances diminuem em usar embriões congelados.
    Obrigada

  124. maria escolti disse:

    Olá dr. Boa noite
    Estou aqui aguniada pois faz 10 dias que fiz uma transferência de um Blasto.tenho 31 anos mas fãs uns 5 dias que sai borras e sinto muita cólica isso é comum?
    Na punção tive 10 óvulos maduros porem só foi fertilizado um o restante não evoluiu , meu esposo tem baixa qiant.de espermatozóide caso foi por causa desta baixa que os embriões não evoluíram ou foi algum outro problema?
    Nesse momento me encontro desesperada me ajude dtr.

  125. Viviane disse:

    Olá dr.vou fazer a transferencia dos embriões na sexta dia 28/11 estou usando as medicações,fora isso tem mais algum cuidado q devo ter antes disso?

  126. rosa disse:

    Dr. Fábio, boa noite, tenho 49 anos. em 2002 engravidei e perdi com 2 meses, aborto espontânio, não tentei mais, agora fiz uma Fiv em março, doação não deu certo, fiz uma outra dia 18.11.2014, com óvulos doados, será que tenho chance ? Só estou sentindo de vez em quando um desconforto no ovário, farei o beta dia 01.12.14. Torce por mim, deus abençoe o Sr. e seu trabalho.

  127. antonia disse:

    Oi Dr! Fiz transferencia de 2 embrioes A com 8 células em 21/11. Hoje é o meu D6 e fiz beta quantitativo que deu 0. Já era para ter aparecido alguma coisa? A partir de que dia após a transferencia o nivel de hcg começa a aparecer na corrente sanguinea, mesmo que baixo? Quais as minhas chances em %? Tenho 26 anos e essa é a minha 2a tec.

  128. RENATINHA disse:

    Prezado Dr. Fabio,
    Fiz a transferência de 2 embriões congelados no dia 29 de outubro e no dia 8 de novembro fiz meu Beta e deu positivo, depois de uma semana fiz outro Beta só por curiosidade e os valores dobraram, no dia 21 de novembro meu médico fez a primeira ultrassom e descobrir que estou grávida de gêmeos(to muito feliz), o medico disse que tava tudo direitinho e considerável uma gravidez saudavel, pediu que eu mante-se o uso da medicação estradot de 100mg e utragestan, dia 23 tive um pequeno sangramento, fiquei desesperada, e o medico disse que é normal devido ao uso da médico DR Fabio fiquei muito preocupada, isso é normal, será que tenho que fazer uma utrasson?

  129. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    Nenhum problema, pode acontecer discreta perda neste período.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  130. fabioeugenio disse:

    Oi Selma,

    No sêmen há uma substância que pode causar contração uterina. Em geral recomendamos abstinência até o exame de gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  131. fabioeugenio disse:

    Oi Ildenete,

    As chances são as mesmas ou até maiores com embriões congelados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  132. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Pode haver cólicas, e pequenas perdas sanguíneas neste período. Somente o beta-hcg vai definir.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  133. fabioeugenio disse:

    Oi Viviane,

    Apenas seguir as orientações do seu médico!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  134. fabioeugenio disse:

    Oi Rosa,

    As chances com doação ovular sempre são ótimas. Boa sorte !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  135. fabioeugenio disse:

    Oi Antônia,

    Suas chances são excelentes. Faça o beta 12 dias pós-transferência.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  136. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Pequenos sangramentos podem ocorrer sem comprometer a evolução da gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  137. Manuela disse:

    Dr Fabio,

    Vou fazer 36 anos daqui há 20 dias, fiz a transferência de um embrião 8A no dia 28/11. Comecei a usar 2 comp de Primogyna 2 x ao dia e Utrogestan 3 x dia via vaginal já no dia da retirada dos óvulos. Desde então, sinto um desconforto no baixo ventre como se estivesse se aproximando o dia da mestruação. Isso é normal??? Achei q poderia estar antecipando meu ciclo devido a ansiedade. E fico preocupada em ser sinal de q ñ vai e evoluir, pois só esse embrião desenvolveu.

    Agradeço desde já.

    Att, Manuela.

  138. wilma maria da cruz disse:

    Dr. Fábio Eugenio fiz uma fertilização, uma transferência dia 18/11
    2014 e no dia 09 fiz um beta e deu negativo ,hoje 02/12 faz 15 dias da transferência e ainda não mesntruei ,estou sentindo algumas fraquezas sera se posso estar gravida? mesmo tendo feito o beta com 9 dias.? agora estou com medo de fazer.

  139. Lina disse:

    Boa tarde Dr. Fábio. Fiz a minha transferência de embriões congelados (quase blastocistos) no dia 26 de novembro e hoje pela manhã (9º dia) fiz um teste de farmácia que deu negativo. Esse resultado pode mudar quando da realização do Beta HCG na segunda-feira (12º dia)?

    Obrigada.

  140. Beatriz disse:

    Dr Fábio fiz minha transferência hj cedo de um blastocisto. Porém, à tarde tive um sangramento rosa leve. Fiz o repouso inicial por duas horas mas só depois que cheguei em casa.. Será que meu Blasto não vai se prender? Estou com medo..

  141. fabioeugenio disse:

    Oi Manuela,

    Este sintoma é normal neste período. Aguarde com tranquilidade o dia do teste.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  142. fabioeugenio disse:

    Oi Wilma,

    Repita o beta para confirmar!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  143. fabioeugenio disse:

    Oi Lina,

    Pode sim,, pois você fez muito cedo o exame.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  144. fabioeugenio disse:

    Oi Beatriz,

    Este pequeno sangramento rosado pode ocorrer, sem problemas!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  145. Ana disse:

    ola Dr.
    Tenho 27 anos, estou em processo da FIV devido problemas com meu esposo, nesta sexta feira 12/12 estarei implantando dois embrioes, minhas chances de ter gemeos aumenta? Visto que o problema não seja meu e conforme a Dra disse o processo todo meu foi excelente.

  146. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    As chances de gêmeos são em torno de 20 a 25%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  147. Luciana disse:

    Boa noite dr fiz minha 2 fiv com 2 embriões dia 09/12/2014 tenho 30 anos hoje faz 5 dias sinto umas tremedeiras a baixo do umbigo e sinto um inchaço no lado esquerdo isso é normal ?desde já agradeço pela sua atenção um grande abraço.

  148. Luciana disse:

    Oi dr sou eu novamente esse inchaço que falo é no útero direito e não esquerdo como tinha colocado e tbm os meus seios estam bastantes doloridos isso pode ser sintomas que os embriões se implataram ? Sim doutor foi transferido 3 embriões na primeira e que foram 2 desculpas.

  149. Roberta disse:

    olá Dr. Fabio fiz uma tranferência no dia 11/12 3 embriões , fiz um repouso de um dia, depois voltei a trabalhar normal, aliás naõ parei nenhum minuto, mas tenho tido colicas e pontadas, será que náo deu certo por conta de não ter feito quase repouso…tenho 40 anos e meu marido 39

  150. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    Os sintomas são inespecíficos. Somente o beta-hcg vai definir.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  151. fabioeugenio disse:

    Oi Roberta,

    Estes sintomas são inespecíficos. Somente o beta-hcg poderá definir.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  152. Ana Paula disse:

    Dr fiz hoje é meu D10 pós transferencia não resisti e fiz um teste de farmacia que deu negativo, meu beta é no d12 existe chance de ser positivo?

  153. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Paula,

    Existe sim pois o exame de farmácia é pouco preciso.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  154. marta disse:

    dr. Fabio, tenho 30 anos eu e meu esposo nao tenho problemas de fertilidade apenas sou laqueada e Fiz uma Fiv em novembro de 2014 de 1 blasto e 1morula a fresco. resultado negativo!
    to tao triste angustiada vou fazer a tec e meu medico mandou tomar antconcepcional gynera desde o negativo da Fiv …pra que tomar isso?
    nao seria melhor um ciclo natural para a Tec?

  155. fabioeugenio disse:

    Oi Marta,

    O anticoncepcional é somente para programar o ciclo de transferência, e não para preparar o endométrio.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  156. julia disse:

    ola dr boa noite!!!tenho 23 anos e e fui submetida a 2 videolaparoscopia e por esse motivo vou terque ser submetida a uma fiv.estou muito anciosa e desejando muito essa gravidez,quais sao as minhas chances de obter o meu sonhado POSITIVO???quando ao meu marido nao se foi comprovado nenhum problema, eu que ja tive ovario policisto e sempre faço ultra som para acomphar os ovarios e na ultima ultra que fiz nao deu nenhum???aguardo a sua resposta

  157. fabioeugenio disse:

    Oi Júlia,

    Na sua idade, as chances com a FIV são excelentes!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  158. lila disse:

    Oi Dr. Eu vou fazer a minha transferencia em fevereiro. A primeira foi em setembro de 2013 e n seu certo. Tenho 37 anos e trabalho em turnos, gostava de saber se depois sa transferencia poxo continuar com essa minha rotina de trabalho ou nao

  159. antonia disse:

    Olá Dr. Fábio

    Tenho 26 anos, fui diagnosticada com trombofilia após duas tec sem sucesso.. Há 2 dias fiz uma nova tec, transferi 3 blastos, pois fiz PGD e apenas 3 (dos 6 que ainda tinha) eram 100% normais. Estou tomando 40mg de heparina todos os dias.. Queria saber as minhas reais chances, nao aguento mais tantas tentativas em vão.. Obrigada desde já!

  160. Rosivania disse:

    Olá, Doutor Fábio!
    Tdb??? Bom eu tenho 33 anos 2 filhos 11 e 9 anos após o parto do meu segundo filho foi cotada às trompas. Dia 14/01/2015 fiz a punção tirei 19 ovócitos no mesmo dia meu esposo fez a coleta do material dele e foi feita a fecundação, ontem dia 19/01/2015 foi feita a fertilização me falaram que tivemos 15 embriões 10 em ótima qualidades o embriologista tava muito feliz mas só colocaram 1 embrião. Estou com muito gazes desde a punção e agora To sentindo cólicas bobando ventre isso é normal? O médico marcou o exame para dia 28/01/2015 desde já agradeço obrigada!!!

  161. Claudia disse:

    Estou no D4 após transferência e sinto dores semelhantes às dores da ovulação. Isso pode ser um bom ou mal sinal?

  162. fabioeugenio disse:

    Oi Lila,

    Pode continuar seu trabalho sim.

    Abs,

    Dr. Fábio ugênio

  163. fabioeugenio disse:

    Oi Antônia,

    Baseado na sua idade, e qualidade dos embriões, suas chances são excelentes!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  164. fabioeugenio disse:

    Oi Rosivânia,

    São normais cólicas leves neste período. Boa sorte!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  165. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    São sintomas inespecíficos, sem relação com o sucesso do tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  166. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    São sintomas inespecíficos, sem relação com o sucesso do tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  167. Otavia disse:

    Olá Dr. Fiz minha transferência há 2dia. Tenho 30 anos e transferida dói embriõea classificação A. Tenho sentido bastante cólicas e algumas fisgadas, É normal?! Acho tão pouco tempo…. Quais minhas chances?!
    Obrigada pela atenção.

  168. Claudia disse:

    Dr. Fábio, estou no d09 após transferencia de blastos (3) e meu beta deu 32,0. É muito baixo? Já posso me considerar grávida?

  169. Maria Luiza disse:

    Boa noite, Dr. Fabio.

    Tenho 38 anos, não tenho filhos. Eu e meu marido fizemos FIV devido a baixa concentração de espermatozóides.

    Na fase da indução ovariana, produzi 3 óvulos, foram coletados os 3 e fecundados 2.

    Na última sefunda-feira, dia 26.01.15, realizei a transferencia de 2 embriões: 8B e 6AB.

    Minha chance de engravidar é boa?

    Agradeço a atenção.

  170. Susana disse:

    Boa tarde Dr.
    Fiz a transferência de 2 embriões no dia 5 de Janeiro, no dia 17 fiz o beta e deu 491, o meu médico marcou a eco para o dia 3 de Fevereiro. Acha que deveria repetir o beta para verificar se está a ter uma evolução normal?

    Obrigada

  171. fabioeugenio disse:

    Oi Otávia,

    As chances são ótimas, e cólicas neste período são normais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  172. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    É um bom sinal, mas repita com 48 a 72 horas para confirmar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  173. fabioeugenio disse:

    Oi Maria Luiza,

    Existem boas chances sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Euênio

  174. fabioeugenio disse:

    Oi Susana,

    Com um valor inicial tão bom, em geral não precisa repetir.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  175. Maria Luiza disse:

    Obrigada por ter respondido minha pergunta!

    Fiz a transferência dia 26.01.15. Neste período não estou sentindo nada. É normal ou deveria sentir algum sintoma?

    Como foi implantado 2 embriões: 8B e 6AB, e o sr. me disse que minhas chances são boas, qual a probabilidade em geral dos dois fixarem?

    Meu médico marcou o beta HCG percentual para dia 09.01.15. Estou fazendo uso de Utrogestan 200mg 3x ao dia, Primogyna 2mg 2x ao dia e femmefolico 5mg 1x ao dia. Até o dia do exame apresenta algum sintoma da fixação?

    Desde já agradeço a atenção mais uma vez.

  176. Maria Luiza disse:

    corrigindo… Beta HCG quantitativo.

  177. Rejane disse:

    Boa tarde dr,

    Meus resultados foram d11 – 148,3 e D13 – 448,7.

    Alguma chance de serem gemeos?? Transferi 3 blastos de boa qualidade.

  178. marta disse:

    dr. fiz exame no dia 4 pos transferencia de 2 blastos pela TEC ( estradiol deu 440 e progesterona 7.95) .
    to triste…..achei o estradiol alto demais e a progesterona muito baixa. o que o senhor me diz a respeito desse resultado. Devo aumentar a dose do utragestam?…meu medico viajou estou perdida

  179. cristiane disse:

    Boa noite Dr Fabio!
    Minha transferência fiz ah 2 dias, e saiu um corrimento rosado é um elastiquinho marrom, é normal o que é isto, devo procurar um médico?
    Obrigada.

  180. Claudia disse:

    Olá Dr,

    Graças a Deus meu beta evoluiu e passou de 32 no d09 para mais de cem no d11. Gostaria de saber se há um motivo para o beta inicial ter dado tão baixo. Existe implantação tardia? Ou algo semelhante com a ovulação tardia para as mulheres que engravidam naturalmente? Ou se trata apenas de cada caso ser “um caso”!?

  181. Antonia disse:

    Embriões que passaram por PGD tendem a se desenvolver mais lentamente após a tec? Eles primeiro se recuperam do pequeno trauma ou já iniciam o processo de implantação?

  182. fabioeugenio disse:

    Oi Maria Luiza,

    Os sintomas são inespecíficos. Aguarde o dia do beta-hcg, pois as chances são muito boas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  183. fabioeugenio disse:

    Oi Rejane,

    Há possibilidade de gêmeos sim. Somente o ultrassom para definir.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  184. fabioeugenio disse:

    Oi Marta,

    Não precisa dosar estes hormônios pós-transferência. Mantenha a dose prescrita do utrogestan.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  185. fabioeugenio disse:

    Oi Cristiane,

    É normal, pode ficar tranquila.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  186. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    O inicial foi baixo porque você fez cedo demais!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  187. fabioeugenio disse:

    Oi Antônia,

    O PGD, feito corretamente, não altera o desenvolvimento do embrião.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  188. Sandra disse:

    Dr. Fábio,
    Tenho 32 anos e SOP. Fiz a transferência de dois embriões de 3 dias congelados, um 4B e outro 8B. Como tive fortes dores de cabeça por volta do D7, fiz antecipei o Beta e fiz no D9, com resultado negativo. Repeti no D8 e também deu negativo. Pelo que entendi não haveria mais chances e suspendi o Ultrogestan. Eu ainda preciso repetir o exame? Ainda não menstruei. Obrigada

  189. Sandra disse:

    Corrigindo… Repeti no D11.

  190. Thais disse:

    Olá Dr.

    Tenho 30 anos e hoje estou no meu D6 pós TEC e tive um susto muito grande… Gostaria de saber se isso pode interferir na implantação do embrião…

    Desde já Agradeço muitíssimo!

  191. rose disse:

    Olá Doutor, boa tarde!

    Fiz a transferência de 02 embriões há 08 dias e confesso que estou super ansiosa, pois já é a segunda tentativa.
    Tenho 41 anos e o médico me desanimou um pouco dizendo que só tenho 20% de chance.
    Será que tenho uma chance maior ?
    Sinto cólicas e dores de cabeça constante…

  192. Claudia disse:

    Boa tarde meninas guerreiras!! Tenho 36 anos estou na 4°Fiv a 3° deu positivo mas tive um aborto e desta vez mais forte e confiante estou de repouso e na expectativa do Beta positivo. Desejo muita sorte a tdas nós q sonhamos e buscamos realizar. Um gd abç

  193. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    Pouco provável que vá positivar, mas repita no D14 para certificar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  194. fabioeugenio disse:

    Oi Thaís,

    Em geral não interfere.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  195. fabioeugenio disse:

    Oi Rose,

    Depende da qualidade dos embriões e endométrio.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  196. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    Boa sorte para você !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  197. Iarly disse:

    Olá Doutor!
    Meu nome é Iarly, tenho 32 ano e minha transferência foi dia 09/02. Foram implantados 3 embriões. Dois compactados e um no tamanho de blastocisto que segundo meu médico estava um pouco escuro. Tenho várias dúvidas, dentre elas: ” A coloração do blastocisto influencia na sua qualidade ou fixação no útero? Os compactador podem se dividir gerando novos embriões? De acordo com sua experiência quais são minhas chances?
    Obrigada

  198. fabioeugenio disse:

    Oi Iarly,

    Pode ser um sinal de menor qualidade do blastocisto, mas ainda assim existem boas chances.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  199. Ildenete Oliveira de Morais disse:

    Boa noite, doutor Fábio…tenho 35 anos e comecei a FIV em novembro, tive hiper estimulação e por conta disso a transferência só foi feita dia 19 de janeiro… foram transferidos 3 embriões tipo A, um em estágio mórula e os outros 2 congelados… infelizmente não engravidei… já tento há 6 anos e meu caso é infertilidade sem causa aparente… tenho 6 embriões tipo A congelados… meu médico quer que eu faça uma segunda tentativa sem antes investigar o motivo do negativo… minha duvida é… essa procedência está correta… estou muito desesperada por causa da minha idade e por questões financeiras também… aguardo resposta… obrigada !!!

  200. fabioeugenio disse:

    Oi Lidenete,

    Seus embriões estão muito bons, e as chances de gravidez são ótimas. Sugira a ele fazer investigação do endométrio (histeroscopia) caso não tenha sido feito.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  201. gloriaw disse:

    Boa tarde Dr. Fabio.
    Tenho 32 e meu esposo 34 com imobilidade do esperma. Fiz a 1 ISCIS em novembro do ano passado com um embriao transferido. Nao deu Cerro quando devo transferir os que ficaram congelados?

  202. fabioeugenio disse:

    Oi Glória,

    Após 1 ciclo de intervalo você já pode transferir.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  203. Rose disse:

    Ola Dr.
    A minha primeira icsi foi em novembro, sendo colocado dois embriões, deu positivo o beta, mas ele não desenvolveu dps de 7 semanas. Agora dia 18 foi colocado mais dois, logo apos os 10 minutos transferencia eu pulei da maca para ir ao banheiro, posso ter prejudicado o sucesso do procedimento?
    Obrigada

  204. fabioeugenio disse:

    Oi Rose,

    Fica tranquila pois não deve ter prejudicado. Boa sorte!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  205. marcela disse:

    Boa tarde D. Fábio.
    Tenho 33 anos, fiz FIV dia 23 de fevereiro, fertilizei 3 embriões, fiquei em casa de repouso, no dia 24 já estou trabalhar, mas hoje de manhã quando estava indo p/ o trabalho, me assustei dirigindo, tive que dar um freiada rápida no carro, estou com medo, o sr. acha que esse tipo de susto posso perder meus bebes

  206. fabioeugenio disse:

    Oi Marcela,

    Em geral não interfere em nada.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  207. Cristiane disse:

    Oi Dr Fábio, fiz minha FIV com óvulos doados no dia 24/2/15.
    Tenho 44 anos, minha doadora tem 32, foram transferidos dois embriões . Meu único repouso foi os 10 minutos. Não exagero, mas estou trabalhado normal. Pela minha idade devo ficar em casa? É minha primeira vez fazendo tratamento , já tenho uma filha de 12 anos de gestação normal. Tenho chance de ter outro filho?
    Abs.

  208. fabioeugenio disse:

    Oi Crsitiane,

    Suas chances são muito boas. E pode trabalhar normalmente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  209. fabi disse:

    Ola doutor
    Gostaria de saber quando que inicia o tratamento da fiv, se é no primeiro dia da menstruaçao?

  210. olga disse:

    Boa tarde dr. Fábio
    Fiz a transferência de 4 embriões no dia 27 de Março, e tenho 37 anos, so desde o dia da transferência tenho tido uma dor ligeira por baixo do ventre no lado esquerdo será isso é normal. A clínica recomendou a tomar um paracetamol.

  211. fabioeugenio disse:

    Oi Fabi,

    Geralmente no 2o ou 3o dia.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  212. fabioeugenio disse:

    Oi Olga,

    Neste período é normal sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  213. Valeria disse:

    Boa noite!
    Tenho 29 anos. Após punção tive 12 óvulos, dos quais 9 foram fecundados. Meu médico preferiu transferir na fase de blastocisto e para minha surpresa apenas 1 evoluiu. Meu marido tem pouca quantidade de espermas de qualidade. Gostaria de saber quais as chances que tenho. Fiz hoje a transferência desse blastocisto.

  214. elianne disse:

    ola tenho 33 anos fiz a transferência de 2 embriões dia 05/03/2015 de ótima qualidade sinto dores de cólica e gases é normal? quais minhas chances para dar positivo… agradeço desde já.

  215. katellen disse:

    Ola! Fiz uma ICSI dia 07/03/15. Foi transferido apenas um embrião. O único que vingou. Após a transferência, me veio a bióloga e disse que ele está um pouco fragmentado. Tenho 37 anos é a minha 1° ICSI. Estou muito angustiada com as chances de implantação. A bióloga não especificou o percentual de fragmento.

  216. Kessia disse:

    Bom dia Dr Fabio,
    fiz minha fiv dia 25/02/15 com 2 embriões e no dia 06/03/15 o primeiro beta de 86,7 fiz outro no dia 10/03/15 já com 13 dias deu 791,7 tenho 44 anos tem alguma chance de ser gêmeos?
    agradeço a atenção.

  217. Léia Perilo disse:

    Dr, fiz tranferencia de 2 embrioes no dia 09/03…repousei 2 dias …quero saber se posso ter relaçao sexual?

  218. Léia Perilo disse:

    dr, outra duvida, quando fiz a ted o dr me deu uma impressao me mostrando os embrioes e ao lado da foto tem a seguinte escrita (1.2.lmp.72a. transfer) e o outro ( q.3.lmp. 10comp. transfer) meu dr disse q os embriões sao perfeitos e vi algumas mulheres falando aqui em perguntas sobre o tipo do embriao, sera q essa sigla e onde fala a qualidade dos embrioes? me ajude.

  219. Maria disse:

    Oi, Dr. Fábio!
    Estou super ansiosa… Fiz a implantação dia 09/03 e hoje 18/03 tive um leve sangramento, fiz um beta HcG e deu negativo, mas a médica quando implantou indicou o beta para o dia 20/03. Porém, fiquei assustada com o sangramento e fiz logo. Será que não deu certo? Ainda tem chances do beta aumentar e da positivio dia 20?

  220. Carla disse:

    Boa Tarde!

    Tenho 35 anos, e realizei a transferência hoje 19.03.2015, foram transferidos três embriões , quais as chances de uma gravidez de trigêmios.

  221. fabioeugenio disse:

    Oi Valéria,

    As chance são boas se for um blastocisto de qualidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  222. fabioeugenio disse:

    Oi Elianne,

    Chances excelentes, e estes sintomas são normais.

    Abs. Dr. Fábio Eugênio

  223. Cristina disse:

    Dr Fabio vim ler esta matéria e vi que responde todas as questões levantadas! Parabéns!!!

  224. fabioeugenio disse:

    Oi Katellen,

    Mesmo embrião sem boa qualidade tem potencial de implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  225. fabioeugenio disse:

    Oi Késsia,

    Pode ser sim , mas somente o ultrassom para confirmar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  226. fabioeugenio disse:

    Oi Léia,

    Cada laboratório usa um sistema de notação da qualidade. E somente tenha relações com liberação do seu médico da FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  227. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    As chances são menores, mas existem sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  228. fabioeugenio disse:

    Oi Carla,

    Risco de trigêmeos é de 2 a 5%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  229. Isadora disse:

    Dr.,
    Fiz uma transferência a 5 dias e desde o 1o dia sinto muita cólica. É normal?

  230. fabioeugenio disse:

    Oi Isadora,

    Cólicas neste período são comuns.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  231. Celine Lopez disse:

    ola Dr.fabio fiz a trasnferencia de dois blatocisto no dia 29/03 e hoje fiz-vos beta e deu 212 mandaram eu repetir daqui a uma semana o que o senhor acha desse valor? Obrigado

  232. fabioeugenio disse:

    Oi Celine,

    O valor do beta-hcg está positivo, e excelente!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  233. Kessia, disse:

    Oi Dr Fábio, já estou com 10 semanas da minha gravidez. Fiz FIV. É um bebê. Esta escorrendo um agua trasparente e sem cheiro, No inicio achei que era o utragestan derretendo, mas acordei com a agua escorrendo pelas coxas. Devo ficar preocupada? Obrigada pela atenção.

  234. fabioeugenio disse:

    Oi Késsia,

    Não parece ser nada importante, mas avise ao seu obstetra.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  235. weza disse:

    Dr.Fábio quantos dias após a transferencia de embriões congelados pode-se fazer uma viajem de voo?
    E como se conta a grávidez de fiv.
    obrigada

  236. Chisa disse:

    Bom dia Dr. Tenho 31 anos e fiz a minha primeira fiv no dia 17, a doadora dos ovulos tem 28, e segundo medico sao da primeira qualidade, tenho sentido Apenas colicas, farei meu exame dia 28, sera que tenho boas chances?

  237. fabioeugenio disse:

    Olá,

    Pode-se viajar até no mesmo dia!! Para contagem considere que na transferência você está com cerca de 2 semanas de gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  238. fabioeugenio disse:

    Olá,

    As chances são excelentes!! Boa sorte

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  239. Olà Dr. Fabio, fiz a minha transferencia pela primeira de 2 embriòes,um tinha blastocisto 4cc e outro blastocisto 3cc tenho 38 anos e a minha doadora tem 20 anos . Será que tenho chance de engravida ?farei exame de beta no dia 28. Estou com pequenas colicas e lingeira dores colina. Estou ansiosa em saber .

  240. Dr. Fàbio xtou com ligeiras dores de coluna e colicas de baixo ventre. Serà è normal?

  241. Claudia disse:

    Para quem faz fiv, conseguir um positivo e abortar é um sinal que pode dar certo de outra vez? Consegui um positivo e estive grávida por 6 semanas, mas tive um aborto espontâneo. Queria saber se esse aborto, apesar de péssimo, pode ser interpretado como um bom sinal, bem ao estilo “pelo menos eu sei que consigo engravidar”, ou se, ao contrário, ter abortado deve ser interpretado como “não conseguirei levar adiante uma gravidez”. Obrigada!

  242. Cavalcante75 disse:

    Ola Dr.
    Ano passado tive uma importante hemorragia pos punção ovariana
    Precisei de transfusao e o susto foi muito grande.
    Nunca tinha ouvido falar na possibilidade disso acontecer , ainda penso numa nova tentativa, mas antes gostaria de saber se existe possibilidade de aconter novamente e o que poderia ser feito para evitar a hemorragia

  243. Julia disse:

    Dr Fábio, fiz a transferência de 3 embriões congelados com qualidade excelente, muito boa e boa. Hoje estou no D5, aplico crinone toda noite antes de me deitar, e pela manhã sempre sai algumas crostas do remédio levente rosado. Gostaria de saber se isso é ruim? Tenho 25 anos e SOP! Obrigada

  244. LISIANE disse:

    Olá Doutor

    já tive uma gravidez natural que nao deu certo. Depois disso eu e meu esposo fizemos todos os tipos de exames para saber se temos incompatibilidade , porém a nossa taxa de incompatibilidade foi muito baixa menos de 5% . Partimos para a FIVE em janeiro retirei 11 óvulos 5 fecundaram . Tenho 36 anos . estou fazendo um ciclo controlado , tomando estrel 6 comp c 1mg por dia , ultrogestan 2 de 200mg, ontem 29/04 tomei choriomon de 5.000 ui e minha tranferencia está marcada para dia 04/05 .. Na minha ultima eco o endometrio estava trilaminar tipo a e com espessura de 11 mm. quais as chances de dar certo?

  245. LISIANE disse:

    Esqueci de falar que a qualidade dos meus embrioes segundo os médicos são excellentes

  246. fabioeugenio disse:

    Oi Florinda,

    São sintomas normais neste período. E suas chances são excelentes.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  247. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    Ter ficado grávida é fator positivo para conseguir em uma nova tentativa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  248. fabioeugenio disse:

    Oi Ynara,

    É um risco em qualquer punção, mas o risco de acontecer é muitíssimo baixo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  249. Inês disse:

    Boa tarde Dr.

    Tenho 39 anos e o meu marido tem 49. Fiz transferência de 2 embriões de qualidade A e C, no dia 3 de Maio.
    Tenho hipóteses de dar certo?
    Quando começa a implantação: no dia da punção ou no dia da transferência?

    Muito obrigada e grande beijinho de Portugal

  250. Elaine disse:

    Olá dr.Fiz a transferência embrionária no dia 5 (ontem)coloquei 2 embriões tenho 26 anos,tive que fazer a Fiv pois tiver duas gravidez tubarias,estou tomando o remédio Primogyna de 8 em 8 horas e estou usando tbm o remédio Utrogestan de 8 em 8 horas tbm e o ácido folico …..sinto um pouco de cólicas bem leves é normal….tô um pouco ansiosa.

  251. Irene Brito disse:

    Olá, Dr!
    Hj estou no meu D10
    No D7 ao D9 primeiro houve um
    sangramento aquoso rosado no D7
    apresentou quando eu fui me enxugar do
    xixi. No D8 e D9 quando eu ia me enxugar
    saia uma cor amaronzada.
    Mas hj não sinto meus seios doloridos.
    Perdi ou foi nidação?
    Obrigada

  252. fabioeugenio disse:

    Oi Júlia,

    Isto é normal e não interfere no resultado do tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  253. fabioeugenio disse:

    Oi Lisiane,

    Na sua idade, com excelentes embriões, chances de 40 a 50%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  254. fabioeugenio disse:

    Oi Inês,

    Existem chances sim, principalmente do embrião A.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  255. fabioeugenio disse:

    Oi Elaine,

    Tudo normal, e suas chances são excelentes.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  256. marcela disse:

    Olá Dr fiz uma laqueadura a 6 anos eu e meu marido não temos nenhum problema gostaria de fazer uma fiv tenho 34 anos tenho chance de um positivo??

  257. fabioeugenio disse:

    Oi Irene,

    Não dá para dizer. Somente com o beta-hcg do D12.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  258. fabioeugenio disse:

    Oi Marcela,

    Suas chances são ótimas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  259. cibele disse:

    Ola dr. Faço tratamento no Hospital das clínicas de SP e la eles liberam para fazer o beta no 9 dia…vc acha q isso pode interferir em um possível positivo? Fiz transferência dia 26/05 e ontem depois dr fazer xixi fui me limpar e saiu alguma coisa preta..vc saberia ne dizer se tem alguma relação com os embriões. .estou muito ansiosa..grata

  260. fabioeugenio disse:

    Oi Cibele,

    Nenhuma relação com os embriões. Pode fazer no 9o dia, mas precisa repetir após 48 a 72 horas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  261. jane disse:

    Ola Dr!!! Fabio
    Tenho 43 anos e vou fazer fertilização em vitro esse mes com óvulos de de doadora a doadora tem 19 anos quais são as minhas chances de um positivo pois estou muito anciosa pois ja tive 2 aborto por isso optamos pela ovo doação, aguardo resposta obrigada.

  262. fabioeugenio disse:

    Oi Jane,

    Chances excelentes, em torno de 60%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  263. jane disse:

    Oi doutor fabio que noticia boa fico mais tranquila então é so esperar e torcer pra que Deus nos abençoe e tudo de certo não vejo a hora,obrigada.

  264. Oi,Dr.Fàbio, tenho mto medo è seguinte: depois da minha transferencia de blastocisto de 4cc e um de 3cc engravidei de gemeos e aos 6 semanas de gravidez um dos bebés nào aparecia batimento cardiaco. Agora xtou com 10 semanas um bebè ja formou-se quase todo e outro só tem 3 cm nào respira. Serà que tem chance um dia haver milagre de restauraçào dele ou vai acabar desaparecendo por si com tempo? Serà que este bebè que nao xta a desevolver è blastocisto d 3cc q è fraco?

  265. Loira disse:

    Oi, boa tarde Dr: Fabio

    Fiz minha terceira FIV dia 09/06/2015 e vou fazer o Beta dia 19/06/2015. È muito sofrimento quando o resultado é negativo, estou tranquilha , porem não nego que estou com medo do resultado. Implantei 2 embriões congelados desta vez (blastocitos de boa qualidade), meus exames estão todos normais e tenho 41 anos , solteira, estou fazendo uma produção indepedente. Desde o dia da implantação já acordei 3 vezes com calor e suor, nas outras vezes não tive isso e tenho um pouco de cansaço e leves cólicas poucas vezes. DE resto não tenho sentido nada de diferente e este é o meu medo pois nas outras tentativas tb não senti nada de estranho.

  266. fabioeugenio disse:

    Oi Florinda,

    Se um dos embriões interrompe seu desenvolvimento, o outro pode continuar normalmente até o final da gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  267. fabioeugenio disse:

    Oi Loira,

    Como os sintomas são inespecíficos, é preciso realmente aguardar o beta, e suas chances são muito boas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  268. Liz disse:

    Boa tarde Dr Fábio

    Como faço o cálculo das semanas de gravidez? Quais as chances para uma pessoa de 32 anos que o problema é SOP dá certo a FIV? As mulheres que têm SOP possui mais dificuldade na implantação dos embriões?

  269. fabioeugenio disse:

    Oi Liz,

    As chances aos 32 anos são excelentes, e a SOP não atrapalha nas chances.

    Abs,

    DR. Fábio Eugênio

  270. Luciana disse:

    Oi doutor! Tenho 37 anos. Fiz a retirada dos meus óvulos no dia 23/06 e a implantação no D3. Dos quatro embriões formados implantei 3 de classificação B. Fiquei de repouso 3 dias, voltando as atividades normais no quarto dia. Tenho sentido leves cólicas e arrepios na barriga. Posso já estar sentindo sintomas da gestão? Isso é normal?

  271. Leide disse:

    Boa noite De Fábio, parabéns pelo blogs .estou na minha 2 Fiv e a minha pergunta é o seguinte posso trabalhar normal. Por onde eu trabalho tem muitas escadas, isso não vai mim prejudicar. Desde já agradeço.

  272. Alessandra disse:

    Dra Fábio. Fiz inseminação hoje, é a terceira, tenho útero retrocesso e enendometriose profunda no sigmoide. Três óvulos matutaram. Tenho dívidas quanto repouso e banheira quente. Algum deles influencia no sucesso dos resultados?

  273. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    São sintomas normais no período, sem relação com o resultado do tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  274. fabioeugenio disse:

    Oi Leide,

    Em geral não interfere. Mas converse com seu médico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  275. fabioeugenio disse:

    Oi Alessandra,

    Segundo as evidências científicas, não interferem.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  276. natalia disse:

    Drº Fabio vou fazer a transferencia dia 24/07 as 07:30 hrs não moro na cidade onde localiza a clinica que vou fazer o procedimento.Preciso de quantas horas de repouso após o procedimento? Para pegar estrada são 240 km de estrada ruim mas não vou estar dirigindo! Posso retornar para minha cidade no dia seguinte no final do dia?

  277. Jane disse:

    Olá Dr Fábio Eugênio! Gostaria de agradecer imensamente seu artigo sobre o repouso e os demais que detalham o processo da FIV. É muito esclarecedor. Especialmente este último, atualizado, no qual você “traduz” em linguagem se senso comum um estudo de tamanha relevância.
    Muitos médicos preferem que essa informação científica de ponta fique somente para si e sua equipe e isso é péssimo para a relação entre médico e paciente, pois nesta especialidade chegam casais preocupados e ansiosos por um resultado positivo. Como muitas vezes não é dado informações detalhadas e precisas sobre o procedimento escolhido, casais recorrem ao google e tantos outros e chegam ao consultório cheio de dúvidas ou com um pseudoconhecimento a respeito. Claro que os médicos não gostam disso, mas também são culpados por não abrirem espaço para compartilhar esse conhecimento elucidativo.
    E você teve essa preocupação sem se preocupar se quem está do outro lado é seu/sua paciente ou não. Você escreve muito bem. Já pensou em escrever um livro?
    Obrigada e um abraço

  278. fabioeugenio disse:

    Oi Natália,

    Pode voltar até no mesmo dia, já que não vai dirigindo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  279. fabioeugenio disse:

    Oi Jane,

    Obrigado pelo incentivo. Meu objetivo é exatamente desmistificar um pouco o assunto, e tentar ajudar os casais com informações relevantes.

    Até já pensei em publicar, mas falta tempo…

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  280. Jonny_Mi disse:

    Olá Dr.

    O artigo foi muito útil para mim… estava com medo porque não consegui esperar os 15 minutos após a transferência estava muito aflita para fazer xixi.
    Fiz a transferência na 6ªfeira (24/07/2015) e não tenho nenhum sintoma.

    Obrigado
    ———————————————————-
    https://onossosonho.wordpress.com/

  281. ana paula disse:

    Boa tarde. Tenho 25 anos não problema de infertilidade é do meu esposo, eu não tenho nenhum problema, fiz a transferência de 2 ambrioes um 10 e o outro nota 9, estou com 4D e não sinto nada, quanto de chance eu tenho?

  282. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Paula,

    Na sua idade, as chances são em torno de 60 a 70%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  283. Denize disse:

    Boa noite, Dr Fabio.
    Fiz minha FIV em 15/07/15, transferência de 3 embriões.
    Hoje, dia 27/07, fiz o beta e deu negativo (0.1).
    Queria acreditar que repetir o exame pode mudar alguma coisa.
    Ainda tenho alguma chance? Vale repetir o exame?
    Essa é a minha segunda tentativa.
    Obrigada

  284. fabioeugenio disse:

    Oi Denize,

    As chances de positivar são muito pequenas, mas por segurança e por protocolo, devemos sempre repetir com 48 horas para confirmação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  285. Debora disse:

    Bom dia doutor

    Fiz FIV com implantação em D-3 percebi que o crinone não foi absorvido no dia da fiv e no dia anterior, sendo Absorvido só no dia seguinte da fiv. Ainda tenho chances

  286. kelly disse:

    Dr. Fábio no meu local de trabalho há muitas escadas devo me afastar até o dia do beta? Existe algum problema em dirigir carro após 02 dias da transferencia? Posso caminhar por 10 minutos para ir ao trabalho?

  287. Janaína disse:

    Fiz a FIV e o médico descongelou os embriões antes de eu chegar na clínica fiz a implantação com 15 min depois. Com 7 semanas de gestação fiz a USG e não tava pra visualizar o embrião na 8 semana tive m aborto espontâneo. A ausência desse embrião pode ter sido pelo descongelamento antecipado? Tenho 33 anos fiz todos os exames todos normais a escolha da FIV foi por ter uma relação homoafetiva.

  288. Jacqueline disse:

    Oi. Dr.

    Daqui 02 dias farei minha transferência de embriões e precisei tomar um floconazol. Pois estava com muita coceira na vacina, acha q poderá ter problemas?…. E vê problema de iniciar a tomar ácido fòlico?
    Muito obrigada pela atenção.
    Jacqueline

  289. Marlene disse:

    Boa tarde Dr.

    Posso viajar de avião (10 horas) no dia da Inseminação?. Ou é melhor no dia seguinte? Tenho 40 anos. Quais são as chances de sucesso de uma Inseminação?
    Obrigada

  290. fabioeugenio disse:

    Oi Débora,

    Se foi aplicado houve absorção, mesmo que pequena.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  291. fabioeugenio disse:

    Oi Kelly,

    Pode ter vida normal, evitando apenas atividade física.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  292. fabioeugenio disse:

    Oi Janaína,

    O descongelamento pode ser feito até no dia anterior à transferência !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  293. fabioeugenio disse:

    Oi Jacqueline,

    Não há problema. E já deveria estar com o ácido fólico !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  294. Lúcia disse:

    Boa noite Dr. Fábio,
    Tenho 42 anos e meu marido 44. Temos uma filha de 14 anos concebida sem necessidade de ajuda médica. Entretanto foi-me diagnosticada endometriose com obstrução das trompas. Em 2010 fizemos 2 tentativas através de ICSI (na primeira vez só conseguimos 1 embrião e da segunda 3 (tipo A, AB e B), transferimos todos mas não engravidei. Gostávamos de tentar novamente, quais são minhas chances (%)?

  295. fabioeugenio disse:

    Oi Marlene,

    Pode viajar sim. A chance com inseminação é em torno de 10%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  296. jane disse:

    Boa noite Dr Fábio! Fiz minha transferência dia 18/08 com ovulos doados a doadora tem 26 anos estou sentindo apenas pouquíssima cólicas é normal , meu médico mandou fazer o bhcg quantitativo no dia 27/08 com 9 dias não é muito cedo?quais são minhas chances, posso ter vida normal ou tenho que repousar obrigada.

  297. Carina luiza disse:

    olá dr Fabio!!!Fiz minha transferencia na quinta dia20/08 2embrioes blastocisto hj dia 22 estou com D2 de transferida hj a tarde comecei a sentir umas fisgadas no baixo ventre o meu embrião ter 5 dias interfere na nidaçao com apenas dois dias de transferida????

  298. Carina luiza disse:

    Oi meninaas to criando um grupo no wats das fiv quem quiser participar so me passa o numero ok com ddd

  299. jane disse:

    Esqueci de dizer foram colocados 2 embrião blastocisto tipo A quais são as minhas chances. Obrigada

  300. Sandra disse:

    ola doutor! Recebi uma transferencia de doacao de embrioes, foram 3 embrioes no dia 238\2015 senti desconforto uma coloca, que esta diminuondo a cada dia. E normal? Tenho 39 anos, quais as minhas chances de engravidar? Estou ansiosa!as vou fazer o Beta so depois do feriado de 7 de setembro.

  301. fabioeugenio disse:

    Oi Lúcia,

    É preciso uma reavaliação completa. Em geral,na sua faixa de idade, as chances são em torno de 20 a 40%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  302. fabioeugenio disse:

    Oi Jane,

    Siga as recomendações do seu médico. É normal um pouco de cólicas neste período.

    Se fizer com 9 dias, repita após 2 a 3 dias para confirmação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  303. fabioeugenio disse:

    Oi Carina,

    Estes sintomas são normais, e não interferem na implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  304. fabioeugenio disse:

    Oi Jane,

    Os embriões estão excelentes, então as chances são ótimas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  305. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    Depende da qualidade dos embriões, e da idade da doadora.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  306. jane disse:

    Boanoite Dr fabio !! Conforme falei fiz minha fertilização dia 18/08 meu médico pediu pra fazer o exame hoje dia 27 e o resultado foi 128.93 ui e positivoo muito feliz esse valor e bom doutor fiz com 2 embrião blastocisto entao estou gravida vou repetir o exame dia 31 o resultado e bom.

  307. fabioeugenio disse:

    Oi Jane,

    Resultado excelente!! Parabéns pela gravidez

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  308. Danielle disse:

    Olá Dr Fabio, estou muito ansiosa. Meu marido tem uma translocação genetica, por conta disso só posso engravidar através de FIV + biopsia embrionária. No dia 27/08 fiz minha transferencia de um blastocisto 4 expandido segundo a análise genética tudo ok com ele. Ontem 31/08 senti muita dor na lombar e nas pernas e o meu psicologico não estava nada bem. O que mais me intrigou que toda hora sentia palpitaçoes e uma frio na barriga. Isto pode atrapalhar a fixação do embrião? Como é blasto pode ser que a fixação aconteça antes do 5 dias?
    Obrigada.

  309. fabioeugenio disse:

    Oi Danielle,

    As chances são excelentes, e estes sintomas não atrapalham a implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  310. jane disse:

    Boa tarde Dr fabio! fiz o meu 1 beta dia 27/08 com 9 dias com o valor de 128.93 refiz novamente dia 31/08 com 13 dias valor 474.69 hohe dia 04 fiz novamente valor 2259.76 o que o sehor me diz ta bom esse valor,posso ficar tranquila com o resultado.

  311. fabioeugenio disse:

    Oi Jane,

    Está uma subida normal sim!! Já pode programar o primeiro ultrassom.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  312. Helena disse:

    Bom dia Dr. Fabio, tenho 41 anos um filho de 12 gravidez natural e após 02 abortos espontâneos foi diagnosticada trombofilia, no primeiro ciclo foram retirados 13 óvulos, 07 maduros, porém somente 01 foi a blastocisto,farei um novo ciclo para tentar mais embriões, gostaria de saber se meu embrião 5AA é de boa qualidade e quantos embriões seria necessário transferir para maior chance de gravidez? Outra dúvida os abortos foram com 5 e 6 semanas podem ter sido causados pela trombofilia ou má formação?
    Obrigada

  313. fabioeugenio disse:

    Oi Helena,

    O ideal é ter 2 a 3 embriões para transferência.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  314. Simone disse:

    Dr, fiz a transferência no dia 31/09, porém do D4 fiz sexo. Estou lendo vários artigos informando que é proíbido ter relações sexuais até o Beta e depois se positivo por mais 15 dias. Procede essa informação?
    Também não fiz respouso, apenas não carreguei peso.

  315. fabioeugenio disse:

    Oi Simone,

    É comum os médicos recomendarem se abster de sexo neste período para evitar contrações uterinas, mas não há nenhum estudo científico comprovando que prejudica a implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  316. Ana disse:

    Olá Dr. Fábio! Obrigada por compartilhar essas informações.
    Meu caso é um pouco diferente, tenho 27 anos e falência ovariana prematura, irei iniciar a fiv na semana que vem, mas meu útero é unicorno. Já ouvi dizer que útero unicorno faz com que seja uma gestação de alto risco e consequentemente se faz necessário o repouso. Devo fazer o repouso após a transferência dos embriões?

  317. Luciana disse:

    Boa tarde!! Estou na minha segunda tentativa da fiv mesmo assim muito apreensiva Dr. Foram tranferidos dois um com 8b e outro 6b tenho quantas chances. Boa sorte meninas.

  318. Claudiana disse:

    O q falar, destas pessoa , um anjo enviado por Deus.
    Extemamente, atencioso só nos resta agradece.
    Obrigado por tudo e por muita segurança.
    E muito sucesso. Dr.Fábio.

  319. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    O repouso após a transferência é o mesmo de pacientes com útero normal. No seu caso o risco aumentado é de aborto ou parto prematuro em fases mais avançadas da gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  320. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    As chances são boas mas dependem de vários outros parâmetros, como sua idade e a qualidade do endométrio.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  321. fabioeugenio disse:

    Oi Claudiana,

    Obrigado pelo incentivo!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  322. Marcia disse:

    Olá Dr. tenho 34 anos e fiz minha primeira Fiv fia 23/11, estou anciosa .. Estou sentindo cólicas e isso está me deixando muito preocupada vejo posts falando que é normal mas fico confusa. Por que é normal sentir cólicas em alguns casos ?

  323. Jane disse:

    Olá ja passei por aqui na 1 fiv que deu negativo. Dr por favor me ajude hoje fax 18 dias pós transferência e no d15 beta 599 Hcg. Porém fazem 8 dias que começou corrimento caralamelo nesse período comecou a borra marron escura fui ao pronto Socorro médica falou que o colo do útero está fechado e no ultra não apareceu Nada por que estava com menos de 2 semanas. E normal 8 dias seguidos aparece o corrimento???? FIV foi realizada dia 11/11. Com beta de 599 tem risco de se gravidez Química??? Farei o ultra apenas dia 9/12 estou aplicado ultrogestan 4x ao dia

  324. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Pelas medicações de estimulação ovariana, e manutenção (suporte) pós-transferência.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  325. fabioeugenio disse:

    Oi Jane,

    Este discreto sangramento em geral não interfere na evolução da gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  326. Jane disse:

    Dr Fabio sua resposta alívio meu coração então é normal os 8 dias de corrimento caramelo e borra por que ainda vem não é abundante e pouco quero que acabe logo fique assustada por que 18 dias de fiv e 8 de corrimento seguido, o senhor viu meu beta na outra pergunta deu 599 o senhor achou bom ou é melhor repeti?????

  327. fabioeugenio disse:

    Oi Jane,

    Um beta de 599 nos primeiros dias de gravidez está ótimo!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  328. Camila disse:

    Boa tarde!

    Dr. Fabio fiz uma transferência hoje dia 04/12, eu tinha 5 embriões e solicitei o pgd de todos eles, mais apenas 1 estava saudável para ser transferido, o meu medico disse que a olho nu todos estavam bons mais o pgd mostrou que não. Tenho 29 anos e meu marido 58 anos, ele já havia feito a vasectomia dele ha 12 anos atraz e em 2008 ele teve câncer de prostata e a retirou, isso tem algo haver no mal desenvolvimento desses 4 embriões que não vingaram? E as minhas chances de gravidez com apenas um embrião são boas?

  329. fabioeugenio disse:

    Oi Camila,

    A vasectomia ou a doença de próstata não influenciam. Suas chances são moderadas, em torno de 30 a 35%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  330. Jane disse:

    Ola Dr tudo Bem
    Ja sou conhecida aqui hoje estou de 8 semanas de gestacao nao e sempre mais no inicio tive a bora que estava mais frente e agora vem de fez em quando no ultimo ultra som ouvi o coracao do bebezinho e à medica falou que tanto tempo de borra foi devido a um leve descolamento que Ja esta cicatrizando mesmo assim estou afastada do Trabalho as vezes o borra vem com um corrimento gelatinozo transparente aconteceu 2 vezes sera que Tenho risco de aborto com tanto tempo de corrimento

  331. Renata disse:

    Boa noite Dr Fábio fiz hoje o procedimento, e estou tomando 4 comprimidos de natifa e 2 evicanil de manhã e dois a noite. Tenho 31 anos e já tenho dois filhos naturais.
    Os embriões que foram implantados um tinha 8 células e o outro 12. Quais são as chances de um positivo? Dia 29 está marcado a meu beta BCG. Desde já obrigada

  332. Mónica Fernandes disse:

    Boa tarde Dr Fábio.
    Tenho 34 anos, fiz uma FIV dia 14/12 com 1 blastocisto. O médico estava muito confiante, porque diz que é de qualidade. Quais são as percentagens dele se implantar? A implantação ocorre passados quantos dias após a transferência? Sinto uma pequena moinha de vez em quando mas não tive nenhuma perda de corrimento acastanhado, como a maioria das mulheres que aqui passa. É normal? Dizem que é sinal de implantação. É verdade? Muito obrigado.

  333. fabioeugenio disse:

    Oi Jane,

    Este sangramento discreto traz pouco risco. Siga as orientações de sua médica.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  334. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Não somente o número de células define a qualidade embrionária. Na sua idade as chances são excelentes.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  335. fabioeugenio disse:

    Oi Mônica,

    As chances com 1 blastocisto, na sua idade, são em torno de 30 a 40%.

    E os sintomas são inespecíficos, sem relação com o sucesso do tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  336. Greice Kelly disse:

    Boa noite Dr. Fábio.
    Tenho 28 ano Eu fiz minha primeira Fertilização que deu negativo. Agora meu médico quer fazer a segunda transferências de embriões congelados ( blastocisto). Será que tem chances de vim meu positivo dessa vez.

  337. Renata disse:

    Dr Fábio, quais os sintomas que uma mulher tem quando o embrião não gruda? Tem algum tipo de sangramento mesmo tomando estradiol e progesterona? Hoje foi o meu décimo dia e meu beta está para amanhã, senti muita cólica nesse período. É normal?

  338. fabioeugenio disse:

    Oi Greice,

    Há ótima chances sim, pois você tem idade ótima e embriões de boa qualidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  339. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Os sintomas neste período são inespecíficos (podem ocorrer ou não), sem relação com o resultado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  340. Rosi disse:

    Oi Dr!tudo bem?
    Doutor, tenho 35 Fiz minha transferência
    Hj e não tenho nem um problema os embriões
    Eram 3 dia um de 8 células B e os os dois C
    Quais são as minhas chace?

  341. fabioeugenio disse:

    Oi Rosi,

    Depende também de outros fatores, como o endométrio. Mas sendo os embriões de qualidade apenas razoável, a possibilidade fica em torno de 30%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  342. Tati disse:

    Meu querido doutor, fiz a transferência dia 25, de um blasto de 6 dias, mas ele perdeu 20% de células pode prejudicar? Tenho sentindocolicas somente, tenho 36 anos meu esposo tem azoospermia recorremos ao banco de semem.

  343. fabioeugenio disse:

    Oi Tati,

    Mesmo com esta pequena perda há boas chances de sucesso sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  344. Tiffany disse:

    olá. Dr Fabio fiz 2 fivs a última em novembro,no qual ñ deu certo. dia 04/01 fiz uma ultrassom e deu tudo certo, agora dia 10/02 fiz outra ultrassom e deu cisto hemorragico,ou foco de endometriose ,é possivél isso de um mês pra o outro acontecer isso? estou muito preocupada ja que só tenho um ovário. se tiver que tirar ele,acabou o sonho de ser mãe. obrigado.

  345. Tiffany disse:

    Só mais uma pergunta olhei na internet e vi que se for na fase ovulatória pode ser confundido com folicúlos, isso é vdd ? pode acontecer?

  346. fabioeugenio disse:

    Oi Tiffany,

    Pode ser cisto de corpo lúteo (funcional), que regride sozinho. Acompanhe com seu ginecologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  347. Tânia Regina disse:

    Dr Fábio, realizei FIV em 23/02, 2 embrioes, estou em uso de prymogina 6mg/dia, utrogestan 800mg dia, crinone 8%, minha progesterona sérica veio de 6, iniciado duphaston 10mg, está progesterona baixar é muito risco de não nidar? obrigada.

  348. Iracy disse:

    Tenho 41 anos . Qual as chances de implantação com a transferência e um embrião congelado ha 3 anos ?

  349. fabioeugenio disse:

    Oi Tânia,

    O nível sérico de progesterona não reflete exatamente a ação no útero. A dose que você está tomando em geral é mais do que suficiente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  350. fabioeugenio disse:

    Oi Iracy,

    Depende da qualidade do embrião, e não do tempo de congelamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  351. Fernanda disse:

    Boa noite Dr Fábio ,
    Fiz a Tec ontem , e amanhã estarei voltando para casa , uma distância de 200 km , isso pode fazer mal?
    Foi 1embriao D5 . Meu ultimo .

  352. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Não há nenhum problema em viajar. Fique tranquila.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  353. Rose disse:

    Boa tarde Dr Fábio!

    Olha eu de novo, fiz um teste de farmácia hj D10, deu negativo, ainda tem possibilidade de ser positivo?

    Obrigado, abçs

  354. fabioeugenio disse:

    Oi Rose,

    Tem possibilidade sim. Este exame é pouco preciso.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  355. Rejane disse:

    Olá Dr,

    Vou fazer a transferência dos embrioes no mes que vem, mas surgiu uma viagem a trabalho internacional 3 dias depois da data prevista de implantacao. Isso pode atrapalhar o resultado positivo? tem alguma restriçao a voar apos a transferencia? É uma viagem de cerca de 15 horas.
    Os exames previos nao indicaram nenhum problema de saude, apenas ja fiz cirurgia de varizes e uso meia quando viajo.
    obrigada

  356. fabioeugenio disse:

    Oi Rejane,

    Não há nenhum impedimento de realizar viagens após a transferência.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  357. Nelma disse:

    Olá Dr. Fábio,

    Iniciei o uso de Primogyna 2mg de 8 em 8 horas hoje, porém li na bula que não se deve usar o medicamento com níveis elevados de Triglicérides. Segue abaixo o resultado dos meus exames nos últimos anos:
    20/03/14 236 mg/dL
    10/07/14 203 mg/dL
    11/11/15 141 mg/dL

    Desejo saber se devo continuar com a medicação (6mg dia de Primogyna) ou devo fazer um novo exame para avaliar o Triglicérides?

    Obrigada.

  358. fabioeugenio disse:

    Oi Nelma,

    Mantenha a medicação, e converse com seu médico. Provavelmente não terá nenhum problema.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  359. Mary disse:

    Boa tarde, Dr. Fábio
    Vejo que tem algumas clinicas que receitam vitaminas C, E e ômega 3 na tec, isso ajuda na implantação? E esses alimentos, Gatorade, agua de coco, gelatina, abacaxi e physalis também ajudam? Obrigada!

  360. Mary disse:

    Bom dia, Dr. Fábio
    Gostaria de saber se após a transferência pode andar de moto? A trepidação atrapalha na implantação? Obrigada

  361. fabioeugenio disse:

    Oi Mary,

    Não há nenhuma evidência científica que efetivamente aumente a chance de sucesso.

    É importante um suplemento vitamínico com ácido fólico para a formação neural do bebê.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  362. fabioeugenio disse:

    Oi Mary,

    Não há nenhuma evidência científica neste sentido.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  363. Mary disse:

    Bom dia, Dr. Fábio
    Tenho 28 anos, estou tentando engravidar há 06 anos, e há 04 anos descobri que tenho hidrossalpinge bilatera. Em dezembro do ano passado fiz a Fiv e não pode transferir no mesmo ciclo, porque tive hiperestimulação, então transferi em março e deu negativo, os embriões eram de 3 dias com 8 células. Minha dúvida é, no exame de histerossalpingografia mostrou que as trompas estavam dilatadas, dois meses após ter feito esse exame, fiz ultrassom e conseguiu ver o liquido nas trompas, e agora que realizei a fiv o medico nao visualizou pelo ultrassom o liquido nas trompas, ele me disse que só indica a retirada, quando visualiza o liquido pela ultrassom. Gostaria da dua opinião, se essas informações procedem, e se é aconselhável a retirada das trompas antes de uma nova transferência, lembrando que tenho embriões congelados! Obrigada!

  364. fabioeugenio disse:

    Oi Mary,

    Se há hidrossalpinge, existe indicação te retirar antes de transferir embriões, principalmente porque você já teve uma falha anterior.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  365. Fernanda disse:

    Boa tarde Dr. farei transferência de dois embriões 8a (blastocisto) que estão congelados há um mês…a chance de gêmeos é grande.?

  366. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Em torno de 20 a 25% dos casos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  367. Priscila Leite Jacintho de Oliveira disse:

    Olá Dr.
    Fiz a transferência de embriões ontem (30/04) e foram transferidos 2 embriões, um 3C e um 4D. Quais são as chances de dar certo? Tem chances de dar certo os dois? Existe algum exame tipo ultrassom ou algum outro para se fazer para ver se estão desenvolvendo ou não?

  368. ROSA MARIA DA SILVA disse:

    Bom dia ! Drº Fabio, eu fiz uma FIV em fevereiro que deu negativo, após dois meses fui fazer um ultrasson transvarginal e constou um cisto hemorragico 47×31 mm, vou ter quer fazer um cirurgia com o cisto desse tamanho? Ou tem algum remédio que faça com que ele se desolva , tenho 44 anos e não consigo engravidar.

  369. fabioeugenio disse:

    Oi Priscila,

    Apesar da qualidade baixa, pode haver implantação sim. Mas a maneira mais precoce de detectar é pelo beta-hcg no sangue após 12 a 14 dias.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  370. Vânia Marques disse:

    Oi doutor

    Meu nome é Vânia fiz a transferência de 2 embriões um de qualidade A e outro B no dia 2/05/2016
    Este já é o meu segundo tratamento da primeira vez deu positivo
    Mas fui surpreendida pelo uma gravidez ectópica
    Será que tem possiblidade de ser uma ectópica novamente???
    Obg

  371. fabioeugenio disse:

    Oi Vânia,

    Possibilidade existe, mas o risco =e muito baixo (em torno de 2 a 3%).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  372. fabioeugenio disse:

    Oi Rosa,

    Em geral, com anticoncepcional é possível fazer regredir cistos funcionais hemorrágicos. Converse com seu ginecologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  373. Diego disse:

    Boa noite doutor, minha esposa fez a punção hoje 10.05, fiz a coleta de sêmen porém o médico me pediu pra tirar novamente porque tinha a quantidade tinha sido pequena, e esse é o problema no qual estamos fazendo a FIV, a transferência é daqui 2 dias, o que pode estar ocorrendo? devo me preocupar doutor?
    Obrigado desde já!

  374. fabioeugenio disse:

    Oi Diego,

    Se houver como selecionar bons espermatozoides mesmo com quantidade pequena, há como formar bons embriões !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  375. carla disse:

    Dr. Fábio, boa noite!

    Fiz a transferência de embriões em 13/05 e fiz um beta em 25/05 (12 dias após transferência), com resultado negativo, mas não indica no resultado o percentual deste.

    Devo repetí-lo? Há chances de um positivo em período maior após transferência?

  376. fabioeugenio disse:

    Oi Carla,

    Já era para ter positivado, mas repita com 48 h.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  377. Ana disse:

    Olá Doutor.
    Fiz minha primeira fiv e no momento da transferência (dosis embrioes) o embriao mais fraquinho ( menos desenvolvido) ficou no cateter. Depois de alguns minutos depois reinjetamos o embriao. Tem algum problema? Não senti absolutamente nada no momento da transferência, acredito que isso seja normal, certo?
    Obrigada

  378. jo disse:

    Fiz a transferência no dia 1º e no dia 08 começou um sangramento claro e alguns dias depois igual a menstruação. Tem seis dias que estou assim. isso quer dizer que não engravidei ? ainda não fiz o beta.

  379. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    É normal não sentir nada ! E se o embrião que voltou tiver sido mantido em condições ideais até anova transferência não há problema.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  380. fabioeugenio disse:

    Oi Josi,

    Mesmo assim o exame pode dar positivo – faça o betahcg no dia recomendado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  381. Aline disse:

    Olá Dr Fábio. Tenho 33 anos, fiz a transferência de 2 blastocistos congelados de ótima qualidade. Hj D12 meu beta deu 210. Meu médico disse que agora só ecografia daqui 3 semanas. Não precisa repetir esse beta com 48h?

    Obrigada!

    Obs:. Há alguma chance de serem gêmeos?

  382. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    Com o valor de beta-hcg alto não precisa repetir !! E podem ser gêmeos sim, mas somente o ultrassom para esclarecer.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  383. Alessandra disse:

    Bom dia Dr. Fábio, muito esclarecedora a publicação.

    Tenho 41 anos e fiz a transferência no D3 de um embrião de 10 células de boa qualidade (classificado como B). Estou usando 800mg de ultragestan diários e hoje é o 6º dia após a transferência.
    Senti cólicas e inchaço na barriga nos 3 primeiros dias, e intestino normal, porém depois desse período as cólicas passaram e somente sinto leve inchaço e intestino preso.
    É normal essa mudança de sintomas nesta fase? Tenho boas chances?

    Obrigada!

  384. fabioeugenio disse:

    Oi Alessandra,

    Os sintomas são inespecíficos, sem relação com o resultado. As chances são razoáveis.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  385. Aline disse:

    Olá Dr Fábio. Hj é o D27 da TEC de 2 blastocistos em ótimo estado. Fiz uma ecografia que mostrou gestação gemelar, com sacos gestacionais regulares e embriões com batimentos cardíacos normais. Porém um estava maior do que o outro. Um deu de 5 semanas e 6 dias e o outro de 6 semanas e 2 dias. Isso é normal? Um pode ter implantado antes do outro? Minha consulta será somente daqui 6 dias. Fiquei feliz mas preocupada. O senhor poderia me responder?

    Obrigada.

  386. Aline disse:

    Ah, os sacos gestacionais tb tinham tamanhos diferentes. O do bebê menor era tb menor.

  387. leidiane disse:

    Bom dia Dr.Fábio, tenho 24 anos e cariótipo alterado com inversão pericêntrica do cromossomo 9 46 xx 9 (p1213q), meu marido tem o cariótipo normal, gostaria de saber quais as chances de gerar um filho saudável naturalmente, se não for possível naturalmente através de um FIV com estudo genético pré implantacional quais seriam as chances?
    desde já agradeço!!!

  388. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    Pode haver pequena diferença entre os tamanhos dos sacos gestacionais e embriões.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  389. fabioeugenio disse:

    Oi Leidiane,

    As chances naturais devem ser estimadas com consulta a um geneticista. Na FIV com PGS você evita transferência de embriões com alterações cromossômicas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  390. Lorena disse:

    Olá
    Fiz a transferência de 3 bastos 4AA ontem e hoje com 24 horas da transferência, fui obrigada e fazer o esforço físico (intenso)…. Eu m virtude da falha nos elevadores do prédio, fui obrigada a subir 11 andares para retornar a minha residência.
    Agora estou extremamente preocupada. Não sinto nada especificamente por causa do esforço, apenas a mesma dor já sentia por conta da coleta dos óvulos.
    Devo me preocupar? Isso pode prejudicar todo o processo?
    Grata pela atenção

  391. Roberta silva disse:

    Bom dia Dr. Fábi

    Tenho 42 anos, meu marido 41, fiz transferência 2 blastos um com classificação 5AA e outro 4BB, foi por ovoduacao minha doadora tem 25 anos, exames todos normais, só tive uma alteração no mutação redutase que deu heterozigoto, minha homocisteína deu normal…na hora da transferência vi que sangrei……meu beta dia 24, quais são minhas chances, o sangramento pode prejudicar o processo?

  392. fabioeugenio disse:

    Oi Lorena,

    Não prejudica. Fique tranquila.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  393. fabioeugenio disse:

    Oi Roberta,

    Se o sangramento foi externo (colo ou canal) não prejudica. As chances são excelentes !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  394. Josefa disse:

    Bom dia Dr.tenho 37 anos estou iniciando meu travamento para, Fiv meu problema é somente trompa obstruída,mas tenho cisto ovulatorio,tou esperando minha monstra vim para dar inicio pode dar certo.Qual a chance que eu tenho dr tou angustiada e tensa sao 10 anos de tentativa.obg dr que Deus te use sempre.

  395. fabioeugenio disse:

    Oi Josefa,

    Suas chances aos 37 anos são ótimas com a FIV. Boa sorte !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  396. anac disse:

    Dr. Após a transferência o embrião tem quantos dias
    Para implantar no útero?

  397. Patty fernandes disse:

    Olaa dr.. fiz uma fiv no dia 11-08-2016 hoje estou no D11 amanhã vou fazer análises, para ver se estou de bebe amanhã. Hoje recebi uma carta em casa , que pus um blastocistro 3-1-1 isso é bom?
    No d9 fiz análise de urina numa clínica que deu positivo , sei que não devia mas tive muita criuzidade … o que o dr acha que tenho grande chance em Estr mesmo ?? Obrigado e comprimentos .
    Meu email e este desculpe estava enrado

  398. Patty fernandes disse:

    Olaa dr.. fiz uma fiv no dia 11-08-2016 hoje estou no D11 amanhã vou fazer análises, para ver se estou de bebe amanhã. Hoje recebi uma carta em casa , que pus um blastocistro 3-1-1 isso é bom? Hoje fiz o de farmácia e não foi presico esperar muito de deu logo positivo e bem nítido, sinto que desta vez vai correr tudo bem

  399. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    Em torno de 3 a 5 dias. Mas só é possível detectar após cerca de 12 dias.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  400. fabioeugenio disse:

    Oi Patty,

    É ótimo sinal sim. Deve estar mesmo positivo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  401. Nubia disse:

    Boa noite, Dr
    Tenho 30 anos estou no D7 tive relação sexual, tem algum problema ?
    Implantei 2 embriões um de 8B e outro de 7A isto é bom?
    Muito obrigada..

  402. fabioeugenio disse:

    Oi Núbia,

    São bons embriões, e a chance de sucesso é ótima.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  403. Paula disse:

    Dr. Fábio, tive um orgasmo involuntário enquanto dormia. Isso pode atrapalhar na implantação do embrião?

  404. Olá bom dia!
    Eu tenho 31 anos, vou fazer pela 5º vez uma transferência, não sei dizer em que estagio foi congelado meus embriões, tive nas duas primeiras tentativas neg… e nas duas ultimas positivo, como tive dois abortos espontâneos num periodo que ainda não era possivel ver saco gestacional meus medicos fizeram uma bateria de exames histeroscopia e exames de sangue e no de sangue foi constatado trombofilia, agora entrei com medicação para esta nova transferencia e vou iniciar três dias antes da transferência o uso de clexane, depois de tantas tentativas tenho minha preocupaçoes sobre o resultado, mas estou pensando positivo que vai dar certo desta vez, mas dr gostaria de saber oque eu deveria fazer a mais sobre meu caso: ficar de repouso, me alimentar de forma diferente dirigir ou nao trabalhar ou não ? nossa são tantas duvidas que se for falar td vai virar um livro se puder me ajudar um pouquinho fico muito grata obrigada!

  405. fabioeugenio disse:

    Oi Paula,

    Não atrapalha !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  406. fabioeugenio disse:

    Oi Andreia,

    Estes casos de falhas de implantação são difíceis de determinar a causa.

    Vocês fizeram exames genéticos ?

    O importante é seguir rigorosamente a orientação do seu médico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  407. marlene bettencourt disse:

    ola dr. Fábio,
    fiz a minha transferencia embrionaria dia 21 de novembro 2016,tenho sentido umas colicas leves no ventre,…por ansiedade fiz um teste hoje de farmacia deu negativo…é pouco tempo? é normal?obrigada

  408. marlene bettencourt disse:

    ola dr. Fábio,
    fiz a minha transferencia embrionaria dia 21 de novembro 2016,tenho sentido umas colicas leves no ventre,…por ansiedade fiz um teste hoje 26/11/16 de farmacia deu negativo…é pouco tempo? é normal?obrigada

  409. joana disse:

    boa tarde,Dr:muito grata por ter vc para tirar as duvidas da tentantes.vou receber ovulo doador data provável dia 19 a 20/12 minha mestruaçaõ ta pra vim dia 21/12. minha medica passou primogina de 8 em 8 horas. mais to muito insegura me ajuda por favor sera que vai da certo?

  410. Sonia disse:

    Oi Dr.Fábio

    Tenho 40 anos estou na terceira fiv ,transferi 2 bastocistos tipo AA e um morula. Estou no D4 não sinto nada! Quais são minhas chances?

  411. fabioeugenio disse:

    Oi Marlene,

    É muito pouco tempo !! O exame de farmácia só positiva após uns 15 dias.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  412. fabioeugenio disse:

    Oi Joana,

    As chances com óvulo doado são excelentes !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  413. fabioeugenio disse:

    Oi Sônia,

    Chances ótimas, em torno de 50%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  414. Mariana Silva disse:

    Olá Dr. Fábio! Gostaria de saber se qdo o trabalho é estressante e gera ansiedade (em razão do grande volume de trabalho) se o afastamento não é recomendável no pós-transferência. Além desse fator, parte do trecho q pego para chegar ao trabalho possui muitos buracos, gerando grande trepidação, mesmo dirigindo devagar. Por favor, qual sua opinião? Obrigada!

  415. fabioeugenio disse:

    Oi Mariana,

    Neste caso diminua a carga de trabalho neste período. Em relação à trepidação, nenhuma evidência de que reduza chance de implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  416. Lili disse:

    Dr, boa noite!
    Tenho 43 anos e essa é minha primeira tentativa. O BHCG com 8 dias deu positivo . O que me preocupa muito é que implantei 4 embriões , sendo 2A e 2B. Tenho chances dos 4 vingarem??

  417. Lili disse:

    Com 8 dias o Beta deu 104.

  418. fabioeugenio disse:

    Oi Lili,

    A possibilidade dos quatro implantarem é mínima!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  419. Helena disse:

    Boa tarde Dr. Fabio… começo por agradecer a sua grande ajuda no controlo de ansiedade, em nome de todas as mulheres que passam pelo caminho duro da infertilidade.
    Tenho 42 anos fiz ovodoação… vou realizar a última TEC de 2 blastocistos expandidos mas que só desenvolveu para blastocisto ao 6º dia. pergunto se o desenvolvimento destes embriões foi mais lento significa menores possibilidades de sucesso?
    e relativamente ao repouso deve ou não ser feito nos primeiros dias?
    Muito Obrigada

  420. fabioeugenio disse:

    Oi Helena,

    O blastocisto expandido de 5o dia é melhor, mas o de 6o dia também é muito bom.

    O repouso não influencia na chance de gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  421. Edvania disse:

    boa noite Dr.

    fiz a punção dos óvulos essa semana, fiz uma transvaginal apos 3 dias a punção minha medica pediu uma histeroscopia diagnostica porq viu um pequeno polipo isso pode atrapalhar minha transferência

    obrigado

  422. fabioeugenio disse:

    Oi Edvania,

    Se houver pólipo, melhor retirar antes da transferência.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  423. olga disse:

    Boa tarde Dr.
    Desculpa eu tenho 31anos implantei 3 embriões no dia 2/08 mas até agora não tenho nenhum sinal nem sinto-me de gravidez, Eu queria saber se isso é normal ou não é há probabilidade de teste dar negativo? É assim que foram 3 embriões podem morrer todos sem testar nenhum?
    Agradeceria a resposta Dr. Estou muito preocupada. E desde que implantei faço serviços leves evito muito ir no fogão.
    Dr. Fábio Eugénio

  424. fabioeugenio disse:

    Oi Olga,

    Não é importante sentir qualquer sintoma. Eles podem ou não ocorrer.

    Somente o beta-hcg após 12 a 14 dias para confirmar gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  425. Cristyane disse:

    Boa tarde doutor!
    Fiz duas fiv à quatro anos, sendo 1 com embriões congelados e foi negativo
    Dia 31 fiz a transferência de 2 embriões sedo que fiz todo o processo novamente. Hj estou no 9 dia de transferência e estou desde ontem com os seios mais doloridos que já estavam e sentindo leves cólicas .
    Isso pode ser sinal de que não vou conseguir novamente o meu tão sonhado positivo? Vou fazer o beta dia 14. Tenho 29 anos

  426. fabioeugenio disse:

    Oi Cristyane,

    Os sintomas neste período não tem relação com o resultado do tratamento!!

    Boa sorte !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem