Médico Fábio Eugênio Rodrigues, da Clínica Medicina Reprodutiva, de Fortaleza, abordará o tema estimulação ovariana durante o evento

O médico Fábio Eugênio Rodrigues, embarca hoje, dia 01, para o XXI Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBRA), em São Paulo. Durante a programação do evento, amanhã, dia 02, o especialista em reprodução humana ministrará palestra sobre a “Individualização dos protocolos de estimulação ovariana”, com o subtema “Além do FSH: com o que mais podemos contar durante a estimulação ovariana?”

Atualmente, a estimulação ovariana controlada (EOC), utilizada para amadurecimento dos óvulos na fertilização in-vitro (FIV) tem sido muito estudada, no intuito de melhorar a resposta ovariana, e, com isso, conseguir mais e melhores óvulos. A tendência atual é a EOC personalizada. Baseados em parâmetros clínicos da mulher, a EOC é individualizada para cada caso, decidindo então as medicações e doses a serem utilizadas. Os principais parâmetros utilizados são a idade da mulher, o índice de massa corporal (IMC), e os níveis séricos dos hormônios folículo-estimulante (FSH) e anti-mulleriano (AMH). Além disso, são consideradas também respostas prévias do ovários a ciclos de estimulação.

Durante a palestra, Dr. Fábio Eugênio Rodrigues abordará quais medicações adjuvantes (auxiliares) podem ser utilizadas juntamente com o FSH, que é a medicação tradicional de estimulação ovariana na FIV, para tentar melhorar a resposta ovariana e os resultados do tratamento. Tratará sobre os mais recentes estudos científicos analisando o uso do LH (hormônio luteinizante), GH (hormônio do crescimento), além de indutores de ovulação oral como o Citrato de Clomifeno (CLOMID) e o Letrozol (FEMARA).

Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida

O CBRA será realizado de 2 a 5 de agosto de 2017, no Hotel Pullman Vila Olimpia e abrangerá os principais temas da área de reprodução humana, com palestrantes nacionais e internacionais abordando tópicos de atualização, de controvérsias e do
futuro da Reprodução Assistida. Haverá também um Fórum Popular de Discussão, Cursos Pré-congresso, Cursos Práticos, Workshops em Embriologia, Psicologia e Enfermagem.

Fábio Eugênio Rodrigues – Médico ginecologista, especialista em reprodução humana, é atuante há mais de 20 anos nesta especialidade. Fez parte da equipe de médicos responsável pelo nascimento do primeiro bebê de proveta do Ceará. Possui ainda Mestrado em Tocoginecologia Fellow em Medicina Reprodutiva, Diretor Clínico do Centro de Medicina Reprodutiva BIOS e da Clínica Medicina Reprodutiva.

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro.

Deixe uma resposta

Mensagem