Junho é reconhecido como o mês Mundial da Conscientização da Infertilidade e tem o objetivo de alertar para essa causa. Segundo dados do IBGE, as mulheres brasileiras estão tendo filhos cada vez mais tarde. As justificavas variam entre adiar a maternidade para investir na formação acadêmica ou profissional e pela difícil tarefa de encontrar o parceiro que elas consideram ideal.

Além disso, fatores associados a doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) também alertam para os motivos da infertilidade no homem e na mulher, pois elas podem comprometer o aparelho reprodutor.

De olho no peso!

Tanto no homem como na mulher, a obesidade pode comprometer a fertilidade. O excesso de peso pode desencadear desequilíbrios hormonais que afetam a produção de espermatozoides e na ovulação.

Infertilidade Masculina

Os homens também devem ficar atentos a certos cuidados. A varicocele (varizes na bolsa escrotal) é apontada como uma das causas mais comuns da infertilidade masculina. Ela consiste na dilatação anormal das veias que drenam o sangue na região dos testículos. A baixa produção de espermatozoides e qualidade do sêmen são alguns fatores que também influenciam na fertilidade masculina.

 

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro.

Deixe uma resposta

Mensagem