A revista Fertility Sterility, da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, publicou em fevereiro deste ano, um amplo e interessante estudo sobre as chances de gravidez em mulheres com reserva ovariana muito baixa. O objetivo é determinar se há algum limite inferior de reserva ovariana, abaixo do qual a possibilidade de sucesso na fertilização evitou (FIV) seja muitíssimo baixa, a ponto de desencorajar a paciente a tentar o tratamento com seus próprios óvulos.

O parâmetro utilizado neste caso foi a dosagem sanguínea do Hormônio Anti-mulleriano (AMH) que ajuda a avaliar a reserva ovariana, em geral utilizado na clínica juntamente com a dosagem do FSH basal e a contagem ultrassonográfica dos folículos antrais.

Já abordamos em outros posts como é feita esta quantificação da reserva ovariana, que é um dado clínico fundamental para orientar a dose e protocolo de medicação a ser utilizada, e estimativa do número de óvulos que vai ser obtido.

O PROTOCOLO DO ESTUDO

O estudo foi realizado pela análise retrospectiva de 5.330 ciclos de FIV no período de 2012 a 2013 em mulheres com muito baixa reserva ovariana, em várias clínicas nos Estados Unidos. Analisou-se o valor do AMH de cada paciente, e como este valor baixo influiu no resultado do tratamento, em relação ao risco de cancelamento de ciclo e taxa de gravidez.

Lembramos que o nível sérico (sanguíneo) do AMH tem correlação direta com a reserva ovariana da mulher, e cada vez mais é incorporado como um exame rotineiro na avaliação feminina para iniciar o ciclo de FIV. Valores entre 1,0 e 3,5 ng/ml são considerados normais, refletindo reserva ovariana boa. Acima de 3,5 ng/ml estão as mulheres com reserva ovariana muito alta, como as portadoras de Síndrome do Ovário Policístico (SOP).

Por outro lado, valores de AMH abaixo de 1,0 ng/ml refletem reserva ovariana baixa, com risco para baixa produção de óvulos na estimulação. Neste trabalho da Fertility Sterility, o grupo avaliado foi de pacientes com valores muito baixos de AMH, praticamente no limite de detecção do exame: 0,16 ng/ml.

OS RESULTADOS OBTIDOS

Estas pacientes, com AMH = 0,16 ou abaixo, foram submetidas a procedimento de FIV. A idade média deste grupo de pacientes foi de 39 anos.

Cerca de 54% dos ciclos iniciados de FIV foram cancelados, ou seja, não tiveram transferência embrionária. Este cancelamento se deu por ausência de resposta ovariana, ausência de óvulos na captação, ou ausência de formação de embriões. Este número é expressivo (mais da metade dos ciclos), mas é esperado, e reflete exatamente a situação ovariana de baixíssima resposta e capacidade de amadurecimento de óvulos.

Porém, naquele subgrupo de mulheres que tiveram embriões para transferência, houve uma surpresa positiva em relação à chance de gravidez. A taxa de gravidez clínica foi de 28% por transferência, que é um número bastante razoável levando em clínica a média de idade e o fato de serem pacientes com reserva ovariana muitíssimo baixa.

RESULTADOS EM CICLOS DE VITRIFICAÇÃO (CONGELAMENTO)

O estudo analisou separadamente os dados relativos à chance de gravidez naquelas mulheres com AMH muito baixo que receberam embriões descongelados.

O percentual de mulheres neste caso foi pequeno (apenas 1,5% de todas as mulheres analisadas), já que na grande maioria das vezes não houve embriões suficientes para transferir e ainda congelar.

Neste grupo, outra suspeita positiva! A chance de gravidez clínica por transferência de embrião descongelado foi de 41%. Outro dado bastante significativo considerando-se a característica clínica deste grupo de pacientes.

CONCLUSÃO E COMENTÁRIOS

Este estudo é muito interessante pela amostra muito grande de pacientes analisada (mais de 5.000!), compensando um pouco o fato de ser um estudo retrospectivo.

A análise dos resultados nos traz conclusões importantes:

A dosagem do AMH deve cada vez mais ser utilizada como valor preditor de reserva ovariana, com excelente correlação com a resposta à estimulação, número de óvulos obtidos, e risco de cancelamento.

Porém, mesmo naquelas mulheres com AMH e reserva ovariana muito baixa, caso haja sucesso em conseguir óvulos e formação de embriões, mesmo que poucos, as chances de gravidez são bastante razoáveis.

Outra conclusão é que o congelamento (vitrificação) de embriões para transferência posterior neste grupo de pacientes oferece excelentes resultados. Então mesmo em mulheres com poucos óvulos, e embriões formados, não precisamos nos preocupar caso haja necessidade de congelar os embriões. Inclusive, nos resultados deste estudo atual, as chances de gravidez foram maiores com embriões congelados-descongelados do que com embriões a fresco.

Finalmente, concluímos que não há um limite inferior em relação aos níveis de AMH que possa determinar que as chances de sucesso da FIV sejam virtualmente nulas. Com níveis de AMH muito baixos, o risco de cancelamento (não ter embriões formados) é maior, mas havendo formação de embriões as chances de sucesso são boas, a despeito da diminuta reserva ovariana.

Boa leitura e bom proveito! Até nosso próximo post.

130 Comentários para “Chance de gravidez em mulheres com reserva ovariana baixa”

  1. angelica cristina mendes barbosa disse:

    Doutor qro saber como faser este tratamento prq fiz laqueadura e tenhe tenho 33 anos elaqueadura eu qro ter um filho por icimonaçao invcto oq devo faser meu noivo qr ter um filho

  2. fabioeugenio disse:

    Olá Angélica,

    Você tem ótimas chances pela fertilização in-vitro (FIV).

    Para agendamento favor ligar (85) 3047.8080 ou (85) 9.9909.0227

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  3. Daniele valerio disse:

    Boa tarde
    Bom tenho 44 anos nao tenho filhos e em 2015 fiz uma FIV e nao deu certo devido a baixa reserva de ovulos…o meu medico disse que a chance seria de ovulos doados, sei que o custo é alto. Gostaria de saber se existe uma clinica que posdibilita a realizaçao com o custo mais baixo e com paciente da minha idade….
    Demorei pra casar pois o meu marido sofreu um acidente que demorou 12 anos pra sarar….ele mais viva no hodpital, mas graças a Deus ele sarou…foi quando realizsmos o mosso casamento, faz 4 anos e 5 meses..
    Obrigada pela atenção

  4. fabioeugenio disse:

    Oi Daniele,

    Neste link você obtém informações de tratamentos pelo sus: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/03/apos-7-anos-saude-estuda-incluir-fertilizacao-vitro-no-sus-em-2012.html

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  5. Renato disse:

    Olá Dr. Fábio,

    Fizemos uma FIV em junho, e foi transferido 2 embriões de 3 dias, um 8B e outro 6B.

    A duvida ficou agora nos dias de fazer os Betas HCG, pois a evolução foi baixa.

    12 dias – 47
    14 dias – 67 (aumento médio de 20% ao dia)
    15 dias – 75 (aumento de 12% ao dia)
    16 dias – 108 (aumento de 44% ao dia)

    Do 12o. ao 15o dia a evolução foi baixa, mas do 15o para o 16o ele evolui mais proporcionalmente que nos outros dias, chegando a quase uma evolução normal que seria dobrar a cada 2 dias, e o endométrio se encontra com 10mm no 16o dia.

    O médico acha que não vingou a gravidez pois a evolução foi baixa e falou para suspender a progesterona, minha duvida seria se existiria alguma chance do embrião começar a evoluir devagar e só depois ele acelerar e entrar na normalidade?

    Obrigado,
    Renato

  6. fabioeugenio disse:

    Oi Renato,

    Mais provável que seja uma gravidez não evolutiva, mas é prudente ficar acompanhando o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  7. Maira disse:

    Bom dia Doutor.

    Tenho 36 anos e reserva ovariana muito baixa.
    exames do dia 13/08, realizados no terceiro dia do ciclo:
    FSH: 7,18
    LH: 5,38
    Estradiol: 20
    Hormonio mulleriano: 0,15
    Teria alguma possibilidade de engravidar com meus proprios ovulos por ICSI?

  8. fabioeugenio disse:

    Oi Maira,

    Se houver folículos a estimular nos ovários, existe possibilidade sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  9. Francisca disse:

    Dr. Fabio, tenho 35 anos, meu FSH é na faixa e 11 e meu amh 0,8. Fiz duas tentativas de FIV sem sucesso pela baixa resposta à medicação (3 e 2 folículos respectivamente). Fiz há duas semanas a cirurgia de videolaparoscopia para endometriose. Cirurgião disse que os ovários estavam visualmente perfeitos e sem focos, ou seja, não houve redução na reserva ovariana. Os focos retirados foram da parede da vagina. Quero tentar uma nova FIV em breve. O dr. acredita que minhas chances aumentam depois da cirurgia?

  10. fabioeugenio disse:

    Oi Francisca,

    Alguns estudos indicam que a fertilidade pode melhorar, mas a reserva ovariana continua baixa, pois é uma consequência definitiva da endometriose em alguns casos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  11. Maira disse:

    Dr. Fabio.
    Minha reserva ovariana e bem baixinha. HAM 0.15 e por causa disso optamos por fazer um banco de ovulos. Serão induções seriadas até atingir um numero de 10 ovulos.
    Estou na primeira induçao. Hoje após 10 dias de gonal 300 e 3 dias de luveris 75 estou com 4 foliculos ( 18mm, 17mm, 14mm, 12 mm). Indicaram 375 de gonal hoje e mais um luveris, para ver se consegue amadurecer o foliculo de 14mm. Tem possibilidade deste amadurecer ate o dia da punçao, que será realizada no dia 11/10?
    Na proxima induçao farei uso de testosterona em gel para ver se melhora a resposta? O Sr indica testosterona para as mas respondedoras?
    O Sr

  12. fabioeugenio disse:

    Oi Maira,

    Indico sim testosterona, no ciclo prévio à estimulação, e uso do LH (Luveris ou Menopur) desde o início das injeções.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  13. Olá dr Fábio,

    O primeiro exame que fiz com 41 anos de HAM deu 0,07
    Por indicação do médico, precisei me cuidar em relação ao meu peso, metabolismo e colesterol alto.
    fiz uma dieta funcional com meu endocrinologista, cortei gluten, laticinios e doces. Voltei a fazer exercícios e emagreci 13kg e meu colesterol passou de 360 para 180.
    refiz mais duas vezes o HAM depois de 4 e 4 meses. e agora está 0,42.
    o sr acha que a mudança de meus hábitos e metabolismo foi o maior influenciador?
    O sr acha que posso engravidar naturalmente com essas taxas?
    agradeço

    Raissa

  14. Luccy disse:

    Olá Dr.Fábio Eugênio,

    Por gentileza. Estou procurando ajuda, pois acredito que enquanto houver uma possibilidade, quero tentar! Tenho 41 anos e quadro de hipotiroidismo. Fiz exames, pois comecei com sintomas de menopausa. o Meu HAM deu 0,020 e o meu FSH deu 67,15. A Ginecologista pediu exames extras, transvaginal… E quer que eu reponha hormônios. Quanto a engravidar, sugeriu ovodoação, a qual nem eu e nem meu marido nos interessamos. Se houver uma única possibilidade de tentar engravidar com meu próprio óvulo eu quero fazer. Obrigada.

  15. fabioeugenio disse:

    Oi Raissa,

    Parabéns pelo esforço e sucesso na perda de peso. Sem dúvida influencia positivamente na fertilidade.

    Porém não altera em relação à reserva ovariana, e as chances de gravidez dependem de vários outros fatores.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  16. fabioeugenio disse:

    Oi Luciane,

    Realmente os exames denotam reserva muito baixa, mas você pode tentar com seus óvulos mesmo com chances remotas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  17. Kelly disse:

    Oi Dr. Fábio!
    Eu tive endometriose fiz videolaparoscopia, porém não consegui engravidar naturalmente, após 9 meses decidimos fazer uma fiv.
    A resposta ovariana foi muito lenta consegui apenas 5 óvulos mas apenas 2 maturaram. Resultado negativo, os dois embriões estavam com muita fragmentação.
    Antes de tentar uma nova Fiv resolvi fazer o exame AMH e o resultado foi 0,53 tenho 30 anos.
    Será que é válido tentar uma nova fiv com meus óvulos ou com óvulos doados?

  18. fabioeugenio disse:

    Oi Kelly,

    Como você tem idade boa, acho que pode tentar novamente com seus óvulos.

    Mas é possível realizar algum esquema de estimulação ovariana para tentar melhores óvulos e embriões.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  19. Kelly disse:

    OK, Dr Fabio!
    Muito obrigada pelo retorno.

  20. Daniela disse:

    Bom Dia Dr. Fabio,

    Tenho 41 anos e meu HAM é 0,35 e meu FSH 14,3 .É possivel obter exito na FIV neste caso? O ginecologista disse que estou entrando na menopausa, isto procede?
    Obrigada

    Daniela

  21. Adriana disse:

    Boa tarde Dr Fábio !
    Meu exame antimulleriano deu 0,4 , estou com 38 anos.
    Existe a chance de realizar um tratamento antes de pensar da ovodoação?

    Obrigada

  22. Rony disse:

    Dr.
    Minha esposa teve uma taxa de 0,51 no exame
    de amh, nosso médico recomendou uma div
    para ela engravidar mais rápido, pois pode ser
    que abaixe ainda mais a taxa, ela tem 29 anos
    Será que só com a inseminação já não conseguiríamos?
    Ou podemos partir para a fiv sem tentar fazer inseminação?
    Obrigado

  23. Rony disse:

    Dr.
    Minha esposa teve uma taxa de 0,51 no exame
    de amh, nosso médico recomendou uma div
    para ela engravidar mais rápido, pois pode ser
    que abaixe ainda mais a taxa, ela tem 29 anos
    Será que só com a inseminação já não conseguiríamos?
    Ou podemos partir para a fiv sem tentar fazer inseminação?
    Obrigado Aguardo resposta

  24. Fernanda disse:

    Olá Dr Fabio,
    Tenho AMH de 0,14 e fiz minha primeira estimulação para tentar congelar os óvulos. Tive 3 folículos de 17, 16 e 15 mm, porém no momento da punção, o médico disse serem cistos e não folículos, e por isso não consegui nenhum óvulo.
    Desde que soube que tinha baixa reserva, em julho, tenho feito testes de ovulação e todos os meses, no 14º dia do meu ciclo, eles positivam.
    Você acha que já posso ter entrado em falência ovariana?

    Obrigada,

    Fernanda

  25. Fernanda disse:

    Olá Dr Fabio,
    Tenho 33 anos e AMH de 0,14 e fiz minha primeira estimulação para tentar congelar os óvulos. Tive 3 folículos de 17, 16 e 15 mm, porém no momento da punção, o médico disse serem cistos e não folículos, e por isso não consegui nenhum óvulo.
    Desde que soube que tinha baixa reserva, em julho, tenho feito testes de ovulação e todos os meses, no 14º dia do meu ciclo, eles positivam.
    Você acha que já posso ter entrado em falência ovariana?

    Obrigada,

    Fernanda

  26. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    Os exames denotam reserva ovariana baixa, mas pode haver chance de gravidez na FIV, ainda que pequena.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  27. Denise disse:

    Olá bom dia!
    Tenho 38 anos fui diagnosticada com ademetriose e baixa reserva ovariana, pretendo fazer fiv agora em janeiro. Será que há chances de ter meu positivo na primeira fiv?
    Obrigada

  28. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Mesmo com AMH baixo, pode haver óvulos para fertilizar.

    Tem que ver a contagem de folículos, e a resposta ovariana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  29. fabioeugenio disse:

    Oi Rony,

    Pode conseguir com a inseminação, mas a chance com FIV é bem maior.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  30. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Pode ser que com estimulação diferente você consiga alguns óvulos maduros.

    Vale a pena tentar mais uma vez !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  31. fabioeugenio disse:

    Oi Denise,

    Há boa chance sim, a depender da qualidade dos embriões formados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  32. ferreira disse:

    Ola ! tenho 44 anos , fiquei gravidaaos 40 anos e perdi , depois fiquei gravida aos 43 anos e perdi , os medicos acham que é pq meus ovulos ja estao velhos , tentei a FIV ,COm MENOPOUR , mais nao cresceram , so um . agora estao me indicando fertilizalao com ovulos doados , meu exame anti muleriano deu 0,15 . essa é a melhor opcao ?

  33. fabioeugenio disse:

    Oi Jana,

    Sem dúvida: é a melhor opção !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  34. Sheila disse:

    Olá Dr Fábio,
    Poderia, por gentileza, me passar a referência do estudo, gostei muito do seu texto e gostaria de ler o trabalho na íntegra.
    Muito obrigada
    ABS
    Sheila

  35. fabioeugenio disse:

    Oi Sheila,

    Há inúmeros estudos, mas um dos meus preferidos:

    Live-birth rates in very poor
    prognosis patients, who are defined
    as poor responders under the
    Bologna criteria, with nonelective
    single embryo, two-embryo, and
    three or more embryos transferred

    Fertility and Sterility® Vol. 104, No. 6, December 2015

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  36. Cristina disse:

    Ola !

    Gostaria de saber se é possivel reverter a baixa reserva ovariana, com fitoterapicos ou alimentacao. Estou com baixa reserva ovariana (2), e fsh 17, a medica disse que a unica soucao seria fiv, tenho 35 anos e meus exames estao com as outros exames normais.
    Obrigada!

  37. Cristina disse:

    Ola !
    Gostaria de saber se é possivel reverter a baixa reserva ovariana, com fitoterapicos ou alimentacao.
    Estou com baixa reserva ovariana (2), e fsh 17, a medica disse que a unica soucao seria fiv, tenho 35 anos e meus exames estao com as outros exames normais.
    Obrigada!

  38. fabioeugenio disse:

    Oi Cristina,

    Ainda não existe nenhum tratamento para reverter baixa reserva ovariana !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  39. Josy silva disse:

    Bom dia Doutor!!
    Tenho 48 anos, tenho 3 filho de cesariana
    Fiz laqueadura a 19 anos, estou no segundo casamento e meu marido quer ter filhos. Fiz uns exames , o meu FSH deu 67,230 e meu HAM deu 0,04, tenho alguma chance de engravidar através de uma FIV?
    Fico no aguardo, Obrigada

  40. Maira disse:

    Gostaria de fazer um depoimento para incentivar as mulheres com baixa reserva ovariana.
    Meu hormonio anti mulleriano deu 0.15 e FSH ao redor de 7.
    Fui submetida a 4 punções para montar um banco de óvulos.
    Induções realizadas em outubro/novembro/dezembro de 2016 ( com 36 anos) e fevereiro 2017 ( 37 anos)
    Os resultados foram os seguintes:

    1- Colhido 2 óvulos, os 2 maduros
    2- Colhido 4 óvulos, 2 maduros
    3- Colhido 4 óvulos, 4 maduros
    4- colhido 12 óvulos, 10 maduros

    OBS:Ultima indução usei androgel,DHEA, hormônio do crescimento e femara. Associado com os indutores habituais ( gonal F e menopur)

    Fiquei empolgada com este último resultado e resolvi fazer mai uma induçao em março.

  41. fabioeugenio disse:

    Oi Josy,

    Tem boas chances através da FIV com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  42. fabioeugenio disse:

    Oi Maira,

    É importante perceber que existe variabilidade de resposta, com esquemas diferentes !!

    Obrigado pelo depoimento.

    Abs,

  43. Sandra disse:

    Tenho 34 anos, tomei anticoncepcional por 18 anos há 02 meses e meu objetivo esse ano é engravidar.
    Estradiol 178,4
    FSH (basal) 22,88
    LH (basal) 21,82
    Anti Mulheriano (HAM) 0,01 ng/ml
    Prolactina 12,2
    Há chances de engravidar através de FIV?

  44. Sandra disse:

    O seu comentário está aguardando moderação.
    28 de fevereiro de 2017 às 20:22
    Tenho 34 anos, tomei anticoncepcional por 18 anos há 02 meses parei o uso, pois o meu objetivo esse ano é engravidar.
    Estradiol 178,4
    FSH (basal) 22,88
    LH (basal) 21,82
    Anti Mulheriano (HAM) 0,01 ng/ml
    Prolactina 12,2
    Há chances de engravidar através de FIV?

  45. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    Os exames denotam reserva ovariana muito baixa. Faça também a contagem de folículos por ultrassom.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  46. Mariana disse:

    Dr. Fábio,

    Esse estudo fala sobre o protocolo usado nas pacientes? Tenho 36 nos e AMH 0,12. Minha dúvida é se vale a pena tomar uma grande quantidade de hormônios ou não.

    Obrigada!

  47. fabioeugenio disse:

    Oi Mariana,

    Os protocolos foram variados, e quando a reserva é muito baixa faz pouca diferença a dose em relação à produção de óvulos.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  48. Tatiana disse:

    Bom dia Dr

    Tenho 38 anos, tenho endometriose grau 2, fiz uma videolaparoscopia em janeiro /2016, tentei coitos programados e decidimos fazer a FIV agora em março. Fiz o antimuleriano em novembro e deu 0,57. No tratamento da FIv na primeira ultra tive 7 folículos dos quais 06 maduros, onde obtive 04 embriões, 2A , 1 B e 1C, o quarto não evoluiu. Coloquei os 03, cheguei a engravidar, mas após o beta Hcg 435,00 começou a involuir. Tenho chances ainda de engravidar com meus óvulos?

  49. fabioeugenio disse:

    Oi Tatiana,

    Tem sim, e o fato de ter tido uma gravidez inicial (química) é fator prognóstico positivo!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  50. KIVIA NAYARA disse:

    Boa tarde, Dr. Fábio!
    Tenho 29 anos, fiz um anti mulleriano e deu 0,32 e FSH 14,2. Tenho chances com a FIV?

  51. Fabiana disse:

    Boa noite..tenho 35 anos..fsh de 15..tenho chances de engravidar? Obg

  52. Adorei seu site. Demorei para encontrar conteúdo de qualidade. Pesquisei muito até encontrar. Obrigado. Fique com Deus.

  53. Clara disse:

    Olá Dr.

    Tenho 43 anos, anti-mulleriano 0,27ng/ml – FSH 13,39 – ovários ambos apresentando folículos medindo 1,2 cm à direita e 1,0 cm à esquerda. Não tenho filhos. Gostaria de saber se tenho chances de engravidar com meus próproos ovúlos ou apenas com ovodoação.

    Grata!

  54. fabioeugenio disse:

    Oi Kivia,

    Tem chances sim, mesmo com reserva ovariana baixa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  55. fabioeugenio disse:

    Oi Fabiana,

    Tem chance sim, apesar do exame denotar reserva ovariana baixa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  56. fabioeugenio disse:

    Oi Clara,

    Há chance baixa com seus próprios óvulos, e ótima com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  57. Lílian Gomes da Rosa disse:

    Boa noite Dr Fabio, o meu exame dá reserva ovariana, deu 1.17 tenho chance de engravidar natural?

  58. fabioeugenio disse:

    Oi Lilian,

    Existe sim. Seu AMH está normal !

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  59. Lílian Gomes da Rosa disse:

    Obrigada Dr. Fábio!

  60. Maria Miranda disse:

    Bom dia Dr. Fábio
    Tenho 44 anos e queria engravidar. Gostava de saber se com estes resultados e possível.
    Prolactina-hPRL 37,1
    Tireoestimmulina-hTSH 3,1
    Tiroxina Livre-T4L 1,0
    Foliculoestimulina-hFSH 14,1
    Luteoestimulina-hLH 7,5
    Relação LH/FSH 0,5
    17-beta-Estadiol-E2 63,4
    Progesterona-PRG 0,3
    Obrigada
    Maria Miranda

  61. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Seus exames denotam reserva ovariana baixa, mas é possível gravidez sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  62. Amanda Toledo disse:

    Adorei as dicas sobre menopausa, realmente é uma outra faze nas nsas vidas e podemos viver muito melhor com a menopausa. Obrigada por compartilhar dicas tão úteis.

  63. Daniela Dib disse:

    Excelente dicas sobre menopausa, acredito que com seus conselhos a vida ficará mais fácil nesse período que todos nós mulheres enfrentaremos. Obrigada por compartilhar.

  64. Carla Lúcia disse:

    Fiz uma trans vacinal com contagem de folículos. Ovário direito: presença de folículos antrais 0,9 e 0,78 cm. Ovário esquerdo: presença de um folículo antral de 0,71 cm. Não visualizando outros folículos. Baixa reserva ovariana.tenho 38 anos gostaria de saber se tenho chance de engravidar naturalmente. Desde já obrigada.

  65. Paula disse:

    Tenho 38 anos e meu resultado de AMH deu 1,34. quais as chances tenho para engravidar.
    Ja fiz exame de histero e deu trompas liberadas.
    Obrigada
    Paula

  66. fabioeugenio disse:

    Oi Carla,

    Existe chance sim. A reserva ovariana não determina a fertilidade atual da mulher.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  67. fabioeugenio disse:

    Oi Paula,

    Na sua idade as chances de gravidez são muito boas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  68. Vanessa disse:

    Boa noite dr Fabio
    Tenho 31 anos e recentemente descobri que tenho baixa reserva ovariana, meu AMH deu 0,65. Gostaria de saber quanto tempo ainda posso esperar para me planejar e fazer a fiv?

  69. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    Se a reserva ovariana está baixa, não deve perder mais tempo e já tentar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  70. Simplesmente adorei as dicas citadas aqui, realmente a infertilidade é um grande problema que afeta muitas mulheres e acredito que com um bom tratamento nós podemos conseguir o tão sonhado filho ou filha. Adorei seu blog.

  71. fabioeugenio disse:

    Oi Heloíse,

    Obrigado pelo incentivo!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  72. Lunara disse:

    Boa noite!
    Meu anti mulheriano deu 0,43, tenho 35 anos
    E estou me preparando para fazer o governo.
    As meu médico falou que eu teria que ter
    Uma quantidade que desse para doar também.
    Com esse valor baixo fiquei muito triste.
    Mas gostaria de saber se a possibilidade??
    Por favor se puder

  73. fabioeugenio disse:

    Oi Lunara,

    Se sua reserva é baixa fica difícil, com uma estimulação, captar óvulos suficientes para você a ainda uma receptora.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  74. edilene ** disse:

    Boa noite doutor. Meus resultados deram:
    Glicose jejum 98 mg
    Colesterol total 187 mg
    Colesterol não HDL 109 mg
    HDL colesterol 78 mg
    Triglicerides 58 mg
    TSH ultrasensivel hormonio tireoestimulante 1,517 uUI
    Prolactina 10,37 ng
    T4 livre tiroxina livre 0,88 ng
    FSH 95,00 mIU
    Hormonio anti mulheriano 0,02
    Tenho 32 anos. Nao tenho filhos. Como pode ver estou na menopausa.
    Mas gostaria de saber se atraves desses resultado
    O doutor pode me dizer se ainda posso ter filho.
    Obrigado !

  75. edilene ** disse:

    A sim doutor meu L H
    hormonio lutinizante deu 45,15 mIU

  76. edilene ** disse:

    Luteinizante *

  77. fabioeugenio disse:

    Oi Edilene,

    Você pode engravidar, mas através da FIV com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  78. Roberta disse:

    Dr. Fábio,
    tenho 38 anos, estou tentando engravidar há dois anos. Tive uma gestação inicial, mas perdi com 6 semanas. Fiz todos os exames, e os médicos dizem que está tudo ok. As trompas não estão bloqueadas.
    Meu amh deu 1,24 .
    O sr me sugere a FIV como melhor procedimento?
    Obrigada pelo retorno

  79. fabioeugenio disse:

    Oi Roberta,

    Levando em conta sua idade, e o tempo de subfertilidade, a FIV é uma excelente escolha!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  80. Muito bom o conteudo do seu site. Parabéns

  81. Roberta disse:

    Obrigada pelo retorno Dr.
    Mas a taxa de amh de 1,24 é baixa?
    é suficiente para fiv.

    novamente obrigada

  82. Dieta disse:

    Artigo informativo para quem está procurando por esse assunto.

  83. fabioeugenio disse:

    Obrigado!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  84. Karla disse:

    Dr,
    meu AMH é de 1,36, tenho 38 anos, tive um resultado de bhcg indeterminado e um positivo, mas perdi com 7 semanas.
    Essa taxa de 1,36 é ideal para FIV ou ainda é baixa?

    Obrigada

  85. Fernanda disse:

    Boa tarde Dr Fabio,
    normalmente, a partir de qual valor de amh é recomendado o procedimento FIV?

    obrigada pelo retorno

  86. Fran disse:

    Bom dia
    Dr. Tenho 35 anos estou muito preocupada meus exames de hormônios pois fiz FSH: 21,67MUI\ML,LH: 7,68 MUI\ML, O ESTRADIOL,17 BETA:47PG\ML, DHEA:106 MCG\DL, TESTOTERONA TOTAL: 31,64 NG\DL, TESTOTERONA LIVRE SHBG : 80,7NMOL\L, TESTOTERONA LIVRE: 0,306 NG\DL, ANDROSTENEDIISTO FUNCIONl, oONA:1,5NG\ML, FIZ TRANSVAGINAL ESTAVA COM 6 FOLICULOS EM CADA OVÁRIO E UM cisto funiconal poderia me ajudar…

  87. fabioeugenio disse:

    Oi Roberta,

    É satisfatória para que haja resposta ovariana regular.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  88. fabioeugenio disse:

    OI Karla,

    É satisfatória sim para uma regular resposta ovariana na FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  89. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    O AMH é um exame adicional, que ajuda a avaliar reserva ovariana, mas não indica ou contra-indica fazer a FIV !

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  90. fabioeugenio disse:

    Oi Fran,

    Seu FSH está alto, mas a contagem de folículos está boa. Faça um AMH para ajudar no raciocínio clínico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  91. Fran disse:

    Boa Tarde
    Dr. com o FSH alto eu posso está na menopausa…estou com muito medo pois quero muito engravidar.

  92. Fran disse:

    Boa tarde,
    Obrigada por me responder, mas poderia me tirar uma dúvida em alguns sites confirmam que só é considerado menopausa precoce com FSH superior a 25, no meu caso estou na menopausa?minha grande preocupação, pois eu fiz no 3 dia do meu ciclo e tbm estou tomando remédio para depressão pode ter interferido?

    Grata por sua resposta.

  93. Camila disse:

    Boa tarde Dr Fabio, tentei engravidar por quase 2 anos.
    Agora, tenho 38 anos, perdi uma gravidez com 6 semanas, induzido por clomid, já fiz vários exames.
    No ultra som deu 7 folículos.
    Agora penso em fazer a FIV, minhas trompas não estão obstruídas e meu AMH deu 1,20.
    O que o senhor acha? Com essa breve explicação, tenho chances de engravidar?
    Muito obrigada

  94. Fran disse:

    Bom dia…
    Dr Eugênio fiquei grata com sua resposta…mas me tira uma dúvida com esse FSH alto estou na menopausa precoce?…estou muito preopada…o médico que fez a transvaginal me falou que não estou na menopausa que meus ovários estão bem com Boa reserva…mas com esse FSH me entristeceu o sonho de ser mãe novamente.
    Por favor desde jà agradeço sua resposta.

  95. Lu disse:

    Boa tarde…
    Dr.tenho 35 anos meu DSI 21,67 e meu LH 7,8 isso significa que já estou na menopausa precoce?
    Ficarei muita grata por sua resposta.

  96. Lu disse:

    Corrigindo DSI.

  97. Lu disse:

    Corrigindo FSH desculpas.

  98. Poliana disse:

    Ei Dr. Fábio,

    Estou fazendo o FIV e minha reserva ovariana é baixa AMH – 0,72 tenho 37 anos e o médico sugeriu que eu fizesse 3 estimulações, já fiz duas uma em Junho consegui 05 óvulos e outra em Julho consegui 03 óvulos, teria que fazer outra agora em Agosto porém, por questões financeiras terei que esperar talvez uns 2 meses pra fazer a terceira. O médico disse que fazer as 3 seguidas teria mais chances de melhores respostas mas, que eu poderia esperar esse tempo caso não pudesse fazer agora. Minha dúvida é que na segunda estimulação tive resultado menor que na primeira, preocupo se na terceira tenha resultado inferior e então, penso que talvez espaçar uns meses talvez o organismo descanse um pouco (medicação) e possa responder melhor… Então, gostaria de saber do senhor se realmente seria melhor eu fazer as 3 estimulações seguidas ou se poderia esperar de um a 2 meses para fazer a próxima estimulação.
    Desde já agradeço a atenção.

  99. Poliana disse:

    Ei Dr. Fábio,

    Estou fazendo a FIV e meu AMH 0,72 tenho 37 anos, o médico sugeriu que eu fizesse 3 estimulações. Fim a primeira em Junho e consegui 05 óvulos e a segunda em Julho consegui 03 óvulos, deveria fazer a terceira agora em Agosto porém, por questões financeira terei que esperar de um a dois meses pra fazer a próxima estimulação. O médico disse que fazer as 3 seguidas teria mais chances de melhores repostas mas, que poderia esperar esse período caso precisasse. Minha dúvida é a seguinte porque na segunda tive uma resposta menor que na primeira, então, penso que talvez espaçar uns meses ajudaria o organismo a descansar um pouco da medicação e talvez responda melhor. Gostaria de saber a opinião do senhor se a melhor opção é mesmo fazer as 3 seguidas e se caso eu não puder fazer se eu espaçar um ou dois meses seria muito prejudicial p mim.
    Desde já agradeço a atenção.

  100. Vanuza disse:

    Oi dr. Fabio Eugenio
    Tenho 43anos, e ha 5meses atrás tive um aborto, então meu G. solicitou varios exames e para a minha tristeza deram muito alterados e para complicar mais ainda estou ha 3meses sem mestruar quando fiz esses exames
    Estradiol 0,16
    FSH 57,47
    AMH 0,02
    tenho ainda alguma chance com meus ovulos, qual a melhor opção? mim ajude dr.

  101. Vanuza disse:

    Oi Dr. Fabio Eugenio
    Tenho 43 anos e ha 5 meses atras tive um aborto espontaneo, e 2 meses apos esse aborto minha regra parou então meu gine. solicitou alguns exames que para a minha tristeza deram muito alterados
    Estradiol 1
    FSH 57,47
    AMH 0,02
    será que ainda tenho alguma chance ser mãe com meu proprio ovulo?

  102. Rosimeire Pinheiro de Souza disse:

    Boa tarde Dr.

    Tenho 44 anos e nunca engravidei, fiz o exame de hormônio Anti-Mulleriano e deu 0,44 ng/ml , não entendi muito bem o que isso significa, ainda tem chance de engravidar, pois na tabela diz que mulheres é de 0.023 a12.6ng/ml o que isso quer dizer? Se engravidar tem chance de ter um filho com problema.
    Desde já muito obrigada e fico no aguardo de um retorno

  103. MARLENE disse:

    Dr Fabio
    por favor me dê uma orientação.
    Tenho 38 ano.meu amh deu 1,34, não tenho endometriose e nem trompas bloqueadas, já engravidei e perdi com 6 semanas.
    Fiz a primeira FIV agora, tive 6 folículos, porem somente 3 ovulos maduros e 2 embrioes.
    Em sua opiniao, seria melhor transferencia em D3 ou D5? E caso, só fique um, seria melhor congelar? Obrigada pela resposta

  104. fabioeugenio disse:

    Oi Camila,

    Sim, você tem ótimas chances de gravidez com a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  105. fabioeugenio disse:

    Oi Fran,

    Um valor isolado alto de FSH não significa menopausa definitiva, principalmente se os outros exames estiverem normais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  106. fabioeugenio disse:

    Oi Lu,

    Valor isolado não é diagnóstico. Pode ser uma fase de aceleração de perda de reserva ovariana, mas ainda longe da menopausa definitiva.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  107. fabioeugenio disse:

    Oi Poliana,

    Esperar 2 a 3 meses não vai influenciar no resultado, nem para mais e nem para menos óvulos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  108. fabioeugenio disse:

    Oi Vanuza,

    Os exames denotam reserva muito baixa. Existe chance remota com seus óvulos, e maiores chances com doação ovular.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  109. fabioeugenio disse:

    Oi Rosimeire,

    Este valor indica reserva ovariana baixa, mas ainda presente.

    Risco genético para o bebê está relacionado à idade da mulher, e não ao AMH.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  110. fabioeugenio disse:

    Oi Marlene,

    Como só tem 2 embriões, eu faria transferência D2 ou D3.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  111. Lucy disse:

    Olá Dr. Fábio!!!
    Tenho 44 anos, não tenho filhos, meus exames são:
    AMH 0.22, FSH 12, LH 4.12 e prolactina 7.3.
    Esses números indicariam já um início de
    menopausa ou não???
    Seria possível ainda uma gravidez com meus
    óvulos por FIV????
    Obrigada….

  112. Juliana disse:

    Olá dr… Fiz o exame de AMH no qual consta 0.972 ng/ml e na minha idade de 34 anos teria q ter entre 0.672-7.55 ( conforme está escrito no exame)… Só que a 2 anos atrás eu tive problema no ovário direito, no qual eu tive q tirar mas o dr manteve minhas trompas. Então tenho apenas o ovário direito. Seria possível uma gravidez por FIV sem precisar de doadora de óvulos???? Estou tentando engravidar há 15 anos normalmente sempre sem êxito…. Agora me resta a FIV, minha última esperança!!! Desde já, grata pela atenção

  113. Juliana disse:

    Será q essa contagem de AMH 0.972 ng/ml é “normal” pra quem
    tem apenas 1ovário????

  114. Fran disse:

    Boa tarde…
    Muito obrigada por responder minha
    pergunta…Deus o abençoe.

  115. fabioeugenio disse:

    Oi Lucy,

    Indicam reserva baixa, mas ainda não pré-menopausa. Há chances com seus óvulos, apesar de baixa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  116. fabioeugenio disse:

    Oi Juiana,

    Está discretamente baixo, mas há sim chance de gravidez na FIV com seus óvulos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  117. Juliana disse:

    Muito agradecida por responder minha duvida Dr!! Mas minha baixa contagem é normal pra 1 ovário???

  118. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    Está um pouco reduzida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  119. Shele disse:

    Olá, Dr. Fábio!

    Gostaria que me tirasse uma dúvida. Tenho 34 anos e últero e trompas ok. Medi meu FSH e estradiol por dois meses seguidos. Na primeira vez tive os resultados: FSH:20,5 e Estradiol:57; Na segunda vez FSH: 22,29 e Estradiol:37,0. Faz apenas 2 meses que estou tentando engravidar naturalmente. Irei fazer a contagem dos antrais e medir o AMH.

    Vi que respondeu que estando tudo ok com outros resultados de exames e hormônio há possibilidade de engravidar. No caso, seria necessário tomar alguma medicação para que ele fique abaixo de 10? Ou com este valor mais alto é possível engravidar naturalmente?

  120. Shele disse:

    Obs.: Gostaria de tentar por um ano naturalmente e não obtendo resultado irei para a IA ou FIV. Qual seu conselho? Estou muito preocupada…Apenas SOP e FOP fazem o FSH aumentar?

    Agradeço demais se puder me dar algum retorno! Desde já, obrigada!

  121. Elenice disse:

    Boa Tarde!

    Dr.Tenho 37 anos não tenho filhos.
    Fiz exame anti muleriano resultado foi 5,04 isso é bom?
    Tenho boa quantidade de óvulos?

    Grata,

  122. Shele disse:

    Olá, dr. Fábio!

    Gostaria de saber se o estresse pode aumentar o valor do FSH. E se utilizando técnicas de relaxamento, atividade física, pode normaliza-lo.

    Agradeço a atenção!

  123. fabioeugenio disse:

    Oi Shele,

    FOP faz o FSH aumentar. SOP, não.

    Há possibilidade de gravidez natural se estiver ovulando, mas não demore tanto tempo para consultar especialista caso não consiga.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  124. fabioeugenio disse:

    Oi Elenice,

    É um valor que indica reserva ovariana alta!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  125. fabioeugenio disse:

    Oi Shele,

    Em geral não. Muito estresse pode até reduzir o FSH por bloqueio hipofisário.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  126. Maria disse:

    Boa noite Doutor…
    tenho 41 anos e meus exames são:
    Hormonio Tiroestimulante – TSH – ultrassencivel – 3,691
    Hormonio Foliculoestimulante – FSH – 12,83
    Prolactina – 14,94
    Hormonio Luteinizante – 14,49
    Inibina B – 10.0 pg/ml
    Anti-mulheriano – 0.10 ng/ml
    Tenho alguma chance de engravidar????
    Obrigada…

  127. Maria disse:

    Boa noite Dr. Eugenio!!!
    Tenho 41 anos e meus exames são:
    Hormonio tiroestimulante – TSH – 3, 691
    Hormonio foliculoestimulante – FLH – 12, 83
    Prolactina – 14,94
    Hormonio Luteinizante – 14,49
    Inibina B – 10,0
    Anti-mulheriano – 0,10
    Gostaria de saber se tenho alguma chance de engravidar. obrigada

  128. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Os exames sugerem reserva ovariana baixa, mas há chance de gravidez sim. Consulte especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  129. TATIANA disse:

    Boa noite,

    Tenho 38 anos e há 5 meses fiz uma cirurgia aberta para a retirada de 6 miomas e um cisto na trompa e, há 3 meses fiz duas sessões de hidrotubagem mas, passei a produzir cistos hemorragicos, mensalmente, em ambos os ovários.

    meu medico solicitou o anti mulleriano (0,36) e o FSH (3), ambos realizados no 14 dia do ciclo.

    Ha chances de engravidar naturalmente ou por FIV, ou apenas com doação de óvulos?

  130. fabioeugenio disse:

    Oi Tatiana,

    O FSH deve ser realizado no 2o ou 3o dia do ciclo, e faça também a contagem de folículos por ultrassom.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem