As mulheres, geralmente, são as que mais se preocupam com os problemas de fertilidade, porém essa questão também pode atingir os homens que têm o sonho de ser pai. De acordo com o Dr. Fábio Eugênio Rodrigues, especialista em reprodução humana, o casal precisa estar sempre alerta: “Após períodos de 6 meses a 1 ano de tentativas naturais de gravidez sem sucesso, o casal já deve procurar o especialista. Muitas vezes apenas a mulher realiza os exames pensando serem elas as causa da problema. Entretanto, em diversos casos, a subfertilidade está no público masculino”, explica o especialista.

Azoospermia, que é a ausência de espermatozoides no sêmen, e a Varicocele, dilatação de veias testiculares que podem levar à diminuição da produção de espermatozóides, são duas alterações que causam a subfertilidade masculina. Vários fatores podem ser responsáveis pela origem dessa subfertilidade, dentre eles, estão problemas endócrinos ou estruturais, genéticos, doenças como infecções, maus hábitos de vida e entre outros.

Porém, segundo Dr. Fábio Eugênio, com a medicina reprodutiva, é possível reverter essa realidade: “Cada caso deve ser avaliado minuciosamente e, com os avanços da medicina reprodutiva, até mesmo problemas como a azoospermia podem ser tratados de maneira a propiciar gravidez ao casal. Por vezes este tratamento será a Fertilização in-vitro (FIV) com Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóide (ICSI), sendo os espermatozoides captados diretamente dos testículos por meio de cirurgia”, explica o especialista.

Para falar sobre a problemas de subfertilidade masculina e tratamentos na área de medicina reprodutiva, indicamos a seguinte fonte:

Dr. Fábio Eugênio Rodrigues – Ginecologista, especialista em reprodução humana, é atuante há mais de 18 anos nesta especialidade. É também Mestrado em Tocoginecologia Fellow em Medicina Reprodutiva e Diretor Clínico do Centro de Medicina Reprodutiva BIOS.

6 Comentários para “Subfertilidade também atinge parcela do público masculino”

  1. Janaína disse:

    Meu esposo é infertil ele tem hipertrofia foi ao urologista ele não deu nenhuma esperança de ter filhtem tratamento pra isso posso ter alguma esperança?

  2. fabioeugenio disse:

    Oi Janaína,

    Que tipo de hipertrofia ele tem ?

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  3. Cassia disse:

    Oi Dr. Fábio
    Meu sonho e se mãe, mais só tenho uma trompa, pois tive
    Uma gravidez trombaria, mas depois engravidei de uma menina,
    Mas pode não ter dinheiro para fazer cesária, ela morreu, desde de então
    Não consigo engravidar, e não tenho recursos estou desempregada e meu marido também. Mim ajude por

  4. fabioeugenio disse:

    Oi Cássia,

    Lamento muito o que aconteceu com sua bebê.

    Existem alguns serviços que fazem tratamento pelo sus: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/03/apos-7-anos-saude-estuda-incluir-fertilizacao-vitro-no-sus-em-2012.html

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  5. Jucielly disse:

    Meu esposo tem varicocele 2 grau e no exame
    De espermograma Deu subfertilidade eu não entendi
    Será que ele pode ter filhos

  6. fabioeugenio disse:

    Oi Jucielly,

    Depende dos valores do espermograma.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem